Вы находитесь на странице: 1из 3

A famlia de Jesus -Tema: FAMLIA Lucas 2.4-7 e 12.

21-24 -Introduo: Em muitas mensagens sobre famlia ouvimos orientaes teis sobre como conviver num lar segundo a vontade de Deus. Creio que quando Deus foi enviar seu Filho ao mundo pensou em um ambiente ideal para sua educao. Jos e Maria foram o casal escolhido pelo Senhor. Eram pessoas simples do povo, mas viviam de acordo com a vontade de Deus. Contudo, como seria sua vida diria? Qual era o cotidiano daquela famlia? Embora muitas vezes imaginemos algo extraordinrio, na verdade o estilo de vida daquela famlia era muito comum para o tempo em questo. O objetivo deste estudo aprender como era a famlia de Jesus e mostrar como Deus pode usar uma famlia comum para cumprir seu proposito. No havia nada especial naquela casa alm da presena de Deus. Deste modo Jesus pode estar presente em sua famlia tambm. Como era a vida familiar de Jesus? Vamos aprender um pouco sobre a famlia de Jesus: 1- Dados Gerais: Algumas informaes sobre o parentesco terreno de Jesus: -Parentesco: Eram da famlia real de Davi (Marcos 12.35-37). Tanto Maria (Mateus 1.1-16) como Jos (Lucas 3.23-38) eram descendentes de Davi. Isto foi para se cumprir a promessa de que seria um filho de Davi a se assentar no trono eternamente (Isaas 9.5), a raiz de Jess (Isaas 11.1). Era parente de Joo Batista, talvez primo de segundo grau (Lucas 1.36). -Casamento: Maria e Jos se casaram e s tiveram vida conjugal aps o nascimento de Jesus (Mateus 1.18-25) porque eram fiis ao propsito de Deus para suas vidas. -Filhos: Jesus foi o primognito da casa de Maria e Jos (Lucas 2.7). Os irmos de Jesus foram Tiago, Jos, Judas, Simo e pelo menos duas irms (Marcos 6.3 - outros textos que falam que Jesus tinha irmos: Mateus 13.55; Joo 7.1-9 e 10-13; Atos 1.14; I Corntios 15.7). Os discpulos Tiago e Judas, eram os irmos de Jesus (Judas 1.1). Jesus teve uma famlia comum, humanamente falando. Aps esperar o nascimento de Jesus, Jos e Maria tiveram uma vida normal de marido e mulher, pai e me com filhos, trabalho e vida domstica. Mesmo sendo de uma famlia nobre de sobrenome, eram pobres financeiramente falando (Lucas 2.24), mas Deus supriu suas necessidades financeiras para sustento de seu Filho atravs dos magos (Mateus 2.11).

2- Vida pessoal: Vejamos um pouco sobre a vida terrena de Jesus:

-Moradia: os lugares onde morou foram: -Belm, onde nasceu: Lucas 2.13-15; -Egito, durante a infncia: Mateus 2.13-15; -Nazar, em sua juventude: Mateus 2.19-23; -Cafarnaum, quando adulto: Mateus 4.12-17; -Ministrio itinerante: Marcos 1.38 e 39. Jesus caminhou pelas regies da Judia, Galilia e Samaria, tambm em cidades romanas como Tiro e Sidom e a regio de Decpolis (Marcos 7.31). Os lugares onde Jesus morou foram estratgicos para sua formao. Em Belm se cumpriu a profecia de nascer na cidade de Davi (Miquias 5.2). No Egito aprendeu sobre o sofrimento de seu povo como escravo. Em Nazar se desenvolveu emocional e profissionalmente. J em Cafarnaum, foi sei ponto de apoio para cumprir seu ministrio at que deixou de ter moradia fixa para viver de maneira itinerante andando pelas terras de Israel. -Formao: Jesus provavelmente teve algum acesso aos estudos, talvez atravs dos prprios pais em casa (Joo 7.15-17), pois sabia ler (Lucas 4.16 e 17) e escrever (Joo 8.8). Falava em aramaico que era a lngua coloquial do povo, utilizava algumas palavras em grego, que era a lngua comercial e tinha algum conhecimento do hebraico, lngua litrgica, principalmente para ler as Escrituras e participar do culto. Tambm foi um jovem interessado em aprender e buscava conhecimento (Lucas 2.46 e 47). -Profisso: Como de costume, os filhos aprendiam a profisso dos pais e Jesus foi carpinteiro como seu pai Jos (Mateus 13.55). Provavelmente faziam arados, jugos, mveis, vigas para telhados de casas e peas comuns de madeira para a poca. Quando Jesus se dedicou integralmente ao ministrio da pregao, algumas mulheres lhe ajudavam com recursos para seu sustento (Lucas 8.2 e 3). -Vida social: Jesus tinha vrias amizades como os discpulos (Marcos 3.13-19), Simo, Lzaro, Maria e Marta (Joo 12. 1-3). Era conhecido e chamado de Rabi que significa Mestre (Joo 1.38), um ttulo de respeito para pessoas influentes e lderes do povo. Isso mostra que Jesus tinha um comportamento de liderana por onde estivesse. A vida pessoal de Jesus foi ao mesmo tempo comum e impressionante. Um jovem dedicado e trabalhador. Era educado e conquistava as pessoas com sua inteligncia e simpatia.

3- Problemas familiares: Quem pensa que a famlia de Jesus no tinha problemas, engana-se, vamos ver um pouco sobre os conflitos de convivncia: -Responsabilidades: Jesus era um filho obediente e s deixou a casa de seus pais quando ficou de maior, com 30 anos (Lucas 3.23). At ento se dedicou famlia trabalhando com seu pai e

ajudando a me com seus irmos. Depois dos trinta anos comeou seu ministrio e vida prpria sem, contudo perder o contato com os familiares. Como primognito tinha a obrigao de cuidar da me e irms, por isso, mesmo durante seu ministrio manteve sua responsabilidade de ajudar a famlia e quando ainda estava na cruz transferiu seu compromisso para um discpulo cuidar de sua me em sua ausncia terrena (Joo 19.26,27). -Confiana: Alguns de seus parentes quando ouviram que estava expulsando demnios, saram para o prender; porque diziam: Est fora de si pensando que es tivesse louco (Marcos 3.21). Certa vez seus irmos e sua me foram buscar Jesus porque talvez estivesse a algum tempo fora de casa (Mateus 12.46,47). Alguns de seus irmos incentivaram que fosse para a festa dos Tabernculos em Jerusalm para mostrar suas obras, com inteno de exp-lo e provar se realmente tinha poder porque nem mesmo os seus irmos criam nele (Joo 7.1-9). Entretanto, seus irmos Judas e Tiago se tornaram seus discpulos e apstolos (Judas 1.1). Como qualquer famlia, o lar de Jesus tambm tinha obrigaes e dificuldades de convivncia. Jesus disse que a sua verdadeira famlia de Jesus qualquer que fizer a vontade de Deus, esse meu irmo, e minha irm, e minha me (Marcos 3.31-35). Com isso estava estendendo seu amor a seus discpulos e todos os que cressem em sua Palavra para serem considerados membros da Famlia de Deus.

Jesus quer fazer parte de sua famlia! -CONCLUSO: Aprender sobre a famlia de Jesus nos ajuda a entender que em nosso contexto familiar, podemos receber a presena de Deus. A casa de Jos e Maria era uma casa normal de uma famlia pobre, o nico diferencial era a presena de Jesus. Do mesmo modo em sua casa, com suas dificuldades e desafios quem vai determinar a bno se Jesus vai estar presente com sua famlia. Jesus viveu uma vida comum de maneira extraordinria. Enfrentou o frio, calor, fome, cansao e perigos do dia a dia. A nica coisa humana que Jesus nunca fez foi pecar (Hebreus 4.15). Foi um bom filho, bom estudante, bom profissional, amigo excelente e responsvel em tudo. Se a famlia em que Jesus viveu foi uma famlia normal, ento Ele pode tambm fazer parte de sua famlia, porque eis que estou porta, e bato: se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo (Apocalipse 3.20). Deixe Jesus entrar em sua casa!

Вам также может понравиться