Вы находитесь на странице: 1из 56

Radioproteo na Sade

Por: Luciano Santa Rita Oliveira http://www.lucianosantarita.pro.br http://lattes.cnpq.br/8576030547171431

Objetivos da Radioproteo
Definio
Conjunto de medidas que visam proteger o homem, seus descendentes e seu meio-ambiente contra possveis efeitos indevidos causados por radiao ionizante proveniente de fontes produzidas pelo homem e fontes naturais modificadas tecnologicamente.

Objetivos da Radioproteo
Objetivos
Minimizar os riscos de efeitos biolgicos no ser humano Limitar dose em atividades profissionais Diminuir a probabilidade de efeitos de longo prazo (cncer, efeitos genticos, etc)

Objetivos da Radioproteo
Legislao
Normas CNEN (www.cnen.gov.br)
NN-3.01: Diretrizes bsicas de radioproteo NE-3.02: Servios de radioproteo NN-3.03: Certificao da qualidade de supervisores de radioproteo NN-3.05: Requisitos de radioproteo e segurana para servios de medicina nuclear NE-3.06: Requisitos de radioproteo e segurana para servios de radioterapia Portaria 453/98: Diretrizes de proteo radiodiagnstico mdico e odontolgico radiolgica em

ANVISA (www.anvisa.gov.br)

Objetivos da Radioproteo

Exposio do homem radiao ionizante

Objetivos da Radioproteo

Conceitos Fundamentais de Radioproteo

Conceitos Fundamentais de Radioproteo


Radiao diretamente ionizante: radiaes que possem carga eltrica (partculas alfa e beta), atuam principalmente por meio de seu campo eltrico e transferem sua energia para muitos tomos ao mesmo tempo. Radiao indiretamente ionizante: radiaes que no tem carga eltrica (ftons de raios X e gama), interagem individualmente com eltrons transferindo sua energia e produzindo ionizaes.
Obs.:ftons gama e raios X podem passar entre 02 eltrons sem produzir ionizao. Obs.:nutrons so radiaes indiretamente ionizante..

Conceitos Fundamentais de Radioproteo

A contaminao se caracteriza pela presena de um material indesejvel em determinado local. A irradiao a exposio de um objeto ou de um corpo radiao ionizante. Pode haver irradiao sem existir contaminao. Irradiao no contamina, mas contaminao irradia. irradia

Conceitos Fundamentais de Radioproteo


Poder de ionizao e penetrao das radiaes
Partcula alfa ():
alto poder de ionizao e baixo poder de penetrao

Partcula beta ():


alto poder de ionizao (menor que ) e baixo poder de penetrao (maior que )

Ftons gama ():


baixo poder de ionizao e alto poder de penetrao

Ftons de raios X:
baixo poder de ionizao e alto poder de penetrao

Conceitos Fundamentais de Radioproteo


Caractersticas de penetrao das radiaes ionizantes

Importncia de parmetros fsicas na radioproteo

Tempo

Importncia de parmetros fsicas na radioproteo

Distncia

Importncia de parmetros fsicas na radioproteo


Blindagem

Relao dose x efeito

Relao dose x efeito


Efeitos estocsticos:
So efeitos em que a probabilidade de ocorrncia proporcional dose de radiao recebida, sem a existncia de limiar. Isto significa, que doses pequenas, abaixo dos limites limiar estabelecidos por normas e recomendaes de radioproteo, podem induzir tais efeitos.

Efeitos determinstico:
So efeitos causados por irradiao total ou localizada de um tecido, causando um grau de morte celular no compensado pela reposio ou reparo, com prejuzos detectveis no funcionamento do tecido ou rgo. Existe um limiar de dose. A probabilidade de efeito determinstico nula para valores de dose abaixo do limiar e, e 100%, acima. 100% acima

Princpios da radioproteo

Justificao (prtica e exposies mdicas) Otimizao (da proteo radiolgica) Limitao da dose individual

Princpios da radioproteo

Justificao (prtica e exposies mdicas)


Nenhuma prtica ou fonte adscrita a uma prtica deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefcio para o indivduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado.

Princpios da radioproteo
O princpio da justificao em medicina odontologia deve ser aplicado considerando: e

que deve resultar em benefcio real para a sade do indivduo e/ou para a sociedade, tendo sido considerada a eficcia de tcnicas alternativas disponveis que no envolvam o uso de radiaes ionizantes; que a responsabilidade pela aplicao deste princpio de um mdico ou odontlogo (radiologia odontolgica).

Princpios da radioproteo

Otimizao (da proteo radiolgica)


Estabelece que as instalaes e as prticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o nmero de pessoas expostas e a probabilidade de exposies acidentais sejam to baixos quanto razoavelmente exeqveis, levando-se exeqveis em conta fatores sociais e econmicos, alm das restries de dose aplicveis.

Princpios da radioproteo

Restrio de dose (PR-3.01/004)


Com a finalidade de garantir um nvel adequado de proteo individual para cada IOE, deve ser IOE estabelecido, como condio limitante do processo de otimizao da proteo radiolgica, um valor de restrio de dose:
Nvel de registro Nvel de investigao

Princpios da radioproteo

Restrio de dose (PR-3.01/004)


Nvel de registro: registro
monitorao individual mensal de IOE deve ser igual ou inferior a 0,20 mSv para dose efetiva.

Nvel de investigao
monitorao individual de IOE deve ser, para dose efetiva, 6 mSv por ano ou 1 mSv em qualquer ms.

Princpios da radioproteo
Nvel de interveno (PR-3.01/007)

Princpios da radioproteo
Otimizao (da proteo radiolgica)
No emprego das radiaes em medicina e odontologia, deve-se dar nfase otimizao da proteo nos procedimentos de trabalho, por trabalho possuir uma influncia direta na qualidade e segurana da assistncia aos pacientes. As exposies mdicas de pacientes devem ser otimizadas ao valor mnimo necessrio para obteno do objetivo radiolgico (diagnstico e teraputico), compatvel com os padres aceitveis de qualidade de imagem.

Princpios da radioproteo

Limitao da dose individual


Os limites de doses individuais so valores de dose efetiva ou de dose equivalente nos rgos ou tecidos de interesse, estabelecidos para exposio ocupacional e exposio do pblico decorrentes de prticas autorizadas, autorizadas cujas magnitudes no devem ser excedidas.

Princpios da radioproteo

Os limites de dose
Incidem sobre o indivduo considerando todas as exposies, decorrentes de todas as prticas que o indivduo possa estar exposto;

No se aplicam as exposies mdicas; No devem ser considerados como uma fronteira entre seguro e perigoso.

Princpios da radioproteo

Princpios da radioproteo
Nas exposies ocupacionais normais, nas prticas abrangidas pela Portaria 453, o controle deve ser feito de maneira que:
Para IOE grvidas a dose na superfcie do abdome no exceda 2mSv durante todo o perodo restante da gravidez (aps notificao); Menores de 18 anos no podem trabalhar com raios-X diagnsticos, exceto em treinamentos; Estudantes com idade entre 16 e 18 anos, em estgio de treinamento profissional a dose efetiva anual no deve exceder o valor de 6mSv (dose equivalente - extremidades: 150mSv; cristalino: 50mSv; proibida a exposio ocupacional de menores de 16 anos; A dose efetiva anual de indivduos do pblico no deve exceder a 1mSv.

Grandezas Radiolgicas e Unidades

Alm das grandezas que conhecemos e suas unidades no Sistema Internacional (SI), existem outras grandezas, que so aplicadas as radiaes ionizantes e radioproteo:
Exposio; kerma; Dose absorvida; Dose equivalente; Dose efetiva.

Grandezas Radiolgicas: Exposio


a soma das cargas eltricas de todos os ons de mesmo sinal (positivos ou negativos) produzidos no ar quando todos os eltrons gerados pelos ftons incidentes em uma massa so completamente freados no ar. Unidade de Exposio ser C/kg ou R; Taxa de exposio;
1R = 2,58 x10-4 C/kg . 1R/h = 0,258 mC/kg.h .

Grandezas Radiolgicas: Kerma

Grandeza definida por k = dEtr/ dm, onde dEtr a energia cintica inicial de todas partculas carregadas liberadas por partculas ionizantes no carregadas em um material de massa dm. A unidade SI o gray (Gy) :
1 J / kg = 1 gray (Gy)

Kerma no ar (kar) - grandeza definida para radiaes indiretamente ionizantes (ftons e nutrons).
Para a maioria das situaes estudadas em dosimetria externa, o kerma definido em um volume de ar de massa dm imerso em um meio constitudo tambm de ar, sendo assim definido como kerma no ar.

Grandezas Radiolgicas: Dose Absorvida

Dose absorvida a energia mdia cedida pela radiao ionizante matria por unidade de massa dessa matria; A unidade atual a dose absorvida o gray (Gy) :
1 J / kg = 1 gray (Gy)

Nas unidades antigas a dose era medida em rad :


1Gy = 100 rad

Grandezas Radiolgicas:
Dose Equivalente (HT)

Grandeza expressa por HT = DT x wR, onde DT dose absorvida mdia no rgo ou tecido e wR o fator de ponderao da radiao (fator de peso) que caracteriza o tipo de radiao incidente. A unidade atual a dose absorvida o sievert (Sv) :
1 J / kg = 1 sievert (Sv)

Nas unidades antigas a dose era medida em rem :


1Sv = 100 rem

Grandezas Radiolgicas:
Dose Equivalente (HT)
Fator de ponderao da radiao wR .

Grandezas Radiolgicas: Dose Efetiva


o produto da dose equivalente por um fator de peso de cada rgo ou tecido, e os resultados so somados para o corpo todo

onde HT a dose equivalente no tecido ou rgo e wT o fator de ponderao do rgo ou tecido. A unidade atual a dose absorvida o sievert (Sv) : 1 J / kg = 1 sievert (Sv) Nas unidades antigas a dose era medida em rem : 1Sv = 100 rem

Grandezas Radiolgicas: Dose Efetiva

Fator de ponderao do tecido ou rgo wT.

Efeitos da Radiao no ser humano


A interao da radiao com sistemas biolgicos gera uma variedade de mudanas biolgicas, que podem ser benignas ou malignas Essas mudanas podem se tornar evidentes imediatamente ou podem levar anos, ou geraes, para se manisfestarem. Em geral, a probabilidade de ocorrncias, tipo e severidade de tais mudanas depende de muitos fatores, alguns deles relacionados radiao e suas caractersticas, e outros com as caractersticas biolgicas dos sistemas atingidos.

Efeitos da Radiao no ser humano


A radiao ao atravessar os tecidos causa ionizao ou excitao dos tomos e molculas contidas nas clulas. Como a maior parte do corpo formado de gua, so essas molculas que so as mais atingidas pela radiao, ocorrendo a radilise da molcula de gua. A quantidade de dano biolgico produzido depende da energia total depositada, ou seja da dose de radiao.

Efeitos da Radiao no ser humano

Efeitos da Radiao no ser humano


Mecanismo de dano biolgico

Efeitos da Radiao no ser humano


Mecanismo de dano biolgico
Fase fsica: ocorre a deposio de energia pela radiao na forma de ionizao e/ou excitao de alguns tomos e molculas do sistema biolgico. Isto geralmente leva cerca de 10-13 segundos. Fase qumica: esta fase dura cerca de 10-10 segundos, e nela, os radicais livres, ons e os agentes oxidantes podem atacar molculas importantes da clula, inclusive as substncias que compem o cromossomo. Fase biolgica: esta fase varia de minutos a anos, dependendo dos sintomas. As alteraes qumicas produzidas podem afetar uma clula de vrias maneiras: morte prematura, retardo na diviso celular ou modificao permanente. O surgimento de efeito biolgico no significa uma doena e sim a resposta do organismo a um agente agressor. Fase orgnica: quando os efeitos biolgicos desequilibram o organismo humano ou o funcionamento de um rgo, surgem sintomas clnicos da incapacidade de repara tais danos, as doenas.

Efeitos da Radiao no ser humano

Efeitos da Radiao no ser humano


Fatores determinantes do efeito biolgico
Exposio a radiao ionizante Resposta biolgica de um sistema Os efeitos das radiaes ionizantes em um indivduo depende basicamente da dose absorvida (alta/baixa), da taxa de exposio (crnica/aguda) e da forma de exposio (corpo inteiro/localizada); Quanto maiores as taxas de dose e doses absorvidas, maiores a probabilidade de dano, de mutaes precursoras de cncer e de morte celular.

Efeitos da Radiao no ser humano

Radioexposio aguda em adulto (corpo inteiro)

Efeitos da Radiao no ser humano

Radioexposio localizada

aguda

Efeitos da Radiao no ser humano


Fatores determinantes do efeito biolgico
Resposta biolgica de um sistema
A resposta biolgica de um sistema, sua radiossensibilidade, varia grandemente radiossensibilidade dependendo do tipo de tecido e quantidade de tecido irradiada.

Efeitos da Radiao no ser humano

Fatores determinantes do efeito biolgico


Radiossensibilidade de um sistema
Radiossensvel: Radiossensvel Sistema hematopoitico (Nodos linfticos, timo, bao, medula ssea); Sistema digestrio (intestino, clon, esfago e estmago) rgos reprodutores (masculino e feminino)

Efeitos da Radiao no ser humano

Fatores determinantes do efeito biolgico


Radiossensibilidade de um sistema
Radiorresistente: Radiorresistente Sistema respiratrio; Sistema vascular; Pele; Tecido muscular; e Tecido nervoso.

Efeitos da Radiao no ser humano

Efeitos radioinduzidos
Os efeitos radioinduzidos podem receber denominaes em funo do nvel orgnico atingido (somticos e hereditrios), em funo do tempo de manifestao (imediatos e tardios) e em funo do valor da dose e forma de resposta (estocsticos e determinsticos).

Efeitos da Radiao no ser humano

Efeitos radioinduzidos
Efeitos somticos
Os efeitos somticos afetam a pessoa irradiada, podendo ainda ser divididos em agudos ou a curto prazo e tardios ou a longo prazo, dependendo do tempo de manifestao dos efeitos, que funo da dose absorvida, isto , quanto maior a dose, menor dose o intervalo de tempo entre a exposio e o aparecimento do efeito. efeito

Efeitos da Radiao no ser humano

Efeitos radioinduzidos
Efeitos hereditrios
Estes efeitos podem ocorrer quando as clulas do ovrio ou dos testculos so irradiadas. Se o vulo ou o espermatozide danificado for usado na concepo, as clulas do organismo novo contero o dano reproduzido.

Efeitos da Radiao no ser humano

Efeitos radioinduzidos
Efeitos estocsticos
So efeitos em que a probabilidade de ocorrncia proporcional dose de radiao recebida, sem a existncia de limiar. Isto significa, que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendaes de radioproteo, podem induzir tais efeitos. Entre estes efeitos, destaca-se o cncer.

Efeitos da Radiao no ser humano


Efeitos radioinduzidos
Efeitos determinsticos
So efeitos causados por irradiao total ou localizada de um tecido, causando um grau de morte celular no compensado pela reposio ou reparo do DNA (ADN), com prejuzos detetveis no funcionamento do tecido ou rgo. Existe um limiar de dose, abaixo do qual a perda de dose clulas insuficiente para prejudicar o tecido ou rgo. Isto significa que, os efeitos determinsticos, so produzidos por doses elevadas, acima do limiar, onde a severidade ou gravidade do dano aumenta com a dose aplicada.

Clculo de tempo mximo


1. Um IOE atuando em um servio de radiodiagnstico, teve registrado no relatrio de dose nos meses de julho, agosto e setembro os seguintes valores de dose efetiva: 0,4mSv, 3mSv e 4mSv. Nos meses anteriores do corrente ano os relatrios de dose registraram BG. Pergunta-se:
a) Algum nvel de restrio de dose foi atingido? b) Quais as aes que o responsvel pela radioproteo deve executar? c) Caso a dose efetiva seja mantida na mdia dos meses de agosto e setembro o limite anual ser alcanado? d) Qual a taxa de dose efetiva por hora do IOE no ms de setembro? e) Caso a dose efetiva do ms de outubro tenha novo aumento existir a necessidade de interveno nos procedimentos do IOE? f) Quais motivos poderiam justificar este valor de dose efetiva no IOE?

Clculo de tempo mximo


2. Com a instalao do novo equipamento emissor de raios X, modelo Intecal CR125, foi realizado um levantamento radiomtrico na sala de exame e nas demais dependncias do servio. Verificou-se que na sala de exame a taxa de dose era de 20uSv/h. Pergunta-se:
a) Qual a dose que o IOE estar sujeito em uma semana? b) Em um ms algum nvel de restrio de dose ser alcanado? Qual? c) Na letra B, em caso afirmativo, o responsvel deve tomar qual atitude? d) Para que o responsvel pela radioproteo mantenha a dose efetiva anual em 20mSv, qual deve ser a reduo na taxa de dose na sala de exame?

Obrigado
Luciano Santa Rita Oliveira http://www.lucianosantarita.pro.br e-mail: tecnologo@lucianosantarita.pro.br

Вам также может понравиться