Вы находитесь на странице: 1из 12

Vozes das Comunidades

SETEMBRO DE 2010 | VOZES DAS COMUNIDADES

Um jornal feito pelas comunidades a servio das comunidades

Setembro de 2010

Ano V

N 06

A disputa pela Barra da Tijuca

Um passeio pela produo cultural de favelas cariocas: teatro, funk, museu Pgina 3

Moradores de reas valorizadas enfrentam ameaa de remoo Pginas 5, 6 e 7

A cada 15 segundos uma mulher agredida no Brasil Pgina 10

Vozes das Comunidades vota a favor do limite da propriedade da terra Pgina 11

VOZES DAS COMUNIDADES | SETEMBRO DE 2010

Comunicao Popular

Infncia

A luta pela moradia uma luta anticapitalista


A luta pela moradia desconstri os valores capitalistas. A afirmao de Lurdinha, moradora da ocupao urbana Manoel Congo, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. A ocupao abriga 42 famlias, mas ainda no conseguiu sua legalizao. Seus moradores tm dificuldade de conseguir emprego, por causa da discriminao. O programa de gerao de emprego e renda que poderia ajudar a resolver o problema de trabalho, s pode ser implantado aps a legalizao. Um dos piores problemas sociais a excluso das pessoas do direito moradia. O sistema capitalista em que a gente vive desconhece o nosso direito. Se voc tem o dinheiro na mo pode comprar. Esse sistema, onde a gente vale pelo que tem, faz quem no tem pensar que no pode obter aquilo a que tem direito. A Constituio Federal afirma o direito do cidado moradia. Para Nelson Saule Jnior, professor de Direitos Humanos da PUC-SP, a dignidade da pessoa humana como define a Constituio, s estar garantida quando os componentes de uma moradia adequada forem reconhecidos pelo Poder Pblico. Esses componentes so: segurana jurdica da posse, disponibilidade de servios e infra-estrutura, custos da moradia acessvel, condies de morar, acesso fcil localizao e adequao cultural. Ou seja, na lei esse direito j est garantido. Mas a prtica do Estado outra. Leia mais sobre moradia nas pginas 5, 6 e 7 deste jornal.

No queremos a reduo da idade penal

PARA REFLETIR

Religio

"Ningum nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem ou ainda por sua religio. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela

Todas as crenas precisam ser respeitadas para que o mundo viva em paz
Por Gizele Martins A religio, do latino re-ligare, que significa religao com o divino, em muitos momentos na histria da humanidade teve papel decisivo tanto de construo, quanto de destruio. Muitos conflitos e guerras tiveram origem em conflitos religiosos. Hoje, algumas das religies mais antigas desaparecem. visvel isso dentro das favelas cariocas. H aproximadamente dez anos, o nmero de terreiros de umbanda e candombl, dentre outras religies africanas, era bem maior. J outras aparecem e com grande fora. As igrejas evanglicas tomam conta desses antigos espaos. As religies carregam em seu discurso a verdade absoluta. Isso pode ser perigoso e levar a disputas religiosas e criminalizao de outras religies. A religio um fenmeno que sempre existiu na histria da humanidade. O que significa que o respeito e a ateno a cada uma delas preciso.

EXPEDIENTE Setembro de 2010

Vozes das Comunidades

Jornal do Curso de Comunicao Popular e Comunitria do NPC Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - Centro - Rio de Janeiro - RJ Tel. (21) 2220-5618 // 9923-1093

Edio: Claudia Santiago - Diagramao: Daniel Costa Agradecimentos: Ana Lcia Vaz - Adriana Facina - Arthur William Brunto Zornitta - Gustavo Barreto - Guilherme Marques - Maria Lcia Pontes Marlia Gonalves - Maurcio Campos - Marina Schneider Reginaldo Moraes - Sheila Jacob - Vito Giannotti Apoio: Fundao Rosa Luxemburgo e Sindicato dos Engenheiros (RJ) Equipe: Adriana M. dos Santos - Alan Tygel - Alan Barcelos - Alexander Ferreira Altair Guimares - Ana Bartira - Arley Macedo - Beatriz C. Reis - Carla Romo Claudia Santiago - Charlene Paula dos Santos - Cristiano Magalhes - Daiana da Silva Dalva da Silva - Diego da Conceio - Eliete Rosa - Fabrcio Bonecini Gizele Martins - Guaraci dos Santos - Jane Nascimento - Jos Jorge de Oliveira Kenia Santos - Leandro Bonecini - Manuela Lima Green - Marco de Abreu Maria Zlia Dazzi - Mrio de L. Alves - MC Fiel - Noemia Caetano - Paulo de Oliveira Rafael Lopes - Ramon T. Araujo Rosana Almeida Franklin Rosngela Almeida Barcelos - Tatiana Lima - Vera Lcia - Vilde Dorian

As religies que vieram da frica


Por Ana Bartira A tradio da religio afrobrasileira parte do legado deixado por homens e mulheres africanas que contriburam de forma significativa para a construo do pas em que todos ns vivemos: negros e brancos, ricos e pobres, espritas, pentecostais, catlicos, ateus. Os terreiros de candombl e umbanda so lugares de acolhimento e cuidado do indivduo.O saber da cura no terreiro mantido e recriado pelas geraes. Nesse saber, h uma medicina tradicional praticada por no mdicos, mas por adeptos da religio. Ela consiste em um conjunto de saberes e poderes no mbito do sagrado e foras da natureza que sempre tm como ponto de partida o conhecimento e respeito aos antepassados.

SETEMBRO DE 2010 | VOZES DAS COMUNIDADES BRASIL TERRA DE MIL MSICAS: a periferia pede passagem e vai entrandoo

Opinio

Cultura, para quem?


FOTOS: CRISTIANO MAGALHES

Quem faz cultura na favela? E a cultura vendida na favela, pra quem ?

A cultura na Vila Autdromo


Por Charlene de Paula

xiste uma grande represso a todo tipo de cultura e arte produzida nas favelas e periferias do pas. Este tratamento no se d por preconceito de alguns setores da sociedade. Nem dos meios de comunicao, que so os principais divulgadores da cultura no pas. , principalmente, uma poltica de Estado. Os governos tm preferido tratar a favela, e tudo dentro dela, como problema de segurana pblica. Segundo o Dicionrio Aurlio adaptar pode ter diferentes significados. Pode ser Pr em harmonia, em conformidade: adaptar a linguagem ao tema. Mas tambm pode ser Aplicar convenientemente: adaptar os meios ao fim. Acomodar-se, conformar-se: adaptar-se s circunstncias. A cultura quando se adapta corre o risco de perder a identidade. Mas h outro lado nessa moeda. No podemos dizer que no h nenhum tipo de reconhecimento da cultura do morro. A favela muitas vezes associada cultura de raiz, bero do samba e da cultura brasileira. Mas para que chegue ao asfalto, tem que ser adaptada.

Espetculo da Cia Marginal, na Mar

O que preciso para que a cultura da favela se adapte ao asfalto? preciso que ela combine convenientemente com os consumidores do asfalto, com a vida, com o cotidiano, com a moral do asfalto... O resultado disso a marginalizao e a criminalizao da cultura da favela. Os bailes funk so tratados como caso de polcia, os MCs como baderneiros. Toda a expresso artstica da favela ter sempre o selo de marginalizao, ou seja, origem garantida e qualidade duvidosa. Um gru-

po de teatro que trate das questes de sua comunidade ser sempre um Grupo de Teatro da Favela, e no um Grupo de Teatro. ONTEM O SAMBA, HOJE O FUNK. O Estado brasileiro tem se descomprometido em garantir espaos de produo, divulgao e de referncia da dessa cultura marginal. Nem hoje, nem s ontem, mas ao longo da nossa histria. O samba e a capoeira ganharam o mundo como smbolo da cultura brasileira. Mas foram muito reprimidos e marginalizados durante muito tempo. O mesmo acontece com o funk hoje.

oi preciso pouco tempo na simptica comunidade da Vila Aut-dromo, na Barra da Tijuca, para vermos a carncia de manifestaes culturais no local. um lugar onde as autoridades s entram de quatro em quatro anos e, quando entram, para remover ou tentar remover as pessoas. lugar de gente humilde e hospitaleira que resiste bravamente aos conflitos com o governo do Estado e com a Prefeitura. O nico lazer a quadra de futebol que fica na Associao de Moradores. Ao conversar com algumas pessoas, contatamos que muitos ali nunca foram ao teatro ou ao cinema. Os motivos so vrios. O principal o preo dos ingressos e o alto preo do transporte pblico. Essas duas coisas fazem com que os moradores fiquem em suas casas assistindo TV. Sobre a televiso A televiso no contribui em nada com a cultura. Pode-se at dizer que um veculo anti-cultural que, infelizmente, um dos prazeres do povo, para no dizer que o nico meio de entretenimento da classe trabalhadora. Meios alternativos As comunidades vm bravamente tentando superar a falta de manifestaes culturais e procurando meios que preencham essa lacuna. Na Vila Autdromo, o senhor Lus Carlos Silva, que trabalha com teatro h 12 anos, e faz apresentaes na comunidade. Em grande parte das comunidades h pessoas que doam seu tempo e disposio para o bem comum. So pessoas que encontram tempo e disposio para colaborarem com a cultura em suas comunidades. Parabns a todos os que gentilmente contribuem com a formao da identidade nas comunidades.
Charlene de Paula

NA FAVELA PARA A FAVELA: VISO FAVELA BRASIL


A cultura Brasil uma iniciativa Viso Favelaproduzida na favela, do rapper e faz? quem cineasta MC Fiell, 31 anos e morador da Favela vendida na favela, E a cultura Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A ideia reunir pra quem ? diferentes iniciativas e grupos que coloquem a favela no centro de seu debate, seja atravs da msica, do cinema, do jornalismo ou outro meio qualquer. Fiell diz retratar sua realidade atravs do RAP, identificado com sua natureza de protesto. Na favela ensina a desenvolver a poesia no projeto Pipa Avoada. Por um lado para ocupar o tempo da crianada, por outro porque importante formar um pblico para o Hip Hop. O curta 788 (Mc Fiell/2009), de sua autoria, j recebeu dois prmios em diferentes festivais e representante do ideal do Viso Favela Brasil. A rdio Santa Marta foi inaugurada oficialmente no dia 31.08.2010.

MC Fiell, no Santa Marta

MUSEU DA MAR Um espao de memria. Um museu para resgatar a histria, no para levar artistas do mundo para dentro da favela, mas sim para realar o que j existe l. Tome nota: Av. Guilherme Maxwel, 26 - Bonsucesso - Rio de Janeiro -Em frente ao SESI.

VOZES DAS COMUNIDADES | SETEMBRO DE 2010

Educao

Uma outra educaoo

Estudar pode ser uma aventura para quem mora em favela


Falta de verbas, m formao e escolas em meio ao bang-bang entre policias e traficantes so alguns dos problemas que os moradores das favelas encontram para formar seus filhos. Todo mundo concorda que Educao um problema srio, mas algum nos pergunta: o que achamos da educao que ns e nossos filhos recebemos?

Ncleo da UFRJ promove curso de Comunicao na Cidade de Deus


Por Marlia Gonalves* Desde maio o Ncleo de Solidariedade Tcnica da UFRJ realiza na Cidade de Deus um curso de extenso sobre anlise crtica da mdia e comunicao comunitria. A ideia do curso surgiu da necessidade de refletir sobre que mdia queremos produzir, desde a criao do Portal Comunitrio da Cidade de Deus, site que rene diversas instituies da comunidade. A turma, com cerca de 30 pessoas, j teve aulas de histria do Brasil, com Csar Queiroz Benjamin, e redao, com Claudia Santiago, alm de oficinas de pauta e produo de matrias. Ao final do curso ser produzido um jornal experimental com as matrias produzidas pelos alunos. O jornal ter o mesmo nome do curso: A Notcia por quem vive. Para mais informaes envie e-mail para comunicacao_soltec@yahoo.com.br. Conhea o Portal Comunitrio da CDD: www.cidadededeus.org.br. * Marlia jornalista convidada

verba do governo pouca e as con dies de trabalho no so favor veis. Nessas condies de trabalho, a nica coisa que segura os professores na escola o amor ao ensino. Para a professora Gernilda Maria, que trabalha h 42 anos em escolas, o que mais incomoda a falta de polticas de alfabetizao. Este, segundo ela, o primeiro passo para a construo da cidadania. Gernilda alerta que, para melhorar a educao no pas, tem-se que melhorar os salrios das professoras e dos professores. A guerra contra a Escola As escolas que ficam dentro das favelas se tornam alvo fcil nos tiroteios entre o trfico e a polcia, ou entre faces do

trfico. Essa a maior preocupao de Rosngela, me de Ramon Martins, aluno da Escola Municipal Canad, no Morro do So Carlos. Os alunos ficam expostos. Se o conflito for anunciado, a escola no abre e as crianas perdem um dia ou dois de aula. Se for no horrio de entrada ou sada, as crianas ficam presas na escola at o fim da operao. Falta transporte Enquanto uns sofrem com a Escola dentro da comunidade, outros sofrem com sua distncia. Na Vila Autdromo, Barra da Tijuca, no h trfico. Mas faltam creches, escolas, programas de educao para jovens e adultos e atividades culturais nos arredores. Mas ir de nibus para

a escola pode significar ficar no ponto at uma hora. Isto se o nibus parar! Falta motivao Alunas e alunos que estudam na Vila Moreti, em Bangu, reclamam dos professores. Wilda, 16 anos, diz que no explicam. Crisciele, 16 anos, completa dizendo que no se preocupam em saber se o aluno est entendendo ou no a matria. Alunos e alunas tambm criticam a baguna que muitos deles fazem na escola. Para Carlos, 14 anos, a escola muita chata, pois no tem nada pra fazer. Olhar pra quem ensina, oferecendo melhores condies de ensino um dos desafios para criar uma escola onde todos queiram estar.

Como combater os preconceitos entre os alunos


O que belo hoje pode ser feio amanh. O belo depende dos olhos de cada um
s casos de bulling crescem mais e mais nas escolas e no escolhem cor ou classe social para acontecer. So caracterizados pelo desrespeito que se tem contra alunos e alunas que no obedecem aos padres de beleza ditados pela nossa sociedade. Sofrem discriminao por serem altos ou baixos demais, gordos ou magros demais, terem o cabelo assim ou assado, enfim... Estas situaes so agravadas pela falta de preparado da equipe escolar de tratar do tema da diversidade. As crianas podem ser ensinadas que o belo algo transitrio. No sculo XVII as mulheres rechonchudas eram consideradas bo-

FOTO: AG. BRASIL

nitas. Cada sociedade tem uma definio diferente para beleza. Ento, burrice querer enquadrar as pessoas em um determinado padro. A desvalorizao no acontece apenas com indivduos. Ela se d tambm com determinados grupos sociais. Algo corriqueiro que, ao no conhecer a riqueza e beleza da cultura negra, se cria o estigma do negro como algo feio e ruim. Isto foi criado pela escravido. A tentativa de mudana desta mentalidade vem com a lei 10.639/03 que torna obrigatrio o ensino da histria e cultura afro nas instituies de ensino e nos d possibilidade de conhecer a cultura negra como algo belo e rico.

SETEMBRO DE 2010 | VOZES DAS COMUNIDADES

Luta pela moradia


Uma vida de resistnciaa

Zlia lutou contra ditadura e hoje enfrenta a remoo


Zlia Dazzi piauiense e est no Rio desde 1960. Veio visitar parentes, mas acabou ficando. Em 1966 foi morar no Arroio Pavuna, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na poca, o local tinha uma exuberante beleza natural, e era frequentado por pescadores da Lagoa de Jacarepagu.

oje, a situao mudou: Zlia est na frente de batalha pela perma nncia das casas da regio. Os moradores esto ameaados pelas obras que supostamente vo preparar o Rio para os megaeventos dos prximos anos. Perguntamos a Zlia se o Pan-americano de 2007 deixou algum legado. "Nada. O Maria Lenk vive fechado, e a arena multiuso foi privatizada". A militncia na vida de Zlia no novidade. Durante a ditadura, esteve na manifestao no Calabouo, que resultou na morte do estudante Edson Luiz, e tambm na passeata dos 100 mil, ao lado de

vrios artistas. Hoje, a luta pelo direito moradia, garantido na Constituio, mas negado a uma grande parte da populao carioca. Os problemas habitacionais na regio do Arroio Pavuna comearam em 2006, quando algumas casas da comunidade foram destrudas. A desculpa era o Pan-americano, mas o espao foi usado para a construo de um acesso ao condomnio Rio 2. A primeira na lista de remoo Hoje, a ameaa vem com a bandeira olmpica. A casa de Zlia encabea a lista

de desapropriaes por conta da Transcarioca, via que pretende ligar a Barra Penha. A obra ainda depende de uma autorizao do INEA - Instituto Estadual do Ambiente. Outra via que ser construda a Transolmpica. Esta vai desalojar outras comunidades no entorno, como Azalia e Oitero. O detalhe que ningum ainda recebeu carta de despejo; s sabem pelo jornal. Zlia j recebeu ligaes e at visitas de supostos representantes da Prefeitura. Mas garante que no vai se intimidar, e vai lutar junto com a comunidade para permanecer.

Zlia ainda se lembra da passeata dos 100 mil, recheada de jovens artistas. Ela inclusive aparece ao lado de Chico e Caetano, mas reclama que sempre cortada da foto. Perguntada sobre a falta de artistas famosos nas manifestaes populares de hoje, Zlia diz que seria positivo: "No mnimo o povo viria para ver os artistas", brinca. Marcelo Yuka e Tico Santa Cruz so uns dos poucos que aparecem em algumas manifestaes. "Os que participavam na poca da ditadura eram jovens; hoje desapareceram do cenrio poltico e artistas novos no ocuparam o espao.

FOTO: CLAUDIA SANTIAGO

Movimento Unio Popular rene comunidades da Zona Oestee

Ela do MUP
Alm de presidente da Associao de Moradores e Pescadores da Vila Arroio Pavuna, Zlia participa do Conselho Popular e do MUP - Movimento Unio Popular.
O MUP teve seu incio em 2002 numa grande assembleia na parquia de So Sebastio no Largo de Vargem Grande, com participao de mais de 1000 moradores das comunidades do entorno. Foi quando a populao demonstrou a necessidade da criao de um movimento social organizado para lutar por seus direitos terra e moradia. Alm da luta pela moradia, o MUP briga hoje pela despoluio da lagoa de Jacarepagu. Hoje no se pode mais pescar nela; est contaminada. Existem diversas indstrias farmacuticas no entorno, e condomnios despejam esgoto, diretamente na lagoa. E ainda por cima, os moradores do Arroio Pavuna que so responsabilizados por crimes ambientais, mas usam filtros nos esgotos. Zlia finaliza comentando a importncia de estudar comunicao popular nos movimentos sociais. Segundo ela, serve ao esclarecimento prprio e da populao, e melhora a maneira de se comunicar. Tem at a inteno de fazer um jornal para o Conselho Popular. "Seria importante divulgar direitos, leis e coisas que no saem na mdia convencional."

VOZES DAS COMUNIDADES | SETEMBRO DE 2010

Luta pela moradia

Lei clara: remoo s em ltimo caso e para locais prximos


Em Madureira, a favela de Vila das Torres est sendo demolida para construo de um parque. Na Zona Sul, a alegao da Prefeitura que se trata de rea de risco. As desculpas variam, mas o desrespeito ao direito de moradia da populao pobre o mesmo.

Prefeitura decretou a desapropri ao de 3.630 imveis na regio de Jacarepagu, Madureira, Vicente de Carvalho e Brs de Pina. O motivo alegado a construo da Transcarioca, via exclusiva para nibus que ligar a Barra da Tijuca Penha. H ainda a Transolmpica e a Transoeste, outra vias expressas que preparam a cidade para as Olimpadas, que ameaam de remoo vrias comunidades no Recreio e Jacarepagu. Em Madureira, a favela de Vila das Torres est sendo demolida para construo de um parque. Do outro lado da cidade, as casas da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, tambm esto sendo demolidas. Na Zona Sul, a alegao da Prefeitura que se trata de rea de risco. As desculpas variam, mas o desrespeito ao direito de moradia da populao pobre o mesmo. Demolio em Madureira Em Vila Torres, Madureira, a demolio de casas pela Prefeitura do Rio de Janeiro transformou a regio em rea de risco, segundo Eraldo de Oliveira Rosa, da Associao de Moradores de Vila Torres, em Madureira. Tem lugar que muita casa quebrada e entulho largado. Isso
FOTO: MANUELA GREEN

tudo acaba atraindo ratos e outros perigos. Alguns moradores foram indenizados ou receberam apartamentos. Outros continuam em suas casas, sob presso, numa rea destruda pela ao da prefeitura. Aqui voc no tem trfico de drogas, as crianas ficavam nas ruas at tarde antes de comearem a demolir as casas, desabafa Eraldo. A desculpa da Prefeitura um projeto de parque. O primeiro contato do prefeito com os moradores da comunidade foi feito em dezembro do ano passado. Um verdadeiro show, segundo Eraldo, para apresentao do projeto, com direito a telo e tudo. Os moradores estavam apreensivos, mas o prefeito garantiu: Vocs podem dormir tranquilos, porque ningum vai sair de Madureira. A comemorao dos moradores parecia um gol do Flamengo. A Prefeitura tambm prometeu que a associao acompanharia os moradores na negociao. A partir de maio deste ano, as remoes comearam, seguindo uma lgica bem diferente. O elo com a associao foi quebrado nos primeiros dias, porque os valores eram muito baixos e a presso sobre os moradores, muito grande.

As indenizaes no seguem nenhum critrio tcnico. Houve ofertas acima de R$ 55 mil, e tem casas boas avaliadas em R$ 10 mil, R$ 8 mil, comenta o presidente da Associao. Na primeira semana de junho, quebraram as primeiras casas. Os apartamentos oferecidos so em Realengo, num condomnio com apenas 290 unidades. As crianas que foram para l esto sem escola. Cerca de trezentas casas j foram demolidas, em Vila Torres, e outras 500 famlias aguardam em meio aos escombros e ameaas. Ameaam que no vo pagar mais, que vai pagar em juzo, que vai pedir uma reintegrao de posse. Quem recebe indenizao tem 10 dias para desocupar o imvel. Como comprar

casa sem dinheiro? E se no desocupar eles vm com a polcia ameaando recolher os mveis para o depsito. Cheios de autoridade!, protesta Eraldo. A Prefeitura tambm no oferece qualquer documento aos desapropriados. E o parque? Ningum sabe dele. A defensoria pediu esse projeto e eles no mandaram. O Ministrio Pblico e outros rgos tambm pediram e eles no mandaram. Nossa luta para que a Prefeitura respeite a lei orgnica 429: s remover em ltimo caso, e para local prximo, numa casa igual (ou melhor) a que a pessoa residia, afirma Eraldo. Se conhecssemos o Conselho Popular e a Pastoral antes, no teramos deixado a prefeitura marcar nossas casas!

Santa Marta::

Moradores temem que morro vire moradia para os ricos


Na Favela Santa Marta, em Botafogo, a presso econmica. Ocupada h quase dois anos pela UPP (Unidade de Polcia Pacificadora), o local foi valorizado e muitos moradores sentem dificuldade de se manter no local. O preo dos aluguis subiu. Surgiu a taxa de luz e, em breve, deve surgir a taxa de gua. Por enquanto, a taxa de luz cobrada pela Light fixa, independente do consumo. So 70 reais que pesam no oramento de muitas famlias. Estamos com dificuldade. um dinheiro que eu podia estar gastando com a alimentao da famlia, lamenta Leandro Serafim, 27 anos, que mora com a mulher e quatro filhos. A situao vai ficar cada vez pior com a promessa de outras taxas, se preocupa Leandro. Alguns moradores j pagam IPTU e brevemente pagaro gua. A situao a mesma na Providncia e em outras favelas ocupadas pela UPP. A comunidade concorda que deve pagar os tributos, mas eles precisam ser discutidos com a comunidade para que seja adequado realidade das pessoas. De outro modo, a tendncia a expulso dos antigos moradores, pobres, para transformar o morro em moradia de rico.

A cobiada vista do morro

SETEMBRO DE 2010 | VOZES DAS COMUNIDADES Fantasma da remoo: H 50 anos assustando moradores de favelass

Prefeitura remove os pobres para aumentar o lucro dos ricos


FOTOS: JANE NASCIMENTO

As moradias da classe trabalhadora em terras valorizadas pela beleza natural atrapalham o interesse do capital. Motivo pelo qual a urbanizao no tem chegado em vrias comunidades que no esto em reas de risco, mas ocupam terras que esto sendo alvo do interesse da iniciativa privada em acordo com alguns rgos governamentais.

ltair Guimares, presidente da As sociao dos Moradores da Vila Au tdromo afirma que a comunidade precisa de infra-estrutura e saneamento bsico. A Prefeitura prefere se dedicar a remover todos os moradores, do que melhorar sua qualidade de vida, mesmo contra a grande resistncia que temos mostrado durante tanto tempo, afirma. A Prefeitura alega que a remoo da Vila Autdromo, que fica prxima dos muros do Autdromo, ser feita porque a regio faz parte do permetro de segurana para os Jogos Olmpicos. Mas, se-

gundo Altair, h mais de 16 anos a comunidade sofre com tentativas de remoo Por trs, esto os grupos e pessoas interessadas na explorao imobiliria da regio, cercada de condomnios de luxo. Os moradores da Vila Azalia descobriram, pela internet, que a Transolmpica passar na rea onde fica a comunidade. Altair j enfrentou outras remoes. Nos anos 60, foi removido de uma comunidade no Leblon, Jardim de Alah, para a Cidade de Deus. Para a construo da Linha Amarela, de novo o expulsaram de sua casa. Est na Vila Autdromo h mais de 15 anos. A volta do fantasma da remoo A poltica atual da Prefeitura amedronta os moradores. Muitos ficam em pnico, sem saber se chegaro do trabalho e encontraro suas casas no lugar e seus filhos em casa. Os projetos no so discutidos com a comunidade. Muitas vezes, as informaes s chegam pela mdia ou com os reprteres. Quando a prefeitura percebe que a socieda-

de civil est mobilizada, faz de tudo pra desmobilizar e enfraquecer o movimento. Essa poltica do medo tem sido combatida com muita organizao. No Rio de Janeiro, a truculncia da Prefeitura levou o Ncleo de Terras da Defensoria Pblica do Estado do Rio de Janeiro a entrar com ao contra o Municpio. A ao contra a demolio arbitrria das casas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Houve invaso de imveis habitados, alm de danos em casas geminadas, acmulo de entulho e resduo de obras, queda de pedras, risco de desabamentos e corte de fornecimento de servios bsicos. Com a ao, os moradores da Ladeira dos Tabajaras conseguiram interromper, pelo menos temporariamente, a destruio de suas casas. Em So Paulo, a frente em defesa do Plano Diretor conseguiu, em 1 instncia, a invalidao do projeto de lei que a prefeitura tentava impor. A deciso jobriga a prefeitura de So Paulo a debater o assunto com a populao.

Altair Guimares - Vila Autdromo

Na Vila Autdromo vivem em mdia, 2.500 pessoas. So empregadas domsticas, faxineiras, pedreiros, padeiros, balconistas, costureiras e trabalhadores em servios gerais. A maioria recebe salrio mnimo.

VOZES DAS COMUNIDADES | SETEMBRO DE 2010

Sade

UPAS: voc est satisfeito com o atendimento? Escreva para ns.


As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) foram criadas em 2007 para desafogar as emergncias. Agora, ser que elas funcionam? A Secretaria Estadual de Sade diz que sim. Os usurios no esto de acordo. ucimar Rodrigues, 44 anos, mora na Nova Holanda. Ela diz que faltam pediatras na UPA da Mar. "Uma vez meu filho cortou a cabea. Levei ele na UPA daqui e no consegui atendimento porque me informaram que no tinha pediatra. Ainda ouvi que ali s conseguiria atendimento se fosse

algo grave. S consegui atendimento na Ilha do Governador. Em outra ocasio, quando procurei o servio para minha me de 69 anos, a histria foi a mesma" revela. "A sade aqui dentro da Mar muito triste, as pessoas dizem que a UPA no tem mdicos, s enfeite", afirma a comerciante Teresa Pereira, 47 anos, moradora da Vila do Pinheiro. Mnica Galvo, 30 anos, moradora da Vila do Joo, tambm reclama da falta de qualidade no atendimento. "No incio da UPA tnhamos mdicos, hoje no tem nada. Minha filha passou mal e quando eu cheguei no tinha mdico. No tem

clnico, no tem ortopedista, no tem nada", completa. De acordo com o Ministrio da Sade h 77 UPAs no Brasil. No estado do Rio de Janeiro so 37. A capital conta com 25 unidades, sendo seis de administrao municipal e 19 de responsabilidade estadual. O porte das UPAs planejado de acordo com o nmero de habitantes que utilizaro os servios. No caso da CDD, a UPA inaugurada em junho de 2010 foi projetada para atender 150 mil pessoas da regio. De acordo com a Prefeitura, que administra a unidade, esta UPA conta com atendimento mdico e odontolgico para crianas e adultos.

A Secretaria Estadual de Sade e Defesa Civil (Sesdec) avalia como positivos os resultados obtidos. De acordo com a assessoria de comunicao, "a rede de UPAs j realizou mais de 5 milhes atendimentos, distribuiu mais de 33 milhes de medicamentos e realizou 3,8 milhes de exames. A Secretaria realiza pesquisas que apontam que o ndice de satisfao dos pacientes e seus familiares com est acima de 74%, chegando em algumas unidades a 93% o ndice de satisfao", Entretanto, essa no a realidade retratada pelos usurios entrevistados por esta reportagem.

Tome nota:
Para fazer reclamaes e dar sugestes para a Sesdec sobre o atendimento nas UPAs estaduais, os usurios devem entrar em contato com a Ouvidoria da Sesdec, pelo telefone 0800-025-552, de segunda a sexta-feira de 7h s 19h. O servio no funciona nos feriados. J para os pacientes que procuraram UPAs municipais, os telefones de contato da Ouvidoria Central da Secretaria Municipal de Sade e Defesa Civil so 2976-2213, 2273-0846 e 2293-6462 e o funcionamento de segunda a sexta-feira em horrio comercial.

Um dia na UPA de Jacarepagu


Por Zlia Dazzi* Cheguei s 14h. Fiquei observando. Uma senhora fica na porta e chama um a um na fila de espera do lado de fora. Fui conversando com as pessoas que saam, mas para minha surpresa elas ainda estavam esperando o atendimento. Algumas me disseram que estavam ali desde as 9h da manh, que levaram uma hora na fila, mais duas horas para ser chamados para fazer a ficha e at aquela hora, 14h, ainda no tinham sido chamados para se consultar. s 14h40 algumas pessoas estavam saindo j atendidos. Perguntei a que horas chegaram na unidade. A resposta foi 6h da manh. Outros no queriam papo. Estavam mal humorados, xingando tudo e todos. Saiu um senhor xingando. Aproximei-me meio receosa de levar um fora e perguntei se ele no tinha sido atendido. Ele falou que a mulher dele estava passando mal e tinha chegado s 9h com muitas dores. Contou que ele chamou a enfermeira para passar a senhora na frente dos outros pacientes. Ela respondeu que queria conversar com a doente, mas no deu tempo. A mulher desmaiou. A, sim, ela passou na frente. O cidado estava furioso porque foi preciso que a mulher desmaiasse para ser atendida. Saiu uma jovem de nome Clara Maria reclamando que tinha chegado as 9 h e j ia dar 3h e ainda no tinha sido chamada. Perguntei quantas pessoas tinha l dentro. "30", ela respondeu. "S tem quatro consultrios para atender a todos". Ela estava preocupada porque tinha que levar para o trabalho um comprovante. A moa trabalha como caixa de farmcia. Perguntei a idade, ela disse que tem 18 anos. Depois disto, dei por encerrada a minha pesquisa na UPA de Jacarepagu. *Zlia reprter do Vozes das Comunidades

O Vozes das Comunidades quer saber a sua opinio sobre o atendimento nas UPAs ESCREVA PARA NS E DIGA: A) Voc conseguiu resolver o seu problema de sade? B) Quanto tempo voc teve de esperar para ser atendido. C) Voc recomendaria para um amigo doente que fosse a um destas unidades?

Nosso endereo: Rua Alcindo Guanabara, 17 sala 912 (ao lado da Cmara Municipal) CEP: 20031-130 - Centro - RJ Nosso e-mail:
jornalvozesdascomunidades@gmail.com

Nosso telefone: (21) 2220-5618

SETEMBRO DE 2010 | VOZES DAS COMUNIDADES

Segurana pblica
LEIS S NO PAPEL: Brasil ratifica convenes e tratados de direitos humanos, mas no os cumpree

Pastoral Carcerria denuncia tortura no Brasil


Depois de 25 anos do fim da ditadura militar a tortura ainda existe no Brasil. Essa a primeira frase do relatrio Uma Experincia de Monitoramento de Deteno para Preveno da Tortura, produzido pela Pastoral Carcerria. O texto revela que a tortura generalizada e que policiais e agentes penitencirios so os principais agressores. Por Tatiana Lima* Em maio de 1997 a Pastoral Carcerria entregou ao governo Austraco, Unio Europia e ao Alto Comissariado da ONU um documento com casos de tortura denunciados s autoridades brasileiras e que no resultaram em providncia alguma. Em seguida, membros da Anistia Internacional e da da Pastoral visitaram governos no mundo solicitando a ateno contra as torturas, extermnio e outros tratamentos cruis e degradantes no sistema prisional do Brasil. Porm, esta realidade continua presente. Entre os 211 casos recebidos pela Pastoral, entre 1997 e 2009, 51 se referem a casos de violaes contra presos envolvendo policiais, diretores de unidades, agentes penitencirios e delegados. No relatrio divulgado em 24.08, a Pastoral revela que a tortura ainda existe no Brasil. uma prtica perpertuada na realidade do padro de conduta da polcia brasileira, oriunda dos pores da ditadura militar.

Um caso igual a milhares de outross

Jovem inocentado depois de 16 dias de tortura


A tragdia de uma me que v o filho entrar num caminho sem volta

a sala de casa, sentada no sof estampado, num domingo de inverno, no dia 16 de agosto, estava Maria (nome fictcio). Brasileira, moradora de favela, faxineira aposentada e me de dois filhos. Um de 10 anos, outro de 29 anos. Um, estudante do 3 ano do ensino fundamental; outro traficante. Maria, sempre risonha, foi contando a histria de vida, luta, crime, castigo e medo que viveu nos ltimos anos. Como tantas mes, ela viu o filho mais velho desistir de estudar, no conseguir trabalho e se envolver com o trfico de drogas. Isso, ainda antes de completar 21 anos. Desde o primeiro dia, a cada ao da polcia no morro, o corao disparava. Mas fazer o qu? A gente fala, mas adianta?, indaga Maria, que j sabe a resposta. Batidas na porta Numa tera-feira, de abril de 2003, Maria acordou com batidas na porta de casa. L estavam eles: os policiais. Revistaram a casa e saram. Entretanto, o dia estava s comeando. Maria foi chamada pelos vizinhos: corre que pegaram teu filho. Ela correu para a

quadra. De cabea baixa, o filho mais velho olhava a me e balbuciava: - Me, fica calma. Foi junto para delegacia. Queria notcia do filho. Tambm queira entender o que estava acontecendo. Maria no burra. Sabe muito bem que o filho traficante e j esperava o dia que a delegacia seria o local de encontro do filho, na melhor das hipteses. Mas o filho sempre foi caf pequeno. Acontece que, atravs de uma denncia feita por um sequestrador relmpago preso no dia anterior daquela ao da policia, o filho foi acusado de ter realizado um seqestro seguido de morte. Ela sabia que s depois de vinte dias poderia ver o filho, mas todo dia tentava mesmo assim. A tortura e calvrio Se no fosse me, Maria conta que no teria reconhecido o filho. Os braos estavam muito roxos. O rosto inchado. O filho no se mexia muito. As dores no deixavam. Tentou evitar falar muito. At que a me suplicou por uma palavra. Falando um pouco enrolado, o filho respondeu que agora estava bem. Contou que tinha sido muito judiado, mas que um policial ficou com pena e deu para

ele pomada de arnica, remdio e um ch para aliviar as dores. O problema que a pena do policial s chegou depois de 16 dias de tortura. Aps ele ter ficado por dois dias preso, amarrado num pau, de ccoras, com um saco plstico na cabea, levando choques at sangrar e perder os sentidos vrias vezes. O saco s saiu da cabea quando desmaiou e acordou com gua jogada no corpo, j desamarrado e posto no cho frio. Foi quando percebeu que tinha perdido um pedao da lngua. Por isso, a resistncia em falar. No queria que a me se preocupasse muito. Mas estava to quebrado, que desistiu de esconder qualquer coisa. Maria continuou contando coisas, contratou um advogado. Pagou propina para o filho ter um pouco de conforto, como colchonete e televiso. O filho foi a jri popular. Alm de ser acusado do sequestro seguido de morte, tentaram ainda colocar mais outros dois homicdios nas costas dele. Tambm foi acusado de resistncia priso e porte de armas. No julgamento, a juza perguntou se o ru declarava-se culpado e inocente. A resposta veio rpida e firme: - Culpado de trfico. Culpado de porte de arma. Culpado de resistncia priso,

FOTO: TATIANA LIMA

senhora. Mas no sequestrei, no matei ningum. Nunca. Juri incenta a vtima O Jri popular foi unnime. Ficou provado que o filho de Maria no teve nenhum envolvimento em nenhum dos crimes de homicdio. Saiu do julgamento preso para pagar pelo que fez: trfico. Por trs anos e meio cumpriu pena em Bangu. O filho de Maria j est solto. Com bom comportamento cumpriu 1/ 6 da pena. Saiu da priso, mas no quis voltar para o morro onde nasceu, foi criado e se tornou traficante. Nos dois anos e meio de priso no aprendeu nada. No recebeu sequer um curso profissionalizante. A volta para o trfico Saiu da cela do sistema penitencirio de Bangu, ficou duas semanas junto da me e voltou para a cela do trfico em outro morro. A me j desistiu. Para ela no tem como o filho sair do trfico. O filho no deve nada. Continua a ser mais um caf pequeno. Mas ela pergunta: Ele vai sair pra onde? *Tatiana Lima jornalista

10

VOZES DAS COMUNIDADES | SETEMBRO DE 2010

Mulheres

A cada 15 segundos uma mulher agredida no Brasil


Entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres foram assassinadas: dez mulheres por dia so assassinadas no Brasil. A cada duas horas uma mulher morta no pas. 68% dos filhos assistem s agresses.
m 2010 a aprovao da lei Maria da Penha completa quatro anos. Esta foi uma grande vitria, pois torna crime e pune a violncia domstica contra as mulheres. A lei cria medidas de proteo como o afastamento do agressor da residncia. Mesmo assim, comeamos o ano com muitas mulheres sendo mortas por violncia de seus companheiros e ex-companheiros. Dayana Alves da Silva, 24 anos, morreu aps dois meses internada, depois de ser incendiada com gasolina por seu ex-marido. Orestina Soares, 53 anos, foi morta a pedradas por seu namorado, na Baixada Fluminense. E o mais conhecido caso, de Eliza Samudio, 25 anos, desaparecida e barbaramente assassinada. O principal suspeito seu ex-namorado. Para dar um basta nesta violncia, o Movimento de mulheres do Rio de Janeiro vem organizando uma srie de atividades. A inteno protestar contra

os casos de violncia contra a mulher e envolver a sociedade no seu combate. Mais de 1.000 assinaturas O Manifesto Por Mim, Por Ns e Pelas Outras, um abaixo assinado na internet (www.petitiononline.com/mulher8/), em um ms reuniu mais de 1.000 assinaturas. So feitas aes de rua com faixas, distribuio de materiais e encenaes. Tudo para cobrar do governo polticas pblicas de proteo mulher e que a lei Maria da Penha seja realmente cumprida. A ministra Nilcia Freire, da Secretaria de Polticas paras Mulheres, reconhece que ainda h desafios para a implementao da lei 11.340. Uma poltica de enfrentamento da violncia contra as mulheres precisa ser feita de maneira persistente e continuada. E muito importante tambm que os governos estaduais abracem essa luta e coloquem no centro das suas agendas essa questo, disse.

A URAR AJUD er ONDE PROC ento Mulh ndim ntro de Ate o - Rio Ce Centr Feij, 15 Rua Regente 2332-7199 Tel: Mulher ndimento ntral de Ate Ce Tel: 180

Mes meninas precisam ser cuidadas


Ter filhos muito cedo pode atrapalhar os planos das jovens mes. Como lidar com a gravidez precoce de muitas adolescentes e jovens? mesmo necessrio largar tudo para ficar em casa cuidando do recm-nascido? Como se prevenir de uma gravidez no desejada?
Camisinha, anticoncepcional, mtodos contraceptivos... Mesmo com toda a divulgao sobre como se prevenir de doenas transmitidas pela relao sexual e de uma gravidez, ainda h falta de informaes de onde adquirir esta preveno e de como usar. O resultado que muitas jovens se tornam mes muito cedo. A isto se soma a falta de dilogo entre os parceiros, vergonha de usar a camisinha, vergonha de conversar com pessoas mais velhas. Quando a gravidez acontece quase sempre recai sobre as jovens mulheres a responsabilidade de cuidar dos bebs. Elas largam a escola. Tive que deixar de estudar para cuidar da minha filha de quatro meses, pois no tenho com quem deixar e o pai dela no ajuda, afirma uma jovem me de 13 anos, moradora da Vila Autdromo, na Zona Oeste do Rio. No tenho do que reclamar da minha antiga escola, pois os professores eram timos conta Jssica, 19 anos e me de trs crianas. Ela mora na Vila Moretti e abandonou a escola para cuidar das crianas. Ter um filho muito cedo interfere nos planos e nos projetos de vida destes jovens. As jovens mes, principalmente, no encontram outra sada a no ser deixar de estudar para cuidar dos bebs ou trabalhar. Falta apoio da sociedade No deveria ser to difcil dar continuidade aos estudos em caso de gravidez se, de fato, nossos direitos fossem garantidos. Cabe aos governos garantir servios de sade, creches, e tambm a permanncia destas jovens na escola. LEI N 6. 202/75 . Garante s estudantes realizar exerccios escolares em casa do oitavo ms at os trs meses aps o parto. . Garante o afastamento e o direito de realizar as provas finais se for comprovado a necessidade mdica.

SETEMBRO DE 2010 | VOZES DAS COMUNIDADES

11

Reforma agrria

Vozes das Comunidades vota a favor do limite da propriedade da terra


Liberdade. Quem no quer liberdade? Liberdade de ir e vir, acordar ou dormir, trabalhar ou descansar, enfim, liberdade de ser ou no ser. Ningum ousaria dizer que contra a liberdade.
Por Alan Tygel aqui quando ns chegamos, como que algum pode vend-los? Como algum pode se dizer dono de uma coisa, se essa coisa j nasceu sem dono? Se no foi fruto do trabalho de nenhum ser humano? A juno destes dois absurdos: a liberdade apenas para comprar, e a terra transformada em mercadoria, resultou na vergonhosa concentrao de terras que temos hoje no Brasil. As terras de 1% dos proprietrios ocupam 44% do pas. Isso mesmo: cerca de 50 mil pessoas so donas de quase metade do Brasil, que tem uma populao de 190 milhes. Isso justo? justamente esta a pergunta que faz o plebiscito popular pelo limite de propriedade da terra. Os movimentos sociais querem saber se a populao acha correto esta desigualdade. Enquanto uns poucos tm terras a perder de vista, milhes de sem-terra seguem sofrendo em acampamentos precrios, em beiras de estradas sob a lona preta, sol e chuva. Saiba o que prope a campanha A Campanha pelo Limite de Propriedade da Terra prope uma lei que limite o tamanho mximo das fazendas a 35 mdulos fiscais. Um mdulo fiscal o suficiente para uma famlia se manter dignamente e produzir alimentos saudveis. O limite afetaria apenas 1% das fazendas do Brasil, e mesmo assim poderia liberar 200 milhes

AS DUAS PERGUNTAS DO PLEBISCITO

1 2

VOC CONCORDA que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite mximo de tamanho? VOC CONCORDA que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produo de alimentos saudveis e melhorar as condies de vida no campo e na cidade?

o entanto, quando olhamos para o mundo capitalista, percebemos que a liberdade fundamental uma s: a liberdade de comprar. Podemos comprar tudo o que quisermos: geladeira, fogo, carro, chiclete. At mesmo coisas que o homem tira da natureza ns podemos comprar: frutas, legumes, peixes. Mas no paramos por a. Elementos da natureza, que j estavam na Terra muito antes do ser humano chegar, at eles podemos comprar. gua. E terra. O que no se diz que temos a liberdade de comprar tudo apenas se tivermos dinheiro. Mas... Se a gua e a terra j estavam

de hectares para reforma agrria. Para fortalecer a lei, a campanha est coletando assinaturas pelo site: www.limitedaterra.org.br. Alm das assinaturas, est organizando a consulta popular - o plebiscito - cujo resultado vai ser divulgado em breve. Tanto as assinaturas quanto o resultado do plebiscito sero enviado cmara dos deputados junto com o projeto de lei. Por isso, quanto mais assinaturas e votos, melhor. O jornal Vozes das Comunidades vota a favor do limite, e vota SIM para as duas peguntas. Faa o mesmo!

12

VOZES DAS COMUNIDADES | SETEMBRO DE 2010

Vozes da Amrica Latina

Amrica ferve em iniciativas de Comunicao


Governos progressistas estimulam democratizao da mdia
Por Bruno Zornitta* problema no que as maiorias no tenham voz, e sim que estejam amordaadas. A frase do escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor do livro As veias abertas da Amrica Latina, que retrata a histrica explorao de nossos povos. Tanto no Brasil, como nos pases irmos de nossa Amrica, os poderosos dispem dos meios para gritar mais alto e fazer valer seus pontos de vista. Em suas mos, esto jornais, tevs, rdios qua-

se a totalidade da mdia. A Rede Globo do Brasil, a Televisa do Mxico, o grupo Cisneros da Venezuela e o Clarn da Argentina controlam 60% dos mercados de mdia na Amrica Latina. Hollywood produz 77% dos programas que assistimos na regio. Nossas vozes so o contraponto. Vozes que esto nas mdias comunitrias, nos veculos dos movimentos sociais e de gente que se dispe a fazer a guerrilha da informao. Nosso poder de fogo infinitamente menor que o de nossos inimigos, mas seguimos dia a dia como nosso trabalho de formiguinha.

O trabalho duro, mas os ventos sopram a nosso favor. O surgimento de governos progressistas em nossa Amrica sobretudo na Venezuela, Bolvia e Equador - um bom sinal. Polticas pblicas de incentivo s mdias comunitrias e contra o monoplio da informao comeam a ser adotadas na regio. Na Bolvia, por exemplo, o presidente Evo Morales criou a Rede de Rdios dos Povos Originrios da Bolvia, sob o lema a voz dos que no tm voz. A Venezuela adotou uma Lei de Responsabilidade Social em Rdio e Televiso. O Uruguai aprovou uma

das leis de radiodifuso comunitria mais avanadas do mundo. A Argentina aprovou, neste ano, uma lei de mdia anti-monopolista. E h muitos outros exemplos. Temos um longo caminho pela frente e o desafio grande. Mas a conjuntura internacional nunca foi to favorvel a ns. A Amrica Latina ferve em iniciativas democrticas de comunicao. Do norte do Mxico ao sul da Argentina, tamo junto e misturado. *Bruno Zornitta jornalista convidado a escrever no Vozes das Comunidades

Вам также может понравиться