Вы находитесь на странице: 1из 7

Faculdade Montenegro Curso de ps- graduao em libras Componente curricular: Linguagem Corporal e Expresso Professor (a): Maria Luzinete

Freire Pavo Acadmicas: Mirian Alves Feitosa Reis Neide Aparecida Nascimento Sousa

Uruar-Par-2011

Projeto Semana das Crianas


Perodo: 03 a 11 de setembro Durao: 9 dias Faixa etria: 03 a 05 anos

Justificativa:
A criana tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua funo social proporcionando criana um ambiente feliz, acolhedor e amvel.

Objetivos:
Promover, durante a semana da criana, atividades variadas e interessantes, visando dar a criana oportunidades de lazer e sociabilidade educativas. Valorizar os brinquedos, conservando-os. Estimular a auto-estima. Evidenciar direitos e deveres da criana. Desenvolver o raciocnio-lgico, a expresso oral e corporal, a coordenao motora, a percepo auditiva e visual da criana. Promover jogos e brincadeiras para a semana de criana. Desenvolver a linguagem oral e escrita.

Contedo:
Desenhos para colorir

Recorte e colagem Msicas e poesia Dramatizao Oficina de brinquedos Histria coletiva Fantoches Jogos Linguagem oral e escrita Confeco de lembranas Dobradura Brincadeiras livres e dirigidas Desenhos livres e dirigidos Atividades de percepo Atividades com Rtulos

METODOLOGIA

*Utilizao dos blocos lgicos para separar por formas, espessura, tamanhos e cores, deixando que eles percebam e diferenciam suas particularidades. *Cantar msicas variadas, realizando movimentos corporais de diferentes formas e nas diferentes atividades dentro e fora de sala. *Contar histrias utilizando material literrio, mostrando figuras e textos. *Apresentar criana textos (musicas, par lendas, trava-linguas e outros) incentivar o manuseio de livros e revistas. *Dramatizar histrias com fantoches e dedoches. *Realizao de pinturas com giz de cera, lpis de cor, pinceis, esponjas, algodo, papel crepom mo e dedos.

*Aulas expositivas e ldicas para mostra os direitos e deveres das crianas *Confeco de painis com rtulos. *Fazer bolinhas de papel crepom e colar em desenhos direcionados. Utilizao da massa de modelar para desenvolver a coordenao motora grossa e fina, fazendo diferentes formas de desenhos. *Realizar com as crianas recorte e colagem de figuras na montagem de cartaz *Desenhos livres e direcionados. *Socializao de historias da literatura infantil com vdeos, livros e historias contada. *Recorte e calagem de figuras diversas. *Dramatizaes de msicas e historias infantis.

1 etapa: Apresentao do projeto em conversa informal com todos os alunos em circulo Contar historia com dedoches ou livros ilustrados, cantar musicas com movimentos e gravuras 2 etapa: Atividades de recorte e colagem com montagem de painis e mural. Atividades de linguagem e leitura. Pinturas de desenhos variados dentro do projeto. Alem de desenhos livres e direcionados. 3: etapa: Brincadeiras direcionadas no ptio da escola e dentro da sala.

Culminncia: Realizao de uma festa com brincadeiras e lanche. As


brincadeiras a serem desenvolvida: corrida do saco, corrida das cores, cabo de guerra e a dana da cadeira.

Recursos:
Xerox, papel oficio, TNT: amarelo, azul, verde, lpis de cor, giz de cera, tinta guache, saco, corda, papel madeira, livros e revistas e jornais, cola, cartolina, CD, som, DVD, televiso.

Adaptaes curriculares necessria para alunos surdos


Em todas as atividades abaixo do desenho deve constar a escrita em libras conforme a necessidade dos alunos, as crianas surdas tm a necessidade de visualizar os sinais para aprender a escrita. E necessrio o uso de materiais concretos em todas as aulas principalmente em historias.

O conter as letras em portugus e em libras.

alfabeto

deve

Avaliao:
A avaliao deve buscar entender o processo de cada criana e a significao que cada trabalho comporta. A observao do grupo, alm de diria e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemtica do professor dentro do seu espao de trabalho.

Bibliografia:
Pesquisas e leitura na internet. Projeto elaborado e aplicado no centro de educao infantil janelinha do saber.

AU POR FAVOR MANDE UM OK! MEU E-MAIL:Mirian.afreis@r7.com

Вам также может понравиться