Вы находитесь на странице: 1из 7

1

O DIREITO NA POCA DO BRASIL COLONIAL

Primrdios da estrutura poltico-econmica brasileira


Neste texto o autor busca problematizar os elementos culturais e econmicos presentes na poca do Brasil colonial, e a influncia lusitana no campo da formao do direito. Analisando as particularidades histrico-politicas herdadas, incorporadas e assimiladas a partir das influncias tnicas e do processo de colonizao lusitana. V-se, pelo texto, que a convivncia entre um sistema patrimonialista e, ao mesmo tempo, de burocracia liberal-individualista, representava um paradoxo, explicado por elementos econmicos, sociais, ideolgicos e polticos. Para melhor compreenso do tema que se passa a discorrer, na seqncia da obra, quanto queles elementos. O Brasil foi colonizado e explorado pela nao lusitana,que ao chegar aqui,sentiram-se como donos desta terra,ditando os novos rumos de vida dos nativos. Os elementos formadores da cultura e em especfico do direito, tiveram origem em trs etnias: Brancos: Impuseram padres portugueses aos ndios e negros, desrespeitando as particularidades de cada etnia; ndios: Contriburam culturalmente, no ocorrendo o mesmo com direito, pois no perodo da chegada da colonizao ainda viviam em uma confuso entre o direito e o divino, e utilizavam de tabus e misticismo para resolver questes jurdicas, caracterizando um direito ainda primitivo; Negros: Trazidos fora da frica, aqui aportavam na condio de escravos, causando grande desintegrao de suas razes, mas apesar disso, se fizeram presentes com sua cultura, seus costumes, crenas e tradies, complementando razoavelmente nossa identidade nacional. Quanto ao direito, especificamente, assim como os ndios,foram eles mais objetos, coisas, do que sujeito de direito.

Como colnia de Portugal, o Brasil edificou-se como sociedade agrria baseada no latifndio, existindo, sobretudo, em funo da Metrpole, como economia complementar, sendo que o monoplio que Portugal exercia sobre a colnia de forma opressiva era fundamental, para manter a concorrncia afastada. Formao social Marcada pela concentrao entre imensos latifndios e a massa de mo-de-obra escrava. Definindo a organizao social em dois lados:

- Pela existncia de uma elite constituda por grandes proprietrios rurais; - Por pequenos proprietrios, ndios, mestios e negros. No que concerne formao social, de se dizer que se baseava em uma derivao do sistema feudal, com lastro no latifndio e na mo-de-obra escrava. Portanto, o sistema aglutinava certas prticas de base feudal com uma incipiente economia de exportao centrada na produo escravista.

O processo de formao cultural, econmica, poltica e social, ou seja, todos os meios de produo que a sociedade brasileira desenvolveu e absorveu como fator ir refletir no campo jurdico.

Estrutura poltica: Registra-se a consolidao de uma instncia de poder: Incorporou o aparato burocrtico e profissional da administrao lusitana; Surge sem identidade nacional, desvinculada de sua populao de origem e da sociedade como um todo; Alheia manifestao e a vontade da populao, Portugal instaura na colnia extenses do seu poder real; Devido a implantao de espao institucional, que evoluiu para montagem de uma burocracia patrimonial legitimada pelos donatrios, senhores de escravos e proprietrios de terras, desenvolve-se um cenrio contraditrio de dominao poltica: A pulverizao do poder na mo dos donos das terras e dos engenhos, seja pelo profundo quadro de divises de classes, seja pelo vulto da extenso territorial; O esforo centralizador que a Coroa impunha, atravs dos governadoresgerais e da administrao legalista. A ordem jurdica vigente da poca, no domnio pblico ou provado, marcharia decisivamente no sentido de preeminncia do poder pblico sobre as comunidades solidificando uma estrutura com tendncia e perpetuao de domnio estatal. A aliana do poder aristocrtico da Coroa com as elites agrrias locais permitiu construir um modelo de Estado que defenderia sempre, mesmo depois da independncia, os intentos de segmentos sociais donos da propriedade e dos meios de produo;

Naturalmente, o aparecimento do Estado no foi resultado do amadurecimento histrico-poltico de uma nao unida ou de uma sociedade consciente, e sim como uma imposio da vontade hegemnica di Imprio colonizador; Intervencionismo estatal no mbito das instituies; Esses aspectos econmicos e polticos so essenciais para encontrar as razes da formao social e poltica brasileira, inclusive a jurdica. Isso porque a ideologia propagada pela contra-reforma encontrou sua maior defesa na Pennsula Ibrica, cujo desprezo pelas prticas mercantis lucrativas e subservincia aos dogmas catlicos vieram a dificultar o aparecimento de uma burguesia rica e o desenvolvimento cultural, econmico e cientfico baseado na racionalidade. Em conseqncia, Portugal distanciava-se do iderio renascentista,... no apego tradio estabelecida e na propagao de crenas religiosas pautadas na renncia, no servilismo e na disciplina Somente com a reconciliao de Portugal com a Europa e com as drsticas reformas executadas pelo Marqus de Pompal que se possibilitou um movimento renovador que ofereceu condies ao advento do liberalismo portugus. Esse fato vai ser determinante na histria brasileira, porque esse liberalismo ser transposto colnia, encontrando um espectro econmico e social, em princpio, inconciliveis.

A legislao colonizadora e o Direito Nativo


O empreendimento do colonizador lusitano caracterizava-se muito mais uma ocupao do que uma conquista, trazendo consigo uma cultura considerada mais evoluda herdando uma tradio jurdica milenria oriunda do Direito Romano. Vale lembrar, que dos trs grupos tnicos que constituram nossa nacionalidade, somente a do colonizador luso influenciou dominante e definitivamente nossa formao jurdica. Diante da destruio dos povos nativos, traz trabalhadores da frica, e nesse contexto colonial de economia de exportao e de estrutura social, composta em grande parte por populaes indgenas e por escravos africanos excludos pelo governo e sem direitos pessoais, que se deve atentar para os primrdios de um Direito essencialmente particular, cuja fonte repousava na autoridade interna dos donatrios, que administravam seus domnios como feudos particulares.

A primeira fase colonial(1520-1549), caracterizou-se por uma prtica polticoadministrativa tipicamente feudal, designada como regime das Capitanias Hereditrias, e o direito vigente era uma transferncia completa da legislao portuguesa. Contudo, as

caractersticas da Colnia fizeram necessrias algumas Leis extravagantes, como a Lei da Boa Razo, que minimizava a autoridade do Direito Romano e visava favorecer a Metrpole, em um modelo que viria a ser repetido por toda histria brasileira de dissociao entre a elite governante e a imensa massa da populao. O modelo jurdico ento existente tinha por escopo a garantia da defesa dos interesses da estrutura elitista do poder, fundado, inicialmente no ideal jusnaturalista e depois, na exegese positivista, mas sempre com um descaso pelas prticas costumeiras de um Direito nativo e informal, marcada pelos princpios e diretrizes do Direito Aliengena [segregador e discricionrio com os nativos]. Desde o sculo XVII, a elite dominante e seus letrados servis buscaram justificar, sob o aspecto religioso, moral e jurdico, um projeto cristo-colonialista, colocando em relevo a legitimidade da escravido e a fundamentao de normas que institucionalizavam o controle. Para que esse modelo elitista e patrimonialista funcionasse, era necessria a sua institucionalizao por meio de preparados profissionais e regulares instncias processuais. Da a obrigatoriedade de se examinar, no prximo tpico, a organizao, a competncia e os integrantes da Justia Colonial.

Os operadores jurdicos e a administrao da justia


A princpio, durante o perodo das capitanias hereditrias, eram os donatrios os responsveis pela administrao da justia, situao que veio a modificar-se com o advento dos governadores-gerais, evoluindo para criao de uma justia colnia, que visava tornar mais fcil impor um sistema de jurisdio centralizadora, de interesse da Coroa. Uma estrutura inicial teve que ser dilatada diante do crescimento das cidades, surgindo um sistema composta de juzes singulares e os chamados Tribunais de Relao, rgos colegiados a quem se dirigiam os recursos de agravo e apelao, mas que tambm tinha uma competncia originria determinada, enquanto a terceira instncia era representada pela Casa da Suplicao, na Metrpole. Foram criados Tribunais de Relao no Brasil, primeiramente na Bahia e posteriormente no Rio de Janeiro, cuja composio era formada, quase na totalidade, por portugueses, ou ainda por brasileiros formados na Metrpole. Os magistrados revelavam lealdade e obedincia,... resultando em benefcios nas futuras promoes e recompensas. Em geral, a escolha de magistrados era feita com base em um recrutamento que garantisse um padro mnimo, mas vinculado a apadrinhamentos. Esses juristas

deveriam ser formados na Universidade de Coimbra e ter exercido a profisso por pelo menos dois anos. Tais operadores do direito (geralmente de classe mdia), cujos padres eram rigidamente formais, encontraram um sistema baseado em laos de parentesco, dinheiro e poder. Esses contatos pessoais favoreciam a corrupo e, como conseqncia, era natural que os magistrados que faziam fortuna e alcanavam poder social aspirassem permanecer na Colnia, mesmo com a possibilidade de retorno Metrpole. Assim, no Brasil-Colnia, a administrao da justia atuou sempre como instrumento de dominao, em atitudes e relaes no-profissionais de dominao tradicional com prticas administrativas profissionais marcadas pela especializao, hierarquia e carreira burocrtica. Todavia, tambm houve a presena da justia eclesistica e, no obstante nunca ter ocorrido um Tribunal de Inquisio em solo brasileiro, casos mais graves eram julgados em Portugal. Nesse sistema de dominao no havia lugar para os judeus, cristos-novos, muulmanos, negros, mulatos, ciganos, heterodoxos ou contestadores de qualquer . Portanto, tanto na administrao convencional da justia quanto nos tribunais eclesisticos, o padro poltico-administrativo era caracterizado por um perfil de teor predominantemente excludente.

REFERNCIAS
WOLKMER,Antonio Carlos. O direito na poca do Brasil Colonial. In:___.Histria do Direito no Brasil.5 Edio.Rio de Janeiro: Forense, 2011,p.13-43. Blog Rodrigo Neves. A Histria do Direito no Brasil - Antnio Carlos Wolkmer, Acre, 2009. Disponvel em: <http://rodrigofneves.blogspot.com.br/2009/06/historia-do-direito-no-brasilantonio.html

Вам также может понравиться