Вы находитесь на странице: 1из 26

Redao

O que eu posso fazer?

4. Ideias demais = pontos de menos: no fique inventando um monte de argumentos que ficaro sem desenvolvimento. Ou voc pega uma ideia e aprofunda, ou deixa de mencionar. A pior coisa que existe inserir argumentos rasos que ficam sem uma descrio mais aprofundada. 5. Adequao vocabular: no quero saber de ningum inventando moda aqui! Se voc conhece umas duas ou trs palavras bonitas, guarde-as para o momento romntico. De que adianta um texto com UMA ou DUAS palavras chiques se o resto est num registro menos erudito. Misturar caviar com arroz-e-feijo fica uma droga! Opte por jogar o jogo da redao: texto texto redondinho e simples. 6. O texto dissertativo: voc j sabe como funciona o texto dissertativo? Bem, ele se divide em INTRODUO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSO. Eu sei que o grande problema dos concursandos INICIAR O TEXTO. Portanto, vou dar algumas dicas aqui de como introduzir um texto. Vou utilizar um tema simples para introduzir todos os textos: sistema prisional brasileiro. Vamos l! a. Sentena declarativa. Trata-se de utilizar uma afirmao para introduzir o texto. A partir da informao, desenvolvem-se as consideraes. Voc pode se valer de sentenas como: cada vez mais comum observar no se pode duvidar de . evidente que. Claro que a utilizao no pode fugir do tema proposto! No caia nessa: introduo serve para iniciar o texto, no para dar uma enroladinha antes de escrever! Seja certeiro lana no corao do tema!

Calma, concursando! Com poucas palavras, vamos resolver um problema que parece monstruoso e insolvel. Use estas regras como se fossem instrumentos de sobrevivncia (e, de fato, so). DICA: 1. Entenda o estilo de sua prova: em primeiro lugar, voc precisa saber que tipo de redao dever escrever, pois as bancas examinadoras costumam avaliar critrios distintos. Por exemplo: a banca CESGRANRIO busca avaliar o candidato por sua capacidade de concatenar a ideias de maneira clara, no necessariamente criativa. Pense assim: a linguagem ser sempre simples e direta, primando pela clareza e pela conciso dos argumentos. No fique enchendo linguia, guerreiro! Avalie se a sua prova de TEMA NICO (sem subitens) ou se ela de TEMA COMPOSTO (com subitens). Isso cabal para sua aprovao, cara! Veja bem, se voc precisa abordar itens dirigidos pela banca, faa isso; do contrrio, sofrer as consequncias! 2. Entenda o que ela est pedindo: aqui voc precisa analisar o tema e tentar compreender se a banca pediu para responder algo, comentar sobre algo, discorrer sobre algo, fornecer solues sobre algo ou apenas informar algo. 3. Organize o seu texto: caro concursando, use uma estrutura simples para garantir sua nota. Uma introduo clara sobre o tema, um pargrafo para cada ideia e um para o fechamento do texto. Sem ficar inventando coisas mirabolantes. Queremos apenas que voc passe na prova.

pgina 1

b. Interrogao. Nessa estratgia, basta introduzir o texto com uma pergunta que servir de substrato para o desenvolvimento do texto. H algumas construes teis, por exemplo: costuma-se perguntar se... .

f. Relao causal-consecutiva. Basta enunciar a relao de causa e consequncia com a qual se trabalhar ao longo do texto. Exemplos: A causa principal para. O motivo pelo qual se afirma. A razo por detrs da questo X.

Analisando a situao X, chega-se a perguntar Y. Lembre-se de que a pergunta DEVE (pelo amor de Deus) ser respondida.

-------------------------------------------------------Bem, est tudo a, concursando! Espero que tenha ajudado! Vamos em frente! Rumo aprovao! Sempre juntos, a vitria nossa!

c. Relao adversativa. Nessa estratgia, eficaz construir uma relao de oposio nas linhas iniciais para que sirva de motivao construo do texto. Algumas possibilidades so: Se, por um lado, X, por outro Y, partese, ento, para o tema em questo. H quem defenda X, porque acredita que A, porm, h quem defenda Y, por crer que B.

d. Referncia Histrica. Uma das tcnicas mais eficazes est nesse item. Basta utilizar alguma aluso histrica para fundamentar o texto. Exemplos: No de hoje que. H algum tempo. Nos ltimos anos. Ao longo do sculo XX. Em anlise ao processo histrico relativo a. No caia nessa: nada de bancar o esperto e inventar dados!

ALFARTANOS,

!FORA!

e. Palavra-chave. Partindo de um conceito simples, pode-se desenvolver todo o texto. Nesse caso, voc dever escolher um termo que esteja relacionado ao campo semntico da sua temtica!

pgina 2

LEGISLAO ESPECFICA
SUPER AULO SEGURO DESEMPREGO 01. Consideradas as disposies legais em vigor a respeito do Programa do SeguroDesemprego assinale a alternativa correta. (a) finalidade do programa de segurodesemprego prover a assistncia financeira temporria ao trabalhador desempregado, em virtude de qualquer tipo de dispensa, e ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forado ou da condio anloga de escravo. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (b) Dentre as modalidades do segurodesemprego encontramos a bolsa de qualificao profissional, qual far jus o trabalhador que estiver com o contrato de trabalho suspenso em virtude de participao em curso ou programa de qualificao profissional oferecido pelo empregador, em conformidade com o disposto em conveno ou acordo coletivo celebrado para este fim. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (c) O trabalhador que vier a ser identificado como submetido a regime de trabalho forado ou reduzido a condio anloga de escravo, em decorrncia de ao de fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego, ser dessa situao resgatado e ter direito percepo de trs a cinco parcelas do seguro-desemprego no valor de um salrio mnimo cada. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

(d) A Unio poder condicionar o recebimento da assistncia financeira do Programa de Seguro-Desemprego comprovao da matrcula e da freqncia do trabalhador segurado em curso de formao inicial e continuada ou qualificao profissional, com carga horria mnima de 120 (cento e vinte) horas. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (e) A recusa, por parte do trabalhador desempregado, de outro emprego, condizente com sua qualificao profissional e com a remunerao que recebia anteriormente, motivo para a suspenso do segurodesemprego. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

PROGRAMA DE INTEGRAO SOCIAL (PIS) e ABONO SALARIAL


02. Das alternativas abaixo aponte a incorreta em relao ao PIS e a Abono Salarial. (a) Os recursos do PIS servem para financiar o abono salarial anual dos empregados e, tambm, o Programa de Seguro-Desemprego, programas de educao profissional e tecnolgica e de desenvolvimento econmico. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (b) Para ter direito ao abono salarial o trabalhador no precisa provar situao de desemprego involuntrio. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

pgina 1

(c) No caso de beneficirios integrantes do Fundo de Participao PIS-Pasep, sero computados no valor do abono salarial os rendimentos proporcionados pelas respectivas contas individuais. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (d) O abono salarial corresponde a, no mximo, dois salrios mnimos. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (e) O Abono Salarial do PIS ser pago pela Caixa Econmica Federal (CEF) no perodo estabelecido anualmente em cronograma aprovado pelo Codefat e sem a necessidade de que o trabalhador efetue qualquer requerimento. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

vinculada os seus sucessores, previstos na lei civil e indicados em alvar judicial expedido a requerimento do interessado, independentemente de inventrio ou arrolamento. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (c) A conta vinculada do trabalhador no FGTS poder ser movimentada nas situaes de resciso contratual por culpa recproca, de fora maior e de despedida sem justa causa, inclusive a indireta. Essas situaes ensejam o depsito de percentual sobre o FGTS por parte do empregador nas propores de 40%, em caso de despedida sem justa causa e 20% no caso de culpa recproca. No h previso de depsito no caso de despedida por fora maior. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (d) Para os fins previstos na lei do FGTS, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, at o dia 7 de cada ms, em conta bancria vinculada, a importncia correspondente a 12% da remunerao paga ou devida, no ms anterior, a cada trabalhador. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (e) Na resciso com base em fora maior, o empregado pode sacar de sua conta vinculada os valores referentes a contratos anteriores. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO (FGTS)


03. A respeito do FGTS, assinale a opo correta. (a) O empregado que se aposenta voluntariamente no tem o direito de movimentar os depsitos efetuados em sua conta vinculada. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (b) No caso do falecimento de um trabalhador, o saldo ser pago aos dependentes habilitados para esse fim perante a Previdncia Social, segundo o critrio adotado para a concesso de penses por morte. Na falta de dependentes, faro jus ao recebimento do saldo da conta

pgina 2

04. No que pertinente s hipteses de movimentao da conta vinculada do FGTS, assinale a alternativa incorreta. (a) permitida no caso de o trabalhador ou qualquer de seus dependentes ser acometido de neoplasia maligna. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (b) admitida para pagamento total ou parcial do preo de aquisio de moradia prpria, ou lote urbanizado de interesse social no construdo, desde que o muturio conte com o mnimo de 3 (trs) anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma empresa ou empresas diferentes e seja a operao financivel nas condies vigentes para o SFH. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (c) No caso de extino normal do contrato a termo, inclusive o dos trabalhadores temporrios, assim como na hiptese de suspenso total do trabalho avulso por perodo igual ou superior a 90 (noventa) dias. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (d) A permanncia do trabalhador por dois anos ininterruptos, a partir de 01/06/1990, fora do regime do FGTS, podendo o saque ser efetuado a partir do ms de aniversrio do titular da conta. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

(e) Necessidade pessoal, cuja urgncia e gravidade decorram de desastre natural, conforme disposto em regulamento, observadas as condies estabelecidas na lei. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 05. Em vista das disposies constantes da Lei n. 8.036, de 1990 acerca do FGTS, assinale a opo correta. (a) Enquanto agente operador compete Caixa Econmica Federal centralizar os recursos do FGTS, manter e controlar as contas vinculadas, emitir regularmente os extratos individuais correspondentes s contas vinculadas, participar da rede arrecadadora dos recursos do FGTS, emitir Certificado de Regularidade do FGTS. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (b) obrigatria a apresentao do Certificado de Regularidade do FGTS na hiptese de viagem ao exterior. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (c) A apresentao do Certificado de Regularidade do FGTS obrigatria na hiptese de registro ou arquivamento, nos rgos competentes, de distrato de contrato social, de estatuto, exceto quando implique modificao na estrutura jurdica do empregador ou na sua extino. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

pgina 3

(d) No devido o depsito do FGTS na conta vinculada do trabalhador cujo contrato de trabalho seja declarado nulo nas hipteses previstas no artigo 37, 2, da Constituio Federal, mesmo quando mantido o direito ao salrio. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (e) Quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a sessenta anos possvel a movimentao do saldo da conta vinculada do FGTS. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

(c) os benefcios financeiros bsico, varivel e varivel vinculado ao adolescente em hiptese alguma podero ser pagos cumulativamente s famlias beneficirias. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (d) tem prazo de cinco anos para seu encerramento. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (e) o benefcio financeiro varivel vinculado ao adolescente destinado a unidades familiares que se encontrem em situao de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composio adolescentes com idade entre 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, sendo pago at o limite de 2 (dois) benefcios por famlia. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 07. Nos termos da Lei que cria o Programa Bolsa Famlia correto afirmar que: (a) tem como agentes operadores o Banco do Brasil e a Caixa Econmica Federal, mediante remunerao e condies a serem pactuadas com o Governo Federal, obedecidas as formalidades legais. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (b) os benefcios financeiros sero pagos preferencialmente ao homem. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

PROGRAMA BOLSA FAMLIA


06. A respeito do programa federal BolsaFamlia pode-se afirmar que (a) o benefcio financeiro varivel destinado a unidades familiares que se encontrem em situao de pobreza e extrema pobreza e que tenham em sua composio gestantes, nutrizes, crianas entre 0 (zero) e 12 (doze) anos ou adolescentes at 17 (dezessete) anos, sendo pago at o limite de 2 (dois) benefcios por famlia. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (b) visa beneficiar pessoas que ganham at dois salrios mnimos - o seu pblico-alvo melhorando a distribuio de renda. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

pgina 4

(c) a execuo e a gesto so pblicas e governamentais e dar-se-o de forma centralizada e sob a responsabilidade unicamente da Unio. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (d) considera-se famlia a unidade nuclear, eventualmente ampliada por outros indivduos que com ela possuam laos de parentesco ou de afinidade, que forme um grupo domstico, vivendo sob o mesmo teto e que se mantm pela contribuio de seus membros. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ (e) beneficia exclusivamente as famlias que tenham crianas em sua composio. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

pgina 5

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL SFN Instituies Financeiras (IF) So as pessoas jurdicas (pblicas ou privadas) que desempenham, como atividade principal ou acessria: Intermediao ou aplicao de recursos financeiros ( prprio ou de terceiros, podendo ser em moeda nacional ou estrangeira); Custdia de valores de terceiros; OBS: Sero equiparadas as instituies financeiras as pessoas fsicas que exeram qualquer dessas atividades, mesmo em carter eventual. As Instituies Financeiras podem ser divididas em: IMPORTANTE: Para uma IF atuar no Brasil necessita-se de previa autorizao do Banco Central do Brasil. Porm, se for uma IF estrangeira necessitara de Decreto do Poder Executivo. Bancrias ou monetrias: so aquelas que tem autorizao para captar recursos sob a forma de depsitos a vista, ou seja, podem criar moeda. No Bancrias ou no monetrias: so as instituies que no possuem autorizao para captar recursos sob a forma de deposito a vista.

Medidas preventivas ou corretivas de desequilbrio financeiro. (fixao de capital mnima das instituies financeiras) Composto por: Ministro da Fazenda; Ministro de Planejamento; Presidente do Banco Central.

Banco Central do Brasil BACEN


uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, com sede em Braslia. o executor das orientaes do Conselho Monetrio Nacional e responsvel tambm por: Garantir o poder de compra da moeda brasileira; Formulao, execuo acompanhamento da poltica monetria; Autorizar o instituies financeiras; funcionamento e

das

Fiscalizar as instituies financeiras;

ESTRUTURA DO SFN
Conselho Monetrio Nacional um rgo normativo responsvel por determinar as regras gerais para que ocorra um bom funcionamento do SFN. Suas principais funes so: Estabelecer regras sobre: A constituio, o funcionamento e a fiscalizao das instituies financeiras. Polticas monetria, cambial e creditcia;

Efetuar operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais; (com a compra e a venda de ttulos aumenta-se ou diminui-se a liquidez). Receber recolhimentos compulsrios das instituies financeiras; Realizar emprstimos bancrias. operaes de redesconto e a instituies financeiras

Emitir moeda ( meio circulante)

pgina 1

Composio:
Uma diretoria composta de nove membros: 1 Presidente e 8 Diretores. nomeados pelo Presidente da

Proteger os investidores;

Conceder registro para a negociao em bolsa; Assegurar informaes; a transparncia das

Todos Repblica.

Entre brasileiros de ilibada reputao e notria capacidade em assuntos econmicofinanceiros, sendo demissveis ad nutum ( livre nomeao e livre exonerao). OBS:Pode aplicar penalidades.

Penalidades: As sanes para quem descumpre as regras legais do mercado de valores mobilirios, so: Advertncia, Multa,

Comisso de Valores Mobilirio CVM


Tem como funo regulamentar, desenvolver, fiscalizar e controlar o mercado de valores mobilirios do pas, promovendo dessa forma, medidas que incentivem a canalizao de poupana de investimentos ao mercado de capitais. Estabelecer regras sobre: Garantir o funcionamento dos mercados de capitais ( bolsas de valores e o mercado de balco) Estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituies operadoras.

Suspenso ou inabilitao para o exerccio do cargo, ou cassao da autorizao ou do registro, bem como a proibio por prazo determinado para o exerccio de atividades e operaes do sistema de distribuio. O investidor pode ser proibido temporariamente de atuar, direta ou indiretamente, no mercado. Composio: administrada por um Presidente e quatro Diretores, nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovados pelo Senado Federal, dentre pessoas de ilibada reputao e reconhecida competncia em matria de mercado de capitais.

pgina 2

Mandato: Ser de cinco anos, vedada a reconduo, devendo ser renovado a cada ano um quinto dos membros do Colegiado.

EXERCCIOS 1. Constitui rgo normativo do Sistema Financeiro Nacional, sem funes executivas, responsvel pela fixao das diretrizes das polticas monetria, creditcia e cambial, a) o Banco Central do Brasil. b) o Conselho Monetrio Nacional. c) o Banco Nacional de Desenvolvimento. d) a Cooperativa Nacional de Crdito. e) a Agncia Nacional de Fomento. 2. Julgue os itens seguintes, relativos poltica monetria. I O BACEN, ao efetuar o recolhimento compulsrio sobre os depsitos e outros recursos de terceiros, tem como objetivo reduzir a capacidade de criao de moeda pelas instituies financeiras que captam depsitos. II A execuo da poltica monetria consiste em adequar o volume dos meios de pagamentos efetiva necessidade dos agentes econmicos, mediante a utilizao de determinados instrumentos de poltica monetria. III O BACEN, ao vender ttulos s instituies financeiras, aumenta a liquidez no mercado. IV As operaes de market) consistem na aumentar ou diminuir mediante a compra ou mercado aberto (open atuao do BACEN para a liquidez na economia, a venda de ttulos.

Bancos Comerciais So constitudos em forma de SA. Tem como principal objetivo proporcionar recursos para financiamento. Captam depsitos a vista e tambm depsitos a prazo. As suas operaes so de curto e mdio prazos. Bancos de Investimento Captam somente depsitos a prazo, ou seja, eles no podem realizar depsitos a vista. So instituies especializadas em: Financiamento de capital de giro a mdio e ao longo prazo; Intermediao de ttulos e valores mobilirios; Bancos de Desenvolvimento Instituies pblicas estaduais que visam promover o desenvolvimento econmico e social da regio de atuao. ( so exclusivamente bancos pblicos) Constituio e funcionamento so autorizados pelo Banco Central. Bancos Mltiplos Atuam com operaes Ativas ( credito) e passivas( captao de recursos) e servios. So constitudos com no mnimo duas carteiras diferentes, devendo ser, obrigatoriamente, uma comercial ou de investimentos. Obs: se for banco mltiplo com: Carteira comercial: poder captar depsitos a vista, ou seja, considerado instituio bancria ou monetria; Carteira Investimento: no poder captar depsitos a vista, ou seja, considerado instituio no bancria ou no monetria;

V Os instrumentos clssicos de poltica monetria so as operaes de redesconto ou de assistncia de liquidez, o recolhimento compulsrio e as operaes de mercado aberto (open market). Esto certos apenas os itens: a) I, II, III e IV. b) I, II, III e V. c) I, II, IV e V. d) I, III, IV e V. e) II, III, IV e V. 3. A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) tem atribuio de. a) efetuar o controle dos capitais estrangeiros.

pgina 3

b) fiscalizar a auditoria de companhias fechadas. c) estabelecer condies para a posse em quaisquer cargos de administrao de instituies financeiras. d) orientar as aplicaes fora do pas dos recursos das instituies financeiras. e) conceder registro para negociao em bolsa e no mercado de balco. 4. Compete Comisso de Valores Mobilirios CVM disciplinar as seguintes matrias: I. registro de companhias abertas. II. execuo da poltica monetria. III. registro e fiscalizao de fundos de investimento. IV. registro de distribuies de mobilirios. V. custdia de ttulos pblicos.

valores

Est correto o que se afirma APENAS em: a) II, III e V. b) III, IV e V. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

pgina 4

INFORMTICA
1. Editores de Texto Editores de Texto que podem ser cobrados so os pertencentes a sutes de aplicativos Microsoft Office e BrOffice (Libre Office). Em relao ao MS Office pode ser cobrado desde a verso 2003, como a verso 2007 ou mesmo a verso 2010. 1.1 Opes de Formatao A grande diferena entre os editores de texto Word e Writer em relao ao Wordpad so suas ferramentas e opes de formatao. 1.1.1 Formatao de Fonte (Caractere) A formatao de Fonte assim chamada no Word no Writer a opo similar a opo Caractere. No Word 2003 a opo Fonte est disponvel no menu Formatar, assim com a opo Caractere est no menu Formatar no Writer, porm no Word 2007 e 2010 no possumos menus como na verso de 2003, mas sim Guias/Abas/Opes de uma faixa de Opes, com isso notamos que dentro da aba inicio do Word 2007 e da guia Pgina Inicial do Word 2010, existem blocos de opes como ilustra a figura 1.

1.1.2 Formatao de Pargrafo Assim como na formatao de Fonte temos tambm a formatao de pargrafo, que possui o mesmo nome no Word e no Writer. No Word 2003 e no Writer encontramos a opo no menu Formatar. J no Word 2007 temos o bloco Fonte na Aba Inicio, enquanto que no Word 2010 consta na Aba Pgina Inicial, conforme ilustra a figura 1. Caracteres no Imprimveis Esta opo no altera o resultado do documento ela apenas exibe informaes que auxiliam a edio de um documento, no Word e no Writer s possuem nomes diferentes.

Figura 1: ilustra trecho da janela do Word 2010.

A palavra Fonte designa que as opes internas a este bloco so similares as do formatar fonte do Word 2003, entretanto, atravs do bloco podemos ter acesso aps as devidas opes, para tanto basta clicar na opo , localizada no inferior direito do bloco.

pgina 1

Word Writer

_________________________________ _________________________________

____________________________

E _______________________

____________________________________

____________________________________

Recuo Especial O recuo especial pode ser do tipo 1 Linha ou Deslocamento.

_______________________________

____________________________________

________________________________________

Alinhamento de Tabulao

_______________________________________

_______________________________________

______________________________________

pgina 2

2. Editores de Apresentao 2.1 Janela

1.1.3 Estilo de Formatao Os estilos de formatao servem para agilizar o processo de formatao de um documento. Atravs dos estilos possvel alterar inmeras formataes de fonte e pargrafo de um nica vez. Devemos utilizar os estilos de titulo para que possamos inserir um sumario automtico em documento, dessa forma o sumario identifica os ttulos e as paginas em que se encontram tornando dinmica a tarefa, pois quando um titulo removido ou mudado de pgina basta atualizar o sumario para que ele identifique a alterao.

2.2 Layout de Slides O Layout de um slide a sua estrutura, ou seja, a disposio dos itens em um slide, o programa sugere alguns, mas o usurio pode inserir outros elementos. Para alterar um layout basta clicar sobe o layout desejado no painel de layout de slides que no Impress e no PowerPoint 2003 fica logo ao lado direito da janela, j no PowerPoint 2007 e 2010 a opo est disponvel na guia Inicio no bloco slides atravs da opo Layout , ou quando for inserir um novo slide escolher com qual layout deseja cria-lo. 2.3 Slide Mestre Slide mestre como um modelo a ser seguido, atravs dele definimos a formatao padro que os slides devero obedecer, como fundo, formataes de titulo e texto entre outras opes.

pgina 3

No Impress temos apenas as opes Slide Mestre e Nota Mestre, enquanto que no PowerPoint possumos as opes Slide Mestre, Anotaes Mestre e Folhetos Mestre. Em ambos programas encontrados nas opes de Exibir e

Aa de Preenchimento pode ser arrastada somente na Horizontal ou na Vertical, o recurso definitivamente NO Funciona na diagonal.

Exibio.

2.4 Apresentao de Slides Com relao a apresentao de Slides as teclas de atalho so cobradas:

PowerPoint F5________________________________ SHIFT + F5_________________________ Impress F5________________________________


Efeitos de Transio de Slides so aplicados na troca de slides durante um apresentao. Enquanto que efeitos de Animao de Slides so aplicados em elementos dos slides como um texto aparecendo com efeito de maquina de escrever. 2.5 Duplicar slide A opo duplicar Slides similar a ao de copiar e colar um slide, ou seja, o slide gerado idntico ao utilizado como base.

3.1.1 Apenas uma clula selecionada contendo um nmero Esta uma das situaes mais peculiares, pois o Calc e o Excel apresentam comportamento diferentes. No Excel ao clicar e arrastar pela ala de preenchimento o valor ser repetido nas demais clulas. Enquanto que no Calc as clulas so preenchidas com uma PA de razo 1.

3.1.2 Duas clulas selecionadas com nmero diferentes. Tanto no Excel quanto no Calc o comportamento o mesmo as clulas so preenchidas com uma PA cuja razo a diferena entre os dois valores.

3. Editor de Planilha
3.1 Ala da Preenchimento Muito cuidado com o recurso ala de Preenchimento pois ela apresenta aes diferentes dependendo o contedo e quantidade de clulas selecionadas. Outro detalhe que a

pgina 4

3.1.3 Duas clulas selecionadas contendo texto Ambos os Programas preenchem as demais clulas com o padro de ocorrncia.

3.1.4 Clulas selecionadas cujo contedo seja um termo de uma srie cadastrada. As sries podem ser criadas pelo usurio porm devemos nos atentar as que so padro nos programas como meses e dias da semana.

3.1.5 Clulas selecionadas com contedo misto Essa situao uma das pegadinhas que so usadas nas provas, ao arrastar tanto no Calc quanto no Excel os programas completam com padro que aparecem, mas os nmeros sofrem alterao.

pgina 5

MATEMTICA
Matemtica Financeira Desconto simples Desconto: o abatimento desconto que sofre um ttulo de crdito, quando for pago antes da data de seu vencimento. Todo possuidor de ttulos de crdito, "duplicata, promissrias etc ", com prazo determinado, poder resgatar a importncia antes do seu prazo previsto. O desconto simples uma operao calculada a curto prazo. Existem duas formas de clculo do desconto: I- Desconto comercial, bancrio ou por fora. II- Desconto racional, matemtico ou por dentro. O desconto comercial ou por fora o equivalente ao juro simples calculado sobre o valor nominal, ou seja, o desconto baseado no valor nominal ou futuro. Representamos os seus elementos pelas seguintes letras: N - valor nominal I - taxa unitria de desconto simples T - tempo de antecipao A - valor atual. D - desconto comercial

3- Calcular o valor nominal de uma letra que, descontada por fora, taxa de 30% a.a., 3 meses e 15 dias antes do seu vencimento, tenha produzido desconto de R$ 3 500,00. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 4- Um ttulo foi descontado 3 meses antes do vencimento por R$ 6 188,00 pelo regime de desconto simples por fora a uma taxa de 36% ao ano. Qual o valor do ttulo? ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ O desconto racional, dentro equivalente ao valor atual, ou seja, o sobre o valor hoje. elementos pelas letras. matemtico ou por juro simples sobre o desconto calculado Representamos seus

d = N.i.t

ou

d = NA

Ar- valor atual do desconto racional dr- desconto por dentro. N- valor nominal i- taxa unitria t- tempo de antecipao.

Exemplo: 1- Qual o valor do desconto comercial simples de uma nota promissria de R$ 6 720,00 que ser paga 3 meses antes do vencimento descontada a uma taxa de 4% ao ms? ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 2-. Qual o valor resgatado por uma pessoa que trocou um cheque de R$ 12 000,00 com 4 meses de antecedncia com um desconto simples comercial de 2% ao ms? ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

dr = Ar.i.t

ou

dr = N Ar

1-.Qual o valor do desconto racional simples de uma nota promissria de R$ 6 720,00 que ser paga 3 meses antes do vencimento descontada a uma taxa de 4% ao ms? ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

2-.Calcular o valor nominal de uma letra que, descontada por dentro, taxa de 30% a.a., 3

pgina 1

meses e 15 dias antes do seu vencimento, tenha produzido desconto de R$ 3 500,00. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 3-. Calcular o desconto por dentro sofrido por uma letra de R$ 10 000,00, descontada taxa de 36% a.a., 6 meses antes do vencimento: ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 4-.Um ttulo sofreu um desconto comercial ao prazo de 3 meses e reduziu-se a R$ 5 820,00. Se o desconto tivesse ocorrido ao prazo de 4 meses, mesma taxa, reduzir-se-ia a R$ 5 760,00 . Calcular o valor do ttulo e a taxa. ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ 5-.A diferena entre os descontos comercial e racional de um ttulo, no prazo de 120 dias taxa de 1,5% a.m., de R$ 270,00. Determinar o valor nominal do ttulo? ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

pgina 2

DIREITO DO CONSUMIDOR RELAO DE CONSUMO

Servios: consumo, telefonia, inclusive bancria.

Atividades fornecidas no mercado de mediante remunerao (luz, gua, Plano de Sade, entre outros) as de decorrentes de natureza

No so consideradas relaes de consumo: Locatcias Condominiais Franqueados Trabalhista Responsabilidade Fato do Produto Quando o Produto no apresenta a segurana de dele se espera, causando danos, acidente de consumo, temos um produto defeituoso.

pgina 1

O comerciante, aquele que vende diretamente o produto, somente responder: O fabricante, produtor, construtor importando no puderem ser identificados. e

Questes CESGRANRIO - 2010 - Banco do Brasil Escriturrio Maria poupadora do Banco Ypsilon e constatou o saque de valores em sua conta poupana. Procurou um funcionrio do banco, afirmando que no havia sacado as referidas quantias e que, para ela, aquilo era um defeito na prestao do servio, tendo direito ao ressarcimento em razo da responsabilidade do Banco. Nessa situao, a responsabilidade do Banco a) inexistente, pois as instituies financeiras so isentas do cumprimento do Cdigo de Defesa do Consumidor. b) factvel, desde que comprovada sua culpa ou negligncia. c) integral e no h excludentes, por expressa disposio do Cdigo de Defesa do Consumidor. d) independe da existncia de culpa. e) pode ser afastada apenas na hiptese de prova de culpa exclusiva da vtima. CESGRANRIO - 2008 - ANP - Especialista em Regulao - Direito Quanto responsabilidade pelo fato do produto e do servio, considere as afirmaes a seguir. I - O produto considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado. II - O comerciante igualmente responsvel pelo produto defeituoso, independentemente da identificao do fabricante. III - O comerciante igualmente responsvel pelo produto defeituoso, quando no conservar adequadamente os produtos perecveis. IV - O servio no considerado defeituoso em virtude da adoo de novas tcnicas. V- A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais independe da existncia de culpa. Esto corretas APENAS as afirmaes a) I e II b) I e V c) III e IV d) I, II, III e IV e) II, III, IV e V

Identificao insuficiente do fabricante, produtor, construtor ou importando. Produtos perecveis mau conservados pelo comerciante. Vcios de Qualidade No sendo o vcio sanado no prazo mximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - a substituio do produto por outro da mesma espcie, em perfeitas condies de uso; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo. Vcios de Quantidade I - o abatimento proporcional do preo; II - complementao do peso ou medida; III - a substituio do produto por outro da mesma espcie, marca ou modelo, sem os aludidos vcios; IV - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos. 1 Aplica-se a este artigo o disposto no 4 do artigo anterior. 2 O fornecedor imediato ser responsvel quando fizer a pesagem ou a medio e o instrumento utilizado no estiver aferido segundo os padres oficiais. Vcios do Servio I - a reexecuo dos servios, sem custo adicional e quando cabvel; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo.

pgina 2

O comerciante ser responsvel por fato do produto: a) quando o produto for fornecido sem identificao clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador. b) somente se no conservar adequadamente os produtos perecveis. c) se, embora identificado o fabricante, este vier a falir ou cair em insolvncia, impossibilitando a indenizao do consumidor d) apenas se o fabricante ou produtor no puder ser identificado. e) sempre que o consumidor preferir demandlo em lugar do fabricante, dada a responsabilidade solidria de ambos, podendo, porm, exercer direito de regresso contra o fabricante. No que se refere ao Cdigo de Defesa do Consumidor, analise: I. Pretenso reparao pelos danos causados por fato do produto ou do servio previsto nesse Cdigo, quanto qualidade do produto e do servio. II. Direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao, tratando-se de fornecimento de servio e de produtos durveis. Nesses casos e excluindo-se eventuais causas obstativas, interruptivas ou suspensivas, ocorrem, respectivamente, a: a) decadncia em 60 (sessenta) dias e prescrio da ao em 5 (cinco) anos. b) prescrio da ao em 3 (trs) anos e decadncia em 120 (cento e vinte) dias. c) prescrio da pretenso em 5 (cinco anos) e decadncia em 90 (noventa) dias. d) decadncia em 90 (noventa) dias e prescrio da pretenso em 3 (trs) anos. e) prescrio da ao em 8 (oito) anos e decadncia em 45 (quarenta e cinco) dias.

pgina 3

ATUALIDADES Ol prezados alunos, na aula de hoje veremos alguns tpicos importantes para a sua preparao rumo aprovao no concurso da Caixa Econmica Federal. A sua organizadora trabalha com questes conjunturais, ou seja, temas que vem sendo destaque nas principais mdias. Por falar em mdias, as principais fontes de consulta utilizadas por sua organizadora na disciplina de atualidades so: Revistas: Veja; poca; Isto Carta Capital Le Monde Diplomatique Jornais; O Globo; Folha de So Paulo Estado

integral na Frana. Para a nossa prova os termos grifados referem-se: Terrorismo Internacional; Causa Palestina; OTAN; Xenofobismo Conceitos Globalizao - O termo globalizao designa um fenmeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras em resultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificao dos movimentos de capitais, da circulao de pessoas, do conhecimento e da informao, proporcionados quer pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicaes (sociedade tecnolgica), quer pela crescente abertura das fronteiras ao comrcio internacional, como um reflexo das prticas neoliberais que voltam a ganhar fora a partir do incio dos anos 80. Para a prova, duas palavrinhas chaves: Integrao; e Interdependncia

Exemplo: TOULOUSE, Frana Trs anos antes do massacre, o franco-argelino que matou sete pessoas na Frana esteve 15 dias em um hospital psiquitrico. Ele no seguiu tratamento apesar da orientao de especialistas, segundo a revista francesa L'Express. Merah, de 23 anos, apontado como o responsvel pela onda de terror que colocou uma regio francesa em alerta mximo de terrorismo pela primeira vez na histria. Um grupo ligado a AL-Qaeda reivindicou h pouco a autoria dos ataques. O jovem foi morto nesta quinta-feira em um apartamento em Toulouse, aps resistir por 32 horas a um cerco policial durante o qual, trs fortes exploses e uma intensa troca de tiros foram ouvidas. http://oglobo.globo.com/mundo/atirador-detoulouse-morre-durante-cerco-4380751. Em 22/03/2012. Questes que podem ser extradas do texto: Durante as negociaes para a rendio, o extremista teria confessado que praticou os sete assassinatos para "vingar a morte de crianas palestinas", denunciar a presena do Exrcito francs no Afeganisto e protestar contra a proibio do uso do vu islmico

Neoliberalismo. Por conveno o neoliberalismo pode ser entendido como um conjunto de prticas poltico-econmicas baseadas nas idias dos pensadores monetaristas (representados principalmente por Milton Friedman, dos EUA, e Friedrich August Von Hayek, da Gr Bretanha). Aps a crise do petrleo de 1973, eles comearam a defender a idia de que o governo j no podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado aps a II Guerra Mundial, pois agora tinham dficits pblicos, balanas comerciais negativas e inflao. Defendiam, portanto, uma reduo da ao do Estado na economia. Essas teorias ganharam fora depois que os conservadores foram vitoriosos nas eleies de 1979 no Reino Unido (ungindo Margareth Thatcher como primeira ministra) e, de 1980, nos Estados Unidos (eleio de Ronald Reagan para a presidncia daquele pas). Desde ento o Estado passou apenas a preservar a ordem poltica e econmica, deixando as empresas privadas livres para investirem como quisessem. Alm disso, os Estados passaram a desregulamentar e a privatizar inmeras atividades econmicas antes controladas por eles.

pgina 1

Revoluo Tecnolgica. Uma das marcas da civilizao contempornea simbolizada pelas rpidas mudanas estruturais nas formas de organizao principalmente relacionadas ao trabalho que ganhou impulso com a revoluo dos transportes e das comunicaes, que possibilitaram o processo de globalizao pela diminuio das distncias entre os povos, resumidamente pela quebra das barreiras a livre circulao do capital, das mercadorias, das pessoas, da cultura, do conhecimento, da informao, etc. Questes

02. Muitos bancos, fundos de investimento, grandes grupos industriais, Estados e milionrios privados planejam instalar na frica fazendas-empresa gigantes, a fim de produzir alimentos e biocombustveis exclusivamente para exportao. A anlise da situao apresentada acima conduz concluso especfica de que, atualmente, na frica, existe o risco de retorno prtica do. a) Neocolonialismo. b) multiculturalismo. c) etnocentrismo. d) pluripartidarismo. e) ps-modernismo.

Os manifestantes da foto tm como foco de protesto a atuao da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), que conduz as negociaes da Rodada de Doha. 01. Dentre os alvos dos protestos, destaca-se a seguinte diretriz da Rodada de Doha: a) fragilizao do comrcio multilateral. b) consolidao do protecionismo econmico. c) liberalizao do comrcio mundial. d) aprofundamento da estatizao do comrcio. e) expanso dos subsdios econmicos domsticos.

03. O foco da crtica contida no texto acima se direciona a poltica. a) nacionalista. b) socialdemocrata. c) protecionista. d) neoliberal. e) intervencionista. Gabarito: 1-c; 2-a; 3-d

pgina 2

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS EXPRESSOS E FUNDAMENTAIS Conceito: So princpios de observncia obrigatria para toda Administrao Pblica, seja da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios. So considerados expressos, pois esto descritos expressamente no caput do artigo 37 da Constituio Federal de 1988.

PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE

O princpio da impessoalidade tratado sob dois prismas, a saber: a) Como determinante da finalidade de toda atuao administrativa (tambm chamado de princpio da FINALIDADE, considerado um princpio constitucional implcito, inserido no princpio expresso da impessoalidade) b) Como vedao a que o agente pblico se promova custa das realizaes da Administrao Publica ( vedao promoo pessoal do administrador pblico pelos servios, obras e outras realizaes efetuadas pela Administrao Pblica )

Anotao:______________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ PRINCPIO DA LEGALIDADE

a) 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.Anotao:_______________________
______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ _______ PRINCPIO DA MORALIDADE

Anotao:______________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

pgina 1

4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Anotao:______________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ PRINCPIO DA PUBLICIDADE

PRINCPIO DA EFICINCIA

O princpio da eficincia foi o ltimo a ser inserido no bojo do texto constitucional e apresenta dois aspectos principais: a) Relativamente forma de atuao do agente pblico, espera-se o melhor desempenho possvel de suas atribuies, a fim de obter os melhores resultados. Art. 41.... 1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. b) Quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administrao pblica, exigi-se que este seja o mais racional possvel, no intuito de alcanar melhores resultados na prestao dos servios pblicos. Art. 37.... 8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: Anotao:______________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

O princpio da Publicidade apresenta dupla acepo em face do sistema constitucional vigente: a) Exigncia de publicao em rgo oficial como requisito de eficcia dos atos administrativos que devam produzir efeitos externos e dos atos que impliquem nus para o patrimnio pblico. b) Exigncia de transparncia da atuao administrativa Anotao:______________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

pgina 2

Вам также может понравиться