Вы находитесь на странице: 1из 22

Instalando o Kurumin

Uma diferena fundamental entre os live-CDs, como o Kurumin e distribuies Linux "tradicionais", como o Mandriva, Fedora e Slackware, ou mesmo com relao ao Windows, a forma como o sistema instalado. Tradicionalmente, os CDs de instalao das distribuies Linux contm pacotes individuais de instalao dos programas juntamente com um programa de instalao. Ao dar boot atravs do CD, voc abre um instalador, que se encarrega de instalar o sistema no HD. Depois de concluda a instalao, voc reinicia a mquina e pode finalmente usar o sistema. Durante a instalao, voc pode escolher quais pacotes quer instalar e o instalador se encarrega de "montar" o sistema, instalando individualmente os pacotes marcados, como neste screenshot do instalador do Mandriva:

Esta abordagem permite um controle maior sobre o que ser instalado, mas possui tambm algumas desvantagens: * Torna a instalao mais complexa e confunde os usurios iniciantes (e muitas vezes tambm os avanados), j que pouca gente conhece a funo de cada pacote e no sabe bem quais instalar. Nem sempre as descries dos pacotes do uma viso clara sobre sua funo e importncia. Para amenizar isso, os instaladores adotam um "meio termo", onde voc inicialmente escolhe entre algumas categorias, como "Ferramentas de escritrio", "Programao", "Servidores", etc., e acessa a tela de seleo manual de pacotes apenas se quiser personalizar a instalao. * Aumenta muito o trabalho dos desenvolvedores, que precisam se preocupar em checar as dependncias de cada pacote e a ordem em que eles devem ser instalados para manter a instalao consistente, independentemente do que o usurio escolher. * O sistema pode ser apenas instalado, no roda direto do CD. Nos live-CDs temos um sistema "base", j configurado, que roda diretamente do CD. O instalador limita-se a copiar este sistema para o HD e fazer as alteraes necessrias para que ele se adapte ao novo ambiente. Apesar dos puristas torcerem o nariz, os live-CDs so uma forma to mais prtica de usar e instalar o sistema que cada vez mais distribuies passam a adotar este formato. Um exemplo clssico o Ubuntu: nas primeiras verses ele utilizava um instalador "da velha guarda" em modo texto, mas a partir do 6.6 passou a ser distribudo primariamente na forma de live-CD.

Ao instalar o Kurumin no HD, so mantidas as configuraes feitas durante o boot. Por isso, primeiro teste o sistema rodando a partir do CD e certifique-se de que o vdeo est corretamente configurado, as placas de som e rede esto funcionando, etc. antes de iniciar a instalao. Se voc no tem espao suficiente no HD para criar vrias parties, ou no quer arriscar seus arquivos mexendo no particionamento do HD (lembre-se: S Jesus salva, o homem faz backup! ;), voc pode ainda treinar usando o VMware Player, um virtualizador que permite instalar as distribuies dentro de mquinas virtuais, que abordo mais adiante. Graas ao VMware, tambm possvel rodar o Kurumin sobre o Windows. A opo de instalar o Kurumin est bem visvel dentro da tela inicial do Painel de Controle e voc pode tambm chamar o instalador usando o comando "sudo kurumin-install" no terminal. No Painel esto organizadas tambm outras funes que usamos para configurar o sistema, que examinaremos com mais cuidado adiante. O instalador , na verdade, um script, localizado dentro da pasta "/usr/local/bin/". Voc pode estud-lo e at alter-lo caso necessrio, usando um editor de textos qualquer. Assim como o instalador, muitas ferramentas aparentemente complexas so, na verdade, scripts relativamente simples, que trabalham executando em ordem os comandos de texto necessrios para realizar cada tarefa. Uma caracterstica importante no Linux que apesar de todas as ferramentas grficas, toda configurao do sistema pode ser feita atravs do terminal, desde que voc saiba os passos necessrios.

Antes de instalar, vamos revisar alguns passos importantes:

As parties no Linux

Temos duas interfaces IDE na placa-me, onde cada uma permite a conexo de dois HDs, configurados como master ou slave. O primeiro HD, conectado interface IDE primria e configurado como master, reconhecido pelo Linux como hda, o segundo HD, slave da IDE primria reconhecido como hdb, enquanto os dois HDs conectados IDE secundria so reconhecidos como hdc e hdd. Caso voc esteja usando um HD Serial ATA, ento ele ser visto como sda. Caso sejam dois, um ser o sda e o outro sdb. O mesmo acontece ao usar HDs SCSI. Ao mesmo tempo, cada HD pode ser dividido em vrias parties. Podemos ter um total de 4 parties primrias ou trs parties primrias e mais uma partio estendida, que pode englobar at 255 parties lgicas. justamente a partio lgica que permite a ns dividir o HD em mais de 4 parties. Esta limitao das 4 parties primrias uma limitao que existe desde o primeiro PC, lanado em 1981. Os projetistas que escreveram o BIOS para ele precisavam economizar memria e chegaram concluso que 2 bits (4 combinaes) para o endereo das parties seriam suficientes, pois na poca os HDs mais vendidos tinham apenas 5 MB e s existia um sistema operacional para PCs (o MS-DOS), de forma que era raro algum precisar criar mais de uma partio. As coisas mudaram "um pouco" de l pra c, mas infelizmente esta limitao continua at os dias de hoje;). Para amenizar o problema, fizeram um "xuncho" adicionando a possibilidade de criar parties lgicas. Ao invs de criar 4 parties primrias e ficar sem endereos para criar novas parties, voc cria uma "partio estendida", que uma espcie de container, que permite criar mais parties. A partio estendida contm uma rea extra de endereamento, que permite enderear as 255 parties lgicas. possvel criar at 4 parties estendidas, de forma que (em teoria) possvel dividir o HD em at 1020 parties. A primeira partio primria, do primeiro HD (hda), chamada de hda1. Caso o HD seja dividido em vrias parties, as demais parties primrias so chamadas de hda2, hda3 e hda4. Porm, o mais comum ao dividir o HD em vrias parties criar apenas uma partio primria e criar as demais parties dentro de uma partio estendida. As parties estendidas recebem nmeros de 5 em diante (hda5, hda6, hda7, etc.) mesmo que as parties hda2 e hda3 no existam:

Neste mapa temos a partio primria, montada no diretrio raiz (/) e uma partio estendida, que engloba tanto a partio swap quanto a partio montada em /home. Este o esquema de particionamento mais usado no Linux: trs parties, sendo uma a partio raiz, onde o sistema fica instalado, a partio swap e uma terceira partio (opcional), montada no diretrio /home. A idia a mesma de dividir o HD em C:\ e D:\ no Windows: simplesmente manter seus arquivos pessoais em uma partio diferente da dos arquivos do sistema, para melhorar a segurana e permitir que voc possa tranqilamente reformatar a partio do sistema quando precisar reinstal-lo, sem correr o risco de perder junto seus arquivos pessoais. Se estiver com dvidas sobre como o HD est particionado, abra o gparted, que voc encontra no Iniciar > Sistema. Ele mostra um mapa do HD.

Digamos que voc queira particionar um HD de 80 GB para instalar o Windows e o Kurumin em dual boot, deixando uma partio de 20 GB para o Windows, uma partio de 20 GB para o Kurumin, uma partio de 1 GB para swap e uma partio maior, de 39 GB para guardar seus arquivos (voc poderia usar esta partio maior como home, como explico mais adiante). Como precisamos de 4 parties no total, seria possvel criar diretamente 4 parties primrias, mas neste caso voc ficaria sem endereos e perderia a possibilidade de criar novas parties mais tarde, caso resolvesse testar uma outra distribuio, por exemplo. Ao invs disso, voc poderia comear criando a partio de 20 GB do Windows como primria ( sempre recomendvel instalar o Windows na primeira partio do HD e em uma partio primria, devido s particularidades do sistema) e em seguida criar uma partio estendida, englobando todo o resto do espao, criando as demais parties como parties lgicas dentro dela. Estes conceitos referentes s parties valem para qualquer programa de particionamento, do gparted ao Partition Magic. Elas so uma particularidade da plataforma PC e no do Linux. Instalando Ao comear a instalao propriamente dita, o primeiro passo escolher em qual HD o sistema ser instalado, caso voc tenha mais de um:

O particionamento do HD pode ser feito atravs do cfdisk, um particionador de modo texto que lembra um pouco o fdisk do Windows 98, ou usando o gparted, um particionador grfico com uma interface parecida com o Partition Magic. O cfdisk mais prtico quando voc simplesmente quer formatar o HD todo e criar novas parties, enquanto o gparted permite que voc redimensione parties do Windows e outras distribuies Linux para liberar espao para instalar o Kurumin. O Kurumin 7 ocupa cerca de 1.6 GB ao ser instado, mas voc precisar de espao para guardar seus arquivos e instalar outros programas, de forma que o ideal reservar pelo menos 4 GB para o sistema.

O instalador te obriga a escolher um dos dois, mas se o HD j estiver particionado, basta fechar o gparted ou selecionar a opo "Quit" na janela do cfdisk para prosseguir com a instalao. Mais adiante, veremos mais detalhes sobre o uso do cfdisk e do gparted. Copiando os arquivos Depois de particionar o HD, chegamos parte mais crucial da instalao, que a cpia dos arquivos propriamente dita. O instalador detecta automaticamente parties swap disponveis no HD e pergunta qual usar apenas caso exista mais de uma. Nas verses recentes do Kurumin (a partir do 6.1) o instalador cria um arquivo de swap de 256 MB caso no exista nenhuma partio swap disponvel, permitindo que voc instale o sistema usando uma nica partio. Este "arquivo de swap" um pouco mais lento do que usar uma partio swap dedicada, por isso sempre prefervel criar uma partio swap "de verdade" ao particionar o HD. Continuando, o instalador pergunta e em qual partio o sistema deve ser instalado. Note que a lista inclui apenas parties formatadas em sistemas de arquivos do Linux, para evitar o clssico acidente de formatar por engano a partio do Windows. Lembre-se de que a sua partio C:\ do Windows geralmente a "/dev/hda1" no Linux.

O Linux suporta vrios sistemas de arquivos diferentes. A funo do sistema de arquivos organizar o espao disponvel no HD, criar estruturas que permitem gravar e ler arquivos de forma organizada. Os primeiros sistemas de arquivos suportados pelo Linux, bem no comeo do desenvolvimento, eram o Minix e o EXT. Ambos possuam limitaes graves com relao ao desempenho e ao tamanho mximo das parties, de forma que ambos foram substitudos pelo EXT2, que continua em uso at hoje.

O EXT2 um sistema similar ao FAT32 do Windows. Os arquivos so organizados de uma forma simples, com o HD dividido em vrios clusters (que no EXT2 chamamos de blocos), onde cada cluster armazena um arquivo ou um fragmento de arquivo. Um ndice no incio do HD guarda uma tabela com os endereos de cada arquivo no HD. Muita gente gosta desta simplicidade e por isso continua usando o EXT2 at hoje. O problema que, assim como o FAT32 do Windows, o EXT2 tem uma grande tendncia a perder dados quando o micro desligado incorretamente (o que em um desktop muito comum). Nestes casos entra em ao o fsck, que vasculha todos os arquivos da partio, de forma a detectar e corrigir erros, da mesma forma que o scandisk do Windows. Os dois problemas fundamentais com o fsck so que: 1- O teste demora muito. 2- Ele s corrige erros simples. Sempre que um problema mais grave detectado, o carregamento do sistema abortado e voc cai em um prompt de recuperao (herana da poca em que o Linux era feio, estranho e complicado), onde voc precisa conhecer e saber usar os comandos necessrios para reparar os erros manualmente. Ou seja, a menos que voc tenha um no-break e seu micro nunca seja desligado no boto, no use o EXT2. Ele um sistema obsoleto, assim com o FAT32 no Windows. Temos, em seguida, o EXT3, uma evoluo do EXT2, que inclui um sistema de journaling. O journal (dirio) consiste em uma espcie de log, que armazena todas as alteraes que so feitas nos arquivos e quando elas foram concludas. Quando o micro desligado incorretamente, o fsck consulta este "dirio" para corrigir os erros, sem precisar executar o teste completo. Embora as verses iniciais do EXT3 tivessem muitos problemas, ele evoluiu bastante nos ltimos anos e atualmente um sistema de arquivos bastante seguro, utilizado por padro na maioria das distribuies. As principais vantagens de usar o EXT3 so o boot mais rpido (em mdia 10 segundos menos do que ao instalar em uma partio ReiserFS e a grande oferta de programas de manuteno e recuperao de dados). Finalmente, temos o ReiserFS, que a opo default de sistema de arquivos desde as primeiras verses do Kurumin. Ele tambm um sistema de arquivos bastante moderno, que inclui muitos recursos para a proteo dos dados e do prprio sistema de arquivos no caso de problemas diversos e desligamentos incorretos. O ReiserFS tambm aproveita melhor o espao, agrupando arquivos pequenos, de forma que eles sejam gravados de forma contnua. Isso acaba fazendo uma grande diferena, pois no Linux temos uma quantidade muito grande de pequenos executveis, bibliotecas e arquivos de configurao. O ReiserFS um sistema bastante robusto, bem adaptado para suportar os maus-tratos tpicos de um desktop. Por isso (apesar do rpido avano do EXT3) ele ainda o sistema recomendado. Outros sistemas "modernos" so o XFS e o JFS, que so otimizados para uso em servidores. Eles tambm so relativamente populares, mas no so oferecidos pelo instalador para no aumentar muito o nmero de opes.

Depois de selecionar a partio e o sistema de arquivos, o instalador confirma mais uma vez se voc realmente quer formatar a partio para instalar o sistema. Existe aqui uma opo de atualizao escondida, que foi includa a partir do Kurumin 4.2: se voc responder "No", o instalador vai copiar os arquivos sem formatar a partio, atualizando uma verso anterior do Kurumin instalada, sem apagar seus arquivos e configuraes. Assim como no Windows, esta opo de atualizao mais propensa a problemas, pois difcil preservar todos os programas instalados e todas as modificaes que foram feitas. Embora a atualizao funcione bem na maioria dos casos, alguns programas podem deixar de funcionar (o que pode ser resolvido simplesmente reinstalando-os). Os arquivos e configuraes, que so o mais importante, so sempre preservados.

A cpia dos arquivos propriamente dita relativamente rpida, cerca de 7 minutos ao instalar em um micro com um drive de 52x. Embora o sistema fique carregado durante a cpia, nada impede que voc navegue ou faa alguma outra coisa enquanto o sistema est sendo instalado. Os dados so copiados diretamente a partir do CD-ROM (que somente leitura) para dentro da partio, de forma que a cpia no perturbada mesmo que voc crie ou modifique alguns arquivos durante a instalao. Concluindo a instalao

Depois de copiar o sistema, o instalador faz algumas perguntas, necessrias para concluir a

configurao. A primeira sobre a configurao da rede, onde voc pode definir um nome para a mquina. Uma observao importante que o nome da mquina no pode conter espaos nem caracteres especiais. Usar um nome como "Dando #$@" vai causar srios problemas, pois o sistema no conseguir atualizar o nome da mquina durante o boot e vrios programas deixaro de funcionar corretamente. Use um nome simples, contendo apenas letras e nmeros, ou mantenha o padro.

At o Kurumin 5.0, era perguntado se voc queria configurar a rede durante a instalao. Se voc conecta via ADSL com autenticao (Speedy, Velox, etc.) usando o pppoeconf, voc deveria responder "No" e deixar para configurar depois de concluda a instalao. Para simplificar as coisas, a partir do 5.1, a configurao da rede passou a ser feita no primeiro boot depois da instalao, como parte do assistente de boas-vindas. Claro, no poderamos nos esquecer de escolher uma senha para o root e tambm para o usurio kurumin, que ser usado depois de concluda a instalao. O instalador no aceita senhas em branco. importante usar boas senhas ao acessar a internet, pois a senha a ltima linha de proteo caso voc mantenha o SSH ou outros servidores ativos. Senhas fceis so a principal causa de invases em sistemas Linux.

O usurio kurumin uma espcie de power-user, criado com o objetivo de facilitar o uso do sistema para novos usurios. Ele tem acesso aos utilitrios de configurao, permisso para instalar novos programas e configurar programas como o K3B, de modo que voc no precise ficar toda hora fornecendo a senha de root. O usurio kurumin possui privilgios suficientes para usar o sistema sem sobressaltos, mas sem abrir as vrias brechas de segurana de usar o usurio root diretamente. um meio termo entre segurana e praticidade. O Ubuntu adota um sistema similar, onde a conta de root desativada e voc usa o comando "sudo" (como no Kurumin) quando precisa executar comandos como root. A

principal diferena que o Ubuntu confirma a senha (da sua conta de usurio, no do root) periodicamente. Se voc um usurio com mais experincia, pode preferir criar um novo usurio, este sim um usurio "comum", sem privilgios especiais. Para criar mais usurios depois da instalao, use o comando "adduser" (como root) como em "adduser joao". Os novos usurios aparecem automaticamente na tela de login. Se preferir um utilitrio grfico, voc pode usar o "users-admin", que pode ser executado pelo terminal ou pelo cone no "Iniciar > Sistema > Gnome System Tools". Ele pode ser encontrado tambm no Fedora (onde se chama "system-config-users") e no Mandriva (onde se chama "userdrake").

Voc pode ativar ou desativar o uso do sudo, que o responsvel pelos privilgios administrativos a qualquer momento, usando as opes dentro do painel dos cones mgicos. Estas opes fazem as alteraes necessrias no arquivo "/etc/sudoers" e a alterao passa a valer imediatamente. No preciso reiniciar o KDE. Naturalmente, para ativar o sudo para um novo usurio, preciso fornecer a senha de root.

Voltando instalao, depois de definir as senhas, o instalador pergunta sobre a instalao do gerenciador de boot, que o responsvel por inicializar o sistema e detectar outros sistemas operacionais instalados, perguntando qual usar a cada boot. Este um screenshot do menu de boot do grub, onde voc escolhe qual sistema usar:

A partir do Kurumin 7.0 o grub passou a ser usado por padro, substituindo o lilo. Embora os dois tenham a mesma funo, o grub oferece mais recursos e tem evoludo de forma muito mais rpida. Ele mais flexvel em inicializar outros sistemas instalados no HD, de forma que o instalador pode fazer um melhor trabalho em detectar instalaes do Windows e de outras distribuies Linux, adicionando-as automaticamente ao menu mostrado durante o boot. Ao usar o lilo, parte da configurao precisa ser feita manualmente, como nas verses anteriores do Kurumin. O lilo continua disponvel como opo para quem prefere us-lo, mas o grub a opo recomendada:

A pergunta seguinte sobre o local de instalao do gerenciador de boot. Quando voc liga o micro, o BIOS da placa-me detecta o HD, CD-ROM, disquete e outros perifricos instalados. Depois de terminar seu trabalho, o BIOS procura por algum sistema operacional para carregar, seja no HD, CDROM, disquete ou mesmo via rede, de acordo com o configurado no setup. No caso do HD, o BIOS l apenas os primeiros 512 bytes, que so justamente a trilha 0, ou trilha MBR do HD. Neste pequeno espao vai a tabela de partio e o gerenciador de boot. Cada sistema operacional utiliza um gerenciador de boot prprio. Como o espao no MBR muito reduzido, apenas um pode ser instalado no MBR de cada vez. Quando um sistema grava seu gerenciador no MBR, automaticamente apaga o do anterior. Ou seja, sempre que instalamos mais de um sistema no mesmo HD, necessrio "eleger" um para ser instalado no MBR, atribuindo a ele a funo de inicializar os demais.

Ao instalar o Kurumin 7, sempre recomendvel responder "Sim", permitindo que o grub seja instalado no MBR. Ele capaz de detectar outros sistemas instalados, tanto o Windows quanto outras distribuies Linux. O nico cuidado que voc deve ter sempre instalar o Kurumin por ltimo, j que ao instalar outro sistema, voc quase sempre subscrever o gerenciador de boot. Ao responder "No", o Kurumin gravar o grub no primeiro setor da partio, sem mexer no MBR. Nesta posio, ele no pode ser inicializado diretamente, por isso voc s deve usar esta opo caso j tenha outra distribuio Linux instalada e saiba como configurar o grub ou lilo desta outra distribuio para inicializar o Kurumin.

Na grande maioria dos casos, o instalador capaz de configurar tudo sozinho, adicionando os outros sistemas operacionais automaticamente ao menu de boot, de forma que voc possa escolher qual sistema usar na hora do boot. Esta deteco automtica facilita muito a vida de quem quer manter o Windows em dual-boot ou instalar o Kurumin em conjunto com outras distribuies. Apesar disso, sempre podem existir casos node voc precise revisar a configurao gerada. Prevendo isso, o instalador pergunta se voc deseja revisar o arquivo "/boot/grub/menu.lst", onde vai a configurao do gerenciador de boot. Veja mais detalhes de como configurar o grub manualmente mais adiante. Note que as opes esto invertidas, para editar o arquivo voc deve clicar no "Sim, editar o arquivo", que est no lugar da opo "No".

Usando uma partio separada para o diretrio /home Desde o Kurumin 2.0, existe a opo de instalar o diretrio "/home" em uma partio separada do restante do sistema, opo que dada no final da instalao. Naturalmente, para usar este recurso, preciso que voc tenha criada uma partio adicional ao particionar o HD. O mais comum neste caso criar uma partio menor, de 4 a 8 GB, para instalar o sistema (de acordo com a quantidade de programas adicionais que voc pretende instalar), uma partio swap e uma partio maior, englobando o restante do HD, para ser usada como "/home". A partio home deve ser maior, pois nela que sero guardados seus arquivos, msicas, e-mails, trabalhos, filmes, etc., coisas que normalmente ocupam bem mais espao que os arquivos do sistema.

Usar uma partio separada permite que voc possa reinstalar o sistema sem perder seus arquivos e configuraes, o que especialmente interessante no caso do Kurumin, que atualizado freqentemente. Usando um diretrio home separado, as reinstalaes tornam-se mais transparentes. Voc ainda precisa reinstalar os programas (o que no to complicado assim se voc usar os cones mgicos), mas todas as configuraes dos aplicativos so preservadas. Cada programa armazena suas configuraes dentro de uma pasta oculta dentro do seu diretrio de usurio, como ".mozilla", ".kde", etc. Mesmo ao reinstalar o sistema, estas pastas so reconhecidas e as configuraes antigas preservadas. Basta tomar o cuidado de guardar tambm todos os seus arquivos dentro do diretrio home e voc no perder quase nada ao reinstalar.

O primeiro passo indicar a partio que deseja usar. Como j vimos, no Linux as parties aparecem como dispositivos dentro do diretrio /dev/, como "/dev/hda1" (para a primeira partio, o C: no Windows) ou "/dev/hda2". Em caso de dvidas, voc pode ver um mapa mostrando como o HD est formatado dentro do gparted.

Preste ateno quando o instalador perguntar se a partio j est formatada. A legenda nesse caso auto-explicativa; responda que "sim" se voc tem dados na partio e quer us-la da forma como est, ou responda "no" apenas se voc acabou de criar a partio e quer format-la. Caso voc esteja usando uma partio home de uma instalao anterior, responda "sim" e indique em qual sistema de arquivos a partio est formatada. O instalador suporta parties home formatadas em ReiserFS, EXT2 e EXT3, sendo que o ReiserFS a opo recomendada, seguido pelo EXT3.

Em seguida o instalador abre uma janela do kedit com o arquivo "/etc/fstab", onde vo as informaes sobre todas as parties e outros sistemas de arquivos que so montados durante o boot. Esta janela apenas "um extrato para simples conferncia"; voc no precisa se preocupar em alterar mais nada. As linhas adicionadas pelo instalador vo no final do arquivo, como em: # Monta a partio /home, adicionado pelo instalador do Kurumin /dev/hda2 /home reiserfs notail 0 2 Veja que a sintaxe no to complicada assim. Traduzindo para o portugus, a linha diz: "Monte a partio /dev/hda2 no diretrio /home. Esta partio est formatada em ReiserFS e voc deve montla usando a opo notail (que melhora o desempenho no acesso partio)". Ao reinstalar o sistema, voc deve apenas repetir o processo, indicando a partio, dizendo que ela j est formatada e indicando o sistema de arquivos. O resto automtico. Outra opo para usar o diretrio home em uma partio separada (que muitos acham mais simples) simplesmente copiar a pasta home para dentro da outra partio e criar um link para ela, substituindo a pasta home do sistema. Imagine que voc tem o sistema instalado e algum tempo e agora quer reinstalar sem perder os arquivos do home. Voc tem disponvel uma partio livre, a "/dev/hda2". O primeiro passo seria montar a partio livre e em seguida copiar o home atual para ela. importante fazer isso como root, usando o comando "cp -a", que faz uma cpia exata, mantendo todas as permisses dos arquivos. Se a sua pasta home "/home/joao", o comando seria: # cp -a /home/joao /mnt/hda2 Depois de reinstalar o sistema, crie novamente o usurio "joao" e edite o arquivo "/etc/fstab", para que a partio "/dev/hda2" (onde est o home) seja montada automaticamente durante o boot. A linha referente a ela ficar algo como "/dev/hda2 /mnt/hda2 reiserfs notail 0 2". Monte a partio ou reinicie o micro para verificar se a configurao est correta. Se a partio estiver montando corretamente, falta apenas o ltimo passo, que criar o link. Mova o home vazio criado ao cadastrar o usurio no sistema e o substitua por um link apontando para o home dentro da partio: # mv /home/joao /home/joao-old # ln -s /mnt/hda2/joao /jome/joao

Embora possa ser um pouco mais trabalhosa, esta segunda receita tem um efeito similar primeira. Voc escolhe qual prefere usar ;). O assistente do primeiro boot

No primeiro boot depois da instalao, voc recebido por um assistente que permite configurar a rede e outras opes comuns. A conexo com a internet especialmente importante no Kurumin, j que a instalao de novos programas (seja atravs dos cones mgicos, seja manualmente pelo apt-get) feita justamente baixando as verses mais atuais dos programas via rede. Este o ponto em que o sistema mais difere do Windows, onde no existe uma localizao central e voc precisa comprar ou baixar cada programa individualmente. A primeira opo do assistente permite configurar a conexo. A configurao feita aqui se torna definitiva, ao contrrio da configurao temporria feita ao rodar do CD:

As opes disparam as opes correspondentes do menu, as mesmas que voc acessa atravs do Iniciar > Internet > Conectar na Internet e Configurar a rede. Logo em seguida, ele pede licena para baixar a lista de pacotes disponveis no apt-get (apt-get update). Isto baixa um ndice com os pacotes disponveis, que permite ao apt-get saber quais pacotes esto disponveis e assim fazer seu trabalho. necessrio que voc faa isso antes de comear a instalar qualquer programa.

Em seguida, voc tem um menu com vrias opes, que podem ser acionadas individualmente. Marque as opes extras que deseja configurar e o assistente vai perguntando sobre cada uma. Se nenhuma lhe interessar, basta deixar todas desmarcadas, para que ele passe direto para o passo seguinte:

A opo para adicionar novos usurios abre o users-admin, que comentei h pouco. interessante criar usurios separados sempre que outras pessoas utilizam o mesmo micro. Assim, cada um tem um ambiente separado, com seus arquivos e configuraes protegidos dos demais. Ao usar mltiplos usurios, voc deve desabilitar o login automtico do KDE, fazendo com que o sistema passe a mostrar a tela de login no boot. Marcando a opo, ele abre o configurador do KDM. Desmarque a opo Convenincia > Habilitar login automtico e em seguida no "Aplicar" e "OK" para salvar a configurao:

A opo de desativar o suporte impresso anloga opo de boot "nocups". Ela uma boa opo para deixar o sistema mais leve em micros que no possuem impressora, economizando at 8 MB de RAM. Voc pode reativar o suporte mais tarde, caso necessrio dentro da seo "Hardware" do Painel de Controle. Finalmente, voc tem a opo de ativar o firewall, o que sempre uma boa idia se seu micro est diretamente conectado internet. Voc tem duas opes: o Kurumin-Firewall, que gera um conjunto de regras para o iptables, que ficam ativas da em diante e o Firestarter. O Kurumin-Firewall tem como objetivo ser um firewall "invisvel", que uma vez ativado fica fazendo seu trabalho sem te importunar. O Firestarter por sua vez um firewall interativo, similar ao Zone-Alarm, onde voc pode acompanhar as tentativas de conexo e permitir ou bloquear caso a caso.

Por padro, o Kurumin utiliza uma configurao bastante segura, similar do Ubuntu, onde no existem portas abertas. Entretanto, ao usar o sistema normal que voc instale outros programas e servidores, abrindo possveis brechas. O firewall age preventivamente, impedindo o acesso a qualquer porta aberta acidentalmente. Configurando o grub O lilo foi um dos primeiros gerenciadores de boot usados no Linux. Ele foi o mais usado durante muito tempo, mas tem sido gradualmente substitudo pelo grub, que oferece mais recursos. O Kurumin foi uma das ltimas distribuies a adotar o grub, mantendo o lilo como gerenciador padro at o 6.1. Atualmente (entre as grandes distribuies), apenas o Slackware ainda utiliza o lilo. O principal motivo da insistncia que o lilo utiliza uma configurao mais simples e muito mais fcil de entender. Apesar disso, o grub tambm faz bem seu trabalho e permite que o sistema utilize agora um sistema muito mais robusto de deteco de outros sistemas instalados. Embora seja mais "enjoado", o grub no to complicado como pode parecer primeira vista. Vamos aproveitar a deixa para aprender um pouco mais sobre ele. O grub usa o arquivo de configurao "/boot/grub/menu.lst". Este arquivo lido a cada boot, por isso no necessrio reinstalar o grub ao fazer alteraes, como no caso do lilo. Este um exemplo de arquivo de configurao, gerado pelo instalador do Kurumin: default 0 timeout 9 color cyan/blue white/blue gfxmenu (hd0,2)/boot/message title Kurumin Linux root (hd0,2) kernel /boot/vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2 ro nomce quiet apm=power-off vga=791 initrd /boot/initrd.img-2.6.18.1-slh-up-2 title Microsoft Windows XP Professional (hda1) root (hd0,0) makeactive chainloader +1 title Debian GNU/Linux (testing/unstable) (hda5) root (hd0,4)

kernel /boot/vmlinuz-2.6.18 ro quiet vga=791 initrd /boot/initrd.img-2.6.18 title memtest86 root (hd0,2) kernel /boot/memtest86.bin Note que neste exemplo de configurao, temos (alm do Kurumin), uma instalao do Windows e uma instalao do Debian, ambas detectadas pelo instalador e adicionadas no arquivo. Foi adicionada tambm uma entrada para o memtest, que permite checar a memria RAM do micro. Com a configurao desta forma, voc escolhe entre Kurumin, Windows, Debian e memtest no boot. O Kurumin o default, por causa da opo "default 0" no incio do arquivo. Do ponto de vista do grub, o Kurumin o sistema "0", o Windows o sistema "1", o Debian o "2" e o memtest o "3" (note que ele conta os sistemas includos na lista a partir do zero). Se voc quisesse que o Windows passasse a ser o sistema default, bastaria trocar "default 0" por "default 1". O mesmo vale para os outros sistemas operacionais instalados. A linha "timeout 9" um pouco mais cosmtica. Ela diz que se voc no pressionar nenhuma tecla na tela de boot, o sistema default ser iniciado depois de 9 segundos. Voc pode aumentar ou diminuir o tempo a seu gosto. Em seguida temos a linha "color cyan/blue white/blue", que tambm cosmtica, indicando as cores do texto e do fundo na tela de boot. Completando, temos a linha "gfxmenu (hd0,2)/boot/message", que indica a imagem de fundo que ser exibida. No caso do Kurumin usado um arquivo de tema (o /boot/message), que composto por diversos arquivos dentro da imagem de fundo. Se voc quiser personalizar a imagem de fundo, precisa descompactar este arquivo, trocar a imagem e depois fech-lo novamente. Isso relativamente simples de fazer. Crie uma pasta vazia e copie o arquivo para dentro dela. Use o comando "cpio -i < message" para extrair o arquivo, substitua o arquivo "back.jpg" por outra imagem em jpg (800x600, com at 44 KB), delete o arquivo "message" original e gere o novo usando o comando "ls . | cpio -o > message". A partir da, s substituir o arquivo "/boot/grub/message" pela verso editada, gerada dentro da pasta. O Kurumin usa o egrub, por isso voc pode usar imagens em jpg sem limitao de cores. Outras distribuies podem utilizar a verso "regular" do grub, onde voc fica limitado a imagens de 640x480 com 14 cores. O "(hd0,2)" dentro da opo diz a partio onde o Kurumin est instalado, aonde ele vai procurar o arquivo. Como pode ver, o grub usa uma nomenclatura prpria para designar as parties do HD, o que acaba sendo o aspecto da configurao mais difcil de entender. H pouco vimos que no Linux os HDs e parties so acessados atravs de dispositivos especiais, localizados dentro do diretrio "/dev". Um HD IDE instalado como master na primeira porta IDE, visto pelo sistema como "/dev/hda" e a primeira partio dentro dele vista como "/dev/hda1". Se voc usasse um HD serial ATA, ento ele seria visto como "/dev/sda" e a primeira partio, como "/dev/sda1". Se voc est me acompanhando at aqui, sente e respire fundo, pois nada disso vale para o grub. Para "simplificar", os desenvolvedores decidiram adotar uma nomenclatura prpria, onde os HDs e parties so nomeados a partir do zero. Ou seja, o "/dev/hda1" referenciado na configurao do grub como "(hd0,0)" (primeiro HD, primeira partio). O "(hd0,2)" do exemplo seria referente terceira partio do primeiro HD, ou seja, faria referncia ao "/dev/hda3". Em resumo, na nomenclatura adotada pelo grub temos: Primeiro HD = 0 Segundo HD = 1 Terceiro HD = 2 As parties dentro de cada HD so tambm nomeadas a partir do zero:

/dev/hda1 = 0,0 /dev/hda2 = 0,1 /dev/hda3 = 0,2 /dev/hda4 = 0,3 /dev/hda5 = 0,4 /dev/hda6 = 0,5 etc... E com relao aos HDs SATA? Como vimos, eles so nomeados de forma diferente, do "/dev/sda" ao "/dev/sdz". Mas para o grub esta distino no existe. O "/dev/sda1" continua sendo "(hd0,0)" dentro do grub. O que acontece ento se voc tiver um HD IDE e outro SATA na mesma mquina? Bem, a depende de como eles estiverem configurados dentro do setup. O HD "primrio", ou seja, o que o BIOS acessa primeiro na hora de carregar o sistema, ser visto como "(hd0)", independentemente de ser SATA ou IDE, enquanto o outro ser visto como "(hd1)". Se por acaso voc tiver dois HDs, sendo que um o "/dev/hda" e o outro o "/dev/hdc", um ser visto pelo grub como "(hd0)" e o outro como "(hd1)", j que o "/dev/hdb" no existe. Uma forma de confirmar isso checar o contedo do arquivo "/boot/grub/device.map" (com o sistema j instalado). Ele contm uma lista dos HDs detectados pelo grub e o endereo atribudo a cada um. Agora que entendemos como o grub nomeia os HDs e parties, podemos ir ao que interessa, ou seja, entender como funcionam as mltiplas sees do grub, que permitem carregar cada sistema operacional. No meu exemplo, o HD est configurado da seguinte forma: /dev/hda1: Windows /dev/hda2: arquivos /dev/hda3: Kurumin /dev/hda5: Debian /dev/hda6: arquivos /dev/hda7: swap Esta configurao vem bem a calhar, pois permite explicar os trs casos mais comuns, ou seja, a seo referente ao Kurumin, referente ao Windows e referente a outras distribuies Linux. Vamos comear com a seo do Kurumin: title Kurumin Linux root (hd0,2) kernel /boot/vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2 ro nomce quiet apm=power-off vga=791 initrd /boot/initrd.img-2.6.18.1-slh-up-2 A linha "title" contm apenas o nome do sistema, da forma como ele ir aparecer na tela de boot. No preciso que o nome indique corretamente o sistema, voc pode usar apelidos, o importante apenas que um sistema receba um apelido diferente do outro. A linha "root", logo a seguir, indica a partio (no formato do grub) onde o sistema est instalado. Como o Kurumin neste caso est instalado na terceira partio do HD, usamos "(hd0,2)". A terceira linha, "kernel", indica o arquivo com o kernel, que ser carregado no incio do boot. O Kernel vai sempre dentro da pasta "/boot" e o arquivo sempre se chama "vmlinuz", seguido da verso, como "vmlinuz-2.6.18.1-slh-up-2". Alm de indicar a localizao do arquivo, voc pode incluir opes que sero passadas para ele no incio do boot. Lembra-se das opes de boot que usamos para solucionar problemas no Kurumin? Muitas delas so justamente opes que so repassadas para o kernel e podem ser usadas aqui, como o "acpi=off", "irqpoll", "noapic", "all-generic-ide" e assim por diante. As opes usadas aqui so adicionadas automaticamente pelo instalador (de acordo com as opes de boot usadas), de forma que voc no precisa se preocupar muito com elas. O "vga=791" indica a

resoluo de vdeo que ser usada no terminal. O nmero "791" indica 1024x768, "788" indica 800x600 e, se voc substituir o nmero pela palavra "normal", o terminal passa a usar a resoluo de texto padro, como nos monitores CGA ;). Usando "vga=normal" o bootsplash exibido durante o carregamento do sistema tambm deixa de funcionar. Finalmente, temos a linha "initrd", que opcional, permitindo indicar a localizao de um arquivo initrd, que ser carregado junto com o Kernel. O initrd nem sempre usado. Quando necessrio, ele gerado durante a instalao, incluindo mdulos de que o sistema precisar no incio do boot. Se ele no estiver dentro da pasta "/boot" junto com o Kernel, no precisa se preocupar, pois ele no est sendo usado. Em seguida temos a seo referente ao Windows: title Microsoft Windows XP Professional (hda1) root (hd0,0) makeactive chainloader +1 O Windows um caso especial, pois ele no carregado diretamente pelo grub. Ao invs disso ele carregado em um modo chamado de "chainload", onde o grub simplesmente carrega o gerenciador de boot do Windows (que instalado dentro da partio) e deixa que ele se encarregue de carregar o sistema. Isso indicado pela linha "chainloader +1". Isto simplifica as coisas, pois voc precisa apenas indicar um nome ou apelido na linha "title" e indicar a partio onde ele est instalado na linha "root". No nosso exemplo, o Windows est instalado na primeira partio do HD, por isso o "(hd0,0)". A opo "makeactive" marca a partio do Windows como ativa, uma configurao que necessria ao inicializar o Windows 95/98/ME, que ainda utilizam o DOS na fase inicial do boot. Concluindo, temos a seo referente ao Debian, que pode ser usada (com as devidas modificaes) tambm para outras distribuies Linux instaladas no HD: title Debian GNU/Linux (testing/unstable) root (hd0,4) kernel /boot/vmlinuz-2.6.18 ro quiet vga=791 initrd /boot/initrd.img-2.6.18 Esta seo muito similar seo do Kurumin, que vimos h pouco. O Debian est instalado na partio /dev/hda5, que no grub vista como "(hd0,4)". O importante indicar corretamente o arquivo com o Kernel, dentro da partio e o initrd (caso exista). Voc poderia duplicar estas quatro linhas para incluir outras distribuies. Basta alterar a partio dentro da linha "root" e indicar corretamente o arquivo do Kernel e o initrd que sero usados. Embora seja um tema um pouco chato de estudar, importante conhecer pelo menos o bsico sobre a configurao do grub, pois ele usado atualmente em praticamente todas as distribuies, de forma que um conhecimento que voc vai acabar usando bastante. Continuando, a configurao feita no arquivo "/boot/grub/menu.lst" lida pelo grub a cada boot, por isso voc no precisa se preocupar em regravar o grub a cada alterao no arquivo, como no caso do lilo. Em geral, voc s precisa regravar o grub em caso de acidentes, como quando ele subscrito acidentalmente, ao reinstalar o Windows ou instalar outra distribuio no mesmo HD. No caso das distribuies Linux, quase sempre voc tem a opo de instalar gravando o gerenciador de boot na partio, o que permite reinstalar sem subscrever o grub "titular". Aqui, por exemplo, temos um screenshot do instalador do Ubuntu:

O problema o Windows, j que ele chaga "chutando o balde", gravando seu gerenciador de boot na MBR sem nem te consultar. Isto acaba se revelando um grande problema, j que voc perde o acesso ao Kurumin e a qualquer outra distribuio Linux instalada no HD sempre que precisar reinstalar o Windows. Nestes casos, voc pode regravar o grub dando boot com o CD do Kurumin 7. D boot pelo CD e abra um terminal. Defina a senha de root usando o comando "sudo passwd" e logue-se como root usando o "su". A partir da, use o comando "grub" para entrar no prompt do grub, onde usaremos os comandos para regravar o gerenciador de boot: # grub Dentro do prompt, precisamos rodar dois comandos, especificando a partio onde o Kurumin (ou a distribuio "dona" do grub) est instalado e o dispositivo onde o grub ser instalado. Comece rodando o comando "root", que especifica a partio onde o sistema est instalado. No exemplo, o Kurumin est instalado no "(hd0,2)", de forma que o comando fica: root (hd0,2) Falta agora o comando "setup", que especifica onde o grub ser gravado. Neste caso, estou gravando o grub na MBR do primeiro HD: setup (hd0) Terminando, voc pode sair o prompt do grub usando o "quit" e reiniciar o micro. Este um exemplo de operao que mais simples no grub. No lilo, era necessrio montar a partio e abrir um chroot para conseguir regravar o gerenciador :). Mais um problema comum acontece quando voc precisa configurar o grub em uma mquina com vrios HDs. Nestes casos, alm de verificar como o grub detectou cada um, voc precisa se preocupar em gravar o grub no MBR do HD correto. O problema muito simples. Quando voc possui mais de um HD na mquina, voc configura uma ordem de boot no setup do micro. O HD que estiver em primeiro na ordem de boot do setup ser usado para inicializar a mquina e, consequentemente, ser reconhecido pelo grub como "(hd0)". Se voc instalar o Kurumin no segundo HD e o grub for instalado na MBR do segundo HD, o Kurumin no vai inicializar depois de instalado, pois o BIOS do micro continuar lendo o MBR do primeiro HD. A soluo no caso bem simples. Mesmo que voc instale o Kurumin, ou qualquer outra distribuio no segundo HD, tome sempre o cuidado de gravar o grub no MBR do primeiro HD. Se voc est instalando o Ubuntu (por exemplo) na partio /dev/hdb1 (a primeira partio do segundo HD), o "root", ou seja, o dispositivo onde o sistema est sendo instalado, ser "(hd1,0)", mas na hora de gravar o grub, voc indicaria o "(hd0)", que o primeiro HD.

Ao fazer isso manualmente pelo prompt do grub, voc usaria os comandos: # grub root (hd1,0) setup (hd0) quit Note que isto necessrio apenas ao regravar o grub manualmente ou ao instalar outras distribuies. No caso do Kurumin, o instalador se antecipa ao problema, perguntando se voc deseja gravar o grub no MBR do primeiro HD:

Outra pegadinha que quando voc tem uma instalao do Windows no segundo HD ("hd1,0" no grub), como em situaes onde voc compra outro HD para instalar Linux e instala o HD com o Windows como secundrio, necessrio adicionar duas linhas na seo do grub referente ao Windows. Elas fazem com que a posio lgica dos dois HD seja trocada, fazendo com que o Windows pense que est inicializando a partir do primeiro. Sem isso, voc tem um erro de "partio invlida" durante o boot e o Windows no carregado. Ao adicionar as duas linhas, a seo referente ao Windows ficaria: title Windows root (hd1,0) makeactive chainloader +1 map (hd1) (hd0) map (hd0) (hd1) Mais uma observao importante com relao s limitaes de endereamento por parte do BIOS. A maioria das placas me anteriores a 1999 possuem BIOS capazes de enderear HDs de apenas 8 GB. Esta limitao ocorre por que o BIOS reserva apenas 10 bits para o endereamento de cilindros (1,024 combinaes), 8 bits para as cabeas de leitura (256) e 6 bits para o setor (63 combinaes j que o endereo 0 reservado), o que permite enderear 1.61 milhes de setores e consequentemente discos de at 7.88 GB (ou 8.4 GB pela notao decimal). Esta limitao dificulta um pouco as coisas ao usar um HD de maior capacidade em um micro antigo, pois limita as suas possibilidades ao particionar e instalar o sistema. Se ao instalar, voc receber o famoso erro 18 do grub durante o boot, significa que voc est usando uma placa atingida pelo problema. Nestes casos, voc tem duas opes: a) Reparticionar o HD, de forma que o sistema seja instalado em uma partio de no mximo 7.88 GB, colocada logo no incio do HD (as demais parties podem ser acessadas normalmente depois que o sistema carregado, o problema apenas o boot). b) Instalar usando o lilo, que inclui um patch para burlar o problema. Os BIOS de placas recentes incluem as chamadas INT 13h Extensions, um remendo que soluciona o problema, permitindo acessar HDs de maior capacidade. Esta dica vlida apenas ao instalar em micros antigos. Em muitas placas fabricadas entre 1998 e 1999 possvel solucionar o problema

atravs de um upgrade de BIOS. O maior problema no caso encontrar os arquivos de atualizao, j que os fabricantes no costumam dar suporte a placas to antigas.

Вам также может понравиться