Вы находитесь на странице: 1из 3

Ficha do Produto Edio 22/04/2011 SikaGrout 212

SikaGrout 212
Argamassa fluida de elevada resistncia para grauteamentos e ancoragens.
Descrio do produto
SikaGrout 212 uma argamassa pr-dosada composta de cimento Portland, areia de quartzo especial de granulometria selecionada e aditivos especiais de alta tecnologia, isenta de cloretos e componentes metlicos. fornecido pronto para o uso, bastando a adio de gua na proporo recomendada para se obter a consistncia e resistncia mecnica indicada. Grauteamento de mquinas e equipamentos estaticos; Ancoragem de tirantes de chumbadores; Placas de apoio. Para grauteamento de espessuras de 20 a 100 mm por camada. Espessuras maiores podem ser admitidas preparando-se um microconcreto com adio de at 50% de brita 0 em peso (lavado e peneirado); Para grauteamento e nivelamento de bases de equipamentos sujeitos vibrao a Sika recomenda a utilizao do Sikadur 42 CL. Altas resistncias mecnicas; Excelente fluidez; Exudao e expanso controladas, o que assegura melhor aderncia e transferncia de cargas; Excelente adesividade e trabalhabilidade mantida durante um perodo de 30 minutos (a 20C) aps a adio de gua ao produto; No contm adio de cloretos ou materiais metlicos; Rpida liberao dos servios.

Construo

Campos de aplicao

Caractersticas / Vantagens

Dados do Produto
Forma
Aspecto/ Cor Embalagem Fluido. Cinza Saco com 25 kg.

Armazenamento
Condies de armazenamento/ Validade 6 meses a partir da data de produo se estocado apropriadamente, nas embalagens originais e intactas, em temperaturas entre +5C e +35C. Protegido da luz direta do sol, da umidade e do gelo.

Dados Tcnicos
Composio bsica Temperatura Ambiente Cimento Portland, areia de quartzo e aditivos especiais. Mn. 10C / Mx. 30C

SikaGrout 212 1/3

Temperatura do Substrato Espessura de aplicao Resistncia Compresso (ASTM C-579B/02 com 14% de gua) Fluidez Trabalhabilidade

Mn. 10C / Mx. 30C Mn. 20mm / Mx. 100mm (por camada, sem pedrisco) 24 horas 30 MPa > 200% (c/ 14% de gua) 30 minutos a 25C 7 dias 50 MPa 28 dias 70 MPa (ASTM C1437)

Informaes do sistema
Detalhes de aplicao
Preparo da Superfcie A superfcie dever estar perfeitamente limpa, isenta de leos, graxas, p, restos de pintura, nata de cimento, materiais soltos, etc. Sem qualquer tipo de incrustao que prejudique a perfeita aderncia do SikaGrout 212 no substrato. Saturar o substrato sem deixar empoamento de gua sobre a superfcie, apresentando a condio de saturada e seca. A condio de saturao especialmente importante quando se utiliza uma consistncia muito fluida. Superfcies metlicas devem se encontrar isentas de xidos, graxa, vaselina, etc. Pontos que apresentem corroso devem ser previamente tratados. Para o lanamento do Sikagrout 212 deve-se confeccionar frmas ao redor da placa base os quais devem ser absolutamente estanques e no absorver gua da mistura. As frmas devem estar distantes de 5 a 10 cm em relao placa base de forma a permitir o lanamento do Sikagrout 212 e devem ser 3 cm mais altas que o nvel da placa base, ou mais, dependendo da espessura da chapa. Para cada saco de 25 kg so necessrios 3,25 a 3,5 litros de gua (sem pedrisco) segundo o tipo e fluidez requerida. Recomenda-se, para a mistura de 1 saco, utilizar uma hlice de mistura acoplada a uma furadeira de baixa rotao (400 a 500 rpm) e, para maiores quantidades, um misturador de ao forada tipo betoneira de eixo inclinado em obras de menor responsabilidade ou misturador / argamassadeira de eixo vertical em obras de maior responsabilidade. Adicionar primeiro no misturador 80% da gua de amassamento e os 25 kg do SikaGrout 212 (p), misturando por 2 minutos e, em seguida adicionar o restante da gua. Mistura-se por mais 2 a 3 minutos, at a argamassa apresentar aspecto uniforme e homogneo. No fracionar as embalagens. O grauteamento deve ser contnuo, realizado a partir de apenas um lado do elemento estrutural, sempre lanando o SikaGrout 212 da menor distncia de percurso possvel. Para facilitar o lanamento em grandes volumes, pode-se utilizar barras de ao, correntes ou vibradores de imerso. O lanamento deve ocorrer de forma contnua, garantindo-se o preparo da quantidade suficiente para cada aplicao. No caso de grauteamentos com espessuras maiores que 100mm, recomendase a adio de agregado grado com dimenso mxima de 10mm, na proporo de 1 parte em peso de Sikagrout 212 para 0,5 partes de agregado. Para espessuras superiores a 200mm recomenda-se a adio de agregado grado com dimenso mxima de 20mm, na proporo de 1 parte em peso de Sikagrout 212 para 0,75 partes de agregado. Realizar cura mida durante no mnimo 3 dias ou aplicar membrana de cura qumica. Limpar todas as ferramentas e equipamentos de aplicao com gua limpa imediatamente aps o uso. Material endurecido/curado s poder ser removido

Construo

Preparo do Produto

Aplicao do Produto

Notas sobre a aplicao

Cura Limpeza das ferramentas

SikaGrout 212 2/3

mecanicamente. Consumo Argamassa: SikaGrout 212 : 1965 kg/m (79 sacos para cada 1m) Microconcreto: SikaGrout 212 com 50% de brita 0 (em peso) :1571 kg/m (63 sacos para cada 1m). Concreto fluido: SikaGrout 212 com 75% de brita 1 (em peso) :1312 kg/m (52 sacos para cada 1m). Nota: A quantidade de gua poder variar em funo da consistncia desejada na aplicao e fatores como temperatura, vento, dosagem de pedrisco, etc. As quantidades acima so tericas e no consideram perdas na aplicao.

Limitaes

Construo

Para grauteamento e nivelamento de bases de equipamentos sujeitos vibrao a Sika recomenda a utilizao do Sikadur 42 CL. Para grauteamento de grandes volumes consulte nosso Departamento Tcnico. Todos os dados tcnicos aqui contidos so baseados em testes de laboratrios. Medidas de valores em condies reais podem variar devido a condies fora de nosso controle. Para maiores informaes sobre manuseio, estocagem e disposio dos resduos consulte a verso mais recente de nossa Ficha de Segurana do Material que contm os dados disponveis, das propriedades fsicas, de ecologia, de toxidade, e outros dados de segurana pertinentes. As informaes e em particular as recomendaes relacionadas com a aplicao e utilizao final dos produtos Sika, so fornecidas de boa f e baseadas no conhecimento e experincia dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados em condies normais. Na prtica, as diferenas no estado do material, das superfcies, e das condies de aplicao no campo, so de tal forma imprevisveis que nenhuma garantia a respeito da comercializao ou aptido para um determinado fim em particular, nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal, podero ser inferidas desta informao, ou de quaisquer recomendaes por escrito, ou de qualquer outra recomendao dada. Os direitos de propriedade de terceiros devero ser observados. Todas as encomendas aceitas esto sujeitas s nossas condies de venda e de entrega vigentes. Os usurios devero sempre consultar as verses mais recentes das fichas tcnicas dos respectivos produtos, que sero entregues sempre que solicitadas.

Base dos Valores

Informaes de Segurana e Ecologia Nota Legal

Sika Brasil Av Dr Alberto Jackson Byington, 1525 Vila Menck Osasco SP CEP: 06276-000 Brasil

Tel. +55 11 3687 4600 Fax +55 11 3601 0288 e-mail : consumidor.atendimento@br.sika.com www.sika.com.br

SikaGrout 212 3/3

Вам также может понравиться