Вы находитесь на странице: 1из 2

Aores-ocidental-Flores e Corvo, central-tereceira,s Jorge,graciosa,faial,pico, oriental-s Miguel,santa maria.ilheu-fomigas Madeira-Madeira e Porto santo. Ilheusdesertas,selvagens Portugal-18 distritos, concelhos e freguesias.

NUT I-territorio nacianl dividido em 3 unidades:Portugal Continental, Arquipela aores, arqu Madeira. NUT II-7 grandes regies:Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Regio autnoma Aores, Reg Aut Madeira. NUT III-Diviso do territrio em 30 subregies permitindo analise escala do municpio, fornecendo dados mais pormenorizados da realidade local. 1.2-Posio geogrfica Portugal Localizao relativa-Pais do continente Europeu, Zona temperada do Norte, Sudueste da Europa, Peninsula Iberica. Madeira-mil Km a sudueste do continente, Proximo norte africa(800Km). Aores-Oeste do continente, noroeste da madeira. Localizao absoluta-Portugal lat entre os paralelos 37 e 42 Norte, long entre semimeridianos 6 e9 Oeste. Aores-paralelos 36 e 39 Norte, Semimeridianos 24 e 31 Oeste. Madeira- 30 e 33 Norte, 16 e 17 Oeste Adeso de Portugal CEE(U.E) 1986 Portugal-ONU,NATO,OCDE,UEO,OSCE 2 Decada60:Decrscimo da pop absoluta portuguesa, intenso fluxo emigratrio alguma vez registado (regime salazarista), inicio de reduo de tx natalidade, introduoo de mtodos contraceptivos modernos.

Decada70:Ruptura da tendncia do declnio demogrfico, maior aumento da pop abosoluta neste sculo. Regresso dos milhares de portugueses das excolonias devido ao 25 de abril e dos milhares de emigrantes espalhados pela europa afectados pela crise econmica da altura e aliciados pela melhoria das condies socioeconomicas devido ao 25 abril. Decada90:Aumento ligeira da pop absoluta do fenmeno da Imigrao. Emigrao Portugal-1960-74: sada para pases industrializados da europa ocidental(frana e Alemanha) pois aps II guerra entraram em properidade acentuada. Dos aores para os EUA e Canada e da Madeira America do sul. 2 metade sec XX-A evoluo do crescimento natural regsta valores positivos, mas mostra diminuio, apresentando valores quase nulos nos ltimos anos.progressivo decrscimo da TN ja que a TM se mantem constantes. Em 1981 registou o li miar mnimo de TN e continua a diminuir. Diminuio da TM devido a melhores condies de vida, melhoria medicina etc etc. CrescimentoEfectivo:(N-M)+(I-E)<-saldo migratorio. Maior crescimento da pop-1975-1981:abrandamento de emigrao, independecia das colnias. 1992 salod migratrio fica positivo, tornando PT pais de entrada e nao de sada. Imigrao-PALOP, e europa leste(integraoo na UE, estabilidade social, lngua) Consequencias Sociodemograficas:Declinio fecundidade, Envelhecimento da Pop-aumento esperana media de vida, mais custos para o estado, menor quantidade de pessoas a descontar. Desemprego e baixo nvel educacional-encargos para a seg social, descida nvel de vida, instabilidade pessoal familiar,social.

Constante Solar-quantidade de energia solar, em calorias, recebida no limite superior da atmosfera, numa superfcie de 1cm2, perpendicularmente aos raios solares, durante 1 minuto Atmosfera:troposfera, estratosfera,mesosfera,termoesfera. Aprenas 47%da energia solar chega a superfcie terrestre, a absoro, reflexo e difuso vo fazer com que se registem perdas da radiao solar e permitir que a vida na terra seja possvel, pois a radiao solar nociva para o homem. Dos 47% recebidos, 37 so absorvidos e 10% logo refletidos. Toda a energia recebida devolvida a atm, permitindo assim um equilbrio trmico, mantendo assim uma temperatura media constante. A radiao solar recebida varia ao longo do ano devido: -ngulo de incidncia dos raios solares. Devido ao movimento de rotao e translao, o ngulo de incidncia varia ao longo do dia, ms e ano. Aumento do ngulo de incidncia, aumento da radiao solar recebida. -Da massa atmosfrica percorrida pelos raios solares. Quanto maior a massa atmosfrica tiver de ser atravessada, maior intensidade tm os processos de absoro, reflexo e difuso. Maior massa atmosfrica, menor radiao solar recebida) -Durao dia natural. Perodo em que o sol esta acima da linha do horizonte. Mais tempo acima da linha, maior radiao solar recebida. -Insolao. Perodo em que a Terra recebe radiao solar directa ou seja, com as menores perdas possveis de radiao. Falando em movimento de translao falamos da variao anual da radiao solar recebida. A durao dos dias e noites varia ao longo do ano exceto no equador e nos equincios(primavera e outono) que os dias so iguais em todo o mundo. A variao anual da radiao solar nas regies para alem dos trpicos o sol nunca incide verticalmente, situao semelhante 2 vezes ao ano nas regies intertropicais. Nos dias e noites nestas regies registase uma grande oscilao ao longo do ano enquanto nas regies intertropicais fraca a variao de incidncia de radiao solar ao longo do ano. Assim, nas regies extratropicais o sol encontra-se mais prximo da superfcie da terra nos solstcios. No solstcio de junho (vero) o sol no hemisfrio norte incide com mais fora, os dias sao maiores k as noites e a massa atmosfrica a ser atravessada menor.

Nesta altura o hemisfrio sul, recebe menos radiao solar devido s razes contrarias que no hemisfrio norte. No solstcio de dezembro(Inverno) a situao inverte-se. Nas regies intertropicais como o movimento aparente do sol esta circunscrito a estas, no sofrem grande variao da radiao solar ao longo do ano pois o sol esta sempre prximo da verticalidade. No entanto, a linha do equador recebe menos radiao pois esta zona tem uma maior acumulao de nebulosidade. Contudo, a radiao varia tambm com a altitude, j que o aumentar da altitude menos massa atmosfrica existe logo, menos radiao absorvida e por isso maior radiao solar se recebe. 2 Linhas isotrmicas, so linhas k unem pontos com a mesma temperatura media. Analisando o traado das isotrmicas em Portugal podemos dizer que: -no mes de janeiro as linhas isotrmicas sofrem diminuio de Sul para norte, estando perpendiculares com a linha da costa e concavidade para nordeste. Esta distribuio deve-se a latitude e proximidade do mar, visto que com o aumentar da latitude a temperatura desce mas desce mais rapidamente no interior que junto ao litoral. -no mes de julho, distribuio diferente pois as temperaturas medias so mais altas, e a distribuio das isotrmicas paralela a costa onde os valores aumentam do litoral para o interior. Aqui os agentes principais a proximidade com o mar que mantem a temperatura amena, o no interior regista-se o factor continentalidade, com a entrada dos ventos quentes e secos de este. 3 Portugal, pais da UE que mais recebe radiao solar. Apesar de elevados custos temos algumas iniciativas para aproveitar este recurso. -Celulas fotovoltaicas para produo de energia -Coletores solares para uso domestico -construo solar passiva, aproveitar a radiao solar recebida nos edifcios pelos materiais de construo. Falar de turismo balnear, turismo rural

Вам также может понравиться