Вы находитесь на странице: 1из 19

A AFRICA VISTA DO BRASIL

Uma pesquisa sobre o modo pelo qual o


Jornal da Bahia encarou a Africa de 1958 a 1969, inclusive as relaes do Brasil com os

pases africanos.
ANANI DZIDZIENYO
Do International Raoe Studies Programme, Institute of Race Relations, London.

Este ensaio tem por objetivo revelar a natureza das relaes afro-brasileiras, no s examinando e analisando referncias ocasionais sobre o assunto que surgem, de tempos em tempos, em oportunidades tais como visitas de ministros estrangeiros, mas tambm pela anlise de como um jornal, que possui a maior circulao matutina em uma cidade com estreitos vnculos com a Africa, se referiu mesma e discutiu os acontecimentos africanos. Tentar-se- descobrir ainda se tais ligaes com a Africa deram origem .a qualquer notcia especial. A suposio bsica que sustenta ste trabalho a de que os lagos entre a Africa, especialmente sua costa ocidental, e a Bahia, que datam do sculo XVI, quando foram dali trazidos os primeiros escravos para o Brasil, so de forma que os baianos considerem a Africa como um importante elemento histrico-cultural na sua formao. Ser feito assim um esforo para descobrir se sse sentimento de afinidade provoca quaisquer conseqncias nas relaes contemporneas. O perodo de investigao vai de 1958 a 1969, coincidindo com a poca da desapario dos ,aspectos formais do colonialismo europeu e da independncia dos pases africanos, com todos os problemas que se seguiram. 1958 marca o 19 aniversrio da independncia de Gana e o incio de circulao CO Jornal da Bahia. I As generalizaes baseadas no material colhido no JB, como o jornal ser denominado doravante, so sujeitas a debates por causa de sua natureza limitada; mas isso no me parece ser uma razo suficiente para a invalidao automtica das mesmas. Ist,o porque discute-se se, pela anlise de um veculo de noticias (nausmedia), concluses e hipteses vlidas podero ser estendidas a toda uma sociedade.

Requer-se aqui uma palavra de cautela. Uma vez que ste trabalho no apenas um catlogo de notcias sobre a Africa, as referncias se restringiro s notcias publicadas, sejam elas simplesmente manchetes, editoriais ou reportagens de destaque que contribuam para a anlise desejada, sendo que foram elas selecionadas a partir de um conjunto textualmente elaborado com todas as notcias referentes Africa. Com o desenvolvimento dos argumentos tomar-se- evidente que, do ponto-de-vista histrico, um fator importante foi fundamental nas relaes entre a Bahia e a Africa e continua a ser decisivo nas relaes atuais - a posio de Portugal. Assim, estabelece-se uma relao tridimensional, com o Brasil ao centro, a ser influenciado por cada uma das duas partes. No possvel debater-se, explicitamente, sobre as relaes do Brasil com a Africa sem chegar-se compreenso de como Portugal se ajusta ao quadro. E de como a maneira de tal ajustamento se acha intrinsecamente Ugada presena constante de Portugal na Africa, em Angola, Moambique e na Guin Bissau, bem como no Brasil. Levando em conta a insistncia com que se afirmam os laos de parentesco entre portuguses e brasileiros, o que muitas vzes faz declinar, seno obscurecer por completo, a contribuio africana na formao do Brasil, toma-se necessrio repetir o que parece ser um fato evidente, o de que os portuguses no foram o nico povo a dar vida e sangue ao Brasil, donde constituir uma distoro dos fatos histricos evocarem-se laqos de sangue para justificar a necessidade do apoio brasileiro posio de Portugal na Africa. Enquanto esta anlise unilinear do passado do Brasil for mantida, prolongar-se- o desprestgio do passado africano do Brasil. Naturalmente houve uma diferena - a escravido. E ainda persiste uma outra, pois enquanto os portuguses no Brasil podem relacionar-se com 2 mr pgtria, ter clubes e sociedades que lhe asseguram uma ligao sempre presente, os descendentes de africanos no possuem tais meios. Com isto no se quer negar o importante papel da religio afro-brasileira e seu impacto ainda muito vivo, especialmente nn Bahia . Contudo, quanto aos laos scio-cult.~rais, polticos e econmicos, no se pode dizer que a descendncia africana no Brasil pese na balana. Ccm ste quadro em mente podero ser feitas as seguintes perguntas : (a) Admitido o fato do colonialismo na Africa no haver sido uma Spoca que favorecesse a forn~aode laos de igualdade, que estado de coisas, ao menos superficialmente, foi alterado com a obteno da independncia pelos pases africanos? Fomentou-se ento uma nova conscincia a respeito da Africa no Brasil?

(b) Se isto fr verdade, at que ponto manifestou-se na Bahia, que a mais africana das cidades brasileiras? (c) At que ponto a opinio dos baianos foi influenciada pelo fator "portugus" acima mencionado? (d) Qual o futuro das relaaes do Brasil com a Africa, segundo a imprensa baiana? Procurar-se- responder s perguntas acima pela disiusso que se segue, ao fim da qual surgiro algumas sugestes visando o estabelecimento de melhores e mais significativas relaes afro-brasileiras . Outra palavra de advertncia: Bahia, nesse jornal, refere-se Cidade do Salvador, Capital . do Estado da Bahia. Tem sido esta uma prtica tradicional, sendo tambm costume referir-se ao resto CIO Estado como o "Interior". As primeiras notcias acrca da Africa apareceram em novembro de 1958 e diziam respeito descoberta de ex-baianos que residiam em um bairro de Lagos, Capital da Nigria. Romana Conceio e Joana dos Anjos eram membros dessa "Comunidade Brasileira", cujas origens datavam dos tempos da escravido. As duas senhoras acima mencionadas tinham demonstrado desejo de vir ao Brasil para rever a terra e as suas coisas (1) . Trs dias aps a publicao dessa noticia, uma outra afirmativa, a de que alguns parentes daquelas senhoras afro-brasileiras tinham sido localizados em Nazar das Farinhas, no Interior do Estado. Eduardo, filho mais velho do grupo de Nazar, foi ento descrito como "um autntico negro hau" ( 2 ) . O uso das palavras 'Lautntico negro" e "hau", sem mais explicaes, bem significativo. Para os leitores do JB que se acham algo familiarizados com a histria da Bahia, o trmo "hau" provvelmente evoca lembranas de revoltas de escravos, especialmente a de 1835, documentos escritos em rabes, etc. Porm, bem significativo ter sido o trmo usado em 1958, sem qualquer intuito de explicar-lhe a importncia em relao Africa contempornea. I ste provvelmente 3 um exemplo de como a Africa aqui julgada. O Continente parece ser habitado exclusivamente por "nags, haus, angoleses", representando os africanos que haviam sido escravos na Bahia. No existem fronteiras polticas ou geogrficas nesse tipo de explicao e isto conduz maior confuso possvel a respeito da Africa atual. A falta de exatido na descrio das origens dos escravos ou, antes, a natureza confusa de tais descries, que resulta de uma
1

- JORNAL DA BAHiA, Salvador, 20 de nov. 1958. p. - Ibid, Salvador, 23 e 24 de nov. 1958, p . 1, c. 1.

1, c. 1.

falta de informaes ou de conhecimentos exatos, deixou sem dvida, sua marca na Histria ( 3 ) . ]E tambm significativo que as duas primeiras notcias sbre a Africa se refiram h questes da Afro-Braslia, chamando assim a ateno de leitores jovens para um aspecto real dessa relao histrica. O prximo tpico foi tambm de natureza histrica. Foi le uma reportagem sobre Manoel Donato de Santana, que tinha 90 anos de idade e passara a vida consertando pianos. le foi descrito como "um descendente de africanos" ( 4 ) . No ficou bem claro se a aluso feita se referia a uma gerao mais velha, considerada ainda africana ou a um descendente de africanos, sem qualquer dvida. A 29 de janeiro de 1960, foi publicada uma grande manchete na pgina 4. "Povos africanos preferem morrer a renunciar independncia", havendo sido ste o ponto principal de uma mensagem que o Primeiro Ministro de Gana, Kwame Nkrumah, havia enviado a uma reunio de Estados africanos que se realizava na Tunsia (5) . Embora a notcia houvesse sido escrita com base em despachos telegrficos diretos, sem nenhum comentrio, o fato de receber um destaque importante, em duas colunas, significativo. A proporo que as edies do JB so examinadas a partir do incio de 1960, a Africa comea a ganhar, cada vez mais, um tratamento melhor nas manchetes, refletindo o grande intersse sobre as notcias acrca dos acontecimentos da Africa, naquela poca. O Massacre de Sharpville, de maro de 1960, durante o qual numerosos negros sul-africanos foram atacados a bala e assassinados, mereceu cobertura total. A 25 de maro, crca de meia pgina foi dedicada a tal acontecimento. O cabealho saiu impresso em grande tipagem : "Aumenta indignao mundial contra o massacre de negros na Africa do Sul" (6) . No dia seguinte, foi publicado um pequeno tpico referente a um discurso do Secretrio Geral da ONU, na qual se falava sbre "distrbios raciais" na Africa (7) . Houve mais duas notcias em abril - a primeira sobre uma proposta ridcula do Governador Earl Long, da Louisiana (USA)
3
4 5

- VIANNA FILHO, Luiz. .

6 7

O Negro na Bahia. Prefcio de Ci. Fieyre. So Paulo, J . Olympio Ed., 1946. 167 p. (Coleo Documentos Brasileiros) JORNAL DA BAHIA, Salvador, 20 de fev. 1959, p . 1, c. 2. Ibid, Salvador, 29 de jan. 1960, p. 4, c. 1. - Ibid. Salvador. 25 de maro 1960, p. 4, c. 1. Ibid, Salvador, 26 de maro 1960, p . 4, c. 1.

- segundo o

qual os negros americanos deveriam ser deportados para a Africa (8) . A segunda foi uma notcia informando que o govrno da Africa do Sul havia ordenado polcia que matasse negros em Sharpville (9) . O primeiro comentrio editorial sbre a Africa surgiu a 2 de abril de 1960, sbado, sob o ttulo "Segregao racial", condenando veementemente a orientao poltica do govrno sul-africano, responsvel pelo massacre de Sharpville bem como a proposta de Earl Long. "Deve-se exigir que sejam respeitados os direitos humanos, entre os quais figura a supresso de humilhantes discriminaes entre os cidados, por motivo de raa e de pigmentao da pele", conclua o editorial (10) . Em conseqncia do massacre de Sharpville, o Ministro brasileiro na Africa do Sul foi mesmo chamado ao Brasil para "consultas" (1 1) . A Cmara de Deputados do Brasil apoiou a posio do Presidente Kubitschek, deplorando o incidente e condenando os responsveis pelo mesmo. O Deputado Colombo de Souza condenou a poltica racial sul-africana e declarou que o Brasil representava uma autntica "democracia racial", o que tornava impossvel aos brasileiros aceitarem o sistema de discriminao racial sul-africano . Caso os brasileiros o aceitassem, estariam indo contra as prprias razes de suas tradies e formao (12) . O perodo maro-abril de 1960 foi sem dvida de considervel atividade no JB, do ponto-de-vista particular dste trabalho. Entre maio e setembro de 1960, houve uma srie de notcias focalizando o Congo (Kinshasa), assim como tpicos variados e uma nota acrca da formao da Federao do Mali, publicada em onze linhas sem a menor referncia quanto sua origem (13). A seguir, surgiu uma noticia sbre o assunto, em onze linhas, sem indicar absolutamente a sua procedncia (13). E ainda uma vez foi publicada uma outra notcia, cujo valor efetivo foi por certo grandemente diminudo por falta de uma certa estrutura ou sustentao de base. Mais dois exemplos dessa falta de estrutura poder-se- ver na edio do domingo-segunda-feira, julho 17/18/de 1960 do JB trazendo a notcia da independncia do Gabo, em 33 linhas curtas, sem comentrios ou explicaes (14) . No mesmo nmero foi pu8 9 10 11 12 13 14

- Ibid, Salvador, - Ibid, Salvador.


- Ibid,

- Ibid, Salvador, salvador, - Ibid. Salvador, - Ibid, Salvador,


- Ibid, Salvador,

1 1 2 12 13 21 17

de abril de abril de abril de abril de abril de jun. e 18 jul.

1960, p. 1960, p . 1960, p. 1960, p. 1960, p. 1960, p. 1960, p.

1, c. 1. 1, c. 1. 2, c. 1 . 4. C. 1. 3. c. 1. 4, c. 1. 4, c. 1.

blicada uma reportagem - "Estranhas imagens de terras distantes", sobre a conquista francesa e a sua administrao na Africa Equatorial, na regio do Lago Tchad (15). O que poderia adequadamente ser denominado de primeiro debate sobre a Africa contempornea surgiu em setembro de 1960 sob o ttulo "Africa de Hoje", assinado por Pimentel Gomes. O aumento dramtico do nmero de estados independentes e suas atitudes antinacionalistas foram debatidos; constitua-se numa espcie de catlogo no qual eram informadas as reas, nmero de habitantes, histria da colonizao, etc., de cada pas. Era a espcie de artigo que dava informaes bsicas e fornecia perspectivas, visando auxiliar o leitor a colocar os acontecimentos em seus lugares certos ( 16). No dia seguinte, publicava-se o artigo "Africa em Fogo - Quebram-se os grilhes do colonialismo", assinado por Lopez Amendola. O artigo se iniciava com uma citao de John Gunther, o autor de Inside Africa, Inside Latin America, etc., referindo-se frica como o "maior tesouro do mundo". Partindo dos movimentos anticoloniais, le prossegue discutindo a presena da Unio Sovitica na Africa, simbolizada tanto pelo auxlio dado para a construo da reprsa de Assuan, como por outras atividades em outras partes do Continente. Infelizmente devido a um defeito tcnico, ou seja a impossibilidade total de leitura de 47 linhas, o resto do artigo, conforme se pode deduzir das partes legveis, conclui pela certeza de ser a marcha para a independncia, na Africa, algo irreversvel (17) Com sses dois ltimos artigos, poder-se-ia afirmar existir j um clima de melhor entendimento acrca dos acontecimentos contemporneos da Africa . Uma outra notcia muito interessante foi publicada a 22 de outubro de 1960. Intitulava-se "Colonos do Congo" (1 8) . O Governador Bias Fortes, do Estado de Minas Gerais, tivera a idia e a comunicara Embaixada da Blgica de que os belgas que deixassem o Congo, especialmente os que tivessem prtica de agricultura, poderiam vir para o Brasil, trazendo o seu knau-how, e dsse modo poderiam incrementar a produo agrcola brasileira. Em resposta a essa "maravilhosa" proposta, a Embaixada da Blgica afirmou que era uma idia "excelente", porm impraticvel, pela "simples" razo de nunca haver existido colonos belgas no Congo. Que a maioria dos belgas ali existentes eram funcionrios burocratas do govrno ou de grandes companhias. Alguns se haviam envolvido

15 16 17 18

- Ibid. Salvador, 17 e 18 jul. 1960. p. 3, c. - Ibid, Salvador, 17 de set. 1970, p. 4, c. - Ibid. Salvador, 18 de set. 1970, p. 7, c. - Ibid, Salvador, 18 de set. 1970, p. 7, c.

3.

1.
3. 3.

em atividades agrcolas, mas principalmente como latifundirios, utilizando a mo-de-obra congolesa . Com muita propriedade o JB no deixou passar a notcia sem coment-la. Observou que, durante anos, os belgas vinham dizendo ao mundo que haviam levado o progresso aos infelizes negros. Como, porm, poderia existir um progresso trazido por representantes de grandes companhias cuja nica preocupao era o ,lucro financeiro, a burocracia e o latifndio? Tal espcie de gente provvelmente no estaria interessada no "progresso da populao nativa". Se a Blgica tivesse realmente executado a sua "misso civilizadora", no teria ocorrido a confuso causada pela independncia ( 1 9 ) . Foi um comentrio bem feito, revelando as contradies envolvidas na tal "misso civilizadora". sse comentrio poderia, categricamente, ajudar a compreenso de "misses" semelhantes afirmadas por outras potncias coloniais da Africa. Pimentel Gomes escreveu outro artigo concernente frica, em 8 de novembro de 1960. Debateu o estado das relaes entre o Brasil e os pases afro-asiticos. E discutiu o papel de Portugal na questo. A natureza das relaes luso-brasileiras teve implicaes de longo alcance nas relaes afro-asiticas e brasileiras porque Portugal reivindicava sempre os "laos de famlia" que o ligavam ao Brasil, os quais, segundo o autor, fizeram com que o Brasil acompanhasse Portugal na sua poltica a respeito da Africa e Asia. Gomes argumentava que o povo brasileiro era anticolonialista e a favor da independncia total dos pases africanos. Ele aguardava ainda uma nova alvorada com a posse de Quadros na Presidncia da Repblica, o que traria .ares renovados para a melhoria das relaes d.o Brasil com os povos da Africa. "A misria dos colonos da frica deve ser conhecida e comentada para comover e revoltar a civilizao ocidental", salientava le (20) . O artigo de Gomes abordou um ponto decisivo neste problema tridimensional - Africa-Brasil-Portugal . Enquanto de uma parte surge o desejo de incentivar o progresso da nova Africa, por outro lado parece haver um sentimento de obrigao moral de apegar-se a Portugal com unhas e dentes. Um dilema moral parece existir, mas ser le real? A resposta a tal pergunta surgir no decurso dste artigo. O que considero um passo para trs no clima aparentemente elucidativo sobre as questes africanas surgiu em 7 de dezembro de 1960. Era uma charge bem encaixada no centro da Ia pgina e com a legenda "Ah! se os tempos fossem outros", apresentando
19 20

- Ibid,

- Ibid, Salvador,

Salvador, 22 de out. 1960, p. 2, c. 1. 8 de nov. 1960, p. 2, c. 1.

Lumumba amarrado, Mobutu com as mos nos quadris, sonhando com uma panela a ferver e um "nativo" com um osso atravessado no nariz e com uma lana na mo (21). Essa charge s poderia fazer reviver velhos mitos acrca da Africa. Este no um assunto comum, de grande significao, numa charge . Admite-se mesmo que fsse um caso de malcia premeditada. O que se salienta aqui o efeito provvel de tal charge estampada na primeira pgina. Enquanto o Imperador da Etipia esteve em visita oficial ao Brasil. em dezembro de 1960, houve um "golpe" contra le e o JB publicou o ocorrido e as suas conseqncias, a 15 e 16 de dezembro. Foi publicada ento uma outra "charge", ainda na primeira pgina, mas com uma diferena. Apresentava o filho do imperador sentado no trono, com o imperador afastando-se e com a legenda: "Quem vai ao vento perde o assento". Tal charge, porm, no puderia ser interpretada com malevolncia (22-23) . Em janeiro de 1961, Pimentel Gomes escreveu a respeito do "Colonialismo de Salazar". Observou que havia 98% de analfabetos nas colnias portuguesas da Africa. Mal havia escolas secundrias para a populao africana, que formava 98% da populao total. Ele descreveu a situao nas colnias portugusas como "o sistema colonial mais atrasado do mundo", donde a impossibilidade de os brasileiros serem a favor da orientao poltica de Portugal na Africa (24) . Houve um comentrio editorial no dia posterior ao do artigo de Gomes, sob o ttulo: LLRelaes com Salazar", discutindo a natureza das relaes luso-brasileiras, com referncia particular ao affaire do navio Santa Maria, envolvendo portuguses anti-salazaristas que haviam se apoderado do mesmo em alto mar e o conduzido para guas brasileiras. O regime de Salazar pedira a extradio dos implicados e isto inspirou o artigo sob o ttulo "As mos do Brasil esto atadas pela mstica dos "laas especiais" que ligam Portugal ao Brasil" (25). O objetivo do comentrio era o de estabelecer onde uma linha de separao poderia ser traada. E nos devolve ao dilema moral cuja validade foi questionada de referncia ao trip Africa-BrasilPortugal, quando se discute sobre o sistema colonial portugus na Africa. Como se deduz do incidente do Santa Maria, parece haver a inevitabilidade de essa linha ser traada em um lugar qualquer.
21 22 23 24 25

- ibid, Salvador, 7 de dez. - Ibid, Salvador, 5 de dez. - mid, Salvador, 6 de dez. - ibid, Salvador, 25 de jan. - ibid, Salvador, 26 de jan.

1960. 1960, 1960, 1961, 1961.

p. p. p. p. p.

1, 1, 1, 4, 2,

c. c. c. c. c.

1. 1. 1. 1. 1.

Para esclarecer a questo, a declarao do Ministro do Exterior, Afonso Arinos, a 3 de fevereiro de 1961 foi bastante significativa. Noticiaram ter le dito que a luta contra o colonialismo e a aproximao com os povos da Africa e Asia achavam-se entre as bases fundamentais da poltica estrangeira do novo govrno (26) . E importante acentuar a relevncia da declarao acima mencionada, a fim de avaliar devidamente a evoluo gradual das relaes afro-brasileiras na que se relaciona ao sistema colonial na Africa. A vinda de estudantes africanos para estudar na Universidade da Bahia (UFBa) mereceu grande cobertura em fevereiro de 1961. A 21 de fevereiro, o Prof. Agostinh,~ Silva, em entrevista ao JB, da salientava que havia alguma .dificuldade em traar as origens da idia de serem trazidos estudantes africanos para a Bahia. Contudo, tal idia tornara-se uma realidade atravs dos esforos do Centro de Estudos Afro-Orientais . Vieram estudantes da Nigria, Gana, Serra Leoa, Senegal e Mali; estudariam Medicina, Engenharia e Arquitetura, e obtiveram bolsas-de-estudo d.o Itamarati . Ele expressou a esperana dsses estudantes se tomarem verdadeiros lderes e no simples portadores de diplomas ( 2 7 ) . A vinda para a Bahia dos estudantes africanos foi outra demonstrao dos laos existentes da Bahia com a Africa. "A Nova Africa" foi o ttulo de outro artigo de Pimentel Gomes, publicado a 22 de fevereiro de 1961. Ele se apoiou no tema das mudanas recentes e dramticas ocorridas na Africa e fz tambm algumas comparaes entre o Brasil e os pases africanos. O fundamento dessa comparao era o de gozarem alguns pases africanos, por exemplo Gana e Guin, de um prestgio internacional totalmente desproporcional ao seu tamanho e aos seus recursos e de a imprensa mundial dar mais ateno s declaraes de seus lideres do que ao Brasil. Finalmente, le observou que fatores demogrficos e recursos econmicos no conferiam automticamente prestgio internacional a um pas. A natureza da liderana era um fator decisivo. A marcha da Independncia era evidente em todo o Continente africano. E conclui - "E as colnias portugusas?" (28) . Levando em conta os primeiros artigos acima citados, os leitores do JB no teriam dificuldade em responder pergunta. O affaire "tridimensionai" voltou ao noticirio em maro de 1961 . No dia 23, a manchete principal da primeira pgina dizia: "Brasil tomar posio - ONU vai debater a questo de Angola".
26 27 28

- Ibid, Salvador. 21 de jan.

- Ibid,

Salvador. 3 de fev. 1961, p. 3, c. 1. 1961, p. 7, c. 1. - ibid, Salvador. 22 de jan. 1961, p. 2, C. 1.

Noticiou-se ento que embora o Brasil houvesse tradicionalmente sempre votado a favor de Portugal em tais questoes, esperava-se agora uma mudana no modo de votar dos brasileiros. Isso representava novas perspectivas na poltica exterior brasileira (29) . A 24, uma outra manchete dizia: "Brasil vai intervir na guerra fria". O Ministro do Exterior, Afonso Arinos, tinha suscitado a auesto durante um discurso inaugural na Faculdade de Direito de Braslia . "O Brasil no pode ficar ausente do problema africano. O Brasil conseguiu por fora de sua prpria formao e costumes, superar o grande problema racial, o que nos co!oca numa posio invejvel de aproximao com pases africanos. Nossa poltica externa se dirige tambm Africa" (30) . Tal declarao expressava um sentimento nobre cujas conseqncias merecem a mxima ateno. Significaria que o "falso" dilema estava para ser resolvido? Como se quisesse pr um pouco de humor na questo, Gomes publicou "A Comunidade luso-brasileira", a 29 de maro de 1961. Ele propunha uma comunidade "realista" abrangendo todos os pases de lngua portugusa. Cada pas conservaria seu prprio governo, sua moeda corrente e suas foras armadas. Braslia seria a sede da "comunidade", em vista do tamanho e dos recursos do Brasil, que lhe confeririam maior fora econmica. Angola viria a seguir em importncia. Embora fosse o portugus a lngua oficial, haveriam algumas dificuldades na prtica, em vista do ndice de 95% de analfabetos em Moambique, conforme as estatsticas da UNESCO, significando que quase todo Moambique no sabia falar portugus (31 ) . No dia seguinte a notcia que ocupou toda a 18 pgina desmentia sse realismo: "Brasil no votar no caso de Angola - Jnio atende aplo de Salazar - Ficar neutro na votao" ( 3 2 ) . O aplo, com base nos laos tradicionais, nas ligaes de parentesco, etc . , prevaleceria. O JB de 2/3 de abril trazia a seguinte manchete: "Contrrio a uma poltica nacionalista - Criticado recuo de Jnio; Angola" . O Deputado Ferro Costa lamentava ento a absteno do Brasil na votao na ONU sobre o caso de Angola. Ele afirmou ser esta uma posio lamentvel histricamente, e observou que a marcha para a Independncia dos pases africanos era irreversvel e que com
29 30 31 32

- Ibid, Salvador, 23 de maro - Ibid. Salvador, 24 de maro - Ibid, Salvador, 29 de maro - Ibid, Salvador, 30 de maro

1961, p. 1961, p. 1961, p. 1961. p.

1, c. 1. 1, c. 1. 2, c. 1. 1, c. 1.

tal conduta o Brasil conservar-se-ia, no decurso da Histria, no lado errado (33) . Seria surprsa no ter Pimentel Gomes algo a dizer a respeito daqueles recentes acontecimentos referentes s relaes Africa-BrasilPortugal. E escrevendo no JB de 14/15 de maio, sob o ttulo "O Brasil e Angola", disse le: "O Brasil est errado no caso de Angola. Mal aconselhado errou o Presidente Jnio Quadros modificando a sua primeira e acertadssima deliberao" . Vale a pena seguir-se a narrao cronolgica das contradies que le a seguir ps em destaque: 1) Em dezembro de 1.960, por ordem do Presidente Quadros, o Brasil votou pela incluso de Angola na Agenda do Comit da ONU. De acordo com Gomes, houve ento grande euforia na misso brasileira nas Naes Unidas. 2) Em fins de maro de 1961, foi dada a ordem de absteno. 3) Em abril, houve uma nova ordem para emitir-se um "voto anticolonialista" . 4) Durante a ltima semana de abril, surgira nova ordem de absteno. Caracteristicamente, le concluiu o artigo com uma declarao bem expressiva: "O Brasil votando contra o sanguinrio colonialismo de Portugal no est vot.ando contra Portugal. Somos amigos do povo portugus, mas de modo algum podemos aceitar a poltica do ditador". "Decididamente o Brasil no pode ser a favor disso, nem poder ser neutro" (34) . A colocao do problema, por sinal decisivo, feita por Gomes, constitui o mago do que foi denominado nesse ensaio como "um falso dilema" . Ele uma conseqncia de uma anlise deturpada e da apresentao errnea da quest50. Para ver-se como se alcanou tal estado de coisas, s percorrer-se um documento peculiarssimo publicado no JB, 22/22 de maio, sob o titulo: "Angola e os portuguses - Falando a verdade". Ocupando meia pgina, foi impresso em tipagem destacada e sem assinatura. Entre outras cois.as, alegava-se que os portuguses estavam bem cnscios do fato de sua partida de Angola apenas beneficiar os dois blocos de poder dominando o munda, e no os prprios angolanos. Os portuguses haviam levado para os angolanos a civilizao crist e a tradio portugusa. Apelava-se ento para que o povo
33
34

- Ibid, Salvador, 2 e 3 de abril 1961, p. 1. c. - Ibid, Salvador, 14 e 15 de abril 1961, p. 2, c.

1.

2.

portugus, onde quer que estivesse, apoiasse o govrno de Portugal naquela hora difcil . A invocao do parentesco achava-se bem ali - "laos comuns de famlia unem brasileiros e portuguses". Os Estados Unidos foram atacados por "no terem nenhuma considerao pelos seus aliados". E finalmente apelava-se para que todos os portuguses se unissem em nome da liberdade (35) . No fsse o tom sincero do documento, evocando o nome da liberdade a fim de defender a presena constante de Portugal na Africa, poderia o mesmo ser rejeitado como um ilogismo hilariante e pattico por convocar para uma luta em prol de um colonialismo ultrapassado. No entanto, como foi apresentado, exige a nossa ateno, como um exemplo esclarecedor de como o problema do "parentesco" foi introduzido no quadro. A implicao da afirmativa de que a retirada de Portugal de Angola nunca beneficiaria os prprios angolanos e de que .a sua presena favoreceria aos angolanos, surge no entanto como algo incrvel de ser dito naquela poca. A autoria annima de um documento to curioso poderia intrigar-nos. Contudo poder-se- encontrar uma chave para a soluo do mistrio. Em seu Brasil e Africa, Jos Honrio Rodrigues faz referncia ao clubes portugueses, as Casas e Centros Culturais em todo o Brasil e explica como funcionam. Alm da funo puramente cultural de difundir o modo de vida portugus, sua histria, sua msica, etc., les, as mais das vzes, procuram refletir a posio oficial do Govrno Portugus. O JB publicou um comentrio sobre o livro de Rodrigues a 21 de dezembro de 1961. O ponto essencial foi a conexo do Brasil com a Africa. A Amaznia se relaciona com a Africa e as fronteiras do Nordeste terminam em Dacar. Nenhum Continente possuiria tantas afinidades geogrficas, tnico-culturais e religiosas com o Brasil como a Africa. Alm disso, a Africa era um mercado potencialmente prspero para os produtos industriais brasileiros. Da haver uma necessidade urgente de esclarecer a opinio pblica brasileira sobre a Africa e abolir preconceitos do passado (36) . No seria fora de propsito examinar bem de perto alguns dos pontos debatidos pelo prprio H.onrio Rodrigues. Ele se refere ao Tratado de Amizade e Consulta, assinado em 1953 e promulgado em 1955, pelo Brasil e Partugal. As expectativas oficiais portugusas quanto ao papel do Brasil podem ser reveladas pelo seguinte trecho, que faz parte de um depoimento de Almerindo Lessa:
35 36

- Ibid, Salvador, 21 e 22 de abril 1961, p.


- Ibid, Salvador, 21 de dez.

4, c. 1.

1961, p. 2, c. 1.

"O Brasil e ser uma vez mais, uma pedra fundamental na nossa poltica no Atlntico e implicitamente na nossa poltica africana". Da parte do Brasil, houve a opinio de Joo Neves da Fontoura, o principal arquiteto do Tratado de Amizade e Consulta, que havia sido Embaixador do Brasil em Lisboa. "A poltica com Portugal no chega a ser uma poltica. I um 3 ato de famlia. Ningum faz poltica com os pais e irmos. Vive com les, na intimidade do sangue e dos sentimentos. Nas horas difceis, cada qual procura apoio e conselho nos seus. Sem regras. Sem tratados. Sem compensaes. Pela fora do sangue". Segundo Fontoura, comenta Jos Honrio Rodrigues, as relaes do Brasil com Portugal no parecem ter sofrido nenhuma mudana desde 1822, ano em que o Brasil proclamou a sua independncia. Depois de mais de seis meses de uma cobertura mais ou menos constante dos acontecimentos do Congo, surgiu afinal um artigo de fundo sobre a questo, a 22 de dezembro: "Paz no Congo". Esperava-se paz, muito em breve, para que se pusesse fim h enorme perda de vidas humanas. No houve ali uma discusso real sobre como o poblema do Congo afetava o Brasil ou qual a posio do JB quanto ao conflito entre o govrno central congols e o de Katanga (37). Publicou-se novo artigo de fundo a 7 de outubro de 1962 sob o ttulo "Brasil-Africa", cujo tema principal era o de que a "poltica de aproximao" com os novos pases da Africa, iniciada pelo presidente Quadros, no esperava produzir resultados imediatos. Isto porque havia muitos fatores complexos influenciando-a, e tais fatores no se achavam inteiramente sob o controle dos prprios brasileiros. Dizia mais: "Talvez no futuro os tempos sejam mais auspiciosos na colheita dos benefcios concretos dessa poltica. No momento as iniciativas culturais aparecem como as mais provveis de xito". Infelizmente, o artigo no colocou em debate os numerosos "fatores complexos". A impresso deixada foi a de que o JB se mostrava bastante constrangido com a idia da "aproximao" com os pases da Arica. Isso no querendo dizer que houvesse qualquer oposio direta a tal poltica no comentrio aqui referido (38) . Deu-se um passo positivo em relao s "atividades culturais" com a publicao de uma edio especial do JB, em ingls, dedicada Africa. Conforme as palavras do prprio jornal, "teve esta edio, por objetivo, tornar acessveis maiores informaes e formar uma melhor conscincia sobre a Africa, no esprito dos brasileiros, especialmente no povo da Bahia".
37 38

- Ibid, Saivcldor, 22 de dez.


- Ibid, Sslvador,

1961, p . 2, c. 1. 7 de out. 1962, p. 2, c. 1.

O Reitor Albrico Fraga, da UFBa. referiu-se edio csprcial como "um meio de aproximao do Brasil com as jovens naes africanas" (39) . O Prof. Thales de Azevedo afirmou ser "fundamental para os destinos do povo brasileiro e outros pases sul-americanos que saem do subdesenvolvimento para posies de liderana mundial, a criao de uma comunidade ao mesmo tempo poltica, econmica e cultural com os pases que na Africa iniciam agora os mesmos caminhos" (40). A edio especial do JB foi publicada a 14 de dezembro de 1961 sob o ttulo "The March of Africa Today". Compunha-se de 12 pginas abrangendo aspectos diversos da vida africana e das relaes ,afio-brasileiras, 22 fotografias e uma "Mensagem da Bahia aos povos africanos", acentuando os laos entre a Africa e a Bahia. As sobrevivncias africanas na Bahia, por exemplo a lngua iorub, usada nos cultos religiosos, foram tambm discutidas. Nela figurava uma reportagem sobre estudantes .africanos bolsistas na Bahia, sobre o Primeiro Congresso Internacional de Africanistas a realizar-se em Gana, do qual participaram dois baianos, o Prof. Waldir Freitas Oliveira e o Prof. Vivaldo Costa Lima, ambos do CEAO. Havia retratos do bairro brasileiro de Lagos e um trabalho sbre ex-escravos baianos que retomaram h Africa Ocidental (41) . A edio especial destinava-se a penetrar bem na Africa. O Jornal da Bahia merece todas as felicitaes por haver dado um passo realmente positivo nas relaes afro-brasileiras. Contudo, de lastimar-se que uma edio similar no fsse feita para consumo caseiro, o que tornaria a Africa mais significativa para os baianos. A partir de maio de 1963, surgiu uma srie de artigos sobre lderes africanos, iniciada com a histria da Organizao da Unidade Africana. Foram les escritos pelo Sr. Antnio Olinto, ento adido Cultural do Brasil em Lagos. Eram dados biogrficos de chefes de Estado africanos sob a forma de catlogo. Infelizmente, no havia mapas ou gdficos que capacitassem os leitores a colocarem OS ideres e seus pases em um contexto significativo. Como foram publicados, s poderiam ter significao para os que tivessem um conhecimento apenas razovel a respeito da Africa, tendo assim diminudo o seu grau de eficincia.
39
40

41

- Ibid, Salvador, 21 de nov. - Ibid, Salvador, 29 de nov.

- Ibid, Salvador, 19 Ibid, Salvador, 6

Ibid, Salvador, 7 Ibid. Salvador. 19 Ibid, Salvador, 21 Ibid, Salvador, 26 Ibid, Salvador. 7

1962, p. 1, c. 1. 1962, p. 1, c . 1. e 20 de maio 1963, p. 4, c. 1. de jul. 1963, p. 4, c. 1. de jul. 1963, p . 4, c. 1. de jul. 1963, p. 4, c. 1. de jul. 1963, p. 4, c. 1. de jun. 1963, p. 5, c. 1. e 8 de jul. 1963. p. 4. c. 1.

Essa falta de "estrutura" e de material de carter informativo e prtico acrca da Africa poder-se-ia dizer constituir um obstculo bastante srio para fazer a Africa mais conhecida pelo povo da Bahia. Dona Romana Conceio, a quem Pierre Verger encontrou em Lagos, voltara Bahia e ao Brasil. Ela havia deixado o Brasil em 1900 com os seus "avs africanos" e viajara durante seis meses antes de chegar Africa. Agora, com a idade de 73 anos, voltava, rumando para Recife, onde nascera. Foi esta certamente uma "viagem sentimental" e deve ter servido para fazer reviver o passado africano do Brasil nas mentes dos leitores do Jornal da Bahia, ao verem o retrato daquela senhora vestida no estilo nigeriano (42) . Para os que possussem um grau de conhecimento a respeito da "Afro-Braslia" deve ter ficado provado o fato de que, como no caso de Romana Conceio, que fora levada para a Africa e cujos contactos com o Brasil foram mantidos, para muitos outros, tanto no Brasil como na Africa, o mesmo deveria ter ocorrido em razo de casualidades meramente histricas cujas origens se perderam ou no foram ainda encontradas. E o estudo de tais fatos seria uma tarefa para os estudiosos que fazem pesquisas acrca das relaes entre o Brasil e a Africa. A visita do Presidente Senghor, do Senegal, Bahia deu lugar a um outro artigo de fundo, em 21/22 de outubro de 1964, sob o ttulo: "A Visita de Senghor". Dizia que os laos histricos existentes entre o Brasil e a Africa foravam os brasileiros a prestar uma ateno particular aos acontecimentos dos novos pases da Africa. "O Continente negro contribuiu considervelmente para a formao tnica do Brasil. H outras razes culturais, como o fato de tanto o Brasil como a Africa pertencerem parte menos desenvolvida do mundo dos nossos dias". Por tais razes, a visita de Senghor ao Brasil foi considerada importante (43) . O Presidente Senghor, por sua parte, considerou a edio especial do JB para os povos da Africa como algo histrico. 1965 foi um ano pobre de notcias acrca da Africa. Publicaram-se seis notcias, principalmente radiofotos com legendas de poucas linhas. River fala a respeito do Mali, Senegal e Guin ( 4 de maro), o Presidente Nyerere visita o presidente Mao (5 de maro), o Prof. Reichert, do CEAO fala sobre o islamismo na Africa (14, 15 de maro), esta a nica notcia digna de destaque, o Ministro belga da Tecnologia, em Ruanda; o Bclllet Africain em Paris (abril); o
42

- Ibid, Salvador, 20
44

de jul. 1963, p. 1, c. 1.

43 - Ibid, Salvador, 21 E 22 de out. 1964, p. 2, c. 1.

- Ibid,

Salvador, 16 e 17 de jan. 1966, p . 1, c . 1.

emissrio de Gana em Hanoi (7 de agosto) para conversa5es relacionadas com a paz do Vietn. A Africa voltou ao noticirio e proeminentemente, em 1966. O Golpe Militar da Nigria (janeiro) e o Golpe de Gana (fevereiro) obtiveram cobertura total, porm nenhum comentrio realmente racional foi feito (44), ( 4 3 , (46) . O fantasma anteriormente referido relacionado com a poltica dos "laos de sangue" ainda surgiria de vez em quando. A 20 de janeiro de 1967, publicou-se uma notcia procedente de um jornal portugus (Dirio de Notcia, de Lisboa), dirigida ao conjunto dos diplomatas africanos no Brasil, a respeito da "aproximao brasileiroportugusa", especialmente em relao i Africa . 3 "E irrelevante criticar e perturbar uma amizade que se baseia no sangue, no sentimento e na cultura". E aps referir-se ao desaforo dos adolescentes Estados africanos, afirmava que "nada mais irrelevante e nada mais fora de todo o sentido da realidade do que pretender interpor crticas e perturbar uma amizade que se baseia, no em convenincias ocasionais de poltica, mas no sangue, no sentimento, na inteligncia e no carinho" (47) . No se considera importante insistir-se nessa evocao dos "laos de sangue"; basta dizer-se que o "sangue e a formao cultural do Brasil" no foram nicamente portuguses. A "fuga" de Tshombe para a Arglia e sua captura em um avio assaltado em junho de 1967 deu origem a um comentrio em forma de artigo de fundo intitulado - "Tshombe e o Congo". Disseram que embora Tshombe fsse considerado um "smbolo da traio da Africa Independente", "execut-lo provocaria a indignao da opinio internacional contra o Congo" - cujo govrno exigia a sua extradio para que enfrentasse uma pena de morte imposta in absentia-. Poderia tambm contribuir para fortalecer o neocolonialismo e dar-lhe uma oportunidade de interveno posterior naquele pas (48) . Mais dois comentrios editoriais devem ser referidos - um publicado em 11 de setembro de 1969, e o outro, a 14/15 de setembro de 1969. O primeiro saiu sob o que agora pode ser considerado um tpico familiar - Brasil e Africa, e fazia as seguintes observaes: "O Brasil enfrenta ainda hoje problemas semelhantes aos das naes africanas emancipadas e, portanto, no pode deixar de encarar com simpatia os esforos que elas desenvolvem na luta pela
45 46 47

- Ibid, Salvador, 25 de fev.


Ibid, Ibid, Ibid, Ibid, Salvador, Salvador, Salvador, Salvador,

-~

48 -

1966, p. 4, c. 26 de fev. 1966, p. 1, c. 1 de maro 1966, p. 5, c. 20 de jan. 1967, p. 1, c. 20 de jan. 1967, p. 1, c.

1. 1. 1. 1. 1.

concretizao d,as suas aspiraes nacionais. A Africa estamos ligados inclusive por razes histricas e culturais que nos so comuns. Justamente por tudo isto que no se pode compreender o evidente distanciamento existente, no plano das relaes concretas, entre nosso pas e o chamado Continente negro". No setor do comrcio internacional, afirmava deveria haver um relacionamento mais ativo, tendo em mente produtos tais como o cacau e o caf. E acrescentava: - "Nosso govrno ainda no compreendeu que a Africa constitui potencialmente um excepcional mercado para a colocao dos nossos manufaturados cuja produo muitas vzes contida por falta de compradores externos". Referiu-se ainda antiga poltica de "aproximao" iniciada pelo Presidente Quadros, incluindo relaes culturais e comerciais. O artigo terminava dizendo que uma relao essencialmente comercial seria produtiva para ambas as partes (49). Uma vez mais o Jornal da Bahia merece congratulaes por conservar viva a questo, sendo de lamentar porm d,e no haver sido feita meno a relaes polticas de uma espcie contempornea, o que essencial a qualquer relao significativa entre o Brasil e a Africa . O artigo de fundo de 14/15 de setembro de 1969, sob o ttulo "Ditadura racista", debatia a proclamao da Repblica pelo Regime Smith, na Rodsia Meridional. O comentrio salientava que a a independncia no trouxera a liberdade para um povo e sim propiciara o surgimento de uma nova upresso. - uma repblica baseada em uma ditadura racista de alguns brancos sobre muitos pretos. Dizia - " repetio do apartheid da Africa do Sul" e mais adiante - "cabe a todos ns lutar para que no se propaguem nem sobrevivam os racismos na Africa" (50). So estas, realmente, palavras nobres. Teria sido interessante se alguma indicao ou sugesto tivesse sido apresentada a tal respeito. Que concluses podem ser tiradas do breve exame acima mencionado e que sugestes podem ser aventuradas para as relaes afro-brasileiras? No parece ter havido qualquer esfro deliberado por parte do Jornal da Bahia para tratar a Africa como um caso especial em vista dos laos histricos e culturais com a Africa. As notcias sbre o Continente, tal como se deduz dsse trabalho, tratavam de assuntos ocasionais, por vzes relacionados com o estado das relaes Africa-Brasil, mas a questo foi tratada simplesmente como um fato histrico ou como um re!acionamento comercial potencial. Quase nada foi dito sbre as relaes polticas.
49 50

- Ibid, Salvador, 11 de out.

- Ibid. Salvador, 14 e 15 de out.

1969, p. 4, c. 1. 1969, p. 4, c. 1.

Como j foi observado, o fator "laos de parentesco" muito explorado por Portugal e seus porta-vozes. Sem sugerir uma insistncia semelhante por parte dos africanos, poder-se-ia ter falado mais acrca da contribuio africana ao Brasil, alm de sobrevivncias religiosas e culturais. de admirar no haver sociedades ou clubes "africanos" na Bahia e nenhum pas africano manter um consulado ou centro de informaes na Bahia. Supondose que os custos de manuteno de um tal estabelecimento no sejam pequenos, poderia haver um escritrio mantido financeiramente, pelos pases africanos que possuem embaixadas no Brasil. A existncia de tal estabelecimento poderia encaminhar notcias atualizadas, dando informa6e.s sbre a Africa . Jornais, revistas, apresentao de filmes e outros meios poderiam aproximar a Africa contempornea do povo da Bahia. A existncia de tal grupo, com uma ao constante, asseguraria o intersse e a boa vontade em relao Africa to evidentes e que assim seriam desperdiados. Nesta concluso quero porm fazer uma meno especial ao Centro de Estudos Afro-Orientais, dirigido pelo Prof . Waldir Freitas Oliveira, e que considero o nico psto avanado da Africa na Bahia. A criao do grupo acima mencionado complementaria largamente o trabalho do Centro. Referindo-se s relaes entre o Brasil e a Africa em um nvel poltico, no h contradio ao dizer que, nas circunstncias atuais, ou seja, com a presena contnua de portuguses na Africa, Portugal continua presente e ser lamentvel que as evocaes dos "laos de sangue" por Portugal continuem a influir na deciso das atitudes brasileiras quanto Africa. Significaria isso uma traio ao "sangue" da Africa que contribuiu para formar o Brasil e ainda mais uma traio ao povo da Bahia que tantas recordaes possui da Africa. Sbre o prprio Jornal da Bahia, aqui usado para representar a imprensa baiana, deve-se dizer que uma ateno considervel tem sido prestada Africa, mas seria muito mais til ainda se material de ordem prtica, como mapas, etc., fossem usados em reportagens sbre a Africa. Levar-se- muito temDo doutra maneira Dara elevar o grau d,e conhecimentos e informa&i acrca da Africa e melhorar as relaes entre o Brasil e a Africa. NOTA O autor declara-se muito agradecido ao Diretor, professres e pessoal administrativo do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBa. por todo o auxlio que ihe foi dado durante sua estadia na Bahia . Agradece tambm ao Sr. Jos Henrique de Castro, encarregado do Arquivo do Jornal da Bahia.

BIBLIOGRAFIA
Jose Honrio. Brasil e Africa, Outro Horizonte. Relaes e Politia Brasileiro-Afrlmna. Rio de Janeiro, Civ. ~ r k i l e i r a , 1961. 359 p. 2 VIANNA FILHO,Luiz. O Negro na Bahia. So Paulo, JosB Olympio I Ed., 1946. 167 p. (Coleo Documentos Brasileiros) . 3 - AZEVEDO, Thales de. Povoamento da Cidade do Salvador. Salvador, r Ed. Itapu, 1969. 427 p. 4 - CARNEIRO, Edison. Antologia do Negro Brasileiro. Rio de Janeiro, Ed. Globo, 1950. 191 p. (Coleo Brasileira de Ouro) 5 - JUREMA, Aderbal. Insurreies Negras no Brasil. Recife, Ed. Mozart,
1

- RODRIGUES,

1935.

AFRICA AS 'SEEN FROM BRAZIL


Taking t h e newspaper "Jornal a Bahia" as a sample o f the general opinion o f the city papers, the Author does a detaileti survey on the news and editoriais on Africa published between 1958 and 1969. The assumption of the essay is that the historical ties between Africa and Bahia are so close that the nativa o f Bahia regard t h e m as a n important part of their cultural background. The Author notes i n the last part of his research that the Bahia press has not given Africa a special treatment as a case aside, in a measure due to the historical and cultural ties with Africa. Z spite of the fact n that t h e potential trade between Africa an Brazil had been reported, almost nothing had been published about the political relations. O n the o t k r hand the Author insists on the fact that in Bahia there are no cultural organzzations supported by African countries, which helps t o limit the public interest for the events o f that part of the world. But he mentions the work done by the CEAO in eveloping the relations with Africa.

L'AFRIQUE VUE DU BRBSIL


L'auteur effectue u n d-pouillenent des articles e t nouvelles parues duns le "Jornal da Bahia", durant la p6riode 1958-1969, partant de l'hypothse que les liens Jtistoriques liant Bah.ia 19Afrique sont consid&s par les Bahiunais c o m m des lements importants de leur propre formatlon. L'auteur arrive 6 lu conclusion que la presse bahianaise n'acco?.de a u m n traitement spcial l'Afrique. Seuls les relations commerciales et leurs potentialits sont mentionns; presque rien n'est dit sur les relations politiques. D'autre part i1 n ' e d t e pus Bahia des organisations financds par les pays africains. Cette absence explique e n partie le peu d'intergt de public pour l'dfrique. Toutefois l'auteur salue le travail assumd par le Centre d'ztudes Afr0-OtientaleS pour developper les relations entre *le Brsil et 1'Afrique.

Вам также может понравиться