Вы находитесь на странице: 1из 3

SZAJMAN, Abram.Empreendedorismo na Terceira Idade. Livro: Empreendedorismo, Trabalho e Qualidade de Vida Na Terceira Idade, Brasil, Edicon. 2009.pg.

37-49 Autor do Fichamento: Rayane de Souza Principais Conceitos e Idias Principais conceitos e/ou idias

O nmero de negcios criados e administrados pela terceira idade

Citao Literal (com meno da pgina) [] Vem aumentando significativamente, nos ltimos anos, o nmero de negcios criados e administrados por pessoas com mais de 55, 60 anos de idade - as que chegaram ao perodo que se convencionou chamar de terceira idade e que se aposentaram ou esto prestes a se aposentar. Ao mesmo tempo, cada vez mais expressivo o contingente de empresas que facilitam as situaes para seus funcionrios chegados a essa etapa da vida. Imbudas de alto grau de responsabilidade social, promovem cursos, do treinamento, oferecem-lhes uma gama de novos conhecimentos capazes de ajud-los a estabelecer seu prprio negcio ou ento, aprimorar expertise para funes de consultoria ou assistncia tcnica diferenciada, atuando como free-lancers ou como prestadores de servios, autnomos ou terceirizados. (SZAJMAN, 2009. pg. 37) [] O envelhecimento populacional um grande desafio do mundo atual abrangendo os pases ricos e pobres, embora de forma diferenciada. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), em 2010, divulgou que o Brasil tem 18 milhes de pessoas acima de 60 anos, representando 12% da populao brasileira, em uma populao geral de 190.732.694 habitantes. No Censo realizado h dez anos, o nmero de idosos era de 14,5 milhes (8%) da populao total). (BUENO, GOMES LOPES, pg. 40) [] O ndice de envelhecimento demonstra mudanas na estrutura etria da populao brasileira. Em 2008, para cada grupo de cem crianas de at 14 anos, existiam 24,7 idosos de 65 anos ou mais. Para 2050, estima-se que existiro para este mesmo grupo 172,7 idosos.(p38) A estimativa de que em 2050 o nmero de pessoas acima dos 55 anos ou mais corresponda a 37% da populao brasileira (hoje so 14%), posicionando o Brasil entre os seis pases com maior contingente de idosos do mundo. Em 2050, os brasileiros com mais de 80 anos somaro 12 milhes [...](p39) Isso fez com que hoje o Brasil seja uma sociedade predominantemente urbana que experimenta nessas reas um intenso processo de envelhecimento populacional. (SZAJMAN, 2009. pg. 37)

O sculo dos Idosos

[] Esses indicadores despretensiosos de comportamento da produo e do trabalho na economia brasileira de hoje, ainda que no aferidos cientificamente, ressaltam tendncias que, se consolidadas e expandidas com eficcia, permitiro ao pas invejvel salto qualitativo em seu processo de desenvolvimento. Elas decretaro, certamente, o fim da obsolescncia precoce que hoje se faz do conhecimento tcnico e cientfico, da experincia profissional, ainda que altamente qualificada, da vontade de empreender e da capacidade de criar e executar, com talento e inovao, processos e produtos de alto significado econmico e social. Tambm traro de volta produo e ao cotidiano das empresas grande nmero de profissionais dos mais diferentes matizes, que, alm dos predicados O fim da obsolescncia precoce funcionais, tm grande maturidade para o enfrentamento de problemas, maior serenidade e experincia de vida para superar desafios, viso abrangente e alta confiana para o planejamento e o entendimento, alm de uma compreenso mais desenvolvida para entender reaes pessoais e do comportamento humano. (SZAJMAN, 2009. pg. 38) [] O comportamento humano, independente da idade, no pode ser padronizado ou generalizado. A velhice, em geral, vista como poca de declnio fsico e mental. As pessoas qualificadas como velhas so percebidas de forma estereotipada, e consideradas como sofrendo enfermidades, solido, tristeza e abandono. Vista como uma etapa de decadncia leva um decrscimo do status econmico e, sobretudo, do status social. (BUENO, GOMES LOPES, pg. 42) A Dificuldade da Reinsero do Idoso [] As respostas eficazes a este desafio no so fceis, mas existem e so exequveis. Uma das primeiras a ser considerada implica, certamente, a mudana radical da cultura de organizaes dos mais diferentes setores, dos mais variados portes, que ainda insistem em encarar seus empregados e colaboradores mais idosos como produtos que superaram a idade competitiva. (SZAJMAN, 2009. pg. 39) [] Mais grave, entretanto, que, para muitas administraes adeptas da teoria, o fim da idade competitiva comea aos 40, 45 anos. E termina, inexoravelmente, aos 60 anos, compreendendo, de fio a Respostas eficazes pavio, todo o profcuo perodo da meia-idade. (SZAJMAN, 2009. pg. 39)

Salgado (1980) enfatiza que o envelhecimento marcado por mudanas biolgicas, e tambm cercado por determinantes sociais que contribuem para esse processo. Varia de cultura para cultura e de sociedade para sociedade. Para o autor, o aspecto social do envelhecimento fundamental, pois significa que a idade social determinada por normas e expectativas sociais, que enquadram as pessoas em termos dos direitos e deveres, atribuindo tarefas a serem desempenhadas dentro das idades biolgicas e cronolgicas. ((SZAJMAN, 2009. pg. 42) [] Romper as limitaes culturais j conhecidas , evidentemente,fundamental.(p39) O terceiro volume da srie PNDA-2007 primeiras anlises mostra que a populao brasileira atingir, em 2030, um contingente de aproximadamente 204,3 milhes de pessoas, e o grupo populacional que mais cresce o que est situado acima dos 30 anos. A tendncia da populao viver mais aps os 60 anos, pois a expectativa mdia de vida subiu para 72,7 anos. Segundo o IBGE, estima-se que at 2015 cerca de 20% da populao tenha mais de 55 anos. A Fundao Seade, por sua vez, prev que at 2020 a populao com mais de 50 anos represente 46% do total de homens e 50% do total de mulheres.(p44) Este cenrio evidencia a necessidade urgente de mudana de rumo. Estimulando as boas potencialidades do brasileiro em relao ao empreendedorismo, trazer para este universo o homem de meia-idade, a terceira idade, aposentado ou no, dentro da proposta que formulamos antes: a de fazer desse ncleo de pessoas, essenciais tanto para a produo quanto para o consumo, colunas de sustentao de uma economia dinmica e em constante expanso. (SZAJMAN, 2009. pg. 44)

Mudando o rumo

Referncias Relevantes: SALGADO, M. A. Velhice, Uma Questo Social. So Paulo: SESC, 1980. Bueno, Maria Ermelinda; Gomes,Sandra Maura; Gelehrter, Ruth Lopes da Costa. A percepo Dos Idosos Sobre a Qualidade de Vida no Ambiente Institucional. Revista Portal de Divulgao.n.22, Ano II, jun. 2012: 39-49.Disponvel em: <http://portaldoenvelhecimento.org.br/revista/index.php/revistaportal/article/viewFile/248/270>

Вам также может понравиться