Вы находитесь на странице: 1из 4

XIII Maratona Cearense de Qumica ABQ-CE Ensino Mdio 2o Ano

Dados que podem ser necessrios para esta prova: Elemento Nmero Massa Elemento Nmero Massa Atmico Atmica Atmico Atmica H 1 1,0 Cl 17 35,5 B 5 11,0 Ca 20 40,0 C 6 12,0 Fe 26 56,0 N 7 14,0 Ni 28 58,7 O 8 16,0 Zn 30 65,0 Na 11 23,0 Ag 47 108,0 Mg 12 24,3 Sn 50 118,7 P 15 31,0 Ce 58 140,0 S 16 32,0 Hg 80 200,6 01) No dia-a-dia podemos constatar que a velocidade de muitas reaes est diretamente relacionada a temperatura, a presso, a superfcie de contato, a concentrao dos reagentes e a um catalisador. Assinale a alternativa correta sobre a influncia destes fatores na velocidade de uma reao qumica. (0,9 pt) A) Quando a gua lquida entra em ebulio, se desejarmos aumentar a temperatura, devemos aumentar a chama do gs. B) Quanto maior a superfcie de contato entre duas ou mais substncias, menor ser a velocidade da reao. C) O aumento da concentrao de oxignio retarda a combusto em uma lareira. D) Os catalisadores so substncias que no fazem parte da reao qumica. 02) Nitrognio e hidrognio reagem formando amnia segundo a reao o -1 N2(g) + 3/2 H2(g) NH3(g) fH = - 46 kJ.mol Se uma mistura dos trs gases estivesse em equilbrio, qual seria o efeito sobre a quantidade de NH3 se ocorresse a adio de mais H2(g?. Assinale a alternativa correta. (0,4 pt) A) No se alteraria. B) Diminuiria. C) Aumentaria. D) Sofreria um decrscimo e depois aumentaria.

03) Na atmosfera, uma das reaes que inicia a produo da chuva cida, objeto de preocupao de ambientalistas, (0,7 pt) 2SO2(g) + O2(g) 2SO3(g), H<0

Assinale a alternativa FALSA. A) Se as presses parciais de SO2(g) e SO3(g) forem iguais em um determinado estado de equilbrio, o valor numrico da presso parcial de O2(g) inversamente igual ao valor numrico de Kp. B) Diminuindo a temperatura do sistema em equilbrio, sem alterao de volume, a concentrao de SO3(g) aumenta at ser atingido um novo estado de equilbrio. C) Aumentando a presso sobre o sistema, sem variao de temperatura, a quantidade de SO3(g) diminui at ser atingido um novo estado de equilbrio. D) Adicionando-se um catalisador ao sistema em equilbrio, sem alterao de temperatura, a concentrao de SO3(g) diminui at ser atingido um novo estado de equilbrio. 04) Ao aproximar um palito em brasa da boca de um tubo de ensaio que contm hidrognio, ocorre exploso da mistura gasosa formada pelo hidrognio com o oxignio do ar. Esta uma indicao de que a reao ocorrida, nestas condies, : (0,4 pt) A) rpida e exotrmica. B) rpida e sem variao de volume. C) lenta e exotrmica. D) rpida e endotrmica.

05) A partir da reao seguinte, verifique qual alternativa justifica a passagem da gua do estado lquido para o estado slido. H2O(l) H2O(s) H = 1,44 kcal/mol (0,7 pt) A) A gua lquida passa a ser slida retirando 1,44 kcal/mol do ambiente; trata-se, portanto, de uma reao endotrmica. B) A gua lquida passa a ser slida fornecendo 1,44 kcal/mol ao ambiente; , portanto, uma reao exotrmica. C) A gua lquida passa a ser slida fornecendo 1,44 kcal/mol ao ambiente; , portanto, uma reao endotrmica. D) Faltam dados para se concluir a respeito do tipo de reao. 06) Na etapa final da chuva cida, ocorre o seguinte processo: SO3(g) + H2O(l) H2SO4(aq) Considerando a entalpia das substncias encontradas na tabela abaixo, possvel prever que a produo de 4,9 g de H2SO4(aq) : (0,9 pt) Substncia Entalpia (kJ/mol) -396 SO3(g) H2O(l) -286 H2SO4(aql) -814 A) libera 26,4 kJ. B) absorve 13,2 kJ. C) libera 13,2 kJ. D) absorve 6,6 kJ.

07) A Teoria absoluta da velocidade das reaes, ou Teoria do complexo ativado, foi proposta para explicar o comportamento cintico da interao de espcies qumicas. (0,7 pt) A respeito dessa teoria, INCORRETO afirmar que: A) a energia de ativao da reao direta corresponde a diferena entre as energias do complexo ativado e dos reagentes. B) a velocidade da reao ser tanto maior quanto maior for a energia potencial do complexo ativado. C) o complexo ativado uma espcie intermediria de elevada energia potencial. D) um estado de equilbrio estabelecido entre os reagentes e o complexo ativado. 08) Sejam as seguintes afirmaes: (0,9 pt)

I- A gua dissolve facilmente o hexano em virtude das ligaes de hidrognio entre as molculas. II- O aumento da temperatura, em geral, diminui a solubilidade dos gases e aumenta a solubilidade dos slidos, em gua. III- A presso de vapor da gua, a 20o C, diminui se adicionarmos NaCl(s) IV- Tanto a temperatura de ebulio como a de fuso do solvente diminuem com a adio do soluto. V- Uma soluo 0,5 molal de CaCl2 provoca o mesmo abaixamento crioscpico de uma soluo 0,5 molal de sacarose. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta somente a sequncia de afirmaes corretas. A) I, II, III. B) II, IV. C) II, III. D) I, IV, V.

09) Uma turma de estudantes do 2o ano do Ensino Mdio estava em um churrasco. A cerveja e os refrigerantes estavam quentes, e a galera estava com sede. Um dos estudantes, ento, resolveu adicionar sal de cozinha ao gelo, para acelerar o resfriamento das bebidas. Sabendo que o volume total de gua era de 1,86 litros, e que a massa de NaCl(s) adicionada era 58,5 gramas, qual a temperatura na qual o gelo ir se fundir. Assinale a alternativa correta: (0,7 pt) Constante crioscpica da gua = 1,86 oC.kg.mol-1 Densidade da gua = 1 kg.L-1 Temperatura de fuso da gua = 0 oC A) -1,0oC B) -0,5oC C) -10oC D) +10oC

10) Considere as seguintes semi-reaes:

(0,9 pt)

Semi-reao Ce4+(aq) + eCe3+(aq) + Ag (aq) + e Ag(s) 2+ 2 Hg(l) Hg2 (aq) + 2 e Sn2+(aq) + 2 eSn(s) Ni2+(aq) + 2 eNi(s) Fe(s) Fe2+(aq) + 2 e2+ Mg (aq) + 2 e Mg(s)

Eo (V) +1,61 +0,80 +0,79 -0,14 -0,25 -0,44 -2,37

I- Qual o agente oxidante mais forte desta lista?: ______ II- Que metal voc utilizaria para fazer uma proteo catdica contra a corroso em uma barra de ferro? ________ III- Que metal pode ser oxidado pelo Ni2+(aq)? ___________ IV- Qual o valor de Eo de uma pilha: Mg | Mg2+ || Ce4+ | Ce3+? ________ . Assinale a alternativa que contm as respostas corretas para as perguntas I, II, III e IV, respectivamente: A) Ce4+; Ag; Hg; -1,52. B) Fe2+; Ni; Mg; +1,75. C) Mg; Sn; Ag; +0,76. D) Ni2+; Mg; Fe; -0,57.

11) Considere a reao de decomposio, em soluo, deste diazobenzeno (composto muito utilizado na fabricao de corantes): (0,9 pt) Essa uma reao irreversvel de primeira ordem e sua velocidade pode ser medida de diferentes maneiras. Qual das opes abaixo indica o grfico que representa corretamente a velocidade da reao:

12) Os cidos so temidos por sua capacidade de causar graves queimaduras. Contudo, nem todos apresentam tal comportamento. O cido brico (H3BO3), por exemplo, usado na formulao de solues antisspticas, pomadas etc. Na realidade, ele no atua doando prtons pelo rompimento da ligao entre o oxignio e hidrognio (OH). Sua acidez, em soluo aquosa, pode ser explicada pelas seguintes reaes:

B(OH)3 + H2O B(OH)3(H2O) + B(OH)3(H2O) + H2O B(OH)4 + H3O


Baseado nas equaes acima, pode-se afirmar que o H3BO3 cido de? A) Lewis, em que o tomo de boro atua como nuclefilo. B) Lewis, em que o tomo de boro atua como eletrfilo. C) Arrhenius, em que o tomo de boro atua como eletrfilo. D) Arrhenius, em que o tomo de boro atua como nuclefilo. 13) Considere a definio de ligao qumica, segundo o texto abaixo: (0,4 pt) (0,7 pt)

As ligaes qumicas covalentes so unies estabelecidas entre ________ para formarem__________, ou ainda as estabelecidas entre______ que constituem a estrutura bsica de uma __________ ou _________. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta que completa o texto acima. A) tomos, molculas, ions, substncia, composto. C) Molculas, compostos, ions, substncia, tomos. B) Molculas, substncias, ions, compostos, tomos. D) tomos, molculas, ions, reagentes, produtos. 14) O efeito fotovoltaico (converso de energia luminosa em energia eltrica) acontece em dispositivos ditos clulas fotovoltaicas, constitudas de materiais denominados semicondutores que podem ser definidos como slidos cristalinos de condutividade eltrica intermediria entre condutores e isolantes. Seu emprego est na construo de clulas solares, diodos, transistores, entre outros. O principio de funcionamento de um semicondutor est na transio dos eltrons da banda de valncia para a banda de conduo. Sendo assim, marque a alternativa que apresenta a definio correta de ligao covalente ou molecular. (0,4 pt) A) Ligao covalente um tipo de ligao qumica baseada na atrao eletrosttica entre dois ons carregados com cargas opostas. B) Ligao covalente aquela que ocorre entre metais, isto , tomos de alta eletropositividade. C) Ligao covalente um tipo de ligao que ocorre entre os tomos de hidrognio da gua e entre os tomos de sdio e cloro do sal de cozinha. D) Ligao covalente ou molecular aquela onde os tomos possuem a tendncia de compartilhar os eltrons de sua camada de valncia, ou seja, de sua camada mais instvel. 15) Em um laboratrio de Qumica em uma instituio de ensino do Estado do Cear, um aluno abriu um frasco contendo a substncia fsforo, inadvertidamente. Sabe-se que o fsforo reage violentamente com o oxignio do ar, sendo a reao altamente exotrmica (explosiva). Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contm, minimamente, os procedimentos corretos de manipulao deste reagente. (0,4 pt) A) Sob jato de gua na pia do laboratrio, o aluno deve abrir o frasco e retirar a quantidade de fsforo necessria para realizar a experincia. B) No interior de uma capela de exausto hermeticamente fechada, com o mnimo de concentrao de oxignio, o aluno deve abrir o frasco, manipulando-o usando luvas e culos de segurana e vestindo bata ou jaleco. C) Com o frasco dentro de um dessecador, isento de ar mido, o aluno pode abrir o frasco, sem a necessidade de usar acessrios de segurana. D) Abrir o frasco sobre a bancada do laboratrio, e depois solicitar a presena do responsvel pelo laboratrio e verificar a toxicidade do reagente.

Вам также может понравиться