Вы находитесь на странице: 1из 8

EDUCAO MATEMTICA: Uma negociao em sala de aula.

Autor: Prof. Me. Allan Gomes dos Santos rraav5@yahoo.com.br allangsantos@hotmail.com

A experincia, porm, mostra que, para a maioria das pessoas cultas, at mesmo dos cientistas, a matemtica permanece a cincia do incompreensvel (Alfred Pringsheim).

No contexto atual de globalizao e de transformaes nos mais diversos sentidos, a Educao tem a frente uma nova realidade a refletir sobre seu papel e propor novos rumos. As tecnologias de informao e comunicao vm tomando espao cada vez maior na sociedade, alterando de forma significativa os antigos paradigmas educacionais e disseminando novas concepes para o conhecimento humano. Neste contexto, a educao tem sido compreendida como um valor altamente desejado pelos diversos setores da sociedade e, freqentemente, apontada como estratgica na possibilidade de ser geradora de uma transformao que permita sociedade superar todos os seus impasses, segundo (Barbosa, 2004). Que ainda descreve que: ... a educao, hoje, sofre grande presso no sentido de sua transformao e enfrenta o desafio de ser repensada e de promover mudanas no seu papel, finalidade e insero social. Acompanhando estas transformaes, seja de mudanas seja de dificuldades, e, buscando caminhar neste horizonte de nova tendncia de estudo, os objetivos para o ensino da matemtica tm buscado andar neste mesmo rumo, apesar de ser ainda uma rea de estudo muito combatida e at desprezada por muitos, onde so inmeros problemas que

inviabilizam uma construo de um conhecimento mais consistente e til por parte do aluno. Neste contexto de novas concepes da construo do conhecimento, a Educao Matemtica como forma de propor uma nova formatao para o ensino da matemtica, vem tomando espao cada vez maior nesta conjuntura de mudanas, alterando de forma significativa os antigos paradigmas educacionais e disseminando novos entendimentos para o crescimento cientfico da matemtica. Portanto, a Educao Matemtica tem sido compreendida como um valor altamente desejado pelos diversos estudiosos e professores que buscam melhorar o contexto educacional e do ensino-aprendizagem e, freqentemente, apontando estratgicas na possibilidade de serem geradas transformaes que permitam que o ensino da matemtica supere seus impasses. A Educao Matemtica busca fortalecer esta rea de estudo e viabilizar aes pedaggicas que descreva atitudes de negociao como mecanismo de propor motivar, estimular, respeitar e desenvolver no somente uma ao de ensino e aprendizagem, mas, sim, uma interao que entrelaam o elo entre o que vai ensinar ao que se deve ensinar, e por que no, para que ensinar. Assim, promover prticas pedaggicas mais prximas da realidade do aluno, coordenando planejamentos, contedos propostos e uma melhor interao na relao aluno/professor so mecanismos que a Educao Matemtica busca propor numa essncia colaborativa, que visualize coerncia na contextualizao de seu aprendizado e sua materializao de seus contedos, muitas vezes dentro das inovaes do ensinar e aprender. Isto fica muitas vezes sendo questionado pelo contexto desta disciplina que por muitas vezes a relao professor/contedo/aluno no viabiliza uma forma ldica, prazerosa ou significativa por parte do interesse e utilizao do alunado. Desse modo, este novo paradigma do ensino da matemtica coloque o professor com uma postura de educador do processo (Figura 1), onde o processo se caracteriza em colocar o elemento negociador (professor) de frente, olhando o aluno, o ensino e compartilhando a construo do aprendizado e as necessidades do educando.

Alunos
????

Professor

Figura 1: Metodologia atual Educao Matemtica Numa realidade de negociao na sala de aula a ao proposta pelo elemento professor no processo de ensinoaprendizagem se caracteriza em colocar clareza sobre as caractersticas do conhecimento desejado, e promover condies necessrias para uma aprendizagem significativa e de alcance com a interligao da relao conhecimento/realidade do dia-a-dia. Neste sentido, podemos perceber o quo fundamental o papel do professor, pois essencial que ele realize a mediao entre o ensino matemtico, contextualizado e interdisciplinar, e os alunos que querem construir esse conhecimento mais slido. Desse modo, (Piaget, 1974) coloca: ... acima de tudo, atravs da interao com outros, combinando sua abordagem de realidade com a de outros que o indivduo conhece a fundo novas abordagens". E, ainda segundo (Lvy, 1995): ... o professor no se apresenta como um elemento externo rede de significaes vivenciadas pelos estudantes: ele faz parte dela. Nesse contexto, qualquer concepo transformadora do ensino da matemtica deve passar por indagaes sobre o que se est ensinando, seu significado, sua constituio, sua estrutura, a produo desse conhecimento, chegando-se seguinte indagao: o que se est ensinando realmente o ensino da Matemtica, e atinge os objetivos maiores da Educao? (DAMBROSIO, 2004).

Se cada contedo a ser abordado em sala de aula pudesse ser analisado minuciosamente, sob cada um desses aspectos, provvel que, alm de uma mera transmisso de treinos mecnicos descontextualizados (CHAGAS, 2001) e, ainda, de uma forma de ensino tradicional, como se faz atualmente, se conseguiria chegar mais prximo a um processo de desenvolvimento de aprendizagem, em que os conceitos ocorreriam pela interao dos alunos com o conhecimento (CHAGAS, 2001). lgico que, por essas e outras razes, os educadores devem modificar alguns aspectos do ensino da matemtica, pois, para Goldberg (1998), "educar transformar, mesmo que de forma gradativa e sugestiva, mas acompanhando os avanos, pois um dos caminhos que enseja a possibilidade de gerar maior produtividade no processo ensino-aprendizagem pode estar na diversificao das formas de abordagem de cada tema a ser apresentado, a partir das quais ocorre a adaptao ao nvel de aprofundamento desejado e que melhor se encaixe na aprendizagem. Este artigo adqua elementos que descrevem fatores que possam desenvolver reflexes nas prticas educativas para o ensino da matemtica, reconhecendo que o puro fazer matemtico no mais cabe para quem ensina, para quem aprende e at para quem utiliza a rea da matemtica com fonte de conhecimento e aprendizagem. Tratar o ensino da matemtica como Educao Matemtica promover um desequilbrio nesta realidade to distante do contexto do aluno e de seu ensino e aprendizagem, e, assim, propondo novos paradigmas atravs de mecanismos mais consistentes na aprendizagem trazendo o elemento negociao como instrumento de construo no educar da matemtica. Neste contexto de negociao, o professor necessita se posicionar como um negociador deste processo e desenvolver uma importante estratgia de posicionamentos, de idias, de conhecimentos, de atitudes, de confiabilidade e de prticas educativas, onde neste sentido (Inhelder, 1996) menciona: ... neste enfoque complementar, o papel do professor prover argumentos suficientemente consistentes para que o aluno aceite negociar para obter melhores resultados ou diferentes solues para a resoluo do problema, ou seja, fazer mais para conhecer mais.

Em vista disso, apresentar a negociao dentro do enfoque da Educao Matemtica (Figura 2) promover a valorizao do professor neste processo de mudana no contexto educacional, e atravs de seus novos papis dentro desta inquietante procura de melhoria do ensino-aprendizagem da matemtica, construir mecanismo para fazer a diferena em suas aes e promover melhorias nas condies do ensino de forma contextualizada, inteligente, criativa e atraente, estabelecendo relao entre a Matemtica e o mundo fora dela, desenvolvendo habilidades para aplicar os conceitos matemticos para solucionar problemas e visualizar a aplicabilidade da Matemtica escolar na sua vida profissional como tambm no meio social e poltico em que vive. E, tambm, por que no, contribuir no entendimento e na qualidade do ensino-aprendizagem da matemtica em nossas escolas e na conexo entre a Matemtica escolar e a Matemtica presente em situaes do cotidiano.

Educao Matemtica

Fonte: Figura Revista Construirnotcias

NEGOCIAO

Matemtica Escolar

Matemtica Contextualizada

Figura 2: Conexo da proposta para Educao Matemtica com enfoque na negociao.

Referncias: Obras citadas BARBOSA, Nanci Rodrigues. Mediao e Negociao de Sentido em Prticas de Educao a Distncia Voltadas Formao Profissional. Dissertao de Mestrado. So Paulo: USP, 2004. DAMBROSIO, Ubiratan. Paz, Educao Matemtica e Etnomatemtica: Teoria e Prtica da Educao. Revista Teoria e Prtica da Educao. Maring/PR: vol. 4, n 8, junho 2004. GOLDBERG, Marco Csar. Educao e qualidade: repensando conceitos. Revista brasileira de estudos pedaggicos: So Paulo, 1998. INHELDER, B. Da lgica da criana a lgica do adolescente. Revista Pioneira Programa de coleta seletivaPetrobrs/E&P RNCE, So Paulo, 1996. LVY, P. As tecnologias da inteligncia: o futuro pensamento na era da informtica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. PIAGET, (S.S.) Aprendizagem e conhecimento. In: PIAGET, P. & GRECO P. Aprendizagem e conhecimento Janeiro: Freitas Bastos, 1974. . Rio de

Obras consultadas BARUFI, Maria C. Bonomi. A construo/negociao no curso universitrio inicial . Tese de doutorado. So Paulo: USP, 1999. BERBEL, Neusi A. Navas. As dimenses da relao aprender-ensinar. Londrina: UEL, 2001.

NEALE, Margaret A.; BAZERMAN, Max H.. Negociando Racionalmente. So Paulo: Atlas, 1995. PIAGET, J. Psicologia e Epistemologia: por uma teoria do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1978. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Intercincia, 1978. WATKINS, Michael. Negociao. Rio de Janeiro: Record, 2004.

Sites Chagas, E. M. P. Figueiredo (2001) . Educao Matemtica na sala de aula.

http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/31.pdf David, M. M. S. (1995). As possibilidades de inovao no ensino-aprendizagem da matemtica elementar. http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=643845

Dados autor: Allan Gomes dos Santos Prof. Me. Email: rraav5@yahoo.com / allangsantos@hotmail.com Macei-AL (82) 3033-7009

Вам также может понравиться