Вы находитесь на странице: 1из 3

Carta de um cão para o dono:

Se eu soubesse falar, quantas palavras bonitas eu diria para você. Os seus passos são músicas para mim, ouvir você é minha maior felicidade, quando sinto sua tristeza eu tento fazer você sorrir, se vejo que está alegre, como isso me faz feliz! O seu olhar é o raio de luz que me ilumina, as suas mãos em meus pêlos tem a leveza da paz e quando sai tudo fica vazio para mim. Eu nunca lhe peço coisas como deixar bonito, bons alimentos, me levar ao veterinário ou uma correia bonita, nem isso nem coisa alguma. Se você não pode me dar uma casinha, não faz mal, me conformo com um trapinho no chão. Eu nunca irei embora e sempre te protegerei Eu só preciso de um carinho de vez em quando e um pouquinho de comida o demais me dê apenas se for de sua vontade. Mas quando eu estiver velho lembre-se: lhei dei meus melhores

E se lhe causei algum dano, peço-lhe perdão com essa lágrima que

anos, não me deixe na rua

brota em meus olhinhos! Sim eu sou um cachorro, fui criado por Deus e também tenho sentimentos e um coração. Chegará o dia que partirei desta vida e quero que saiba que lá no céu dos cães eu sempre serei grato por tudo que você me fez e principalmente pelos anos que passamos juntos.

Would you want a friend, family member or family pet be forced to live in confinement, in his own filth, eating the same thing everyday, only to die prematurely by having his throat slit by a complete stranger.

"O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha, ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu ter me passado para as fileiras do ovo-lacto-vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que minha vida não seja mantida às custas da vida de outros seres. Dr. Eduardo Alfonso - médico naturista espanhol"

Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Será porque falo que julgas que tenho sentimento, memória, ideias? Pois bem, calo-me. Vês-me entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembra tê-lo guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Percebes que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento.Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de aposento em aposento e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Bárbaros agarram esse cão, que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam-no vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos órgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do

sentimento sem objectivo algum? Terá nervos para ser insensível? Não inquines à natureza tão impertinente contradição.

Jeremy Bentham

Documentários como Meet your Meat ("Conheça sua Carne"), Earthlings ("Terráqueos"), Chew on This ("Pense Nisso") e o pioneiro brasileiro A Carne é Fraca, seguido de Não Matarás, têm causado polêmica e, de uma forma geral, ganhado adeptos em todo o mundo.

A compaixão pelos animais também foi tema proeminente no papado de João Paulo II.

Ele proclamou que:

“os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores”.

Ele chegou a dizer que todos os animais são

“fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito”

e que eles estão

“tão próximos de Deus como estão os homens”

O Alcorão cita o profeta Maomé dizendo: "Uma boa ação feita a um animal é tão meritória

quanto uma boa ação feita a um ser humano, enquanto um ato de crueldade a um animal é tão ruim quanto um ato de crueldade para um ser humano. Maomé classificou como "um grande pecado para um homem aprisionar os animais que estão em seu poder", proibiu todas as brigas de animais e o comércio de peles de animais. O imã islâmico aposentado Al-Hafiz Basheer Ahmad Masri, perito em ensinos islâmicos sobre animais, disse que qualquer interferência no corpo de um animal vivo que cause dor ou deformação contraria os princípios islâmicos.

“Meu vegetarianismo é minha religião e é parte do meu protesto contra a conduta do mundo” Issac Bashevis Singer

Schweitzer, da Vinci e Einstein eram todos vegetarianos. Grandes mentes pensam de forma similar!

lar do Budismo e do Hinduísmo, tem a maioria dos vegetarianos fundados na fé, seguida por Israel. Buddha pediu a seus seguidores que não matassem os animais e o texto budista Surangama Sutra diz que: “se nós comermos a carne de criaturas vivas, nós estamos destruindo as sementes da compaixão”. O Tirukural, um texto hindu de 2000 anos de idade, declara: “Quando um homem percebe que aquela carne é a carne abatida de outra criatura, ele deve privar-se de comê-la”.

Dizer que Deus deu ao homem domínios sobre os animais é uma má tradução de Gênesis 1:28. No sexto dia, Deus criou os seres humanos e os animais e, em Gênesis 1:28, Deus pede tratamento humanitário aos animais, e em seguida sugere uma dieta vegetariana (“eu dei a vocês todas as plantas que dão sementes e que estão sobre a superfície da terra e toda árvore com frutos que dêem sementes; você os terá para seu alimento”).