Вы находитесь на странице: 1из 10

2012

S abra este caderno aps ler todas as instrues e quando for autorizado pelos fiscais da sala. Preencha os dados pessoais. Autorizado o incio da prova, verifique se este caderno contm 50 (cinquenta) questes. Se no estiver completo, exija outro do fiscal da sala. Todas as questes desta prova so de mltipla escolha, apresentando como resposta uma alternativa correta. Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, seu nome e nmero de inscrio. Qualquer irregularidade observada, comunique imediatamente ao fiscal. Assinale a resposta de cada questo no corpo da prova e s depois transfira os resultados para a folha de respostas. Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferogrfica preta e faa as marcas de acordo com o modelo ( ).

A marcao da folha de respostas definitiva, no admitindo rasuras.


S marque uma resposta para cada questo. No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha de respostas, pois isso poder prejudic-lo. Se a Comisso verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser posteriormente anulada e os pontos a ela correspondentes, distribudos entre as demais.

No ser permitido o uso de telefones celulares, bips, pagers, palm tops ou aparelhos semelhantes de comunicao e agendas eletrnicas, pelos candidatos, durante a realizao das provas.

Durao desta prova: 4 horas


Nome Identidade Assinatura
COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS Fone: (81) 3412-0800 Fax: (81) 3412-0808

rgo Exp.:

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO 1 Racismo, no. Celebramos h pouco (21 de maro) o Dia Internacional para Eliminao da Discriminao Racial. A data foi instituda pela ONU, para expressar a repulsa universal ao massacre ocorrido em Johanesburgo, na frica do Sul, em 21 de maro de 1960. Vinte mil negros protestavam pacificamente contra a lei do passe, que restringia os locais onde podiam circular. O Exrcito atirou contra a multido, matando sessenta e nove pessoas e ferindo cento e oitenta e seis. No Brasil, o racismo foi rechaado de forma intransigente. Nossa Constituio repudia essa prtica abjeta. Tambm no se tolera o racismo camuflado, aquele que existe na prtica mas tem vergonha de apresentar-se com este nome. A discriminao racial no humilha apenas aqueles que so discriminados. Todos somos vilipendiados, no importando nossa raa, quando algum sofre discriminao. Votada pelo Congresso, foi promulgada pelo Presidente da Repblica, em 13 de maio de 1997, a Lei n 9.459. Definiu os crimes de racismo e estabeleceu penas para os mesmos. No bastava que a Constituio tivesse condenado o racismo, embora isso fosse importante. Para que houvesse processo e punio contra os autores de crimes de racismo, era preciso uma lei que definisse tais crimes, em suas diversas modalidades, e que estabelecesse a respectiva pena para cada crime definido. Assim, por exemplo, injuriar algum recorrendo a elementos referentes raa, cor, etnia ou origem passou a ser crime mais grave que a injria comum. Outro avano significativo foi a sano e promulgao, pelo Presidente da Repblica, do Estatuto da Igualdade Racial, em 20 de julho de 2010. O Estatuto prev a criao de programas e medidas especficas para reduzir a desigualdade racial no pas. Obriga as escolas a inserirem no currculo o ensino da histria da frica e da populao negra no Brasil. O Estatuto definiu como crime a conduta de dificultar, por preconceito, a promoo funcional de pessoas negras no setor pblico ou privado. Para esse crime foi cominada pena de at cinco anos de recluso. Dois presidentes da Repblica, de dois partidos competidores, promulgaram, num lapso de 13 anos (1997 e 2010), duas leis que se completam e guardam absoluta sintonia. Certos princpios suplantam os autores polticos que se encontravam em cena quando o princpio foi consagrado. O eventual titular do Poder passa porque o Poder , por natureza, passageiro. O princpio, a ideia, a causa permanecem porque a Histria se constri atravs de geraes.
Joo Baptista Herkenhoff. Dirio de Pernambuco, 01/04/2012, p.B15. Adaptado.

D) E)

no poder presidencial, que ora defende ora condena a discriminao racial. na acirrada luta que se travou no Brasil para que o racismo fosse considerado crime.

02. O Texto 1 prov a informao de que:


A) o forte repdio ao massacre ocorrido em Johanesburgo em 21 de maro de 1960 resultou na promulgao da Lei n 9.459, no Brasil. embora a Constituio brasileira repudie atos explcitos de racismo, estimula-se aqui o racismo camuflado, que continua a vigorar no pas. atos discriminatrios motivados pela raa no se configuram apenas como uma ofensa pessoal, mas tm uma repercusso social mais ampla. nossa Carta Magna no apenas definiu os crimes de racismo em suas diversas modalidades, mas tambm determinou as penas para eles. o ensino de histria da frica e da populao negra no Brasil passou a ser opcional nas escolas, a partir do Estatuto da Igualdade Racial.

B)

C)

D)

E)

03. Vai de encontro s ideias do Texto 1 a seguinte


informao: A) foi geral a reao contrria deciso do Exrcito sul-africano de atirar contra manifestantes negros que protestavam de forma pacfica contra a lei que restringia os locais onde eles podiam circular. a partir da promulgao da Lei n 9.459, o ato de ofender algum valendo-se de suas caractersticas raciais ou tnicas passou a ser um crime de maior gravidade que a ofensa comum. com a sano e promulgao do Estatuto da Igualdade Racial, o Governo pretendeu incentivar a criao de programas e medidas especficas para reduzir a desigualdade racial no pas. a partir do Estatuto da Igualdade Racial, corre o risco de enfrentar uma pena de at cinco anos de recluso a pessoa que, por preconceito, dificultar a promoo funcional de negros no setor pblico ou privado. a ferrenha disputa existente entre dois presidentes da Repblica, de dois partidos competidores, se revela nas contradies que h entre a Lei n 9.459 e o Estatuto da Igualdade Racial.

B)

C)

D)

E)

01. Um tema pode ser abordado a partir de diversas


perspectivas. No caso do Texto 1, o racismo abordado com foco: A) B) C) nos documentos legalmente institudos que amparam medidas antirracistas. nas celebraes contra o racismo, atualmente bastante disseminadas pelo mundo. nas polticas pblicas que, surpreendentemente, ainda apoiam atitudes racistas.

04. No Brasil, o racismo foi rechaado de forma


intransigente.. O sentido global desse enunciado est preservado em: A) B) C) D) E) No Brasil, o racismo foi camuflado aps muita luta. No Brasil, o racismo foi repelido sem nenhuma tolerncia. No Brasil, o racismo foi fomentado de maneira vergonhosa. No Brasil, o racismo foi considerado crime por fora de lei. No Brasil, o racismo foi superado de forma definitiva.

07. Para que houvesse processo e punio contra os


autores de crimes de racismo, era preciso uma lei que definisse tais crimes. O segmento destacado desse trecho foi reformulado, de acordo com as proposies a seguir. 1) 2) 3) 4) era preciso uma lei pela qual tais crimes fossem regulados. era preciso uma lei com a qual tais crimes estivessem sujeitos. era preciso uma lei em que tais crimes estivessem vinculados. era preciso uma lei qual tais crimes estivessem atrelados.

05. No que concerne a algumas relaes semnticas


presentes no Texto 1, analise as proposies a seguir. 1) No trecho: A data foi instituda pela ONU, para expressar a repulsa universal ao massacre ocorrido em Johanesburgo, na frica do Sul, em 21 de maro de 1960., evidencia-se uma relao de finalidade. No trecho: No bastava que a Constituio tivesse condenado o racismo, embora isso fosse importante, o segmento final estabelece uma relao concessiva com o anterior. No trecho: Para que houvesse processo e punio contra os autores de crimes de racismo, era preciso uma lei que definisse tais crimes, em suas diversas modalidades, o primeiro segmento a condio do que se afirma em seguida. O trecho: O princpio, a ideia, a causa permanecem porque a Histria se constri atravs de geraes., traz uma relao de causalidade.

As normas da regncia esto respeitadas em: A) B) C) D) E) 1, 2, 3 e 4. 2, 3 e 4, apenas. 2, apenas. 1 e 3, apenas. 1 e 4, apenas.

2)

08. Assinale a alternativa na qual todas as formas verbais


esto corretamente empregadas. A) B) C) D) E) Denuncie, sempre que voc ver atos discriminatrios criminosos. O direito igualdade entre as raas s foi conquistado quando a lei interveio. Antigamente, era impensvel que um negro deposse contra um branco. Lderes visionrios preveram a igualdade de direitos entre negros e brancos. A verdade que os negros nunca se manteram submissos aos brancos.

3)

4)

Esto corretas: A) B) C) D) E) 2, 3 e 4, apenas. 1, 2 e 3, apenas. 1, 3 e 4, apenas. 1, 2 e 4, apenas. 1, 2, 3 e 4.

09. Analise o uso dos sinais de pontuao, nos pares de


enunciados apresentados a seguir. 1) - Celebramos h pouco o Dia Internacional para Eliminao da Discriminao Racial. - Celebramos, h pouco, o Dia Internacional para Eliminao da Discriminao Racial. - Tambm no se tolera o racismo camuflado, aquele que existe na prtica mas tem vergonha de apresentar-se com este nome. - Tambm no se tolera o racismo camuflado, aquele que existe na prtica, mas tem vergonha de apresentar-se com este nome. - Certos princpios suplantam os autores polticos que se encontravam em cena quando o princpio foi consagrado. - Certos princpios suplantam os autores polticos, que se encontravam em cena quando o princpio foi consagrado. - O princpio, a ideia, a causa permanecem porque a Histria se constri atravs de geraes. - O princpio, a ideia, a causa permanecem, porque a Histria se constri atravs de geraes.

2)

06. Tendo em mente as regras da concordncia (verbal e


nominal), analise os enunciados a seguir. 1) 2) 3) 4) A existncia de crimes que envolvem diferenas raciais so intolerveis em um pas civilizado. Precisam ser combatidos com rigor os crimes cujo fundamento so as questes raciais. A maior parte dos brasileiros desconhece que existem tantos crimes raciais. No futuro, certamente havero novos meios de combater os crimes raciais.

3)

4)

Esto de acordo com as recomendaes gramaticais os enunciados: A) B) C) D) E) 2 e 3, apenas. 1 e 4, apenas. 1 e 3, apenas. 2, 3 e 4, apenas. 1, 2, 3 e 4.

A alterao da pontuao modificou o sentido global dos enunciados na(s) proposio(es): A) B) C) D) E) 1, 2, 3 e 4. 1 e 4, apenas. 3, apenas. 2 e 4, apenas. 1, 2 e 3, apenas.

TEXTO 2

Noes de Informtica
11. No que se refere ao programa Windows Explorer,
assinale a alternativa correta realizadas com o mouse. A) sobre operaes

B)

C)

D)

E)
(Imagem disponvel em: www.racismoadrianaisabella.blogspot.com. Acesso em 15/03/2012.)

Ao arrastar um arquivo para uma pasta no mesmo disco rgido, o arquivo movido para a pasta de destino. Quando uma pasta arrastada para um disco rgido diferente, essa pasta apagada do disco de origem. Ao clicar com o boto direito do mouse sobre uma pasta, os arquivos dessa pasta so apresentados. Quando uma pasta arrastada para outra pasta no mesmo disco rgido, criado um atalho na pasta de destino. Ao clicar com o boto esquerdo do mouse sobre um arquivo, so apresentadas opes de aes a serem tomadas com o referido arquivo.

12. A respeito dos recursos disponveis na Internet, 10. Objetivando transmitir sua mensagem-denncia, o
autor do Texto 2 estabelece uma relao entre: A) B) C) D) E) as raas e os coeficientes de inteligncia, em nosso pas. as raas e os nveis de desnutrio infantil, no Brasil. as raas e a garantia da assistncia sade, ao longo da vida. as raas e a possibilidade de sucesso em vrias reas. as raas, a garantia sade e a expectativa de vida. assinale a alternativa que completa, de forma correta, o trecho abaixo.

O _____ u m a in t er f ace d a World Wide Web q u e p er m it e ao u su r io ler e escr ever u m _____, p o d en d o in clu ir _____, u t ilizan d o p ar a t an t o u m _____, e q u e p o d e ser u t ilizad o em q u alq u er co m p u t ad o r co m acesso In t er n et .
A) B) C) D) E) Sp am , navegador, arquivos, w eb m ail. Web m ail, e-m ail, anexos, navegador. Navegador, ar q u ivo s, w eb m ail, m o d em . Navegador, w eb m ail, im ag en s, e-m ail. Web m ail, navegador, mensagens, e-m ail.

13. Ao criar uma frmula com o aplicativo Microsoft Office


Excel, se na clula A15 temos a expresso =15*2^3-8 ento o resultado na clula A15 ser: A) B) C) D) E) 70 39 52 112 82

14. Em relao ao Microsoft Office Word, assinale a


alternativa incorreta. A) B) C) Rodap e cabealho podem ser editados aps inseridos. Ao inserir imagens, estas podero ser editadas em suas dimenses, para ajuste na pgina. Quebra de pgina provoca mudana de pgina, porm suprimindo a numerao da pgina a partir da seguinte. A caixa de texto permite posicionar livremente um texto determinado na pgina. Uma tabela pode ser inserida em qualquer posio do arquivo.

D) E)

15. Sobre formatao de pgina, assinale a alternativa


correta. A) B) C) D) E) O tamanho da pgina solicitado ao imprimir um arquivo. O MS Word no permite alterao de orientao em um mesmo arquivo. Quebra de pgina permite duplicar a pgina, mantendo a mesma numerao. O tamanho da pgina no pode ser alterado aps definida sua orientao. Quebra de seo permite alterar orientao da pgina.

18. Em relao aos navegadores na Internet, um software


livre : A) B) C) D) E) Mozilla Firefox. Outlook Express. Lotus Notes. Netscape Navigator. Internet Explorer.

19. No que se refere ao Windows XP, correto afirmar


que: A) a utilizao de antivrus elimina a sua propagao, garantindo que o computador fique livre de vrus. o comando ALT-TAB permite selecionar aplicativos abertos. o WinZIP tem como principal objetivo verificar se uma pasta est contaminada por vrus. para remover um dispositivo de pendrive s entrar no Windows Explorer e selecionar o disco rgido. o desfragmentador de disco descompacta arquivos que tenham sido previamente compactados.

16. Considerando que os comandos abaixo sejam


utilizados no Microsoft Office Excel, assinale a alternativa correta. A) B) C) O comando =SOMA(A8+B3) realiza a adio das colunas A8 a B3. O comando =SOMA(A1:A7) realiza a adio da colunas A1 a A7. O comando =MULT(B1;B2) multiplica as clulas B1 pela clula onde foi definida a frmula e coloca o resultado em B2. O comando =SOMA(C5,C22) realiza a adio das clulas C5 e C22. O comando =SOMA(H:I) realiza as soma das colunas H e I e coloca o resultado na coluna H.

B) C) D)

E)

D) E)

20. Assinale a alternativa correta relativa a alguns


conceitos comuns aos usurios de sistema Windows. A) Em um computador executando o sistema operacional Windows, possvel listar todos os componentes de hardware instalados ao selecionar, no Painel de Controle, a opo Gerenciador de desempenho. Ao acessar um site WEB utilizando um login e uma senha de autenticao, o usurio obtm acesso a mensagens eletrnicas enviadas e recebidas por meio da Internet. O servio Internet que este usurio est acessando denomina-se sistema de navegador Web. Arquivos anexados em e-mail e downloads no so meios de propagao de vrus de computador. As pginas da WEB podem ser salvas localmente no computador. O histrico do Internet Explorer armazena lista de sites visitados anteriormente. Para se dar o boot no computador, basta limpar o disco rgido, apagando, por segurana, todos os arquivos.

17. No Windows XP existe um recurso para a configurao


adequada do monitor, conforme as aplicaes do usurio. Acerca disso, assinale a alternativa correta. A) RIGHT BOTTOM do mouse ou dois cliques rpidos na rea de trabalho permitem editar as propriedades do monitor. Ao selecionarmos o item PROPRIEDADES DO MONITOR, na rea de trabalho, podemos inserir atalhos para a execuo de arquivos. O item PROPRIEDADES DO MONITOR possibilita a configurao das propriedades de energia do computador. Ao clicar uma vez com o boto esquerdo do mouse sobre um atalho na rea de trabalho aparece a opo de excluir o atalho. Ao excluir um atalho da rea de trabalho, o arquivo associado ao atalho tambm excludo. B)

B)

C)

C)

D)

D)

E)

E)

Conhecimentos Especficos
21. Suponha que voc esteja responsvel por fazer, em
conjunto com sua equipe de trabalho, uma anlise de cenrios (ou anlise de ambiente organizacional), como base para a realizao de um planejamento estratgico da organizao em que trabalha. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma ferramenta simples e amplamente utilizada que poderia ser usada para esta finalidade? A) B) C) D) E) Grid Gerencial. Anlise SWOT. Anlise PDCA. Avaliao de 360 graus. Kanban.

E)

algumas so mais resistentes mudana do que outras.

26. Constitui exemplo de ferramenta quantitativa para


apoio tomada de deciso nas organizaes: A) B) C) D) E) Brainstorming. Diagrama Espinha de Peixe. Programao linear. Benchmarking. Cinco S.

27. Sobre os tipos de departamentalizao e suas


caractersticas, analise as sentenas de 1 a 5 e, em seguida, assinale a alternativa que preencha corretamente as respectivas lacunas. 1) A departamentalizao ___________ tem como desvantagem a dupla subordinao, gerando um clima de ambiguidade de papis e relaes. A departamentalizao ___________ tem como vantagem propiciar para a empresa uma situao favorvel para tirar proveito das condies de grupos de clientes bem definidos. A departamentalizao ___________ permite melhor cumprimento dos prazos e oramentos. A departamentalizao ___________ presta-se a obter as vantagens econmicas de determinadas operaes locais. A departamentalizao ___________ basicamente empregada nos estabelecimentos industriais, de modo especial nos nveis hierrquicos mais baixos da empresa.

22. So caractersticas do Taylorismo, EXCETO:


A) B) C) D) E) os estudos de tempos e movimentos. a padronizao de ferramentas e instrumentos. a busca pelo one best way. o enriquecimento de tarefas. o Homo economicus. 2)

3) 4)

23. Poucas ideias tiveram tanta repercusso na teoria


administrativa contempornea quanto os trabalhos de Burns e Stalker sobre os sistemas mecnicos e orgnicos. De acordo com esta concepo, incorreto afirmar que: A) B) C) D) E) nas organizaes mecnicas h a valorizao da comunicao vertical. os ambientes dinmicos so favorveis sobrevivncia das organizaes orgnicas. equipes multifuncionais so comuns nas organizaes mecnicas. deve haver uma adequao da estrutura da organizao ao seu ambiente de negcios. mecnico e orgnico so tipos ideais que formam um contnuo.

5)

A) B) C) D)

24. Acerca dos estudos sobre motivao e liderana,


realizados por Douglas McGregor e denominados de Teorias X e Y, correto afirmar que: A) as causas das disfunes organizacionais no deveriam ser buscadas na natureza humana, mas no estilo de gerncia autoritrio. segundo a Teoria Y, as pessoas evitam a responsabilidade para se sentirem seguras. segundo a Teoria X, as pessoas gostam do trabalho que exercem e so esforadas e dedicadas. so uma importante contribuio como parte da abordagem contingencial da Administrao. foram posteriormente atualizadas por McGregor com o acrscimo da Teoria Z.

E)

1 - Dupla; 2 - Por Cliente; 3 - Funcional; 4 Geogrfica; 5 - Industrial. 1 - Matricial; 2 - Por Cliente; 3 - Por Projeto; 4 Territorial; 5 - Por Processo. 1 - Funcional; 2 - Por Cliente; 3 - Mista; 4 Territorial; 5 - Operacional. 1 - Matricial; 2 - Comercial; 3 - Burocrtica; 4 Geogrfica; 5 - Funcional. 1 - Funcional; 2 - Comercial; 3 - Por Produto; 4 Local; 5 - Matricial.

28. Analise a definio abaixo acerca da viso tradicional


sobre o conflito nas organizaes. Em seguida, assinale a alternativa que preencha corretamente as respectivas lacunas. A abordagem mais antiga sobre o conflito parte do princpio de que todo conflito ___________. Ele visto como ___________ e usado como sinnimo de ___________, ___________ e ___________ para reforar seu aspecto ___________. O conflito, por definio, ___________ e deve ser ___________, segundo esta viso. A) B) C) importante til criatividade reflexo ponderao positivo desejvel estimulado. ruim contraproducente violncia destruio irracionalidade negativo danoso evitado. humano dialtico autocrtica reflexo inovao interacionista autocrtico funcional. desejvel vlido vitalidade evoluo emoo superestimado intrnseco dialtico. perigoso analisvel discordncia confronto dialtica relativo salutar enfrentado.

B) C)

D) E)

25. Sobre cultura organizacional, incorreto afirmar que:


A) B) C) D) inclui valores compartilhados pelos integrantes da organizao. visvel nos aspectos simblicos que diferenciam uma organizao das demais. pode ser percebida nas histrias, rituais, heris, smbolos. devido a sua natureza, costuma estar restrita aos nveis estratgico e ttico da organizao.

D) E)

29. A pirmide abaixo representa o modelo de Abraham


Maslow, denominado Teoria da Hierarquia das Necessidades. Assinale a alternativa que contenha a correta associao entre os nmeros constantes na pirmide e as respectivas necessidades, de acordo com o que diz a teoria de Maslow.

31. Conjunto de conhecimentos gerenciado pelo Project


Management Institute, tornou-se um importante padro de gerenciamento de projetos. Trata-se do: A) B) C) D) E) PERT-CPM. Microsoft Project. ISO-9000. PMI. PMBOK.

32. Expresso usada para definir a totalidade das partes


interessadas em um projeto, cujos interesses podem ser diretamente afetados durante sua execuo ou ao seu trmino: A) B) C) D) E) Prime-timers. Financiadores. Stakeholders. Sponsors. Clientes.

33. Sobre os processos de gesto de pessoas, analise as


afirmaes 1, 2 e 3 e, em seguida, assinale a alternativa que preencha corretamente as respectivas lacunas. 1) A) B) C) D) E) 1 Fisiolgicas; 2 Segurana; 3 Sociais; 4 Auto-estima; 5 Auto-realizao. 1 Fatores Intrnsecos; 2 Auto-realizao; 3 Sociais; 4 Segurana; 5 Fatores Higinicos. 1 Altrustas; 2 Auto-estima; 3 Pertena; 4 Segurana; 5 Alimentao. 1 Realizao; 2 Aprendizagem; 3 Grupos; 4 Patrimoniais; 5 Remuneratrias. 1 Auto-realizao; 2 Auto-estima; 3 Sociais; 4 Segurana; 5 Fisiolgicas. A) B) C) D) E) ____________ o processo sistemtico para promover a aquisio de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequao entre as caractersticas dos empregados e as exigncias dos papis funcionais. ____________ o processo de longo prazo para aperfeioar as capacidades e motivaes dos empregados a fim de torn-los futuros membros valiosos da organizao. Chama-se de ____________ a sequncia evolutiva das experincias profissionais de uma pessoa no decorrer do tempo. 1 - Treinamento; 2 - Desenvolvimento; 3 Carreira. 1 - Ensino Distncia; 2 - Formao; 3 Profisso. 1 - Desenvolvimento; 2 - Treinamento; 3 Carreira. 1 - Formao; 2 - Progresso Funcional; 3 Currculo. 1 - Ensino; 2 - Mentoria; 3 - Desenvolvimento. -

2)

3)

30. Em geral, as avaliaes de desempenho so


processos subjetivos. Neste sentido, as simpatias ou antipatias podem influenciar a atitude do avaliador em relao ao avaliado, gerando contaminao do resultado final da avaliao. importante, ento, que todos os integrantes da organizao tomem conscincia dos erros de julgamento mais comuns, de modo a tornar a avaliao de desempenho mais justa e transparente. Suponha que voc esteja na situao de realizar a avaliao de desempenho de um colega. Caso estenda, para todos os itens da avaliao, um julgamento positivo que voc fez sobre uma caracterstica do avaliado, sem fazer uma anlise adequada de cada um dos fatores separadamente, voc estar incorrendo em qual conhecido erro de avaliao? A) B) C) D) E) Efeito de contraste. Efeito halo. Efeito hawthorne. Efeito de recenticidade. Profecia auto-realizadora.

34. A definio a soma total das maneiras pelas quais o


trabalho dividido em tarefas distintas e, depois, como a coordenao realizada entre essas tarefas referese a: A) B) C) D) E) misso. descrio de cargos. estrutura organizacional. administrao por objetivos. processo decisrio.

35. Herbert Simon, Prmio Nobel de Economia, esteve


frente das pesquisas que, nos anos 40 e 50 do sculo passado, propuseram o conceito de Racionalidade Limitada, ainda hoje amplamente considerado nos estudos e aplicaes prticas sobre o processo decisrio nas organizaes. Na perspectiva da racionalidade limitada, a tomada de deciso nas organizaes caracterizada como: A) um processo que objetiva a soluo tima, envolvendo a maximizao de resultados dentre todos os possveis. uma escolha em estrita conformidade com os interesses das organizaes. um processo baseado em trs etapas: 1) identificao e definio de problemas a partir da anlise de oportunidades e ameaas do ambiente; 2) elaborao de vrias solues possveis; 3) comparao exaustiva das alternativas e deciso. uma busca por uma soluo satisfatria em detrimento de uma soluo tima, em torno de um objetivo principal. uma tcnica em que os problemas so bem definidos e formatados, os objetivos so conhecidos e acordados e as informaes so completas a fim de alcanar alto grau de certeza, culminando na seleo da alternativa que maximiza o retorno econmico para as organizaes.

38. De acordo com o art. 37 da Constituio da Repblica


Federativa do Brasil, A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de: A) B) C) D) E) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Celeridade, probidade, decncia, notoriedade e eficcia. Burocracia, hierarquia, respeitabilidade, unicidade e deliberalidade. Transparncia, responsabilidade, decoro, economia e eficincia. Legalidade, imparcialidade, celeridade, publicidade e eficincia.

B) C)

39. De acordo com a Lei no 8.112/90, analise as


proposies abaixo. 1) No ato da posse, o servidor apresentar declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio e declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica. Aos servidores pblicos civis da Unio so assegurados alguns direitos sociais, como a licena paternidade e o fundo de garantia por tempo de servio. O servidor tem direito ao parcelamento das frias em at trs etapas, independentemente da solicitao do servidor e da aquiescncia da administrao pblica.

D)

E)

2)

3)

36. Analise as proposies abaixo sobre funes da


administrao. 1) Lderes informais podem vir a falhar como lderes formais, por temerem responsabilidades formais, algo que eles no tm como lderes informais. O organograma no apresenta todos os aspectos da estrutura organizacional. Enquanto houver pessoas nas organizaes haver grupos informais. A estrutura informal estabelecida pela direo da empresa a partir da interao das pessoas.

Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 1 e 2, apenas. 1, apenas. 2, apenas. 1 e 3, apenas.

2) 3) 4)

40. Conforme consta no artigo 25 da Lei n 8.666/1993,


em qual dos casos abaixo inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio? A) B) Obras e servios de engenharia at o valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). Contratao de profissional de qualquer setor artstico, sendo ou no consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento. Aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca. Venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados.

Est(o) correta(s): a) b) c) d) e) 1, 2 e 3, apenas. 1, 2, 3 e 4. 1, 2 e 4, apenas. 3, apenas. 1, 3 e 4, apenas.

C)

37. Comparando-se a Administrao Pblica Gerencial


com a Administrao Pblica Burocrtica, correto afirmar que na Administrao Pblica Gerencial: A) B) C) D) E) o combate ao nepotismo e corrupo perde importncia. a impessoalidade e o profissionalismo so inovaes. a grande preocupao manter o controle dos procedimentos. surge a concepo de carreira e a hierarquia funcional. tem-se a proposta de que a forma de propriedade dominante dever ser a pblica no-estatal.

D)

E)

41. Na tomada de deciso, caracteriza-se como uma viso


parcial do problema, um desvio mental, at um preconceito que gera discrepncia entre o julgamento que est sendo feito e a realidade a ser analisada: A) B) C) D) E) heurstica. vis. validao. procrastinao. soluo.

46. Fenmeno que se inicia, explcita ou sutilmente,


quando um indivduo (ou grupo de indivduos) percebe que outro est lhe causando ou pode vir a lhe causar algum prejuzo a respeito de algo que considere importante: A) B) C) D) E) groupthink. mentoria. poder. conflito. parceria.

42. Se um funcionrio diz ao seu chefe exatamente aquilo


que acredita que o chefe quer ouvir, est incorrendo numa barreira para a comunicao eficaz, que conhecida como: A) B) C) D) E) percepo seletiva. medo da comunicao. filtragem. sobrecarga de informao. barreira cultural.

47. Quando os integrantes de uma organizao percebem


as polticas organizacionais como uma ameaa, e no como uma oportunidade, eles geralmente reagem com comportamentos defensivos (para evitar a ao, a culpa ou a mudana). So exemplos de comportamentos defensivos, EXCETO: A) B) C) D) E) interpretao estrita de responsabilidades. transferncia de responsabilidade. reflexo sobre causalidade prpria. procrastinao deliberada. posio de neutralidade frente aos conflitos.

43. Se voc precisasse realizar uma anlise dos estilos de


liderana dos gestores da sua organizao, seria correto fazer uso do: A) B) C) D) E) Benchmarking. 5W1H. Seis Sigma. ERP. Grid Gerencial.

48. No artigo 22 da Lei n 8.666/1993 constam as


modalidades de licitao. No constitui uma dessas modalidades: A) B) C) D) E) concorrncia. tomada de preos. concurso. notria especializao. leilo.

44. Sobre relaes de poder, selecione a alternativa que


contenha as palavras que preencham corretamente, e na ordem em que aparecem, as lacunas existentes no texto abaixo. O poder ___________ baseia-se na posio que o indivduo ocupa dentro da organizao. J no caso do poder ___________, as pessoas obedecem por medo das consequncias negativas de no faz-lo, enquanto que no poder ___________ a obedincia ocorre na expectativa de se obter um benefcio. Existe ainda o poder ___________, que emana da personalidade e do estilo de uma pessoa. A) B) C) D) E) posicional punitivo de recompensa psicolgico. informal punitivo de barganha pessoal. formal de barganha de barganha personalista. formal coercitivo de recompensa carismtico. burocrtico coercitivo de troca personalista.

49. Sobre o plano de trabalho descrito no Art. 116 1 da


Lei n 8.666/1993, incorreto afirmar que: A) aplica-se celebrao de convnio, acordo ou ajuste pelos rgos ou entidades da Administrao Pblica. depende de prvia aprovao. est dispensado de apresentar cronograma de desembolso para valores abaixo de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). deve apresentar previso de incio e fim da execuo do objeto, bem assim da concluso das etapas ou fases programadas. dever conter, entre outras informaes, as metas a serem atingidas e o plano de aplicao dos recursos financeiros.

B) C)

D)

E)

45. A propsito da cultura organizacional, tornou-se


famoso o grito de guerra da rede varejista Wal-Mart, criado pelo seu fundador Sam Walton. Assemelhandose aos gritos das torcidas esportivas, ele tem como finalidade unir os funcionrios e reforar a crena de que eles so importantes para o sucesso da empresa. O grito de guerra do Wal-Mart um exemplo de: A) B) C) D) E) histria. narrativa. saga. heroismo. ritual.

50. O organograma abaixo representa parcialmente a estrutura organizacional de uma organizao fictcia. Analise o referido
organograma e as afirmaes de 1 a 4 que a ele se referem.

Diretoria

Gerncia de Projetos

Gerncia Financeira

Gerncia Comercial

Projeto X

Regional Sul

Regional Norte

Projeto Y

Projeto Z
1) 2) 3) 4) Pelo que consta no organograma, esta estrutura organizacional possui cinco nveis hierrquicos. Pelo que consta no organograma, a departamentalizao desta estrutura organizacional do tipo por projetos. Este organograma um grfico organizacional e do tipo clssico. Pelo que consta no organograma, o Projeto X tem relevncia superior aos Projetos Y e Z.

Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) 1, 2, 3 e 4. 1, 2 e 4, apenas. 2, apenas. 3, apenas. 1 e 3, apenas.

Вам также может понравиться