Вы находитесь на странице: 1из 13

Faculdade de Arquitetura de Lisboa / UTL

MIAGUPUT 2 Semestre / Turma A Grupo F Joo Mapo 20101088 / Nuno Pereira 20101086

Edificaes I No melhor pano cai a ndoa

ndice
1. 2. 3. 4. 5. Introduo Metodologia Apresentao do edifcio (localizao) Fichas patolgicas Concluso

Introduo
Com este trabalho o nosso grupo props-se analisar algumas patologias presentes na Faculdade de Medicina Veterinria. Pretendemos analisar o modo como estas se manifestam nos materiais / acabamentos face sua exposio s condies climatricas e outros agentes.

Metodologia
O trabalho foi desenvolvido segundo a observao e anlise dos pontos fracos ao nvel da durabilidade do edifcio, atravs da apresentao das suas fachadas e revestimentos, condutas de ventilao, remate de lajes, juntas, etc. Colocmos tambm algumas questes relevantes a dois estudantes da Faculdade, relativamente ao conforto que sentem nas atuais instalaes e o modo como este se reflete na sua funcionalidade, o impacto que as presentes patologias podero causar nos estudos e operaes que l se desenvolvem, entre outro

Localizao do edifcio

Ficha patolgica 1

Objeto em anlise: Teto e parede do bar da faculdade Estado de Conservao Anomalia: Manchas negras Causa: falta de ventilao Processo: Este um local onde a circulao do ar pouco frequente, o que, somando fraca luminosidade de que este usufrui, levou condensao. As manchas negras visveis derivam essencialmente da acumulao de humidade, juntamente com poeiras, fumos, etc. Impacto local: O impacto desta anomalia sente-se ao nvel esttico da superfcie em causa, incluindo a sua durabilidade. Medidas preventivas / reparao: Para prevenir esta situao deve-se recorrer a uma adequada ventilao do ar. Para reparar a degradao presente dever raspar-se as manchas da parede e recorrer a um novo revestimento ao nvel do estuque e da pintura.

Ficha patolgica 2

Objeto em anlise: parede de um corredor de acesso interior, rematada com teto falso. Estado de Conservao Anomalia: A parede apresenta uma degradao bastante acentuada ao nvel da sua pintura, bem como o aparecimento de fungos. O teto falso encontra-se em estado de podrido. Causa: A patologia deriva de infiltraes. Processo: Devido a uma racha na cobertura, a gua infiltrou-se, provocando uma concentrao de humidade que degradou o teto falso e posteriormente a parede adjacente. Com a ausncia de ventilao, a concentrao de humidade tornou-se propcia ao desenvolvimento de manchas e posteriormente fungos. Impacto local: A presente patologia provoca uma diminuio da qualidade esttica da parede, bem como uma degradao dos elementos que a constituem. Medidas preventivas/ reparao: Para reparar os estragos e prevenir uma futura segurana do elemento, dever-se- recorrer ao isolamento total de um novo teto falso, bem como a manuteno interior do espao que este oculta, inclusive ao nvel da cobertura onde a racha se situa. De seguida deve-se remover o estuque e a pintura da parede na zona afetada e revesti-la com uma nova camada de ambos.

Ficha patolgica 3

Objeto em anlise: Escadaria exterior, em beto

Estado de Conservao Anomalia: Desprendimento de lajes Causa: Abate de terras Processo: O sustentamento dos degraus em causa fracassou devido a um abatimento de terras, que provocou um desprendimento ao nvel do seu cobertor e espelho. Impacto local: esta patologia provoca no s uma menor durabilidade dos elementos que constituem a escada, mas tambm uma reduo parcial da qualidade funcional do percurso que esta sustenta. Medidas preventivas / reparao: Para devolver as qualidades estticas e funcionais desta escadaria devero ser removidas as lajes dos degraus afetados que, por se comearem a mover independentemente devido ao abate de terras, originaram deformaes e rachas. De seguida necessrio encher novamente de terra de modo a assegurar uma correta aplicao das lajes de beto correspondentes aos novos degraus.

Ficha patolgica 4

Objeto em anlise: Quina de um muro, na terminao de uma ponte. Estado de Conservao Anomalia: Racha Causa: Comportamento de trao Processo: A tenso gerada pelo comportamento mecnico da ponte ao nvel da trao deu origem a uma racha muito acentuada na extremidade onde esta se junta com o muro. Impacto local: A progresso desta racha poder dar origem a uma futura instabilidade da ponte. A sua presena ir tambm facilitar futuras infiltraes no piso inferior. Medidas preventivas/ reparao: Para assegurar uma durabilidade da ponte a longo prazo, necessrio remover os elementos afetados pela racha, e reconstruir a zona afetada do muro com novos elementos mais resistentes.

Ficha patolgica 5

Objeto em anlise: Pavimento exterior e pilar.

Estado de Conservao Anomalia: Rachas Causa: Infiltraes Processo: O cano visvel na fotografia poder apresentar uma rotura, que originou infiltraes nas juntas das lajes de beto, progredindo para rachas que se vo gradualmente expandindo. Impacto local: As presentes rachas provocam uma durabilidade progressivamente menor do pavimento. Medidas preventivas / reparao: Para resolver esta anomalia, necessrio substituir o cano em rotura, e proceder substituio de novas lajes de beto.

Ficha patolgica 6

Objeto em anlise: Fachada exterior, em alvenaria de tijolo burro.

Estado de Conservao Anomalia: Carbonatao Causa: Infiltraes Processo: A gua infiltrada ao nvel da cobertura foi saindo pelas presentes rachas e, ao secar, permitiu que os sais nela presentes cristalizassem na superfcie da parede. Impacto local: A anomalia provoca uma degradao completa dos materiais que a gua atravessou, neste caso o tijolo. Medidas preventivas / reparao: Para resolver esta anomalia, necessrio reparar a racha que provocou a infiltrao e recorrer remoo das zonas afetadas. Em seguida, dever revestir-se a parede novamente de tijolo.

Ficha patolgica 7

Objeto em anlise: Fachada exterior, em palhetas de beto. Estado de Conservao Anomalia: Fungos Causa: Concentrao de humidade Processo: A concentrao de gua proveniente das chuvas deu origem a fungos e lquenes. Impacto local: Esttico Medidas preventivas / reparao: Para resolver esta anomalia, necessrio raspar os fungos presentes e recorrer manuteno da superfcie afetada atravs de um novo revestimento ao nvel do reboco e da pintura. Para prevenir esta situao no futuro pode-se recorrer instalao de um novo elemento de escoamento das guas ao nvel da cobertura, que evite a queda e concentrao das guas da chuva nas palhetas de beto.

Ficha patolgica 8

Objeto em anlise: Fachada exterior, em palhetas de beto. Estado de Conservao Anomalia: Desprendimento da tinta / bolsas de ar Causa: Infiltraes / fraca capacidade de drenagem ao nvel da cobertura. Processo: A concentrao de gua proveniente das chuvas deu origem a uma infiltrao Impacto local: Esttico Medidas preventivas / reparao: Dever remover-se a camada de tinta nas zonas afetadas e proceder a uma nova pintura da fachada. Usar uma tinta constituda por ligantes 100% acrlico, impermeveis gua e permeveis ao vapor de gua.

Ficha patolgica 9

Objeto em anlise: Parede exterior.

Estado de Conservao Anomalia: Rachas Causa: Dilatao / retrao na zona de junta Processo: A presente junta deu origem a movimentaes mecnicas independentes dos elementos em causa, dando origem a rachas que permitiram infiltraes.

Impacto local: Esttico

Medidas preventivas / reparao: para prevenir a evoluo da racha presente, dever ser colocada borracha na junta de dilatao .

Ficha patolgica 10

Objeto em anlise: Fachada exterior, em palhetas de beto. Estado de Conservao Anomalia: Rachas Causa: Dilatao / retrao na zona de junta Processo: A presente junta deu origem a movimentaes mecnicas independentes dos elementos em causa, dando origem a rachas que permitiram infiltraes e que, por sua vez, deram origem ao desprendimento de tintas. Impacto local: Esttico Medidas preventivas / reparao: Para resolver esta anomalia, necessrio remover o revestimento das zonas afetadas pela concentrao de humidade, bem como a remoo dos materiais afetados e, antes de proceder a uma nova aplicao de novos elementos, colocar borracha na junta de modo a selar as movimentaes de ambas as partes.

Ficha patolgica 11

Objeto em anlise: Fachada exterior, em palhetas de beto. Estado de Conservao Anomalia: Rachas Causa: Comportamentos mecnicos das palhetas de beto Processo: As palhetas de beto deram origem a um comportamento de trao, que, por reservarem pouco espaamento entre a aresta da parede criaram rachas. Impacto local: O impacto sente-se a nvel esttico e ao nvel de durabilidade dos materiais afetados, bem como a fachada em questo, podendo eventualmente originar uma cedncia das palhetas de beto. Medidas preventivas / reparao: para prevenir uma eventual cedncia das palhetas necessrio reparar os elementos afetados pela tenso que estas proporcionam, e substitui-las por novos elementos de beto, com mais ferro que se fixe na parede em maior profundidade, ou ento utilizar novas palhetas menos largas, de modo a assegurar uma distncia maior entre a sua unio com a aresta da parede.

Вам также может понравиться