Вы находитесь на странице: 1из 40

25.5.

2012

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 136/1

II
(Atos no legislativos)

REGULAMENTOS
REGULAMENTO (UE) N.o 432/2012 DA COMISSO de 16 de maio de 2012 que estabelece uma lista de alegaes de sade permitidas relativas a alimentos que no referem a reduo de um risco de doena ou o desenvolvimento e a sade das crianas
(Texto relevante para efeitos do EEE) A COMISSO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, Tendo em conta o Regulamento (CE) n.o 1924/2006 do Parla mento Europeu e do Conselho, de 20 de dezembro de 2006, relativo s alegaes nutricionais e de sade sobre os alimen tos (1), nomeadamente o artigo 13.o, n.o 3, Considerando o seguinte:
(1)

de sade. Um exame das listas nacionais mostrou que, dado o grande nmero de duplicaes e na sequncia de discusses com os Estados-Membros, era necessrio reu nir as listas nacionais numa lista consolidada das alega es sobre as quais a Autoridade deveria emitir um pa recer cientfico, a seguir designada lista consolidada (2).

(5)

Nos termos do artigo 10.o, n.o 1, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, as alegaes de sade sobre os alimentos so proibidas exceto se forem autorizadas pela Comisso em conformidade com esse regulamento e includas numa lista de alegaes permitidas. O artigo 13.o, n.o 2, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006 estabelece que os Estados-Membros devem fornecer Comisso, at 31 de janeiro de 2008, listas nacionais das alegaes referidas no artigo 13.o, n.o 1, do mesmo regulamento. As listas nacionais de alegaes devem ser acompanhadas das condies que se lhes aplicam e de referncias aos dados cientficos pertinentes. O artigo 13.o, n.o 3, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006 determina que, aps consulta Autoridade Europeia para a Segurana dos Alimentos (a seguir designada Autori dade), a Comisso aprova, at 31 de janeiro de 2010, uma lista de alegaes de sade permitidas, tal como referidas no artigo 13.o, n.o 1, do mesmo regulamento, bem como todas as condies necessrias para a utiliza o dessas alegaes. Em 31 de janeiro de 2008, a Comisso recebeu dos Estados-Membros listas com mais de 44 000 alegaes

Em 24 de julho de 2008, a Comisso transmitiu formal mente Autoridade o pedido de parecer cientfico nos termos do artigo 13.o, n.o 3, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, juntamente com o mandato e uma pri meira parte da lista consolidada. As partes seguintes da lista consolidada foram transmitidas em novembro e de zembro de 2008. A lista consolidada foi concluda pela Comisso atravs de uma adenda, que foi apresentada Autoridade em 12 de maro de 2010. Algumas alegaes constantes da lista consolidada foram posteriormente re tiradas pelos Estados-Membros antes da sua avaliao pela Autoridade. A avaliao cientfica pela Autoridade ficou concluda com a publicao dos respetivos parece res entre outubro de 2009 e julho de 2011 (3).

(2)

(6)

Na sua avaliao, a Autoridade concluiu que alguns pe didos abrangiam efeitos alegados diferentes e outros re feriam o mesmo efeito alegado. Por conseguinte, uma alegao de sade considerada no presente regulamento pode representar uma ou mais entradas da lista consoli dada.

(3)

(7)

(4)

Relativamente a algumas alegaes de sade, a Autori dade concluiu que, com base nos dados apresentados, tinha sido estabelecida uma relao de causa e efeito entre uma categoria de alimentos, um alimento ou um dos seus constituintes e o efeito alegado. As alegaes de sade abrangidas por esta concluso e que cumpram os requisitos do Regulamento (CE) n.o 1924/2006 devem ser autorizadas ao abrigo do artigo 13.o, n.o 3, do Regu lamento (CE) n.o 1924/2006 e includas numa lista de alegaes permitidas.

(1) JO L 404 de 30.12.2006, p. 9.

(2) http://www.efsa.europa.eu/en/ndaclaims13/docs/ndaclaims13.zip (3) http://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/article13.htm

L 136/2

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

25.5.2012

(8)

O artigo 13.o, n.o 3, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006 estabelece que as alegaes de sade autorizadas devem ser acompanhadas de todas as condies necessrias (in cluindo restries) para a sua utilizao. Assim, a lista de alegaes permitidas deve incluir a redao das alegaes, as condies especficas de utilizao das alegaes e, se aplicvel, as condies ou restries de utilizao e/ou uma declarao ou advertncia adicional, nos termos das regras estabelecidas no Regulamento (CE) n.o 1924/2006 e em conformidade com os pareceres da Autoridade. Um dos objetivos do Regulamento (CE) n.o 1924/2006 assegurar que as alegaes de sade so verdadeiras, cla ras, fiveis e teis para o consumidor. Neste contexto, deve ter-se em conta a sua redao e apresentao. Quando a redao de uma alegao tiver o mesmo sig nificado para os consumidores que a de uma alegao de sade permitida, porque ambas demonstram a mesma relao entre uma categoria de alimentos, um alimento ou um dos seus constituintes e a sade, essa alegao deve ser sujeita s mesmas condies de utilizao que as indicadas para a alegao de sade permitida. A Comisso identificou um certo nmero de alegaes transmitidas para avaliao relativas aos efeitos de subs tncias vegetais ou base de plantas, comummente de signadas substncias botnicas, cuja avaliao cientfica a Autoridade ainda no concluiu. Alm disso, existem certas alegaes de sade que requerem uma avaliao mais aprofundada antes de a Comisso poder pronun ciar-se sobre a sua incluso ou no na lista de alegaes permitidas ou, tendo sido j avaliadas, a Comisso no pode ainda pronunciar-se sobre as mesmas devido a ou tros fatores legtimos. As alegaes cuja avaliao pela Autoridade ou cujo exame pela Comisso no foram ainda concludos sero publicadas no stio Web da Comisso (1) e podem con tinuar a ser utilizadas em conformidade com o ar tigo 28.o, n.os 5 e 6, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. Em conformidade com o artigo 6.o, n.o 1, e o artigo 13.o, n.o 1, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, as alegaes de sade devem basear-se em provas cientficas geral mente aceites. Por conseguinte, as alegaes de sade que no foram objeto de uma avaliao favorvel pela Autoridade quanto sua fundamentao cientfica, por no ter sido estabelecida uma relao de causa e efeito entre uma categoria de alimentos, um alimento ou um dos seus constituintes e o efeito alegado, no devem ser autorizadas. A autorizao pode tambm ser legitima mente recusada se as alegaes de sade no cumprirem outros requisitos gerais e especficos do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, mesmo no caso de avaliao cien tfica favorvel pela Autoridade. Nenhuma alegao de sade poder ser incompatvel com os princpios de nu trio e sade geralmente aceites. Relativamente a uma alegao sobre o efeito das gorduras na absoro normal

(9)

de vitaminas lipossolveis (2) e a uma outra sobre o efeito do sdio na manuteno da funo muscular normal (3), a Autoridade concluiu que tinha sido estabelecida uma relao de causa e efeito. Porm, a utilizao destas ale gaes de sade transmitiria aos consumidores uma men sagem contraditria e confusa, uma vez que encorajaria o consumo de nutrientes relativamente aos quais as auto ridades europeias, nacionais e internacionais recomendam uma reduo da ingesto, com base em provas cientficas geralmente aceites. Por conseguinte, estas duas alegaes no cumprem o disposto no artigo 3.o, segundo par grafo, alnea a), do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, que prev que a utilizao das alegaes no deve ser ambgua nem enganosa. Alm disso, ainda que as alega es de sade em causa fossem autorizadas apenas em condies de utilizao especficas e/ou acompanhadas de declaraes ou advertncias adicionais, isso no seria su ficiente para diminuir a confuso para o consumidor, pelo que as alegaes no devem ser autorizadas.
(13)

(10)

O presente regulamento deve aplicar-se seis meses aps a data da sua entrada em vigor, a fim de permitir que os operadores das empresas do setor alimentar se adaptem aos requisitos nele previstos, incluindo a proibio, nos termos do artigo 10.o, n.o 1, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, das alegaes de sade cuja avaliao pela Autoridade e cujo exame pela Comisso tiverem sido concludos. Nos termos do artigo 20.o, n.o 1, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, a Comisso deve criar e manter um registo da Unio de alegaes nutricionais e de sade sobre os alimentos, adiante designado Registo. O Re gisto deve incluir todas as alegaes autorizadas e, no meadamente, as condies de utilizao que se lhes apli cam. O Registo deve incluir tambm uma lista das ale gaes de sade rejeitadas e os motivos da rejeio. As alegaes de sade que tiverem sido retiradas pelos Estados-Membros no sero includas na lista de alega es rejeitadas constante do Registo da Unio. O Registo ser atualizado regularmente e, se for o caso, em funo dos progressos relativos s alegaes de sade cuja ava liao pela Autoridade e/ou cujo exame pela Comisso no tiverem ainda sido concludos. As observaes e tomadas de posio dos cidados e das partes interessadas recebidas pela Comisso foram devi damente tidas em conta na definio das medidas previs tas no presente regulamento. A adio de substncias aos alimentos e a sua utilizao em alimentos regem-se por legislao nacional e da Unio especfica, o mesmo acontecendo no que diz res peito classificao dos produtos como alimentos ou como medicamentos. Uma deciso relativa a alegaes de sade nos termos do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, como a incluso na lista de alegaes permitidas a que se refere o artigo 13.o, n.o 3, desse

(14)

(11)

(15)

(12)

(16)

(17)

(1) http://ec.europa.eu/food/food/labellingnutrition/claims/index_en.htm

(2) Correspondente s entradas ID 670 e ID 2902 da lista consolidada. (3) Correspondente entrada ID 359 da lista consolidada.

25.5.2012

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 136/3

regulamento, no constitui uma autorizao de introdu o no mercado da substncia a que a alegao se refere, nem uma deciso sobre se a substncia pode ser utilizada em alimentos, nem uma classificao de um determinado produto como alimento.
(18)

2. As alegaes de sade relativas aos alimentos referidas no n.o 1 podem ser usadas, desde que em conformidade com as condies estabelecidas no anexo.

As medidas previstas no presente regulamento esto em conformidade com o parecer do Comit Permanente da Cadeia Alimentar e da Sade Animal e nem o Parlamento Europeu nem o Conselho se lhes opuseram,

Artigo 2.o Entrada em vigor e aplicao O presente regulamento entra em vigor no vigsimo dia se guinte ao da sua publicao no Jornal Oficial da Unio Europeia.

ADOTOU O PRESENTE REGULAMENTO:

Artigo 1.o Alegaes de sade permitidas 1. A lista de alegaes de sade permitidas relativas aos ali mentos, prevista no artigo 13.o, n.o 3, do Regulamento (CE) n.o 1924/2006, figura no anexo do presente regulamento.

aplicvel a partir de 14 de dezembro de 2012.

O presente regulamento obrigatrio em todos os seus elementos e diretamente aplicvel em todos os Estados-Membros. Feito em Bruxelas, em 16 de maio de 2012. Pela Comisso O Presidente
Jos Manuel BARROSO

L 136/4

ANEXO LISTA DAS ALEGAES DE SADE PERMITIDAS


Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Nmero do EFSA Journal

PT

cido alfa-linolnico (ALA)

O ALA contribui para a ma nuteno de nveis normais de colesterol no sangue

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de ALA, tal como referido na alegao FONTE DE CIDOS GORDOS MEGA-3, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. O consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 2 g de ALA.

2009; 7(9):1252 2011;9(6):2203

493, 568

cido docosa-hexaenico (DHA)

O DHA contribui para a ma nuteno de uma normal funo cerebral

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham, pelo menos, 40 mg de DHA por 100 g e por 100 kcal. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 250 mg de DHA.

2010;8(10):1734 2011;9(4):2078

565, 626, 631, 689, 704, 742, 3148, 690, 3151, 497, 501, 510, 513, 519, 521, 534, 540, 688, 1323, 1360, 4294 627, 632, 743, 3149, 2905, 508, 510, 513, 519, 529, 540, 688, 4294 504, 506, 516, 527, 538, 703, 1128, 1317, 1324, 1325, 510, 688, 1360

Jornal Oficial da Unio Europeia

cido docosa-hexaenico (DHA)

O DHA contribui para a ma nuteno de uma viso nor mal

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham, pelo menos, 40 mg de DHA por 100 g e por 100 kcal. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 250 mg de DHA. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de EPA e DHA, tal como referido na alegao FONTE DE CIDOS GORDOS MEGA-3, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 250 mg de EPA e DHA. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que forneam, pelo menos, 1,5 g de cido linoleico (LA) por 100 g e por 100 kcal. O consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 10 g de LA. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham um elevado teor de cidos gordos insaturados, tal como referido na alegao ALTO TEOR DE GORDURAS INSATURADAS, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1734 2011;9(4):2078

cido ecosapentaenico e cido docosahexaenico (EPA/DHA)

O EPA e o DHA contribuem para o normal funciona mento do corao

2010;8(10):1796 2011;9(4):2078

cido linoleico

O cido linoleico contribui para a manuteno de nveis normais de colesterol no sangue Substituir as gorduras satura das por gorduras insaturadas na alimentao contribui para a manuteno de nveis normais de colesterol no sangue. O cido oleico uma gordura insaturada.

2009; 7(9):1276 2011;9(6):2235

489, 2899

cido oleico

2011;9(4):2043

673, 728, 729, 1302, 4334

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

cido pantotnico

O cido pantotnico contri bui para o normal metabo lismo produtor de energia

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de cido pantotnico, tal como referido na ale gao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de cido pantotnico, tal como referido na ale gao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de cido pantotnico, tal como referido na ale gao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de cido pantotnico, tal como referido na ale gao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham um elevado teor de cidos gordos insaturados, tal como referido na alegao ALTO TEOR DE GORDURAS INSATURADAS, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1218

56, 59, 60, 64, 171, 172, 208 PT

cido pantotnico

O cido pantotnico contri bui para uma sntese e um metabolismo normais das hormonas esterides, da vita mina D e de alguns neuro transmissores O cido pantotnico contri bui para a reduo do can sao e da fadiga

2009; 7(9):1218

181

cido pantotnico

2010;8(10):1758

63

Jornal Oficial da Unio Europeia

cido pantotnico

O cido pantotnico contri bui para um desempenho mental normal

2009; 7(9):1218 2010;8(10):1758

57, 58

cidos gordos monoinsatura dos e/ou poli-insaturados

Substituir as gorduras satura das por gorduras insaturadas na alimentao contribui para a manuteno de nveis normais de colesterol no sangue (MUFA e PUFA so gorduras insaturadas) A gua contribui para a ma nuteno de funes fsicas e cognitivas normais

2011;9(4):2069 2011;9(6):2203

621, 1190, 1203, 2906, 2910, 3065 674, 4335

gua

Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber infor mao de que o efeito benfico obtido com o consumo dirio de, pelo menos, 2,0 l de gua de todas as fontes.

A alegao s pode ser utilizada para gua que cumpra o disposto nas Diretivas 2009/54/CE e/ou 98/83/CE A alegao s pode ser utilizada para gua que cumpra o disposto nas Diretivas 2009/54/CE e/ou 98/83/CE

2011;9(4):2075

1102, 1209, 1294, 1331

gua

A gua contribui para a ma nuteno da regulao nor mal da temperatura corporal

Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber infor mao de que o efeito benfico obtido com o consumo dirio de, pelo menos, 2,0 l de gua de todas as fontes.

2011;9(4):2075

1208

L 136/5

L 136/6

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Alimentos com teor baixo ou reduzido de cidos gordos saturados

Reduzir o consumo de gor duras saturadas contribui para a manuteno de nveis normais de colesterol no sangue

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que tenham, pelo menos, um teor baixo de cidos gordos saturados, tal como referido na alegao BAIXO TEOR DE GORDURA SATURADA ou um teor reduzido de cidos gordos saturados, tal como referido na alegao TEOR DE (NOME DO NUTRIENTE) REDUZIDO, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2011;9(4):2062

620, 671, 4332 PT

Alimentos com teor baixo ou reduzido de sdio

Reduzir o consumo de sdio contribui para a manuteno de uma presso arterial nor mal

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que tenham, pelo menos, um teor baixo de sdio/sal, tal como referido na alegao BAIXO TEOR DE SDIO/SAL ou um teor reduzido de sdio/sal, tal como referido na alegao TEOR DE (NOME DO NUTRIENTE) REDUZIDO, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2011;9(6):2237

336, 705, 1148, 1178, 1185, 1420

Jornal Oficial da Unio Europeia

Amido resistente

Substituir os amidos digest veis por amido resistente numa refeio contribui para um menor aumento da glicose no sangue aps essa mesma refeio

A alegao s pode ser utilizada para alimentos nos quais o amido digestvel tenha sido substitudo por amido resistente de modo a que o teor final de amido resistente seja, pelo menos, 14 % do amido total.

2011;9(4):2024

681

Arabinoxilano produzido a partir de endosperma de trigo

O consumo de arabinoxilano durante uma refeio contri bui para um menor aumento da glicose no sangue aps essa mesma refeio

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham, pelo menos, 8 g de fibra rica em arabinoxilano (AX) produzido a partir de endosperma de trigo (pelo menos, 60 % de AX em peso) por 100 g de hidratos de carbono disponveis numa poro quan tificada como parte da refeio. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido consumindo a fibra rica em arabinoxilano (AX) produzida a partir de endosperma de trigo como parte da refeio.

2011;9(6):2205

830

Beta-glucanos

Os beta-glucanos contri buem para a manuteno de nveis normais de coleste rol no sangue

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham, pelo menos, 1 g de beta-glucanos provenientes de aveia, farelo de aveia, cevada, farelo de cevada, ou de misturas destas fontes por poro quantificada. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 3 g de beta-glucanos provenientes de aveia, farelo de aveia, cevada, farelo de cevada ou de misturas destes beta-glucanos.

2009; 7(9):1254 2011;9(6):2207

754, 755, 757, 801, 1465, 2934 1236, 1299

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Beta-glucanos provenientes de aveia e cevada

O consumo de beta-glucanos provenientes de aveia e ce vada durante uma refeio contribui para um menor aumento da glicose no san gue aps essa mesma refei o

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham, pelo menos, 4 g de beta-glucanos provenientes de aveia ou cevada por cada 30 g de hidratos de carbono disponveis numa poro quantificada como parte da refeio. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido consumindo os beta-glucanos provenientes de aveia e cevada durante a refeio.

2011;9(6):2207

821, 824 PT

Betana

A betana contribui para o normal metabolismo da ho mocistena

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham, pelo menos, 500 mg de betana por poro quantificada. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 1,5 g de betana.

Para poder ser feita a alegao, o consumi dor deve receber in formao de que o consumo dirio supe rior a 4 g pode au mentar significativa mente os nveis de co lesterol no sangue.

2011;9(4):2052

4325

Jornal Oficial da Unio Europeia

Biotina

A biotina contribui para o normal metabolismo produ tor de energia

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de biotina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1209

114, 117

Biotina

A biotina contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de biotina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1209

116

Biotina

A biotina contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de biotina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1209 2010;8(10):1728

113, 114, 117, 4661

L 136/7

L 136/8

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Biotina

A biotina contribui para uma normal funo psicol gica

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de biotina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1728

120 PT

Biotina

A biotina contribui para a manuteno de um cabelo normal

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de biotina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1209 2010;8(10):1728

118, 121, 2876

Jornal Oficial da Unio Europeia

Biotina

A biotina contribui para a manuteno de mucosas normais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de biotina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1209

115

Biotina

A biotina contribui para a manuteno de uma pele normal

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de biotina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1209 2010;8(10):1728

115, 121

Clcio

O clcio contribui para a normal coagulao do san gue

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de clcio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1210

230, 236

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Clcio

O clcio contribui para o normal metabolismo produ tor de energia

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de clcio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1210

234 PT

Clcio

O clcio contribui para o normal funcionamento mus cular

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de clcio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1210

226, 230, 235

Jornal Oficial da Unio Europeia

Clcio

O clcio contribui para uma neurotransmisso normal

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de clcio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1210

227, 230, 235

Clcio

O clcio contribui para o normal funcionamento das enzimas digestivas

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de clcio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1210

355

Clcio

O clcio contribui para o processo de diviso e espe cializao celular

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de clcio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1725

237

Clcio

O clcio necessrio para a manuteno de ossos nor mais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de clcio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1210 2009; 7(9):1272 2010;8(10):1725 2011;9(6):2203

224, 230, 350, 354, 2731, 3155, 4311, 4312, 4703 4704

L 136/9

L 136/10

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Clcio

O clcio necessrio para a manuteno de dentes nor mais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de clcio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1210 2010;8(10):1725 2011;9(6):2203

224, 230, 231, 2731, 3099,3155, 4311, 4312, 4703 4704

PT

Carne ou peixe

A carne ou o peixe contri buem para a melhoria da ab soro do ferro quando inge ridos com outros alimentos contendo ferro

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham, pelo menos, 50 g de carne ou peixe numa poro quantificada individual. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve rece ber informao de que o efeito benfico obtido consumindo 50 g de carne ou peixe com alimento(s) contendo ferro no-heme.

2011;9(4):2040

1223

Jornal Oficial da Unio Europeia

Carvo ativado

O carvo ativado contribui para reduzir a flatulncia ex cessiva aps a refeio

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham 1 g de carvo ativado por poro quantificada. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com 1 g que deve ser tomado, pelo menos, 30 minutos antes da refeio e 1 g logo aps a refeio.

2011;9(4):2049

1938

Chitosano

O chitosano contribui para a manuteno de nveis nor mais de colesterol no sangue

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de 3 g de chitosano. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 3 g de chitosano.

2011;9(6):2214

4663

Cloreto

O cloreto contribui para uma digesto normal atravs da produo de cido clor drico no estmago

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cloreto, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

A alegao no pode ser utilizada para clo reto proveniente do cloreto de sdio

2010;8(10):1764

326

Cobre

O cobre contribui para a manuteno dos tecidos conjuntivos normais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cobre, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1211

265, 271, 1722

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Cobre

O cobre contribui para um normal metabolismo produ tor de energia

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cobre, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cobre, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cobre, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cobre, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cobre, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cobre, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de cobre, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1211 2011;9(4):2079

266, 1729 PT

Cobre

O cobre contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso

2009; 7(9):1211 2011;9(4):2079

267, 1723

Cobre

O cobre contribui para a normal pigmentao do ca belo

2009; 7(9):1211

268, 1724

Jornal Oficial da Unio Europeia

Cobre

O cobre contribui para o transporte normal do ferro no organismo

2009; 7(9):1211

269, 270, 1727

Cobre

O cobre contribui para a normal pigmentao da pele

2009; 7(9):1211

268, 1724

Cobre

O cobre contribui para o normal funcionamento do sistema imunitrio

2009; 7(9):1211 2011;9(4):2079

264, 1725

Cobre

O cobre contribui para a proteo das clulas contra as oxidaes indesejveis

2009; 7(9):1211

263, 1726

L 136/11

L 136/12

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Colina

A colina contribui para o normal metabolismo da ho mocistena

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham pelo menos 82,5 mg de colina por 100 g ou 100 ml ou por poro quantificada individual.

2011;9(4):2056

3090

PT

Colina

A colina contribui para o normal metabolismo dos l pidos

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham pelo menos 82,5 mg de colina por 100 g ou 100 ml ou por poro quantificada individual.

2011;9(4):2056

3186

Jornal Oficial da Unio Europeia

Colina

A colina contribui para a manuteno de uma funo heptica normal

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham pelo menos 82,5 mg de colina por 100 g ou 100 ml ou por poro quantificada individual.

2011;9(4):2056 2011;9(6):2203

1501 712, 1633

Creatina

A creatina aumenta o de sempenho fsico durante exerccios repetidos de curta durao e alta intensidade

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de 3 g de creatina. Para poder ser feita a ale gao, o consumidor deve receber informao de que o efeito be nfico obtido com uma dose diria de 3 g de creatina.

A alegao s pode ser utilizada em ali mentos destinados a adultos que executam exerccio fsico de alta intensidade.

2011;9(7):2303

739, 1520, 1521, 1522, 1523, 1525, 1526, 1531, 1532, 1533, 1534, 1922, 1923, 1924

Crmio

O crmio contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de crmio trivalente, tal como referido na alega o FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1732

260, 401, 4665, 4666, 4667

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Crmio

O crmio contribui para a manuteno de nveis nor mais de glicose no sangue

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de crmio trivalente, tal como referido na alega o FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1732 2011;9(6):2203

262, 4667 4698

PT

Culturas vivas em iogurtes

As culturas vivas em iogurtes ou leite fermentado melho ram a digesto da lactose destes produtos em indiv duos com dificuldades de di gesto da lactose

Para poder ostentar a alegao, o iogurte ou o leite fermentado devem conter, pelo menos 108 Unidades Formadoras de Colnias de microorganismos vivos (Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e Streptococcus thermophilus) por grama.

2010;8(10):1763

1143, 2976

Jornal Oficial da Unio Europeia

Enzima lactase

A enzima lactase melhora a digesto da lactose em indi vduos com dificuldades de digesto da lactose

A alegao s pode ser utilizada para suplementos alimentares com uma dose mnima de 4 500 unidades de FCC (Food Chemicals Codex) com instrues destinadas populao-alvo para consumir em cada refeio que contenha lactose.

A populao-alvo deve tambm receber infor mao de que a tole rncia lactose va rivel e de que devem procurar aconselha mento sobre o papel desta substncia na sua alimentao.

2009; 7(9):1236 2011;9(6):2203

1697, 1818 1974

Esteris vegetais e estanis vegetais

Os esteris/estanis vegetais contribuem para a manuten o de nveis normais de co lesterol no sangue

Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber infor mao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 0,8 g de esteris/estanis vegetais.

2010;8(10):1813 2011;9(6):2203

549, 550, 567, 713, 1234, 1235, 1466, 1634, 1984, 2909, 3140 568

Ferro

O ferro contribui para uma normal funo cognitiva

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de ferro, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1215

253

L 136/13

L 136/14

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Ferro

O ferro contribui para um normal metabolismo produ tor de energia

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de ferro, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de ferro, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de ferro, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de ferro, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de ferro, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de ferro, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham um elevado teor de fibra, tal como referido na alegao ALTO TEOR EM FIBRA, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1215 2010;8(10):1740

251, 1589, 255 PT

Ferro

O ferro contribui para a for mao normal de glbulos vermelhos e de hemoglobina

2009; 7(9):1215 2010;8(10):1740

249, 1589, 374, 2889

Ferro

O ferro contribui para o transporte normal do oxig nio no organismo

2009; 7(9):1215 2010;8(10):1740

250, 254, 256, 255

Jornal Oficial da Unio Europeia

Ferro

O ferro contribui para o normal funcionamento do sistema imunitrio

2009; 7(9):1215

252, 259

Ferro

O ferro contribui para a re duo do cansao e da fadi ga

2010;8(10):1740

255, 374, 2889

Ferro

O ferro contribui para o processo de diviso celular

2009; 7(9):1215

368

Fibra de centeio

A fibra de centeio contribui para o normal funciona mento intestinal

2011;9(6):2258

825

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Fibra de farelo de trigo

A fibra de farelo de trigo contribui para uma acelera o do trnsito intestinal

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham um elevado teor de fibra, tal como referido na alegao ALTO TEOR EM FIBRA, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito alegado obtido com uma dose diria de, pelo menos, 10 g de fibra de farelo de trigo.

2010;8(10):1817

828, 839, 3067, 4699 PT

Fibra de farelo de trigo

A fibra de farelo de trigo contribui para um aumento do bolo fecal

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham um elevado teor de fibra, tal como referido na alegao ALTO TEOR EM FIBRA, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1817

3066

Jornal Oficial da Unio Europeia

Fibra de gro de aveia

A fibra de gro de aveia con tribui para um aumento do bolo fecal

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham um elevado teor de fibra, tal como referido na alegao ALTO TEOR EM FIBRA, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2011;9(6):2249

822

Fibra de gro de cevada

A fibra de gro de cevada contribui para um aumento do bolo fecal

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham um elevado teor de fibra, tal como referido na alegao ALTO TEOR EM FIBRA, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2011;9(6):2249

819

Fluoreto

O fluoreto contribui para a manuteno da mineraliza o dos dentes

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de fluoreto, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1212 2010;8(10):1797

275, 276, 338, 4238,

L 136/15

L 136/16

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Folato

O folato contribui para o crescimento do tecido ma terno durante a gravidez

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de folato, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de folato, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de folato, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de folato, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de folato, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de folato, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de folato, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1213

2882 PT

Folato

O folato contribui para a sntese normal dos amino cidos

2010;8(10):1760

195, 2881

Folato

O folato contribui para a formao normal do sangue

2009; 7(9):1213

79

Jornal Oficial da Unio Europeia

Folato

O folato contribui para o normal metabolismo da ho mocistena

2009; 7(9):1213

80

Folato

O folato contribui para uma normal funo psicolgica

2010;8(10):1760

81, 85, 86, 88

Folato

O folato contribui para o normal funcionamento do sistema imunitrio

2009; 7(9):1213

91

Folato

O folato contribui para a re duo do cansao e da fadi ga

2010;8(10):1760

84

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Folato

O folato contribui para o processo de diviso celular

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de folato, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de fsforo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de fsforo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de fsforo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de fsforo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de 4 g de glucomanano. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 4 g de glucomanano. Advertncia de asfixia para pessoas com difi culdades de deglutio ou quando ingerido com uma quantidade insuficiente de lquido aconselhar a toma com bastante gua por forma a garantir que a substncia chega ao estmago.

2009; 7(9):1213 2010;8(10):1760

193, 195, 2881 PT

Fsforo

O fsforo contribui para o normal metabolismo produ tor de energia

2009; 7(9):1219

329, 373

Fsforo

O fsforo contribui para o normal funcionamento das membranas celulares

2009; 7(9):1219

328

Jornal Oficial da Unio Europeia

Fsforo

O fsforo contribui para a manuteno de ossos nor mais

2009; 7(9):1219

324, 327

Fsforo

O fsforo contribui para a manuteno de dentes nor mais

2009; 7(9):1219

324, 327

Glucomanano (konjac mannan)

O glucomanano contribui para a manuteno de nveis normais de colesterol no sangue

2009; 7(9):1258 2010;8(10):1798

836, 1560, 3100, 3217

L 136/17

L 136/18

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Glucomanano (konjac mannan)

O glucomanano, no mbito de um regime alimentar de baixo valor energtico, con tribui para a perda de peso

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham 1 g de glucomanano por poro quantificada. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 3 g de glucomanano em trs doses de 1 g cada, juntamente com 1-2 copos de gua, antes das refeies e no mbito de um regime alimentar de baixo valor energtico.

Advertncia de asfixia para pessoas com difi culdades de deglutio ou quando ingerido com uma quantidade insuficiente de lquido aconselhar a toma com bastante gua por forma a garantir que a substncia chega ao estmago.

2010;8(10):1798

854, 1556, 3725, PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

Goma de guar

A goma de guar contribui para a manuteno de nveis normais de colesterol no sangue

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de 10 g de goma de guar. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 10 g de goma de guar.

Advertncia de asfixia para pessoas com difi culdades de deglutio ou quando ingerido com uma quantidade insuficiente de lquido aconselhar a toma com bastante gua por forma a garantir que a substncia chega ao estmago.

2010;8(2):1464

808

Hidroxipropil-metilcelulose (HPMC)

O consumo de hidroxipro pil-metilcelulose juntamente com a refeio contribui para um menor aumento da glicose no sangue aps essa mesma refeio

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham 4 g de HPMC por poro quantificada como parte da refeio. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido consumindo 4 g de HPMC durante a refeio.

Advertncia de asfixia para pessoas com difi culdades de deglutio ou quando ingerido com uma quantidade insuficiente de lquido aconselhar a toma com bastante gua por forma a garantir que a substncia chega ao estmago.

2010;8(10):1739

814

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Hidroxipropil-metilcelulose (HPMC)

A hidroxipropil-metilcelulose contribui para a manuteno de nveis normais de coleste rol no sangue

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de 5 g de HPMC. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 5 g de HPMC.

Advertncia de asfixia para pessoas com difi culdades de deglutio ou quando ingerido com uma quantidade insuficiente de lquido aconselhar a toma com bastante gua por forma a garantir que a substncia chega ao estmago.

2010;8(10):1739

815 PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

Iodo

O iodo contribui para uma normal funo cognitiva

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de iodo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1800

273

Iodo

O iodo contribui para o nor mal metabolismo produtor de energia

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de iodo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1214 2010;8(10):1800

274, 402

Iodo

O iodo contribui para o nor mal funcionamento do sis tema nervoso

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de iodo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1800

273

Iodo

O iodo contribui para a ma nuteno de uma pele nor mal

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de iodo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1214

370

L 136/19

L 136/20

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Iodo

O iodo contribui para a pro duo normal de hormonas tiroideias e o normal funcio namento da tiroide

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de iodo, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham 10 g de lactulose por poro quantificada individual. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose nica de 10 g de lactulose por dia. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1214 2010;8(10):1800

274, 1237 PT

Lactulose

A lactulose contribui para uma acelerao do trnsito intestinal

2010;8(10):1806

807

Magnsio

O magnsio contribui para a reduo do cansao e da fa diga

2010;8(10):1807

244

Jornal Oficial da Unio Europeia

Magnsio

O magnsio contribui para o equilbrio dos eletrlitos

2009; 7(9):1216

238

Magnsio

O magnsio contribui para o normal metabolismo produ tor de energia

2009; 7(9):1216

240, 247, 248

Magnsio

O magnsio contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso

2009; 7(9):1216

242

Magnsio

O magnsio contribui para o normal funcionamento mus cular

2009; 7(9):1216 2010;8(10):1807

241, 380, 3083

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Magnsio

O magnsio contribui para a sntese normal das protenas

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de magnsio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de mangans, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de mangans, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1216

364 PT

Magnsio

O magnsio contribui para uma normal funo psicol gica

2010;8(10):1807

245, 246

Magnsio

O magnsio contribui para a manuteno de ossos nor mais

2009; 7(9):1216

239

Jornal Oficial da Unio Europeia

Magnsio

O magnsio contribui para a manuteno de dentes nor mais

2009; 7(9):1216

239

Magnsio

O magnsio contribui para o processo de diviso celular

2009; 7(9):1216

365

Mangans

O mangans contribui para o normal metabolismo pro dutor de energia

2009; 7(9):1217 2010;8(10):1808

311, 405

Mangans

O mangans contribui para a manuteno de ossos nor mais

2009; 7(9):1217

310

L 136/21

L 136/22

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Mangans

O mangans contribui para a normal formao de tecidos conjuntivos

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de mangans, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1808

404 PT

Mangans

O mangans contribui para a proteo das clulas contra as oxidaes indesejveis

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de mangans, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1217

309

Jornal Oficial da Unio Europeia

Melatonina

A melatonina contribui para o alvio dos sintomas subje tivos da diferena horria

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham pelo menos 0,5 mg de melatonina por poro quantificada. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com um consumo mnimo de 0,5 mg antes de se deitar no primeiro dia da viagem e nos dias seguintes aps a chegada ao destino.

2010; 8(2):1467

1953

Melatonina

A melatonina contribui para reduzir o tempo necessrio para adormecer

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham 1 mg de melatonina por poro quantificada. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido consumindo 1 mg de melatonina ao deitar.

2011;9(6):2241

1698, 1780, 4080

Molibdnio

O molibdnio contribui para o normal metabolismo dos aminocidos sulfurados

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de molibdnio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1745

313

Monascus purpureus (arroz ver melho fermentado)

A monacolina K do arroz vermelho fermentado contri bui para a manuteno de nveis normais de colesterol no sangue

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de 10 mg de monacolina K proveniente de arroz vermelho fermentado. Para poder ser feita a alegao, o con sumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 10 mg de monacolina K proveniente de preparaes base de arroz vermelho fermentado.

2011;9(7):2304

1648, 1700

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Niacina

A niacina contribui para o normal metabolismo produ tor de energia

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de niacina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1224 2010;8(10):1757

43, 49, 54, 51 PT

Niacina

A niacina contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de niacina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1224

44, 53

Jornal Oficial da Unio Europeia

Niacina

A niacina contribui para uma normal funo psicol gica

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de niacina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1757

55

Niacina

A niacina contribui para a manuteno de mucosas normais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de niacina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1224

45, 52, 4700

Niacina

A niacina contribui para a manuteno de uma pele normal

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de niacina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1224 2010;8(10):1757

45, 48, 50, 52, 4700

Niacina

A niacina contribui para a reduo do cansao e da fa diga

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de niacina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1757

47

L 136/23

L 136/24

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Nozes

As nozes contribuem para a melhoria da elasticidade dos vasos sanguneos

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de, pelo menos, 30 g de nozes. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 30 g de nozes.

2011;9(4):2074

1155, 1157 PT

Pastilhas elsticas sem acar

As pastilhas elsticas sem acar contribuem para a manuteno da mineraliza o dos dentes

A alegao s pode ser utilizada para pastilhas elsticas que cum pram as condies de utilizao aplicveis alegao nutricional [SEM ACARES], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. O consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com a mastigao durante, pelo menos, 20 minutos depois de comer ou beber.

2009; 7(9):1271 2011;9(4):2072 2011;9(6):2266

1151, 1154 486, 562, 1181

Jornal Oficial da Unio Europeia

Pastilhas elsticas sem acar

As pastilhas elsticas sem acar contribuem para a neutralizao dos cidos da placa

A alegao s pode ser utilizada para pastilhas elsticas que cum pram as condies de utilizao aplicveis alegao nutricional [SEM ACARES], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. O consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com a mastigao durante, pelo menos, 20 minutos depois de comer ou beber.

2009; 7(9):1271 2011;6(6):2266

1150 485

Pastilhas elsticas sem acar

As pastilhas elsticas sem acar contribuem para a re duo da secura oral

A alegao s pode ser utilizada para pastilhas elsticas que cum pram as condies de utilizao aplicveis alegao nutricional [SEM ACARES], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. O consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com a utilizao da pastilha elstica sempre que sinta a boca seca.

2009; 7(9):1271

1240

Pastilhas elsticas sem acar com carbamida

As pastilhas elsticas sem acar com carbamida neu tralizam os cidos da placa mais eficazmente que as pas tilhas elsticas sem acar e sem carbamida

A alegao s pode ser utilizada para pastilhas elsticas que cum pram as condies de utilizao aplicveis alegao nutricional [SEM ACARES], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. Para poder ostentar a alegao, cada pastilha elstica individual sem acar deve conter, pelo menos, 20 mg de carbamida. O consumi dor deve receber informao de que a pastilha deve ser mastigada durante, pelo menos, 20 minutos depois de comer ou beber.

2011;9(4):2071

1153

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Pectinas

As pectinas contribuem para a manuteno de nveis nor mais de colesterol no sangue

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de 6 g de pectinas. Para poder ser feita a ale gao, o consumidor deve receber informao de que o efeito be nfico obtido com uma dose diria de 6 g de pectinas.

Advertncia de asfixia para pessoas com difi culdades de deglutio ou quando ingerido com uma quantidade insuficiente de lquido aconselhar a toma com bastante gua por forma a garantir que a substncia chega ao estmago.

2010;8(10):1747

818, 4236 PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

Pectinas

O consumo de pectinas du rante uma refeio contribui para um menor aumento da glicose no sangue aps essa mesma refeio

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que contenham 10 g de pectinas por poro quantificada. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido consumindo 10 g de pectinas como parte da refeio.

Advertncia de asfixia para pessoas com difi culdades de deglutio ou quando ingerido com uma quantidade insuficiente de lquido aconselhar a toma com bastante gua por forma a garantir que a substncia chega ao estmago.

2010;8(10):1747

786

Polifenis do azeite

Os polifenis do azeite con tribuem para a proteo dos lpidos do sangue contra as oxidaes indesejveis

A alegao s pode ser utilizada para azeite que contenha, pelo menos, 5 mg de hidroxitirosol e seus derivados (por exemplo, com plexo oleuropena e tirosol) por 20 g de azeite. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 20 g de azeite.

2011;9(4):2033

1333, 1638, 1639, 1696, 2865

Potssio

O potssio contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de potssio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010; 8(2):1469

386

L 136/25

L 136/26

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Potssio

O potssio contribui para o normal funcionamento mus cular

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de potssio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010; 8(2):1469

320 PT

Potssio

O potssio contribui para a manuteno de uma presso arterial normal

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de potssio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010; 8(2):1469

321

Jornal Oficial da Unio Europeia

Protenas

As protenas contribuem para o crescimento da massa muscular

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de protenas, tal como referido na alegao FONTE DE PROTENAS, constante da lista do anexo do Regula mento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1811 2011;9(6):2203

415, 417, 593, 594, 595, 715 1398

Protenas

As protenas contribuem para a manuteno da massa muscular

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de protenas, tal como referido na alegao FONTE DE PROTENAS, constante da lista do anexo do Regula mento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1811 2011;9(6):2203

415, 417, 593, 594, 595, 715 1398

Protenas

As protenas contribuem para a manuteno de ossos normais

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de protenas, tal como referido na alegao FONTE DE PROTENAS, constante da lista do anexo do Regula mento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1811 2011;9(6):2203

416 4704

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para o normal metabolismo pro dutor de energia

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1814

29, 35, 36, 42

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1814

213

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para a manuteno de mucosas normais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de riboflavina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1814

31 PT

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para a manuteno de glbulos vermelhos normais

2010;8(10):1814

40

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para a manuteno de pele nor mal

2010;8(10):1814

31, 33

Jornal Oficial da Unio Europeia

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para a manuteno de uma viso normal

2010;8(10):1814

39

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para o normal metabolismo do ferro

2010;8(10):1814

30, 37

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para a proteo das clulas contra as oxidaes indesejveis

2010;8(10):1814

207

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina contribui para a reduo do cansao e da fadiga

2010;8(10):1814

41

L 136/27

L 136/28

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Selnio

O selnio contribui para a normal espermatognese

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de selnio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1220

396 PT

Selnio

O selnio contribui para a manuteno de cabelo nor mal

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de selnio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1727

281

Jornal Oficial da Unio Europeia

Selnio

O selnio contribui para a manuteno de unhas nor mais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de selnio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1727

281

Selnio

O selnio contribui para o normal funcionamento do sistema imunitrio

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de selnio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1220 2010;8(10):1727

278, 1750

Selnio

O selnio contribui para o normal funcionamento da ti roide

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de selnio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1727 2009; 7(9):1220

279, 282, 286, 410, 1289, 1290, 1291, 1292, 1293

Selnio

O selnio contribui para a proteo das clulas contra as oxidaes indesejveis

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de selnio, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1220 2010;8(10):1727

277, 283, 286, 1289, 1290, 1291, 1293, 1751, 410, 1292

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Solues eletrolticas con tendo hidratos de carbono

As solues eletrolticas con tendo hidratos de carbono contribuem para a manuten o do desempenho fsico em exerccios de resistncia

Para poder ostentar a alegao, as solues eletrolticas contendo hidratos de carbono devem conter 80-350 kcal/L provenientes de hidratos de carbono e, pelo menos, 75 % da energia deve ser deri vada de hidratos de carbono que induzam uma elevada resposta glicmica, tais como a glicose, polmeros de glicose e sacarose. Alm disso, estas bebidas devem conter entre 20 mmol/L (460 mg/L) e 50 mmol/L (1,150 mg/L) de sdio e apresentar uma osmolalidade entre 200 e 330 mOsm/kg de gua.

2011;9(6):2211

466, 469 PT

Solues eletrolticas con tendo hidratos de carbono

As solues eletrolticas con tendo hidratos de carbono aumentam a absoro de gua durante o exerccio fsi co

Para poder ostentar a alegao, as solues eletrolticas contendo hidratos de carbono devem conter 80-350 kcal/L provenientes de hidratos de carbono e, pelo menos, 75 % da energia deve ser deri vada de hidratos de carbono que induzam uma elevada resposta glicmica, tais como a glicose, polmeros de glicose e sacarose. Alm disso, estas bebidas devem conter entre 20 mmol/L (460 mg/L) e 50 mmol/L (1,150 mg/L) de sdio e apresentar uma osmolalidade entre 200 e 330 mOsm/kg de gua.

2011;9(6):2211

314, 315, 316, 317, 319, 322, 325, 332, 408, 465, 473, 1168, 1574, 1593, 1618, 4302, 4309

Jornal Oficial da Unio Europeia

Substituto de refeio para controlo do peso

Substituir uma refeio di ria de um regime alimentar de baixo valor energtico por um substituto de refei o contribui para a manu teno do peso aps perda do mesmo

Para poder ostentar a alegao, o alimento deve cumprir as especi ficaes definidas na Diretiva 96/8/CE relativas aos produtos alimen tares, conforme indicado no artigo 1.o, n.o 2, alnea b), da referida diretiva. Por forma a alcanar o efeito alegado, deve ser substituda diariamente uma refeio pelo substituto de refeio.

2010; 8(2):1466

1418

Substituto de refeio para controlo do peso

Substituir duas refeies di rias de um regime alimentar de baixo valor energtico por substitutos de refeio contribui para a perda de pe so

Para poder ostentar a alegao, o alimento deve cumprir as especi ficaes definidas na Diretiva 96/8/CE relativas aos produtos alimen tares, conforme indicado no artigo 1.o, n.o 2, alnea b), da referida diretiva. Por forma a alcanar o efeito alegado, devem ser substitu das diariamente duas refeies pelos substitutos de refeio.

2010; 8(2):1466

1417

L 136/29

L 136/30

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Substitutos do acar, ou seja, edulcorantes intensos; xilitol, sorbitol, manitol, maltitol, lactitol, isomalte, eritritol, sucralose e polidextrose; D-tagatose e isomaltulose

O consumo de alimentos/be bidas contendo <nome do substituto do acar> em vez de acar (*) induz um menor aumento da glicose no sangue aps o seu con sumo em comparao com alimentos/bebidas contendo acar.

Para poder ostentar a alegao, os acares dos alimentos ou bebi das devem ser substitudos por substitutos do acar, ou seja, edul corantes intensos; xilitol, sorbitol, manitol, maltitol, lactitol, isomal te, eritritol, sucralose ou polidextrose, ou uma combinao dos mesmos, por forma a que os alimentos ou as bebidas contenham quantidades de acar reduzidas equivalentes, pelo menos, quan tidade referida na alegao TEOR DE (NOME DO NUTRIENTE) REDUZIDO, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. No caso da D-tagatose e da isomaltulose, devem substituir quanti dades equivalentes de outros acares na mesma proporo que a referida na alegao TEOR DE (NOME DO NUTRIENTE) REDUZI DO, constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2011;9(4):2076 2011;9(6):2229

617, 619, 669, 1590, 1762, 2903, 2908, 2920 4298

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

Substitutos do acar, ou seja, edulcorantes intensos; xilitol, sorbitol, manitol, maltitol, lactitol, isomalte, eritritol, sucralose e polidextrose; D-tagatose e isomaltulose

O consumo de alimentos/be bidas contendo <nome do substituto do acar> em vez de acar (**) contribui para a manuteno da mine ralizao dos dentes

Para poder ostentar a alegao, os acares dos alimentos ou bebi das (que reduzem o pH da placa abaixo de 5,7) devem ser subs titudos por substitutos do acar, ou seja, edulcorantes intensos; xilitol, sorbitol, manitol, maltitol, lactitol, isomalte, eritritol, sucra lose ou polidextrose, ou uma combinao dos mesmos, por forma a que o consumo de tais alimentos ou bebidas no baixe o pH da placa para um valor inferior a 5,7 durante e at 30 minutos aps o consumo.

2011;9(4):2076 2011;9(6):2229

463, 464, 563, 618, 647, 1182, 1591, 2907, 2921, 4300 1134, 1167, 1283

Tiamina

A tiamina contribui para o normal metabolismo produ tor de energia

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de tiamina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1222

21, 24, 28

Tiamina

A tiamina contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de tiamina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1222

22, 27

Tiamina

A tiamina contribui para uma normal funo psicol gica

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de tiamina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1755

205

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Tiamina

A tiamina contribui para o normal funcionamento do corao

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam, pelo menos, uma fonte de tiamina, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina A, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina A, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina A, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina A, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina A, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina A, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1222

20 PT

Vitamina A

A vitamina A contribui para o normal metabolismo do ferro

2009; 7(9):1221

206

Vitamina A

A vitamina A contribui para a manuteno de mucosas normais

2009; 7(9):1221 2010;8(10):1754

15, 4702

Jornal Oficial da Unio Europeia

Vitamina A

A vitamina A contribui para a manuteno de uma pele normal

2009; 7(9):1221 2010;8(10):1754

15, 17, 4660, 4702

Vitamina A

A vitamina A contribui para a manuteno de uma viso normal

2009; 7(9):1221 2010;8(10):1754

16, 4239, 4701

Vitamina A

A vitamina A contribui para o normal funcionamento do sistema imunitrio

2009; 7(9):1222 2011;9(4):2021

14, 200, 1462

Vitamina A

A vitamina A contribui para o processo de diferenciao celular

2009; 7(9):1221

14

L 136/31

L 136/32

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para o normal metabolismo produtor de energia

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B12, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B12, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B12, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B12, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B12, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B12, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B12, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1223

99, 190 PT

Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para o normal funciona mento do sistema nervoso

2010;8(10):4114

95, 97, 98, 100, 102, 109

Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para o normal metabolismo da homocistena

2010;8(10):4114

96, 103, 106

Jornal Oficial da Unio Europeia

Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para uma normal funo psi colgica

2010;8(10):4114

95, 97, 98, 100, 102, 109

Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para a formao normal de glbulos vermelhos

2009; 7(9):1223

92, 101

Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para o normal funciona mento do sistema imunitrio

2009; 7(9):1223

107

Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para a reduo do cansao e da fadiga

2010;8(10):4114

108

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para o processo de diviso celular

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B12, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1223 2010;8(10):1756

93, 212 PT

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para a sntese normal da cis tena

2010;8(10):1759

4283

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para o normal metabolismo produtor de energia

2010;8(10):1759

75, 214

Jornal Oficial da Unio Europeia

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para o normal funciona mento do sistema nervoso

2009; 7(9):1225

66

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para o normal metabolismo da homocistena

2010;8(10):1759

73, 76, 199

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para o metabolismo normal das protenas e do glicog nio

2009; 7(9):1225

65, 70, 71

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para uma normal funo psi colgica

2010;8(10):1759

77

L 136/33

L 136/34

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para a formao normal de glbulos vermelhos

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina B6, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que proporcionem uma ingesto diria de 200 mg de vitamina C. Para poder ser feita a alegao, o consumidor deve receber informao de que o efeito benfico obtido com uma dose diria de 200 mg para alm da dose diria recomendada de vitamina C. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1225

67, 72, 186 PT

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para o normal funciona mento do sistema imunitrio

2009; 7(9):1225

68

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para a reduo do cansao e da fadiga

2010;8(10):1759

78

Jornal Oficial da Unio Europeia

Vitamina B6

A vitamina B6 contribui para a regulao da atividade hormonal

2009; 7(9):1225

69

Vitamina C

A vitamina C contribui para manter o normal funciona mento do sistema imunitrio durante e aps exerccio f sico intenso A vitamina C contribui para a normal formao de cola gnio para funcionamento normal dos vasos sangu neos A vitamina C contribui para a normal formao de cola gnio para funcionamento normal dos ossos

2009; 7(9):1226

144

Vitamina C

2009; 7(9):1226

130, 131, 149

Vitamina C

2009; 7(9):1226

131, 149

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Vitamina C

A vitamina C contribui para a normal formao de cola gnio para funcionamento normal das cartilagens

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1226

131, 149 PT

Vitamina C

A vitamina C contribui para a normal formao de cola gnio para funcionamento normal das gengivas

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1226

131, 136, 149

Jornal Oficial da Unio Europeia

Vitamina C

A vitamina C contribui para a normal formao de cola gnio para funcionamento normal da pele

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1226

131, 137, 149

Vitamina C

A vitamina C contribui para a normal formao de cola gnio para funcionamento normal dos dentes

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1226

131, 149

Vitamina C

A vitamina C contribui para o normal metabolismo pro dutor de energia

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1226 2010;8(10):1815

135, 2334, 3196

Vitamina C

A vitamina C contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1226

133

L 136/35

L 136/36

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Vitamina C

A vitamina C contribui para uma normal funo psicol gica

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina C, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina D, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1815

140 PT

Vitamina C

A vitamina C contribui para o normal funcionamento do sistema imunitrio

2009; 7(9):1226 2010;8(10):1815

134, 4321

Vitamina C

A vitamina C contribui para a proteo das clulas contra as oxidaes indesejveis

2009; 7(9):1226 2010;8(10):1815

129, 138, 143, 148, 3331

Jornal Oficial da Unio Europeia

Vitamina C

A vitamina C contribui para a reduo do cansao e da fadiga

2010;8(10):1815

139, 2622

Vitamina C

A vitamina C contribui para a regenerao da forma re duzida da vitamina E

2010;8(10):1815

202

Vitamina C

A vitamina C aumenta a ab soro de ferro

2009; 7(9):1226

132, 147

Vitamina D

A vitamina D contribui para a normal absoro/utilizao do clcio e do fsforo

2009; 7(9):1227

152, 157, 215

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Vitamina D

A vitamina D contribui para nveis normais de clcio no sangue

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina D, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1227 2011;9(6):2203

152, 157 215 PT

Vitamina D

A vitamina D contribui para a manuteno de ossos nor mais

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina D, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1227

150, 151, 158, 350

Jornal Oficial da Unio Europeia

Vitamina D

A vitamina D contribui para a manuteno do normal funcionamento muscular

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina D, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010; 8(2):1468

155

Vitamina D

A vitamina D contribui para a manuteno de dentes nor mais

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina D, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1227

151, 158

Vitamina D

A vitamina D contribui para o normal funcionamento do sistema imunitrio

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina D, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010; 8(2):1468

154, 159

Vitamina D

A vitamina D contribui para o processo de diviso celular

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina D, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1227

153

L 136/37

L 136/38

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Vitamina E

A vitamina E contribui para a proteo das clulas contra as oxidaes indesejveis

A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina E, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina K, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada para alimentos que sejam pelo menos uma fonte de vitamina K, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MI NERAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1816

160, 162, 1947 PT

Vitamina K

A vitamina K contribui para a normal coagulao do san gue

2009; 7 (9):1228

124, 126

Vitamina K

A vitamina K contribui para a manuteno de ossos nor mais

2009; 7 (9):1228

123, 127, 128, 2879

Jornal Oficial da Unio Europeia

Zinco

O zinco contribui para o normal metabolismo cido-base

2009; 7(9):1229

360

Zinco

O zinco contribui para o normal metabolismo dos hi dratos de carbono

2010;8(10):1819

382

Zinco

O zinco contribui para uma normal funo cognitiva

2009; 7(9):1229

296

Zinco

O zinco contribui para a sn tese normal do ADN

2010;8(10):1819

292, 293, 1759

25.5.2012

25.5.2012

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Zinco

O zinco contribui para uma fertilidade e reproduo nor mais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2009; 7(9):1229

297, 300 PT

Zinco

O zinco contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes

2010;8(10):1819

2890

Zinco

O zinco contribui para o normal metabolismo dos cidos gordos

2009; 7(9):1229

302

Jornal Oficial da Unio Europeia

Zinco

O zinco contribui para o normal metabolismo da vita mina A

2009; 7(9):1229

361

Zinco

O zinco contribui para a sn tese normal das protenas

2010;8(10):1819

293, 4293

Zinco

O zinco contribui para a manuteno de ossos nor mais

2009; 7(9):1229

295, 1756

Zinco

O zinco contribui para a manuteno de cabelo nor mal

2010;8(10):1819

412

L 136/39

L 136/40

Nutriente, substncia, alimento ou categoria de alimento

Alegao

Condies de utilizao da alegao

Condies e/ou restries de utilizao dos alimentos e/ou declarao ou adver tncia adicional

Nmero do EFSA Journal

Nmero de entrada per tinente na lista consolidada apresentada AESA para a sua avaliao

Zinco

O zinco contribui para a manuteno de unhas nor mais

A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006. A alegao s pode ser utilizada em alimentos que sejam pelo menos uma fonte de zinco, tal como referido na alegao FONTE DE [NOME DA(S) VITAMINA(S)] E/OU [NOME DO(S) MINE RAL(IS)], constante da lista do anexo do Regulamento (CE) n.o 1924/2006.

2010;8(10):1819

412

PT

Zinco

O zinco contribui para a manuteno de uma pele normal

2010;8(10):1819

293

Zinco

O zinco contribui para a manuteno de nveis nor mais de testosterona no san gue O zinco contribui para a manuteno de uma viso normal

2010;8(10):1819

301

Jornal Oficial da Unio Europeia

Zinco

2009; 7(9):1229

361

Zinco

O zinco contribui para o normal funcionamento do sistema imunitrio

2009; 7(9):1229

291, 1757

Zinco

O zinco contribui para a proteo das clulas contra as oxidaes indesejveis

2009; 7(9):1229

294, 1758

Zinco

O zinco contribui para o processo de diviso celular

2009; 7(9):1229

292, 293, 1759

(*) No caso da D-tagatose e da isomaltulose dever ler-se outros acares (**) No caso da D-tagatose e da isomaltulose dever ler-se outros acares

25.5.2012

Вам также может понравиться