Вы находитесь на странице: 1из 7

REGRAS DE GOVERNO E NAVEGAAO

REGULAMENTO INTERNACIONAL PARA EVITAR ABALROAMENTOS NO MAR ( RIPEAM 1972)


Regra 9

1
Regra 14

Regra10
ESQUEMAS DE SEPARAO DE TRFEGO

~~ CANAL ~
0000000. .00000"

(b) Uma embarcao que estiver usando um esquema de separao de trfego dever: (I) seguir na via de trfego apropriada e na direo geral do fluxo de trfego para essa via;

/~,,/U,,/~

M"
B Guinar

/ Rfi3 "
-

/
D Guinar

"

'"

c?-

--~
A e B . Guinaro para Boreste

/hh
'0--CANAIS

(11) anter-se to longe quanto possivel de uma linha ou zona de m

separaoetrfego; d
ESTREITOS

(a) Uma embarcaoque estivernaveg~ndoao longode um canal estreitoou umaviade acesso,deverse manterto prximaquanto ~vele segurodolimiteexteriordessecanalouvia deacesso que estiVera seu boreste. (b) Embarcao de menos de 20 metros de comprimento ou
embarcao a vela no devero atrapalhar a passagem de outra embarcao que s6 possa navegar com segurana canal estreito ou via de acesso.

(111) normaI~, entrar ou~rde umavia~trfego ~ seustenninais, mas, caso seja nece~~o entrarou sair d.euma VIade trfego ao long~ de sua exte_nsao,. ISS~deverser feito com o menor ngulo posslvelem relaao dlreaogeraldofluxo dotrfego.

~
(a) Toda embarcao que esteja ultrapassando

4}COGULTRAPASSAGEM
outra dever manter-se fora do caminho dessa outra.

SITUAO DE RODA A RODA

(c) Uma embarcao deve evitar tanto quanto possivel cruzar vias de (b) Dever ser considerada uma embarcao alcaando outra, toda embarcao que se aproximar de outra vinda de uma direo de mais

dentro de um trf~, mas, ~ obrigada a i~, deve~ f~~o tomando o rumo mais de 22,52 para r do travs dessa ultima, isto , que se acha numa posio tal em relao embarcao alcanada que, durante noite, prXImo possIVel da perpendICUlar dlreao geral do fluxo do trfego. I s poder ver a luz de alcanado (ou de popa) dessa outra, sem avistar nenhuma de suas luzes de bordo.

(a)Ouandoduas embarcaes propulso a mecnicaestiverem se aproximando em rumos diretamenteopostos,ou quase diretamenteopostos, em condiesque envlvem riscos de coliso,cada umadeverguinar paraboreste,de fonna que a passagemse de porbombordoumadaoutra.

Regra 15
/
.........

&
I
A.

B. Guinar

/I
//
/

I'
I

A Guinar

'1 D.Guinar

"-

"-

1-

--<t=J

C!>
Go~

(;11

~ ~ '\0
Regra
OBRIGADA A

SITUAO DE RUMOS CRUZADOS


Quando duas embarcaes a propulso mecnica navegam em ruos que se cruzam em situao que envolve risco de coliso, a embarcao que avista a outra por boreste dever se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstncias o pennitam, evitar cruzar sua proa.

I
Regra 18

Ao~

~
EM

Regra 16

17

Regra 19
CONDUO DE EMBARCAO VISIBILIDADE RESTRITA

RESPONSABILIDADE

ENTRE EMBARCAES
c)Uma embarcao engajada na pesca em movimento dever, tanto quanto possvel, manter-se afastada do caminho de: (I) - uma embarcao sem govemo; (11) uma embarcao com capacidade de manobra restrita; d) (I) - Toda embarcao que no uma embarcao sem govemo ou uma embarcao com capacidade de manobra restrita dever, se as circunstncias do caso o pennitirem, evitar atrapalhar a passagem segura de uma embarcao restrita, devido ao seu calado, exibindo os sinais da Regra 28

AO DA EMBARCAO
MANOBRAR

AO DA EMBARCAO
PREFERNCIA

QUE TEM

Exceto quando disposto em contrrio pelas Regras 9, 10 e 13 a)Uma embarcao a propulso mecnica em movimento dever manter-se fora do caminho de: 1- uma embarcao sem govemo 11- uma embarcao com capacidade de manobra restrita;

Todaembarcaoobrigada a se manterfora do caminhode outra embarcaodever, tanto quanto possvel, manobrar antecipaaesubstancialmente afim dese manterbemsafada outra.

(b) Quando, por qualquer motivo, a embarcao que deve mater seu rumo e sua velocidade se encontrar to prxima que uma coliso no possa ser evitada unicamente pela manobra da embarcao obrigaa a manobrar, ela dever manobrar da menlhor maneira para auxiliar a evitar a coliso.

111-uma embarcao engajada na pesca; IV - uma embarcao a vela. b) Uma embarcao de vela em movimento dever manter-se fora do caminho de: 1- uma embarcao sem govemo; 11- uma embarcao com capacidade de manobra restrita; 111-uma embarcao engajada na pesca.

d) Uma embarcao que detectar a presena de outra embarcao apenaspelo radar, devedetenninar se est se desenvolvendo umasituao degrandeproximidade ourisco el decoliso. Casoassimseja,ela devermanobrarparaevit los com antecedncia, se esta manobra consistir de uma alterao do rumo, o seguinte deve ser evitado desde que possive!.
(I) Uma alterao do rumo para bombordo para uma embarcao perante avante do travs, exceto se esta for a aIcanada em uma ultrapassagem. (11) ma mudana de rumo em direo a uma outra embarcao U que se encontra no travs, ou por ante a r do travs.

(11) Uma embarcao restrita devido ao seu calado dever navegarcom cuidadoredobrado,levandoem plenacontasuas condiesespeciais.

LUZES E MARCAS

Regra 23 (a) EMBARCAO DE PROPULSO MECNICA EM MOVIMENTO (A de comprimento inferior a 50 m no obrigada.a exibir a luz de mastro a r ) [ Ver Regra 23(b) e (c) e Regra 26 (a) ] Regra-21

w
',.

REGULAMENTO INTERNACIONAL PARA EVITAR ABALROAMENTOS NO MAR ( RIPEAM 1972)

Regra 24 ~~) eJi?)(F!J) (Comprimento de reboque inferior a 200 m) [ Ver regra 27 (c) ]

egra 24 (a) e (e EMBARCAO REBOCANDO (Comprimento de reboque superior a 200 m) [ Ver regra 27 (c) ]

Regra

24 (a) e (111)

~rn
Regra 25 (c) EMBARCAO A VELA EM MOVIMENTO "PODE"EXIBIR

Regra 24 (c) EMBARCAO EMPURRANDO OU REBOUCANDO A CONTRABORDO [ No exibir a luz de rebouque) (Ver regra 27 (c) ]

~~
' .

'"

"'.

,..

..

Regra 24 (d) EMBARCAO SIMULTNEAMENTE REBOCANDO E EMPURRANDO OU REBOCANDO A CONTRABORDO [ Ver regra 27 (c) ]

Regra 25 (a) EMBARCAO A VELA EM jMOVIMENTO "DEVE"EXIBIR [ Ver regra 25 (b)e (d) ]

l6J.J

Regra 25 (e) EMBARCAO NAVEGANDO A VELA QUANDO TAMBM USANDO SUA PROPULSO MECNICA

Regra 26 (c) Regra 26 (b) EMBARCAO ENGAJADA NA PESCA, QUE NO SEJA DE ARRASTO EMBARCAO ENGAJADA NAPESCA DE ARRASTO (Quando o equipamento de pesca se estender a menos de 150 m, no ser obrigada a (Quando com seguimento exibir tambm as luzes de bordos e alcanado) exibir a luz circular na direo do aparelho) (Quando com seguimento exibir tambm as (A de comprimentoinferiora 50 m no ser obrigada a exibira luz branca superior) luzes de bordos e de alcanado) ( Ver Anexo 11 RIPEAM/72) do ( Somente as de comprimentoinferiora 20 m podem exibiro cesto) (Ver Anexo11do RIPEAM 72) /

lliJJ]1
lJ.J]

um]

'Regra-:[i() (Quandocomseguimentoexibir tambm as luzesde bordose dealcanado)

i
EMBARCAO

(Exceto em operaes de varredura de minas) (Quando com seguimento exibir tambm as luzes de mastro de bordo e de alcanado) (Quando fundeada, exibirtambm as luzes e marca

defundeio)

Regra 27 (b) COM CAPACIDADE DE MANOBRA

RESTRITA

Regra 27(d) EMBARCAO ENGAJADA EM OPERAO SUBMARINA OU DE DRAGAGEM, COM CAPACIDADE DE MANOBRA RESTRITA E COM EXISTNCIA DE OBSTRUO (Quando com seguimento exibir tambm as luzes de mastro, de bordos e de alcanado) ( Quando fundeada no exibir as luzes de fundeio) [ Ver Regra 27 (e) ]

w~1
I

Regra 27 (f) EMBARCAO ENGAJADA EM OPERAO DE VARREDURA DE MINAS

Regra28 EMBARCAORESTRITADEVIDOAO SEU CALADO [ Alm das luzes prescritas na Regra 23 (a) ]

~
,

Regra 29 (a) EMBARCAO ENGAJADA EM SERViO DE PRATICAGEM

Regra 30 (a) EMBARCAO FUNDEADA (A de comprimento inferior a 50 m pode exibir apenas uma luz circular onde melhorpossa ser vista) [ Ver a Regra 26 (a), Regra 27 (d) e Regra 30 (c) ]

liJ iJGiJ

Regra 30 (d) EMBARCAO ENCALHADA

Regra 31 HIDROAVIO NAVEGANDO SOBRE A GUA

SINAIS SONOROS E LUMINOSOS


REGULAMENTO INTERNACIONAL PARA EVITAR ABALROAMENTOS NO MAR ( RIPEAM 1972)

SINAIS DE MANOBRA E SINAIS DE ADVERTNCIA


Regra 32
Definies:
(b) Apito curto segundo.

SINAIS SONOROS EM VISIBILIDADE RESTRITA

Regra 34{b) (I)

Regra 34 (b) (li)


Definies: Lampejo durao de cerca de 1 segundo. Intervalo de tempo entre cada lampejo cerca de 1 segundo. Intervalo de tempo entre sinais sucessivos. No deve ser inferior a 10 segundos.

-durao

aproximada

de 1

Qualquer embarcao pode suplementar os sinais de apito das Regras 34 (a) e 34 (d) com sinais luminosos.

Regrl

(a)

RI jb)
2 apitos longos sucessivos em intervalos no supeiores a 2 minutos Embarcao de propulso mecnica sob mquinas, mas parada e sem seguimento.

(c) Apito longo - durao de 4 a 6 segundos

1 apito longo em intervalos no superiores a 2 minutos

Embarcao de propulso mecnica com seguimento

Regra 34 (a) (b)

Regra 35 (c)

Regra 35 (e)

1 apito curto
ESTOU

I
GUINANDO

D
11ampejo curto
PARA BORESTE

2 apitos curtos
ESTOU

li m
21ampejos curtos
GUINANDO PARA BOMBORDO

111l1li
3 apitos curtos
ESTOU

31ampejos curtos
DANDO ATRAS

Embarcao sem govemo, restrita devido a seu calado, a vela, engajada na pesca, com capacidade de manobra restrita, rebocando ou empurrando ( em lugar dos sinais prescritos na regra 35 (a) ou 35 (b)

III
.c:

1 apito longo seguido de 2 apitos curtos em intervalos no superiores a 2 minutos

IIII
Embarcao rebocada

1 apito longo e 3 apitos curtos

Regra34 (c)

Regra 35 (g)

II i IIII
2 apitos longos e 1 apito curto Tenciono ultrapass-Ia por seu boreste

2 apitos longos e 2 apitos curtos

1 apito longo, 1 curto,1 longo e 1curto

IIII

"'

-1"//1111\'"

/I'

~
;'

.,1/, .'\"'/

~ ':;n~

""""""'-::""T';:Toque de sino avante, seguido de toque de gongo a r (ambos durante cerca de 5 segundos), a intervalos no supeiores a 1 minuto. Embarcao de comprimento igualou superior a 100 metros, fundeada.

Toques rpidos de sino durante cerca de 5


segundos, em intervalos no superiores a 1 Minuto.

1 apito curto, 1 longo e 1 curto Embarcao fundeada, indicando sua posio e advertindo uma embarcao que se aproxima quando a possibilidade de uma coliso ( alm do toque de sino, ou toques de sino e gongo)

ill
(n

Tenciono ultrapass-Ia por seu bombordo Ultrapassagem em um canal estreito ou via de acesso

Concordo com sua ultrapassagem Embarcao de comprimento inferior a 100 metros, fundeada.

Regra 34 (d)

Regra 34 (e)

Regra 35 (h)

Regra 35
;...lyly,t,,:

IIIII
5 apitos curtos

!!!!i
5 Iampejos curtos e rpidos

1 apito longo Aproximando-se de uma curva ou de uma rea de um canal estreito ou via de acesso onde outras embarcaes podem estar ocultas devido a obstculos.

/lyt,~..,t,,: ",~..'",~.,v,,~....
3 badaladas distintas

.1, ,\' "/ /I("?{O -"""",..'-:-'T'


Toque de sino e, se determinado, o gongo, como prescrito na Regra 35(f)

""~.",,~.,v,,,~...

3 badaladas distintas

lill
4 apitos curtos Sinal de identificao de embarcao engajada em servio de praticagem. [alm dos sinais prescritos da Regra 35 (a), (b) ou (f)]

Quando uma embarcao no consegue entender as intenes de manobra da outra.

Embarcao encalhada

SISTEMA "B" DE BALIZAMENTO DA IALA BALIZAMENTO CEGO E LUMINOSO


SINAIS LATERAIS
I

BOMBORDO
Cor: Verde Formato: cilindrico, pilar ou charuto Tope( se houver): cilindro verde

BORESTE
Cor: encarnada Formato: cnico, pilar ou charuto Tope( se houver):cone encarnado com vrtice para cima

CANAL PREFERENCIAL A BORESTE (Bombordo Modificado)


Cor: Verde com uma faixa larga horizontal encarnada Formato: cilindrico, pilar ou charuto Tope (se houver): cilindro verde

CANAL PREFERENCIAL A BOMBORDO (Boreste Modificado)


Cor: encarnada com uma faixa larga horizontal Verde Formato: cnico, pilar ou charuto

D.

1
l6ia Bati.

1
V

!I
V

....
f Bia

J
1 f
Biade Luz

11
~..

1 V

~
Luz ( quando houver) Cor: encarnada Ritmo: qualquer, exceto Lp(2+1)

8
Luz ( quando Cor: verde

.$L VfV

11
Bia

VfV

!I
1
VlV

T~ou:'ou'amlrt~ fVf

~m,i~
Bia EVI

rVl

Baliza

Luz ( quando houver) Cor: verde Ritmo: qualquer, exceto Lp(2+1)

houver)

~lE
.

Biade Luz

J.

~
,

;.lE

c::::.

..

~=
Ritmo, Lp(2.1)

:t
..

l -

Balim

VIII I Luz (.quando houve ) Cor: encarnada Ritmo: Lp(2+1)

1Biad. luz

-.
I)V

'p(2+

VfV{

Quando um canal de bifurca e o canal preferencial for.a boreste, o sinal Para serem deixados por bombordo por quem entra nos portos. Quando Para serem deixados por boreste por quem entra nos portos. Quando lateral de bombordo, modificado, pode ser usado. Quando luminosa, a luminosa, a bia exibe luz verde com qualquer ritmo, exceto grupo de luminosa, a bia exibe luz encarnada com qualquer ritmo, exceto grupo bia exibe luz verde com um grupo de lampejos compostos ( 2+1) por I de lampejos compostos I perodo. lampejos compostos ( 2+1) por perodo. ( 2+1) por perodo.

Quando um canal de bifurca e o canal preferencial for a bombordo, e sinal lateral de boreste, modificado, pode ser usado. Quando luminosa a bia exibe luz encarnada com um grupo de lampejos composto! (2+1) por perodo.

.
~~

Balizo

1
EVE

.-

-_. .,.
i.pr2+ '),1

Bia de luz EVI~

PERIGQ ISOLADO
Tope: duas esferas pretas, uma sobre a outra Cor: preta com uma ou mais faixas largas horizontais encarnadas Formato: pilar ou charuto

GUAS SEGURAS
Tope: (se houver): uma esfera encarnada Cor: faixas verticais encarnadas e brancas Formato: esfrico, pilar ou charuto Bia exibem tope esfrico. JIl

BALIZAMENTO

ESPECIAL

NOVOS PERIGOS

II
1- 1
I'f Luz ( quando houver) Cor: branca Ritmo: Lp(2)

86io

1 I -- Pf

em

E8

lil
Oc.' . I

Tope ( se houver ): formato de "X"amarelo Cor: amarela

E8

O termo "Novo Perigo" usado para descrever obstrue! recentemente descobertas e ainda no indicadas em cartas E documentos nuticos. Os novos perigos encluem obstrues come bancos de areia, rochas ou perigos resultantes da ao do homem tai! como cascos soobrados.

Fo,mato, opciunal, m"~onflita'

oom o"'~'

Baliza!

'10.' [

---~
Formato Opcional

tp (2).

Luz ( quando houver) Cor: branca Ritmo: Oc.LpL.10s ou MO (A)

LpL. [ 101

/M(A) . --

I I

Sinalizao de novos perigos: 1. Os novos perigos devem ser batizados de acordo com as presente! normas. Se o perigo oferecer risco especialm~nte grave navegao no mnimo um dos sinais usados para batiz-Io dever ser duplicade por um sinal adicional.

Indicam guas navegavis em torno do sinal; incluem sinais de linha de centro, e sinais de meio de canal. Tal sinal pode tambm ser usado, Indicam perigos isolados. O sinal de perigo isolado aquele construdo como alternativa, para um cardinal ou lateral indicar uma aproximao sobre, ou fundeado junto ou sobre um perigo que tenha guas de terra.Quando luminosa, a bia exibe luz branca isofsica ou de navegveis em toda a sua volta. Quando luminosa, a bia exibe luz ocultao ou de Iampejo longo a cada 10 segundos ou em cdigo Morse exibindo a letra "A" branca com dois lampejos por perodo.

lI6ia . luz
I'f{

BiaeLuz d

Luz ( se houver ): Cor: amarela Ritmo: qualquer, diferindo dos sinais cardinal, perigo isolado ou guas seguras.

2. Qualquer sinal luminoso com o propsito de assinalar novo! perigos deve ser a caracteristica luminosa de Iampejos rpidos Ol muito rpidos.

em

3. Qualquer sinal usado para duplicao deve ser-idntico ao seu pai em todos os aspectos. 4. Um novo perigo pode ser defendido por um sinal de racon codificado "D" mostrando um comprimento de uma milha nutica na tela do radar.

EB'

Sinais que no so primordialmente destinados a orientar a navegao mas que indicam uma rea ou caracteristica especial mencionada em documentos nuticos apropriados. Exemplo: bias oceanogrficas;sinais de separao de trfego, onde o uso de sinalizao convencional de canal possa causar confuso; rea de despejos; rea de exerccios militares; cabo ou tubulao submarina; rea de recreao; prospeces geolgicas, dragagens; varreduras; runas; reas de segurana e outros fins especiais.

5. O sinal usado para duplicao pode ser retirado quando se julgal que o novo perigo que se assinala j teve sua existncia suficientE divulgada.

.J
SISTEMA DE "B" DE BALIZAMENTO DA IALA SINAIS CARDINAIS
1 - Os quatro quadrantes referncia ( Norte, Sul, Leste, Oeste) so limitados pelas direes verdadeiras NW-NE, NE-SE, SE-SW, SW-NW, tomadas a partir do ponto de 2 O ponto de referncia indica o ponto a ser definido ou indicado pelo sinal. 3 - Um sinal cardinal recebe o nome do quadrante no qual ele se encontra. 4 - O nome de um sinal cardinal indica o quadrante em que o navegante deve se manter; o referido quadrante tem centro no ponto de referncia. Eles podem ser usados, por exemplo: . a) Para indicar que as guas mais profundas esto no quadrante designado pelo sinal b) Para indicar o quadrante seguro em que o sinal seve ser deixado para ultrapassar um perigo. c) Para chamar ateno par aum ponto notvel num canal tal como uma mudana de direo, uma juno, uma bifurcao, ou o fim de um baixio

Hidrovia Tiet Paran BIAS E BALIZAS


Bia de demarcao de Rota Bia Verde (V) Sinal Noturno Adesivo Refletivo Descendo Deixar por Subindo o Deixar por Bia Encarnada (E) Sinal Noturno Adesivo Descendo Deixar por Subindo o Deixar por Refletivo Branco

Branco

o rio ( Navegando para jusante) Boreste Rio (Navegando para Montante) Bombordo.

o rio ( Navegando para jusante) Bombordo Rio (Navegando para Montante) Boreste..

SINAL CARDINAL NORTE


Tope:doiscones pretos,um sobre o outro,com os vrtices paracima Cor: Pretosobre amarelo

II Luz:branca
Caracteristicas:LpR ou LpMR

SINAL CARDINAL LESTE


Tope: dois cones pretos, um sobre o outro, com base a base.

Convenes

[8]

Meio de Canal

Cor: Pretocom faixa largahorizontal amarela Formato:Pilarou charuto Luz:branca Caracteristicas: GrLpMR(3) 5s ou GrLpR(3) 10 s

rn
DJ
SINAL CARDINAL SUL
PA

Perigo Isolado

g
~

Canal Junto a Margem

N
LpRu o LpMR

Bifurcao

Mudana de Margem

j
N~

PA

M{

Tope: dois cones pretos, um sobre o outro, com os vrtices para baixo

1
.. (9). ,
ou NA'

1 'N'
.. (tJ58

PAI'

Cor: amarelosobre preto Formato:Pilar oucharuto Luz:branca Caracteristicas: GrLpMR(6) + LpL.10s ou GrLpR (6) + LpL15s

Placas de Sinalizao em Pontes

_ ~
l

Placa Branca com Retngulo encarnado no Centro Pilar de Ponte a esquerda de quem sobe ou desce o Rio.

0 O l~_a1

'!'rfego Permitido c/ Sentido


Unico ( Do outro lado da ponte

deve ter Placa de Trfego Proibido).

. (t) 158

.. . (t),.

SINAL CARDINAL OESTE

PlacaRetngular Enacamada com Faixa Branca T_PriobIdo.

o !-_aTrfegoPermitidonos Sentidos.

dois

verde
I

no Centro.

Pilar de Ponte sobe Placaou desce bnnca

a Direita de quem

o Rio. oom Tringulo

Al'A

-{

PN

Tope: dois cones pretos, um sobre o outro, ponta a ponta Cor: amarelocom uma faixa largahorizontalpreta
Formato: Pilar ou charuto

l
GrLpMR (6) + LpL.10s

N{
ou GrLpR

I N
(6) + LpL.15s

Luz:branca
Caracteristicas: GrLpMR (9) 10s ou GrLpR (9) 15 s

CARTA 12 000

SIMBOLOS E ABREVIATURAS
USADOSNAS CARTASNUTICAPUBUCADASPELA MARINHADOBRASIL

NESTAPGINAAPRESENTAMOSUM RESUMODE ALGUNSDOS GRUPOS DA 12.000CUJAFUNO DEEXPUCAR OSSIGNIFICADOS DOSSMBOLOS QUEAPARECEMNAS CARTASNUTICASBRASILEIRAS.

A Linhas da Costa
Costamperfei~ i
levantada
.

C Terreno
I

K Luzes
te~F",
. Farol
I

Lp. Oc Ed. Or. Az.

Lampejo ocultaio Eclipse . Grupo ~


I "

~.
o
A

;'

PE

[]
A
AO>-

Bia depcrig?

isolado

V.
B.
I

Ven1e
E.ncamada Luz em cdigo MolSC. (Luz de lampejo exibindo a letra u) sem guamiio

1 J
,f.F. Alto fundo A
especial

Curvas de nivel

I .' ~
,

Mo (U)

.t>.
A

Farolete

.Q. A

Pna de areia
I

Bia de balizamento

C.SCuco soobrado PA Posio aproximada

te/Aerofarol

,I ~
I

(80)

L Bias e BalizaS
I ,~ I

Balizapara~

CA

P LimitesDiversos
I

de agulhas

Costa

perfeitamente

levantada
1

te/Aeromaritimo

Areia

L.
Pedra

Lago

0
FaroI1:om nldiofatol, radar

Bia ciliOdrica, bia chata

I-!-

'M,mcd

Baliza de milha medida

A
Biapilar
, .

11
.

fUi'

L.

Lagoa1Laguna

'

1111 I} fl[j]
B6ia com tope

Tope

nl

Cabo~
tclepUico.

(alttendo.
teleRinico. etc.)

'Perigos

'farol,

ataio radiogoni~ Coral


Pant Pntano

oude

tadar com farol na tICsma pOsiio. . P Oc Lp. Iso LpR Luz faxa

de ocultao Luz de lampejo .. Luz isofsica ~de


.

l:
E.

Bia de guas"segWU

'IJ

B Acidentes
da Costa
O. B. ~. Da. J. Arq. OoIfo Baa Canal Barra nha
Cabo POOta Morro Colina Saco'
Alquiplago

E Unidades
b

\ampjo rpido

min.
seg. m. M Lat. Long.

Hora Minuto Segundo Metro


Milbamadtima

Percursoqularde

LpRiri. GJLpR . LpMR.

Luz de Jampejorpido Luz de grupo de lampejo rpido Luz de fampejo muito rpido .

lU1J
EB
Bia de borcst

inteaompida

I Edjfjeaes
Cidade ou Vila

l1.r

Bia de bombonto

/I

Latitude Longitude

LpMRn.Luz de fampejomuito rpido intern1mpida 0rLp~ Luz de grupo.de lampejo muito rpido Luz de IampeJo~
LUIE

C. PIa. Mo. Cal. Se. '

G Portos
Q.Mar
Quebra-mar

~vlkJ
Bia de canal peferencial para a boratc

~.
LpL..

alL GIOe. 0rLp

Luz alternada .

~ fampejo longo

Luz de grupo de ocultao Luz de crUP9delampejo, .

lt' 111
,EVE EVE EVE
B6iade canal peferacaI para bombonto

NaviO~
navepiodc

perig-
superfk;ic

CARTA 12 000

SIMBOLOS E ABREVIATURAS
USADOS NAS CARTAS NUTICA PUBLICADAS PELA MARINHA DO BRASIL Qualidade Fundo do C Cascalho Terra Cor Coral Areia Acor Areiacoral e Areia eLama S Seixos Areia verde P Pedras ~lamacento Con Conchas . Lodo

NESTAPGINAAPRESENTAMOSUM RESUMODE ALGUNSDOS GRUPOS DA 12.000 CUJAFUNODEEXPUCAR OSSIGNIFICADOS DOSSMBOLOS QUEAPARECEMNASCARTASNUTICASBRASILEIRAS.

Q Sondagens
Drogado. Q 10 m (1979)

Canal dragado (com a piofundidadc .indieada)

T A PL Av L Ld

T
H.W. L. W.
, M.T.L.

Mars e Correntes Preamar Baixo-mar P.M. B.M.


I

vazante (com Corrente de


valor do velocidade)

Nvel Mdio do mar N.M. Altura do nvel mdio do mar acima do nvel mdio de sondagens
Nve~ de Reduo
(Zer~ das cartas)

~-

Canal varrido

~('.~)

I tO, 50 Alprismoa para."""" onIiaIrias

fm\TICASOUISO MTRICAS BATI - soaslinhas aolongodasquais a prof).mdidade a mesma; ISOBARICAS soas linhasao longodas quaisa presso atmosfrica a mesma; ISOGNICAS - soas linhas queunempontosdedeclinaes magnticas iguais; AGONICAS - solinhas queunem pontos dedeclinao magntica

Zo

Ea
Morgrofo/Est. Moregr6fico Est. fluviomtrica

Margrofo, Estao
Maregrfica Pluviomtrica

Estao

N.R.

nula;
ALTO RJNOOS

-8 metrose trinta- Pedra


6metros eoitenta -Pedra 9metrosevinte-Pedra

Sp,

R Linhasde Igual
Profundidade e Cores

ar de guas vivos ou de sizigio Mar de guas mortos ou de quadraturo


Preamar mdio
~

Np.
ISCEATA 50 METRQ) term vriasprofundidades rximas [I p com respctivastenas,tem tambm um casco soobrado no perigoso a navegaode superfcie.Nas profundidadestemos:Areia 47 metros Cascalho.
40 A

U
".."

Rosa dos Ventos


.. ~O ."" 1""1..,,;:' ~ , v.,\.,., ":~..,,\.,,.\..,.h" /""".1.
"'1

M.H.W.

M.H,W.S, Preamar mdio de sizgio 45 (~--,


43
38 A

.
~a
~
:s

A'

4.1 /-,
/ " /53 ,",'A

49 I; '-'
.

47 C /~

) /"

,50--"'\

'

55
A 51

. ~49 \"'"
. \
\

49
49

46

M.H.W.N. Preamar mdio de quodrotura

'

/5'"

I-!
'.. "~...._---+ CORRENTE O BRASIL D ...........

JI?~/Y-"\\\:
~ D~d.l!I.g,18"OO'W(1975)
I Alln>ento ,nu.tl 7,5'

~ 55 C

ISOBATA DE 100 METROS - tendo prximas;93 metros Lama, 102

1.2 ns

Corrente ocednica

j;~ ~

metros-Areia

1i~
'!t"'\ ~~~.

[! f~

.::/'" ~f'~

"

~ corrente do Direo
N E S O

':>-~'-"'-""""" 'I""1""1""""" ""I" "\ "", ,.", <;.,..'., ~9 l1fS

1!?
quando isobatimetrica a foraproximada, aslinhas sero pontilhadas. .

~--~;
39 "". (54+\ .,.~."

39i
46

-.

1111 111

\1\1

Norte
Leste

0000
0900

ISOBATA E50 METROS Com2 poos D prximoscom 54 metros - Lama

NE Norde$te0450 SE Sueste 1350

,., 49"." (5~") ./


44

'.-.' f

valor do (com enchente Correntede velocidade)

Sul 1800 Oeste 270

SW Sudoeste 2250
NW Noroeste31 5

Вам также может понравиться