Вы находитесь на странице: 1из 5

CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE TCNICO JUDICIRIO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 5.

REGIO
PROVA PRTICA DE INFORMTICA A prova prtica de informtica, de carter eliminatrio, valer 10,00 pontos e consistir de elaborao de uma planilha no Excel, que dever ser convertida em uma tabela para uso em um documento do Word e, posteriormente, enviada por meio de correio eletrnico (Outlook). O candidato dever estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado. A prova prtica de informtica ser realizada com a utilizao do Office 2003. CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA: 1 Compreenso e interpretao de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuao grfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da orao e do perodo. 8 Pontuao. 9 Concordncia nominal e verbal. 10 Regncia nominal e verbal. 11 Significao das palavras. 12 Redao de correspondncias oficiais. ATUALIDADES: Domnio de tpicos atuais e relevantes de diversas reas, tais como poltica, economia, sociedade, educao, tecnologia, energia, relaes internacionais, desenvolvimento sustentvel, segurana, artes e literatura, e suas vinculaes histricas. RACIOCNIO LGICO: 1 Conceitos bsicos de raciocnio lgico: proposies; valores lgicos das proposies; sentenas abertas; nmero de linhas da tabela verdade; conectivos; proposies simples; proposies compostas. 2 Tautologia. 3 Operao com conjuntos.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 5a. REGIO. I NOES DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. 1 Da Justia do Trabalho: organizao e competncia. 2 Das Varas do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho: jurisdio e competncia. 3 Dos servios auxiliares da Justia do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho e dos distribuidores. 4 Do processo judicirio do trabalho: princpios gerais do processo trabalhista (aplicao subsidiria do CPC). 5 Dos atos, termos e prazos processuais. 6 Da distribuio. 7 Das custas e emolumentos. 8 Das partes e procuradores; do jus postulandi; da substituio e representao processuais; da assistncia judiciria; dos honorrios de advogado. 9 Das excees. 10 Das audincias: de conciliao, de instruo e de julgamento; da notificao das partes; do arquivamento do processo; da revelia e confisso. 11 Das provas. 12 Dos dissdios individuais: da forma de reclamao e notificao; da reclamao escrita e verbal; da legitimidade para ajuizar. 13 Do procedimento ordinrio e sumarssimo. 14 Da sentena e da coisa julgada; da liquidao da sentena: por clculo, por artigos e por arbitramento. 15 Da execuo: da citao; do depsito da condenao e da nomeao de bens; do mandado e penhora. 16 Dos embargos execuo. 17 Da praa e leilo; da arrematao; da remio; da custas na execuo. 18 Dos recursos no processo do trabalho.

II NOES DE DIREITO DO TRABALHO. 1 Dos princpios e fontes do Direito do Trabalho. 2 Dos direitos constitucionais dos trabalhadores (art. 7 da CF/88). 3 Da relao de trabalho e da relao de emprego: requisitos e distino. 4 Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto senso: do empregado e do empregador: conceito e caracterizao; dos poderes do empregador no contrato de trabalho. 5 Do contrato individual de trabalho: conceito, classificao e caractersticas. 6 Da alterao do contrato de trabalho: alterao unilateral e bilateral; o jus variandi. 7 Da suspenso e interrupo do contrato de trabalho: caracterizao e distino. 8 Da resciso do contrato de trabalho: das justas causas; da despedida indireta; da dispensa arbitrria; da culpa recproca; da indenizao. 9 Do aviso prvio. 10 Da durao do trabalho; da jornada de trabalho; dos perodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentao; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinrio. 11 Do salrio-mnimo; irredutibilidade e garantia. 12 Das frias: do direito a frias e da sua durao; da concesso e da poca das frias; da remunerao e do abono de frias. 13 Do salrio e da remunerao: conceito e distines; composio do salrio; modalidades de salrio; formas e meios de pagamento do salrio; 13 salrio. 14 Da prescrio e decadncia. 15 Da segurana e medicina no trabalho: das atividades perigosas ou insalubres. 16 Da proteo ao trabalho do menor. 17 Da proteo ao trabalho da mulher; da estabilidade da gestante; da licenamaternidade. 18 Do direito coletivo do trabalho: das convenes e acordos coletivos de trabalho. 19 Das comisses de Conciliao Prvia.

III NOES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1 Da jurisdio e da ao: conceito, natureza e caractersticas; das condies da ao. 2 Das partes e procuradores: da capacidade processual e postulatria; dos deveres e da substituio das partes e procuradores. 3 Do litisconsrcio e da assistncia. 4 Do Ministrio Pblico. 5 Da competncia: em razo do valor e da matria; da competncia funcional e territorial; das modificaes de competncia e da declarao de incompetncia. 6 Do Juiz. 7 Dos atos processuais: da forma dos atos; dos prazos; da comunicao dos atos. 8 Da formao, suspenso e extino do processo. 9 Dos procedimentos ordinrio e sumrio. 10 Do procedimento ordinrio: da petio inicial: requisitos, pedido e indeferimento. 11 Da resposta do ru: contestao, excees e reconveno. 12 Da revelia. 13 Do julgamento conforme o estado do processo. 14 Das provas: do nus da prova; do depoimento pessoal; da confisso; das provas documental e testemunhal. 15 Da audincia: da conciliao e da instruo e julgamento. 16 Da sentena e da coisa julgada. 17 Da liquidao e do cumprimento da sentena. 18 Da ao rescisria. 19 Dos recursos: das disposies gerais. 20 Do processo de execuo: da execuo em geral.

IV NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO. 1 Administrao pblica: princpios bsicos. 2 Poderes administrativos: poder hierrquico e poder disciplinar. 3 Servios Pblicos: conceito e princpios. 4 Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulao, revogao e convalidao; discricionariedade e vinculao. 5 Contratos administrativos: conceito e caractersticas. 6 Licitao: princpios, modalidades, dispensa e inexigibilidade. 7 Servidores pblicos: cargo, emprego e funo pblicos. 8 Lei n. 8.112/90 (Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio): das disposies preliminares; do provimento, vacncia, remoo, redistribuio e substituio. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remunerao; das vantagens; das frias; das licenas; dos afastamentos; do direito de petio. Do regime disciplinar: dos deveres e proibies; da acumulao; das responsabilidades; das penalidades. 9 Processo administrativo (Lei n. 9.784/99): das disposies gerais; dos direitos e deveres dos administrados. 10 Lei n. 8.429/92: das disposies gerais; dos atos de improbidade administrativa. V NOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1 Constituio: princpios fundamentais. 2 Da aplicabilidade das normas constitucionais: normas de eficcia plena, contida e limitada; normas programticas. 3 Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos; dos direitos sociais; dos direitos de nacionalidade; dos direitos polticos. 4 Da organizao poltico- administrativa: das competncias da Unio, Estados e Municpios. 5 Da Administrao Pblica: disposies gerais; dos servidores pblicos. 6 Do Poder Executivo: das atribuies e responsabilidades do presidente da repblica. 7 Do Poder Legislativo: do processo legislativo; da fiscalizao contbil, financeira e oramentria. 8 Do Poder Judicirio: disposies gerais; do Supremo Tribunal Federal; do Superior Tribunal de Justia; dos Tribunais Regionais Federais e dos Juzes Federais; dos Tribunais e Juzes do Trabalho. 9 Das funes essenciais Justia: do Ministrio Pblico; da Advocacia Pblica; da Advocacia e da Defensoria Pblicas.

Вам также может понравиться