Вы находитесь на странице: 1из 8

PROJETO LIXO URBANO

Introduo
Hoje daremos incio a um projeto em parceria com Lngua Portuguesa, Artes Visuais e Geografia. Temos, portanto, um projeto multidisciplinar. O projeto inclui vrias atividades a serem realizadas durante as aulas das referidas disciplinas e durante as aulas de Informtica Educativa. Dentre as atividades a serem realizadas durante as aulas de Informtica Educativa, temos: 1. Postagem de fotos do lixo urbano no site Panoramio com localizao geogrfica das mesmas. 2. Criao de cartazes de conscientizao sobre a problemtica do lixo com a insero de fotos dos trabalhos criados durante as aulas de artes e dos textos produzidos durante as aulas de Lngua Portuguesa. 3. Montagem de um site colaborativo com todo o material do projeto: textos produzidos sobre o filme Lixo extraordinrio, fotos do lixo urbano publicadas no site do Panoramio, fotos das obras de arte produzidas durante as aulas de arte e os cartazes de conscientizao.

Etapa 1 Postagem de fotos no site Panoramio


A. Organizando as fotos: Acesse o servidor, localize a pasta Atividade 3 e renomeie a pasta referente sua mquina da seguinte forma: n da mquina+seu nome (ex: 04_carlos_henrique). Salve na pasta criada todas as fotos que voc tirou. Abra cada uma das fotos no Photoscape e acrescente informaes textuais (em forma de legenda) referentes ao local da foto (rua e bairro) e a data em que a foto foi tirada. Se preferir, insira uma moldura em forma de borda fina e estreita, nas cores branca ou preta. Bordas largas, coloridas, no so aceitas. Veja, ao final deste documento as regras de aceitao das fotos.

B. Criando um usurio no ambiente do Panoramio. Acesse: http://www.panoramio.com. Caso j tenha um usurio no Gmail, clique no boto entrar (lado direito superior da pgina). Caso no tenha um usurio do Gmail, clique em Cadastre-se:

Preencha o formulrio de cadastro informando um usurio de e-mail (seu usurio@gmail.com), uma senha, o local e a data de nascimento. Como o servio do Google s aceita usurios com mais de 18 anos, a data dever ser anterior a 25/05/1994. Ao final, clique em Criar minha conta.

C. Publicando suas fotos Clique no boto Enviar e, em seguida, clique em Carregar fotos. Localize a 1 foto no servidor e d duplo clique nela. Clique em Add more photos para enviar a 2 foto. Proceda da mesma forma. Vrias fotos podem ser enviadas em sequncia.

Aps o upload das fotos, clique em Mapeie esta foto (ao lado da 1 foto), para localiz-la geograficamente (com latitude e longitude). Na janela que se abre, digite o nome da rua onde a foto foi tirada.

Quando a rua for localizada no mapa (no modo satlite), arraste a cmera fotogrfica para o local exato onde a foto foi tirada.

Observe que agora, na rea onde inicialmente aparecia o nome da rua, surge a localizao da foto em coordenadas geogrficas. As letras utilizadas correspondem s palavras em Ingls N-North (Norte), S-South (Sul), E-East (Leste) e W-West (Oeste). A latitude vem na frente da longitude. No exemplo abaixo, temos ento: 22 55 44 latitude Sul e 43 23 59 longitude Oeste. Ao final, clique em Salvar posio (Boto azul na paste inferior esquerda da pgina).

Mapeie as demais fotos tiradas. Renomeie cada uma das fotos. Para tanto, voc pode utilizar a pgina do Envio ou a pgina da prpria foto.

D. Adicionando Tags (etiquetas) s suas fotos necessrio criar tags (etiquetas) para as fotos enviadas ao Panoramio. Desta forma, as fotos do lixo podero, no futuro, ser separadas das demais fotos que voc queira postar no Panoramio (paisagens, igrejas histricas, etc). Clique em Suas fotos para visualizar a pgina com todas as suas fotos

Digite lixo na rea correspondente criao das etiquetas. Clique, ento, em Criar etiqueta.

Depois clique no boto aplicar (ao lado da palavra lixo). Todas as fotos aparecero em marca dgua. Clique nas fotos a serem identificadas com a tag lixo. As fotos j identificadas com a tag deixam de ser exibidas em marca dgua. Compare as duas as 3 fotos abaixo.

Ao final clique em concludo.

Crie uma tag (etiqueta) para identificar as demais fotos. No exemplo abaixo, criei uma para fotos tiradas em Natal-RN

E. Criando cdigos em HTML para exibio das fotos. Para que suas fotos postadas no Panoramio sejam exibidas em forma de lbum, necessria a criao de cdigos em HTML. Inicialmente, voc ir criar uma Lista de fotos de usurio. Abra o bloco de notas (Iniciar / Todos os Programas / Acessrios / Bloco de notas). Copie e cole no bloco de notas o cdigo abaixo, fazendo as devidas alteraes: <iframe src="http://www.panoramio.com/wapi/template/photo_list.html?user=6923336&amp;width=600&a mp;height=500&amp;list_size=8&amp;position=bottom&amp;tag=lixo;bgcolor=black" marginwidth="0" marginheight="0" frameborder="0" height="500" scrolling="no" width="600"></iframe> Onde: 6923336 Ser substitudo pelo cdigo do seu usurio. Aparecer no endereo do navegador, assim que voc fizer login no Panoramio. tag=lixo - Corresponde ao nome da etiqueta atribuda s fotos do lixo. bgcolor=black - Corresponde cor de fundo do seu lbum de fotos (bg=background). Salve o arquivo nomeado da seguinte forma turma+nome+codigo1.txt 705_carlos_codigo1.txt (em sua pasta de trabalho no servidor). Veja um exemplo de lbum criado com esse cdigo. -

Abra novamente o bloco de notas e desta vez crie um cdigo em HTML para exibir suas fotos em Slideshow. O cdigo base : <iframe src="http://www.panoramio.com/wapi/template/slideshow.html?user=6923336&amp;width=780&am p;height=450&amp;tag=lixo; delay=5" frameborder="0" width="780" height="450" scrolling="no" marginwidth="0" marginheight="0"> </iframe> Onde: 6923336 Ser substitudo pelo cdigo do seu usurio. Aparecer no endereo do navegador, assim que voc fizer login no Panoramio. tag=lixo - Corresponde ao nome da etiqueta atribuda s fotos do lixo. 5 - Corresponde ao tempo de exibio de cada fotos. No caso, 5 segundos. width=780 Corresponde largura da foto em pixels. height=450 - Corresponde altura da foto em pixels. Salve o arquivo nomeado da seguinte forma turma+nome+codigo2.txt 705_carlos_codigo1.txt (em sua pasta de trabalho no servidor). -

Poltica de aceitao para o Google Earth e Google Mapas


Para o Google Earth e o Google Mapas selecionamos somente fotos sobre lugares exterior: paisagens, monumentos, ruas, edifcios, parques, e assim por diante. Todas as fotos devem respeitar as Poltica de Aceitao de Fotos. Assuntos que no so aprovados As tabelas a seguir listam os tipos de fotos que no obtm aprovao para Google Earth e Google Mapas. A primeira tabela lista assuntos que no so aprovados porque seus temas so inadequados. Assunto inadequado Retratos de pessoas, ou fotos de pessoas posando Carro, avio ou qualquer mquina Animal de estimao ou outros animais Flores e detalhes de plantas Closes, detalhes, inscries ou sinais Fotos areas semelhante ao de imagens dos satlite do Google Mapas Eventos, como exposies, concertos e desfiles Interiores; qualquer coisa sob um telhado ou cobertura Representaes, como pinturas, logotipos, imagens digitais, colagens, e assim por diante, em vez de imagens vivas Tipos de fotos que no so aprovadas Esta segunda tabela lista os tipos de fotos que no so aceitas para o Google Earth e Google Mapas. Questo Texto, como avisos de direitos autorais enormes, publicidade, ou URLs enormes Fotos com molduras As fotos que so menores do que 500 pixels de altura e largura Fotos de baixa qualidade, incluindo fotos desfocadas, fotos menores do que 100 KB, fotos muito escuras, e assim por diante Fotos tiradas do interior de um carro Fotos 3D (fotos que so destinados para uso com culos especiais) Possvel exceo Avisos de direitos autorais muito pequenos e discretos, se voc o proprietrio dos direitos autorais Bordas muito fina e simples so aceitas, como uma linha preta ou linha branca Perspectivas dentro das igrejas, mesquitas, estaes de trem, e assim por diante Possvel exceo As pessoas so uma parte inevitvel do lugar O objeto uma parte inevitvel de um lugar Animais em seu ambiente natural mostrando a paisagem Florestas, rvores grandes e fotos que mostram a paisagem

Fonte: http://www.panoramio.com/help/acceptance_policy

Вам также может понравиться