Вы находитесь на странице: 1из 8

AS ORIGENS DO DIREITO OCIDENTAL NA PLIS GREGA THE ORIGINS OF THE WESTERN LAW IN THE GREEK POLIS FBIO VERGARA

CERQUEIRA

Resumo O artigo constitui uma modesta contribuio ao estudo da histria do direito, centrado no objetivo de destacar a importncia do direito grego no desenvolvimento do direito ocidental. Habitualmente, considera-se a civilizao romana como a matriz do direito moderno. Todavia, na Grcia que ocorreu a revoluo intelectual que gerou o conceito de um direito que valha de forma igual para todos cidados. Em paralelo a essa revoluo intelectual, a evoluo poltica da plis sustentou-se na organizao impessoal das instituies jurdicas, sobretudo no caso ateniense, em que o regime democrtico conduziu uma sria democratizao dos direitos dos cidados. Palavras-chaves Grcia, direito, democracia, tribunais Abstract This article is a modest contribuition to the study of the history of law, aiming at emphasizing the relevance of the Greek law in the development of the Western law. The Roman civilization is usually considered the origin of the western law. Nevertheless, it was in Greece that an intellectual revolution took place, which produced the concept that every citizen has the same rights before the law. Simultaneously to this intellectual revolution, the political evolution of the Greek city-state was based in the organization of impersonal justice instituitions, above all in the athenian case, in which the democratic regime leaded to a serious democratization of the citizens rights. Key words Greece, law, democracy, tribunals

Professor de Histria Antiga da Universidade Federal de Pelotas. Coordenador do Curso de Histria da UFPEL. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clssicos.

O direito ocidental filho das experincias republicanas das cidades-Estado mediterrnicas antigas. Surge na plis grega e desenvolve-se diferentemente na civitas romana, conforme as peculiaridades polticas das culturas helnica e romana. Radicalmente, devemos dizer que o direito filho da plis, na qual se viveu uma experincia intelectual, poltica e jurdica que alterou completamente, na histria, os modelos de relao entre o poder constitudo no Estado e a populao por este governada. Esse breve texto tem como objetivo apresentar alguns aspectos do processo de desenvolvimento do direito grego, como resultado histrico da plis grega. Pretendemos apontar, em linhas gerais, a contribuio do pensamento e das instituies jurdicas gregas na formao do direito ocidental, sem com isto querer desconsiderar o contributo de outras tradies, como o direito consuetudinrio anglo-saxo, o deuteronmio hebraico, os cdigos romanos e at mesmo as leis paleo-babilnicas. H aproximadamente quatro milnios, surgiam na Mesopotmia os primeiros cdigos1 de leis da humanidade, notadamente as Leis de Eshnunna e o Cdigo de Hammurbi.2 Seu contedo normativo, apesar de traduzir o esforo de legitimao da autoridade real numa tarefa de regulamentao das relaes sociais, buscando promover o que na cultura de ento era considerado justo, revela-nos um conjunto de leis e de instituies jurdicas marcadamente distintas daquelas que se desenvolvero na plis grega, passados onze a doze sculos. O direito grego avana pari passu com a evoluo da cidadania. um dos elementos fundamentais da politea a constituio legal das pleis, que em algumas cidades, como Atenas, vai resultar na instituio de um regime democrtico. A base de sustentao do que hoje entendemos como democracia ateniense estava no modelo jurdico que l se desenvolvera. Precisamos entender, ento, a relao entre os regimes polticos e as instituies jurdicas, entre o pensamento poltico e o pensamento jurdico, haja vista serem instncias inseparveis no Mediterrneo Antigo.
A denominao cdigo utilizada pelos autores modernos por analogia a codificao jurdica herdada dos romanos, conforme a qual se organizaram os corpos legais modernos. Os conjuntos de leis conhecidos da Mesopotmia antiga consistem menos em cdigos sistemticos e mais em colees de leis agrupadas segundo critrios casusticos (se um awlum ...).
1 2 As Leis de Eshnunna esto registradas sobre as tbuas em cuneiforme IM 51.059 e IM 52.614, conservadas no Museu do Iraque; foram publicadas originalmente em 1948 pelo assirilogo Albrecht Goetze e descobertas nas escavaes de Tell Harmal. O Cdigo de Hammurabi foi revelado pela estela cuneiforme conservada no Museu do Louvre, cujas principais edies foram as de Scheil e de Bergmann. O assirilogo brasileiro Emanuel Bouzon realizou a traduo dos textos cuneiformes direto do acadiano para o portugus. Hamurabi. O Cdigo de Hammurabi. (trad.,

Na Grcia Antiga, a partir do sc. VIII a.C., viveu-se um processo absolutamente original do ponto de vista poltico. Ao fim de um longo perodo denominado por M. Finley como a Idade de Ulisses, pois se nos apresenta por meio das narrativas picas da Ilada e Odissia, a realeza homrica entra em crise, cedendo espao aristocracia, que progressivamente se apropria das prerrogativas do poder, relegando aos descendentes da realeza apenas funes religiosas. Nesse perodo, o poder repartido entre membros da elite militar e terratenente, descendentes da nobreza homrica, que desmembram o poder em trs funes: militar, exercida pelo polemarco; administrativa, pelo arconte; e religiosa, pelo arconte basileus ou seja, a figura do rei destituda de seus poderes polticos. (Aristteles, A Constituio de Atenas, III.) Nesse primeiro passo, mesmo que ainda nas mos da aristocracia, o poder comea a sair da esfera do privado onde se localizava sob controle do rei e avana no sentido do estabelecimento da ordem pblica. O poder no mais a pessoa; agora, o poder a funo. Para o exerccio dessa, escolhe-se por eleio indivduos que exercero esses cargos por um perodo determinado. O poder a arch passa ento a circular entre a comunidade que possua plenos direitos de cidadania, que correspondia, pelo menos at finais do sc. VII (no caso ateniense), elite terratenente e militar. Nessa transio entre a monarquia e a nascente plis aristocrtica, surge o conceito de que o poder do Estado devia estar sujeito ao interesse pblico e que esse pblico (a comunidade cidad) devia exerc-lo por si mesmo, e no delegar a uma autoridade real com poderes ilimitados. Esse pblico, esse grupo de cidados, restringia-se, na cidade arcaica, a um reduzido grupo de cidados ricos com monoplio das funes militares, administrativas e religiosas. (Vernant, 1989a: 26-72; Meier, 1984: 7-26; Snodgrass, 1986: 101-146; Finley, 1988; Moss, 1989: 77-98.) A histria poltica de Atenas, entre o sc. VIII e IV, caracteriza-se por um crescente processo de alargamento das prerrogativas polticas entre o grupo dos homens livres, resultando no regime democrtico ateniense, denominado pelos mesmos no como democracia, mas como isonoma a garantia da igualdade perante a lei. A peculiaridade desse regime instaurar um complexo sistema de circulao, rotatividade e controle do poder, assegurando maiores nveis de participao, evitando a concentrao de poder e submetendo-o vontade pblica, fazendo com que ele fosse exercido no em nome do interesse de particulares, mas em prol da maioria dos cidados excludos escravos, estrangeiros e mulheres, no devemos esquecer. (Castoriadis, 1986: 51-88; Moss , 1985: 15-82.)

introd. e comentrios de Emanuel Bouzon), 3 ed., Petrpolis: Vozes, 1980. Leis de Eshnunna. (trad., introd. e comentrios de Emanuel Bouzon), Petrpolis: Vozes, 1981.

Nesse novo regime, cujas bases foram dadas pelas reformas de Clstenes em 509-8 a.C., democratizando os mecanismos de participao cidad introduzidos por Slon em 594-3 a.C., desenvolveu-se um sistema de participao pelo qual a maioria da populao pertencente categoria dos cidados atua, em algum momento da vida, como governante. Dissolvem-se as fronteiras entre governante e governado, uma vez que um se confunde com o outro. A comunidade de cidados se v dona de suas prprias decises e responsvel pela execuo das mesmas. (Moss, 1985: 49-79; 1989: 157-164, 193-198; Gernet, 1983b: 62-65; 1983c 66-67) O direito grego desenvolve-se em paralelo a estes avanos polticos mais que isso, ele est na base de sustentao do processo que conduz o poder das mos do rei homrico que, qual um monarca oriental, o exercia de forma autocrtica ao conjunto da comunidade de cidados, que o exercer de modo bastante participativo, revezando-se nas funes de governante e governado. Na sociedade homrica (sc. XII VIII), o direito era autoritrio, era uma prerrogativa real. Na cidade aristocrtica (sc. VIII a VI), a justia estava nas mos da elite, que dela fazia uso para seus benefcios, provocando uma grave crise social. Eram, segundo as palavras de Hesodo (Os trabalhos e os dias, v. 38-9), os reis comedores de presente (Basilas drophgous ), que espoliavam os camponeses, os quais, despojados de suas terras pelos abusivos impostos cobrados, de arrendatrios tornavam-se endividados e, por conseguinte, caam na escravido por dvidas. A crise social do sc. VI, a chamada stsis, provocou um clamor geral por justia. Esse anseio se fez sentir tanto do ponto de vista intelectual como poltico. (Vernant, 1989a: 58-86.) Intelectualmente, os pensadores passam a buscar um princpio universal regulador do mundo enfim, um princpio de justia csmico que sustentasse a idia de que as cidades deviam igualmente ser regidas por normas que valessem para toda a sociedade. Assim, os pr-socrticos se jogaram na aventura filosfica de definir a arch, o princpio de justia universal. Anaximandro chega a um conceito jurdico csmico, o aperon, o ilimitado, princpio abstrato que regularia o kosmos. Antes dele, Tales pensara na gua; Anaxmenes, nos quatro elementos, a terra, a gua, o ar e o fogo. Depois dele, Pitgoras pensara no nmero, e Demcrito, no tomo da matria. A busca intelectual de um princpio regulador do mundo equivalia procura, na cidade, de regras que regulassem a vida dos cidados nas pleis. (Jaeger, 1986: 131-157.) Nesse processo de busca de regras reguladoras da vida da comunidade, desenvolveu-se o direito como um mecanismo de garantia de que as relaes entre o Estado e os indivduos na

Grcia antiga, apenas os indivduos do sexo masculino da categoria dos cidados se baseassem no princpio da equanimidade. na Grcia que assistimos a radicais mudanas no direito, num processo que Louis Gernet denominou transio do Pr-Direito ao Direito. Pr-Direito era o direito arcaico, exercido de forma autoritria pela realeza e pela aristocracia. Era um direito profundamente influenciado por idias mgico-mticas, no qual a culpa era vista como algo contagioso, que maculava os indivduos ou a cidade que convivesse com o autor do delito. A noo de voluntariedade do delito ainda no havia se desenvolvido: acreditava-se que o indivduo cometesse o delito por influncia de algum fator sobre-humano e que ele deveria pagar por essa falta independentemente de no ter agido voluntariamente. No Pr-direito, acusaes so sumrias, no h procedimentos regulares de defesa. Os interesses particulares, sobretudo das famlias mais influentes, exercem um controle muito grande sobre o exerccio da justia, em prejuzo dos indivduos de extrao social inferior. A justia era exercida por delegao divina, como justificativa para os atos autocrticos. As leis estavam baseadas na tradio, eram passadas oralmente, e somente um restrito grupo tinha a prerrogativa de interpretlas. (Gernet, 1917; 1982: 7-119.) A partir do sc. VII, o chamado Pr-Direito comeou a ceder espao, lentamente, ao Direito. Em meados desse sculo, numa cidade da ilha de Creta, pela primeira vez fixou-se por escrito uma deciso da comunidade polade. Aos poucos, a lei comear a ser registrada e passar ao domnio comum: escrita sobre uma pedra exposta ao olhar em lugar pblico, est sob as vistas de todos cidados, mesmo que nem todos a possam efetivamente ler. Em 621, so editadas em Atenas as leis de Drcon, que transferem para o Estado o direito de vingana pela morte de um parente, limitando os poderes da aristocracia de fazer a justia para si e com as prprias mos. Restringe-se a justia de sangue, fortalece-se a justia da plis. Ao longo do sc. VI, sero desenvolvidos procedimentos de democratizao, humanizao e racionalizao do direito. A partir das reformas de Slon, a lei passa a valer igualmente para todos os cidados, independente de ser um cidado nobre ou pobre. Nenhum homem livre, cidado da mesma Atenas, poder sofrer a humilhao da escravido por dvidas. (Aristteles, A constituio de Atenas, IV; VI; X; XII.4. Plutarco, Slon, 15. Vernant, 1989a: 3447.) Definem-se procedimentos mais regulares nos processos de acusao. Os acusados passam a contar com o direito de defesa. Humaniza-se profundamente o direito penal, apelando-se a penas capitais somente em casos extremos, como os graves delitos de asebea, do qual foram acusados, por

exemplo, Scrates, Protgoras e Aspsia. (Gernet, 1917: 125-178; Gernet & Boulanger, 1970: 286323) A constituio dos tribunais populares, durante a vigncia da democracia em Atenas, exemplifica claramente o arcabouo poltico dessa justia que se humaniza e se democratiza. Os membros do tribunal popular chamado Heliia, em decorrncia do nome da colina em que se reuniam, localizada na encosta sudoeste da Agora eram escolhidos anualmente por sorteio, na razo de 600 por tribo (a tica foi dividida em 10 tribos por Clstenes, constituindo espcie de distritos eleitorais), totalizando 6000 indivduos. Conforme o delito, os tesmtetas decidiam quantos heliastas participariam do julgamento. A escolha por sorteio dos juizes garante um carter extremamente popular e democrtico a esses tribunais. Para garantir a participao na Heliia de cidados pobres, Pricles criou o misths helistikos uma remunerao de trs bulos. (Aristteles, Constituio de Atenas, XXVII.) As atribuies jurdicas do antigo Arepago, instncia aristocrtica ainda atuante nas primeiras dcadas do sc. V, foram restringidas pelas reformas de Efialtes em 461 a.C. (Aristteles, A Constituio de Atenas, XXV.) A administrao cotidiana da justia recai sobre os tesmtetas, magistrados sorteados pela Assemblia, razo de um por tribo. Permaneciam no cargo por um ano e deviam prestar conta Boul (Conselho dos 500) pela sua atuao. A anualidade e o sorteio na escolha dos heliastas e dos tesmtetas garante uma grande participao popular dos cidados no funcionamento da justia. (Moss, 1985: 15-79) Com a implementao desse sistema, desenvolveu-se a profisso do loggrafo ou atidgrafo o advogado. Tanto para a acusao como para a defesa, costumava-se contratar um orador, cujos discursos tornavam esses julgamentos primorosos do ponto de vista da retrica, fazendo uso de sofisticadas tcnicas do pensamento racional para encaminhar os procedimentos de defesa e acusao. O sentido de isonomia os regulamentava: uma ampulheta controlava o tempo, para que os advogados de acusao e defesa dispusessem do mesmo tempo para exposio de seus argumentos e para arrolar suas testemunhas. Lsias - meteco, amigo de Scrates, filho de um rico empresrio de origem siciliana, dono de uma fbrica de armamentos Iscrates, Demstenes e Esquines notabilizaram-se como os maiores advogados atenienses. Os discursos desses loggrafos constituem uma das principais memrias das tcnicas do pensamento racional que se desenvolveu durante a democracia em Atenas.

Foi por intermdio do impacto social e intelectual do avano das instituies e do pensamento jurdicos na Grcia que o individualismo encontrou sua primeira manifestao mais concreta, em paralelo ao tratamento subjetivo da individualidade que alimenta a poesia lrica de finais do sc. VII a meados do sc. VI (Arquloco, Safo, Alceu, Tegnis). Por meio da racionalizao dos instrumentos e atos legais lpda plis grega, pela primeira vez na histria o individualismo interfere sobre o pensamento jurdico, afirmando o estatuto da individualidade tanto do ponto de vista criminal (pressuposio de voluntariedade individual no ato do delito, sem interferncia de fatores sobre-humanos), quanto penal (direitos assegurados de defesa, procedimentos pblicos padres de acusao, penas no extensivas a familiares e descendentes, penas capitais praticadas pelo suicdio induzido). Esse processo vincula-se ruptura intelectual e institucional ocorrida entre a ordem poltico-jurdica e a ordem religiosa, nada obstante o significativo papel mgico-mstico que a religio continuou a desempenhar na vida pblica. (Gernet, 1917: 253-277; 1983a:58-61; Vernant, 1989b: 211-32) A pressuposio jurdica da individualidade, nascida do pensamento grego gerado pela plis, constitui uma premissa bsica do campo intelectual do qual emergir o direito ocidental. V-se bem que o direito e as instituies judicirias atenienses guardam grandes diferenas em relao civilizao romana, da qual o direito moderno , em grande parte, herdeiro direto. No entanto, da Grcia que provm o sentido intelectual da universalidade da justia; foi entre os gregos que se desenvolveu a noo de que o direito coisa pblica, confeccionada e controlada pelo conjunto da comunidade. Os atenienses exerciam um grau de participao e de controle sobre a justia que deve despertar interesse sobre o observador moderno.

Referncias bibliogrficas
CASTORIADIS, Corneliu. A plis grega e a criao da democracia. in: CASTORIADIS et alli. Filosofia Poltica 3. Porto Alegre: LPM, Unicamp/UFRGS, 1986.

FINLEY, Moses I. O mundo de Ulisses. 3 ed, Lisboa: Presena, 1988. GERNET, Louis. Droit et Prdroit en Grce ancienne., in: Droit et instituitions en Grce antique. Paris: Flamarion, 1982. GERNET, Louis. Constituition et religion., in: Les grecs sans miracle. Textos de 1903 a 1960 reunidos por Riccardo di Donato. Paris: La dcouverte-Maspero, 1983 (a). ______ . Les bases de la cit classique., in: Les grecs sans miracle. Textos de 1903 a 1960 reunidos por Riccardo di Donato. Paris: La dcouverte-Maspero, 1983 (c). ______ . Slon., in: Les grecs sans miracle. Textos de 1903 a 1960 reunidos por Riccardo di Donato. Paris: La dcouverte-Maspero, 1983 (b).

______ . Recherches sur le dveloppement de la pense juridique et morale en Grce. Paris: Ernest Leroux d., 1917. GERNET, Louis & BOULANGER, Andr. Le gnie grec dans la religion. Paris: Albin Michel, 1970. JAEGER, Werner. Paidia. A formao do homem grego. So Paulo : Martins Fontes / UnB, 1986. MEIER, Christian. Introduction lAnthropologie politique de lAntiquit classique. Essais et confrences, Collge de France, Paris: PUF, 1984. MOSS, Claude. A Grcia arcaica de Homero a squilo. Lisboa: Ed. 70, 1989. ______ . As instituies gregas. Lisboa: Ed. 70, 1985. SNODGRASS, Anthony. La Grce archaque. Les temps des apprentissages. Paris: Hachette, 1986. VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. 6 ed, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989 (a). ______ . Lindividu dans la cit., in: Lindividu, la mort, lamour. Soi-mme et lautre en Grce ancienne. Paris: Gallimard, 1989 (b).

Вам также может понравиться