Вы находитесь на странице: 1из 2

Trabalho de Fundamentos da Administrao I - Professora Gisele. Alunos: Alan Martis, Carolina Maldonado, Wallace Santos e Jonas Barros.

Turma A. A Virada da Goodyear

1. Em que aspectos o caso da Goodyear tem a ver com a teoria estruturalista? Resposta: A fim de deixar de lado seu estado de conformismo de empresa por estar h muito tempo no mercado, a Goodyear implementou a teoria estruturalista passando assim a considerar o ambiente externo da empresa. No deixando de se importar com o amibente interno organizacional, e com o objetivo de renovar sua metodologia, a empresa procurou estar sempre atendendo s necessidades de seus clientes, interagindo com outros organizaes, e preocupando-se em fazer parte de um todo. 2. Como a Goodyear montou um conjunto organizacional para ganhar mercado? Resposta: Depois de vender negcios deficitrios, evitar custos desnecessrios, reduzir o nmero de funcionrios, entre outros atos, a Goodyear procurou investir em tecnologia e inovao, criando assim um canal de satisfao com seus clientes. Com a finalidade aumentar o nmero de vendas, inclusive em exportaes, a empresa precisou ganhar a confiana do consumidor em todas as subsidirias. 3. Como a viso global da estrutura mudou a tarefa organizacional na Goodyear? Resposta: A partir da viso global da teoria estruturalista, a Goodyear pde perceber que esta fazia parte de um sistema de rpidas mudanas onde h uma grande variedade de organizaes do mesmo setor competindo pelo mesmo mercado. Para que pudesse tornar-se mais flexvel ao mercado, a empresa teve que partir para uma anlise inter-organizacional, e no mais somente intraorganizacional. 4. Onde foram colocados os objetivos da organizao? Resposta: Em relao aos objetivos da sociedade, a Goodyear procurou inovar na qualidade dos pneus a fim de atingir a necessidade da sociedade. A empresa pde tambm, atravs dos objetivos de sistemas, considerar o ambiente externo da organizao, e atravs dos objetivos de produo, pde tornar o pblico-alvo mais abrangente. E por fim, os objetivos de produtos foram colocados nos bens produzidos melhor caracterizados com o lanamento de novos modelos de pneus.

5. Como se poderia fazer a anlise organizacional da Goodyear? Resposta: Pode-se dizer que a Goodyear uma empresa que mistura dois tipos de organizaes diferentes a partir da tipologia de Etzioni: a normativa e a utilitria. Isso explica-se atravs do tipo de controle burocrtico dando assim autonomia aos distribuidores, e ao incentivo econmico onde h uma maior remunerao maximizando o lucro. Contudo, a empresa tambm caracteriza-se pelos fatores moral, motivacional e de estima quando trata-se do envolvimento de seus funcionrios e participantes em geral, podendo resultar no desenvolvimento e autorealizao dentro desta organizao.

Вам также может понравиться