Вы находитесь на странице: 1из 9

Definio o clculo das quantidades de reagentes e produtos que participam de uma reao.

. Podemos calcular essas quantidades em mols; em massa; em nmero de partculas (molculas ou tomos); em volume. Todo problema de clculo estequiomtrico est baseado na proporo em mols dos participantes da reao, seguindo a Lei de Proust ou Lei das Propores Constantes ("Numa reao qumica existe uma proporo constante entre as quantidades de reagentes e produtos). Isso nos permite utilizar a regra de trs simples para efetuar os clculos.

Exemplo:

Obs: O exemplo anterior nos permite ainda citar uma outra lei. A Lei da Conservao das Massas ou Lei de Lavoisier: Numa reao qumica a somatria das massas dos reagentes igual a somatria das massas dos produtos.

Note que para o experimentos 1 e 2 da reao anterior temos a conservao das massas dos reagentes e produtos:

Exemplos de exerccios resolvidos com Regra de Trs 1) Um automvel consome 1 litro de gasolina a cada 8 quilmetros rodados, portanto, para percorrer 24 km sero necessrios quantos litros de gasolina?

Resoluo por regra de trs: I) Com 1L de gasolina o automvel percorre 8km: 1L 8 km II) Ento para percorrer 24km precisar de x litros de gasolina: x L 24 km III) Vamos agora relacionar os itens I e II, escrevendo litro (L) embaixo de litro e quilmetro (km) embaixo de quilmetro: 1 L 8 km x L 24 km Obs: sempre escrever as unidades iguais uma embaixo da outra. IV) Em seguida, faremos uma multiplicao em cruz, para efetuar os clculos.

Resposta: So necessrios 3 litros de gasolina para percorrer 24 km.

2) Experimentalmente verifica-se que 44g de gs carbnico (CO2) so formados a partir da combusto (queima) de 12g de carbono (C). Calcular a massa de gs carbnico produzida na queima de 0,6g de carbono. Resoluo por regra de trs: I) A partir de 12g de C so obtidos 44g de CO2:

II) Ento 0,6g de C produzir x g de CO2:

III) Relacionar os itens I e II escrevendo g de C embaixo de g de C e g de CO2 embaixo de g de CO2:

IV) Logo em seguida fazer uma multiplicao em cruz, para efetuar os clculos.

Resposta: A queima de 0,6g de C produzir 2,2g de CO2.

Procedimento para resolver exerccios de Clculo Estequiomtrico A) Escrever a equao da reao qumica; B) Acertar os coeficientes (fazer o balanceamento = igualar o nmero de tomos); C) Obter a PROPORO EM MOLS atravs dos coeficientes estequiomtricos.

Exemplo: A) Escrever a equao da reao de obteno da amnia.

B) Acertar os coeficientes (balanceamento).

Fazendo o balanceamento, os nmeros de tomos de nitrognio e hidrognio antes e depois da flecha so iguais.

C) Obter a PROPORO EM MOLS atravs dos coeficientes estequiomtricos.

Obs: ao fazer o balanceamento da equao, automaticamente obtemos os coeficientes estequiomtricos que vo nos fornecer a proporo em mols.

Leitura da proporo em mols

Conhecendo as propores em mols, possvel montar algumas regras de trs para relacionar as quantidades de reagentes e produtos. Exemplos: Baseado na proporo em mols fornecida pela equao qumica balanceada, temos:

1) Quantos mols de nitrognio so necessrios para produzir 10 mols de amnia? a) Pela equao qumica balanceada temos que 1 mol de N2 reage e forma 2 mols de NH3: 1 mol N2 2 mols NH3 b) Portanto, para produzir 10 mols de NH3 sero necessrios x mols de N2: x mol N2 10 mols NH3 c) Escrevendo mol de N2 embaixo de mol de N2 e mol NH3 embaixo de mol NH3:

RESPOSTA: para produzir 10 mols de amnia so necessrios 5 mols de nitrognio (N2).

2) Quantos mols de hidrognio so necessrios para reagir com 0,5 mol de nitrognio? a) Pela equao qumica balanceada temos que 1 mol de N2 reage com 3 mols de H2: 1N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g) b) Portanto, para reagir com 0,5 mol de N2 sero necessrios x mols de H2:

0,5 mol N2 x mol H2

c)

RESPOSTA: para reagir com 0,5 mol de nitrognio necessrio 1,5 mol de hidrognio (H2).

Dados para auxiliar as transformaes:

Porm, dependendo da pergunta do problema, alm da relao MOL com MOL podemos ter as relaes das quantidades de reagentes e produtos na forma de: 1. MASSA com MASSA 2. VOLUME com VOLUME 3. NMERO DE PARTCULAS com NMERO DE PARTCULAS e outras variaes, tais como: 1. MOL com MASSA 2. MOL com VOLUME

3. MASSA com VOLUME e assim por diante. Portanto vamos apresentar uma tabela com as principais transformaes para relacionar as quantidades de reagentes e produtos de uma reao qumica. Para quaisquer transformaes das quantidades, sempre utilizaremos as propores mols. OBS: PARA FAZER A TRANSFORMAO DA QUANTIDADE DE MATRIA (MOLS) PARA MASSA (g), VOLUME (L) OU NMERO DE PARTCULAS, SEMPRE VAMOS MULTIPLICAR OS COEFICIENTES ESTEQUIOMTRICOS (PROPORO EM MOLS) PELOS FATORES DE TRANSFORMAES CORRESPONDENTES. Exemplos: 1) Para passar 1 mol de N2 para massa em gramas, basta multiplicar o coeficiente 1 pela massa molecular ou molar do N2:

2) Para passar 2 mols de NH3 para volume em litros nas CNTP, basta multiplicar o coeficiente 2 pelo volume molar de um gs nas CNTP:

3) Para passar 3 mols de H2 para nmero de molculas, basta multiplicar o coeficiente 3 pelo nmero de Avogadro:

Balanceamento das equaes qumicas - Exerccios resolvidos

Obs: Para reaes entre gases que no ocorram nas CNTP, tambm possvel trabalhar com volume (L). Utilizaremos a Lei Volumtrica (Lei de Gay-Lussac): Numa reao entre gases podemos ler as propores em mols como se fossem os volumes (L). Nesse exemplo a proporo em mols de:

O esquema a seguir mostra as possveis relaes entre as quantidades de reagentes e produtos:

Вам также может понравиться