Вы находитесь на странице: 1из 16

Pluralismo jurdico, direitos humanos e interculturalidade

Antonio Carlos Wolkmer*


Sumrio: Introduo; 1. Processos de mundializao e aes polticas contra-hegemnicas; 2. Pluralismo jurdico na perspectiva da alteridade e da participao; 3. Direitos humanos: sua dimenso intercultural e emancipatria; Referncias.

Resumo:O autor demonstra que, frente aos recentes processos de dominao e de excluso de mundializao do capital neoliberal, faz-se imperioso destacar as novas formas emancipatrias e contra-hegemnicas de legitimao do Direito. Trata-se, na verdade, de introduzir como paradigma, um pluralismo jurdico de tipo democrtico e participativo, capaz de viabilizar-se como instrumento de resistncia e de afirmao aos direitos humanos emergentes.

Abstract: The author demonstrates that, front to the recent processes of domination and exclusion of mundialization of the neoliberal capital, becomes imperious to detach the new emancipatrias and against-hegemonic forms of legitimation of the Right. He treats yourself, in the truth, to introduce as paradigm, a legal pluralism of type democratic and participate, capable to make possible itself as instrument of resistance and affirmation to the emergent human rights.

Palavras-chave: Mundializao cultural; Keywords: Cultural globalization; Legal Pluralismo jurdico; Interculturalidade; Direitos pluralism; Interculturalidad; Right human beings. humanos.

Introduo

O
*

empenho maior e inconteste neste incio do novo milnio como tomar parte deste cenrio de mundializao neoliberal, mas sem deixar de estar consciente e agir no mbito cultural da diversidade e da legitimidade local. Trata-se de repensar um projeto social e poltico contra-hegemnico, capaz de reordenar as relaes

Professor Titular de Histria das Instituies Jurdicas dos cursos de graduao e ps-graduao em Direito da UFSC; Doutor em Direito e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (RJ); Pesquisador do CNPq e consultor da CAPES; Professor visitante de cursos de ps-graduao em vrias universidades do Brasil e do exterior; Autor de diversos livros, entre os quais: Pluralismo jurdico: fundamentos de uma nova cultura no direito. 3. ed. So Paulo: Alfa-Omega, 2001; ______. Introduo ao pensamento jurdico crtico. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2006; ______. (Org.). Direitos humanos e filosofia jurdica na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004; Sntese de uma histria das idias jurdicas: da antiguidade clssica modernidade. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2006.
Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

113

tradicionais entre Estado e Sociedade, entre o universalismo tico e o relativismo cultural, entre a razo prtica e a filosofia do sujeito, entre o discurso de integrao e de diversidade, entre as formas convencionais de legalidade e as experincias plurais no-formais de jurisdio. Ressignificar outro modo de vida impulsiona a dimenso cultural por outras modalidades de experincia, de relaes sociais e ordenaes das prticas emergentes e instituintes. Em tal intento, a prioridade no estar no Estado-nacional e no Mercado, mas, presentemente, na fora da sociedade como novo espao comunitrio de efetivao da pluralidade democrtica, comprometida com a alteridade e com a diversidade cultural. Em sua capacidade geradora, o poder da instncia societria proporciona, para os horizontes institucionais, valores culturais diferenciados, procedimentos distintos de prtica poltica e de acesso justia, novas definies de direitos, de identidades e autonomia, projetando a fora de sujeitos sociais como fonte de legitimao do locus sociopoltico e da constituio emergente de direitos que se pautam pela dignidade humana e pelo reconhecimento diferena. Ora, diante dos recentes processos de dominao e excluso produzidas pela globalizao, pelo capital financeiro e pelo neoliberalismo que vem afetando substancialmente relaes sociais, formas de representao e de legitimao, impese repensar politicamente o poder de ao da comunidade, o retorno dos agentes histricos, o aparecimento indito de direitos relacionados s minorias e produo alternativa de jurisdio, com base no vis interpretativo da pluralidade de fontes. Certamente que a constituio de uma cultura jurdica antiformalista, antiindividualista e antimonista, fundada nos valores do poder da comunidade, est necessariamente vinculada aos critrios de uma nova legitimao social e de um novo dilogo intercultural. O nvel dessa eficcia passa pelo reconhecimento da identidade1 dos sujeitos sociais (aqui incluindo os grupos culturais minoritrios), de suas diferenas, de suas necessidades bsicas e de suas reivindicaes por autonomia. Por conseguinte, fundamental destacar, na presente contemporaneidade, as novas formas plurais emancipatrias e contra-hegemnicas de legitimao do Direito.2 Antes de mais nada, na perspectiva da Amrica Latina, para se instituir uma cultura poltico-jurdica mais democrtica necessrio pensar e forjar formas de produo do conhecimento que partam da prxis democrtica pluralista como
Compreende-se, aqui, identidade como o conjunto de caractersticas especficas a determinado grupo humano, em seu modo de ser, pensar e agir. 2 SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003, p. 25-66.
1

114

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

expresso do Direito diferena,3 identidade coletiva, autonomia4 e igualdade de acesso a direitos. H, portanto, que desencadear tal processo, revendo o pluralismo como princpio de legitimidade poltica, jurdica e cultural. Do pluralismo no como possibilidade, mas como condio primeira. o que se ver nesta reflexo: ao criticar o neo-colonialismo liberal do capital financeiro e os desenfreados genocdios tnicoculturais, introduz o pluralismo democrtico como instrumento de luta para combater as mazelas da globalizao e para legitimar-se como estratgia contra-hegemnica de afirmao aos direitos humanos emergentes.

Processos de mundializao e aes polticas contrahegemnicas

Redefinir a vida humana, configurada na historicidade de sujeitos singulares e coletivos com dignidade, com identidade e com reconhecimento diferena implica ter conscincia e lutar contra imposies padronizadas que caracterizam a sociedade mundial, estremecida com o enfraquecimento dos Estados-nacionais, com a supremacia selvagem do mercado financeiro e com a hegemonia poltica do neoliberalismo. Nesse sentido, importa sublinhar breve recorte do cenrio cultural por fenmenos como globalizao e neoliberalismo. Tendo em conta seu impacto no mbito da vida humana, no Direito e na sociedade, convm explicitar, como faz Octvio Ianni, que a globalizao, mais que a intensificao das relaes sociais em escala mundial [...] uma realidade em processo, que [...] atinge as coisas, as gentes e as idias, bem como as sociedades e as naes, as culturas e as civilizaes [...], colocando-se o problema do contraponto globalizao e diversidade [...].5
Para Len Oliv o Direito diferena refere-se ao direito dos indivduos a serem reconhecidos como integrantes de certa comunidade cultural, desfrutando das condies apropriadas para que esta se preserve, se desenvolva e floresa, de acordo com as decises que seus membros tomem de maneira autnoma. (OLIV, Len. Multiculturalismo y pluralismo. Mxico: Paids, 1999, p. 89; ______. Interculturalismo y justicia social. Mxico: UNAM, 2004, p. 89). 4 A autonomia pode ser vista como uma das formas de manifestao do princpio da autodeterminao. Implica a luta de comunidades minoritrias (populaes indgenas, grupos afro-americanos, identidades nacionais etc.) para preservar suas tradies. Tais comunidades podem estabelecer livremente o seu status poltico e prosseguir livremente o seu desenvolvimento econmico, social e cultural. Assim, no entendimento de Yash Ghai, o princpio da autodeterminao confere s comunidades minoritrias o direito de autonomia ou de autogoverno em relao a questes relacionadas a seus assuntos internos e locais. (GHAI, Yash. Globalizao, multiculturalismo e direito. In: SANTOS, Boaventura de S. (Org.). Reconhecer para libertar. p. 570). 5 IANNI, Octvio. Globalizao: novo paradigma das cincias sociais. In: A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1995, p. 13-25. Constatar, ainda em O. Ianni. A sociedade global. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1996; BAUMAN, Zygmunt. Globalizao. As conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999; SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
3

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

115

Parece claro que a questo da globalizao, introduzida na dcada de 1970 (M. MCLUHAN) na esfera da comunicao e da cultura, acaba sendo adotada e difundida nos parmetros da sociedade internacional relacionada mundializao de polticas econmicas, comerciais e financeiras de grandes conglomerados empresariais. O processo de mundializao do espao no-nacional contingncia, certamente, dos avanos cientficos e das revolues tecnolgicas (informtica, telecomunicao, biotecnologia, novas formas de energia, como o lazer etc.).6 Embora sejam processos concomitantes que permanecem interagindo nas ltimas dcadas, h que se diferenciar a globalizao (ampliao do espao, desterritorializao e transnaciona-lizao, principalmente econmica, tecnolgica e cultural) da doutrina terico-prtica de justificao e legitimizao denominada neoliberalismo. Em tal sentido, a interpretao e a prtica da ideologia neoliberal, particularmente na Amrica Latina, tem-se projetado como
concepo radical do capitalismo que tende a absolutizar o mercado, at convertlo em meio, em mtodo e fim de todo comportamento humano racional. Segundo essa concepo, ficam subordinados ao mercado a vida das pessoas, o comportamento da sociedade e a poltica dos governos. O mercado absolutista no aceita nenhuma forma de regulamentao.7

Tal sistema de princpios e valores exime o Estado de grande parcela de sua responsabilidade, limitando-lhe a interveno e atuao a garantir o mnimo de bens para todo cidado. Ao ajustar e estabilizar a economia capitalista para as grandes burocracias e as elites financeiras internacionais, o neoliberalismo acabou, na esteira dessas manobras, contribuindo para acelerar imensos desequilbrios econmicos, elevadas taxas de desemprego, profundas desigualdades sociais, acentuados desajustes no cotidiano das comunidades locais e o genocdio cultural. Assim, o surgimento de novas formas de dominao e excluso produzidas pela globalizao e pelo neoliberalismo afetou substancialmente tambm as prticas
Cf. DOWBOR, Ladislau. Governabilidade e descentralizao. In: So Paulo em perspectiva. So Paulo: Seade, no 3, jul.-set. 1996, p. 23; ______. A reproduo social. Propostas para uma gesto descentralizada. Petrpolis: Vozes, 1998, p. 29-46. 7 CARTA dos Superiores Provinciais da Companhia de Jesus da Amrica Latina. O neoliberalismo na Amrica Latina. So Paulo: Loyola, 1996, p. 19 e 21. Sobre a crtica ao neoliberalismo, consultar: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o estado democrtico. 2. ed. Rio de Janeiro: Graphia, 1995; BATISTA, Paulo Nogueira. O consenso de
6

Washington: a viso neoliberal dos problemas da Amrica Latina. 2. ed. So Paulo: Pedex, l994; COMBLIN, Jos. O neoliberalismo. Ideologia dominante na virada do sculo. Petrpolis: Vozes, 2000.

116

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

polticas tradicionais e os padres normativos que tm regulado as condies de vida em sociedade. Tais reflexos tm incidido igualmente na prpria instncia convencional de poder, o Estado nacional e soberano. Nesse aspecto, fica evidente um certo esgotamento do Estado-Nao como instncia institucional privilegiada de legitimao. No parece correto afirmar, como adverte Ianni, que o Estado deixar de existir, mas esto sendo postas em discusso suas funes clssicas, para readequ-las aos novos cenrios mundiais, gerados pelo confronto entre Sociedade e Mercado. Por certo que
as foras sociais, econmicas, polticas, culturais, geopolticas, religiosas e outras, que operam em escala mundial, desafiam o Estado-Nao, com a sua soberania, com o lugar da hegemonia. Sendo assim, os esforos do Projeto Nacional, seja qual for a sua tonalidade prtica ou econmica, reduzem-se, anulam-se ou somente podem ser recriados sob outras condies. A globalizao cria injunes e estabelece parmetros, anula e abre horizontes.8

Diante do declnio das prticas tradicionais de representao poltica, da escassa eficcia das estruturas judiciais e estatais em responder pluralidade de demandas e conflitos, do crescente aumento de bolses de misria e das novas relaes colonizadoras de pases ricos com naes em desenvolvimento, abre-se a discusso para a consciente busca de alternativas capazes de desencadear diretrizes, prticas e regulaes voltadas para o reconhecimento diferena (singular e coletiva) de uma vida humana com maior identidade, autonomia e dignidade. Diante da nova relao entre Estado e Sociedade, em todo esse processo de lutas e superaes multiculturais no mbito local, cria-se um novo espao comunitrio, de carter neo-estatal, que funde o Estado e a Sociedade no pblico: um espao de decises no controladas nem determinadas pelo Estado, mas induzidas pela sociedade.9 Nessa perspectiva, o pluralismo comprometido com a alteridade e com a diversidade cultural projeta-se como instrumento contra-hegemnico, porquanto mobiliza concretamente a relao mais direta entre novos sujeitos sociais e poder institucional, favorecendo a radicalizao de um processo comunitrio participativo, definindo mecanismos plurais de exerccio democrtico e viabilizando cenrios de reconhecimento e de afirmao de Direitos Humanos.
IANNI, Octvio. 1995, p. 17. Sobre a problematizao do Estado-Nao e sua discusso atual, verificar tambm: HELD, David. La democracia y el orden global. Del Estado moderno al gobierno cosmopolita. Barcelona: Paids, 1997; FIORI, Jorge Luis. Globalizao, Estados nacionais e polticas pblicas. Cincia hoje. vol. 16, no 96, dez. 1993, p. 24-31; NOVAES, Adauto (Org.). A crise do Estado-Nao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. 9 GENRO, Tarso F. O futuro por armar: democracia e socialismo na era globalitria. Petrpolis: Vozes, 1999, p. 41.
8

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

117

Pluralismo jurdico na perspectiva da alteridade e da participao

O reconhecimento do pluralismo na perspectiva da alteridade e da emancipao revela o locus de coexistncia para uma compreenso crescente de elementos multiculturais criativos, diferenciados e participativos. Em uma sociedade composta por comunidades e culturas diversas, o pluralismo fundado numa democracia expressa o reconhecimento dos valores coletivos materializados na dimenso cultural de cada grupo e de cada comunidade.10 Tal intento de conceber a pluralidade de culturas na sociedade, de estimular a participao de grupos culturais minoritrios e de comunidades tnicas se aproxima da temtica do multiculturalismo.11 O termo multiculturalismo, que adquire diferentes significados (conservador, progressista, crtico etc.) expressa, no dizer de Boaventura de S. Santos e Joo A. Nunes, a coexistncia de formas culturais ou de grupos caracterizados por culturas diferentes no seio da sociedade moderna. [...].12 Trata-se de conceito eurocntrico, criado para descrever a diversidade cultural no quadro dos Estados-Nao do hemisfrio norte e para lidar com a situao resultante do afluxo de imigrantes vindos do sul para um espao europeu sem fronteiras internas, da diversidade tnica e afirmao identitria das minorias nos EUA e dos problemas especficos de pases como o Canad, com comunidades lingsticas ou tnicas territorialmente diferenciadas. [...] um conceito que o Norte procura impor aos pases do Sul um modo de definir a condio histrica e identidade destes.13 Entretanto, como ressaltam Boaventura de S. Santos e Joo A. Nunes, existem diferentes noes de multiculturalismo [...], no caso especfico da verso emancipatria, esta centraliza-se no reconhecimento do direito diferena e da coexistncia ou construo de uma
10 Observar: DADESKY, Jacques. Pluralismo tnico e multiculturalismo. Racismos e antiracismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2001, p. 196-205; VERHELST, Thierry G. O direito diferena. Petrpolis: Vozes, 1992, p. 92; OLIV, Leon. Multiculturalismo y pluralismo, p. 107 ss.; ______. Interculturalismo y justicia social. p. 70-75 e p. 142. 11 Autores como Adela Cortina relembram que foi na Espanha do tempo da Reconquista que se constituram os primrdios do debate multicultural, expresso na convivncia de trs culturas crist, rabe e judia em um certo nmero de cidades. Assim, cabe assinalar que o comeo do debate do multiculturalismo data do sculo XVI e, concretamente, do momento da grande expanso da cultura europia. O vocbulo retomado e passa a ser utilizado crescentemente nos debates acadmicos a partir dos anos setenta do sculo XX, em pases como Canad, Estados Unidos e Austrlia. (Ciudadanos del mundo. Hacia una teora de la ciudadania. Madrid: Alianza, 1999, p. 180 e 183-184). 12 SANTOS, Boaventura de S. (Org.). Reconhecer para libertar. p. 26; SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru/SP: EDUSC, 1999; TAYLOR, Charles et al. Multiculturalismo. Lisboa: [s.d], Instituto Praget. 13 SANTOS, Boaventura de S. (Org.). Op. cit., p. 30.

118

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

vida em comum alm de diferenas de vrios tipos,14 podendo tornar-se imperativo como exigncia e afirmao do dilogo. Naturalmente, o pluralismo como valor aberto e democrtico, que representa distines, diversidade e heterogeneidade, tem no multiculturalismo uma de suas formas possveis de reconhecimento e articulao das diferenas culturais. Na configurao dos princpios iniciais de um horizonte culturalmente compartilhado e dialgico, o pluralismo legitima-se como proposta poltico-multicultural nos nveis terico e prtico. Sob um vis progressista, o pluralismo se redefine como locus privilegiado que se contrape aos extremos da fragmentao atomista e da ingerncia sem limites do poder poltico. Como expresso da hegemonia de corpos sociais intermedirios, o pluralismo tem seu embate articulado contra as diversas formas de individualismo e de estatismo, pautada por autonomia, diferena e tolerncia. 15 A problematizao e a relevncia da temtica pluralista conduz, necessariamente, discusso das possibilidades de nova cultura jurdica, com legitimao assentada no reconhecimento da justa satisfao de necessidades bsicas e na ao participativa dos sujeitos insurgentes, singulares e coletivos. No mbito do Direito, a pluralidade expressa
a coexistncia de normatividades diferenciadas que define ou no relaes entre si. O pluralismo pode ter como intento, prticas normativas autnomas e autnticas, geradas por diferentes foras sociais ou manifestaes legais plurais e complementares, podendo ou no ser reconhecidas, incorporadas ou controladas pelo Estado.16

Certamente que o pluralismo jurdico tem o mrito de revelar a rica produo legal informal engendrada pelas condies materiais, lutas sociais e contradies pluriclassistas. Isso explica por que, no capitalismo perifrico latino-americano, o pluralismo jurdico passa pela redefinio das relaes entre poder centralizador de regulamentao do Estado e pelo esforo desafiador de auto-regulao dos movimentos sociais e mltiplas entidades voluntrias excludas.17
SANTOS, Boaventura de S. (Org.). Ibidem, p. 33 e 62; McLAREN, Peter. Multiculturalismo crtico. So Paulo: Cortez Editora, 1997; ETXEBERRIA, Xabier. Sociedades multiculturales. Bilbao: Mens Aero, 2004. 15 Cf. WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo jurdico: fundamentos de uma nova cultura no Direito. 3 ed. So Paulo: Alfa-Omega, 2001, p. 174. 16 WOLKMER, Antonio C. Op. cit., p. 222. 17 WOLKMER, Antonio C. Ibidem., p. 223-331.
14

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

119

O reconhecimento de outra cultura jurdica, marcada pelo pluralismo de tipo comunitrio-participativo e pela legitimidade construda atravs das prticas internalizadas de sujeitos sociais, permite avanar na redefinio e afirmao de direitos humanos numa perspectiva da interculturalidade. Da interculturalidade entendida como filosofia crtico-cultural, como horizonte de dilogo eqitativo, como um espao da negociao [...], como reconhecimento do pluralismo cultural [...], em que nenhuma cultura um absoluto, seno uma possibilidade constitutivamente aberta a possvel fecundao por outras culturas.18 Ainda que por vezes seja associado ao multiculturalismo (ou uma forma ou variante deste), a interculturalidade tem especificidade prpria, pois, tendo em conta o pluralismo cultural e a nova hermenutica filosfica, revela-se um horizonte de dilogo; define-se, conforme Isidoro Moreno, como um quadro comum de referncia metacultural, compatibilizando conceitos, estratgias, identificao de problemas, valores e formas de negociao de cada parte.19 Para Salas Astrain, a interculturalidade alude a um tipo de sociedade emergente, em que as comunidades tnicas, os grupos e classes sociais se reconhecem em suas diferenas e buscam sua mtua compreenso e valorizao, o que se efetiva atravs de instncias dialogais.20 J na perspectiva hermenutica da filosofia, a interculturalidade tem como tema central a problemtica da identidade, o modo de ser, o modo peculiar de pensar. Trata-se de um discurso sobre culturas como sntese de elementos inovadores, transportados, assimiladas num processo histrico.21 Por conseqncia, a interculturalidade em sua dimenso pluralista tem carter dialgico, hermenutico e interdisciplinar. Tendo em conta esse espao transformador e de dilogo intercultural que se buscam formas alternativas de fundamentao, quer de um pluralismo jurdico de tipo progressista, quer dos direitos humanos como processo intercultural. Certamente que tais pressupostos instituem-se na prxis participativa de sujeitos insurgentes diferenciados e no reconhecimento da satisfao de suas necessidades, entre os quais, a vida humana com dignidade e com respeito diversidade.
18 MORENO, Isidoro. Derechos humanos, ciudadana e interculturalidad. In: Repensando la ciudadana. Emma Martn Daz y Sebatin de la Obra Sierra (Editores). Sevilla: El Monte, 1998, p. 31. Sobre a discusso da interculturalidade, consultar: FORNET-BETANCOURT, Ral. Transformacin intercultural de la filosofa. Bilbao: Descle de Brouwer, 2001; SIDEKUM, Antonio (Org.). Alteridade e multiculturalismo. Iju: UNIJU, 2003, p. 299-316; SORIANO, Ramn. Interculturalismo: entre liberalismo y comunitarismo. Crdoba: Almuzara, 2004, p. 81 ss.; VALLESCAR PALANCA, Diana (stj). Cultura, multiculturalismo e interculturalidad. Hacia una racionalidad intercultural. Madrid: El Perpetuo Socorro, 2000. 19 MORENO, Isidoro. Derechos humanos, ciudadana e interculturalidad. p. 31. 20 SALAS ASTRAIN, Ricardo. tica Intercultural e Pensamento Latino-Americano. In: Alteridade e multiculturalismo. p. 327. 21 SIDEKUM, Antonio. Alteridade e Interculturalidade. In: Alteridade e multiculturalismo. p. 287-288.

120

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

Assim, cumpre considerar que no espao da multiculturalidade de


interaes das formas de vida, empregar processos comunitrios significa adotar estratgias de ao vinculadas participao consciente e ativa de novos sujeitos sociais. ver em cada identidade humana (individual e coletiva) um ser capaz de agir de forma solidria e emancipadora, abrindo mo do imobilismo passivo liberal e do beneficiamento individualista comprometido.22

desse modo que o conceito histrico-cultural de sujeito est, mais uma vez, associado a uma tradio de utopias revolucionrias, de lutas e de resistncias. Num cenrio de excluses, opresses e carncias, as prticas emancipadoras das novas identidades sociais (mltiplos grupos de interesses, movimentos sociais, corpos intermedirios, redes de intermediao, ONGs) revelam-se portadoras potenciais de recentes e legtimas formas de fazer poltica, bem como fonte inovadora e plural de produo normativa.23 A ineficcia das instncias legislativas e jurisdicionais do clssico Direito Moderno (capitalista, liberal e formalista) favorece a expanso de procedimentos extrajudiciais e prticas normativas no-estatais, exercidas por subjetividades sociais que, apesar de, por vezes, oprimidas e inseridas na condio de ilegalidade para as diversas esferas do sistema oficial, definem uma forma plural e emancipadora de legitimao. [...]. Os centros geradores de Direito no se reduzem mais to-somente s instituies oficiais e aos rgos representativos do monoplio do Estado Moderno, pois o Direito, por estar inserido nas prticas e nas relaes sociais das quais fruto, emerge de diversos centros de produo normativa. (WOLKMER, p.104-105). As novas exigncias globalizadas e os conflitos em espaos sociais e polticos perifricos, tensos e desiguais, como os da Amrica Latina, torna, presentemente, significativo conceber, na figura dos novos movimentos sociais, uma fonte legtima de engendrar prticas legais emancipadoras e constituir direitos humanos, bem como reconhecer aes contra-hegemnicas de resistncia ao desenfreado processo de desregulamentao e desconstitucionalizao da vida.24 Posta a questo dos sujeitos sociais como primeiro pressuposto de fundamentao, cabe considerar, agora, o reconhecimento das necessidades humanas e sua justa satisfao como critrio para serem pensadas novas formas de legitimao no mbito do pluralismo jurdico centrado na alteridade e na emancipao. A estrutura das necessidades humanas que permeia a coletividade refere-se tanto a
22 Cf. WOLKMER, Antonio Carlos. Direitos, poder local e novos sujeitos sociais. In: RODRIGUES, H. W. (Org.). O direito no terceiro milnio. Canoas: Ulbra, 2000, p. 97. 23 Ibidem, p. 104. 24 Ibidem, p. 104-105.

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

121

um processo de subjetividade, modos de vida, desejos e valores, quanto constante ausncia ou vazio de algo almejado e nem sempre realizvel. Por serem inesgotveis e ilimitadas no tempo e no espao, as necessidades humanas esto em permanente redefinio e criao.25 O conjunto das necessidades humanas varia de uma sociedade ou cultura para outra, envolvendo amplo e complexo processo de socializao. H que distinguir, portanto, na problematizao das necessidades, suas implicaes contingentes com exigncias de legitimao. Ora, na reflexo de autores como Agnes Heller, uma necessidade pode ser reconhecida como legtima se sua satisfao no inclui a utilizao de outra pessoa como mero meio.26 Torna-se, deveras, imprpria qualquer determinao arbitrria sobre a qualidade e a quantidade das necessidades, cabendo ao cidado comprometido com o procedimento justo no s rechaar a idia de objetivaes cotidianas interiorizadas por dominao, como, sobretudo, praticar o reconhecimento de todas as necessidades, cuja satisfao no supe o uso e a explorao dos demais membros da comunidade.27 inegvel que, em tempos de transio paradigmtica, a configurao de perspectiva jurdica mais progressista, interdisciplinar e intercultural, expressa na prtica determinante e efetiva de novos sujeitos histricos, projeta-se no s como fonte de legitimao da pluralidade jurdica emancipatria e de direitos humanos diferenciados, mas tambm como meio privilegiado de resistncia radical e contra-hegemnica aos processos de excluso e de desconstitucionalizao do mundo da vida.

Direitos humanos: sua dimenso intercultural e emancipatria

Na presente contemporaneidade poltico-institucional, inter-relacionado ao processo capitalista de produo e lgica individualista de representao social, vem impondo-se a busca de alternativas plausveis ao capitalismo globalizado.28 Uma das estratgias possveis est em trazer, para a pauta de discusso, o referencial dos direitos humanos em sua dimenso utpica, emancipadora e multicultural. Mesmo no se atendo a questionamentos sobre a natureza, os fundamentos e a evoluo histrica, no se poderia deixar de mencionar brevemente que a
Cf. WOLKMER, Antonio Carlos. Sobre a teoria das necessidades: a condio dos novos direitos. In: Alter gora. Florianpolis: CCJ/UFSC, no 1, maio/1994. p. 43. 26 HELLER, Agnes; FEHR, Ferenc. Polticas de la postmodernidad. Barcelona: Pennsula, 1989, p. 171172. Ver tambm: HELLER, Agnes. Teora de las necesidades en Marx. Barcelona: Pennsula, 1978. 27 HELLER, Agnes. Ms all de la justicia. Barcelona: Crtica, 1990, p. 238-239. 28 HOUTART, Franois. Alternativas plausveis ao capitalismo globalizado. In: CATTANI, Antonio David (Org.). Frum social mundial. A construo de um mundo melhor. Porto Alegre/Petrpolis: UFRGS/Vozes, 2001, p. 165-178.
25

122

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

doutrina dos direitos humanos tem respondido aos valores, exigncias e necessidades de momentos culturais distintos na historicidade da sociedade moderna ocidental. Assim, h que se reconhecer certos matizes processuais especficos da concepo dos direitos humanos liberal-burguesa dos sculos XVIII e XIX e daquela prpria de fins do sculo XX, num cenrio de desconstruo globalizante neoliberal. Se, por um lado, foi ideologicamente relevante a bandeira dos direitos humanos como apangio da luta contra as formas arbitrrias de poder e em defesa da garantia das liberdades individuais, por outro, alm de sua idealizao assumir contornos formais e abstratos, sua fonte de legitimao reduziu-se ao poder oficial estatal. Parte-se, portanto, de um formalismo monista em que toda produo jurdica moderna est sujeita ao poder do Estado e s leis do mercado. Naturalmente, como reconhece Boaventura de Sousa Santos, a concepo moderna dos direitos humanos apresenta limites inegveis. O primeiro argumento reside no fato de que os direitos humanos confinaram-se ao direito estatal, limitando muito o seu impacto democratizador,29 pois deixou-os sem uma base mais direta com outros direitos no-estatais. Um segundo limite prende-se negao vivenciada e reproduzida pelo Direito Moderno, traduzida na nfase tcnico-formal pela promulgao positiva de direitos, com a conseqente negligncia do quadro de aplicao, de negao da real efetividade desses direitos, abrindo uma distncia entre os cidados e o Direito.30 Para enfrentar o momento histrico assumido pela apropriao do capital financeiro e pela ordem internacional marcada pela globalizao neoliberal, percebese uma nova fase histrica e uma nova perspectiva terica e poltica no que se refere aos Direitos Humanos.31 Trata-se de questionar a natureza individualista, essencialista, estatista e formalista dos direitos e partir para uma redefinio multicultural de Direitos Humanos,
entendidos como processos sociais, econmicos, polticos e culturais que, por um lado, configurem materialmente [...] esse ato tico e poltico maduro e radical de criao de uma nova ordem; e, por outro, a matriz para a constituio de novas prticas sociais, de novas subjetividades antagonistas [...] dessa ordem global32 [vigente].

SANTOS, Boaventura de S. Os direitos humanos na ps-modernidade. In: Direito e sociedade. Coimbra, no 4, maro, 1989, p. 7-8. 30 SANTOS, Boaventura de S. Op. cit., p. 8-9. 31 HERRERA FLORES, Joaqun. Los derechos humanos en el contexto de la globalizacin: tres precisiones conceptuales. In: Direitos humanos e globalizao: fundamentos e possibilidades desde a teoria crtica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004, p. 95. 32 HERRERA FLORES, Joaqun. Op. cit., p. 95 e 100.
29

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

123

relevante, portanto, o processo de redefinir e de consolidar a afirmao de direitos humanos numa perspectiva integral, local e intercultural. Como assinala Flvia Piovesan,
se, tradicionalmente, a agenda de Direitos Humanos centrou-se na tutela de direitos civis e polticos [...], testemunha-se, atualmente, a ampliao dessa agenda tradicional, que passa a incorporar novos direitos, com nfase nos direitos econmicos, sociais e culturais [...].33

Torna-se, hoje, primordial, para melhor compreenso dos direitos humanos, direcion-los em termos multiculturais, ou seja, conceb-los como novas concepes de cidadania, fundados, como querem Boaventura de S. Santos e Joo A. Nunes, no reconhecimento da diferena e na criao de polticas sociais voltadas para a reduo das desigualdades, a redistribuio de recursos e a incluso34 social. Correto ponderar que os direitos humanos, engendrados no bojo de uma tradio liberal-burguesa, no esto mais centrados nos direitos individuais, mas incluem direitos sociais, econmicos e culturais. Certamente que na evoluo dos direitos humanos, a discusso do direito das minorias e dos grupos tnicos marginalizados tem favorecido o cenrio do multiculturalismo como pauta e como processo de desenvolvimento da democracia em nmero crescente de pases.35 Ao proclamar a legitimidade de que todo indivduo tem o direito a participar da vida cultural (art. 15, a), o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (1966), avana para alm, englobando os direitos coletivos das minorias e dos mltiplos grupos tnicos, pois os direitos individuais cultura no podem ser exercidos efetivamente se no se reconhecem ao mesmo tempo os direitos da coletividade cultural.36 Assim, para Stavenhagen, h de se sustentar que a luta pelos direitos humanos tarefa coletiva que requer que o Estado e o sistema jurdico reconheam as identidades grupais de populaes minoritrias, tradicionalmente marginalizadas e excludas.37 Naturalmente, na advertncia de Yrigoyen Fajardo,

33 PIOVESAN, Flvia. Direitos sociais, econmicos e culturais e direitos civis e polticos. In: SUR Revista Internacional de Direitos Humanos. So Paulo: SUR. no 1, 1o sem., 2004. p. 29. 34 SANTOS, Boaventura de S. Ibidem, p. 34. 35 Cf. SIDEKUM, Antonio. Multiculturalismo: desafios para a educao na Amrica Latina. In: LAMPERT, Ernni (Org.). Educao na Amrica Latina: encontros e desencontros. Pelotas: EDUCAT/UFPeL. p. 77. 36 STAVENHAGEN, Rodolfo. Derechos humanos y ciudadana multicultural: los pueblos indgenas. In: MARTN DAZ, E.; OBRA SIERRA, Sebastin (Ed.). Op. cit., p. 102. 37 Ibidem, p. 105.

124

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

a resistncia da mentalidade monista, monocultural e racista dos operadores jurdicos e polticos [...] constitui uma barreira importante para a efetiva vigncia do reconhecimento do pluralismo legal e da construo de um Estado pluricultural.38

De qualquer forma, urge a superao do conceito individualista, monocultural e positivista dos direitos humanos para, sobre a base da igual dignidade das culturas, abrir caminho para uma definio e interpretao intercultural dos direitos humanos.39 Em verdade, por trs dos embates pelos direitos humanos, surge para Boaventura de S. Santos,
um novo ecumenismo de lutas contra-hegemnicas, emancipatrias, em que grupos sociais, movimentos de base, partindo de pressupostos culturais diferentes islmicos, hindus, catlicos, protestantes esto tentando encontrar formas de dialogar sobre, ou sob todas as diferenas culturais que os dividem.40

Sintetizando, na perspectiva paradigmtica do Pluralismo Jurdico de tipo comunitrio-participativo e com base num dilogo intercultural que se dever definir e interpretar os marcos de uma nova concepo de direitos humanos.

Referncias
BAUMAN, Zygmunt. Globalizao. As conseqncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. BATISTA, Paulo Nogueira. O consenso de Washington: a viso neoliberal dos problemas da Amrica Latina. 2. ed. So Paulo: Pedex, 1994. BEUCHOT, Mauricio. Interculturalidad y derechos humanos. Mxico: Siglo XXI/ UNAM, 2005. CARTA dos Superiores Provinciais da Companhia de Jesus da Amrica Latina. O neoliberalismo na Amrica Latina. So Paulo: Loyola, 1996.
YRIGOYEN FAJARDO, Raquel. Vislumbrando un horizonte pluralista: rupturas y retos epistemolgicos y polticos. In: LUCIC, Milka Castro (Editora). Los desafos de la interculturalidad: Identidad, Poltica y Derecho. Santiago: Universidad de Chile, 2004. p. 220-221. Observar sobre o Estado Pluralista: VILLORO, Luis. Estado plural, pluralidad de culturas. Mxico: Paids, 1998. 39 YRIGOYEN FAJARDO, Raquel. Op. cit., p. 198. Observar, igualmente: EBERHARD, Christoph. Direitos Humanos e Dilogo Intercultural: uma perspectiva antropolgica. In: BALDI, Cesar A. (Org.). Direito humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. p. 159-203. 40 Entrevista com Prof. Boaventura de S. Santos/Jurandir Marbela, mimeo, Coimbra, 27/12/1995. p. 13. Ver tambm: Uma concepo multicultural de direitos humanos. Revista Lua Nova. So Paulo: Cedec, no 39, 1997. p. 105-124.
38

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

125

COMBLIN, Jos. O neoliberalismo. Ideologia dominante na virada do sculo. Petrpolis: Vozes, 2000. CORTINA, Adela. Ciudadanos del mundo. Hacia una teora de la ciudadania. Madrid: Alianza, 1999. DADESKY, Jacques. Pluralismo tnico e multiculturalismo. Racismos e anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2001. DOWBOR, Ladislau. Governabilidade e Descentralizao. In: So Paulo em perspectiva. So Paulo: Seade. no 3, jul.-set., 1996. ______. A reproduo social. Propostas para uma gesto descentralizada. Petrpolis: Vozes, 1998. DUSSEL, Enrique. Hacia una filosofa poltica crtica. Bilbao: Descle de Brower, 200l. EBERHARD, Christoph. Direitos humanos e dilogo intercultural: uma perspectiva antropolgica. In: BALDI, Cesar A. (Org.). Direito humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. ENTREVISTA com Prof. Boaventura de S. Santos e Jurandir Marbela. Coimbra, 27 de dez. De 1995, p. 13. [mimeo]. ETXEBERRIA, Xabier. Sociedades multiculturales. Bilbao: Mens Aero, 2004. FIORI, Jorge Luis. Globalizao, Estados nacionais e polticas pblicas. Cincia Hoje. Vol. 16, no 96, dez. 1993. FORNET-BETANCOURT, Ral. Transformacin intercultural de la filosofa. Bilbao: Descle de Brouwer, 2001. GENRO, Tarso F. O futuro por armar: democracia e socialismo na era globalitria. Petrpolis: Vozes, 1999. HELD, David. La democracia y el orden global. Del estado moderno al gobierno cosmopolita. Barcelona: Paids, 1997. HELLER, Agnes; FEHR, Ferenc. Polticas de la postmodernidad. Barcelona: Pennsula, 1989. ______. Teora de las necesidades en Marx. Barcelona: Pennsula, 1978. ______. Ms all de la justicia. Barcelona: Crtica, 1990. HERRERA FLORES, Joaqun. Los derechos humanos en el contexto de la globalizacin: tres precisiones conceptuales. In: Direitos humanos e globalizao: fundamentos e possibilidades desde a teoria crtica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. ______. Los derechos humanos como productos culturales. Madrid: Catarata, 2005. 126
Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

HOUTART, Franois. Alternativas plausveis ao capitalismo globalizado. In: CATTANI, Antonio David (Org.). Frum Social Mundial. A construo de um mundo melhor. Porto Alegre/Petrpolis: UFRGS/Vozes, 2001. IANNI, Octvio. Globalizao: novo paradigma das cincias sociais. In: A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1995. ______. A sociedade global. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1996. GHAI, Yash. Globalizao, multiculturalismo e direito. In: SANTOS, Boaventura de S. (Org.). Reconhecer para libertar. S/l.: S/d. McLAREN, Peter. Multiculturalismo crtico. So Paulo: Cortez Editora, 1997. MORENO, Isidoro. Derechos humanos, ciudadana e interculturalidad. In: Repensando la ciudadana. Emma Martn Daz y Sebatin de la Obra Sierra (Editores). Sevilla: El Monte, 1998. NOVAES, Adauto (Org.). A crise do Estado-Nao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. OLIV, Len. Multiculturalismo y pluralismo. Mxico: Paids, 1999. ______. Interculturalismo y justicia social. Mxico: UNAM, 2004. PIOVESAN, Flvia. Direitos sociais, econmicos e culturais e direitos civis e polticos. In: SUR Revista Internacional de Direitos Humanos. So Paulo: SUR, no 1, 1o sem., 2004. SADER, Emir; GENTILI, Pablo. Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o estado democrtico. 2. ed. Rio de Janeiro: Graphia, 1995. SALAS ASTRAIN, Ricardo. tica intercultural e pensamento Latino-americano. In: Sidekum, Antonio (Org.). Alteridade e multiculturalismo. Iju: Uniju, 2003. SANTOS, Boaventura de S. Os direitos humanos na ps-modernidade. In: Direito e sociedade. Coimbra, no 4, mar. 1989. ______. Uma concepo multicultural dos direitos humanos. Revista Lua Nova. So Paulo:Cedec. no 39, l997, p. 105-124. SANTOS, Boaventura de S. (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Bauru/SP: EDUSC, 1999. SIDEKUM, Antonio (Org.). Alteridade e multiculturalismo. Iju: UNIJU, 2003.

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

127

______. Multiculturalismo: desafios para a educao na Amrica Latina. In: LAMPERT, Ernni (Org.). Educao na Amrica Latina: encontros e desencontros. Pelotas: EDUCAT/UFPeL. SORIANO, Ramn. Interculturalismo: entre liberalismo y comunitarismo. Crdoba: Almuzara, 2004. TAYLOR, Charles et al. Multiculturalismo. Lisboa: [s.d], Instituto Praget. VALLESCAR PALANCA, Diana (stj). Cultura, multiculturalismo e interculturalidad. Hacia una racionalidad intercultural. Madrid: El Perpetuo Socorro, 2000. VERHELST, Thierry G. O direito diferena. Petrpolis: Vozes, 1992. VILLORO, Luis. Estado plural, pluralidad de culturas. Mxico: Paids, 1998. WOLKMER, Antonio Carlos. Sobre a Teoria das Necessidades: a condio dos novos direitos. In: Alter gora. Florianpolis: CCJ/UFSC, no 1, mai. 1994. ______. Direitos, poder local e novos sujeitos sociais. In: RODRIGUES, H. W. (Org.). O direito no terceiro milnio. Canoas: Ulbra, 2000. ______. Pluralismo jurdico: fundamentos de uma nova cultura no direito. 3 ed. So Paulo: Alfa-Omega, 2001. YRIGOYEN FAJARDO, Raquel. Vislumbrando un horizonte pluralista: rupturas y retos epistemolgicos y polticos. In: LUCIC, Milka Castro (Editora). Los desafos de la interculturalidad: identidad, poltica y derecho. Santiago: Universidad de Chile, 2004.

128

Revista Seqncia, no 53, p. 113-128, dez. 2006

Вам также может понравиться