Вы находитесь на странице: 1из 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LETRAS E LINGUSTICA Disciplina: Teorias da sintaxe Prof. Dr.

: Vnia Cristina Casseb-Galvo Aluno: Izac Vieira Chaves

2007

Gramaticalizao

Introduo gramaticalizao: princpios tericos e aplicao

GONALVES, Sebastio Carlos Leite; LIMA-HERNANDES, Maria Clia; CASSEB-GALVO, Vnia Cristina; CARVALHO, Cristina dos Santos. Tratado geral sobre gramaticalizao; GONALVES, Sebastio Carlos Leite; CARVALHO, Cristina dos Santos. Critrios de gramaticalizao. In: GONALVES, Sebastio Carlos Leite; LIMA-HERNANDES, Maria Clia; CASSEB-GALVO, Vnia Cristina, org.(s). Introduo gramaticalizao: princpios tericos e aplicao. So Paulo: Parbola Editorial, 2007. 15p90p. ISBN: 978-85-88456-70x. As abordagens da mudana lingustica no curso do tempo so variadas, e a gramaticalizao constitui um tipo especial de mudana que revela como unidades ou construes de base lexical, em certos contextos lingusticos, passam a servir a funes gramaticais e, se j gramaticalizadas, podem vir a desenvolver funes ainda mais gramaticais. Esse tipo de mudana lingustica requer uma concepo no esttica da gramtica das lnguas humanas, o que, em outras palavras, significa assumir que o sistema lingustico est em constante renovao e, desse modo, no h, a rigor, gramtica como produto acabado, mas sim, como produto de constante gramaticalizao. Embora o ressurgimento do interesse pela gramaticalizao tenha se firmado no cenrio mundial no incio da dcada de 1980, no Brasil, a temtica s tomou flego quase dez anos mais tarde. Ao longo desses quase trinta anos, ressentimos, na literatura lingustica brasileira, a falta de uma obra que dispensasse um tratamento didtico aos estudos da gramaticalizao. Mostrar como esse processo especial de mudana se implementa em qualquer que seja a lngua o que buscamos ao longo dos dois primeiros captulos do livro, onde o leitor encontrar os subsdios tericos necessrios para, no segundo captulo, tomar contato com fenmenos de gramaticalizao na histria do portugus. Externando nossa preocupao com o pblico-alvo a que a obra se destina, no ltimo captulo, apresentamos um tratamento pedaggico do tema que visa a sua aplicao no mbito universitrio, como suporte para a formao do acadmicopesquisador da rea de letras, e a sua aplicao na prtica de ensino de lngua materna, uma contribuio para o desenvolvimento da competncia comunicativa do aluno do ensino fundamental e mdio.

FICHAMENTO Captulo um TRATADO GERAL SOBRE GRAMATICALIZAO INTRODUO Dentre os vrios processos de mudana lingustica, a gramaticalizao considerada um dos mais comuns que se tem observado nas lnguas em geral. A constante renovao do sistema lingstico percebida, sobretudo, pelo surgimento de novas funes para formas existentes e de novas formas para funes j existentes traz tona a noo de gramtica emergente. Concepo de lngua como atividade no tempo real e a postulao de que, a rigor, no h gramtica como produto acabado, mas sim constante gramaticalizao. A gramaticalizao pode ser processo, mas tambm pode ser paradigma, da mesma forma que pode ser um fenmeno diacrnico ou sincrnico. A gramaticalizao considerada paradigma se observada num estudo da lngua que se preocupe em focalizar a maneira como formas gramaticais e construes surgem como so usadas. Diacrnica: se a preocupao do estudo estiver voltada para a explicao de como as formas gramaticais surgem e se desenvolvem na lngua. Sincrnica: se a preocupao estiver voltada para a identificao de graus de gramaticalidade que uma forma lingustica desenvolve a partir dos deslizamentos funcionais a ela conferidos pelos padres fluidos de uso da lngua. A gramaticalizao se instaura no momento em que uma unidade lingustica comea a adquirir propriedades de formas gramaticais ou, se j possui estatuto gramatical, tem sua gramaticalidade ampliada.

medida que as propriedades de uma unidade lingustica vo se alterando, ela vai se tornando membro de novas categorias, em razo de uma reanlise categorial , o que permite enquadrar uma mesma forma em categorias diversas. A gramaticalizao pode ser entendida como as alteraes de propriedades sintticas, semnticas e discursivo-pragmticas de uma unidade lingustica que promovem a alterao de seu estado categorial.

1. GRAMATICALIZAO: TENDNCIAS.

BREVE

HISTRICO,

DEFINIES

Estudos iniciais passveis de ser identificados como de gramaticalizao datam do sculo X na China e continuam a se desenvolver no sculo XVII, com Condillac e Rousseau (na Frana), entre outros. Nas dcadas iniciais do sculo XX (1912), tendo como Meillet (na Frana) a figura central.

A maioria dos estudiosos de gramaticalizao fazem a distino entre itens lexicais, signos lingsticos plenos, classes abertas de palavras, lexemas concretos, palavras principais, de um lado, e itens gramaticais, signos vazios, classes fechadas de palavras, lexemas abstratos, palavras acessrias, do outro. Consideram que as ltimas categorias tendem a se originar das primeiras. Uma acepo mais clara de gramaticalizao concebem que palavras de uma categoria lexical plena (nomes, verbos, e adjetivos) podem passar a integrar a classe das categorias gramaticais (preposies,

advrbios, auxiliares,etc), as quais, em momento posterior, podem se tornar afixos. Lehmann, na conceituao de gramaticalizao, assume a definio clssica de Kurilowicz, que concebe a gramaticalizao como um processo de morfologizao, que pode levar mudana de estatuto de um item no somente de lexical a gramatical, mas tambm do menos para o mais gramatical.

Hopper&Traugott (1993, 7) admitem que uma forma em processo dde gramaticalizao segue um cline de mudana, como sugere o esquema abaixo, o que enfatiza o carter categorial do lxico: [item de contedo] > [palavra gramatical] > [cltico] > [afixo flexional] Numa formulao de carter mais restrito, a gramaticalizao poderia, ento, ser definida como um processo por meio do qual alguns elementos de contedo lexical se desenvolvem, no decorrer do tempo, e se tornam elementos gramaticais e, se gramaticais, passam a mais gramaticais ainda, apresentando-se mais previsveis no que diz respeito a seu uso. Traugott & Heine defendem que o termo gramaticalizao remete a um processo lingstico tanto diacrnico quanto sincrnico de organizao categorial e de codificao, ainda que, em momentos anteriores, remetesse a um processo unicamente diacrnico. No que se refere direo da mudana, alguns autores investigam o processo de gramaticalizao partindo do discurso para a morfossintaxe. Givn (1979), por exemplo, defende a existncia de um processo cclico: discurso>sintaxe>morfologia>Morfofonmica>zero, perspectiva adotada tambm por outros autores.

Givn introduz o discurso como um parmetro maior para o entendimento da estrutura da lngua, em geral, e o desenvolvimento de estruturas e categorias gramaticais, em particular. Givn dizia em 1971 que a morfologia de hoje a sintaxe de ontem, em 1979 dizia que a sintaxe de hoje o discurso pragmtico de ontem. Expresses lingusticas com vinculao sinttica fraca se transformam em expresses sintticas fortemente ligadas. A combinao de oraes pode ser interpretada como uma

gramaticalizao da organizao retrica do discurso. A diversidade de termos e tendncias sob uma mesma rubrica um primeiro indcio de que a gramaticalizao ainda se encontra em constituio como paradigma explanatrio definitivo. 3. O ESTATUTO TERICO DA GRAMATICALIZAO. Nem todos os autores distinguem, com clareza, processos, princpios, mecanismos e critrios/parmetros que identificam formas gramaticalizadas ou em gramaticalizao. A gramaticalizao, para alguns lingistas, apenas um dos processos constitutivos da lngua e pode co-ocorrer com dois outros principais processos que tm implicao direta no sistema lingstico: a semantizao e a discursivizao. Esses processos apontam para os mdulos a partir dos quais a lngua tacitamente se constitui: a gramtica, a semntica e o discurso. O fazer constante da gramtica, observvel pela variao e pela mudana lingustica, bem como pela gramaticalizao, um tipo especial de mudana, revela-se em instncias diversas, como a morfologia, fonologia, semntica e sintaxe. No , contudo, um privilgio da lngua portuguesa. um movimento contnuo e altamente produtivo em todas as lnguas naturais.

Como escala

processo,

as

mudanas e

que

se de

caracterizam aumento

como de

gramaticalizao se implementam sempre de maneira gradual, numa unidirecional contnuo gramaticalidade/abstratizao. A gramaticalizao pode ser concebida como um subconjunto de mudanas/alteraes translingusticas recorrentes, que envolvem correlaes entre propriedades semnticas, gramaticais, discursivas e, algumas vezes tambm, fonolgicas. 3.1. Estgios da mudana Em gramaticalizao, relativamente s categorias lexicais, podem ser identificados estgios ou fases que caracterizavam a mudana do [lexical] > [gramatical] > ou do [- gramatical] > [+ gramatical]. A sintatizao tem lugar quando um item ou construo recorrente no discurso comea a adquirir propriedades que o deslocam de sua classe categorial de origem, procedendo a uma recategorizao. Na morfologizao faz surgir na lngua as formas presas, sejam elas afixos flexionados ou afixos derivacionais. Mecanismos motivadores da gramaticalizao: extenso metafrica, inferncia, generalizao, harmonia e absoro. A extenso metafrica caracteriza-se por meio de duas propriedades: (i) (ii) Mudana de um domnio mais concreto para um domnio mais abstrato; Preservao de algum trao da estrutura relacional original.

A inferencia remete diretamente implicatura, pois enquanto o falante obedece ao princpio da uniformidade e da economia, o ouvinte extrai todos os significados necessrios compreenso da assero.

A generelizao representa a perda de traos especficos de significado, com a conseqente expanso de contextos apropriados para o uso. A harmonia, um mecanismo restrito a elementos gramaticais que se encontram desprovidos da maior parte de seu contedo semntico, aplicvel a estgios mais avanados da gramaticalizao. A absoro representa a fase em que h a completa gramaticalizao do item observado. Pode se considerar a gramaticalizao como um processo dinmico que reflete no somente o movimento contnuo em torno da estrutura (nas relaes estabelecidas), mas ainda como uma atividades cognitiva com reflexos na prpria estrutura.

3.1.1 Reduo fonolgica Na reduo fonolgica, uma forma-fonte perde traos semnticos rumo a um conceito mais abstrato, como o das relaes gramaticais porque perde material fonolgico. Atua sobre a forma em gramaticalizao para ajust-la ao domnio dos itens gramaticais, cuja grande maioria apresenta pouca substancia fontica, por conta do pouco contedo de expresso.

eroso fontica liga-se tambm a freqncia relativa do uso, uma vez que quanto mais presente do discurso, maior a possibilidade de desgaste de um item, em razo de sua previsibilidade em contextos discursivos apropriados. 3.2. Princpio e mecanismos da gramaticalizao

Parece que ao processo de gramaticalizao s poderia ser atribudo um nico e fundamental princpio : o princpio da uniderecionalidade, verificvel, como hiptese, por meio da atuao dos vrios mecanismos, partes constitutivas do fenmeno da gramaticalizao, que, num sentido lato, podem tambm ser entendidos como suas causas ou motivaes.

Mecanismos atuantes no processo de gramaticalizao: bleaching, reanlise, analogia, eroso fontica, gradualidade do processo, aumento de uso etc. 3.2.1. O princpio da unidirecionalidade Unidirecionalidade uma recurso analtico que permite organizar e

melhor compreender os diversos usos associados a determinada forma. Por meio desse recurso, generalizaes metafricas so favorecidas com vistas ao tratamento de dados empricos. Hopper & Traugott (1993), na definio da unidirecionalidade, enfatizam a especificidade dos contextos discursivos que propiciam a gramaticalizao e afirmam que a passagem [lexical] > [gramatical] no direta. 3.2.2. Os mecanismos da gramaticalizao No processo de gramaticalizao, atua um princpio cognitivo especfico princpio de explorao de velhas formas para novas funes. Com base nesse princpio, pode-se dizer que conceitos concretos so mobilizados para o entendimento, explanao e descrio de um fenmeno menos concreto. necessrio analisar a manipulao cognitiva e pragmtica, razo pela qual a transferncia conceptual e os contextos que favorecem uma reiterpretao devem ser observados.

3.2.2.1. A metfora A mudana semntica que ocorre em processos de gramaticalizao fortemente motivada por processos metafricos. A metfora, em gramaticalizao, envolve a abstratizao de

significados, os quais, de domnios lexicais ou menos gramaticais, so estendidos metaforicamente para mapear conceitos de domnios gramaticais. A metfora envolvida na gramaticalizao, diferentemente daquela relacionada s figuras de linguagem, seria pragmaticamente motivada e voltada para a funo na gramtica.

3.2.2.2. A metonmia Para Lakoff & Johnson (1980), a metonmia tem funo referencial que permite usar uma entidade em substituio a outra. Tambm funciona como mecanismo de entendimento, ou seja, aponta especificamente mais aspectos do que est sendo referido. Heine et al (1991a) definem a metonmia como uma figura de liguagem por meio da qual o nome de uma entidade usado para outra entidade de algum modo contgua primeira. A transferncia por contigidade possvel graas funo referencial da linguagem. A metonmia vista, tal qual a metfora, como uma categoria de extenso de significados, um processo fundamental de associao de significados, um processo fundamental de associao de significados baseados na contigidade.

A metonmia, em gramaticalizao, remete tambm a um tipo de inferncia pragmtica, uma associao conceptual fundamentada no mundo discursivo ou uma transferncia semntica licenciada por contigidade. 3.2.2.3. Da relao entre metfora e metonmia Muitas vezes, na anlise de um fenmeno j gramaticalizado, possvel observar a atuao de ambos os mecanismos em trechos especficos da mudana. Enquanto a metfora resolve um problema de representao, a metonmia associada com resoluo de problemas de informatividade e relevncia na comunicao. Metfora e metonmia ajudam a explicar, em alguns casos, a mudana de um item lexical ou de uma estrutura maior em um item ou construo mais gramatical. A metfora constitui um processo unidirecional de abstrao crescente, pelo qual conceitos que esto prximos da experincia humana so utilizados para expressar aquilo que mais abstrato e, consequentemente, mais difcil de ser definido. Metfora: opera no eixo paradigmtico>Opera na inter-relao de domnios conceptuais> Opera por analogia>envolve implicaturas convencionais. Metonmia: Opera no eixo sintagmtico>Opera na inter-relao sinttica dos constituintes>Opera por reanlise(abduo)>Envolve implicaturas conversacionais. 3.2.3. Motivaes da mudana: a reanlise, a analogia e as relaes icnicas A analogia se refere atrao de formas preexistentes por outras construes tambm j existentes no sistema e envolve inovaes ao

longo do eixo paradigmtico, a analogia propicia o surgimento de formas no situveis no sistema lingstico. Assim, itens anaisveis sobre o prisma da analogia no so criaes gramaticais, mas resultados de extenso de regras operantes na lngua. A reanlise permite a criao de novas formas gramaticais, medida que, gradualmente, alteram-se as fronteiras de constituintes em uma expresso, levando uma forma a ser reanalisada como pertencente a uma categoria diferente do original. Processos metonmicos e reanlise encontram-se diretamente

relacionados. As relaes icnicas, por sua vez, decorrem de um princpio que contradiz a hiptese da arbitrariedade entre as formas e funes na lngua, conforme proposto por Saussure. 4. O ALCANCE DA GRAMATICALIZAO: DO LXICO ORAO A categoria dos prottipos entende que ser membro de dada categoria uma questo de gradincia. De acordo com essa teoria, as categorias gramaticais possuem uma estrutura prototpica com membros centrais(os termos de nvel bsico) que partilham mais atributos (semnticos ou sintticos) entre si. A migrao de um membro dessa categoria para outra (que ocorre, por exemplo, em processo de gramaticalizao) no seria uma evidncia da ausncia dessa estrita determinao de limites? Um dos critrios utilizados para distinguir os termos de nvel bsico a sua alta frequncia de uso. H uma tendncia de que termos mais prototpicos sejam mais recorrentes do que menos prototpicos.

Alguns autores defendem um modo tripartite para um entendimento mais satisfatrio de como as oraes se articulam num complexo oracional, propondo a seguinte separao: parataxe, hipotaxe e subordinao. Tal separao a base no reconhecimento de diferentes graus de integrao sinttica, reveladores possivelmente de um percurso unidirecional de gramaticalizao dessas oraes. Parataxe: se caracteriza pela relativa independncia e integrao mnima entre as oraes. (oraes coordenadas e justapostas). Hipotaxe: pela relativa interdependncia e por um grau intermedirio de integrao. (oraes adverbiais). Subordinao: se caracteriza por total dependncia e integrao mxima entre as oraes, ou seja, a margem encaixada a um constituinte da orao-ncleo. (subordinadas substantivas e adjetivas restritivas). O padro oracional direita mais gramaticalizado do que o outro sua esquerda. A mudana de um tipo de orao complexa para outro se d de um ponto esquerda para um ponto direita, o que remete ao princpio de unidirecionalidade no processo de combinao de oraes. Alm de a gramaticalizao poder ocasionar mudana de um tipo de orao complexa para outro, esse processo pode fazer com que uma orao complexa se torne uma orao simples. A gramaticalizao pode fazer com que o verbo da orao principal se transforme at em um afixo que modifica o significado do verbo da subordinada; com a dessentencializao, a orao subordinada torna-se um constituinte simples da orao principal. 5. GRAMATICALIZAO: UMA TEORIA?

Alguns estudiosos tm se referido a esse conjunto de postulados tericos feitos sobre o fenmeno de gramaticalizao como teoria (Bybee et al., 1994), modelo (Hopper e Traugott, 1993) ou paradigma da gramaticalizao (Martelotta et al., 1996; Heine, 1997; Cezrio, 2001). Naro & Braga consideram a gramaticalizao um vertente dos estudos da mudana lingustica. Newmeyer (2001, 202) esclarece que por uma conveno de uso (no particularmente til) tornou-se comum usar o termo gramaticalizao somente quando a partir de uma reanlise o rebaixamento de status [categorial] coincide com certas mudanas semnticas e fonticas que ocorrem independentemente. A gramaticalizao interessa considerar cada percurso individualmente e focalizar aquele em que uma mudana de estatuto categorial se implementa. Castilho (2002a) recomenda que se abandone de vez o princpio da unidirecionalidade em favor de uma multidirecionalidade, o que, no se entender, captaria melhor as relaes que se estabelecem entre lxico, discurso, semntica e gramtica. O princpio da ativao diz respeito escolha de categorias cognitivas e ao agrupamento de traos que comporo a dimenso gramatical, semntica e discursiva do item. O princpio da reativao o movimento mental de uma nova ativao de traos lexicais. O princpio da desativao refere-se ao processo de eliminao de traos previamente escolhidos nos vrios sistemas lingusticos. 6. EM RESUMO... O que parece faltar nas consideraes dos crticos a referencia base fundante do processo, ou seja, a nfase na alterao de estatuto

categorial, e a atuao conjunta de outros mecanismos que ocorram paralelamente ao processo. A anlise de caso de mudanas que envolvam apenas um dos aspectos que tomam parte na gramaticalizao no coloca necessariamente o item analisado numa categoria diferente da sua forma original, e ignora o prprio papel da semntica e do discurso na constituio da forma-alvo. Os mecanismos caracterizadores da gramaticalizao, sem relao com uma teoria mais forte que o sustente, o que faz com que muitos autores no a concebam como um paradigma terico, mas apenas como um conjunto de critrios definidos no interior de outras disciplinas j firmadas (Fontica, Morfologia, Sintaxe, Semantica, Discurso, etc.). Concebendo a gramaticalizao como um conjunto de princpios, ela capaz de fornecer um aparato terico-metodolgico para a identificao de processos que, simultaneamente atuantes, permitem reconhecer mudanas categoriais na lngua, propiciadas por alteraes que se consubstanciam a partir da interao de suas partes componentes: a semntica, o discurso, e a gramtica.

Captulo dois CRITRIOS DE GRAMATICALIZAO 1. INTRODUO Meillet sustentava que, pelo menos em alguns lnguas, a ordem dos constituintes poderia ser vista como um tipo de gramaticalizao.

Para Hopper (1991) a gramtica das lnguas sempre emergente, ou seja, novas funes para formas j existentes esto sempre emergindo, ele defende que os processos que levam gramaticalizao no so distintos daqueles que propiciam a mudana semntica. A gramaticalizao pressupe, necessariamente, a mudana, mas o inverso dessa proposio no verdadeiro. Nem sempre fcil aplicar consistentemente a um mesmo fenmeno todos os parmetros que identificam a gramaticalizao. 1.1. Os parmetros de Lehmann (1995[1982])

Lehmann (1995[1982]) define gramaticalizao como um processo que transforma lexemas em formativos gramaticais e formativos gramaticais em mais gramaticais ainda. Lehmann enfatiza que o que seus parmetros conjuntamente possibilitam a identificao no da gramaticalizao, mas da autonomia de um signo. Os seis parmetros de Lehmann expostos resultam da combinao dos aspectos peso, coeso, e variabilidade com dois eixos de distribuio dos signos da lngua.

1.1.1. Parmetros paradigmticos No eixo paradigmtico, analisa-se a integrao dos traos semnticos do item, seu grau de participao no domnio funcional das formas de expresso do quadro de que ele faz parte e a possibilidade de sua

escolha s expensas de outros itens de mesmo valor semnticopragmtco. 2.1.1.2 Peso vs. Paradigmatizao: integridade Da relao entre o fator peso e o aspecto paradigmtico, tem-se o parmetro da integridade, o qual se refere ao tamanho substancial de um signo, em termos de sua matriz semntica e fonolgica. A repetio no discurso a responsvel pela automatizao como uma unidade nica de processamento, a responsvel pela automatizao da forma lingustica. O que se evidencia do contraste entre os diferentes usos das mesmas formas verbais que eles no sofrem desgastes fonolgicos, mas no deslizamento semntico que sofrem em favor da marcao aspectual. 2.1.1.2. Coeso vs. Paradigmatizao: paradigmaticidade A paradigmaticidade diz respeito ao grau de coeso de um item com outros em um paradigma. Mede-se esse parmetro verificando-se o tamanho e homogeneidade do paradigma. Um aspecto bastante problemtico precisar o tamanho do paradigma que o item em gramaticalizao passa a integrar Os verbos plenos constituem um paradigma aberto, enquanto o dos auxiliares constitui um paradigma fechado. Por no ser de uso obrigatrio (ou mesmo preferido) na tarefa de qualificar aspectualmente um estado-de-coisas, pode-se considerar que os verbos: botar, danar, desandar, dar, entrar, pegar, participam escassamente do paradigma dos verbos aspectualizadores, o que, em princpio, revela-os como itens fracamente gramaticalizados, quando comparados a sua principal forma concorrente comear.

2.1.1.3. Variabilidade paradigmtica A variabilidade paradigmtica refere-se possibilidade de uso de um outro item em lugar daquele em processo de gramaticalizao. Referese liberdade com a qual o usurio da lngua escolhe um signo dentre aqueles pertencentes a um mesmo paradigma ou no escolhe nenhum deles, deixando em seu lugar uma categoria genrica (ou no marcada) disponvel para aquele contexto de uso. A frequncia de uso das formas alternantes pode revelar usos sociolingusticamente determinados, ou mesmo condicionantes de ordem estilsticas, atuantes no avano da gramaticalizao de uma dessas formas. Por exemplo, no existem restries lingusticas no emprego das formas alternantes de comear, pode haver a interferncia de condicionantes ligadas a fatores de ordem social ou estilsticas. No h contexto obrigatrio para o uso. Assim, a variabilidade paradigmtica um parmetro negativo na aferio do grau de menor autonomia dessas formas que codificam aspecto inceptivo. 1.1.2. Parmetros sintagmticos No eixo sintagmtico, tentam-se captar as relaes que o item mantm com outros constituintes das diferentes construes de que ele participa, sua colocao e seu grau de mobilidade na construo. 1.1.2.1. Peso vs. sintagmatizao: escopo

O peso sintagmtico ou escopo de um item refere-se extenso da construo que ele ajuda a formar.

Com o aumento do grau de gramaticalizao de um item, seu escopo diminui: na mudana via condensao, de um estado da lngua para outro, o item passa da relao com constituintes de complexidade arbitrria para a relao com palavra ou com radical, mudana que os casos das alternantes aspectuais de inceptividade ilustram bem. Os predicados que constituem auxiliares aspectuais escopam,

modificam, somente o verbo principal da perfrase que ajuda a formar, o qual o responsvel pela estruturao da predicao. Nas construes perifrsicas, portanto, observa-se que o escopo dos verbos em anlise diminui, consoante o que prev o parmetro escopo. 1.1.2.2. Coeso vs. sintagmatizao: conexidade

A conexidade ou coeso sintagmtica refere-se coeso de um item com outro, isto , ao grau com que se liga a outros signos ou ao grau com que deles dependa. Nos aspectos sintagmticos, do uso do verbo pleno, ao uso como verbo auxiliar na constituio de perfrases aspectuais, pode-se verificar que as formas alternantes de comear usadas na codificao de inceptividade contraem relaes mais fixas no interior da frase. 1.1.2.3. Variabilidade sintagmtica

A variabilidade sintagmtica de um item refere-se possibilidade de sua mobilidade na construo em que ele ocorre. A posio fixa do item dentro de um sintagma indcio de seu aumento de gramaticalidade, como ocorre quando um item lexical atinge um grau alto de morfologizao.

Os parmetros do plano paradigmtico revelam que se trata de itens fracamente gramaticalizados, proposio que reverte quando considerados os parmetros do plano sintagmtico. 1.2. Os princpios de Hopper (1991)

Hopper (1991) afirma que a gramtica de uma lngua sempre emergente, ou seja, esto sempre surgindo funes/valores/usos para formas j existentes e, nesse processo de emergncia, verificvel a partir de padres fluidos da linguagem, possvel reconhecer graus variados de gramaticalizao que uma forma vem a assumir nas novas funes que passa a executar, tornando-se imperioso, ento, contar com recursos que permitam identificar os primeiros estgios desse processo de mudana. Hopper sugere cinco conjuntos de parmetros dos de Lehmann: estratificao, descategorizao. Esses princpios acentuam o carter gradual da gramaticalizao, uma vez quem conferem aos elementos analisados o grau de mais ou menos gramaticalizados, no visando, portanto, verificar se eles pertencem ou no gramtica. Passa-se a seguir apresentao dos princpios de Hopper, com sua aplicao ao caso da forma a gente, que no portugus brasileiro est se tornando uma forma pronominal concorrente da forma ns. divergncia, especializao, persistncia e

1.2.1. Estratificao [layering] Segundo o princpio da estratificao, em um domnio funcional amplo, novas camadas esto sempre emergindo e coexistindo com as antigas.

Essas diversas camadas, codificando funes similares ou idnticas, podem correlacionar-se a itens particulares ou a registros sociolingusticos. No portugus brasileiro falado, o caso da forma a gente ilustra bem esse princpio. O uso pronominal origina-se do substantivo gente, proveniente da forma latina gens , gentis, usado para nomear um nmero indeterminado de pessoas, agrupadas por algum trao de identidade. No portugus brasileiro, em alguns contextos, a expresso a gente passou a competir com as formas de 1.a pessoa, eu e ns, mais frequentemente com ns do que com eu. Exemplo: F: Porque a nica coisa que no vai bem o seguinte: que ns temos aqui uma dificuldade muito grande de colocar a documentao do bar em dia. O uso de a gente uma alterao da forma-fonte, do ponto de vista tanto semntico quanto gramatical. A estratificao no surge para a eliminao das formas antigas e a substituio pelas formas novas, mas pelo amontoamento num mesmo domnio funcional, de formas sutilmente diferenciadas que tm, aproximadamente, o mesmo significado. 1.2.2. Divergncia Esse princpio se superpe ligeiramente ao anterior e dita a unidade lexical que d origem ao processo de gramaticalizao pode manter suas propriedades originais, preservando-se como item autnomo e, assim, estar sujeita a quaisquer mudanas inerentes a sua classe, inclusive sofrer um novo processo de gramaticalizao.

A divergncia poderia ser interpretada como um caso especial de estratificao, embora com diferenas significativas. A estratificao remete s diferentes codificaes de uma mesma funo, enquanto a divergncia remete aos diferentes graus de gramaticalizao de um mesmo item lexical e aplicvel aos casos em que um mesmoitem lexical autnomo se gramaticaliza em um contexto, deixando de o fazer em outros. 1.2.3. Especializao O terceiro princpio, especializao, tem relao com a questo do estreitamento da escolha de formas pertencentes a um mesmo domnio, ou seja, relaciona-se com o estreitamento de opes para se codificar determinada funo, medida que uma dessas opes comea a ocupar mais espao porque mais gramaticalizada. No raro que, na variedade popular, no-padro, a forma ns assuma flexo verbal de 3.a pessoa do singular, a exemplo do que j aconteceu com a forma gramaticalizada a gente. 1.2.4. Persistncia O princpio da persistncia o que prev a manuteno de alguns traos semnticos da forma-fonte na forma gramaticalizada, o que pode ocasionar restries sintticas para o uso da forma gramaticalizada. A aplicao desse princpio revela que a idia de coletividade do substantivo gente retida na forma gramaticalizada a gente, o que contribui para sua referncia indeterminadora. As restries sintticas ficam por conta de a forma inovadora no admitir modificao por quantificadores, numerais, especificadores, enquanto a forma conservadora o faz sem restries.

1.2.5. Descategorizao Esse princpio remete perda, por parte da forma em processo de gramaticalizao, dos marcadores opcionais de categorialidade e de autonomia discursiva. Por exemplo, os nomes deixam de identificar participantes no discurso e os verbos, de reportar novos eventos. Aplicam-se consistentemente ao caso de gramaticalizao de a gente, o que evidencia que se trata de um caso de gramaticalizao em curso, que vem alterando o sistema pronominal do portugus brasileiro, a exemplo do que ocorreu com a gramaticalizao da forma pronominal de 2.a pessoa, voc, cujas origens remontam forma de tratamento Vossa Merc. 2. CRITRIOS PARA A GRAMATICALIZAO DE ORAES

(LEHMANN, 1988) Lehmann considera que os processos de articulao de oraes no podem ser descritos atravs das dicotomias coordenao/subordinao e parataxe/hipotaxe, estabelece uma tipologizao das sentenas complexas a partir de continua que levam em conta nveis de maior ou menor vinculao sinttica entre oraes. Lehmann (1988) postula seis parmetros semnticos-sintticos, que julga relevantes para o estudo da articulao de oraes em qualquer lngua e a formulao de frases complexas: a) rebaixamento hierrquico da orao subordinada; b) nvel sinttico do constituinte ao qual a orao subordinada se vincula; c) dessentencializao da subordinada; d) gramaticalizao do verbo principal; e) entrelaamento das duas oraes; f) explicitude da articulao.

Cada um desses parmetros analisado a partir de um continuum que se estende entre dois extremos: um plo de mxima elaborao e outro de mxima compresso (ou condensao) de informao lexical e gramatical. Esses continua partem de um plo em que o nvel de vinculao sinttica entre as oraes combinadas mais frouxo para um plo em que esse nvel de vinculao mais estreito. Os seis parmetros citados anteriormente nem sempre atuam

isoladamente no processo de combinao de oraes, o que implica dizer que tambm podem ser estabelecidas correlaes entre elas. Uma gramaticalizao forte do verbo principal pressupe uma dessentencializao avanada ou um forte grau de entrelaamento. O entrelaamento de oraes por operao de alamento de constituinte pressupe rebaixamento hierrquico e, por conseguinte, integrao da orao subordinada. O entrelaamento de oraes mediante controle do sujeito da sentena subordinada leva dessentencializao dessa sentena, uma vez quem esse controle de sujeito tende a favorecer uma construo subordinada no-finita, o que implica uma forte dessentencializao. No que diz respeito, mais especificamente gramaticalizao, Lehmann a define como um processo diacrnico e um contibuum sincrnico que levam um item de lexical a gramatical. No continuum de Lehman, no est previsto outro estgio de gramaticalizao, que corresponderia, em estruturas complexas, mudana na classe gramatical de um dado item verbal. justamente o que acontece, no portugus com o uso do verbo ver, que comporta um sentido equivalente ao advrbio de dvida provavelmente,

quando empregado na expresso vai ver que, nesse caso, no s esse verbo, mas toda a expresso traduz esse sentido. 3. EM RESUMO... Este captulo buscou contemplar os efeitos da gramaticalizao de um item lexical a partir dos eixos paradigmtico e sintagmtico, Lehmann (1995[1982]) prope seis parmetros, na sua maioria estritamente formais, que visam detectar formas em estgios avanados de gramaticalizao, morfologizao. Assim, quanto mais avanado o grau de gramaticalizao de uma forma/construo menos autonomia ela apresenta. Hopper (1991, 1996) apresenta cinco critrios que captam casos de formas/construes estratificao, descategorizao. Lehmann (1988) considera que quanto mais entrelaadas esto duas oraes, maior a sua gramaticalizao, e torna relevante ento investigar o modo como as oraes se articulam abordando os seguintes parmetros: rebaixamento hierrquico da orao subordinada; nvel sinttico do constituinte ao qual a orao subordinada se vincula; dessentencializao da orao subordinada; gramaticalizao do verbo principal; entrelaamento das duas oraes; explicitude da articulao. em estgios incipientes de gramaticalizao: persistncia e divergncia, especializao, aplicando-se, portanto, mais a casos de

Вам также может понравиться