Вы находитесь на странице: 1из 16

Manual do Usurio

PARABNS! Voc um cliente especial que acaba de adquirir um produto com a qualidade mundial Electrolux, com design moderno e arrojado e a mais avanada tecnologia. Neste manual, voc encontra todas as informaes para sua segurana e o uso adequado de seu Forno. Leia todas as instrues antes de utilizar o produto e guarde este manual para futuras referncias. Em caso de dvida, ligue gratuitamente para o Servio de Atendimento ao Consumidor: 0800 728 8778.

Segurana
Este aparelho no se destina utilizao por pessoas (inclusive crianas) com capacidades fsicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experincia e conhecimento, a menos que tenham recebido instrues referentes utilizao do aparelho ou estejam sob a superviso de uma pessoa responsvel pela sua segurana.
Leia todas as instrues antes de usar o produto. importante guardar este manual de instrues para futuras consultas.

ATENO
Estas informaes so fornecidas para sua segurana. Voc DEVE ler o manual cuidadosamente antes de instalar ou usar o produto.

IMPORTANTE

Guarde a nota fiscal de compra do produto, pois o atendimento em garantia s vlido mediante sua apresentao ao Servio Autorizado Electrolux. A etiqueta de identificao ser utilizada pelo Servio Autorizado Electrolux, caso seu Forno necessite de reparo. No retire-a do local onde est adesivada.

Cuidado com Crianas

Dicas Ambientais

O material da embalagem reciclvel. Procure selecionar plsticos, papel e papelo e enviar s companhias de reciclagem. Este produto no pode ser tratado como lixo domstico. Em vez disso deve ser entregue ao centro de coleta seletiva para reciclagem de equipamentos eletro-eletrnicos.

Evite acidentes. Aps desembalar o Forno, mantenha o material da embalagem fora do alcance de crianas. No permita que o Forno seja manuseado por crianas, mesmo quando o produto estiver desligado. Fique atento para que as crianas no toquem na superfcie do Forno, nem permaneam prximas ao produto em funcionamento ou desligado e ainda quente, principalmente quando for utilizado o grill.

Para o Usurio / Instalador


Se o cabo eltrico estiver danificado, entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux para que seja feita a substituio, a fim de evitar riscos.

IMPORTANTE

ndice
Manual do Usurio ......................................... 2 Segurana ....................................................... 2 Descrio do Produto .................................... 4 Instalao ........................................................ 5 Como Usar ...................................................... 7 Limpeza e Manuteno .................................. 8 Dicas e Conselhos.......................................... 9 Soluo de Problemas ................................. 10 Especificaes Tcnicas ............................. 11 Certificado de Garantia ................................ 14

O cabo eltrico no deve ficar excessivamente dobrado ou pressionado durante a instalao. O cabo eltrico deve ser conectado a uma tomada exclusiva. No utilize extenses ou adaptadores tipo T (benjamin).
errado

O cabo eltrico do produto no pode ser alterado. No desligue o Forno da tomada puxando pelo cabo eltrico. Desligue puxando pelo plugue. Tenha cuidado para que o Forno no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Se houver uma tomada ltrica prxima ao Forno, certifique-se de que os cabos dos outros eletrodomsticos no ficam em contato com as partes quentes do produto. Certifique-se de que os botes esto na posio de desligado quando o Forno no estiver em funcionamento. Esse produto deve ser aterrado. Em caso de mau funcionamento ou falha, o aterramento diminui o risco de choque eltrico. Esse produto possui um cabo eltrico com um equipamento condutor de aterramento e um pino de aterramento. O plugue deve ser conectado a uma tomada devidamente aterrada de acordo com os padres ABNT NBR 5410 - Seo Aterramento. Uma ligao incorreta do equipamento condutor de aterramento pode causar risco de choque eltrico.

Quando os alimentos so aquecidos, geram vapor da mesma forma que uma chaleira com gua. Quando o vapor entra em contato com o vidro da porta do Forno ocorre a condensao, resultando na formao de gotas de gua. Isto normal e no indica mau funcionamento do produto. Limpe as gotas de gua aps cada cozimento.

ATENO
Fique atento ao cozinhar utilizando leo ou gorduras, pois se estes forem derramados podem incendiar-se. Certifique-se de que as prateleiras do Forno foram introduzidas corretamente nas guias. No use limpadores abrasivos ou utenslios metlicos afiados para limpar o vidro da porta, pois isto pode riscar o vidro, resultando na quebra do mesmo. Tenha cuidado ao usar produtos de limpeza do tipo aerossol. Nunca dirija o jato sobre o grill e os botes do painel de controle. Use a bandeja coletora de gordura sempre que utilizar o gril ou cozinhar carnes diretamente sobre as prateleiras. Despeje um ou dois copos de gua na bandeja para evitar que as gotas de gordura ou molho queimem, produzindo mau cheiro e fumaa. Este Forno deve ser utilizado somente para o cozimento de alimentos. Qualquer outro tipo de uso, como para aquecimento de ambiente , perigoso. A fabricante no se responsabiliza por qualquer dano causado por um uso indevido ou incorreto. Siga as instrues contidas deste manual. No toque no Forno se voc estiver com as mos ou os ps midos ou molhados. No use o Forno se voc estiver descalo. Se o Forno apresentar alguma falha, retire o cabo eltrico da tomada e no toque no produto. Entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux.

ATENO
Em caso de dvida sobre o aterramento, entre em contato com um eletricista qualificado. No modifique o plugue do cabo eltrico fornecido com o produto caso ele no se encaixe na tomada. Solicite a um eletricista que instale uma tomada aterrada. Para evitar choque eltrico, retire o cabo eltrico da tomada antes de substituir a lmpada. Quando o Forno ligado pela primeira vez, poder ocorrer a formao de fumaa com cheiro forte, o que acontece devido ao aquecimento dos materiais de isolao dos painis ao redor do Forno. Isto normal e, neste caso, aguarde a dissipao da fumaa antes de colocar o alimento dentro do produto.

Descrio do Produto

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Boto seletor de temperatura Boto seletor de tempo Boto seletor de funo Painel de controle Grill Lmpada do forno Prateleira Bandeja coletora de gordura (esmaltada) Guias da prateleira: podem ser removidas para limpeza.

10 Porta removivel para facilitar a limpeza

Instalao
A primeira instalao do seu produto gratuita. Para sua tranquilidade, a Electrolux possui uma rede de Servios Autorizados altamente qualificada para instalar o seu produto. Entre em contato com um dos Servios Autorizados Electrolux que constam na relao fornecida juntamente com esse Manual de Instrues. Para solicitar a instalao ser necessrio apresentar a nota fiscal do produto e este dever estar dentro do prazo de garantia. Essa instalao no compreende servios de preparao do local e nem os materiais para a instalao (ex.: alvenaria, rede eltrica, tomada, disjuntor, aterramento, etc.), pois so de responsabilidade do Consumidor. Figura 2

Embutindo o Forno
O nicho dever ter as dimenses indicadas nas Figuras 1 e 2. indispensvel garantir a circulao do ar na parte posterior do Forno, o que necessrio para um bom resfriamento (Figura 3).

ATENO
Antes de comear a instalao, leia com ateno todas as informaes a seguir. Elas ajudaro a executar a instalao e a garantir que o Forno seja instalado corretamente e com segurana. Guarde esse Manual em um local de fcil acesso para consultas futuras.

IMPORTANTE

Figura 3

Qualquer servio eltrico necessrio para a instalao deste produto deve ser executado por um eletricista qualificado. Remova completamente a embalagem antes de posicionar o Forno.

Fixando o Forno
Coloque o Forno no nicho, abra a porta do Forno e fixe-o no nicho atravs de 4 parafusos (Figura 4). Se o Forno ser instalado embaixo de um cooktop, as ligaes eltricas dos dois produtos deve ser feita separadamente.

Dimenses do Nicho

Figura 4

ATENO
O material dos painis do nicho deve ser resistente ao calor. Certifique-se de que a cola utilizada nos painis suporta temperaturas de at 120C, pois plsticos ou cola no resistentes a esta temperatura podem derreter e deformar o nicho Assim que o Forno for colocado dentro do nicho, todas as partes eltricas devem ser completamente isoladas. Figura 1 Todas as protees devem ser firmemente fixadas de maneira que no possam ser removidas sem a ajuda de ferramentas.
5

Conexo Eltrica
ATENO
Cuidado para sua segurana: No use extenso ou adaptadores com este produto No corte ou remova, sob qualquer circunstncia, o pino de aterramento do plugue do cabo eltrico. Disjuntores obrigatria a instalao de um disjuntor exclusivo para o Forno. Em caso de dvida com relao ao sistema eltrico de sua residncia, consulte a concessionria de energia eltrica.

Conexo eltrica Seu produto possui um plugue de 20A, com pinos de 4,8mm. Certifique-se de que o valor de tenso na residncia corresponde ao informado na etiqueta de identificao. Verifique tambm se o sistema eltrico suporta a corrente mxima informada na etiqueta. Somente ento coloque o plugue do cabo eltrico na tomada, que deve estar devidamente aterrada.

IMPORTANTE
Se a tomada na qual o produto ser conectado no apropriada para o plugue, substitua a tomada ao invs de usar um adaptador, pois isso poder causar superaquecimento e incndio. Certifique-se de que a tomada est devidamente aterrada antes de usar o produto. A instalao eltrica deve atender a norma ABNT NBR 5410 e utilizar tomada padronizada (ABNT NBR 14136) (modelo 20A). A tomada ou o interruptor utilizado para a conexo do cabo eltrico deve ficar em um local de fcil acesso durante a instalao.

ATENO
Durante a instalao, verifique o posicionamento do cabo eltrico. Mantenha o cabo eltrico afastado das paredes do forno.

Como Usar

1 Indicador de temperatura: Indica que a

resistncia de aquecimento est acionada, ou seja, o forno est aquecendo para a temperatura selecionada. Uma vez alcanada a temperatura a resistncia desliga automaticamente e o indicador apaga. que uma das funes do Forno selecionada, indicando que o forno ou a lmpada est em funcionamento.

5 Boto seletor de programa:LSeleciona o


programa desejado para o cozimento: Acende a lmpada do Forno sem que seja necessria a abertura da porta. Resistncia inferior: Uma resistncia localizada na parte inferiro do Forno permite um aquecimento mais concentrado na base dos alimentos. Ideal para assar pizza e obter uma massa mais crocante. Resistncia superior (grill): Ideal para gratinar alimentos. Aquecimento convencional: As resistncias superior e inferior funcionam simultaneamente para fornecer um mtodo de cozimento convencional. O aquecimento transferido para o centro do Forno atravs de conduo natural. O Forno comea a funcionar imediatamente aps a seleo do tempo, da tamperatura e do programa. Quando o tempo programado atingido, o Forno emite um sinal sonoro.

2 Indicador de funconamento: Acende sempre 3 4

Boto de temperatura: Permite selecionar a temperatura de cozimento entre 50C e 250C. Boto de tempo: Permite selecionar o tempo de cozimento entre 20 e 120 minutos. Para tempos de cozimento inferiores a 60 minutos, primeiro gire o boto para um tempo maior e, em seguida, gire-o novamente para o tempo desejado. Quando selecionada a posio , o Forno permanece ligado por tempo indeterminado. Tenha cuidado ao utilizar este ajuste, pois o alimento pode incendiar-se se o tempo de cozimento for muito longo.

IMPORTANTE
Aps retirar o alimento do Forno, lembre-se de colocar os botes na posio de desligado. Durante o uso o aparelho torna-se quente. Tenha cuidado para evitar o contato com os elementos de aquecimento dentro do forno.

Antes de Usar o Forno pela Primeira Vez


O isolamento trmico do produto produz, durante os primeiros minutos de funcionamento, fumaa e odores caractersticos. Por isso, aquea o Forno vazio por 45 minutos, selecionando o programa e a temperatura 250C Deixe o Forno esfriar e limpe o interior do produto com gua quente e detergente neutro. A prateleira, a bandeja coletora de gordura e as guias da prateleira devem ser lavados antes da primeira utilizao do Forno.

Seu Forno possui um ventilador que tem a funo de resfriar o painel de controle e o puxador da porta. Este ventilador acionado automaticamente quando feita uma programao e permanece ligado por aprox. 15 minutos aps o desligamento do produto, mesmo que os botes estejam na posio de desligado.

Limpeza e Manuteno
Antes de executar qualquer limpeza ou manuteno, desligue o Forno da tomada. A limpeza deve ser feita com o produto frio.

As paredes laterais do Forno so revestidas com esmalte autolimpante. recomendvel o aquecimento do Forno sem alimentos em intervalos regulares para completar o processo de autolimpeza. 1 Retire as partes removveis de dentro do Forno. 2 Limpe o cho do Forno com gua morna e detergente neutro. Seque em seguida. 3 Selecione o programa de aquecimento convencional e a temperatura 250C e deixe o Forno ligado por 45 minutos. 4 Limpe qualquer resduo remanescente com uma esponja macia depois que Forno estiver frio.

Limpeza dos Painis Autolimpantes

ATENO
Jamais limpe seu Forno com fluidos inflamveis como lcool, querosene, gasolina, thinner, solventes, produtos qumicos ou abrasivos como detergentes, cidos ou vinagres. Para a limpeza das partes esmaltadas, em ao inox e do vidro da porta, use uma esponja macia ou um pano mido e detergente neutro. No utilize palha de ao, ps abrasivos e substncias corrosivas que possam causar riscos. No deixe que substncias cidas ou alcalinas (como vinagre, caf, gua salgada, suco de tomate, etc.) permaneam em contato com as spuerfcies esmaltadas por muito tempo. Caso ocorra derramamento deste tipo de substncia dentro do Forno, limpe imadiatamante importante a limpeza do Forno aps cada uso, pois pode ocorrer o acmulo de gordura derretida na parte interna do produto durante o cozimento. Na prxima vez que voc utilizar o Forno, esta gordura pode causar mau cheiro e afetar o processo de cozimento. Para a limpeza, utilize gua quente e detergente neutro. Enxgue completamente.

ATENO
Nunca utilize limpadores para fornos nas superfceis autlimpantes, pois eles podem danificar essas superfcies.

Limpeza da Porta

Substituio da Lmpada
ATENO
Assegure-se de que o aparelho est desligado antes de substituir a lmpada, para evitar a possibilidade de choque eltrico. Gire a tampa da lmpada e substitua a lmpada por outra com as mesmas caractersticas (220V/25W). A lmpada pode ser adquirida junto ao Servio Autorizado Electrolux.

Removendo a porta do Forno: 1 Abra totalmente a porta. 2 Abra totalmente as travas das duas dobradias 3 Feche a porta at um ngulo de aprox. 60, segure a porta com as duas mos e levante-a para desencaix-la das dobradias. Reinstalando a porta do Forno: 1 Encaixe as dobradias nos furos da porta e abaixe a porta. Os encaixes das dobradias ficaro aparentes se a porta estiver na posio correta. 2 Feche as travas das dobradias. 3 Feche a porta do Forno.
8

Dicas e Conselhos
Para o Cozimentos de Doces
Os doces devem ser cozidos a uma temperatura moderada (normalmente entre 150C e 200C) e requerem o pr-aquecimento do Forno (cerca de 15 minutos). No abra a porta do Forno quando estiver cozinhando pratos fermentados, como pes, massas e sufls, pois o ar frio prejudica o crescimento. Para verificar o grau de cozimento, espete um palito: se este sair seco o doce est pronto. Para fazer esta verificao, espere que pelo menos 3/4 do tempo total j tenham passado. Caso o doce esteja mais cozido por fora do que por dentro, aumente o tempo de cozimento e selecione uma temperatura mais baixa.

Para Assar Carnes

A carne a ser assada deve pesar pelo menos 1kg para evitar que fique muito seca. Se a pea de carne for magra, use leo ou margarina; se tiver gordura, no h necessidade. Quando a carne tiver gordura em apenas um dos lados, coloque-a no Forno com este lado voltado para cima, pois quando a gordura derreter untar a parte que ficou para baixo. Inicie o cozimento de carnes vermelhas a uma temperatura elevada, reduzindo em seguida para o cozimento da parte interna. A temperatura de cozimento de carnes brancas pode ser moderada do incio ao fim. Para verificar o grau de cozimento, espete um garfo na carne: se estiver firme, significa que est ao ponto. As peas de carne vermelha devem ser retiradas do refrigerador com uma hora de antecedncia para que no enduream com a mudana brusca de temperatura. Coloque a carne no Forno em recipientes adequados e com a borda baixa (recipientes com a borda alta dificultam a circulao do calor) ou ento diretamente sobre a prateleira, colocando a bandeja coletora de gordura embaixo para recolher os respingos e a gordura. Terminado o cozimento, aconselhvel aguardar pelo menos 15 minutos antes de cortar a carne para que o molho no escorra. Antes de servir, mantenha os pratos no Forno a temperatura mnima.

Para Assar Utilizando o Grill

Utilize o grill para assar carnes ou peixes com pouca espessura, aves abertas ao meio, alguns legumes (como abobrinha, berinjela e tomate), espetos de carne ou peixe e frutos do mar. A carne e o peixe devem ser ligeiramente untados com leo e colocados na prateleira na guia mais prxima ao grill

Para Assar Peixes

Asse peixes pequenos a uma temperatura mais alta. Para os peixes de tamanho mdio, use inicialmente uma temperatura alta e depois diminua gradualmente. Os peixes de tamanho maior devem ser assados a uma temperatura moderada desde o inccio. Para verificar se o peixe est bem assado, levante com cuidado uma ponta do ventre: a carne deve ser uniformemente branca e opaca, exceto quando se trata de salmo, truta ou outro peixe que possui colocao.

Soluo de Problemas
Assistncia ao Consumidor
Caso seu Forno apresente algum problema de funcionamento, antes de ligar para o Servio Autorizado verifique abaixo se a causa da falha no simples de ser resolvida ou se no est havendo erro na utilizao do produto, o que pode ser fcil e rapidamente corrigido, sem necessidade de aguardar um tcnico. Quando as correes sugeridas no forem suficientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, que estar sua disposio.

Provveis Causas/Correes
O Forno no funciona (no liga) Disjuntor desligado ou falta de energia eltrica. A programao no foi feita corretamente. O indicador do termostato no acende A lmpada do Forno no acende O boto de seleo de temperatura est na posio (desligado). Ligue o disjuntor ou aguarde o retorno da energia. Verifique os botes de seleo e repita as operaes indicadas no item Como Usar. Gire o boto para a temperatura desejada.

O boto de seleo de programas est na posio (desligado) Lmpada queimada.

Gire o boto para a posio

Adquira uma lmpada no Servio Autorizado Electrolux e faa a substituio conforme o item Limpeza e Manuteno. Selecione o tempo e a temperatura conforme a necessidade da receita.

Cozinha muito lento/muito rpido

O tempo de cozimento e a temperatura selecionados no esto corretos. Os alimentos so deixados dentro do Forno por muito tempo aps o cozimento.

Umidade nos alimentos e no interior do Forno

Retire os alimentos do Forno em, no mximo, 15 minutos aps o final do cozimento.

10

Especificaes Tcnicas
Modelo
Largura (mm) Altura (mm) Profundidade (mm) Largura da parte interna (mm) Altura da parte interna (mm) Profundidade da parte interna (mm) Tenso (V) Frequncia (Hz) Potncia (W) Corrente (A) Capacidade (litros) Cor

OE7MB
595 595 573 428 313 428 220 60 3100 15 58 Branco

OE7MX
595 595 573 428 313 428 220 60 3100 15 58 Inox

Este Forno est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo de nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica).

IMPORTANTE
Este produto foi concebido e deve ser utilizado exclusivamente para uso domstico.

11

12

Anotaes

13

Certificado de Garantia
A Electrolux do Brasil S.A. concede garantia contra qualquer defeito de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1 O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor correspondente ao produto a ser garantido, com identificao obrigatoria de modelo e caractersticas do produto; 2 O prazo de vigncia da garantia de 12 (doze) meses contados a partir da emisso da data nota fiscal e conforme o item 1 acima, assim divididos: 2.1 03 (trs) meses de garantia legal e, 2.2 09 (nove) meses de garantia contratual cedida pelo fabricante Electrolux do Brasil. S.A. 3 O fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos que no tenham a nota fiscal de venda ao Consumidor e ainda que no preencham as condies mencionadas no item 1 acima. 4 Exclui-se da garantia mencionada no item 3 acima casos de corroso provocada por riscos, deformaes ou similares decorrentes da utilizao do produto, bem como eventos consequentes da aplicao de produtos qumicos, abrasivos ou similares que provoquem eventos danosos qualidade do material componente. CONDIES DESTA GARANTIA: 5 Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, constante na relao que acompanha o produto. 6 Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentarem defeitos constatados como sendo de fabricao, alm da mo de obra utilizada no respectivo reparo. A GARANTIA PERDER A VALIDADE QUANDO: 7 Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 8 O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues e utilizado para fins diferentes do uso domstico (uso comercial, laboratorial, industrial, etc). Assim como, no tero nenhum tipo de cobertura atravs das garantias legal/contratual, tais como indenizaes e/ ou ressarcimentos, para materiais ou alimentos armazenados no interior do produto, utilizado para os fins citados. 9 O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 10 O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no credenciadas
14

pela Electrolux do Brasil S.A. 11 O defeito for causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor. A GARANTIA CONCEDIDA NO COBRE: 12 Produtos ou peas danificadas devido a acidente de transporte ou manuseio (tais como riscos, amassados) e atos e efeitos da natureza. 13 No funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica no local onde o produto est instalado. 14 Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. rede eltrica, conexes eltricas, alvenaria, aterramento). 15 Chamadas relacionadas a orientao de uso constantes no Manual de Instrues ou no prprio produto sero passveis de cobrana ao Consumidor. 16 Esta garantia no se aplica a peas de desgaste natural, nem a componentes no fornecidos com o produto. OUTRAS DISPOSIES: 17 As despesas de deslocamento do Servio Autorizado para atendimento a produtos quando instalados fora do municpio sede do respectivo Servio Autorizado obedecero os seguintes critrios: - para atendimentos existentes nos primeiros 90 (noventas) dias seguintes data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela Electrolux. - para atendimentos existentes no perodo compreendido a partir do 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. 18 As despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. 19 Esta garantia anula qualquer outra assumida por terceiros, no estando nenhuma firma ou pessoa habilitada a fazer excees ou assumir compromisso em nome da Electrolux do Brasil S.A. 20 Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro. 21 Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, o CERTIFICADO DE GARANTIA e a NOTA FISCAL DO PRODUTO. Quando necessrio, consulte a nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor (0800 7288778).

68000453

Electrolux do Brasil S.A. - R. Ministro Gabriel Passos, 360 - Fone: 41 3371-7000 - CEP 81520-900 Curitiba - PR - Brasil. http://www.electrolux.com.br

Ago/11 Rev.00

Вам также может понравиться