Вы находитесь на странице: 1из 17

Rotulagem Nutricional Obrigatria Manual de Orientao aos Consumidores Educao para o Consumo Saudvel

Ministrio da Sade Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Gerncia Geral de Alimentos Universidade de Braslia Departamento de Nutrio

permitida a reproduo parcial ou total desde que citada a fonte.

site: www.anvisa.gov.br
Braslia DF 2005

02

Esta publicao foi realizada como parte das atividades de parceria entre a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) e a Fundao de Empreendimentos Cientficos e Tecnolgicos (FINATEC)/ Departamento de Nutrio da Universidade de Braslia (NUT-UnB). No permitida a comercializao.

Ficha Catalogrfica Rotulagem nutricional obrigatria: manual de orientao aos Consumidores Alimentos / Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Universidade de Braslia Braslia : Ministrio da Sade, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria / Universidade de Braslia, 2005. 17p. ISBN: 85-88233-18-5 1. Alimentos. 2.Consumidor 3. Rotulagem de Alimentos. I. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Brasil). II. Convnio ANVISA /UnB. Departamento de Nutrio.

03

Apresentao

Nesse manual vamos conhecer algumas legislaes que se referem ROTULAGEM DE ALIMENTOS. O objetivo maior estimular que voc e a sua famlia leiam e entendam as informaes veiculadas nos rtulos dos alimentos. Isso tudo para contribuir com a melhoria da sua sade e qualidade de vida. Os rtulos so elementos essenciais de comunicao entre produtos e consumidores. Da a importncia das informaes serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. Dados recentes levantados junto populao que consulta o servio DisqueSade do Ministrio da Sade demonstram que aproximadamente 70% das pessoas consultam os rtulos dos alimentos no momento da compra, no entanto, mais da metade no compreende adequadamente o significado das informaes. Com a publicao das normas que tornam obrigatria a declarao do contedo nutricional dos alimentos, denominada de

rotulagem nutricional, as informaes contidas nos rtulos passam a ser ainda mais complexas, exigindo maior habilidade do consumidor para interpret-las e entend-las. Divulgar as informaes e seu correto significado motivou a publicao deste manual dirigido especificamente aos consumidores. O propsito facilitar a compreenso dos termos usados na rotulagem de alimentos, aumentando seu potencial de proteo e promoo da sade. A expectativa que o material possa ser adotado como instrumento de orientao e capacitao pelos diversos segmentos da populao e desperte, ainda mais, o interesse pela busca do consumo e escolha mais saudvel de alimentos. No Brasil, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA o rgo responsvel pela regulao da rotulagem de alimentos que estabelece as informaes que um rtulo deve conter, visando garantia de qualidade do produto e sade do consumidor.

04

Rtulo de Alimentos
O rtulo do alimento uma forma de comunicao entre os produtos e os consumidores. Vejam algumas informaes que sempre devem estar presentes nos rtulos e so importantes que voc as identifique:

Lista de ingredientes
Informa os ingredientes que compem o produto. A leitura dessa informao importante porque o consumidor pode identificar a presena de termos, como acar, sacarose, glicose, ou outros tipos de acar, como a dextrose. Obs1: Alimentos de ingredientes nicos como acar, caf, farinha de mandioca, leite, vinagre no precisam apresentar lista de ingredientes. Obs2: a lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, isto , o primeiro ingrediente aquele que est em maior quantidade no produto e o ltimo em menor quantidade.

Prazo de validade
Os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o ms quando o prazo de validade for inferior a trs meses; o ms e o ano para produtos que tenham prazo de validade superior a trs meses. Se o ms de vencimento for dezembro, basta indicar o ano, com a expresso fim de...... (ano);

Contedo lquido
Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. O valor deve ser expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro).

Lote
um nmero que faz parte do controle na produo. Caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.

Origem
Informao que permite que o consumidor saiba quem o fabricante do produto e onde ele foi fabricado. So informaes importantes para o consumidor saber qual a procedncia do produto e entrar em contato com o fabricante se for necessrio.

Informao Nutricional Obrigatria


a tabela nutricional. Sua leitura importante porque a partir das informaes nutricionais voc pode fazer escolhas mais saudveis para voc e sua famlia.

05

Os rtulos dos alimentos no devem:

Exemplos:
Chocolates que demonstram mediante ilustrao que o consumo de determinada quantidade equivale ao consumo de um copo de leite.
Obs: Mesmo que o consumo de determinada quantidade de chocolate possa equivaler em determinado nutriente (como o clcio) ao consumo de leite, os dois alimentos no so comparveis. Essa comparao pode levar o consumidor ao erro.

Apresentar palavras ou qualquer representao grfica que possa tornar a informao falsa, ou que possa induzir o consumidor ao erro.

Demonstrar propriedades que no possuam ou no possam ser demonstradas.

Determinados produtos demonstrando que seu consumo reduz o risco de doena cardaca.

Destacar a presena ou ausncia de componentes que sejam prprios de alimentos de igual natureza.

leo sem colesterol todo leo vegetal no apresenta em sua composio colesterol. O certo : leo sem colesterol, como todo leo vegetal.

Ressaltar, em certos tipos de alimentos processados, a presena de componentes que sejam adicionados como ingredientes em todos os alimentos com tecnologia de fabricao semelhante.

Maionese preparada com ovos - Toda maionese deve ter ovos em sua composio.

Indicar que o alimento possui propriedades medicinais ou teraputicas ou aconselhar o seu consumo como estimulante, para melhorar a sade, para prevenir doenas ou com ao curativa.

...previne a osteoporose. .... emagrece.

06

Informao Nutricional Obrigatria


Poro
a quantidade mdia do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento consumido, promovendo a alimentao saudvel.

%VD
Precentual de Valores Dirios (%VD) um nmero em percentual que indica o quanto o produto em questo apresenta de energia e nutrientes em relao a uma dieta 2000 calorias.

Medida Caseira
Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xcaras, copos, colheres de sopa.

Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD.


Veja os valores dirios de referncias! Valor energtico 2000 kcal / 8.400 kJ Carboidratos 300 g Protenas 75 g Gorduras Totais 55g Gorduras Saturadas 22g Fibra Alimentar 25 g Sdio 2400 mg No h valor dirio para as gorduras rans.

A apresentao da medida caseira obrigatria. Esta informao vai ajudar voc, consumidor, a entender melhor as informaes nutricionais.

07

O que significam os itens da Tabela de Informaes Nutricional nos rtulos:

Valor Energtico
a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, protenas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energtico expresso em forma de quilocalorias (Kcal) e quilojoules (kJ). Obs: Quilojoules (kJ) outra forma de medir o valor energtico dos alimentos, sendo que 1 Kcal equivale a 4,2 kJ.

rgos, tecidos e clulas. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijes, soja e ervilha).

Gorduras Totais
As gorduras so as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absoro das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Carboidratos
So os componentes dos alimentos cuja principal funo fornecer a energia para as clulas do corpo, principalmente do crebro. So encontrados em maior quantidade em massas, arroz, acar, mel, pes, farinhas, tubrculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.

Gorduras Saturadas
Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. So exemplos, carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijo, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque quando consumido em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenas do corao. Altos %VD significam que o alimento apresenta grande quantidade de gordura 08

Protenas
So componentes dos alimentos necessrios para construo e manuteno dos nossos

saturada em relao necessidade diria de uma dieta de 2000 Kcal.

Gorduras Trans (ou cidos Graxos Trans )


Tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificao, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparao. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo no necessita desse tipo de gordura e ainda porque quando consumido em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenas do corao. No se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia. Obs: O nome trans devido ao tipo de ligaes qumicas que esse tipo de gordura apresenta.

Alm de saber o que VALOR DIRIO DE REFERNCIA e entender o significado de cada nutriente da INFORMAO NUTRICIONAL OBRIGATRIA importante saber utilizar todas essas informaes. Mas, no necessrio ficar somando as quantidades de cada nutriente para saber se atingiu ou no as recomendaes dirias. O importante escolher alimentos mais saudveis a partir da comparao de alimentos similares, como, por exemplo, escolher o iogurte, queijo, po mais adequado para a sade da sua famlia. Para isso basta saber que altos valores de %VD indicam que o produto apresenta alto teor de determinado nutriente. J os produtos com valores de %VD reduzidos indicam o contrrio. Para ter uma alimentao mais saudvel d preferncia a: Produtos com baixos %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sdio; Produtos com altos %VD para as fibras alimentares.

Fibra Alimentar
Est presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortalias, feijes e alimentos integrais. A ingesto de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com altos %VD de fibras alimentares!

Sdio
Est presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderao uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da presso arterial. Evite os alimentos que possuem altos %VD em sdio.

09

Leia sobre algumas das situaes corriqueiras que encontramos no momento das compras:
Caso 1
Voc consumidor est lendo o rtulo do po de forma e se depara com a informao abaixo.

A Tabela de Informao Nutricional do po de forma apresentada para 2 fatias. Mas, se voc possui o hbito de, em cada ocasio de consumo, comer apenas 1 fatia, para saber a quantidade de energia e nutrientes que voc ingeriu, basta dividir por 2 os valores da tabela. Desta forma, voc ter os valores de energia e nutrientes para 1 fatia de po de forma, ou seja, 85 calorias, 17 g de carboidratos, 2,4 g de protenas, 0,75 g de gorduras totais e 33 mg de sdio.

Obs 1: Esse exemplo est sendo dado com o po de forma, mas pode valer para outros tipos de alimentos. Por isso, preste bastante ateno na medida caseira correspondente medida em gramas ou mililitros. Obs 2: Observe que os valores da informao nutricional variam em funo da composio do produto. 10

Caso 2
Vo c c o n s u m i d o r e s t l e n d o a s Informaes Nutricionais dos alimentos e se depara com tabelas no completas. Por que esto dessa forma?

A Declarao Simplificada de Nutrientes pode ser utilizada quando o alimento apresentar QUANTIDADES NO SIGNIFICATIVAS. Para tanto, a declarao de valor energtico e ou contedo de nutrientes de quantidade no significativa ser substituda pela seguinte frase: No contm quantidade significativa de... (valor energtico e ou nome(s) do(s) nutrientes(s). Isso significa que o amido de milho s apresenta em sua composio valor energtico e carboidratos.
Declarao Simplificada de Nutrientes Amido de Milho

Caso 3
Voc consumidor est lendo as Informaes Nutricionais dos alimentos e se depara com diferentes formatos de tabelas. Est certo?

Segundo a Resoluo RDC n. 360 de 23 de dezembro de 2003, a Informao Nutricional Obrigatria pode ser apresentada de trs formas. So elas:

11

MODELOS
Vertical Vertical B Horizontal

(*) % Valores Dirios com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas.

Modelo Linear
Informao Nutricional: Poro __ g ou mL (medida caseira); Valor energtico... kcal = kJ (...%VD); Carboidratos ...g (...%VD); Protenas ...g (...%VD); Gorduras totais ...g (...%VD); Gorduras saturadas ...g (%VD); Gorduras trans...g; Fibra alimentar ...g (%VD); Sdio ...mg (%VD).
*% Valores Dirios com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores dirios podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energticas.

Caso 4
Voc consumidor est procurando um alimento que tenha grande quantidade de fibras. Como escolher o mais rico? Neste caso sero comparados dois tipos de cereais matinais.
Cereal Matinal A Cereal Matinal B

O cereal matinal com maior teor de fibras o cereal matinal B, que possui o maior %VD para fibras. 12

Dvidas Freqentes
Todos os alimentos e bebidas embalados precisam ter Rotulagem Nutricional?
Todos com exceo das bebidas alcolicas; especiarias (como por exemplo, organo, canela e outros); guas minerais naturais e as demais guas envasadas para consumo humano; vinagres; sal, caf, erva mate, ch e outras ervas sem adio de outros ingredientes (como leite ou acar); alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo como sobremesas, musse, pudim, salada de frutas; os produtos fracionados nos pontos de venda a varejo, comercializados

Existe obrigatoriedade da declarao de Medida Caseira?


Sim. A Informao Nutricional obrigatoriamente deve apresentar alm da quantidade da poro do alimento em gramas ou mililitros, o correspondente em medida caseira, utilizando utenslios domsticos como colher, xcara, copo, dentre outros.

O nmero de pores contido na embalagem do alimento deve ser declarado no rtulo?


No. Caso seja declarado, pode constar na tabela de informao nutricional ou em local prxima mesma.

A rotulagem nutricional obrigatria tambm para produtos a granel e ou pesados vista do consumidor?
A legislao no se aplica aos produtos vendidos a granel ou pesados vista do consumidor.

como pr-medidos como queijos, salame, presunto; as frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados.

Por que no nutriente Gordura Trans no aparece o %VD?


Porque no existe valor estabelecido, uma vez que o consumo de gordura trans no deve ser estimulado. Deve-se procurar sempre observar os alimentos com os menores teores de gordura trans.

Embalagens muito pequenas tambm devem trazer a rotulagem nutricional?


Os alimentos com embalagens cuja superfcie visvel para rotulagem seja menor ou igual a 100 cm 2 no necessitam apresentar a informao nutricional obrigatria. Se esses alimentos forem processados para dietas com restrio de nutrientes (diet) ou o valor energtico e ou o(s) nutriente(s) reduzido(s) (light) devem apresentar informao nutricional obrigatria. 13

Por que algumas informaes aparecem como no significativas?


Porque os valores so to pequenos, apesar de no serem ZERO, que so considerados no significativos para o consumo.

Alguns rtulos no apresentam todos os nutrientes, por qu?


Em alguns casos o fabricante de alimentos pode utilizar a DECLARAO NUTRICIONAL

SIMPLIFICADA. quando alguns nutrientes esto presentes em to baixas concentraes que estas so consideradas quantidades no significativas para a alimentao do indivduo.

Dvidas sobre Diet e Light


Os consumidores muitas vezes procuram por alimentos diet e light. Mas, no sabem ao certo o que essa denominao quer dizer. Aqui temos uma srie de perguntas e respostas que esclarecem a diferena entre diet e light.

Alimentos DIET
So os alimentos especialmente formulados para grupos da populao que apresentam condies fisiolgicas especficas. Como por exemplo, gelia para dietas com restrio de acar. So feitas modificaes no contedo de nutrientes, adequado-os a dietas de indivduos que pertenam a esses grupos da populao. Apresentam na sua composio quantidades insignificantes ou so totalmente isentos de algum nutriente. Tanto alimentos diet quanto light no tm necessariamente o contedo de acares ou energia reduzido. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, protenas, sdio entre outros; por isso a importncia da leitura dos rtulos.

Alimentos LIGHT
So aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energtico reduzida quando comparado a um alimento convencional. So definidos os teores de cada nutriente e ou valor energtico para que o alimento seja considerado light. Por exemplo, iogurte com reduo de 30% de gordura considerado light.

14

Para os portadores de algumas doenas...


Os portadores de enfermidades devem ler os rtulos dos alimentos, observando a lista de ingredientes e a rotulagem nutricional para verificar a presena daquele ingrediente ou nutriente que no deve consumir ou que pode consumir em baixa quantidade.

Diabetes Melitus
Ateno aos alimentos com acares em sua composio, sendo ele diet ou light. Os produtos diet destinados para dietas com restrio de carboidratos, dietas com restrio de gorduras e dietas de ingesto controlada de acares, devem conter a seguinte advertncia: Diabticos: contm (especificar o mono- e ou dissacardeo glicose/frutose/ sacarose), caso contenham esses acares.

Triglicerdeo alto
Preferir alimentos reduzidos em gorduras e acares. Os alimentos diet e light podem ser usados, mas com algumas consideraes. Por exemplo, o chocolate diet em acar, no tem este ingrediente j que foi elaborado para o consumo das pessoas que no podem consumir acar. Em compensao, apresenta mais gordura do que o chocolate convencional, por isto deve ser consumido com moderao. Outro exemplo o requeijo light, ele, tem menos gordura que o original, mas ainda contm gordura, por isto deve ser consumido com moderao.

Presso alta
Ateno ao contedo de sdio descrito na informao nutricional dos rtulos. Os produtos diet ou light em sdio apresentam baixo ou reduzido teor em sdio. Devem ser evitados produtos que contenham sacarina e ciclamato de sdio, que embora sejam adoantes, so substncias que contm sdio.

Doena Celaca
Ateno lista de ingredientes dos alimentos que contm em sua composio trigo, aveia, cevada e centeio e seus derivados. No rtulo desses alimentos, prximo a lista de ingredientes, deve conter a advertncia: Contem Glten. Para os alimentos que no contm trigo, aveia, cevada e centeio na sua composio a Advertncia que deve constar no rtulo : No contm Glten.

Colesterol alto
A escolha de alimentos deve ser baseada no contedo de gorduras totais, gorduras saturadas e trans. Os produtos para dietas com restrio de gorduras (diet) s podem conter 0,5g de gordura em 100 g do produto. Os produtos com baixo teor de colesterol (light) podem apresentar no mximo 20g de colesterol em slidos e 10g em lquidos.

15

Tabela de pores

O consumidor deve sempre estar atento poro dos alimentos indicada nos rtulos, mas nem sempre sabe exatamente quanto cada poro equivale em medidas caseiras.

Para facilitar essa comparao, a tabela abaixo indica as pores de referncia de alguns alimentos consumidos no Brasil e suas medidas caseiras.

Alimento
Arroz cru Barra de cereal Bolo (sem recheio) Leite Queijo minas Requeijo Suco de frutas leo vegetal Farofa pronta Acar Aveia Manteiga/ margarina Doces em pasta Bolo sem recheio Presunto Queijo Mussarela Po Francs

Poro (g/ml)
50 g 30g 60 g 200 ml 50 g 50 g 200 ml 13 ml 35 g 5g 30 g 10 g 20 g 60g 40g 40g 50g

Medida caseira
de xcara 1 barra 1 fatia 1 copo 2 colheres de sopa 2 colheres de sopa 1 copo 1 colher de sopa 1 colher de sopa 1 colher de ch 2 colheres de sopa 1 colher de sopa 1 colher de sopa 1 fatia 1 fatias 2 fatias 1 unidade

16

Contato com a ANVISA


Qualquer dvida consulte o web site da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria

www.anvisa.gov.br
Entre em contato com a Vigilncia Sanitria de seu Estado. Os endereos podem ser encontrados na pgina:

http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/centro_est.htm

17

Вам также может понравиться