Вы находитесь на странице: 1из 17

MinistriodaGeologiaeMinas

LeidasMinas DecretoleiISrieN317deJaneirode1992

CAPTULOII (DisposiesGerais) Artigo1 (mbito) A presente lei aplicvel a todas as operaes destinadas obtenodeconhecimentocientficodoterritriodaRepblicaPopularde Angola, dos pontos de vista geolgico e mineiro, assim como descoberta,caracterizao,avaliaoeexploraodosrecursosminerais, squaiscompreendem: a)Os estudos geolgicos e respectiva cartografia escala conveniente b)A prospeco, a pesquisa e o reconhecimento dos recursosminerais c) Aexploraoeabeneficiaodosrecursosminerais d)Acomercializaodosrecursosminerais.

Artigo2 (RecursosMinerais) 1.Sorecursosmineraisparaefeitosdapresentelei: a) As jazidas minerais existentes no solo, no subsolo, na plataforma continental e noutros domnios territoriais estabelecidos em convenes ou acordos internacionais, sobre osquaissejaexercidaasoberanianacional b) Os componentes minerais teis de escombreiras e outras acumulaes resultantes de outras actividades da laborao mineira ou fabril e que possam ser economicamente aproveitveis.

2.Soexcludosdodispostononmeroanterior: a) Osolo,comocamadavivadacrostaterrestre b) Os hidrocarbonetos lquidos e gasosos no seu estado natural e jazidasprimrias.

Artigo3 (PropriedadedosRecursosNaturais) Os artigos minerais definidos no artigo 2 so propriedade do EstadonostermosdaLeiConstitucional.

CAPTULOIII (Dasoperaesedireitosmineiros)

Artigo4 (Execuoecontrolodolevantamentoeestudosgeolgicos) 1.ConstituiatribuiodoEstado,atravsdeorganismocompetente: a) A execuo de cartografia geolgica do territrio nacional, podendo, para o efeito recorrer a contratos com entidades especializadas, nacionais ou estrangeiras, mediante acordos ou contratosdecooperao b) O controlo de informao geolgica, bem como a sua compilao,divulgaoepublicao. 2. As entidades concessionrias de direitos mineiros, incluindo as da indstria de petrleos, podero realizar levantamentos geolgicos, no mbitodassuasactividadesnormais. 3. Para os efeitos da alnea b) do n 1, os dados e resultados dos trabalhoseestudosgeolgicos realizadosearealizarpelasentidades concessionrias de direitos mineiros, incluindo as empresas de actividade petrolfera, sero obrigatoriamente fornecidos, logo aps a suaconcluso,aoorganismocompetentedoEstado.

Artigo5 (Prospeco,PesquisaeReconhecimentodeRecursos Minerais) 1. As operaes de prospeco, pesquisa e reconhecimento de recursos minerais devero ser normalmente executadas, mediante contratosaestabelecerparaoefeito. 2. As operaes de prospeco, pesquisa e reconhecimento podero ser, tambm executadas por empresas mineira, estatais, mistas, privadas, conjuntas e associaes em participao constitudas de acordo com a legislao em vigor, mediante licenas de prospeco. 3. A licena de prospeco ser concedida, quando houver interesse para o Estado, a quem requerer e oferea comprovadas garantias de idoneidade, capacidade tcnica e meios financeiros para a execuo correcta das operaes e para os objectivos a que se prope. 4. O Estado poder promover, atravs do organismo competente, concurso ou convite pblico para a apresentao de propostas destinadas atribuio de licenas de prospeco numa ou mais reaspreviamentedelimitadas. 5. Cada licena de prospeco corresponder a uma rea bem delimitada e de configurao geomtrica, simples e a um perodo mximodecincoanos,incluindoassuaseventuaisprorrogaes. 6. Cada licena de prospeco poder ter como objectivo uma ou mais operaes de prospeco, pesquisa e reconhecimento de um ou mais tipos de mineralizao ou de jazidas. A descoberta de outras mineralizaes no decurso da realizao dos trabalhos, poder obrigar alterao das disposies do respectivo contrato setalinteressaraoEstado.

Artigo6 (ConcessodeLicenadeProspeco) 1.Aconcessodalicenadeprospecoserfeitamediantecontrato comoorganismocompetentedoEstado,apsaautorizaoprvia doConselhodeMinistros. 2. Do contrato constaro todas as condies no contempladas pela legislaoemvigor,isto,osdireitoseasobrigaesdecadauma daspartescontratantes,nomeadamenteasseguintes: a) Atribuio do regime de exclusividade para a realizao das operaes de prospeco, pesquisa e reconhecimento da rea definidapelalicenadeprospeco b) Plano de prospeco, de pesquisa e de reconhecimento a desenvolver pelo detentor da licena de prospeco, no qual devero constar os objectivos a atingir, as restries referidas no nmero 5 do artigo anterior, o calendrio das operaes, estudoseoutrostrabalhos,osinvestimentosmnimosarealizar, a tecnologia a utilizar, a qualificao do pessoal tcnico a sua especializao, os operadores, o calendrio de abandono das reasseminteresseetodososoutrosdadosnecessriosparaa boacompreensodametodologiaedosmeiosautilizar c) Condies de prorrogao do perodo inicial de validade de licena de prospeco, uma das quais ser o abandono de 5% dareainicialmenteatribuda d) Integrao mxima de trabalhadores angolanos, em funo da sua qualidade, devendo ser dada prioridade absoluta sua formao profissional, a levar a efeito a expensas do detentor da licena de prospeco, segundo programa especfico e pormenorizado e) Utilizao preferencial de empresas angolanas, como subcontratadasquando estastenhamqualificao ecapacidade suficientes f) Fornecimentoperidico,pelodetentordalicenadeprospeco, ao organismo competente do Estado, de todos os dados colhidos e informaes obtidas, no decurso da execuo do programa,sobaformaderelatrio

g) Cumprimentopelodetentordalicenadasnormasdesegurana prescritasenormalmenteexigidas h) Compensao, pelo detentor da licena de prospeco, dos danos causados a terceiros, em consequncia das operaes realizadas i) Acessoouobteno,pelodetentordalicenadeprospeco,da informaodisponvel,decractergeolgicomineiro,da rea a querespeitaoprograma j) Estabelecimento preciso do regime fiscal particular a aplicar e garantiasdocumprimentodomesmo k) NormasdeacompanhamentoefiscalizaoporpartedoEstado, daexecuodoprograma l) Penalizaes por falta de cumprimento das disposies do contrato m) Garantia, para o detentor da licena de prospeco, de um nicointerlocutor,porpartedoEstadoangolano,emtudooque respeitasdisposiesdocontrato n) Condiesdeconcessodosdireitosdeexplorao,nocasode descobertadejazidascominteresseeconmico o) Cauoaprestarpelodetentordalicenadeprospeco p) Condies de reembolso do investimento, a partir dos rendimentosdaexplorao,seestavieraterlugar. 3. As licenas de prospeco no so alienveis, transmissveis ou negociveis, salvo prvia e expressa autorizao do Conselho de Ministros. 4. Orecursoaterceiros,pelodetentordalicenadeprospeco,para obteno de fundos para o investimento, carece de prvia aprovaodoorganismocompetentedoEstadoangolano. 5. permitida a subcontratao de empresas especializadas em operaes restritas sem prejuzo das responsabilidades assumidas pelodetentordalicenadeprospecoperanteoEstadoangolano.

Artigo7 (Cessaodalicenadeprospeco) Alicenadeprospecocessarosseusefeitosquandoocontrato queaoutorgoudeixardeservlidoporqualquerdasseguintesrazes. a) Poracordoentreaspartes b) Porcaducidadedocontrato c) Por denncia pelo Estado, quando o detentor da licena de prospeco no cumprir as obrigaes que, para esse efeito, forem indicadas no contrato, por razes que lhes sejam imputveis e o incumprimento no possa ser solucionado por mtuo acordo. Em tal caso, o detentor da licena poder recorreraodispostonoartigo23 d) Por denncia pelo detentor da licena de prospeco quando este possa fazer prova da inviabilidade tcnica de encontrar jazidas minerais com interesse econmico, na rea abrangida por qualquer licena ou da impossibilidade, por motivos comprovadamente de fora maior, de dar cumprimento s disposiescontratuais.

Artigo8 (Descobertaderecursosminerais) Qualquercidado,nacionalouestrangeiroque,porsimplesinspeco doterreno,descubrarecursosmineraiseque,nostermosdapresentelei, nopossaounoestejainteressadoemobterumalicenadeprospeco outtulodeexploraoounorenaascondiesnecessriasparaesse efeito, ter o direito a um prmio a estabelecer em diploma adequado, pela comunicao e descoberta ao organismo competente do Estado se estecomprovaroseuinteresseeconmico.

Artigo9 (Avaliaoeclassificaodasreservasderecursos minerais)

1. Adefinioeaavaliaodasreservas,bemcomoassuasalteraes, comoconsequnciadenovosestudosgeolgicos,deoutrostrabalhos de prospeco, pesquisa ou reconhecimento, da utilizao de novas tecnologias, de diferentes critrios ou normas de avaliao ou de variaes da situao dos mercados, ficaro sujeitos a aceitao e aprovaopeloorganismocompetentedoEstado. 2. A classificao das reservas ser a que constar no Regulamento da presentelei. 3. Nenhumprojectodeexploraoderecursosmineraispoderserposto em execuo antes da aprovao da avaliao das respectivas reservas,peloorganismocompetentedoEstado.

Artigo10 (ExploraodosRecursosMinerais) 1. A explorao dos recursos minerais s poder ser iniciada aps a aprovaodorespectivoplanodeelaborao. 2. Cada plano de explorao corresponder a uma mina e obedecer regulamentaoespecficasobreamatria,snormasconsagradasna tecnologia mineira e ao respectivo estudo de viabilidade tcnica e econmica, tendo em vista a explorao racional das reservas disponveis. 3. Doplanodeexploraofarparteintegranteoprojectodetratamento de recursos minerais, tendo em vista as operaes de beneficiao, podendo ainda ser nele includos projectos de instalaes metalrgicas.

Artigo11 (Concessodedireitosdeexplorao) 1. Aexploraodosrecursosmineraisumaactividadeempresarial, sendoosdireitosdeexploraoconcedidosmediantettulode explorao,sobaformadecontrato,comoorganismocompetentedo Estado,apsautorizaoprviadoConselhodeMinistros. 2. Aconcessodedireitosdeexploraonoimplicaaposse,pelo concessionrio,dasuperfciedoterrenoondeselocalizamasjazidas mineraiseascorrespondentesinstalaes. 3. Asoperaesdeexploraospodemserfeitasporempresas mineraisestatais,mistas,privadas,conjuntas,associaesem participao,constitudasdeacordocomalegislaoemvigoredesde queobedeamaumadasseguintescondies: a) Seremtitularesdelicenasdeprospeco,aoabrigodas quais tenham sido concretizadas a descoberta e a avaliao, mediante estudo de viabilidade tcnico econmico,deumaoumaisjazidasminerais b) Serem empresas constitudas com a participao de um ou mais detentores de licena de prospeco ao abrigo das quais tenha sido concretizada a descoberta e a avaliao mediante estudo de viabilidade tcnico econmico,deumaoumaisjazidasminerais c) Terem oferecido condies aceitveis para o Estado em propostasapresentadas,desuainiciativaouemresposta a concursos ou convites pblicos promovidos pelo organismo estatal competente, em relao a jazidas j conhecidaseavaliadas d) Terem sido contratados pelo detentor de ttulo de explorao.

4. Poderoexceptuarseaodispostonosns1e3dopresenteartigo,as areias, os burgaus, as argilas, outras rochas directamente aplicveis na construo civil, no territrio nacional, ou que constituam, exclusivamente, matriaprima principal para as indstrias transformadorasnacionais,cujosdireitosdeexploraoserotambm objecto de concesso por documento especfico, no s a empresas mineirasestataismistas,mastambmaquaisquerempresasprivadas, conjuntas,associaesemparticipaoecooperativasconstitudasde acordocomalegislaoemvigor. 5. Cadattulodeexploraorespeitaraumademarcaomineira,cujos limitesdeveroserrigorosamentedefinidoseestabelecidosnoterreno correspondente rea julgada necessria para levar a efeito o plano deexploraoaprovadoeparaasinstalaesmineiras,detratamento industriaiseauxiliares. 6. permitida a subcontratao de empresas especializadas em operaes restritas,na fasedeimplementaoda mina, aps oincio daexplorao.Asubcontrataodequaisquerentidadesouempresas carecedeaprovaodoorganismocompetentedoEstadoAngolano. 7. O recurso a terceiros, pelo detentor do ttulo de explorao, para obtenodefundosparaosinvestimentosnecessriosexecuodo plano de explorao carece de aprovao do organismo competente doEstadoangolano. 8. OEstadoangolanotemodireitodeoponaaquisiodeaces ou quotas das empresas concessionrias de direitos de explorao bem comodosttulosdeexplorao.

Artigo12 (Contedodosdireitosdeexplorao) 1. Odireitodeexplorao,paraalmdospoderesdeextracoincluios deexecuodasoperaesdetratamentodosrecursosmineraisbem como os de comercializao e ainda os de alterao da configurao natural do solo, do subsolo, da plataforma continental e de outros domnios estabelecidos em convenes internacionais, sobre os quais seja exercida a soberania nacional, de acordo com o estabelecido no artigo21dapresentelei. Nombitoenavignciadocontratodeexploraoea requerimentodosrespectivostitulares,poderserdeterminada,attulo excepcional,aintegraonasreasvizinhasnumanicaconcesso quandodaresulteumaproveitamentoeconmicoenacionaldos respectivosrecursos. 2. Decadattulodeexploraoconstaroosdireitoseobrigaesdo respectivotitular,tambmdesignadoporconcessionrios, nomeadamenteosseguintes: a) Cumprimento, pelo concessionrio, do plano de explorao aprovado pelo organismo competente do Estado como das normas respectivas e de regulamentao em vigor, segundo a melhormetodologiadatecnologiamineira b) Cumprimento,peloconcessionrio,dosprazosdeexecuodas operaesedoprogramadeproduoestabelecidos,mantendo a explorao activa, salvo autorizao expressa do organismo competente de suspenso temporria ou definitiva da explorao, perante razes devidamente fundamentadas e aceitas c) Impedimento de execuo de explorao ambiciosa, entendida comooabandonodereservaseconomicamenteexplorveis d) Garantia de concessionrio quanto segurana dos trabalhadoresesalubridadedoslocaisdetrabalho e) Garantiadoconcessionrioquantoprotecodoambiente,da fauna, da flora e a recuperao dos solos destrudos e dos cursos de gua desviadas para evitar quaisquer danos s populaes

f) Formas e meios de assegurar a utilizao pelo concessionrio dos terrenos necessrios s actividades mineiras e implementaodasinstalaes,edifcioseequipamentos g) Condies de utilizao de guas superficiais e subterrneas existentes nas proximidades da rea de concesso que no se encontram aproveitadas ou cobertas por ttulos de explorao, observandoalegislaoemvigor h) Penalizao a aplicar aos concessionrios nos casos de falta de cumprimentodasclusulascontratuais.

Artigo13 (Duraodaexplorao) 1. A durao do direito de explorao poder corresponder, normalmente,aoperodonecessrioparaoesgotamentodasreservas minerais existentes, ponderadas as condies de mercado e a sua evoluo,paraassubstnciasmineraisteisaaproveitar. 2. Emregraserafixado,inicialmente,umperododeduraododireito de explorao inferior ao disposto no nmero anterior, a que se podero seguir um ou mais perodos de prorrogao nas mesmas condiesououtras,objectodenegociaes. 3. Poderserautorizada,peloorganismo,peloorganismocompetentedo Estado a suspenso ou a reduo das actividades de explorao quando houver justificao de natureza tcnica, econmica ou situaesconsideradaslesivasaoambiente. 4. A suspenso das actividades de explorao, no autorizao pela entidade competente do Estado, ou a reduo dessas actividades abaixo do ritmo estipulado no contrato, sero consideradas falta de cumprimentoinjustificado,fazendofuncionarasrespectivasclusulas. 5. No que respeita aos grandes projectos, o plano de explorao deve incluir o estudo e um ou mais projectos de actividades econmicas a desenvolverpeloEstadoangolano,ouqualqueroutraentidade,apso esgotamento das reservas das jazidas que constituem o objecto da explorao, a fim de facultar novos postos de trabalho aos trabalhadoresearecuperaoeconmicadessasmesmasreas.

Artigo14 (ReembolsodosInvestimentos) 1. asseguradoaosdetentoresdaslicenasdeprospecooreembolso dos investimentos realizados no cumprimento dos respectivos planos deprospeco,pesquisaereconhecimento,apenasapartirdoslucros de explorao das jazidas que forem descobertas ou valorizadas com essesplanos. 2. As condies, formas e prazos de reembolso sero afixados nos respectivos ttulos de explorao em funo da rentabilidade esperada,calculadaemcadaestudodeviabilidadetcnicoeconmica.

CAPTULOIV (Disposiesdiversas) Artigo15 (Regimefiscal) 1. Em cada licena de prospeco ser fixada uma taxa anual de superfcie, traduzida num montante em dinheiro, por quilmetro quadrado da rea atribuda, que ser revista para os perodos de prorrogaoseoshouverevarivelconsoanteoriscoestimadoparao investimento. 2. Em cada ttulo de explorao ser estabelecido, com preciso, o regimefiscalaplicvel,oqualcompreende: a) Um imposto sobre o valor dos recursos minerais extrados, a bocadamina,quandono houver tratamento ousobreovalor dos concentrados, quando houver tratamento, o qual resultar daaplicaodeumataxapercentualsobreovalordaproduo anual, a fixar de acordo com o valor unitrio de cada recurso mineral a extrair. Este imposto, tambm designado por royalty poder ser pago em espcie, quando tal modalidade convier ao Estado angolano. Em quaisquer dos casos, consideradoumcustodeexploraoeserpagomensalmente.

b) Um imposto de rendimento, um imposto industrial criado pelo Diploma Legislativo n. 35/72, de 29 de Abril, assegurando a possibilidade de reduo da sua taxa ou outros benefcios fiscais, a propor, em resultado da anlise efectuada ao estudo de viabilidade tcnica de cada projecto, de acordo com as disposiesqueregulamamatria.

Artigo16 (Provisesparaofundodedesenvolvimentomineiro) Osdetentoresdelicenadeprospecoedettulosdeexplorao, para alm dos encargos tributrios legais, ficam obrigados a contribuir comummontante,paraofundodedesenvolvimentomineiro.

Artigo17 (Extinoesuspensodedireitosmineiros) Osdireitosmineirospoderosertotalouparcialmenteextintos,ou temporariamentesuspensos,noscasosseguintes: a) Inutilidadedamanutenodosdireitosconcedidosouesgotamento dasreservasdosrecursosminerais: b) Verificaodotermodaduraodosdireitosmineirosconcedidos c) Manifestao de risco grave para a vida ou sade das populaes ououtroscasosdeforamaior.

Artigo18 (Comercializaodosrecursosminerais) 1. Acomercializaodosrecursosmineraisqueconstituemosprodutos da explorao, do tratamento ou da extraco metalrgica compete s empresas detentoras dos ttulos de explorao, do que daro conhecimento ao organismo ao qual compete o controle e fiscalizao da actividade mineira com justificao dos respectivos preos.

2. proibidaacomercializaoderecursosmineraisnacionaisqueno sejamprovenientesdeminasemexploraoautorizadaaoabrigode direitosmineiros. 3. Poder ser autorizada, pelo organismo competente, a comercializao de recursos minerais provenientes de trabalhos de pesquisa ou reconhecimento quando isso for tcnica e economicamentejustificvel. 4. A explorao e a importao de recursos minerais carecem de parecer prvio do organismo ao qual compete o controle da actividademineira.

Artigo19 (Trnsitodeamostrasederecursosminerais) 1. Fica sujeita a autorizao do organismo do qual compete a fiscalizao das actividades geolgicas o envio para o exterior do Pas de quaisquer amostras geolgicas e de lotes de recursos mineraisprovenientesdaexploraooudotratamento,destinadasa estudos,ensaios,anlisesouquaisqueroutrosobjectivos. 2. Fica sujeita, a autorizao do organismo ao qual compete a fiscalizaodasactividadesmineiras,otrnsitoderecursosmineirais oudeprodutosdaexplorao,paraforadasreasdasdemarcaes mineiras.

Artigo20 (Reservadaszonasmineiras) O organismo competente do Estado poder promover o estabelecimento de zonas mineiras reservadas, a fim de garantir a coordenaodaexploraodosrecursosmineraiscomoutrasactividades econmicas, no mbito do plano de desenvolvimento econmico do Pas ouparaimpedirinconvenientesdenaturezasocialourelacionadascoma segurana do territrio nacional ou, ainda, com o fim de preservar a natureza. O estabelecimento de zonas mineiras reservadas carece de parecerprviodoConselhodeMinistros.

Artigo21. (Danoscausadospelasactividadesgeolgicasemineiras) 1. A proteco da natureza e do ambiente constituem obrigaes que recaiam sobre as entidades detentoras de licenas de prospeco ou de ttulos de explorao quer sobre as suas associadas ou subcontratadas. 2. Os danos causados pelas actividades geolgicas e mineiras so os prejuzos provocados vida ou sade de pessoas, a animais, a casas, ao solo, a vegetao, as guas superficiais e subterrneas e a outros elementos naturais, em consequncia das operaes de prospeco, pesquisa, reconhecimento, explorao ou tratamento ou dequaisqueroutrasactividadesgeolgicasoumineiras. 3. Os danos causados pelas actividades geolgicas e mineiras implicam sempre responsabilizao da entidade detentora de licena de prospecooudettulosdeexploraoesujeioassaneslegais e ao dever de indemnizao, independentemente das disposies contratuais.

Artigo22 (Licenasdeusodeexplosivos) 1. As licenas de uso, transporte e armazenamento de materiais explosivos destinados s actividades geolgicomineiro sero concedidas pelo organismo competente do Estado mediante apresentaodelicenasdeprospecoouttulosdeexplorao. 2. A fiscalizao da aplicao do disposto no nmero anterior, ser exercida pelo rgo competente do organismo do Estado que superintende as actividades geolgicas e mineiras sem prejuzo das atribuies e competncias que cabem por lei a outros servios do Estado.

Artigo23 (Resoluodediferendos) 1. As divergncias que venham a surgir entre os organismos ou empresas do Estado e as entidades detentoras de licenas de prospeco ou de ttulos de explorao, sobre a interpretao, validade ou execuo das clusulas contratuais, sero resolvidas, primeiramente, por comum acordo e, no resultando este, por arbitragem,conformeoqueforestabelecidoemcadacontrato. 2. No caso de arbitragem, o juzo arbitral funcionar na Repblica Popular de Angola e ser instalado pelo tribunal cvel competente da Comarca de Luanda, salvo se for estabelecido em contrrio no contrato.

Artigo24. (Inspecoefiscalizaodasactividadesgeolgicasemineiras) As actividades geolgicas e mineiras, em geral, esto sujeitas inspecoefiscalizaodoorganismocompetentedoEstadoangolano.

CAPTULOV (Disposiesfinaisetransitrias)

Artigo25 (Regularizaodedireitosmineirosecontratos) Oscontratos,queestejamemvigordatadapublicaodapresente lei, continuam vlidos podendo ser renegociados e alterados mediante acordoentreaspartes.

Artigo26 (Revogao) revogadatodaalegislaoquecontrarieodispostonapresentelei, particularmente as Leis n. 5/79, de 27 de Abril e n.11/87, de 3 de Outubro.

Artigo27. (Regulamentao) Aregulamentaodapresentelei,deveserpublicadanoprazode180 dias.

Artigo28 (Dvidaseomisses) As dvidas e omisses resultantes da interpretao e aplicao da presenteleiseroresolvidaspordecretodoConselhodeMinistros.

Artigo29 (Leisupletiva) Constituidireitosubsidirio,emmatriadeContratosdeConcessode direitos mineiros, a lei angolana, salvo disposio legal estatuindo diferentemente.

Вам также может понравиться