Вы находитесь на странице: 1из 13

LIO 1 INTRODUO GERAL TEXTO DEVOCIONAL: [Deus] determina outra vez um certo dia, Hoje, ...

. depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, no endureais os vossos coraes (Hb 4.7). [1] OBSERVAES SOBRE O ESTUDO DE PROFECIAS a. Limites: h limitaes quanto ao que pode ser conhecido sobre certos assuntos (Atos 1.7); o conhecimento do futuro limitado e tem o propsito de conduzir o cristo a uma vida de acordo com a vontade de Deus. b. Tenso entre j e ainda no: 1 Co 2.9; 1 Jo 3.2. POR QUE ESTUDAR PROFECIA? a. Saber: As profecias nos informam sobre o plano de Deus para o homem; b. Esperana: A profecia oferece esperana segura em uma era sem esperana; c. Consolo: O estudo das profecias estimula a santidade e piedade do crente; d. Vigilncia: O estudo das profecias capacita evitar os enganos e erros; e. Salvao: mostra o caminho da comunho com Deus e livramento da ira; f. Confiana: as profecias ajudam a confiar no carter e soberania de Deus; g. Compromisso e misso: O estudo das profecias promove uma igreja evangelstica. O QUE ESCATOLOGIA? a. Escatologia: doutrina bblica que lida com as ultimas coisas (do grego eschatos ltimo, logos - estudo). I) Expresses bblicas: 1. ltimos dias (Is 2.2; Mq 4.1), 2. ltimos tempos (1 Pe 1.20) e 3. ltima hora (1 Jo 2.18). II) Definio: estudos dos acontecimentos finais do plano de Deus para este mundo e a consumao do propsito de Deus. A PERSPECTIVA ESCATOLGICA DO ANTIGO TESTAMENTO Vinda do Redentor: semente da mulher (Gn. 3:15); semente de Abrao (Gn. 22:18); da tribo de Jud (Gn 49:10); descendente de Davi (2 Sm.7:12-13); Profeta, Sacerdote e Rei (Dt.18:15; Sl.110:4; Zc.9:9); Servo Sofredor (Is.42:1-4; 49:5-7; 52:13-15; 53); Filho do Homem (Dn.7:13-14); A chegada do reino de Deus: Dn. 7.13-14 O estabelecimento do Novo Pacto: Jr.31.31-40; cf. 1Co.11.25; Hb.8.8-13; A restaurao de Israel: Jr.23.3; Is.11.11 O derramamento do Esprito Santo sobre toda a carne: Jl.2.28,29 Novos Cus e Nova Terra: Is.65.17; 66.22. O CARTER DA ESCATOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO No NT o grande acontecimento escatolgico predito no AT (a vinda do Messias) j ocorreu com a vinda de Jesus Cristo; O NT mostra que muitas profecias descritas como um nico acontecimento, envolvem duas etapas: a presente era messinica e o futuro; A relao entre estas duas etapas escatolgicas que as bnos da era presente so o penhor e a garantia de bnos ainda maiores na era por vir. A pregao de Jesus pode ser resumida em Mc 1.15: "O tempo est cumprido e o Reino de Deus est prximo; arrependei e crede no evangelho". Em certo sentido, o Reino j estava presente no ministrio de Jesus: "se, porm, eu expulso os demnios pelo dedo de Deus, certamente chegado o Reino de Deus sobre vs"

[2]

[3]

[4] a.

b. c. d. e. f. [5] a. b. c. d.

(Lc 11.20; cf Mt 12.28). Mas, em outro sentido, o Reino ainda estava no futuro: "Venha o teu Reino" (Lc 11.2). [6] a. b. c. d. e. f. g. h. i. [7] TEMAS ENVOLVIDOS Arrebatamento: sbita partida dos cristos para o encontro com Cristo; Segunda vinda: volta de Cristo terra em momento desconhecido; Tribulao: perodo de catstrofes sem precedentes que vir sobre a Terra; Milnio: perodo de reino de Cristo; Anticristo: personificao do mal e agente de Satans contra o plano de Deus; Tribunal de Cristo: premiao dos cristos segundo as suas obras; Ressurreio e juzo: a bendita esperana dos justos e o julgamento dos mpios; Cu e inferno: escatologia estudo completo Trono de julgamento: julgamento dos rebeldes contra Deus.

IMPORTNCIA DA DOUTRINA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO: a. Importncia: A segunda vinda mencionada mais de 300 vezes na Bblia. Os 216 captulos do Novo Testamento contm 318 referncias volta de Cristo, e 1 em cada 30 versculos fala deste fato. Apenas 4 (Glatas, Filemon, 2 e 3 Joo) no mencionam a volta de Jesus. b. Chave: Vrias promessas dependem diretamente da vinda de Cristo, como p.e., a ressurreio do corpo, a vitria final sobre Satans, prova final da divindade de Cristo, porque ele prometeu voltar. c. Certeza absoluta: embora o momento exato seja desconhecido (Mt 24.36), a vinda de Cristo foi assegurada por ele mesmo (Jo 14.3) e pelos anjos no momento de sua ascenso (Atos 1.11). PRINCPIOS DE ESTUDO DAS PROFECIAS: Picos de profecia: as profecias do Novo Testamento lanam luz sobre profecias do Antigo Testamento (1 Co 2.9); por exemplo, os judeus no perceberam que a vinda de Jesus seria constituda de duas etapas: (a) encarnao e crucificao e (b) a segunda vinda com poder e glria; Dupla referncia: aplicao imediata e/ou futura. Hermenutica: interpretao principalmente literal (1 Pe 1.20-21); Escrituras: a Bblia tem autoridade suprema na interpretao do texto; as verdades da Palavra de Deus devem ser respeitadas no estudo das profecias;

[8] a.

b. c. d.

[9] DESAFIOS: a. Santidade: 2 Pedro 3.10-14; 1 Joo 1.5-7; b. Compromisso: Romanos 5.1-9; 12.1-2; Ef 2.1-10; c. Proclamao: Mateus 28.19-20; Marcos 16.15-16; Joo 21.15-17; Atos 1.6-11;

LIO 2 TEORIAS SOBRE OS EVENTOS FUTUROS Texto devocional: No quero, porm, irmos, que sejais ignorantes acerca dos que j dormem, para que no vos entristeais, como os demais, que no tm esperana (1 Ts 4.13-14). [1] TEORIAS SOBRE ARREBATAMENTO: a. Pr-tribulacional: O arrebatamento da Igreja (i.e., a vinda do Senhor nos ares para os Seus santos) ocorrer antes que comece o perodo de 7 anos da tribulao. Segundo esta teoria, a Igreja no passar pela Tribulao. I) esquema:
Todos os crentes

era da igreja

tribulao

milnio

II) Provas citadas: 1. a promessa de ser guardada da hora da provao (Ap 3.10); 2. a remoo do aspecto de habitao no ministrio do Esprito Santo exige necessariamente a remoo dos crentes (2Ts 2); 3. tribulao um perodo de derramamento da ira de Deus, da qual a Igreja j est isenta (Ap 6.17, cf. 1Ts 1.10; 5.9); 4. arrebatamento s pode ser iminente se for pr-tribulacional (1Ts 5.6); b. Meso-tribulacional: O arrebatamento ocorrer depois de transcorridos trs anos e meio do perodo da tribulao. I) esquema:
Todos os crentes

era da igreja

tribulao

milnio

II) Provas citadas: 1. A ltima trombeta de 1 Co 15.52 a stima trombeta de Ap 11.15, que soa na metade da tribulao; 2. A Grande Tribulao composta apenas dos ltimos trs anos e meio da septuagsima semana da profecia de Daniel 9.24-27, e a promessa de libertao da Igreja s se aplica a esse perodo (Ap 11.2; 12.6); 3. ressurreio das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua ressurreio ocorre na metade da tribulao (Ap 11.3,11); c. Ps-tribulacional: O arrebatamento acontecer ao final da Tribulao. O arrebatamento distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno intervalo de tempo. A igreja permanecer na terra durante todo o perodo da tribulao. I) esquema:
Todos os crentes

era da igreja

tribulao

milnio

II) Provas citadas: 1. O arrebatamento e a segunda vinda so descritos pelas mesmas palavras;

2. Preservao da ira significa proteo sobrenatural para os crentes durante a tribulao, no libertao por ausncia (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas); 3. H santos na terra durante a tribulao (Mt 24.22);

d. Arrebatamento parcial: Somente os crentes considerados dignos sero arrebatados antes de a ira de Deus ser derramada sobre a terra; os que no tiverem sido fiis permanecero na terra durante a tribulao. I) esquema:
cristos espirituais cristos carnais

era da igreja

tribulao

milnio

II) Provas citadas: Cristo vai arrebatar aqueles que o aguardam (cf. Hb 9.28); enfatiza a vigilncia e preparo; [2] TEORIAS SOBRE O MILNIO: pr-milenista- A Era da Igreja termina no tempo da Tribulao, Cristo volta Terra, estabelece e dirige seu reino por 1000 anos, ocorrem a ressurreio e o juzo dos no-salvos, e depois vem a eternidade. b. ps-milenista- A parte final da Era da Igreja (i.e., os ltimos mil anos) o Milnio, que ser uma poca de paz e abundncia promovida pelos esforos da igreja. Depois disso, Cristo vir, haver a ressurreio e depois o juzo e a eternidade. c. amilenista: Os amilenistas crem que a presente condio dos justos no cu o Milnio, e que no h ou haver um Milnio terrestre. Ordem dos acontecimentos: A Era da Igreja terminar num tempo de convulso, Cristo voltar, haver ressurreio e juzo gerais e a eternidade.

a.

LIO 3 CONCEITOS IMPORTANTES Texto para reflexo: "Vir a Cristo no lhe custa nada. Seguir a Cristo lhe custa algo. Servir a Cristo custa tudo que voc tem" (A Morte da Razo. DeHann).

[1]

QUESTES IMPORTANTES Para onde vo os mortos em Cristo? Os santos do AT iam para o Paraso. Somente aps a expiao dos pecados e a ressurreio de Jesus que os salvos foram levados imediatamente para a presena do Senhor. b. Os mpios vo para a condenao agora? No, ele vai para o Hades. Embora, ao morrer o mpio j esteja irremediavelmente condenado, a punio eterna s vir depois do julgamento diante do grande trono branco (Ap 20). c. Satans est no inferno? No, atualmente, ele e suas hostes habitam nas regies celestiais. Aps o julgamento final, ele e seus anjos cumpriro uma pena eterna no lago de fogo, sob o senhorio pleno de Jesus Cristo. d. O castigo igual para todos? No, haver nveis e diferena na intensidade do suplcio. Os condenados cumpriro uma ordem criada pelo prprio Senhor Jesus [Mt 18.6-7; Mc 12.40; Lc 12.47-48; 17.1-2; 22.22-23; Ap 20.12]. a.

e.

A quem se destina o lago de fogo? Foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41), e todos aqueles que no esto no livro da vida. f. O castigo eterno? Sim, a punio definitiva (Rm 2.3-9; 2Ts 1.6-9; Hb 6.12;10.27-29; 2Pe 2.17; 3.9; Ap 14.9; 21.8); g. Os mpios sero aniquilados? No: E no temais os que matam o corpo e no podem matar a alma; temei antes aquele [Deus] que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo (Mt 10.28; v. Lc 12.5). [2] TRIBUNAL DE CRISTO: Textos bsicos: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (Rm 14.10; 2Co 5.10; 2Tm 2.11,12; 4.8; Ap 11.18) b. O Julgamento das Obras dos Crentes: i. Tempo: Depois do arrebatamento da Igreja. ii. Lugar: No cu. iii. Juiz: Cristo. iv. Participantes: Todos os membros do Corpo de Cristo. v. Base: Obras posteriores salvao. vi. Resultado: Galardes ou perda de galardes. vii. Textos: 1 Co 3.11-15; 2 Co 15.10 c. O Julgamento das Naes (ou gentios): i. Tempo: Na segunda vinda de Cristo. ii. Lugar: Vale de Josaf. iii. Juiz: Cristo. iv. Participantes: Os gentios vivos na poca da volta de Cristo. v. Base: Tratamento dos irmos de Cristo, i.e., Israel. vi. Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos so lanados no lago de fogo. vii. Textos: Mt 25.31-46; Jl 3.2

a.

[3] RESSURREIES a. Ressurreio dos Justos: (Lc 14.14; Jo 5.28,29) 1) Inclui os mortos em Cristo, que so ressuscitados no arrebatamento da igreja (1Ts 4.16). 2) Inclui os salvos durante o perodo da tribulao (Ap 20.4). 3) Inclui os santos do A.T. (Dn 12.2 - Alguns crem que sero ressuscitados no arrebatamento; outros pensam que isso se dar na segunda vinda). Todos estes so includos na primeira ressurreio. b. Ressurreio dos mpios: Todos os no-salvos sero ressuscitados depois do milnio para comparecerem perante o Grande Trono Branco e serem julgados (Ap 20.11-15). Esta segunda ressurreio resulta na segunda morte para todos os envolvidos.

LIO 4 ESCATOLOGIA EM DANIEL Parte 1 Texto devocional: "Portanto, vede prudentemente como andais, no como nscios, e sim como sbios, remindo o tempo, porque os dias so maus" (Ef 5.15-16). Texto Bsico: Daniel 9.24-27 [1] CONTEXTO HISTRICO: Sonho de Naducodonozor (Dn 2): os imprios da histria (Babilnia, Mdo-Prsa, Grcia, Roma) e o reino de Deus; b. Os quatro animais (Dn 7): os quatro imprios mundiais; c. O bode e o carneiro (Dn 8): os imprios medo-persa e grego; a.

[2]

SEMANAS DE ANOS: a. Definio: o termo semana, referindo-se a um perodo de sete anos, era comum entre os judeus (Levtico 25:1-7 - semana de anos); b. Propsitos: determinadas para (1) fazer cessar a transgresso, (2) dar fim aos pecados, (3) expiar a iniqidade, (4) trazer a justia eterna, (5) selar a viso e a profecia e (6) ungir o Santo dos Santos. c. 70 semanas de anos: 70 x 7 anos = 490 anos d. Escoo: 7 semanas (49 anos) e. 62 semanas (434 anos) 1 semana (7 anos) = 70 semanas (490 anos)

Clculo das 70 semanas:


445 a.C. a 31 d.C 476 x 365 aumento dos anos bissextos 14 de maro a 6 de abril TOTAL (483 x 360=) 476 anos (1 a.C. At 1 d.C. = 1 ano) 173.740 dias 116 dias (3 a menos em 4 sculos) 24 dias 173.880 dias

[3]

3 DIVISES: a. 1 Diviso 7 semanas: a partir da ordem para reedificar Jerusalm seria edificada e restaurada (Dn 1:1, II Rs 24:1) at a concluso da obra. b. 2 Diviso 62 semanas: inicia aproximadamente no ano 408 a.C. e vai at os dias do ministrio de Jesus Cristo (Messias). c. 3 Diviso 1 semana: tambm chamada de grande tribulao (Mt 24:21), ter a durao de 7 anos, dividida em 2 partes de 3,5 anos (Dn 9:24) CITAES CORRESPONDENTES DO TEMPO PROFTICO: a. Dias: 1260 dias (Ap 11.3;12.6) ou b. Meses: 42 meses (Ap 11.2;13.5) ou c. Anos: tempo, dois tempos e metade de um tempo (Dn7.25;9.27;Ap 12.7,14); 1260 dias = 42 meses = 3,5 anos

[4]

[5]

PROFECIAS A RESPEITO DA TRIBULAO: a. Designaes: dia do Senhor (Is 13:9, 24.21-22;Jr 46.10;Ez 30.3;Jl 1.15; 2:1,31; Am 5.18;Sf 1.14-18;Zc 14:1); dia da ira, angstia de Jac (Dt 4.30; Jr 30.5-7); b. Antigo Testamento: (Dn 12:1); (Is 34:1-3); (Jl 1:15); c. Novo Testamento: (Mt 24:15); (Mt 24:21-25).

[6]

SEMANA DA TRIBULAO DOIS PERODOS: a. 1 metade: 1) Anticristo: tambm chamado de "o assolador" (Dn 9), "a besta que emerge do abismo" (Ap 13), "o 8 rei" (Ap 17), o "rei do Norte" ou "homem vil" (Dn 11), inquo (2 Ts 2); 2) Trindade satnica: Satans, Besta poltica (anticristo Ap13:1-10) e Besta religiosa (falso profeta 2 Ts 2.4,10-12; Ap 6.11; 7.9-14; 13:11-18; 14.3-5); 3) Controle total: as pessoas recebero na mo direita ou na fronte a marca (nmero), sem o qual ningum vai poder comprar ou vender. Quem se recusar ser sumariamente morto (Ap 13.16-18; 2 Ts 2.9-12). 4) Aliana com o anticristo: se outro vier em seu prprio nome, certamente o recebereis (Jo 5.43); aliana com o inferno (Is 28.15-18); o 3 templo ser reconstrudo (Mt 24.24; Jo 5.43; 2Ts 2.3-4; Ap 13.13); o Instituto do Templo, fundado em 1987, para preparar material a ser usado no 3 Templo (moblia, instrumentos musicais, altar e vestes dos sacerdotes); 5) Duas testemunhas: mensageiros de Deus que tm a misso de desmascarar o anticristo e falso profeta e alertar para o juzo de Deus.

b. 2 metade: chamada Grande Tribulao (Mt 24:21; Jr 30:7; Dn 12:1) 1) Rompimento do pacto: o anticristo vai romper o pacto com Israel, fazendo cessar o sacrifcio (Dn 9:27) e vai assentar-se no trono para ser adorado como deus (abominao desoladora Dn 9.27;Mt 24.15); 2) Batalha de Armagedom: grande guerra e perseguio dos exrcitos do anticristo contra a nao de Israel (Is 28.15-18). Sugestes: Estudos sobre o Profeta Daniel H.A. Ironside (disponvel na Internet)

LIO 5 ESCATOLOGIA EM DANIEL 70 SEMANAS Texto devocional: "Portanto, vede prudentemente como andais, no como nscios, e sim como sbios, remindo o tempo, porque os dias so maus" (Ef 5.15-16). [1] REVISO: a. Setenta semanas: "setenta setes" (shibiin) ou 70 x 7 = 490 anos profticos; b. Diviso: 445a.C. 396 a.C. 31 d.C.

7 semanas 62 semanas // 1 semana 1) 7 semanas (49 anos): a partir da ordem para reconstruir Jerusalm expedida por Artaxerxes em 445 a.C. (Neemias 2.1-8) at o fim das obras; 2) 62 semanas (434 anos): do fim da reconstruo de Jerusalm at a morte de Jesus, no ano 31 d.C.; 3) Intervalo: GRAA IGREJA GENTIOS

4) 1 semana (7 anos): inicia com a assinatura da aliana entre o anticristo e Israel e termina com a vinda de Cristo; tempo de tribulao; c. Cumprimento: se as 69 semanas se cumpriram rigorosamente, como ser a 70?

[2]

POR QUE H INTERVALO ENTRE AS SEMANAS 69 E 70? a. Os eventos de 9.24 no se cumpriram: (1) fazer cessar a transgresso, (2) dar fim aos pecados, (3) expiar a iniqidade, (4) trazer a justia eterna, (5) selar a viso e a profecia e (6) ungir o Santo dos Santos. b. Os eventos de 9.27 no se cumpriram: a semana dividida em duas partes de 3,5 anos; esta meia semana equivalente a 42 meses ou 1260 dias; c. Detalhes do sermo proftico no se cumpriram: Quando ... virdes o abominvel da desolao de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem l, entenda) ento os que estiverem na Judia fujam para os montes; (Mt 24.15). SEPTUAGSIMA SEMANA TRIBULAO: a. Quem ele do v. 27: 1) no Jesus ele ser tirado (v. 26) e sua aliana no dura apenas 7 anos; 2) o povo de um prncipe que h de vir: o povo que destruiu Jerusalm o romano; portanto o prncipe que ainda no existia quando a cidade foi tomada far aliana com os judeus por 7 anos; b. Quando (26): inicia com a assinatura da aliana entre Israel e o anticristo (Is 28.1518); o povo judeu estar habitando em Jerusalm e o templo restaurado; c. Dilvio: Jerusalm foi tomada pelo general romano Tito, no ano 70 d.C., aps um cerco de 5 meses, com um exrcito de cerca de 100.000 homens. Estima-se 1 milho de judeus morreram nessa catstrofe.

[3]

Quais os nomes e ttulos que so utilizados para o Anticristo nas Escrituras ? 1) "Anticristo" uma expresso que encontramos apenas nas epstolas de Joo. Caracteriza em especial o seu carter anticristo, o qual expresso pelo facto de ele negar o Pai e o Filho (1Ts 2:18-22). 2) "Homem da iniquidade" (2Ts 2:3). Toda a forma de injustia ter a sua plenitude num homem; a iniquidade ser concentrada, por assim dizer, num homem, que aqui caracterizado como o "homem da iniquidade". 3) Tambm referido como o "filho da perdio" (2Ts 2:3). Esta expresso caracteriza a sua horrvel origem e o seu fim medonho. 4) "O inquo" (2Ts 2:8) aponta-o como sendo o egosmo personificado, em ntido contraste com Aquele que jamais buscou os Seus prprios interesses e, em lugar disso, fez o que era do agrado do Pai. 5) "Outra besta" (Ap 13:11-16). Ele o imitador de Cristo, em seu poder e em seu carter; ele tem "dois chifres, parecendo cordeiro", mas as suas palavras revelam a sua origem satnica, pois fala "como drago". 6) "O falso profeta" (Ap 16:13; 19:20). Este nome mostra a sua influncia enganadora, mediante a qual se apresentar rebelde Israel, como porta-voz de Deus. 7) "Pastor intil e insensato" (Zc 11:15-17). Em lugar de apascentar o rebanho, esse pastor -- que se levantar por justa retribuio de Deus, porque Israel rejeitou os Pastores e o Rei da parte de Jeov -- tratar cruelmente o rebanho. Mas a espada (Juzo) lhe cair sobre o seu poder e inteligncia ("seu brao e olho direito") de que ele se enaltece.

8) "Rei" (Dn 11:36). Aqui vemos o seu carter real na Palestina. 9) "Homem sanguinrio e fraudulento" (Sl 5:6). Esta e outras denominaes nos Salmos referem-se ao Anticristo. O seu significado provm do respectivo contexto.

LIO 6 SERMO PROFTICO DE JESUS parte 1 Texto devocional: Passar o cu e a terra, porm as minhas palavras no passaro. (Mt 24.35) [1] INTRODUO: a. Quando e onde: 3 feira da semana da paixo, no monte das Oliveiras; b. Israel: Jesus predisse a destruio de Jerusalm e do templo; c. Atestado: no ficar aqui pedra sobre pedra, que no seja derrubada (Mt 24.2). RELAO DO SERMO DO MONTE COM AS PROFECIAS DE DANIEL: Jesus usou as expresses do profeta Daniel: tribulao, Filho do homem, as nuvens do cu, poder e muita glria (Dn 7:25-27; 12:1 e 2). 3 LINHAS DE INTERPRETAO: a. A profecia j se cumpriu: os fatos se referem queda de Jerusalm em 70 d.C.; b. A profecia se aplica era da igreja: uma vez que Israel rejeitou a Cristo, as advertncias se referem igreja (viso ps-tribulacionista); c. A profecia se aplica aos judeus: Deus tratar com os judeus antes do juzo final (viso pr-tribulacionista); trata de eventos passados e futuros referentes a Israel

[2]

[3]

[4]

3 PERGUNTAS CHAVES: a. Quando acontecero estas coisas? Princpio de dores (24.3-14); b. Qual ser o sinal da sua vinda? Abominao desoladora (24.15; Ap 13; 2Ts 2); c. Qual ser o sinal do fim dos tempos? Sinais nos cus (24.29-30).

1 BLOCO (Mt 24.4-14; Mc 13.3-13; Lc 21.7-19) [5] a. b. c. d. PRINCPIO DAS DORES ANTES DA TRIBULAO: Textos paralelos: Jo 16.20-23a; Rm 8.18-25; 1 Ts 5.3; Ap 12.2; Dores de parto: contraes regulares e mais fortes; Contraste: princpio de dores x trabalho de parto (grande tribulao) Sinais preliminares: 1. falsos cristos (24.4): Maom, Jim Jones, David Koresh, Rev Moon, etc; 2. guerras e rumores (24.7): o sc XX foi o sculo das guerras; 3. guerras mundiais: nmero de vtimas maior que todas as demais guerras; 4. armas nucleares: pela primeira vez, h armas para destruir o planeta; 5. Nao contra nao e reino contra reino: expresso idiomtica conflito iniciado por dois combatentes e que rapidamente aumenta e arregimenta aliados; 6. nao: do grego ethnos, ou raas, etnias; 7. reino: pases ou estados polticos organizados; 8. Fome: 1,3 bilho de pessoas vive com menos de U$1/dia; morrem 24 mil/dia; 9. Terremotos (24.7): a. sc XIX 41 grandes terremotos; 350 mil vtimas; b. sc XX 96 grandes terremotos; 2 milhes de vtimas; c. sc XXI 300 mil vtimas (25 % das vtimas do sc XX);

10. Pestes (24.7b) ou pestilncias (Lc 21.11): pragas e doenas; 11. Coisas espantosas e grandes sinais do cu (Lc 21.11); 12. Perseguio, traio, tribulao e martrio: contra judeus (sindrios e sinagogas); 13. Testemunho: perante reis e presidentes para testemunho; 14. Evangelizao: proclamao a todas as naes antes do fim;

e. Estado de Israel: 1. 1917: Declarao de Balfour permite o retorno dos judeus Palestina; 2. 1948: fundado em nico dia em 14/05/48 (Is 66.; ver Am 9.15; Ob 17); 3. 1967: conquista de Jerusalm;

LIO 7 SERMO PROFTICO DE JESUS parte 2 Texto Devocional: Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque havemos de v-lo como ele . E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperana, assim como ele puro (1 Joo 3.3). 2 BLOCO A VINDA DE JESUS VINDA DE JESUS APS A TRIBULAO: a. Textos: Mt 24.29-31 Mc 13.24-27 Lc 21.25-28

[2]

b. Sinais no cu (24.31): 1. Is 13.9-10: o sol logo ao nascer escurecer; 2. Is 24.1,3-6,21,23: E a lua se envergonhar, e o sol se confundir, quando o Senhor dos Exrcitos reinar no monte de Sio e em Jerusalm; 3. Jl 2.31: o sol se converter em trevas e a lua em sangue; 4. Ap 6.12-17: o sol se tornou negro como saco de crina, a lua... sangue; c. Sinal (Mt 24.30): vinda de Jesus como um relmpago (Dn 7.13; Ap 1.7); d. Salvao (Mt 24.21; Mc 13.19): reunio dos salvos de todos os tempos. 3 BLOCO ADVERTNCIAS [3] PARBOLA DA FIGUEIRA: a. Textos: Mt 24.32-36,42 Mc 13.28-33 Lc 12.54-56

b. Texto paralelo: Sabeis ... discernir o aspecto do cu, e no podeis discernir os sinais dos tempos? (Mt 16.2-3; Mc 8.11-13) c. Figueira: no Israel; Jesus est se referindo a um exemplo de florescer; d. Parbola: Jesus est dizendo COMO os sinais devem ser analisados; e. Sinais: todas estas coisas mostram que a vinda de Jesus iminente; f. Gerao: a qual gerao Jesus est se referindo? 1. No a gerao que ouviu o sermo proftico; 2. No a gerao que viu o princpio de dores; 3. a gerao que vir o sinal definitivo: a abominao desoladora.

[4]

COMPARAO COM DILVIO E DESTRUIO DE SODOMA E GOMORRA: a. Textos: Mt 24.37-41 Mc xxx Lc 17.26-37;

b. Dilvio: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento c. Destruio de Sodoma e Gomorra: O mesmo aconteceu nos dias de L: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que L saiu de Sodoma, choveu do cu fogo e enxofre, e destruiu a todos. Assim ser no dia em que o Filho do Homem se manifestar. d. Coisas legtimas: s Deus pode lanar luz sobre nossa relao com bens, trabalho e afetos: O que devemos deixar? Como o mundo tem nos enredado? e. Exortao de Jesus: Lembrai-vos da mulher de L. (Lc 17.32); f. Exortao de Paulo: Isto, porm, vos digo, irmos, que o tempo se abrevia; o que resta que no s os casados sejam como se no o fossem; mas tambm os que choram, como se no chorassem; e os que alegram, como se no alegrassem; e os que compram, como se no possussem; e os que se utilizam deste mundo, como se dele no usassem... (1Co 7.29-31). [5] COMPARAO COM LADRO: a. Textos: Mt 24.43-44; Mc xxx Lc 12.35, 39-41;

b. Texto paralelo: o dia do Senhor vem como ladro de noite... mas, vs... no estais em trevas, para que esse dia vos apanhe de surpresa (1 Ts 5.1-6); c. Vigiar: 1) observar atentamente; 2) espreitar; 5) tomar cuidado; 6) estar acordado; atento; 7) estar de sentinela; 8) precaver-se ou acautelar-se (Aurlio); i. Pergunta: Senhor, dizes essa parbola a ns, ou tambm a todos? (12.41) ii. Resposta: O que, porm, vos digo, digo a todos: Vigiai! (Mc 13.37) d. Idia central: ningum sabe quando o ladro vem, por isso, vigie sempre; e. Aplicao: os sinais devem servir de alerta e preveno para os crentes.

[6]

PARBOLA DAS VIRGENS: a. Textos: b. c. d. e. Mt 25.1-13; Mc xxx Lc 12.35-38;

Personagens: 1) noivo; 2) virgens nscias (loucas); 3) virgens prudentes; Elementos: 1) lmpada; 2) azeite; Exortao: Em verdade vos digo que no vos conheo (Mt 25.12); Exortao: "Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias. Sede vs semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater porta, logo lha abram" (Lc 12.35).

LIO 8 ESCATOLOGIA NAS EPSTOLAS PAULINAS parte 1 Texto devocional: ""Mas graas a Deus que nos d a vitria por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho no vo" (1Co 15.57,58).

Textos Bsicos: 1 Co 15.50-58 e 1 Ts 4.13 a 5.11 [1] a. RELAO DO ARREBATAMENTO COM A SEGUNDA VINDA: Arrebatamento: harpazo - roubar, raptar, tirar fora, arrebatar (Mt 12.29; Jo 6.15; 10:12,28,29;Atos 8.39; 23.10; 2Co 12,2,4; 1Ts 4:17;Jd 23; Ap 12.5); misterion mistrio (no revelado); Segunda Vinda: parousia - vinda, advento, com a conseqente presena; semeion" - sinal, erkomai" - vir, aparecer; apokalypsis revelao (2Ts1.7); epiphaneia manifestao (2Ts 2.8; Tt 2.13); Distino entre tribulaes e Tribulao: Jo 16.33; Rm 8.18; 1Ts 3.3; 2Ts 1.6; Conceito de iminncia: que ameaa acontecer breve; em via de efetivao imediata; a ponto de cair (AURLIO); pairando acima de algum, prestes a vir sobre ou a alcanar algum; prximo quanto sua ocorrncia" (Oxford Dic); Saudao da igreja primitiva "Maranata!" (1Co 16.22): 3 termos aramaicos - Mar ("Senhor"), ana ("nosso") e tha ("vem") significa "Vem, nosso Senhor!" Base bblica da doutrina da iminncia: 1 Co 1.7; Fp 3.20; 4.5; 1 Ts 1.10; 4.15-18; 5.6; 1 Tm 6.14; Tt 2.13; Hb 9.28; Tg 5.7-9; 1Pe 1.13; Jd 21; Ap 3.11; 22.7, 12, 20 ("Eis que venho sem demora!"); 22.17, 20 Comparao entre os dois eventos: arrebatamento segunda vinda Os santos arrebatados vo ao cu Os santos vm terra Acontecimento iminente sem sinais Seguem sinais, inclusive a tribulao A terra no julgada A terra julgada No mencionado no AT Predito vrias vezes no AT Envolve apenas cristos Afeta todos os homens Nenhuma referncia Satans Satans amarrado Cristo vem para os Seus Cristo vem com os Seus Ele vem nos ares (1Ts 4.17) Ele vem terra (At 1.11; Zc 14.4,5) Somente os Seus o vem Todo olho O ver Comea a Tribulao Comea o Milnio

b.

c. d.

e. f.

g.

[2] CONTEXTO EM 1 CORNTIOS 15 - Heresias: Alguns mestres ensinavam que no havia ressurreio dos mortos. Para refutar esta falsa doutrina, Paulo primeiro estabeleceu uma base comum com seus leitores, afirmando a ressurreio de Cristo como prova da vida eterna. [3] CONTEXTO EM 1 TESSALONICENSES 4 - Perseguio: cartas escritas por Paulo por volta de 50/51 a.D igreja de Tessalnica para exortar e consolar os irmos em face de forte perseguio (At 17.1-9). Paulo reafirma a segurana as promessas e esperana na vinda de Jesus. SEQNCIA DE EVENTOS NO ARREBATAMENTO: a. Glorificao [1Co 15.50, 51]: mas todos seremos transformados; i. glorificao: e aos que justificou, a esses tambm glorificou (Rm 8.30); ii. corpo glorificado: Cristo, as primcias (1Co15.23,39,40); igual ao corpo da sua glria (Fp 3.20,21); seremos semelhantes a ele (1 Jo 3.3); iii. "Mas todos ns com cara descoberta, refletindo como um espelho a glria do Senhor, somos transformados de glria em glria na mesma imagem, como pelo Esprito do Senhor" (2 Co.3:18). b. Mortos em Cristo [1Ts 4.13, 14]: Deus os tornar a trazer com ele. i. Poderiam os santos mortos perder a glria da parousia? Paulo respondeu questo de alguns crentes sobre se os que morreram no Senhor tinham qualquer desvantagem em relao aos que sobrevivessem.

ii. Mortos em Cristo: refere-se ao corpo Ele no Deus de mortos, e sim de vivos" (Mt 22.31-32); deixar o corpo e habitar com o Senhor (2Co 5.8); "Se, porm, Cristo est em vs, o corpo, na verdade, est morto por causa do pecado, mas o esprito vida, por causa da justia" (Rm 8.10); c. Vivos em Cristo [1Ts 4.15]: os vivos, os que ficarmos at a vinda do Senhor i. Esprito Santo: habita no cristo (Rm 8.11); selo da promessa (Ef 1.13); ii. Cristo em vs, a esperana da glria Cl 1.29; d. Momento [1Ts 4.16; 1Co 15.52]: num abrir e fechar dolhos... i. Tempo: tomo - momento indivisvel; rip - piscar d'olhos; ii. Voz do arcanjo: Miguel (Dn 10.13; 12.1; Jd 9; Ap 12.7-9), sempre relacionado proteo dos judeus ou aos santos do Antigo Testamento; iii. Trombeta de Deus ou ltima trombeta: no se refere s trombetas do Apocalipse, mas s trombetas de Israel em Nm 10.2.10; elas eram tocadas para convocao e para levantar acampamento; eram feitas de prata de siclo pago em resgate; sereis salvos de vossos inimigos (v 9); iv. Trombeta para a igreja: chamada para o arrebatamento; v. Trombeta para Israel: convocao para reunio dos eleitos (Is 27.12-13) e. Ressurreio [1Ts 4.16]: os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro i. Cristo: Eu sou a ressurreio e a vida (Jo 8.51;11.25); "Cada um por sua prpria ordem: Cristo, as primcias; depois, os que so de Cristo, na sua vinda" (1Co 15.23); ii. corpo em incorrupo... em glria... com vigor... [em] corpo espiritual", trazendo "a imagem do celestial" (I Co.15:42-44,49); f. Transformao [1Ts 4.17] ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados i. Mas a nossa cidade est nos cus, donde tambm esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformar o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso" (Fp.3:20-21); ii. "...isto que corruptvel se revista da incorruptibilidade, e que isto que mortal se revista da imortalidade" (15:53). g. Arrebatamento [1Ts 4.17]: seremos arrebatados juntamente com eles i.eis ara - nos ares, os remidos encontram o Senhor; ii. v. 17: estaremos para sempre com o Senhor; iii. Jo 14.3: vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vs tambm; h. Vitria final [1Co 15.53,54] Tragada foi a morte na vitria. i. 1Co 15.26: o ltimo inimigo a ser destrudo a morte; ii. Ap 20.14: a morte e o inferno foram lanados para dentro do lago de fogo; i. Tribunal de Cristo [Rm 14.10; 2Co 5.10]: Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (Ver tambm 2Tm 2.11,12; 4.8; Ap 11.18).

Вам также может понравиться