Вы находитесь на странице: 1из 2

Lista de Exerccios Mdulo 6 Views dinmicas e do dicionrio de dados Abaixo, so solicitadas vrias informaes da instncia e do banco de dados.

. Use o usurio SYS ou o usurio SYSTEM para executar as consultas (SELECT). No necessrio dar o print screen da tala com os comandos e os resultados. Mas uma dica gerar um documento com as consultas realizadas em cada questo. Este documento pode ser til para praticar no futuro. Podem usar tanto o sqlplus quanto o SQLDeveloper. E lembrem-se: Exerccios so para praticar! Copiar de outro no vai ajud-lo a alcanar o objetivo proposto e ainda vai faz-lo perder tempo! PARTE 1 Views de performance dinmica

1) Mostre o numero, o nome e o status da instncia do banco de dados.


2) Mostre o nome da instncia e h quanto tempo ela est no ar (ativa)
Dica: A funo SYSDATE retorna a data atual do sistema, com hora, minuto e segundos. O resultado da diferena entre duas datas no oracle em dias!

3) Mostre a verso do banco de dados. 4) Mostre quais opes esto configuradas para o banco de dados.
5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) Mostre o nome de todos os arquivos de controle Mostre o cdigo, o nome, o status e a data de criao de todos os arquivos de dados Mostre o nome de todas as tablespaces. Mostre quais grupos de redo log files existem, quantos membros tm cada grupo, a sequencia e o status de cada um Mostre o nome de todos os arquivos de log existentes e a quais grupos eles pertencem. Mostre o nome dos arquivos de dados e o nome das tablespaces a qual eles pertencem. Mostre o nome da tablespace e o tamanho (Em Mbytes) de cada uma. Mostre quanto espao livre existe em cada tablespace.

PARTE 2 Views do dicionrio de dados 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) Mostre o nome de todos os usurios do banco de dados e o status da conta de cada um Mostre todas as tabelas do usurio HR; Mostre todos os ndices do usurio HR; Mostre os ndices existentes para a tabela EMPLOYEES do usurio HR. Mostre o nome e o tipo das constraints da tabela EMPLOYEES do usurio HR. Mostre os tipos de objetos criados no schema do usurio SH. Mostre quais objetos e a quantidade de cada um, existente para o esquema do usurio HR. Mostre quantos objetos invlidos existem no banco de dados. 21) Mostre o nome e o status de cada tablespace. 22) Mostre o tamanho de cada tablespaces (usando view do dicionrio de dados). 23) Mostre todos os segmentos do tipo TABLE criados na tablespace EXAMPLE 24) Mostre em qual tablespace a tabela DEPARTMENTS do usurio HR fora criada. 25) Mostre o tamanho da tabela EMPLOYEES e da tabela DEPARTMENTS do usurio HR. PARTE 3 Onde os dados so acessados 24) Faa shutdown do banco de dados e em seguida um STARTUP NOMOUNT. 25) Faa uma consulta na v$tablespace para mostrar o nome das tablespaces. O que acontece? Porque? 26) Monte o banco de dados (coloque o banco no estado MOUNT). 27) Repita a consulta da questo 25. O que acontece? Porque? 28) Faa uma consulta na DBA_USERS para mostrar o nome de todos os usurios. O que acontece? Porque? 29) Abra o banco de dados (coloque o banco no estado OPEN) 30) Repita a consulta na DBA_USERS feita na questo 28. O que acontece? Porque?

Prof. Luciano Melo

Lista de Exerccios Mdulo 6 Views dinmicas e do dicionrio de dados FIM

Prof. Luciano Melo

Вам также может понравиться