Вы находитесь на странице: 1из 22

Princpio da Incerteza de Heisenberg

Um dos pilares da Mecnica Quntica o princpio da incerteza de Heisenberg. De acordo com este princpio, para prever a posio e velocidade futuras de uma partcula necessrio poder medir a posio e velocidade atuais. Para se observar a partcula necessrio fazer incidir sobre ela um raio de luz, por exemplo. Se o comprimento de onda do raio (fton) for longo, ou seja, menos energtico, perturbar menos o movimento da partcula e ser possvel conhecer a sua velocidade com alguma preciso. Todavia, no conseguimos determinar a posio da partcula com maior rigor do que a distncia entre cristas de onda sucessivas. Sendo o comprimento de onda longo, essa distncia ser maior e, portanto, maior ser tambm a incerteza quanto posio da partcula. O oposto ocorrer se fizermos incidir um raio com um comprimento de onda mais curto: perturbar mais o movimento da partcula (tornando mais incerta a sua velocidade), mas permitir localiz-la com maior preciso. Heisenberg demonstrou que a incerteza quanto posio multiplicada pela incerteza quanto velocidade nunca pode ser inferior a uma certa quantidade - a chamada constante de Planck.

Comprimentos de onda e freqncias (MoonRunner Design UK)

Implicaes do Princpio da Incerteza

O princpio da incerteza tem implicaes profundas na forma como vemos o mundo. impossvel prever acontecimentos futuros com preciso, dada no ser possvel medir com preciso o estado do Universo. A Mecnica Quntica prev vrios resultados possveis para uma observao, cada um com a sua probabilidade e, portanto, informa-nos acerca das probabilidades de cada um dos futuros estados possveis do mundo.

Demonstrao do Princpio da Incerteza


Sejam A e B dois operadores Hermitianos, e , onde x e y so reais. Note que . Isso implica que: um estado quntico. Suponha e

Pela desigualdade de Cauchy-Schwarz:

que combinada com a equao (1) e removendo os termos no negativos tem-se:

Suponha C e D duas observveis. Substituindo equao, obtemos o Princpio da Incerteza de Heisenberg:

na ltima

Como um exemplo do princpio da incerteza, considere as observveis X e Y quando medidas para um estado quntico que . Vimos em uma equao mostrada anteriormente

, logo o princpio da incerteza nos diz que:

Incerteza da energia
Existe tambm o principio da incerteza da energia. Verifica-se que a energia de um sistema tambm possui incerteza. A incerteza E depende do intervalo de tempo t durante o qual permanece em um dado de tempo.

Et h 2

Um sistema que permanece num estado metaestvel por um tempo muito longo (t muito grande) pode apresentar um estado de energia muito bem definido (E muito pequeno), contudo, quando ele permanece num estado durante somente um intervalo de tempo curto (t muito pequeno), a incerteza na energia correspondentemente maior (E muito grande).

O microscpio eletrnico
Tipos de Microscpios Cada tipo de microscpio e cada tcnica de preparao de material para exame oferece vantagens especficas na demonstrao de certos elementos morfolgicos. Os microscpios pertencem, basicamente, a duas categorias: luminoso (ML) e eletrnico (ME). As diferenas esto na radiao utilizada e na maneira como ela refratada. A microscopia de luz utiliza-se da radiao de ondas luminosas, sendo esta refratada atravs de lentes de vidro. O campo microscpico (ou a rea observada) aparece brilhantemente iluminado e os objetos estudados se apresentam mais escuros. Geralmente, os microscpios desse tipo produzem um aumento til de, aproximadamente, 1.000 X. Na microscopia eletrnica a radiao empregada a de feixe de eltrons, sendo ele refratado por meio de lentes eletrnicas. O microscpio eletrnico produz aumentos teis de 200.000 a 400.000X, sendo seu poder resolvente cerca de 100 vezes maior que o do microscpio de luz. A melhoria do poder resolvente do microscpio eletrnico est diretamente relacionada ao curto comprimento de onda apresentado pelos raios eletrnicos utilizados para ampliar o espcime e a uma maior abertura numrica obtida em funo da diminuio da distncia focal. Em termos bsicos, classificamos o microscpio eletrnico em dois tipos: de transmisso e de varredura.

Microscpio eletrnico
O microscpio eletrnico oferece um exemplo importante e interessante para entender as propriedades ondulatrias e corpusculares dos eltrons. Um feixe de eltron pode ser usado para formar a imagem de um objeto de modo bastante parecido com a formatao da imagem por um feixe luminoso. Os raios que divergem de um ponto sobre um objeto pode convergir pela ao de uma lente convergente ou um espelho cncavo, e um feixe de eltrons que divergem de uma regio convergir para uma outra regio mediante a ao de um campo magntico. Analogicamente, o modelo do eltron como uma partcula puntiforme se desloca ao longo de uma trajetria retilnea uma descrio aproximada do comportamento real do eltron.

A resoluo de um microscpio eletrnico tambm limitada pelos comprimentos de onda dos eltrons, contudo esses comprimentos de ondas podem ser milhares de vezes menores do que o comprimento da luz visvel. Como resultado, a ampliao til de um microscpio eletrnico pode ser milhares de vezes maior do que a ampliao de um microscpio tico. A capacidade do microscpio eletrnico de formar uma imagem ampliada no depende das propriedades ondulatrias do eltron. Dentro dos limites do principio de Heisenberg podemos calcular a trajetria dos eltrons considerando-os partculas clssicas submetidas a foras eltricas e magntica.

O microscpio eletrnico de transmisso (MET)


Um microscpio eletrnico de transmisso consiste de um feixe de eltrons e um conjunto de lentes eletromagnticas, que controlam o feixe, encerrados em uma coluna evacuada com uma presso cerca de 10-5 mm Hg. A figura 2 mostra a seo esquemtica vertical de um aparelho que utiliza 100 kV como diferena de potencial mxima de acelerao do feixe. Um microscpio moderno de transmisso possui cinco ou seis lentes magnticas, alm de vrias bobinas eletromagnticas de deflexo e aberturas localizadas ao longo do caminho do feixe eletrnico. Entre estes componentes, destacam-se os trs seguintes pela sua importncia com respeito aos fenmenos de difrao eletrnica: lente objetiva, abertura objetiva e abertura seletiva de difrao. A funo das lentes projetoras apenas a produo de um feixe paralelo e de suficiente intensidade incidente na superfcie da amostra. Os eltrons saem da amostra pela superfcie inferior com uma distribuio de intensidade e direo controladas principalmente pelas leis de difrao impostas pelo arranjo cristalino dos tomos na amostra. Em seguida, a lente objetiva entra em ao, formando a primeira imagem desta distribuio angular dos feixes eletrnicos difratados. Aps este processo importantssimo da lente objetiva, as lentes restantes servem apenas para aumentar a imagem ou diagrama de difrao para futura observao na tela ou na chapa fotogrfica. Na figura 3 mostrada uma fotografia de um MET de 200 kV. Deve-se finalmente destacar que embora existam em operao alguns aparelhos cuja tenso de acelerao de 1000 kV, a maioria dos equipamentos utilizados no estudo de materiais (metlicos, cermicos e polimricos) dispe de tenso de acelerao de at 200 kV. Os MET utilizados em biologia (materiais orgnicos naturais) em geral operam na faixa de 60 a 80 kV.

Microscpio eletrnico de varredura (MEV)


O microscpio eletrnico de varredura (MEV) um equipamento capaz de produzir imagens de alta ampliao (at 300.000 x) e resoluo. As imagens fornecidas pelo MEV possuem um carter virtual, pois o que visualizado no monitor do aparelho a transcodificao da energia emitida pelos eltrons, ao contrrio da radiao de luz a qual estamos habitualmente acostumados. O princpio de funcionamento do MEV consiste na emisso de feixes de eltrons por um filamento capilar de tungstnio (eletrodo negativo), mediante a aplicao de uma diferena de potencial que pode variar de 0,5 a 30 KV. Essa variao de voltagem permite a variao da acelerao dos eltrons, e tambm provoca o aquecimento do filamento. A parte positiva em relao ao filamento do microscpio (eletrodo positivo) atrai fortemente os eltrons gerados, resultando numa acelerao em direo ao eletrodo positivo. A correo do percurso dos feixes realizada pelas lentes condensadoras que alinham os feixes em direo abertura da objetiva. A objetiva ajusta o foco dos feixes de eltrons antes dos eltrons atingirem a amostra analisada.

Funo de onda
A funo de onda uma funo complexa que descreve completamente o estado de uma partcula. Pelo fato de a funo de onda ser uma quantidade complexa, ela no pode ser medida diretamente por nenhum instrumento fsico. Isso significa que no h um sentido fsico imediato para essa funo! Portanto, vamos deixar bem estabelecidos que, de fato, a funo de onda de um sistema nada mais do que uma representao matemtica abstrata do estado do sistema. Ela somente tem significado no contexto da teoria quntica. Ento, de que nos serve esta funo? Podemos utiliz-la, de alguma forma, para descrever o mundo fsico? Max Born, em 1926, postulou que a densidade de probabilidade p(x,t) de se encontrar a partcula na posio x, no instante t. O seu mdulo quadrado a densidade de probabilidade, ou seja:

o complexo conjugado de .Como toda probabilidade que se preza, P[a,b] deve ser real e positiva, qualquer que seja o intervalo considerado. Lembre-se: o mdulo ao quadrado de um nmero complexo! Alm disso, a probabilidade deve ser normalizada, ou seja, a probabilidade de se encontrar a partcula em qualquer regio do espao, num dado instante de tempo, deve ser igual a 1:

Esta condio conhecida como normalizao da funo de onda. Toda funo de onda que se preza deve estar devidamente normalizada. Em trs dimenses, a relao correspondente :

a/2 a/2 Energia potencial e funo de onda em t = 0 do estado de mais baixa energia do poo infinito.

Mecnica Quntica
A Mecnica Quntica a parte da fsica (mais particularmente, da fsica moderna) que estuda o movimento das partculas muito pequenas. O conceito de partcula "muito pequena, mesmo que de limites muito imprecisos, relaciona-se com as dimenses nas quais comea-se a notar efeitos como a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posio e a velocidade de uma partcula (veja Princpio da incerteza de Heisenberg), entre outras. A ditos efeitos chama-se "efeitos qunticos". Assim, a Mecnica Quntica a que descreve o movimento de sistemas nos quais os efeitos qunticos so relevantes. Experimentos mostram que estes so relevantes em escalas de at 1000 tomos. Entretanto, existem situaes onde mesmo em escalas macroscpicas, os efeitos qunticos se fazem sentir de forma manifestamente clara, como nos casos da supercondutividade e da superfluidez A escala que regula em geral a manifestao dos efeitos qunticos o raio de Bohr. Princpios da Mecnica Quntica

Primeiro Princpio: Principio da superposio

Para cada sistema fsico associado um espao de Hilbert H. O estado do sistema definido em cada instante por um vetor normado

de H.

Segundo Princpio: Medida de grandezas fsicas

a) Para toda grandeza fsica A associado um operador linear auto-adjunto pertencente a A: o observvel representando a grandeza A. b) Seja o estado no qual o sistema se encontra no momento onde efetuamos a , os nicos resultados possveis so os autovalores

medida de A. Qualquer que seja de a do observvel .

c) Sendo o projetor sobre o subespao associado ao valor proprio a, a probablidade de encontrar o valor a em uma medida de A :

onde d) Imediatamente aps um medida de A, que resultou no valor a, o novo estado sistema do

Terceiro Principio: Evoluo do sistema

Seja o estado de um sistema ao instante t. Se o sistema no submetido a nenhuma observao, sua evoluo ao longo do tempo regido pela equao de Schrdinger:

onde

o observvel energia, ou hamiltoneana do sistema.

As concluses mais importantes desta teoria so:

Em estados ligados, como o eltron girando ao redor de um tomo, a energia no se troca de modo contnuo, mas sim em de modo discreto (descontnuo), em transies cujas energias podem ou no ser iguais umas s outras. A idia de que estados ligados tm nveis de energias discretas devida a Max Planck. O de ser impossvel atribuir ao mesmo tempo uma posio e uma velocidade exatas a uma partcula, renunciando-se assim ao conceito de trajetria, vital em Mecnica Clssica. Ao invs da trajetria, o movimento de partculas em Mecnica Quntica descrito por meio de uma funo de onda, que uma funo da posio da partcula e do tempo. A funo de onda interpretada por Max Born como uma medida da probabilidade de se encontrar a partcula em determinada posio e em determinado tempo. Esta interpretao a mais aceita pelos fsicos hoje, no conjunto de atribuies da Mecnica Quntica regulamentados pela Escola de Copenhagen. Para descrever a dinmica de um sistema quntico deve-se, portanto, achar sua funo de onda, e para este efeito usam-se as equaes de movimento, propostas por Werner Heisenberg e Erwin Schrdinger independentemente.

Apesar de ter sua estrutura formal basicamente pronta desde a dcada de 1930, a interpretao da Mecnica Quntica foi objeto de estudos por vrias dcadas. O principal o problema da medida em Mecnica Quntica e sua relao com a no-localidade e causalidade. J em 1935, Einstein, Podolski e Rosen publicaram seu Gedankenexperiment, mostrando uma aparente contradio entre localidade e o processo de Medida em Mecnica Quntica. Nos anos 60 J. S. Bell publicou uma srie de relaes que seriam respeitadas caso a localidade ou pelo menos como a entendemos classicamente ainda persistisse em sistemas qunticos. Tais condies so chamadas desigualdades de Bell e foram testadas experimentalmente por A. Aspect, P. Grangier, J. Dalibard em favor da Mecnica Quntica. Como seria de se esperar, tal interpretao ainda causa desconforto entre vrios

fsicos, mas a grande parte da comunidade aceita que estados correlacionados podem violar causalidade desta forma. Tal reviso radical do nosso conceito de realidade foi fundamentada em explicaes tericas brilhantes para resultados experimentais que no podiam ser descritos pela teoria Clssica, que incluem:

Espectro de Radiao do Corpo negro, resolvido por Max Planck com a proposio da quantizao da energia. Explicao do experimento da dupla fenda, no qual elctrons produzem um padro de interferncia condizente com o comportamento ondular. Explicao por Albert Einstein do efeito fotoeltrico descoberto por Heinrich Rudolf Hertz, onde prope que a luz tambm se propaga em quanta (pacotes de energia definida), os chamados ftons. O Efeito Compton, no qual se prope que os ftons podem se comportar como partculas, quando sua enegia for grande o bastante. A questo do calor especfico de slidos sob baixas temperaturas, cuja discrepncia foi explicada pelas teorias de Einstein e de Debye, baseadas na equipartio de energia segundo a interpretao quantizada de Planck. A absoro ressonante e discreta de energia por gases, provada no experimento de Franck-Hertz quando submetidos a certos valores de diferena de potencial eltrico. A explicao da estabilidade atmica e da natureza discreta das raias espectrais, graas ao modelo do tomo de Bohr, que postulava a quantizao dos nveis de energia do tomo.

O desenvolvimento formal da teoria foi obra de esforos conjuntos de muitos fsicos e matemticos da poca como Erwin Schrdinger, Werner Heisenberg, Einstein, P.A.M. Dirac, Niels Bohr e John von Neumann, entre outros. Em geral, a regio de origem da Mecnica Quntica pode localizar-se na Europa Central, na Alemanha e ustria, bem como a Inglaterra, e no contexto histrico do primeiro tero do sculo XX.

Barreira potencial e Efeito tnel


Uma barreira potencial descrita por uma funo energia potencial com um Maximo. Na mecnica newtoniana quando a energia total E, a partcula que est inicialmente do lado esquerdo da barreira deve permanecer sempre do lado esquerdo. Caso ela se desloque para o lado direito, a energia potencial ser maior que a energia total. Quando a energia total maior que energia de topo, a partcula ultrapassa a barreira. O carro de uma montanha russa s pode ultrapassar quando a energia cintica na maior do que a energia potencial no alto da elevao. Caso contrario ele atinge um certo ponto depois volta para base.

A mecnica quntica possibilita a explicao de um fenmeno interessante e peculiar em conexo com barreiras de energia potencial. Uma partcula que encontra uma barreira no retorna necessariamente; existe uma probabilidade que ela passe para o outro lado da barreira, mesmo que de acordo com a mecnica newtoniana ela no possua energia suficiente para ultrapassar a barreira. A penetrao chamada de tunelamento. Trata-se de um nome natural se voc escava um tnel no precisa subir uma montanha para passar de um lado paro outro. Contudo no caso do tunelamento da mecnica quntica, a partcula no cava efetivamente num tnel atravs da barreira e no perde nenhuma energia no processo de tunelamento. O que mais notvel que existe uma probabilidade de que a partcula que estava inicialmente do lado esquerdo da barreira possa ser encontrada do lado direito da barreira. A probabilidade de que a partcula passe pela barreira chamada de coeficiente de transmisso, proporcional ao quadrado da razo entre as amplitudes das funes de onda senoidais dos dois lado da barreira. A probabilidade diminui rapidamente a medida que aumenta a espessura da barreira. Ela tambm depende criticamente da diferena U E, que representa a energia cintica adicional que partcula deveria possuir para ser capaz de passar por cima da barreira de acordo com a analise newtoniana.

Mostramos, de forma esquemtica, o comportamento dos coeficientes de transmisso e reflexo como funo de E/V0. Perceba a existncia de probabilidade de transmisso para E < V0 (tunelamento).

Oscilador Harmnico
Estamos cercados de oscilaes - movimentos que se repetem. Temos cordas vibrantes nos violes, diafragmas nos alto-falantes, cristais de quartzo nos relgios, as oscilaes das molculas do ar que transmitem a sensao de som e dos tomos de um slido que do a sensao de temperatura. O modelo matemtico que descreve as oscilaes no se aplica apenas a objetos materiais, como cordas de violino e eletrons. usado tambm no estudo as ondas eletromagnticas (luz, ondas de radio, raios X, raios gama, microondas). Oscilaes no mundo real so em geral amortecidas, isto e, o movimento se reduz gradualmente, transformando energia mecnica (E) em energia trmica (T), pela ao das forcas de atrito (fd). Este movimento oscilatrio e denominado Movimento Harmnico Simples - MHS. Uma propriedade importante deste movimento a freqncia, ou numero de oscilaes que so completadas em cada segundo. O smbolo para freqncia e f e sua unidade Sistema Internacional de unidade de medidas - SI o hertz - Hz onde: 1hertz = 1Hz = 1 oscilao por segundo 1 = s-1 O estudo do oscilador harmnico fundamental da Mecnica Clssica, tambm um sistema fsico de especial importncia no estudo das vibraes das molculas e tambm tem interesse do ponto de vista matemtico. Uma de suas realizaes experimentais mais simples por meio de uma massa m ligada a uma mola ideal de constante elstica k. A mola exerce sobre a massa uma fora restauradora (Lei de Hooke), sempre que a partcula sofre um deslocamento x, medido a partir da posio em que a mola est relaxada. O sistema descrito por uma energia potencial, e as solues da equao de movimento de Newton so funes x(t) que oscilam no tempo com a freqncia natural do oscilador. Oscilaes harmnicas surgem em uma imensa variedade de sistemas: pndulo, fluidos, circuitos eletromagnticos etc. Oscilaes harmnicas surgem em uma imensa variedade de sistemas: pndulo, fluidos, circuitos eletromagnticos etc. Um sistema massa-mola quntico definido por uma partcula quntica de massa m sob ao de um potencial. No caso do oscilador harmnico, a equao de Schrdinger unidimensional e independente do tempo tem a forma:

A energia potencial de um oscilador harmnico Ep=kx2/2, onde k a constante elstica e m a massa da partcula. Tomando uma escala de energias e distncias da forma

A equao de Schrdinger se transforma em outra mais simples

Os nveis de energia so dados por =1,3,5,7... (2n+1) E as funes de onda (u)=N H(u)e(-u2/2) Sendo H(u) os polinmios de Hermite. Um oscilador harmnico de constante k e massa m, tem uma freqncia prpria de oscilao

Desfazendo a mudana de varivel os nveis de energia E de um oscilador harmnico sero, por tanto:

Efeito Zeeman
O efeito Zeeman o desdobramento da energia e das correspondentes linhas espectrais quando um tomo colocado um campo magntico.

Os tomos contem cargas em movimento, portanto no nos surpreendem com o fato de que um campo magntico faz alterar o movimento destas cargas modificando o nvel de energia. J na metade do sculo XIX, os fsicos especulavam que aluz poderia ser produzida por cargas eltrica vibrando em uma escala atmica. Em 1896, Michael Faraday colocou fontes de luz na presena de um campo magntico na esperana de observar mudanas nas linhas espectrais. Mas em 1896 o fsico holands Peter Zeeman, usando instrumentos de maior preciso, verificou que, na presena de um campo magntico, algumas linhas espectrais eram desdobradas em diversas linhas agrupadas compactamente.

Esse efeito confirma experimentalmente a quantizao do momento angular. Uma espiral plana de rea A conduzindo uma corrente I possui um momento magntico dado por

O efeito Zeeman normal aquele pelo qual acontece o desdobramento de uma raia espectral de duas maneiras diferentes:

Se a observao se fizer ao longo de uma direo paralela ao vetor de induo magntica B, ento a raia espectral original do espectro (na ausncia de campo magntico) desdobrar-se- em duas raias Se a observao for feita em uma direo perpendicular ao vetor B, a raia original desdobrar-se- em trs raias

O efeito Zeeman anormal ou efeito Zeeman anmalo em espectros na regio visvel do espectro eletromagntico o desdobramento de uma risca espectroscpica original em 2j + 1 raias diferentes, onde j a projeo do vetor momento angular quntico sobre o eixo de quantizao. Ocorre em campos fracos. A separao entre as raias espectrais varia. Se o campo for muito intenso, sobrepujar o campo eletromagntico prprio do tomo e ocasionar o desdobramento das raias em multipletos com separao constante. A esse efeito d-se o nome de efeito Paschen-Back.

Spin e spin do eltron


Os eltrons alm de possurem cargas eltricas, possuem tambm um momento angular, conhecido como spin. Pode-se compar-los a bolas girando em torno de si mesmas, como a Terra, por exemplo.

O spin esta intimamente ligado com um campo magntico, parecido com o produzido por um im pequeno, porm este campo tem que estar alinhado ao seu eixo de rotao. Ento um eltron age como se contivesse um pequeno im, os ims tem plo sul e plo norte, e assim como a Terra gira em torno do eixo que liga seus plos, um eltron tambm o faz, tendo uma orientao magntica que os fsicos chamam de spin. O spin normalmente representado por uma seta, ou vetor, seguindo algumas regras. Quando a rotao de oeste para leste, o spin aponta para cima, quando de leste para oeste, o spin aponta para baixo. O que ocorre normalmente que as correntes eltricas existentes nos fios possuem eltrons orientados aleatoriamente, no afetando o fluxo da corrente. A spintrnica, porm sugere que se alinhe estes eltrons, orientando seu spin todos numa mesma direo. importante ressaltar que eltrons podem ter seus spins orientados para direes diferentes. Num campo magntico, eltrons com spins para cima e para baixo tm energias diferentes. Na mecnica quntica, o spin quantizado. O spin de um dado tomo pode ser caracterizado por um nmero quntico s que pode assumir valores inteiros ou semi-inteiros. Para um dado valor de s, a projeo do spin sobre um eixo qualquer pode assumir 2s+1 valores variando de -s a +s por incrementos unitrios (em unidade da constante de Planck racionalizada). Lidaremos com tomos de spin s=1/2, em qual caso a projeo do spin pode tomar os valores +1/2, ao qual referimo-nos como spin para cima e -1/2, ao qual referimo-nos como spin para baixo. De acordo com a discusso da interao do spin com o campo magntico, tomos com o spin para cima sero defletidos para cima na passagem atravs do im, ao passo que tomos com spin para baixo sero defletidos para baixo. Assim, observando o sentido da deflexo de um tomo, podemos medir a componente do spin do mesmo na direo do eixo vertical.

No experimento de Stern-Gerlach (Otto Stern e Walther Gerlach) realizado em 1921, um feixe de tomos de prata, com momento angular orbital nulo, passava atravs de um campo magntico inomogneo, atingindo uma placa fotogrfica coberta com uma emulso de prata.

postulado a existncia de um momento angular intrnseco do eltron chamado spin S . Como o eltron uma partcula carregada, o spin do eltron deve dar lugar a um momento magntico intrnseco ou de spin. A relao existente entre o vetor momento magntico e o spin :

Onde g se denomina razo giromagntica do eltron, seu valor experimental aproximadamente dois.

O nmero de orientaes do vetor momento angular relativo a um eixo Z fixo 2S+1, temos para o caso do spin S=1/2 que a componente Z tem dois valores permitidos mB se denomina magnton de Bohr. . Por que

Sabendo que a carga do eltron e=1.610-19 C, a massa m=9.110-31 kg e a constante de Planck =6.6310-34/(2p) Js. Obtemos mB =9.27 10-24 Am2. A energia de um dipolo magntico em um campo magntico B que tem a direo do eixo Z o produto escalar

U= -B= -zB= BB

Se B varivel na direo Z, o dipolo magntico experimenta uma fora que o desviar de sua trajetria retilnea. Se o dipolo magntico paralelo ao campo magntico, tende a mover-se na direo na qual o campo magntico aumenta, enquanto que se o dipolo magntico antiparalelo ao campo magntico se mover na direo na qual o campo magntico diminui.

No experimento usado um feixe de tomos hidrogenoides, como prata, ltio, sdio, potssio e outros que constam de camadas eletrnicas completas salvo a ltima na qual tem um eltron. O momento angular orbital l deste eltron zero, por que est no estado s. selecionado um feixe de tomos de uma velocidade dada e o fazemos atravessar uma regio na qual existe um campo magntico no homogneo, tal como mostrado na figura.

Princpio da excluso
Para entender a estrutura atmica dos tomos com muitos eltrons, precisamos de uma regra adiciona, conhecida como principio de excluso. Esse principio afirma que dois eltrons no podem ocupar o mesmo espao quntico em um dado sistema. Ou seja, dois eltrons no possuir os mesmos valores para os quatro nmeros qunticos (m, l, ml, ms). Cada estado quntico corresponde a uma certa distribuio de eltrons de uma dada nuvem no espao. Portanto o principio afirma efetivamente, que no mais de dois eltrons com spin opostos, ou seja, com valores opostos aos nmeros de qunticos ms, podem ocupar o mesmo estado quntico no espao.

Tabela peridica
No sculo XIX, os pesquisadores perceberam que havia relao entre as propriedades de determinadas substncias e a massa atmica dos tomos que as constituam: elementos com massas atmicas prximas tinham propriedades semelhantes. Entre 1869 e 1871, o qumico russo Dmitri Ivanovich Mendeleiev sistematizou as informaes existentes e descobriu a chamada Lei Peridica: as propriedades fsicas e qumicas dos elementos so uma funo peridica de sua massa atmica. 1. A Tabela de Mendeleiev A tabela organizada pelo qumico Mendeleiev parecida com a atual. Ele classificou os 64 elementos qumicos conhecidos na poca, organizando-os pela ordem crescente de sua massa atmica. Percebeu que as propriedades de determinados elementos repetiam-se periodicamente e usou esse critrio para reuni-los em grupos, ou famlias os elementos situados numa mesma coluna tm propriedades semelhantes. Ao fazer essa ordenao, alguns espaos entre elementos qumicos conhecidos ficaram vazios. Mendeleiev previu que seriam preenchidos por elementos ainda desconhecidos o que foi confirmado mais tarde pela descoberta de novos elementos. Para poder calcular quantos elementos novos poderiam surgir alm dos j conhecidos, o fsico Henry G.J. Moseley ordenou, entre 1912 e 1913, os elementos por seu nmero atmico, que, por ser um nmero inteiro, permitia "contar" quantos tomos faltavam descobrir esse o critrio usado at hoje.

2. Configurao eletrnica do tomo a forma como seus eltrons se distribuem ao redor do ncleo; distribuio que se reflete em diferenas de energia. A energia de um eltron definida pelos chamados nmeros qunticos, que tm origem na Qumica Quntica de Schedinger. O nmero quntico n, ou nmero quntico principal, define a maior parte da energia de um eltron, relativa sua proximidade do ncleo. O conjunto de eltrons que se encontram mesma distncia do ncleo chamado de nvel (n); a cada conjunto, ou nvel, so atribudos valores inteiros. O nmero quntico I, ou secundrio, indica as pequenas diferenas de energia entre eltrons de mesmo nvel e pode ter valores inteiros (de 0, 1, 2 at n - 1). As pequenas diferenas de energia so atribudas s formas que um orbital assume. Os eltrons com o mesmo n e I formam um subnvel. H mais dois nmeros qunticos: o magntico, m, que pode assumir os valores inteiros negativos ou positivos (-l ou + l) e indica a orientao do orbital no espao, e o spin (s), com valor +1/2 ou -1/2, que se refere ao sentido de rotao do eltron em torno de si mesmo. A configurao eletrnica revela os eltrons de maior energia de um tomo, que, junto com os eltrons do ltimo nvel, so os responsveis por suas propriedades. 2a. Notao A configurao eletrnica expressa por uma combinao de nmeros e letras que indica os nveis, subnveis e o nmero de eltrons existentes em cada subnvel. Para identificar o nvel, usa-se um nmero correspondente ao nmero quntico principal n. O subnvel expresso por letras: s, p, d ou f, que correspondem, respectivamente, aos valores 0, 1, 2 e 3 do nmero quntico secundrio I. A letra que expressa cada subnvel recebe um expoente numrico que indica quantos eltrons existem no subnvel. A notao da configurao eletrnica no estado fundamental do cloro, por exemplo, que tem 17 eltrons : {Cl} = 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p5. As chaves { } simbolizam a configurao eletrnica.

2b. Ordem de energias

A energia do primeiro nvel, que rene os eltrons mais prximos ao ncleo, inferior energia de todos os subnveis do segundo nvel. Por sua vez, a energia do segundo nvel inferior de todos os subnveis do terceiro nvel. A diferena entre a energia mdia de dois nveis sucessivos vai decrescendo medida que cresce sua distncia do ncleo, e, simultaneamente, vai crescendo a quantidade de subnveis. A partir do terceiro nvel, h um solapamento de energias, ou seja, o subnvel de menor energia do quarto nvel (4s) tem uma energia inferior ao subnvel de maior energia do terceiro nvel (3d). Esse fenmeno repete-se em nveis superiores: no sexto nvel, o subnvel 6s tem energia inferior ao 4f do quarto nvel.

2c. Diagramas de energia Existem grficos que indicam a ordem dos orbitais segundo sua energia. Nesse diagrama, a menor energia corresponde ao subnvel 1s. Partindo desse subnvel e seguindo a linha contnua no sentido da flecha temos todos os subnveis em ordem crescente de energia

Representao dos orbitais 1s, para n = 1 e 2s 2p, para n = 2. Em cada um deles cabem, no mximo, dois eltrons. Como h trs orbitais do tipo p, dizemos que o nvel p acomoda seis eltrons, dois em cada orbital

3. A Tabela Peridica atual Organiza-se em 18 colunas, sete filas e duas outras separadas do corpo da tabela. Cada coluna recebe o nome de grupo e contm elementos com propriedades qumicas semelhantes. Os grupos so numerados em algarismos romanos na seguinte ordem: IA, IIA, IIIB,IVB,VB, VIB, VIIB, VIIIB (que tm trs colunas), IB, IIB, IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA e VIIIA, ou 0. Nos grupos A esto os chamados elementos representativos, como o sdio ou o flor, que possuem seus eltrons de mxima energia (os ltimos que se escrevem ao se fazer sua configurao eletrnica) em subnveis s ou p. Nos grupos B esto os chamados elementos de transio, cujos eltrons de mxima energia esto situados em subnveis de tipo d, que no se encontram no nvel mais externo.

A tabela peridica j passou por algumas modificaes em sua estrutura e na numerao de suas colunas linhas. Ainda hoje possvel encontrar tabelas com numeraes distintas em suas colunas. A tendncia, porm, de unificao.

3a. Os perodos As linhas horizontais so chamadas perodos. Eram numerados de um a sete, mas, atualmente, de 1 a 16, por determinao da International Union for Pure and Applied Chemestry (IUPAC Associao Internacional de Qumica Pura e Aplicada). Os eltrons que

esto num mesmo perodo tm em comum o nmero quntico principal, que define a energia de seu eltron mais externo e que coincide com o nmero do perodo. Assim, nas configuraes dos elementos do segundo perodo, o nmero quntico principal maior ser os dois e no stimo perodo ser o sete. Nem todos os perodos possuem o mesmo nmero de elementos. Existe um perodo com dois elementos, dois com oito e trs com 18 o ltimo est incompleto. As duas linhas separadas, abaixo, cada uma com 14 elementos, renem os lantandeos e os actindeos. Esses elementos, chamados de transio interna ou terras raras, tm propriedades semelhantes s do lantnio e do actnio e seu eltron de maior energia pertence a um subnvel f. 4. Raio atmico a metade da distncia que separa dois tomos iguais unidos entre si. Num perodo, o raio atmico diminui medida que aumenta a carga do ncleo (nmero atmico), exceto nos gases nobres em que o raio aumenta muito. No quarto perodo, por exemplo, o maior raio corresponde ao potssio (K), com 2,03 (Angstrons) e diminui at chegar ao bromo (Br), com 1,14 , pois o aumento da carga nuclear em um mesmo perodo aumenta a atrao entre prtons e eltrons, diminuindo o raio atmico. 4a. Relao entre a configurao e a tabela peridica A configurao eletrnica externa ou de valncia de um elemento corresponde aos eltrons presentes nos subnveis superiores de energia, ocupados pelo gs nobre com nmero atmico inferior mais prximo. Por exemplo, o gs nobre anterior ao selnio o argnio, cuja configurao 1s2 2s2 2p2 3s2 3p6. Os elementos de um grupo tm a mesma configurao externa e se diferenciam pelo coeficiente, que indica o nmero quntico principal.

5. Os blocos da tabela peridica e seus grupos A tabela peridica, da forma como est disposta, possibilita a classificao dos elementos em blocos s, p, d e f (fig. 3.2), de acordo com as similaridades de suas configurao eletrnica. Dentro desses blocos, encontramos os elementos divididos em grupos, nos quais as caractersticas comuns entre os elementos de um bloco estreitamse ainda mais.

Configurao eletrnica dos elementos.

Penetrao e Blindagem
Para um determinado eltron em um tomo, quanto mais prximo do ncleo ele puder penetrar, maior ser o valor da Zef que ele sentir. No caso do Li, se considerarmos o eltron 2s externo a dois eltrons 1s de uma camada interna, ele (o eltron) experimentaria uma carga nuclear centrossimtrica lquida de 3e 2e = +e; isto , Zef seria igual a 1. Mas, a Zef do eltron 2s de 1,28 , o que sugere que o eltron 2s no permanece totalmente fora da camada dos eltrons 1s.
Podemos observar atravs da fig.1, que existe uma probabilidade maior que zero de o eltron 2s penetrar a camada 1s, e experimente a carga nuclear total. Um eltron 2p no penetra na camada interna to efetivamente porque ele possui um plano nodal no ncleo; deste modo, est mais blindado a partir do ncleo pelos eltrons mais internos.

Fig.1 A penetrao de um eltron 2s na camada interna maior do que a de um eltron 2p porque o ltimo cai a zero no ncleo. Deste modo,eltrons 2s so menos blindados do que eltrons 2p.

Podemos concluir que um eltron 2s tem uma energia menor (esta ligado mais firmemente) do que o eltron 2p, e desse modo configurao eletrnica do estado fundamental do Li : 1s2 2s1. Como resultado do efeito de penetrao e blindagem, a ordem de energia para tomos polieletrnicos normalmente: ns<np<nd<nf. A variao da energia dos orbitais atravs da Tabela Peridica est mostrada na fig.2. Como pode ser visto, os efeitos so bastante sutis e a ordem de energia dos orbitais depende muito do nmero de eltrons presentes no tomo. Por exemplo, os efeitos de penetrao so muito pronunciados para os eltrons 4s no K e no Ca e nestes tomos os orbitais 4s tem uma energia menor que os orbitais 3d. Contudo, do Sc at o Zn os orbitais 3d no tomo neutro tem energia muito prxima, porm menor, que a energia dos orbitais 4s; por isso, os 10 eltrons seguintes entram nos orbitais 3d, na seqncia de elementos.

Fig.2 Uma representao mais detalhada dos nveis de energia de tomos polieletrnicos na tabela peridica.

Вам также может понравиться