Вы находитесь на странице: 1из 5

Revisitando

Sobre o tema Museologia cincia ou apenas trabalho prtico? (1980)


1

Zbynek Z. Strnsk*
Traduo: T. Scheiner (2008)

Por iniciativa dos representantes do ICOM, um projeto muito importante est sendo realizado: a edio de um Tratado de Museologia. Trata-se indubitavelmente de um trabalho muito desejvel, que traar uma linha divisria no desenvolvimento do pensamento museolgico at o presente, no apenas devido ao seu contedo, mas tambm pela iniciativa e contribuio ao desenvolvimento geral da museologia. Entretanto, esta importante tarefa no pode ser realizada pela mera acumulao de opinies e pontos de vista individuais. Ela deve abranger o sistema de conhecimentos sobre a museologia como um amplo esforo profissional, desenvolvido em total harmonia com o padro metodolgico do pensamento cientfico atual. Esta a nica maneira de compatibilizar o resultado do trabalho s necessidades da prtica museolgica e de tornlo a base altamente necessria para estabelecer a comunicao com outros sistemas cientficos e redes institucionais. Esta complexa tarefa no pode ser realizada de uma s vez. Para a sua realizao, devemos permitir o tempo necessrio para a criao de uma base de publicaes. Devemos elaborar o modo presente de pensar a teoria museolgica. A verso final do Tratado de Museologia no dever conter temas marginais, suprfluos ou inorgnicos, mas apenas elementos vitais e substanciais, que possam determinar os fundamentos da estrutura [daquilo] que denominamos museologia. Pelos motivos expostos, devemos celebrar a idia da publicao dos Museological Working Papers (MuWop) eles formam uma excelente plataforma de discusso para a preparao dos componentes bsicos da estrutura do Tratado em Museologia; e merecem nosso apoio integral. A primeira questo [proposta pelo ICOFOM] para discusso encontra-se diretamente alinhada a essas intenes. Com relao a essa questo especfica, poderamos remeter nossos leitores para um conjunto de trabalhos j publicados mas em minha opinio, isto no seria correto. No h utilidade em repetir os prprios pontos de vista mais importante defender nossos pontos de vista em confronto com os de outros, desde que aceitem as regras comuns da discusso e sejam capazes de convencer [os interlocutores] da preciso e veracidade de suas prprias idias. Desde esse ponto de vista eu aceito a questo, aceito o desafio e estou pronto para esse galante torneio de idias.

* Diretor, Depto. de Museologia, Museu da Moravia, Brno; Diretor do Depto. de Museologia da Faculdade de Filosofia da Universidade Jan Evangelista Purkyn, Brno, Tchecoslovquia 1 STRNSK, Zbynk Z. [sem ttulo]. In: MUWOP. Museological Working Papers/DOTRAM. Documents de Travail en Musologie. Museology Science or just practical museum work? Stockholm: ICOM, International Committee for Museology/ICOFOM; Museum of National Antiquities, v. 1, 1980. Org. e editado por Vinos Sofka. Assistido por Andreas Grote e Awraam M. Razgon. Impresso e capa: Departments offset central, Stockholm, Sweden. Ingls p. 42-44 / francs p. 42-44. Traduo: T. Scheiner (2008). Traduo e publicao autorizados pelo autor e pelo editor (ICOFOM) em dezembro de 2008. 2 N. T. A traduo deste texto privilegiou o original em ingls, apresentado para publicao por Z. Strnsk. Em alguns casos, recorreu-se verso do texto em francs, tambm publicada no MuWop No. 01, para dirimir dvidas sobre o significado de termos e/ou frases.
Revista Eletrnica do Programa de Ps-Graduao em Museologia e Patrimnio PPG-PMUS Unirio | MAST

101

1.
Os filsofos da Antiguidade j afirmavam que devemos ter dvidas sobre tudo. Espero que me compreendam corretamente quando eu inicio com minhas dvidas sobre a questo essencial: Museologia cincia ou apenas trabalho prtico? Como podemos colocar essa questo? De forma bem esquemtica: temos que decidir se A tem propriedades de B ou de C. A varivel quantitativa A coberta pelo termo Museologia, contendo ainda algumas caractersticas de B (-logia). Isto, naturalmente, influencia nossa concluso. Ao mesmo tempo, a questo se refere a A como um fenmeno objetivamente existente. B (cincia) foi colocada em contraposio a C (trabalho prtico). Temos ainda aqui o advrbio apenas, cujo significado de certa forma ambguo. Ele pode significar que desejamos saber se, no presente, A B ou C, mas tambm pode significar que estamos perguntando se A o que tem sido at o momento, isto , se presumimos alguma mudana. A questo formulada dessa maneira como indicada por mim no faz justia realidade que estamos estudando. Talvez fosse mais adequado aos nossos propsitos coloc-la da seguinte maneira: a) quando operamos com um determinado termo ou termos, devemos presumir que eles trazem [implcita] uma certa inteno, isto , que abrangem parte ou certos aspectos da realidade. Devemos, portanto, estar principalmente interessados na relao entre os termos e as realidades, e tambm no fato de se a realidade subjetiva ou objetiva. b) se esses termos tratam de uma certa realidade, esta realidade deve conter caractersticas que a separem do real total. As caractersticas devem ser substanciais para a realidade, condicionando a sua prpria existncia. c) Se esta realidade especial existe no presente, devemos buscar saber se existiu tambm no passado, isto , [conhecer] a sua evoluo. Se podemos documentar o seu desenvolvimento, devemos supor que o estado presente apenas uma das fases desse desenvolvimento. d) se o fenmeno estudado existe e continua em desenvolvimento, estando sua existncia condicionada tanto histrica como socialmente, isto se o fenmeno tem uma certa misso e propsito. A partir deste sentido e propsito podemos concluir no apenas o que ele , mas tambm o que foi e o que ser no futuro. Faamos uma reflexo sobre essas sub-questes:

2.
Alm do termo Museologia, usado na questo acima, existem outros termos cuja significao frequentemente identificada, ou apenas diferenciada de modo parcial. Mencionemos, por exemplo, os termos Museografia e Teoria Museolgica. Excepcional o termo Musestico (em ingls, talvez Musestica), em uso na Romnia anlogo aos termos Esttica e Informtica. Todos esse termos tm um denominador comum: referem-se ao fenmeno museu. Isto, entretanto, no significa que as reas designadas por esses termos devem estar diretamente conectadas com o fenmeno. Todos os termos mencionados acima contm uma caracterstica (genus proximum) que nos leva a refletir sobre o prprio, o verdadeiro fenmeno museu. A preciso dessa concluso pode ser confirmada pela prpria terminologia usada, que contm termos especficos para exprimir este fenmeno na sua existncia prtica, tais como a expresso trabalho prtico em museus. Nossos termos se referem assim ao fenmeno que poderia ser designado como teoria da prtica de museus. Isto estaria em total acordo com a relao geral: teoria e prtica. A teoria museolgica torna-se objetiva, antes de mais nada, na produo museolgica. Sua abrangncia e orientao podem ser documentadas por meio das bibliografias museolgicas. Esta teoria manifesta-se tambm no impacto que tem sobre a estrutura dos programas de ensino de museologia e no trabalho de institutos

102

MUSEOLOGIA E PATRIMNIO - vol.I no 1 - jul/dez de 2008

http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus

especializados dedicados teoria da prtica museolgica (recentemente, outro instituto do gnero foi criado em Berlim Ocidental). Os termos utilizados respondem portanto ao fenmeno objetivamente existente da teoria museolgica.

3.
Com respeito compreenso das caractersticas determinantes do fenmeno da teoria museolgica, o que podemos geralmente encontrar na literatura museolgica so apenas as definies de autores individuais e suas tentativas de agregar as caractersticas da museologia, com o objetivo de defini-la, isto , de definir a teoria museolgica (ex: RIVIRE, ALOI, NEUSTUPN, RAZGON, BURCAW, AVE). A primeira tentativa de aproximao metaterica do problema foi realizada em meados de 1960, no Departamento de Museologia da Universidade de Brno; esta tentativa foi seguida [pelo trabalho de] um conjunto de outros autores (ex: HNS, JAHN, GLUZISKI). Ao analisar a literatura sobre teoria museolgica chegaremos concluso de que, do ponto de vista gnosiolgico e metodolgico, ela no corresponde s exigncias presentes. Uma grande percentagem de trabalhos permanece no mbito da historiografia de museus; muitos trabalhos se concentram na descrio de atividades individuais em museus, ou, no melhor das hipteses, alcanam o nvel de generalizao e classificao empricas. H relativamente poucos trabalhos penetrando mais fundo em sua inteno de descobrir. Muitos trabalhos que atendem aos requisitos metodolgicos o fazem na esfera de disciplinas cientficas vinculadas [aos museus], e no atravs de uma apropriada abordagem terica da museologia. A situao similar tambm no caso dos programas de ensino. Existem departamentos de teoria museolgica, ou melhor, de museologia, em muitas universidades. O processo de ensino conforme documentado pelas publicaes de alguns desses programas reside, na maioria dos casos, numa base terica relativamente fraca; o ensino concentra-se na abordagem de experincias positivas, em instrues prticas, no ensino de metodologias e tcnicas. Todas essas coisas so importantes, mas neste nvel a teoria museolgica e a museologia no podero tornar-se a contrapartida de outras disciplinas universitrias. Nos institutos cientficos especializados, a teoria museolgica tambm se encontra em segundo plano, como podemos auferir pelos conceitos publicados nos programas e planos de atividades, e tambm pelas atividades e produo no mbito da teoria da museologia (atividades cientficas e de pesquisa). O primeiro plano dominado pelas atividades de organizao, documentao, informao, educao e difuso. Do ponto de vista metaterico, a teoria museolgica atende hoje apenas parcialmente aos critrios tericos propriamente ditos. teoria, mas no cincia. Se estudarmos essa produo do ponto de vista metacientfico, chegaremos concluso de que apenas alguns trabalhos preenchem os critrios cientficos necessrios. Uma das provas mais contundentes de que esta teoria ainda no chegou ao status de disciplina cientfica independente o fato de que os resultados da produo terica sobre museologia ainda no so aceitos amplamente como realizaes da pesquisa cientfica. Em outras palavras: a museologia no tem espao prprio no atual sistema cientfico. A teoria museolgica aparece portanto como uma rea especfica da atividade intelectual humana, com algumas caractersticas da teoria pura e tendncias a separar-se desta teoria e constituir uma disciplina cientfica.

4.
Muitos profissionais de museus sustentam que o entusiasmo por uma teoria museolgica, ou mais especificamente pela museologia, matria caracterstica do momento presente; e que uma tendncia com motivaes muito subjetivas. Alguns autores tentaram fixar, pelo menos em traos mais amplos, o desenvolvimento desses esforos. Aqui, poderamos mencionar os nomes de alguns estudiosos da histria dos museus (WITTLIN, BAZIN). A partir das ltimas dcadas outros

Revista Eletrnica do Programa de Ps-Graduao em Museologia e Patrimnio PPG-PMUS Unirio | MAST

103

trabalhos tambm se destacaram nesta direo (MALINOWSKI, STRNSK). Seus escritos contm material documentando o fato de que os trabalhos de QUICCHEMBERG, MAJOR, NEICKELIUS, LINEU, KLEMM, GRAESSE, MURRAY,SCHLOSSER e COLEMAN no so manifestaes isoladas, mas partes orgnicas do desenvolvimento do pensamento terico da museologia, no apenas com representantes prprios, mas tambm com estgios e pontos culminantes definidos. Mas at o momento ainda no temos um trabalho documentando a originalidade desse desenvolvimento e identificando os fatores condicionantes da criao terica. Entretanto, o trabalho de MALINOWSKI (1970) um documento muito convincente, indicando que nossas idias so corretas. A teoria museolgica e a museologia tm sua prpria histria, diferindo grandemente da histria dos museus. Devemos nos culpar pelo fato de no termos dado a devida ateno a essa histria, e sobretudo por no termos sido capazes de avaliar teoricamente a contribuio de todos aqueles que trilharam o caminho da teoria da museologia, muito antes de ns. O que significa para o desenvolvimento adequado da museologia no presente pode ser documentado, por exemplo, nos trabalhos de ENNENBACH.

5.
Se existiu uma teoria da museologia no passado e se [esta] esteve em desenvolvimento, isto significa que atendeu a certas necessidades sociais. O caso o mesmo, nos dias de hoje. A teoria museolgica, isto , a cincia, museolgica, tem o direito de existncia e de um futuro desenvolvimento mas apenas enquanto atender as necessidades e requisitos concretos da sociedade presente. Se levarmos em conta que o fenmeno museu, ainda que sob variadas formas e concepes, acompanha praticamente todo o processo de formao da cultura humana, lgico que ele tem o seu lugar e sua misso especial tambm na sociedade atual. Se os museus se desenvolvem em sintonia com o desenvolvimento da humanidade, e se a teoria museolgica se desenvolve de modo similar, segue-se que a teoria como a prtica museolgicas s podem existir e preservar seu direito a um desenvolvimento futuro se lograrem manter-se em devida relao com o desenvolvimento geral da sociedade. Se no sculo 19, e mesmo na primeira metade do sculo 20, a abordagem emprica ou intuitiva era suficiente em muitas esferas da atividade humana, a segunda metade deste sculo trouxe mudanas revolucionrias. Os fatores da revoluo tcnico-cientfica penetram a totalidade das realidades naturais e sociais, alterando profundamente a sua estrutura. Nenhum museu pode existir fora dessa constelao de desenvolvimento. A recente manifestao da crise no papel dos museus refletiu as contradies entre os requisitos do desenvolvimento social e o estgio que os museus haviam alcanado. Hoje os problemas da existncia dos museus no podem ser solucionados no mbito da prtica. Para a realizao desta tarefa necessitamos uma ferramenta especial, que nos permita descobrir as facetas objetivas da realidade, definir as suas leis e encontrar solues timas tanto para resolver as questes cotidianas quanto para planejar o futuro. Esta tarefa s pode ser realizada com a teoria museolgica, mais ainda, com a museologia. O postulado da mudana revolucionria torna-se verdadeiro para a prtica e para a teoria museolgicas. Se a teoria museolgica pretende cumprir sua tarefa, ela deve adquirir um padro que a torne capaz de adequar-se aos mais recentes critrios da teoria, ou seja, da cincia. Isto pode ser atingido apenas se nos concentrarmos em analisar os problemas que determinam essas atividades. Aqui podemos mencionar em primeiro lugar o problema do objeto da teoria, respectivamente, o objeto da cincia. A abordagem intuitiva do museu que prevaleceu at o momento como objeto da teoria percebe as atividades dos museus em conjunto com diferentes questes organizacionais e tcnicas, com o resultado de que muitos autores identificam a teoria com a prtica museolgica. O problema da identificao do objeto de importncia essencial. sua soluo determinar o desenvolvimento futuro da teoria da museologia. Diretamente relacionado a este fato est o problema do fundamento metodolgico:

104

MUSEOLOGIA E PATRIMNIO - vol.I no 1 - jul/dez de 2008

http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus

seus princpios no foram ainda estabelecidos. Algumas idias prevalecem aqui, como um certo tipo de sntese de vrios ramos cientficos no mbito da teoria museolgica, comeando com os mtodos gerais e finalizando com os mtodos dos ramos cientficos concretos. Muitos tericos no assimilam as funes das esferas individuais dos mtodos aplicados com o postulado dos mtodos museolgicos especficos. No menos importante a questo da linguagem da teoria museolgica. Os problemas em torno dessa questo j foram amplamente abordados, nas tentativas soviticas, alemes e internacionais feitas no sentido de definir e publicar dicionrios museolgicos (ver Dicionarium museologicum). A inconsistncia terica a principal causa das grandes diferenas de significado. A teoria museolgica falhou em delimitar os fundamentos bsicos da sua estrutura, e falhou em explicitar sua lingstica bsica. Esta falha, naturalmente, no pode ser resolvida unicamente por tentativas terminolgicas ou lexicogrficas. Finalmente, nos deparamos com a questo do que um sistema terico. At o momento, vimos apenas algumas tentativas muito tmidas. Muitos estudiosos confundem o sistema terico com a estrutura funcional do museu. O sistema terico, entretanto, no mera classificao de conhecimentos adquiridos. Ele tem um papel mais importante: no apenas modelar a realidade a ser estudada, mas tambm,visto retrospectivamente, tornase um instrumento para o seu estudo e aprofundamento futuros. Entretanto, nossa teoria museolgica no atingiu ainda esta dimenso. Sem resolver essas questes bsicas no podemos afirmar que a teoria museolgica seja uma teoria cientfica, ou que no temos necessidade de nenhuma das duas. s vezes nos deparamos tambm com opinies deste tipo.

6.
Ao resumir as concluses das sub-questes individuais, podemos assumir o seguinte ponto de vista: o termo museologia ou teoria museolgica abrange uma rea de um campo especfico de estudo, focalizado no fenmeno museu. Confrontamos aqui a teoria e a prtica. O padro geral a que chegou a museologia no muito satisfatrio do ponto de vista metaterico, isto , ainda no atende aos presentes critrios da teoria cientfica. Entretanto, este um fenmeno histrico. Desenvolveu-se no passado - e no presente podemos tambm detectar algumas tendncias, visando no apenas aprimorar esta teoria, mas tambm direcion-la para a esfera de uma disciplina cientfica especfica. Ao julgar o desenvolvimento e o presente estado do pensamento terico sobre a museologia, a partir das leis que aparecem em geral na histria das cincias (BERNAL, DOBROV), podemos objetivamente comprovar que a teoria do pensamento museolgico encontra-se, no presente, em estgio de formao e de separao das outras cincias. por isso que ainda se encontra consideravelmente carregada de empirismo e obstruda pela prtica direta. Este pensamento museolgico mostra ao mesmo tempo certas caractersticas estruturais e de desenvolvimento, comprovando que no h condies objetivas para a identificao desta teoria e sua constituio como disciplina cientfica, a no ser que ela3 seja capaz de resolver seus prprios problemas metatericos. A questo acima pode assim ser resolvida da seguinte maneira: A encontra-se em fase de identificao, isto , em processo para tornar-se B. Entretanto, A no de nenhuma maneira idntica ou identificvel com C. A tem relao especfica com C, mas devido ao fato de estar-se aproximando de B, necessariamente se afasta de C. Mas quanto mais perto A chega de B, quanto mais elas se tornam idnticas, mais se reaproximar de C, mas num plano diferente do original, ou seja, no plano da interpretao terica. Como diria o nosso proeminente geneticista KENECK, uma boa teoria uma coisa essencialmente prtica.

N.T. A museologia.
Revista Eletrnica do Programa de Ps-Graduao em Museologia e Patrimnio PPG-PMUS Unirio | MAST

105

Вам также может понравиться