Вы находитесь на странице: 1из 6

Filosofia da Linguagem em Rousseau

Marcelo Frias
Graduando em Filosofia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitrio Claretiano. Mantm o Blog Um Esboo Filosfico e Colaborador do Portal Caf com Filosofia.

29

o tratar da originalidade e de todas as contundentes teses de Rousseau dentro do eminente contexto iluminista, ressaltarei aqui, neste breve texto, uma possvel filosofia da linguagem neste autor, do qual poderamos extrair algumas consideraes concernentes metafsica, ou, mais especificamente, concernente aos conceitos dos particulares e universais. A razo a qual fez com que Rousseau, casse inevitavelmente no embolo das palavras foi precisamente pelo fato desse pensador estar obstinado a analisar a origem da desigualdade entre os homens (da o titulo de sua grande obra) e, portanto, de descobrir a origem das lnguas uma vez que, se tomarmos a sociedade j estabelecida como inventora da linguagem, esta ultima necessria para que os homens tenham uma certa correspondncia entre si. Ento, alm de fazer a intercorrespondncia entre os homens, para o filsofo francs, a linguagem permeabiliza a propagao das desigualdades, por assim dizer. Por outro lado, somos indubitavelmente devedores ao uso da linguagem, pois ela quem exerce e facilita as operaes do esprito. Assim, ao analisar a origem das desigualdades, Rousseau pensou que houve a necessidade dos homens em usar as palavras para poder pensar, mas o homem tambm teve muito mais necessidade em pensar para poder expressar atravs da linguagem. Podemos dizer, ento, que a necessidade em ordenar o esprito atravs da linguagem e pensar para criar a arte de expressar em palavras um fato que ocorreu, em sua gnese, de forma simultnea.

30

Recorrendo e adentrando mais na origem das lnguas, Rousseau afirmou que a primeira linguagem do homem foi o que ele chamou de grito da natureza, que foi a necessidade mais bsica para a utilizao da linguagem. Dessa forma, os gritos da natureza seriam reflexos do instinto humano, como, por exemplo, um pedido de socorro em ocasies de perigo. Quando o homem foi deixando aos poucos os instintos mais moderados para substitu-los por ideias e instintos mais expressivos, ao passo em que o homem requeria uma comunicao mais estreita, as inflexes da voz foram multiplicadas e incorporadas tambm aos movimentos gestuais. Assim, os objetos visveis e mveis j poderiam ser exprimidos e descritos por meio de gestos. Porem, pelo fato dos gestos somente indicar objetos simples e fceis de descrever, em se tratando de uma descrio mais detalhada de um objeto mais complexo, h a necessidade de articulao dos sons emitidos pela voz para que de fato haja relao entre os objetos descritos e as ideias correspondentes a eles. Ento, em uma perspectiva socializadora da linguagem, a substituio dos gestos pelos sinais emitidos pela vocalizao uma atividade que necessariamente deve ser consenso entre os homens. Com efeito, desdobrando mais sobre o desenvolvimento da linguagem, a anlise de Rousseau implica em uma semntica ao atentar para a decomposio da linguagem nos homens selvagens. Dessa forma, nos homens primitivos, o significado das palavras era muito mais extenso do que a significao que atribumos ao vocabulrio das lnguas j formadas. Em detrimento do desprezo do homem primitivo em relao s partes constituintes da linguagem, a significao de uma afirmativa consistia somente no sentido da proposio inteira, ou seja, o conjunto dos sinais institudos articulados atravs da voz era somente compreendido em sua totalidade, no restando a possibilidade, portanto, de significados em sinais isolados. Contudo, a sofisticao da linguagem primitiva foi se estabelecendo ao passo em que comearam as distines entre o sujeito do predicado, o nome do verbo. Neste estgio mais complexo da formao da linguagem j se era possvel fazer referncia a um objeto particular atravs de nomes prprios e, portanto, tambm j se era possvel atribuir adjetivos aos nomes. Evidentemente, essas atividades no seio da linguagem exigiu um grande esforo do homem, onde as abstraes so operaes difceis e penosas e pouco naturais.

31

precisamente nesta fase de formao da linguagem que eu destaco a originalidade e a contundente filosofia da linguagem em Rousseau. Como j expresso acima, Rousseau afirmou que nesta fase de formao da linguagem j se era possvel fazer referencia a um objeto particular com um nome prprio. Entretanto, os objetos denotados continham sua significao sem relao de gneros e de espcies, pois os indivduos que manipulavam as lnguas no estavam em condies de distinguir as caractersticas mais elementares de cada objeto. Em suma, atravs das anlises rousselianas acerca da origem da linguagem, me arriscaria dizer que precisamente na possibilidade de denotarmos um objeto especifico atravs de nomes prprios, e na incapacidade de distinguir gneros e espcie de quaisquer elementos possveis que nascem, juntamente com a prpria linguagem, as noes bsicas de lgica. Eu explico: Rousseau afirma que, para os homens mais primitivos, se um carvalho se chamava A, o outro carvalho se chamava B. Assim, a primeira coisa a ser percebida nessa operao que as duas coisas no so a mesma independentemente das caractersticas nticas que as constituem. Dessa forma, nascia de forma rudimentar, so claro, as noes bsicas do prncipio da identidade, contradio e, consequentemente, do terceiro excludo. Para o homem primitivo, o conhecimento era limitado e, portanto, no se era possvel fazer generalizaes e muito menos categorizaes universais de quaisquer objetos. Para colocarmos qualquer elemento sob denominaes genricas, era necessrio atribuirmos a cada elemento suas propriedades e diferenas. Portanto, nas palavras do prprio Rousseau: Nestes casos, eram necessrias observaes e definies, isto , histria natural e metafsica, muito mais do que os homens daquele tempo podiam ter. (Rousseau, pg. 68). No obstante, as ideias gerais somente podem ser expressas como espcie atravs das palavras, as quais tm o seu significado somente por meio das proposies. Toda assertiva universal, ou toda ideia geral, um ato puramente intelectual. Mas, ainda, quando a imaginao introduzida nas ideias gerais, logo torna-se particular. Quando imaginamos uma arvore, por exemplo, necessrio pensarmos em todas as suas caractersticas, mesmo contra a nossa vontade. Temos que imaginar se a arvore grande ou pequena, se contem folhas, se seus galhos so largos, etc. Se, ao contrrio, no pensssemos nas caractersticas da arvore, esta perderia toda a sua
32

essncia de rvore e, portanto, perderia tambm o conceito e/ou a palavra arvore. Ora, como uma palavra pode fazer denotao a um objeto inexprimvel ao passo que tal objeto no contm nem sequer uma caracterstica? Para tanto, para empregarmos e estendermos ideias gerais por meio de palavras foi necessrio traar um mtodo a limites muito estreitos, que, a saber, consistia primeiramente em multiplicar largamente os nomes dos objetos, por no conferir-lhes gneros e espcies. Foi justamente pela dificuldade de distino entre gneros e espcies dos objetos que se foi necessrio empregar trabalhos concernentes as experincias, mesmo que sendo muito rudimentares naquela poca. Nessa perspectiva, podemos dizer que, para o homem primitivo e sua linguagem, lhe escaparam ideias ligadas as palavras como, por exemplo, matria, esprito, substancia figura, movimento, entre outras palavras que tendem a ser universalizadoras. Ate mesmo para filsofos, tais palavras universais so de difceis conceitualizaes; como seria, ento, para os selvagens o emprego e operao de palavras que denotam objetos essencialmente metafsicos que no esto disponveis em nenhum modelo da natureza? Nesse ponto, Rousseau suspende suas observaes acerca do nascimento da linguagem, uma vez que ele se diz horrorizado com tantas dificuldades que se multiplicam em detrimento do quanto tempo e quantos conhecimentos foram necessrios para encontrarmos os nmeros, as palavras abstratas, todos os tempos dos verbos, a sintaxe, as proposies e toda a forma lgica do discurso. O meu intento ao analisar as concepes de Rousseau acerca da origem da linguem foi o de demonstrar que o nascimento das lnguas est intrinsecamente conexo com os conceitos metafsicos universais e particulares, onde os nomes que lhe so atribudos so criados a partir da distino de espcie e gneros dos objetos a serem denotados, embora alguns possam atribuir tal anlise ao nominalismo grosseiro. Quaisquer que seja a origem da linguagem, e qualquer que seja a natureza dos problemas metafsicos, as palavras articuladas por intermdio das proposies, que lhes conferem um sentido, um indispensvel caminho (e no o nico claro) a percorrer para exprimir os pensamentos do homem.

33

Referncias: ROUSSEAU, J. Jacques; Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre Homens; Ed. Martin Claret (2005).

34

Вам также может понравиться