Вы находитесь на странице: 1из 1

2a Lista de Fsica Cinemtica

1- Dois trens ,cada qual com velocidade escalar de 60 km/h, seguem em linha reta se aproximando entre si sobre os mesmos trilhos. Os maquinistas dos dois trens percebem simultaneamente o perigo no momento em que a distncia entre eles de 150 m. Suponha que os dois maquinistas percam, simultaneamente, o mesmo tempo de 0,2s desde o instante mencionado acima at o momento em que os freios dos trens so acionados. A ao dos freios igual nos dois trens e faz cada um parar depois de percorrer 50 m. Verifique se haveria ou no coliso. Qual seria a distncia crtica para a coliso? 2- Duas estaes de trem esto separadas por uma distncia de 3,6 km. Um trem, partindo do repouso de uma das estaes, sofre uma acelerao constante de 1 m/s2 at atingir 2/3 do percurso entre as estaes. A seguir se desacelera at atingir a outra estao com velocidade nula. Determine: a) b) c) A velocidade mxima do trem atingida na primeira etapa do percurso. O mdulo da acelerao negativa durante a diminuio da velocidade na segunda etapa do percurso. O tempo total gasto durante o percurso entre as duas estaes.

3- Um automvel faz uma ultrapassagem a 120 km/h. Entretanto, um outro automvel vem em sentido contrrio a 100 km/h. Suponha que os dois motoristas acionem simultaneamente os freios e os dois automveis passem a sofrer uma desacelerao constante de mdulo igual a 6 m/s2. Determine a distncia mnima entre os automveis no incio da freada para que no haja coliso entre os veculos. 4- No momento em que um sinal de trfego acende a luz verde, um automvel parte do repouso com uma acelerao constante de 2 m/s2. No mesmo instante um nibus, deslocando-se com velocidade constante de 60 km/h ultrapassa o automvel. Determine: a) b) A que distncia do seu ponto de partida o automvel ultrapassar o nibus. A velocidade do automvel neste instante.

5- Uma bola rola para fora de uma mesa de 1 m de altura. A bola atinge o solo em um ponto 1,2 m horizontalmente distante da borda da mesa. Determine: a) b) A velocidade da bola no instante em que saiu da mesa. A velocidade da bola no instante em que chega ao solo.

6- Uma bola atirada do cho para o ar. Quando ela atinge uma altura de 9 m, sua velocidade dada por: v = 6i + 3j em m/s. Determine: a) b) c) At que altura a bola subir. A distncia horizontal total percorrida pela bola. O mdulo da velocidade da bola no momento em que ela toca o cho.

7- Um bombardeiro, mergulhando em um ngulo de 60o com a vertical, lana uma bomba de uma altitude de 700 m. A bomba atinge o solo 5s aps ter sido lanada. Determine: a) b) c) A velocidade do bombardeiro. A distncia que a bomba percorre horizontalmente durante seu trajeto. As componentes horizontal e vertical de sua velocidade exatamente antes de atingir o solo.

8- Um rifle cuja velocidade de disparo de 550 m/s usado para atirar em um alvo distante de 45 m. Determine que altura acima do centro do alvo o rifle dever ser apontado, de modo que a bala atinja o alvo. 9- Um projtil lanado da extremidade de uma colina de 100 m de altura com uma velocidade inicial de 100 m/s, num ngulo de 60 o com a horizontal. Determine, (a) a distncia horizontal total percorrida pelo projtil, (b) a altura mxima que o projtil alcana em relao ao solo. 10- Um projtil lanado em uma direo que forma um ngulo de 30 o com a horizontal de um ponto situado a uma distncia de 100m da borda de um penhasco de altura igual a 50m, como mostra a figura. Determine o valor mnimo da velocidade inicial do projtil para que o mesmo ultrapasse a borda do penhasco, e o valor correspondente para x.

Вам также может понравиться