Вы находитесь на странице: 1из 6

SERVIDOR PBLICO: Fontes: 1. Legislao Federal 2.

Lei complementar Estadual n 46/94 Institui o Regime Jurdico nico dos Servidores civis da administrao direta, das autarquias e das fundaes do Estado do Esprito Santo, de qualquer dos seus Poderes. 3. Lei Complementar n 006/02 Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Vila Velha ES 4. Resoluo n 15/95 Regimento Interno do Tribunal de Justia do ES 5. Resoluo n 459/95 Regimento Interno da Cmara Municipal de Vila Velha/ES. So Requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico: nacionalidade brasileira gozo dos direitos polticos regularidade com as obrigaes militares e eleitorais nvel de escolaridade exigido para exerccio do cargo idade mnima 18 (dezoito) anos condies de sade fsica e mental compatveis com o exerccio do cargo ou funo habilitao legal para o exerccio de profisso regulamentar (CRM OAB CREA) as atribuies do cargo podem justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em lei (Titulao de Mestre e/ou Doutor para UFES) lei especfica, observada legislao federal, poder definir os critrios para admisso de estrangeiros no servio pblico. Portadores de deficincia cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia tm garantia de reserva de mercado na ordem de 10% das vagas oferecidas. NOMEAO: A nomeao para cargo efetivo depende de prvia habilitao em concurso de provas ou de provas e ttulos, obedecidas ordem de classificao e o prazo de sua validade. O cargo em comisso, destinado apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento, sero providos mediante livre escolha da autoridade competente de cada Poder.

40

Obs.: ser reservado o percentual mnimo de 10% para o provimento dos cargos em comisso por servidores titulares de cargos de carreira. As funes gratificadas destinam-se a atender a encargos previstos na organizao administrativa do Municpio, para os quais no se tenha criado cargo em comisso. Somente sero designados para o exerccio da funo gratificada servidores ocupantes de cargo efetivo. vedado o exerccio de funo gratificada por servidor ocupante de cargo em comisso. POSSE: ocorre com a assinatura pela autoridade competente e pelo empossado, do respectivo termo de posse. Dever ocorrer no prazo de at 30 dias contados da publicao do ato de provimento, podendo ser prorrogvel por igual perodo. Ser tornada sem efeito a nomeao, quando a posse no se verificar no prazo legal. ESTGIO PROBATRIO Federal Estadual Municipal: 3 anos Novo concurso Federal (3 anos) Estadual (6 meses) Municipal (ver Lei Orgnica) Com a aprovao no estgio probatrio o servidor adquiri estabilidade, somente perdendo o cargo: - em virtude de sentena judicial transitada em julgado, - mediante processo administrativo disciplinar, - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho e aps exonerados os servidores ocupantes de cargos comissionados, quando houver a necessidade de reduo de pessoal, em cumprimento ao limite de despesa estabelecida em lei federal. PROMOO : a elevao do servidor classe imediatamente superior quela a que pertence, na mesma carreira, desde que comprovada, mediante avaliao prvia, sua capacidade para exerccio das atribuies da classe correspondente. Ex.: art. 8 RI-TJES. Art. 8 - Na composio do Tribunal, quatro quintos dos lugares sero preenchidos por promoo dentre os Juizes de Direito de Entrncia Especial e um quinto por membros do Ministrio Pblico, com mais de dez (10) anos de carreira e Advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez (10) anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. 1 O acesso do Juiz de Direito ao Tribunal far-se- por antiguidade e merecimento, alternadamente, apurados na ultima entrncia, dentre os que integrarem a primeira quinta parte na lista de antiguidade. Art. 17 Recebidas as indicaes, o Tribunal formar lista trplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos vinte (20) dias

41

subseqentes, nomeao.

escolher

um

de

seus

integrantes

para

READAPTAO: a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. Se julgado incapaz para o servio pblico o servidor ser aposentado. Inexistindo cargo vago, o servidor ser colocado em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio. REVERSO: o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez quando declarados, por junta mdica oficial, insubsistentes os motivos determinantes da aposentadoria. A reverso far-se- no mesmo cargo anteriormente ocupado ou em outro de atribuies anlogas e de igual vencimento. REINTEGRAO: a reinvestidura do servidor concursado no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Se o cargo tiver sido extinto, o servidor ser colocado em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio. Por outro lado, encontrando-se provido o cargo, seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao,aproveitado em outro cargo de atribuies e vencimentos compatveis ou, ainda posto em disponibilidade remunerada. RECONDUO: o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado. A reconduo ocorrer quando da inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo e para desalojamento do servidor de cargo em que o precedente titular tenha sido reintegrado. REDISTRIBUIO: o deslocamento de servidor efetivo, com o respectivo cargo, para o quadro de pessoal de outra entidade da administrao, no mbito do mesmo Poder. A redistribuio ocorrer de ofcio para ajustamento de quadros de pessoal s necessidades do servio, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade da administrao. Nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, os servidores estveis que no puderem ser redistribudos sero colocados em disponibilidade. VACNCIA: a vacncia do cargo pblico decorrer de : exonerao demisso promoo readaptao aposentadoria posse em outro cargo inacumulvel falecimento. ACUMULAO: vedada a acumulao de cargos pblicos, exceto de: - dois cargos de professor; - um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; - dois cargos privativos de mdicos; - um cargo de professor com outro de juiz; - um cargo de professor com outro de promotor pblico.

42

OBS.: em qualquer dos casos, a acumulao somente ser permitida quando houver compatibilidade de horrios. Ocupante de dois cargos efetivos em regime de acumulao, quando investido em cargo de provimentos em comisso, ficar afastados de ambos os cargos efetivos, podendo optar pelo vencimento bsico dos dois cargos, acrescido da gratificao de 40% (quarenta por cento) do valor do vencimento do cargo em comisso.

Ao servidor pblico em exerccio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies: tratando-se de mandato eletivo federal ou estadual, ficar afastado do seu cargo efetivo; investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo efetivo, sendo-lhe facultado optar pela remunerao; investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo efetivo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e no havendo compatibilidade, ter que optar pela remunerao; em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento; para efeito de benefcio previdencirio, nos casos de afastamento, os valores de contribuio sero determinados como se o servidor pblico em exerccio estivesse;(art. 58 LC 46) Preso preventivamente, denunciado por crime funcional ou condenado por crime inafianvel, em processo no qual no haja pronncia, o servidor pblico efetivo ser afastado do exerccio de seu cargo, at deciso final transitada em julgado. REMUNERAO: vencimento do cargo, acrescido das pecunirias, permanentes ou temporrias, estabelecidas em lei. vantagens

a reviso geral anual da remunerao dos servidores far-se- sempre na mesma data e sem distino de ndices, conforme o estabelecido em Plano de Cargos e Carreiras, observadas as vedaes legais. Obs. A reviso ser estendida aos inativos e pensionistas, nos termos da C F.

VENCIMENTOS: a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. irredutvel, desde que observados os limites da CF. O menor vencimento pago no ser inferior a 01 salrio mnimo estabelecido pela Unio. NORMAS RELATIVAS AO PAGAMENTO DOS SERVIDORES PUBLICOS (ESTIPNDIOS) 1. Fixao legal da remunerao e dos subsdios dos servidores pblicos.

43

2. Remunerao e subsdio so ambas espcies do gnero estipndios, denominao de maior amplitude, que engloba qualquer importncia paga em retribuio ao trabalho prestado por servidores pblicos, a ela correspondendo a expresso genrica espcies remuneratrias, para esse efeito constitucionalmente acolhida (art. 37, XI e XII, e art. 39 4 CF). Subsdio e remunerao foram considerados como espcie remuneratrias distintas em vrios dispositivos constitucionais (art. 37, X, XI; art.39, 6 CF). A remunerao foi tratada como a espcie remuneratria geral de retribuio pecuniria dos servidores pblicos (art. 37, X, CF), destacadamente mencionada no art. 39, 5 e 8, CF, enquanto que o subsdio, inovao trazida pela EC 19/98, foi concebido como uma espcie remuneratria privativa de alguns agentes pblicos constitucionalmente indicados (art. 39, 4; art. 128, 5, I, c, e art. 135, CF) embora extensvel por lei a quaisquer servidores pblicos, desde que organizados em carreira (art. 39, 8,CF). A iniciativa da lei especfica, exigida para propor a fixao de valores para qualquer das espcies para cada caso de remunerao ou de subsdio, ser do Chefe de Poder, nominado na Constituio. Teto remuneratrio Trata-se da fixao de limite mximo para qualquer espcie remuneratria paga a ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza. Esse limite mximo foi fixado constitucionalmente tomando como parmetro o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (art. 37,XI) redao conferida pela emenda 41/2003. Aplica-se, porm, como limite nos municpios, o subsdio do Prefeito e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e os subsdios dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos. Alm dessas normas constitucionais sobre o teto remuneratrio do art. 37, XI, se inserem e articulam em um conjunto, outras provises, que tambm versam sobre a mesma matria: 1) os tetos remuneratrios especficos, para os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio, referenciados aos vencimentos pagos aos cargos do Poder Executivo (art. 37, XII);

44

2) o teto remuneratrio especfico, para os subsdios dos Deputados Estaduais, referenciados aos subsdios dos Deputados Federais (art.27, 2); 3) o teto remuneratrio especfico individual, para os subsdios dos Vereadores, referenciado aos subsdios dos Deputados Estaduais (art. 29, VI); 4) o teto especfico coletivo, para os subsdios dos Vereadores, vinculado receita do respectivo Municpio (art. 29, VII); e IV n} vereadores. 5) os tetos remuneratrios especficos, para os subsdios dos magistrados, referenciados escalonadamente aos subsdios dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Ministros dos Tribunais Superiores e das demais categorias da estrutura judiciria nacional (art. 93,V). O teto remuneratrio geral (art. 37,XI) aplicar-se- tambm, excepcionalmente, aos dirigentes e empregados das empresas pblicas, das sociedades de economia mista e de suas subsidirias quando receberem recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral (art. 37, 9 CF). No existe extenso retroativa da nova regra, do contrario estaria violando o direito constitucional adquirido (art. 60, 4, IV, c/c art. 5, XXXVI, CF), alm dos princpios fundamentais da segurana jurdica e da boa-f dos administrados. (direitos adquiridos com base em legislao anterior).

45

Вам также может понравиться