Вы находитесь на странице: 1из 15

A importncia da Lei Maria da Penha como mecanismo de proteo s mulheres no direito brasileiro.

Juliana Pina Mendona e Diego Alvarino Britto

Resumo: As mulheres por serem consideradas de sexo frgil, por muito tempo ficaram submissa aos mandos e desmandos de seus maridos, pais, etc.. Em razo disso, por muitas vezes so agredidas e violentadas at dentro das prprias casas. So abusos fsicos e mentais que ocorrem constantemente em muitos lares brasileiros, e que por muito tempo ficaram impunes. Porm, com o advento da Lei Maria da Penha, esse quadro est comeando a mudar e as mulheres esto indo as ruas exigir que os seus direitos sejam respeitados. Essa Lei funciona como um importante e efetivo mecanismo de proteo s mulheres, na medida em que confere maior rigidez e efetividade na punio dos agressores. Contudo, para que os direitos fundamentais elencados na Constituio sejam efetivamente garantidos para as mulheres, alm da criao de leis e a adoo de polticas pblicas eficazes no combate violncia contra a mulher, necessria uma mudana de valores da sociedade como um todo.

Palavras-chaves: Lei Maria da Penha; Mulheres; Proteo; Direitos Fundamentais; Mudana de valores.

SUMRIO 1 INTRODUO; 2 EVOLUO DA MULHER; 3 VIOLAO AOS DIREITOS HUMANOS; 4 LEI MARIA DA PENHA; 5 CONCLUSO; REFERNCIAS.

1 INTRODUO O presente trabalho visa fazer um estudo a respeito da evoluo do tratamento da mulher dentro do direito brasileiro. Historicamente, a mulher sempre foi colocada em posio de desigualdade em relao ao homem, luz de uma concepo de que deve ser submissa ao sexo oposto. Assim sendo, buscar se formular uma viso geral da condio da feminidade dentro da sociedade, enfocando as suas conquistas, tendo como a principal delas a normatizao da lei Maria da Penha. Buscar-se- analisar fatos sociais que foram importantes para a conquista pela independncia por parte da mulher, que por anos foi vista como sendo biologicamente mais fraca, sendo essa a justificativa para a submisso da mulher perante os homens. Com o advento da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) a mulher passou a ter uma proteo mais digna no que diz respeito s punies decorrentes de violncias sofridas por conta da feminidade, a nova lei, tem a finalidade de oferecer proteo integral as mulheres vitimadas pela violncia domstica. Essa lei veio a ser sancionada em razo de uma grande presso da Comisso Internacional de Direitos Humanos, que recebeu a denuncia apresentada pela prpria Maria da Penha, bem como do CEJIL (Centro pela Justia e o Direito Internacional), do CLADEM (Comit Latino Americano e do Caribe para a defesa dos direitos da mulher, pressionou o Brasil para que cumprisse os princpios elencados no texto constitucional, bem como do termo de compromisso firmado para fazer parte desse grupo. Desta forma, o Brasil no teve mais como fechar os olhos para esta realidade, tendo que sancionar normas protegendo a mulher brasileira, atendendo assim, as exigncia da Comisso Internacional de Direitos Humanos da Organizao dos Estados Americanos, e da Conveno sobre a eliminao de todas as formas de discriminao contra a mulher e a Conveno Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violncia contra a mulher. Deve se levar em considerao que a Constituio Federal traz como um de seus princpios maiores, o princpio da dignidade da pessoa humana, devendo este ser

respeitado, alm de se garantir uma especial proteo, o qual a constituio reconhece como sendo a base da sociedade, afinal de contas, so as entidades familiares que reunidas iro formar a coletividade. preciso respeitar a existncia da famlia de todas as formas possveis, pois os avanos e preceitos sociais vo decorrer dos valores e princpios trazidos pelas famlias. Para que isso ocorra, era preciso que houvesse leis especificas que tratassem desse assunto, como forma de proteger as famlias brasileiras, foi pensando nisso e por causa dos acontecimentos e violncias empregados as mulheres brasileiras, que criaram a Lei Maria da Penha, para fazer com que esse cenrio deixasse de existir, garantindo a proteo e o respeito que a famlia deve ter e que a Constituio consagra.

2 EVOLUO DA MULHER

A evoluo histrica da mulher foi bastante lenta, sendo difcil quebrar o conceito de que a mulher s podia trabalhar se fosse com tarefas domsticas, ficando impossibilitada de exercer atividades diversas, as quais s poderiam ser exercidas pelos homens da famlia. Era o homem, o responsvel por fornecer alimento e recursos financeiros da casa, e com essa soberania acabava rebaixando a mulher a um patamar de submisso. Se torna quase impossvel se identificar, em qual foi o momento em que a mulher por conta de sua fragilidade natural, passou a ser relegada a uma posio de inferioridade com relao ao homem, j que desde os primrdios, j existia a figura do primata arrastando sua fmea pelos cabelos, aps conseguir venc-la, utilizando da sua fora, atravs de uma pancada na cabea.(Direito da Mulher;Karina Melissa Cabral, editora de Direito,p.27,2004). Diante do exposto, percebe-se que a situao das mulheres frente o Direito Brasileiro foi por muito tempo vista de maneira a oprimir os direitos inerentes ao sexo feminino. Por muitos anos, a educao dada a elas, era diferente da dos homens, sendo educada para servir o lar, no podendo aprender a ler e nem a escrever.

Quando solteira, a mulher era submissa aos mandamentos do pai, no tendo voz para decidir e nem interferir em nenhuma questo, eram desprovidas de capacidade jurdica. No podiam opinar em nada, apenas tinham o dever de obedecer e de acatar todos os mandamentos. Ao entrarem em um casamento, passavam a ser submissas ao marido, a quem deviam prestar obedincia e dedicao. O Cdigo Civil de 1916 manteve os princpios conservadores, os quais retratavam uma sociedade marcada pelo conservadorismo e patriarcalismo elevando o homem ao patamar de chefe da sociedade conjugal, competindo a este todas as decises referentes famlia. Maria Berenice Dias (2007, p. 21) critica o tratamento dispensado pelo direito brasileiro violncia domstica antes do advento da Lei Maria da Penha, afirmando que:
At o advento da Lei Maria da Penha, a violncia domestica no mereceu a devida ateno, nem da sociedade, nem do legislador e muito menos do judicirio. Como eram situaes que ocorriam no interior do lar, doce lar, ningum interferia. Afinal, em briga de marido e mulher ningum pe a colher!

Durante dcadas e at mesmo, sculos, foi isso mesmo que ocorreu, ningum se interferia quando presenciava brigas de marido e mulher, e sendo a mulher de sexo mais frgil, acabava saindo prejudicada e sem defesa perante as agresses dos respectivos maridos ou familiares. Contudo, com o passar dos anos, a mulher vem lutando para conseguir ter seus direitos reconhecidos, passando assim, a bradar por todas as liberdades e a querer a efetivao do princpio da isonomia que previsto na constituio, mas que na prtica no tem a mesma eficincia. Com base nesse e em outros princpios, que a mulher est conseguindo garantir seus direitos. Em 1932 com o advento do Cdigo Eleitoral, a mulher conseguiu ter reconhecido o seu direito ao voto quando completasse a idade de vinte e um anos, porm, o primeiro grande marco no foi esse. Com a edio do Estatuto da Mulher Casada em 1962 trazido pela lei 4.121/62, foi este o grande marco que rompeu a preeminncia masculina. Sendo garantida a capacidade da mulher, que passou a colaborar com o marido nas decises familiares. Porm, ainda preciso passar por um longo caminho para que a famlia chegue a um patamar de igualdade e no retroceda a discriminao e preconceito.

Diante disso, a mulher foi criando mais fora para lutar por seus direitos e com o anseio de pleitear a liberdade, j conseguiu importantes modificaes dentro do direito brasileiro, porm a batalha no pode parar, ainda preciso muito mais, para que exista um total respeito e igualdade de direitos de mulheres e homens, preciso mudar a mentalidade da sociedade, e esse o maior desafio, mas o mais importante, pois como j disse anteriormente, a nica forma de mudar a realidade e garantir uma efetiva proteo dos princpios descritos na Constituio Federal. Atualmente, com a chegada da globalizao e todas as facilidades de acesso a informao, a mulher dificilmente ficar alienada do mundo, no aceitando mais o fato de ser submissa e de no ter voz perante a sociedade. A globalizao foi o principal impulsor para a luta das mulheres e busca de seus interesses, pois com a chegada da globalizao ficou mais fcil o acesso a informao, fazendo com que as mulheres percebessem que no existia razo para serem submissas aos homens e quererem lutar e buscar os seus direitos. a globalizao uma das principais aliadas pelo desenvolvimento intelectual e material da sociedade, que com a facilidade de informao e comunicao, abriu portas para o desenvolvimento e deu voz as mulheres. Em 2006, as mulheres conquistaram mais um importante marco, mais uma proteo que foi trazida pela denominada Lei Maria da Penha (11.340/2006) que prev abrigo para as mulheres que sofrem violncia domstica e familiar. Essa proteo vem de diferentes formas, proteo psicolgica, com o auxilio de especialistas que acompanhem mulheres que foram vitimas de violncia domestica e proteo material, afastando a vitima do seu agressor e garantindo a esta proteo e efetivao de punidade em razo das agresses sofridas. Afinal de contas, o art. 226 da Constituio Federal traz que: A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado, garantindo no seu 8 que O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes. Desta forma, se espera que o Estado venha a intervir de uma forma mais incisiva, no para tirar qualquer tipo de autonomia da famlia, mas para garantir que a famlia exista e que seus integrantes e interesses sejam protegidos e todos possam viver de maneira digna e respeitando os princpios trazidos pela Constituio, pois esse

dever do Estado que deve especial amparo as famlias por serem elas a base da sociedade. a famlia que vai formar a sociedade e se ela existir em um ambiente de desrespeito, insegurana e violncia, vai transmitir esses valores para a sociedade. importante manter um ambiente sadio e coberto de amor e confiana nos seus semelhantes.

3 VIOLAO AOS DIREITOS HUMANOS

O princpio da liberdade, igualdade e da solidariedade, so princpios resguardados pela Constituio Federal, os quais acabam sendo oprimidos e violados quando ocorre o abuso do homem sobre a mulher. A Constituio Federal uma verdadeira carta de princpios e ela que impe como deve emergir o direito e suas normas definidoras. Os princpios constitucionais hoje pode se dizer que deixou de servir apenas como um orientador, os princpios acabaram por se tornar imprescindveis para a conquista pela justia dentro do direito brasileiro. Isaac Sabb Guimares e Rmulo de Andrade Moreira, no livro A lei Maria da Penha (2009, p. 36), analisando a evoluo dos direitos humanos, salientam que
[...] a preocupao com os direitos humanos tornou-se mais aguda no ps guerra, quando a ONU faz a Declarao Universal dos Direitos Humanos e as revolues constitucionais pouco a pouco vo enterrando os regimes nacionalistas de governo na Europa. A positivao do princpio da dignidade da pessoa humana, na Declarao e, posteriormente, nas Constituies alems, de Portugal e de Espanha, carrega necessria e inexoravelmente junto o reconhecimento de direitos humanos.

Desta forma, demonstrando que a ONU foi o marco principal para a efetiva proteo dos direitos humanos. Sendo dever de todos os Estados ligados a ela, de respeitar tais direitos. O direito a liberdade, um princpio resguardado pela Constituio Federal o qual garante livre direito a escolhas e decises, sem precisar da anuncia de terceiro. Pois a liberdade que vai possibilitar que o homem se desenvolva.

No que diz respeito ao princpio da igualdade, a luta pela isonomia plena entre as pessoas consequncia dos inmeros avanos culturais, sociais e cientficos que decorreram em virtude da globalizao. Reza a Constituio que todos so iguais perante a lei, devendo tratar de forma igualitria os cidados, seja essa igualdade na forma da lei ou igualdade material, exige isonomia no tratamento dos casos similares. , portanto, a prpria Constituio Federal que afirma que essa igualdade deve ser garantida a toda e qualquer pessoa. Rui Barbosa (1961, p.27) traz entendimento parecido, ao tratar iguais com desigualdade ou desiguais com igualdade. No igualdade real, mas sim, uma flagrante desigualdade. Sobre o mesmo tema, Humberto vila (2009, p. 152) pondera que As pessoas ou situaes so iguais ou desiguais em funo de um critrio diferenciador. Ao tratar do assunto Humberto vila prope que at essa paridade tem que ser aplicada da forma correta, porque as pessoas so diferentes e precisam ter essas diferenas respeitadas na medida de cada diferena. Nos pontos que forem iguais, deve-se tratar de maneira similar, mas quando houver diferenas significativas, deve observar e respeitar, afim de satisfazer a igualdade que deve ser aplicada em funo de um critrio diferenciador. Tem-se ainda o princpio da solidariedade, a solidariedade deve existir em qualquer relao, dever de um cidado para com o outro, preciso haver essa reciprocidade sempre que ela se fizer necessria, para a ocorrncia de uma vida digna. O princpio da solidariedade possui previso legal, pois existem artigos que o regulamentam, como por exemplo o dever recproco de assistncia do pai com os filhos e dos filhos com os seus pais. Ento quando uma das partes no tiver condies de se manter sozinha, a outra deve de forma solidria manifestar-se para ajudar a quem precise. Paulo Lbo (2010, p. 56) afirma que:
O princpio jurdico da solidariedade resulta da superao do individualismo jurdico, que por sua vez a superao do modo de pensar e viver a sociedade a partir do predomnio dos interesses individuais, que marcou os primeiros sculos da modernidade, com reflexos ate a atualidade.

A solidariedade, como demonstra Paulo Lbo acima, sobreveio da superao do direito individualista, onde as pessoas s conseguiam olhar para o prprio umbigo e veio integrar uma era mais espiritualizada, aonde as pessoas pensam mais nas outras, se preocupando com o bem estar de toda a sociedade. H uma relao de solidariedade entre os seres humanos, que advm da tica e da moral que deve existir entre os integrantes de uma sociedade. A lei Maria da Penha veio para completar e preencher as lacunas existentes no que diz respeito violncia domestica contra as mulheres. Por serem consideradas de sexo frgil e em razo da ausncia de mecanismos eficazes no combate violncia domstica contra a figura feminina, as mulheres tornavam-se submissas e impotentes s agresses cometidas por terceiros. Essa constatao demonstra a omisso do poder legislativo com relao proteo das mulheres, possibilitando que direitos humanos e direitos fundamentais sejam feridos e desrespeitados.

4 LEI MARIA DA PENHA

At o advento da lei 11.340/2006, a violncia domstica e familiar sofrida pelas mulheres brasileiras no recebia a devida proteo. Por muito tempo, por conta do Estado e da prpria sociedade acreditar que estavam protegendo e resguardando a famlia, deixaram que a violncia tomasse conta das famlias brasileiras e passarem despercebidas, tornando-se um crime invisvel, sendo de certa forma, coniventes com o que acontecia. Violncia domstica aquela praticada dentro de casa, mas no se trata apenas da violncia fsica. Sob o aspecto jurdico, se trata de um constrangimento fsico e moral exercido sobre algum. A justificativa para a denominao da Lei Maria da Penha, em razo de algo traumtico e doloroso que aconteceu com a senhora Maria da Penha Maia Fernandes, em Fortaleza, Cear. uma violncia praticada dentro de casa, usualmente entre marido e mulher. Por muito tempo, Maria da Penha sofreu agresses do seu marido, indo denunciar reiteradamente os acometimentos e no vendo efeito algum. Diante dessa ineficcia

da justia brasileira, esta se juntou a um grupo de mulheres, escreveu um livro e em momento nenhum se deixou calar, manifestando de todas as formas possveis a sua indignao. Alm das agresses, houve tambm, por duas vezes, tentativa de homicdio sendo que da primeira vez, Maria da Penha ficou paraplgica, aps esse acontecimento, em pouco mais de uma semana, na segunda tentativa, seu marido, buscou eletrocut-la por meio de uma descarga eltrica na hora do banho. Maria Berenice Dias em seu livro a Lei Maria da Penha na justia (2007, p.13) narra a condenao sofrida pelo acusado:
Em 1991, o ru foi condenado pelo tribunal do jri a oito anos de priso. Alm de ter recorrido em liberdade ele, um ano depois, teve seu julgamento anulado. Levado a novo julgamento em 1996, foi-lhe imposta a pena de dez anos e seis meses. Mais uma vez recorreu em liberdade e somente 19 anos e 6 meses aps os fatos, em 2002, que M. A. H. V. foi preso. Cumpriu apenas dois anos de priso.

Depois de toda essa injustia, a OEA tendo conhecimento dos fatos, imps indenizao do Estado brasileiro em favor de Maria da Penha, alm de responsabiliz-lo por negligncia e omisso no que diz respeito violncia domstica, exigindo que o Brasil criasse uma lei especfica para atender as mulheres vitimadas pela violncia domstica. Foi a partir disso que o Brasil comeou a mudar sua legislao, sendo mais atencioso e severo no que concernem as agresses domsticas. H quem avalie o problema, entendendo que se trata de um problema cultural e natural, levando em conta a condio fsica de fragilidade da mulher perante o homem, muitos ainda brincam com tal situao dizendo que mulher tem que apanhar do marido, mesmo que ele no saiba por que est batendo, ela sempre vai saber por que est apanhando. Esse conceito machista e no deveria mais existir nos dias de hoje, onde vivemos um tempo de evoluo e modernidade, aonde no cabe mais esse tipo de preconceito, em razo do sexo. Maria Berenice Dias (2007, p.16) demonstra estatsticas dessa violncia no Brasil:
Os resultados so perversos. Segundo a Organizao Mundial da Sade OMS, 30% das mulheres foram foradas nas primeiras experincias sexuais; 52% so alvo de assedio sexual; 69% j foram agredidas ou violadas. Isso tudo, sem contar o numero de homicdios praticados pelo marido ou companheiro sob a alegao de legitima defesa da honra.

Deve se observar portanto, que tais dados no so conclusivos, pois estes no demonstram a realidade, na prtica, o absurdo bem maior, mas ainda existe medo e vergonha por parte das mulheres, que por no querer que ningum saiba o que elas vem passando, acabam por se silenciar, sendo registrado uma mdia de apenas 10% das agresses sofridas pelas mulheres brasileiras. Apesar disso, o tema j vem sendo bastante discutido e mostrado na mdia, atravs do cinema, teatros e teledramaturgias, que retratam essa realidade, dando muita nfase aos maus tratos sofridos pelas mulheres. Exemplo marcante foi trazido pela TV globo na novela Mulheres Apaixonadas onde a personagem Raquel, professora de educao fsica, era constantemente agredida por seu marido que a perseguia aonde esta fosse. Isso feito, como forma de incentivar as mulheres a delatarem tais violncias, mostrando que esse quadro pode ser modificado, se elas no se calarem e baterem de frente, pedindo proteo e amparo da justia. Foi por isso, que o na poca Presidente Lula ao assinar a ratificao da Lei Maria da Penha, disse: Esta mulher renasceu das cinzas para se transformar em um smbolo da luta contra a violncia domstica do pas. Tais palavras foram ditas, para demonstrar que por conta da fora e coragem que Maria da Penha teve ao mostrar sua cara e lutar por seus direitos e sua dignidade, garantindo a todas as mulheres brasileiras proteo, que esse quadro de mulheres vitimadas vem mudando com o passar dos anos. A lei traz no seu art. 22 as medidas protetivas que vo obrigar o agressor:
Art. 22. Constatada a prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poder aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas protetivas de urgncia, entre outras: I - suspenso da posse ou restrio do porte de armas, com o comunicao ao rgo competente, nos termos da Lei n 10.826, de 22 de dezembro de 2003; II - afastamento do lar, domiclio ou local de convivncia com a ofendida; III - proibio de determinadas condutas, entre as quais: a) aproximao da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mnimo de distncia entre estes e o agressor; b) contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicao;

c) freqentao de determinados lugares a fim de preservar a integridade fsica e psicolgica da ofendida; IV - restrio ou suspenso de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou servio similar; V - prestao de alimentos provisionais ou provisrios. 1 As medidas referidas neste artigo no impedem a aplicao de outras previstas na legislao em vigor, sempre que a segurana da ofendida ou as circunstncias o exigirem, devendo a providncia ser comunicada ao Ministrio Pblico. 2 Na hiptese de aplicao do inciso I, encontrando-se o agressor o o nas condies mencionadas no caput e incisos do art. 6 da Lei n 10.826, de 22 de dezembro de 2003, o juiz comunicar ao respectivo rgo, corporao ou instituio as medidas protetivas de urgncia concedidas e determinar a restrio do porte de armas, ficando o superior imediato do agressor responsvel pelo cumprimento da determinao judicial, sob pena de incorrer nos crimes de prevaricao ou de desobedincia, conforme o caso. 3 Para garantir a efetividade das medidas protetivas de urgncia, poder o juiz requisitar, a qualquer momento, auxlio da fora policial. 4 Aplica-se s hipteses previstas neste artigo, no que couber, o o disposto no caput e nos 5 e 6 do art. 461 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Cdigo de Processo Civil).
o o o o

Alm dessas, ainda existem as medidas protetivas de urgncia ofendida, que esto elencadas no art. 23 da lei 11.340/2006. Pode se requerer ainda o afastamento do agressor do domicilio e garantir a retomada da ofendida, e se for o caso de seus dependentes ao lar. Requerendo ainda a separao de corpos e proibio de contato. A violncia ocorre mediante o acontecimento de intimidao e ameaa; abuso sexual e fsico; abuso emocional; isolaes; usar os filhos a seu favor; abuso econmico; privilegio dos homens, entre outros, tentando manter o controle e poder da situao, deixando o sexo feminino submisso aos mandos e desmandos do homem. Diante disso, observa-se que a violncia domstica, no apenas a violncia fsica, a violncia psicolgica tambm pode ser enquadrada como violncia domstica. A violncia inclui diversas prticas como o abuso sexual contra as crianas, violncia contra a mulher, maus-tratos contra idosos e a violncia sexual contra o parceiro. Os autores dos crimes so, normalmente, os maridos, ex-maridos, companheiros, ex-companheiros, namorados ou ex-namorados.

A lei veio mostrar o absoluto repdio como a violncia domstica era tratada, sendo mau tratada, proibindo que a pena fosse tratada como crime de pequeno potencial ofensivo, onde na maioria das vezes tinha como pena o pagamento de cestas bsicas, com o advento da lei Maria da Penha, foi retirado a violncia domstica dos juizados especiais e criando juizados especficos para a violncia domstica. A lei Maria da Penha objetiva provocar o Estado a desenvolver polticas pblicas que garantam efetivamente o combate violncia domstica e familiar contra a mulher, frente aos danos que sero causados em virtude de tais acometimentos, os quais acarretaram em prejuzos ao desenvolvimento pessoal e social. Sendo assim, nota-se que a lei a todo tempo visa dar amparo as mulheres brasileiras, sendo contra as relaes de desigualdade, buscando de todas as formas garantir a efetivao do princpio da dignidade da pessoa humana. Deve-se lembrar que o Brasil um pas democrtico de direito que preconiza o respeito aos princpios elencados na Constituio Federal, indistintamente a homens e mulheres. A Lei 11.340/2006 representa uma srie de avanos com relao ao tratamento dispensado s mulheres, sendo que o mais significativo foi a criao dos Juizados de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM). Todavia, vale ressaltar que a simples previso legal no garante a efetiva tutela dos direitos das mulheres. necessrio que o esprito desta disposio legal seja incorporado pela sociedade e colocado em prtica, de modo a proporcionar uma efetiva tutela dos direitos das mulheres. Maria Berenice Dias (2009, p. 106) entende que a plena aplicao da lei depende da expanso do JVDFM para todas as Comarcas e as pessoas que trabalhem nelas sejam capacitadas para atuar nesse campo, sendo aconselhvel que tenham disposio uma equipe de atendimento multidisciplinar para orientao da mulher. Deve-se haver um trabalho conjunto entre todos os entes pblicos e as instituies que integram o sistema judicirio de forma a disseminar a idia de proteo a mulher. Adriana Ramos de Melo, em excelente trabalho sobre a violncia domstica e familiar contra a mulher, sustenta que
Esta integrao operacional entre os entes pblicos e as instituies de Polcia, Poder Judicirio, Ministrio Pblico e Defensoria Pbica no combate criminalidade fundamental e deve ser estimulada porque, na prtica,

observa-se uma separao entre estas esferas, embora a justia dependa do bom trabalho da Polcia e Ministrio Pblico para processar os autores do crime.

Deve haver essa integrao entre os entes pblicos para unidos combater a violncia existente no pas, a qual se trata de uma realidade nacional, aonde uma das formas de combate atravs da aplicao e observncia da lei Maria da Penha, que existe para proteger as mulheres, pois no se deve atender igualmente os desiguais, no possvel se dizer que as mulheres so iguais aos homens dentro da sociedade. preciso ir atrs da efetividade, garantindo a efetivao dos princpios Constitucionais, assumindo a responsabilidade de dar cabo desse germe que existe dentro da sociedade brasileira, e que preciso ser combatido o mais rpido possvel. Sobre a impunidade, trata Liliana Vieira Polido:
A impunidade agrava os casos, principalmente de violncia domstica. A desqualificao do delito de tentativa de homicdio para leso corporal dolosa ou desta para ameaa, sempre com penas mais suaves a serem cumpridas, fator freqente e perpetuante do ciclo violento. A lentido da justia e o tratamento discriminatrio sofrido pelas mulheres vtimas de violncia nas delegacias distritais ou, at mesmo, nas DEAM, tambm so motivos para perpetuao da violncia.(2009, p.12).

Portanto, a lei pode ser vista como um grande avano dentro do direito brasileiro, pois trouxe punidade para crimes que antes eram tratados sem a devida importncia, deixando as mulheres a merce dos caprichos dos homens, que como sabiam que no daria em nada, castigava e humilhava cada vez mais as mulheres. Porm ainda preciso uma maior efetividade nas normas j vigentes, e o Estado como detentor desse poder tem dever e obrigao de resguardar e proteger as mulheres brasileiras, como forma de garantir a hegemonia das famlias brasileiras.

5 CONCLUSO

O presente trabalho demonstra que por muito tempo, as mulheres brasileiras ficaram desamparadas pelo ordenamento jurdico, quando o tema era violncia domstica, apesar da vigncia da Constituio Federal de 1988, por muito tempo, as mulheres brasileiras, ficaram sem um ordenamento jurdico compatvel com a mesma, principalmente no que se refere aos princpios norteadores da Constituio Federal.

Todo esse processo de regulamentao do direito a proteo as mulheres, se deu por conta das constantes lutas por parte do sexo feminino, mais conhecido como sexo frgil, que lutou para chegar a essa vitria, porm, para isso foi preciso que mulheres de fora e de coragem viessem a publico, mostrar a cara e relatar todos os acontecimentos mantidos em sigilo ate ento, para que o poder pblico tomasse medidas necessrias e eficazes para a proteo e possvel transformao nesse quadro. Busca-se conceituar, avaliar e debater acerca da proteo que deve ser garantida s mulheres brasileiras, e demonstrar que, apesar da violncia domstica ainda possuir nmeros elevados, a mulher vem ganhando espao e sendo ouvida pela sociedade e passa a ser tratada como ser humano e no mais como um objeto, como era tratada anteriormente. Desta forma, foram demonstrados os avanos que j ocorreram, tendo como o principal deles, a construo da lei Maria da Penha, mas sem deixar de lado as dificuldades e as discriminaes que at hoje sofrem as mulheres, o que comprova que apesar de tamanha evoluo, ainda tem muito a ser modificado, a comear pela cabea da sociedade que ainda muito machista e preconceituosa. preciso mudar bem mais do que a pura e simples legislao, preciso mudar a sociedade, pois s assim, poder se dizer que o Brasil se trata de um pas igualitrio, onde todas as pessoas so tratadas de maneira igual, sendo respeitadas as suas diferenas. Assim sendo, ter um pas aonde os iguais sero tratados como iguais, e os diferentes, como diferentes, sendo respeitadas as suas diferenas. As mudanas j esto vindo e hoje a mulher j ocupa duas funes dentro da sociedade, no mais apenas uma dona do lar, elas ganharam independncia e esto comandando grande parte do mercado de trabalho, e a realidade mostra que essas conquistas s tm a aumentar. A mulher j obteve grandes conquistas e j ocupa um lugar, que h pouco tempo atrs, era inimaginvel, a sociedade vem sofrendo constantemente mudanas de valores e o direito, assim como o Estado devem ficar atentos para conseguir acompanhar essas mudanas, permitindo que o Brasil possa efetivamente se consagrar como um pas democrtico de direito. Diante disso, o presente trabalho demonstra que a Lei Maria da Penha Constitucional e que criou mecanismos para coibir a violncia domstica contra mulheres, mantendo estas a salvo de seus agressores.

A edio de leis visando o combate violncia domstica contra as mulheres foi um importante passo dado pelo poder pblico. Porm, ainda necessrio conferir a devida efetividade s normas vigentes, de forma que os direitos fundamentais previstos na Constituio Federal sejam realmente garantidos e respeitados com relao s mulheres.

REFERNCIAS VILA, Humberto, Teoria dos Principios.10 ed., So Paulo, ed. Malheiros Editores, 2009. BARBOSA, Rui. Orao aos moos. Rio de Janeiro: Elos, 1961. BRASIL. Lei 11.340 de 07 de agosto de 2006. Lei Maria da Penha. Disponvel em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 de jan. 2011 CABRAL, Karina Melissa. Direito da Mulher. So Paulo: Editora de Direito LTDA, 2004. DIAS, Maria Berenice. A lei Maria da Penha na Justia, So Paulo: Editora revista dos Tribunais LTDA, 2007 DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 5. ed., 2009. GUIMARES, Isaac Sabb; MOREIRA, Rmulo de Andrade. A lei Maria da Penha Aspectos criminolgicos de poltica criminal e do procedimento penal. Salvador: Editora JusPodium, 2009 LBO, Paulo. Direito Civil, famlias, 3. Ed.,So Paulo:ed. Saraiva, 2010. MELLO, Adriana Ramos de. Comentrios Lei de violncia domstica e familiar contra a mulher, Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2007 POLIDO, Liliane Vieira, Revista IOB de direito de famlia, Violncia domstica!, Porto Alegre: Sntese, 56-Out-Nov/2009, p.12.

Вам также может понравиться