Вы находитесь на странице: 1из 9

Malhas de Controle Automtico

Controle em Feedback
Uma simples malha de controle fechada seja suficiente para manter o valor de PV dentro de limites pr-ajustados (SP). Principais etapas: 1 medir o valor da sada. (PV) 2 comparar com o SP. 3 controlador altera MV. Dificuldades prticas: 1 existem limites para MV. 2 variaes bruscas ocasionadas pela dinmica do sistema. 3 distrbios de grande magnitude e durao. Outras estratgias podem ser abordadas Associao de controladores PID.

Malhas de Controle Automtico


Controle em Cascata
Controle de temperatura em um trocador de calor. Um distrbio na presso Pe ocasiona uma alterao na vazo Qc (MV). PV tambm pertubada por este distrbio. O controlador no capaz de perceber rpido a mudana em Ts. Ento demora um certo tempo at mudar a posio em TCV1 de forma a estabilizar Ts. Quando finalmente o controlador percebe a mudana em Ts, a varivel Pe j mudou novamente e o sistema no consegue evitar as oscilaes. Implementado quando a malha de controle simples j no responde Satisfatoriamente (grande inrcia ou pertubaes excessivas em MV). Emprega pelo menos duas variveis controladas que atuam sobre uma nica varivel manipulada.

Malhas de Controle Automtico


Controle em Cascata
Implementao do controle em cascata Controlador de vazo exclusivo para manter a vazo Qc independentemente das variaes em Pe. Quem define o valor de vazo desejado o controlador de temperatura. O valor da vazo depende somente do sinal de controle enviado pelo controlador TIC. Assim, a temperatura Ts apresenta pouca variao pois no ser preciso esperar o TIC perceber alterao em Ts para ajustar o valor em TCV. Existncia de pelo menos 2 controladores: - Controlador mestre (TIC). - Controlador escravo (FIC).

Malhas de Controle Automtico


Controle em Cascata

Malha escrava regulando a vazo de vapor. Malha mestre regulando a temperatura de sada.

Controle em cascata de um tanque. Malha escrava regulando a vazo do fluido de entrada e uma malha mestre regulando o nvel.

Malhas de Controle Automtico


Controle de Relao

Manter uma determinada proporo entre 2 ou mais produtos. O valor de SP para a varivel do processo depende do valor de outra varivel (Varivel Piloto). Q1: vazo de concentrado de suco. K: depende da frmula de fabricao. Independentemente da variao da vazo Q1, o sistema deve manter a relao entre Qa e Q1, mantendo assim a frmula de preparao do refresco.

FE2: medidor de vazo da varivel piloto. FIC: controlador de vazo de gua (Qa). Qualquer variao em Q1, promove automaticamente uma variao em Qa, de forma a manter a relao k.

Malhas de Controle Automtico


Controle FeedForward
Para um aumento na carga Qc, o controlador s atuar na vlvula FCV aps sentir uma diminuio no valor da temperatura Ts. Dependendo do tempo de resposta o sistema ir oscilar tornando a sada instvel. ESTRATGIA FEEDFORWARD: To logo aumente a carga, um sinal enviado a malha de controle que ser somado sada do controlador TIC. Tambm conhecido como controle por antecipao. O controle FeedForward monitora possveis alteraes j na entrada do processo. Informa antecipadamente ao controlador para que atue em MV. A malha de controle feedforward antecipa as variaes medidas j na entrada.

Malhas de Controle Automtico


Controle FeedForward

CONTROLE A TRS ELEMENTOS CONTROLE A DOIS ELEMENTOS

Malhas de Controle Automtico


Controle Split-Range

Montagem que utiliza pelo menos dois elementos finais de controle acionados pelo mesmo sinal. Aplicado em duas situaes: 1 quando a rangeabilidade necessria para uma aplicao maior do que a rangeabilidade de um nico elemento final de controle. Uma vlvula apenas no suficiente para controlar o valor de vazo necessria para o processo. O mesmo sinal de controle atua nas vlvulas FCV1A e FCV1B. De 4 a 12mA -> abertura de 0 a 100% de FCV1A. De 12 a 20mA -> abertura de 0 a 100% de FCV1B.

Malhas de Controle Automtico


Controle Split-Range

Controlar a presso no interior do tanque. O mesmo sinal comanda as duas vlvulas porm o conjunto (vlvula+atuador) so configurados de forma diferentes. Para 12mA ambas as vlvulas esto fechadas.

Вам также может понравиться