Вы находитесь на странице: 1из 5

Placas me

Definio de Placa Me

Placa me a placa principal de um computador, sendo ela a responsvel pelo gerenciamento de todo o hardware da mquina. Tambm conhecida como motherboard, mainboard e, em uma linguagem mais moderna, como mobo. uma placa de circuitos eletrnicos que tem como funo a alocao das outras placas e memrias, alm de fazer a conexo destes componentes com o processador, atravs do chipset.

Tipos de placa me Diversos tipos de placas me foram criados para atender as necessidades temporais da informtica, sendo sua evoluo constante. Os primeiros modelos domsticos de placa me eram os AT, criados em 1983 e utilizados at 1996. Sua principal caracterstica o tamanho reduzido, que apesar de demonstrar praticidade, causava diversos problemas de aquecimento. Como as placas de memria e o cabo do HD ficavam muito prximos uns aos outros, poderia acontecer o superaquecimento, pois a ventilao se tornava insuficiente para o mesmo. Outro problema era o desligamento da mquina. Para efetua-lo, o usurio precisava solicitar anteriormente ao sistema operacional, e s poderia efetivar a ao aps a confirmao do sistema, ou poderia causar danos ao equipamento. O fato da fonte ser ligada na placa me atravs de dois plugs idnticos era um grande problema desta placa, visto que a inverso de tais plugs queimava o dispositivo. A evoluo da AT a placa me ATX, utilizada at os dias de hoje. maior, dando mais espao para a alocao dos componentes. Tem uma melhor ventilao interna, alm de permitir que a mquina seja desligada independente da solicitao junto ao sistema operacional. Em alguns modelos, possvel agendar horrios para que o computador ligue sozinho, ou efetuar a ligao do aparelho atravs de pulso telefnico. Em 2003 foi criada a placa me BTX, pela Intel, visando substituir a ATX. Seu objetivo era otimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilao interna, porm seu desenvolvimento foi interrompido. Outro modelo utilizado foi o LPX, que tinha como caracterstica os slots de expanso em uma placa separada, conhecida como backplane, encaixada placa me atravs de um conector especial. Seu tamanho padro de 22 cm x 33 cm. Existe ainda um padro menor, chamado

Mini LPX, que mede 25,4 cm x 21,8 cm. A criao desta placa foi a criao de PCs mais finos, pois as placas de expanso ficavam paralelas placa me, ao contrrio do padro ATX, em que as placas ficam paralelas mainboard. Em 2001 foi criado o padro ITX, idealizado para mquinas de baixo custo completamente onboard, ou seja, vdeo, udio, modem e rede integrados na placa-me. Outra diferena dessa placa-me est em sua fonte de alimentao. Como possui menos perifricos, reduzindo assim o consumo de energia, sua fonte de alimentao pode ser fisicamente menor, possibilitando montar um computador mais compacto.

Componentes

Socket do Processador o encaixe do processador na placa me. caracterizado por conter um sistema de encaixe especfico para cada tipo de processador. Sendo assim, ao comprar uma placa me, preciso avaliar quais processadores podem ser utilizados com a mesma. A freqncia um dos itens que determinam a velocidade de processamento, entretanto a quantidade de memria cache e o seu barramento fundamental para a agilidade do processador. Tais limitaes so encontradas na placa me, porm alguns processadores contm a memria cache L3 dentro de sua estrutura, isentando a placa me de port-la.

Memria RAM Dependendo da placa me estudada, podem existir diversos barramentos de memria. Nos computadores atuais comum encontrar 4 slots para memrias DDR3, mas algumas placas podem conter apenas 2. Tambm depende da placa me e do processador a quantidade mxima de memria que um computador pode aceitar.

Bios e Bateria

Uma placa me contm uma pequena memria com um sistema operacional prprio, conhecido como BIOS. Sua funo detectar os perifricos e o hardware, como a memria secundria, assim que o computador iniciado. Ele tambm responsvel pela inicializao do Sistema Operacional. Tais informaes so guardadas pela BIOS com o auxlio de uma bateria de ltio alocada na placa me. Esta bateria faz com que as informaes no sejam perdidas quando o computador for desligado da fonte de energia.

Chipset

Chipset um conjunto de chips responsvel pelo acesso do processador ao hardware do computador. Sua funo repassar as solicitaes do processador ao hardware, e receber as informaes emitidas pelas outras partes do computador direcionadas ao processador. Usualmente dividido em ponte sul e ponte norte, sendo que cada uma das partes responsvel por alguns perifricos. A ponte norte mais rpida, e fico conectada diretamente ao processador atravs do FSB (Front Side Bus). a responsvel por conectar o processador s memrias Ram e s placas de expanso de alta velocidade, como as AGP e PCI Express. Tambm conecta a ponte sul ao processador e, por ser mais rpido e mais acessado, normalmente precisa de um dissipador de calor prprio. A ponte sul mais lenta, e responsvel por conectar o processador aos perifricos como portas USB, memrias secundrias, drives ticos e dispositivos onboard, como som e rede.Tambm responsvel pelos dispositivos de entrada e sada, como monitor, teclado e impressora

Slots de Expanso

As placas mes podem conter, dependendo do seu tipo, uma srie de barramentos de expanso, conhecidos como slots, que servem para adicionar componentes ao computador. So comumente utilizados para placas de vdeo com acelerao 3D, placas de som e placas de rede.

Conectores A placa me pode conter uma srie de conectores especiais para diversos perifricos, porm os mais comuns nos dias de hoje so os USB, pois so totalmente plug'n'play e Conector especial para o mouse, nome (ps2) Conector especial para o teclado, nome (ps2) Porta serial (DB 9 fmea), Esta porta, onde o mouse costumava ser conectado, ultimamente tem estado em desuso. Ultiliza-se para conectar perifricos que no requerem muita velocidade de transferencia de dado.

Porta paralela (DB-25), porta para impressora que tambem chegou a ser utilizada para o scanner, para alguma sunidade de disco externa, etc. Tambem est caindo em desuso. Porta VGA (MIni DB-15), Entrada para o conector do cabo do monitor, ai tambem pode ser conectado um projeto de sinal. Porta USB (jack USB), porta mais utilizada na atualidade, aqui pode ser: (teclado, mouse, caixas de som e etc). Mini jacks, so utilizados para ligar os perifricos, de som, microfone e entrada de udio. Lan (rede RJ 45), terminal para conectaro computador a uma rede interna.

Barramentos Voc j se perguntou como o processador faz para se comunicar com os demais componentes do computador? Nas placas-me existem os chamados barramentos, que funcionam como se fossem ruas nas quais os dados transitam. atravs destes que o processador transmite e recebe os dados necessrios para realizar os processos solicitados. Se voc j teve a curiosidade e a oportunidade de ver uma placa me, deve ter notado vrias linhas (chamadas de trilhas) espalhadas ligando o processador aos demais slots (soquetes), pinos e conexes presentes na placa. Estas trilhas so, na verdade, as vias de comunicao pelas quais os dados transitam. PCI-Express (ou PCI-E) um tipo de barramento que foi criado pela Intel em 2004, e se destaca por substituir ao mesmo tempo os barramentos PCI e AGP. Desde seu lanamento praticamente todas as placas de som, rede e principalmente as placas de vdeo passaram a us-lo na transmisso de dados. Atualmente o PCI-Express est disponvel nos seguintes segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x. Estes nmeros tm a ver com o nmero de caminhos utilizados para a transmisso dos dados. Assim, PCI-Express 1x utiliza um caminho; PCI-Express 4x utiliza quatro caminhos e assim por diante. Quanto maior for o nmero de caminhos, maior a taxa de transferncia de dados, e maior ser o tamanho dos slots.

O processador se comunica com os outros perifricos do micro atravs de um caminho de dados chamado barramento. Desde o lanamento do primeiro PC em 1981 at os dias de hoje, uma srie de tipos de barramentos foram desenvolvidos para permitir a comunicao dos perifricos de entrada e sada com o processador. Podemos citar os seguintes barramentos j lanados:

ISA EISA MCA VLB PCI AGP PCI Express

A principal diferena entre os diversos tipos de barramentos est na quantidade de bits que podem ser transmitidos por vez e na freqncia de operao utilizada.

Вам также может понравиться