Вы находитесь на странице: 1из 15

Discentes Ana Gomes n1484 Andr Pinheiro n1487 Rubina Jesus n1512

Funchal 2012

Bullying

No mbito da disciplina: Psicologia

Curso de Licenciatura em Enfermagem 1 ano / 2 Semestre

Discentes Ana Gomes n1484 Andr Pinheiro n1487 Rubina Jesus n1512

Docente Sr. Prof. Dr. Slvia Cascais

Funchal 2012

Violncia gera violncia, os fracos julgam e condenam Porm os fortes perdoam e compreendem.

Augusto Cury

NDICE

0. INTRODUO ................................................................................................................ 5 1. O QUE O BULLYING................................................................................................. 6 2. TIPOS DE BULLYING................................................................................................... 7 2.1. Onde pode ocorrer .................................................................................................... 7 3. FATORES DE RISCO .................................................................................................... 8 3.1. Causas do Bullying .................................................................................................... 8 4. CARATERSTICAS DOS BULLIES (AGRESSORES) E AGREDIDOS ................. 8 5. CONSEQUNCIAS DO BULLYING ........................................................................... 9 6. PREVENO ................................................................................................................ 10 7. MODO DE INTERVENO ....................................................................................... 11 8. MITOS E FACTOS ....................................................................................................... 12 9. CONCLUSO .............................................................................................................. 133 10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ..................................................................... 144

0. INTRODUO No mbito da disciplina de Psicologia, foi-nos proposto a ns, alunos do 1 ano do curso de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de So Jos de Cluny, a elaborao de um trabalho referente ao Bullying. Sendo que o principal objetivo adquirir novos conhecimentos acerca desta problemtica. Este trabalho foi realizado por um grupo de trs elementos, no qual iremos abordar o conceito de Bullying, que gneros existem, quem so as suas vtimas, quem so os agressores e os motivos que os levam a ter comportamentos imorais relativamente aos outros. Tambm iremos destacar alguns fatores de risco, as consequncias a nvel fsico e psicolgico, interveno perante uma situao de agresso, mtodos de preveno e, tambm, os mitos e os fatos acerca desta atividade. Assim sendo, o Bullying pode ser definido como todas as maneiras de agresses verbais ou fsicas, intencionais e repetitivas, exercidas sobre os mais fracos, com a finalidade de oprimir, ameaar, humilhar, entre outros. Porm, existem vrios tipos de Bullying, como por exemplo: o cyberbullying, o fsico, o psicolgico e o indireto ou verbal. No obstante, ao longo da elaborao deste trabalho, juntamente com as pesquisas efetuadas, conseguimos perceber que o Bullying trata-se de um fenmeno muito grave em que o nmero de casos nas comunidades, escolares e no escolares, tm aumentado, gradualmente, medida que os anos passam. Por esse modo, iremos salientar, no s as mais diversas formas de preveno como, tambm, a maneira de intervir nestas situaes, uma vez que estas so as nicas formas de poder evitar que esta atividade se alastre to rapidamente, por toda a populao. Em suma, esperamos no s concluir todo o trabalho, nos prazos indicados, como tambm atingir todos os nossos objetivos, adquirindo, assim, novas informaes e bases suficientes para poder progredir na disciplina de Psicologia, bem como no curso de Enfermagem.

1. O QUE O BULLYING

O termo Bullying de origem inglesa bully, que significa valento, conflituoso. Como verbo, este quer dizer ameaar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. (Vila & Diogo, 2009) Foi inserido, por Dan Olwues, nas suas investigaes sobre tendncias suicidas nos adolescentes. No obstante, este fenmeno consiste em comportamentos agressivos e persistentes exercidos por um individuo ou mais, em que o tempo de durao indefinido e a possibilidade das vtimas se defenderem a si prprias impossvel. (Vila & Diogo, 2009) Bullying ento definido, como sendo um conjunto de diferentes comportamentos agressivos ou de intimidao que apresentam variadssimas caractersticas comuns, entre as quais so identificadas por estratgias de intimidao do outro, resultando de vrias prticas violentas e agressivas. (Vila & Diogo, 2009) Caracterizamos Bullying como um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, cuja inteno magoar algum, que vtima e alvo do ato agressivo, enquanto os agressores expressam a tendncia para desencadear e agravar situaes em que as vtimas esto numa posio de indefesa. (Vila & Diogo, 2009) O Bullying diferenciado de outras situaes ou comportamentos agressivos atravs da intencionalidade de agir mal e a insistncia de uma prtica violenta a que a vtima sujeita, havendo pois trs fatores que o identificam:

O mal causado vtima no resultou somente de uma provocao, mas sim por vrias acusaes;

As intimidaes e a vitimizao so frequentes; Os agressores possuem caractersticas, tais como: fortes fisicamente, perfil

ameaador e violento e recorrem utilizao de armas brancas. As vtimas no esto em posio de se defenderem ou de procurarem auxilio. (Vila & Diogo, 2009)

2. TIPOS DE BULLYING

Genericamente pode-se considerar trs tipos principais de Bullying, o direto ou fsico, o psicolgico e o indireto ou verbal. O primeiro carateriza-se pelos atos sucessivos de violncia fsica, realizados sem qualquer razo aparente, praticado preferencialmente por indivduos do sexo masculino e abrange comportamentos tais como: bater, roubar, ameaar, com uso de arma, e julgar de forma intimista. O Bullying psicolgico, por sua vez, no recorre violncia fsica, no entanto pode ser to perturbador quanto esse, pois interfere com o lado psquico da vtima, atravs de insultos, sarcasmo, injurias e ameaas. Por ltimo, o Bullying indireto, o mais dissimulado uma vez que no to visvel e implica essencialmente a excluso ou rejeio de indivduos de um determinado grupo, forando a vtima ao isolamento social (Matos & Gonalves, 2009). Todavia, existem outros inmeros subtipos de Bullying, os quais podemos destacar o relacional ou racial que incita a excluso de determinados grupos sociais de uma coletividade, atravs de comportamentos racistas, muitas vezes por diferenas tnicas ou crenas divergentes. O Bullying sexual que remete ao uso de comentrios ou aes de ndole ntimo, podendo haver mesmo contato sexual entre os indivduos. E o cyberbullying que se carateriza por difamao com recurso a tecnologias, como por exemplo, publicaes ofensivas e insultuosas em sites da internet (Teixeira, 2008).

2.1. Onde pode ocorrer Assim podemos constatar que o Bullying pode suceder em qualquer contexto em que haja interao entre indivduos, tais como, escolas, famlias, vizinhos, grupos sociais ou no prprio local de trabalho (Teixeira, 2008). O Bullying no trabalho um exemplo comportamental que tem vindo a agravar-se. Manifesta-se atravs de comportamentos desagradveis, repetidos e persistentes em relao a um ou mais indivduos, contribuindo para um ambiente de trabalho hostil, ou seja, engloba um conjunto de aes e/ou omisses depreciativas, repetidas e prolongadas no tempo, que possuem o objetivo especfico de provocar na vtima uma descompensao psicolgica, de forma a destabiliz-la no seu ambiente de trabalho. Este pode assumir vrias formas: atravs de ameaa ao estatuto profissional; exigncia de excesso de

trabalho; instabilidade no local de trabalho; ameaa posio pessoal e isolamento do indivduo (Leymann, 1996).

3. FATORES DE RISCO

Como j referido anteriormente, existem caratersticas que podem fazer de um indivduo a vtima ideal, como por exemplo, demonstrar insegurana e medo, ser portador de alguma deficincia, apresentar necessidades especiais, ter poucos amigos, ser deprimido e ter baixa autoestima. Os fatores econmicos, sociais e culturais, influncias familiares, de amigos, da escola e da comunidade tambm provam ser determinantes para a ocorrncia de episdios de Bullying (Bandeira & Hutz, 2010).

3.1. Causas do Bullying

Este facto relaciona-se com as dificuldades emocionais do agressor. Os agressores apresentam sempre uma histria de violncia no seu quadro familiar, ou seja, a violncia constante a nica forma que os agressores conhecem existindo pois, uma sensao de poder que o motiva. Estes indivduos no tm um acompanhamento familiar estvel e necessrio para conseguirem lidar com os seus problemas do dia-a-dia e consequentemente conseguir ultrapass-los. (Vila & Diogo, 2009) Existem trs tipos de pessoas envolvidas no Bullying: o espetador, a vtima e o agressor. (Vila & Diogo, 2009)

4. CARATERSTICAS DOS BULLIES (AGRESSORES) E AGREDIDOS

Segundo Matos & Gonalves (2009), existe um perfil caraterstico das pessoas que cometem a agresso, bem como das que so agredidas. Os agressores ou autores do Bullying, muitas vezes, tm uma personalidade autoritria, combinada com uma forte necessidade de poder e domnio sobre outros, predispostos violncia e pouca empatia para com as suas vtimas. Por norma, so antipticos e arrogantes, e vm de famlias pouco estruturadas, de pobre relacionamento afetivo com os membros familiares. Normalmente possuem alguma popularidade e pertencem a um pequeno grupo.
8

Estudos realizados indicam que os comportamentos agressivos tm quase sempre origem na infncia, e se no forem desafiados nesta fase, h o risco de que estes se tornem habituais. No entanto, sugerido que apesar de estes indivduos terem comportamentos agressivos, so muitas vezes inseguros, sofrem de ansiedade e baixa autoestima, o que tem gerado algumas controvrsias. Bullock, citado por Matos & Gonalves (2009) defende que os indivduos em questo no tm baixa autoestima. () tm falta de empatia e competncias para resolver problemas. Conhecem-se dois tipos de agressores: o agressor mais impulsivo, com dificuldades em compreender as emoes dos outros, logo com maior tendncia agressiva. E o agressor dissimulado, ou seja, o que planeia os seus ataques mais ao pormenor; possuem um excelente conhecimento social, utilizando-o para manipular e controlar as vtimas, fazendo-as sofrer de maneira muito subtil, sem serem descobertos (Teixeira, 2008). Por sua vez, as vtimas do Bullying so geralmente mais fracas, tmidas, introvertidas, cautelosas, sensveis, quietas, com menor autoestima e com poucos amigos. Me, citado por Chapell (2004), concluiu numa das suas investigaes que estudantes com menor status, pertencentes a minorias tnicas e com menor tamanho tinham maior probabilidade de serem vtimas. Podemos destacar dois subgrupos de vtimas, passivas ou submissas e provocadoras. As vtimas passivas no gostam de provocaes, nem de violncia, tm tendncia a serem mais fracos e reagem chorando ou ficando tristes. Por outro lado e em minoria, encontram-se as vtimas provocadoras, que normalmente so portadoras de alguma deficincia ou falta de competncias sociais, o que os torna um alvo fcil de atingir (Matos & Gonalves, 2009).

5. CONSEQUNCIAS DO BULLYING

Os agressores, as vtimas e os testemunhos deparam-se com diversas consequncias, tais como: fsicas e emocionais, ambas a curto e a longo prazo. Este tipo de sequelas ir traduzir-se em dificuldades escolares, sociais, emocionais e legais. Contudo, afirma-se que existe uma relao direta com a frequncia, durao e agressividade dos atos de Bullying. (Neto, 2005) Segundo Fante, C. (s.d.), as consequncias para as vtimas deste fenmeno so graves e abrangentes, tais como: a baixa autoestima, o medo, a angstia, pesadelos,
9

ansiedade, complicaes no relacionamento interpessoal, dificuldade de concentrao, diminuio do rendimento escolar, dores de cabea e de estomago, mudanas de humor sbitas, vmitos, falta de apetite, urinar na cama, choro, insnias, ataques de pnico, stress, automutilao, suicdio, entre outros. Por outro lado, conforme, Pinheiro, L. (s.d), os agressores tambm desenvolvem, a longo prazo, vrios comportamentos de risco, como: consumo de lcool e estupefacientes, fraco envolvimento familiar, abandono escolar, suicdio, entre outros comportamentos. Por sua vez, no meio escolar tambm se verificam sequelas, como por exemplo: ansiedade e medo, desrespeito pelos professores, grande nmero de faltas por motivos menores, porte de arma (por parte dos alunos) para autodefesa e aes judiciais contra a escola ou outro responsvel. (Pinheiro, L., s.d). Na idade adulta, as vtimas de Bullying tambm so afetadas com estas consequncias, como: sentimentos depressivos, seriedade, problemas de relacionamento e at mesmo agressividade. Por conseguinte, a prtica de Bullying no trabalho tambm uma manifestao de uma sequela de violncia escolar. (Pinheiro, L., s.d). Assim, ao longo dos anos, as vtimas de Bullying tanto podem recuperar desse trauma, como, pelo contrrio, podem desenvolv-lo ainda mais at a um extremo irreversvel, como o caso do suicdio. (Pinheiro, L., s.d).

6. PREVENO

Para conseguir evitar que este fenmeno se alastre por todas as comunidades escolares e no escolares, devem existir diversas polticas de preveno. (Campos, 2007) Como tal, as escolas, as instituies de ensino e at mesmo os postos de trabalho tm a obrigao de consciencializar toda a comunidade para as questes relacionadas com a violncia, quer em contexto escolar ou nas mais diversas situaes. Por sua vez, tambm devem ser adotadas polticas de tolerncia zero relativamente ao Bullying. (Campos, 2007) Por ltimo, mas no menos importante, os professores devem sensibilizar os alunos para o problema do Bullying, aproveitando as aulas de Formao Cvica para abordar este tema e para lhes transmitirem tcnicas de preveno da violncia ao longo do seu percurso escolar. (Campos, 2007)

10

7. MODO DE INTERVENO Conforme os autores Barbosa, E., Santos, F. (2010), o Bullying no s uma atividade muito perigosa, uma vez que, origina vrias perturbaes graves s vtimas e aos agressores, como tambm um fenmeno que se tem alastrado muito rapidamente. Assim, segundo os autores Xavier, C. et al. (s.d.), o modo de interveno deve consistir numa conversa sria com o agressor, de forma a demonstrar que ele no se encontra sozinho, e que a violncia no a maneira mais correta de resolver os problemas. Igualmente importante o fato de no ignorar a situao, uma vez que, s vai dar a iluso de poder aos bullies. (Xavier, C., s.d.) No entanto, afirmam os autores Xavier, C. et al. (s.d.), que necessrio manter a calma e, sobretudo no recorrer violncia. Tambm, fundamental mostrar que estamos a par da situao, encorajando o agressor a pedir desculpas vtima e, do mesmo modo, garantir ajuda em ambas as partes. Por conseguinte, citando os autores Barbosa, E., Santos, F. (2010), para a realizao de um plano estruturado de interveno necessrio o aproveitamento de trs tipos de intervenes: o treino de competncias, a discusso de dilemas morais e a educao psicolgica deliberada. Como tal, segundo Barbosa, E., Santos, F. (2010), o treino de competncias tem como finalidade o desenvolvimento de aptides, aperfeioando, assim, a forma de lidar com a vida, com as mudanas e com o desenvolvimento pessoal. Este tipo de interveno vai ajudar a compreender problemas, identificar sentimentos, criar solues alternativas e antecipar consequncias. Por outro lado, confirmam os autores Barbosa, E., Santos, F. (2010), que a discusso de dilemas morais utilizado, essencialmente, para fomentar o desenvolvimento sectorial das estruturas cognitivas da ao humana. O seu objetivo promover o raciocnio moral e interpessoal mostrando ao agressor a existncia de outras formas de agir ou de pensar numa determinada circunstncia. Em ltimo lugar, os autores Barbosa, E., Santos, F. (2010), referem que a educao psicolgica deliberada baseia-se no princpio dos 3 Rs, ou seja, reais condies, reflexo e responsabilidade. Impulsiona o autoconhecimento, desenvolve a capacidade para reflexo crtica e cria maior complexidade, flexibilidade e integrao dos processos psicolgicos.

11

8. MITOS E FATOS

Dentro do tema do Bullying, existem inmeros mitos e , muitas vezes, devido a eles que esta atividade tenha sofrido uma expanso e, consequentemente, seja muito frequente. Por sua vez, estes mitos tem sido estudados e desmistificados ao longo do tempo, atravs de diversos fatos, como por exemplo:

Mito: Bullying apenas uma fase, uma parte normal da vida. Eu passei por isto e meus filhos vo passar tambm. Bullying nem uma atividade normal nem socialmente aceitvel. No entanto, se

aceitarmos este comportamento estaremos a transmitir domnio aos agressores.

Mito: Se eu contar a algum, s vai piorar. Os estudos demostram que o Bullying acaba quando adultos com autoridade e os

colegas se envolvem.

Mito: Reaja e devolva as ofensas ou pancadas. Embora existam alturas em que as pessoas podem ser foradas a se defender, o uso

de violncia vai ajudar a piorar a situao e aumenta o risco de danos fsico.

Mito: Bullying um problema escolar, os professores que devem tratar disto. Por conseguinte, o Bullying um problema social mais abrangente que ocorre com

frequncia fora das escolas, na rua, nos centros comerciais, nos treinos desportivos e no local de trabalho dos adultos.

Mito: As pessoas j nascem bullies (agressores). Como tal, o Bullying um comportamento apreendido, e sendo um comportamento,

este pode ser mudado.

Em suma, o Bullying trata-se de uma atividade extremamente complexa que exige, essencialmente, muita compresso, por parte das testemunhas, como o caso, por exemplo, da comunidade escolar e dos pais.

12

9. CONCLUSO

O Bullying um tema da atualidade bastante frequente, no quotidiano de crianas, jovens e at adultos. Este fenmeno est relacionado com a violncia e agresso praticada em indivduos, cujos agressores so oriundos de quadros familiares com comportamentos violentos no dia-a-dia. Por outro lado, as vtimas normalmente so indivduos com caratersticas tmidas e frgeis, em que facilmente so o alvo dos agressores. Estes comportamentos levam a um desequilbrio no foro psicolgico das vtimas, levando a que estes indivduos, num problema futuro no os consiga resolver, tendo imensas dificuldades de os superar. O Bullying quando praticado at ao extremo pelos agressores leva a que as vitimas recorram ao suicdio. Apesar da maioria dos comportamentos violentos ocorrerem num ambiente escolar, a sua preveno dever centrar-se em toda a comunidade, onde todas as pessoas tm um papel importante a desempenhar no auxlio desta perturbao. Sendo assim, a comunidade tem a funo de provar ao agressor de que este no est agir de forma correta, isto , demonstrando que a violncia no a maneira mais correta de resolver os problemas. Tem tambm o dever de mostrar que est ao lado do agressor e da vtima, fazendo com que estes no se sintam ss, diminuindo, assim, a sua fragilidade. Finalizando, Bullying um ato violento fsico-psicolgico exercido por um individuo ou um grupo de indivduos, a uma pessoa com capacidades psicolgicas mais frgeis, que trar consequncias para ambos e que toda a sociedade dever estar em alerta.

13

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Bandeira, C.M. & Hutz, C.S. (2010). As implicaes do bullying na autoestima de adolescentes. [Consulta: 19 Marc. 2012]. URL:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572010000100014 Barbosa, E., Santos, F. (2010). Bullying Modelo Interveno. [Tese de Mestrado]. Porto: Instituto Superior de Maia.

Bullying. Comunicao apresentada nas II Jornadas contra o Bullying.

Bullying

aumenta

nas

escolas.

[Consulta:

19

Mar.

2012].

URL:

http://www3.uma.pt/alicemendonca/conteudo/publica/bullying.pdf

Campos, A. (s.d.). Bullying, violncia silenciada. [Consulta: 19 de Maro de 2012]. URL: http://www.2pontos.pt/outrasedicoes/Pdf/2PONTOS07_Bullying.pdf

Fante, C. (s.d.). O Fenmeno Bullying e as suas consequncias psicolgicas. [Consulta: 12 Maro 2012]. URL: www.psicologia.org.br/internacional/pscl84.htm

Leymann (1996). Bullying no Trabalho. [Consulta: 18 Mar. 2012]. URL: http://www.4work.pt/cms/index.php?id=98&no_cache=1&tx_ttnews%5Btt_news%5D=74 &tx_ttnews%5BbackPid%5D=1&cHash=058a749b65

Matos, M. G. & Gonalves, S. M. P. (2009). Bullying nas Escolas: Comportamentos e Percepes [verso eletrnica]. Psic., Sade & Doenas, 10 (1), 3-15.

Neto, A. (2005). Bullying- comportamento agressivo entre estudantes [resumo]. Jornal de Pediatria, 81 (5), 168. [Consulta: 12 Maro 2012]. Scielo. URL: www.scielo.br/pdf/jped/v81n5SaO6.pdf

Pinheiro, L. (s.d.). Consequncias do Bullying.


14

Vila, C. & Diogo, S. (Out. 2009). Bullying, [Consulta: 17 Mar. 2012], URL: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0142.pdf

Vila, C. & Digo, S. (2009). BULLYING. [tese de mestrado]. Portimo: Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Xavier, C. et al. (s.d.). Windows Movie Maker (verso 6) [Aplicao lgica para computador]. Valdevez: Xavier, C., et al.

15

Вам также может понравиться