Вы находитесь на странице: 1из 5

FISIOLOGIA HUMANA 2a.

aula
1.

SISTEMA ESQUELTICO:
1.1.

1.2.

1.3.

1.4.

funes: suporte (dos tecidos); proteo (dos rgos vitais e outros tecidos moles); movimento(como alavanca); funo hematopoitica (produo de clula sangunea na medula ssea vermelha);e armazenamento (de sais minerais, especialmente fsforo e clcio). Crescimento e Formao dos ossos: existem dois tipos de formao ssea: intramembranosa (diretamente no tecido conjuntivo embrionrio: ossos cranianos); e endocondral (molde de cartilagem hialina substitudo por osso). Na endocondral quando a formao ssea completada ocorre o crescimento em comprimento a partir do disco epifisrio ou zona de crescimento (entre a epfise e a difise). O disco ento espessado pela multiplicao das clulas cartilaginosas at que o disco substitudo por osso (fechamento das epfises) Regulao da Formao e do Crescimento sseo por Vitaminas e Hormnios: Vitamina D (aumenta a velocidade de absoro de clcio no intestino); Hormnio do crescimento (secretado pela hipfise, induz o fgado a secretar substncia que estimula a proliferao das clulas cartilaginosas do disco epifisrio); Vitamina C (participa da sntese do colgeno); Tireoxina (secretada pela tireide, aumenta a velocidade de substituio ssea e tambm participa da sntese do hormnio do crescimento); Estrognios e andrognios (promovem a ossificao e a presena da matriz); Vitamina A (estimula a reabsoro ssea). Liberao de Clcio do Osso: regulada por dois hormnios: da paratireide (o clcio sanguneo reduzido aumenta a liberao do hormnio da paratireide, que aumenta a reabsoro ssea, com isto elevando a concentrao do clcio sanguneo; o clcio sanguneo elevado estimula a liberao de calcitonina); e a calcitonina (secretada pela tireide, reduz a concentrao de clcio sanguneo por inibir a reabsoro ssea).

1.5.

1.6.

Fraturas: quebra no osso ou na cartilagem. Pode ser simples ou composta, dependendo de a pele ter sido ou no rompida. descrita como completa ou incompleta, dependendo de o limite da fratura se estender parcial ou totalmente atravs do osso. De acordo com a direo classificada em transversa, oblqua, longitudinal ou espiral. Se dividindo em mais de dois fragmentos a fratura chamase cominutiva. Cicatrizao ssea - estgios: formao de cogulo; formao de tecido fibroso denso, que se converte em massa fibrocartilaginosa, calo temporrio; este se converte em calo sseo; que se reconstri em osso compacto.

2. CONTRAO MUSCULAR: o tecido muscular estriado ou

esqueltico formado de feixes de fibras musculares longas, compostas de estrias transversais alternadas, miofibrilas, com filamentos espessos (banda A, escuros, ricos em miosina) e finos (banda I, claros, ricos em actina). Estas protenas so responsveis pela contrao. 2.1. Mecanismo de Contrao: com a liberao de clcio os filamentos finos deslizam na direo dos centros dos filamentos espessos. 2.2. Transmisso dos Impulsos Eltricos para a Contrao: a unidade motora composta de uma fibra nervosa, suas ramificaes terminais, e a fibra nervosa que a inerva. A transmisso do impulso eltrico de um ramo da fibra nervosa para a muscular, na juno neuro-muscular, mediada pela acetilcolina liberada na terminao nervosa. A chegada do impulso ativa a liberao de clcio, disparando a contrao muscular. 2.3. Fontes de Energia para o Msculo Esqueltico: ATP (por oxidao de cidos graxos e glicose, no nvel aerbio, e acrescido do cido ltico, no nvel anaerbio). 2.4. Princpio da Contrao Muscular: Lei do tudo ou nada = se um estmulo forte o suficiente para estimular uma fibra (estmulo limiar, i.e., menor estmulo que iniciar a contrao), uma contrao mxima iniciada.

3. FUNES DO SISTEMA NERVOSO: duas propriedades

principais: irritabilidade (receptor de estmulos internos e externos, que permite responder ao estmulo) e condutividade (conduzir o impulso nervoso, em velocidade de at 100m/s). Atinge alvos especficos, restritos. 3.1. Impulso Nervoso: rpido e unidirecional. O potencial de ao se movimenta ao longo da fibra nervosa. Princpio do tudo ou nada= se um estmulo forte o suficiente para estimular uma fibra, um impulso mximo transmitido. Diferentes fibras nervosas tm diferentes limiares de excitao (mnima intensidade do estmulo que gera impulso), que podem induzir um ou mais impulsos nervosos. 3.2. Transmisso do Impulso nervoso: o neurnio tpico uma clula com corpo celular (contm o ncleo), dendritos (do grego, dendron = rvore; prolongamentos, usualmente ramificados, por onde o impulso nervoso se desloca em direo ao corpo celular) e axnio (direo centrfuga). Sinapse uma conexo funcional (pois no h toque) entre axnio de um e dendrito (ou corpo) de outro neurnio, ou msculo (placa motora).. Quando o impulso nervoso chega na sinapse provoca a liberao de neurotransmissores (principais: acetilcolina e adrenalina) 3.3. Vias Aferentes e Eferentes: aferentes, somestsicas (dor, temperatura, presso, tato grosseiro e discriminatrio, e cinestesia) e eferentes (piramidal (crticoespinhal) e extrapiramidal (regula, ajusta, automatiza; e viscerais)). 3.4. Reflexos: resposta involuntria a estmulo. A organizao mais simples o arco reflexo, que formado por trs neurnios: sensorial (recebe estmulo), de associao (recebe do sensorial e passa ao motor) e motor (efetua resposta: ato reflexo). 3.5. reas Enceflicas (principais): de expresso emocional (sistema lmbico =hipocampo, giro do cngulo, corpo amidalide, tlamo e hipotlamo) e de linguagem (hemisfrio cerebral esquerdo, em geral; reas de Broca (lobo frontal; fala), de Wernicke (lobo temporal; compreenso linguagem) e Giro Angular (liga Wernicke ao crtex visual)).

3.6.

Funes do Sistema Nervoso Autnomo (SNA), vegetativo, involuntrio: simptico e parassimptico.

4. FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATRIO: funo: suprir as

clulas do corpo de suas necessidades (principalmente alimento e oxignio) e delas recolher as excrees metablicas. A parede do capilar fina para permitir a difuso molecular do sangue para os tecidos. Na arterola o sangue apresenta alta presso sangunea (hidrosttica), diminuindo ao longo do capilar, medida que se afasta do corao. Sob efeito da presso sangunea saem gua, sais minerais, vitaminas, gases, permanecendo no capilar as protenas (pois tm alto peso molecular). Esta elevada concentrao de protenas, com alto poder osmtico, presso coloidosmtica, de absoro, tende a atrair o lquido para dentro do capilar. 4.1. Clulas Sanguneas: eritrcitos (transporte gases: O2 e CO2), leuccitos (granulcitos (mais comuns: neutrfilos, so fagcitos), linfcitos (resposta imune) e moncitos macrfagos) e plaquetas (coagulao); 4.2. Coagulao: plaquetas formam tampo temporrio malha de fibrina produz cogulo trombina agrupa plaqueta, unem-se fios de fibrina insolvel. 4.3. Circulao: circulao pulmonar (carreia sangue do ventrculo direito para as superfcies respiratrias do pulmo, e de volta ao trio esquerdo) e sistmica (carreia sangue do ventrculo esquerdo para demais partes do corpo, e de volta ao trio direito). 4.4. Ciclo Cardaco: ciclo rtmico de contrao (sstole) e relaxamento (distole). Na sstole a presso ventricular sobe acima das artica e pulmonar, e o sangue ejetado dos ventrculos; e na distole flui para os ventrculos 4.5. Controle da Funo Cardaca: DC=VS x B/m = 5 l/min; O dbito cardaco o volume sistlico vezes o nmero de batimentos por minuto 4.6. Regulao da Presso Arterial: aumentando o dbito cardaco e/ou a resistncia perifrica (das arterolas ao fluxo) aumenta a presso arterial. 4.7. Controle da Circulao Sangunea: Cerebral: os centros principais para a regulao da resistncia perifrica e do

ritmo e fora de contrao cardacos so os centros vasomotor e cardaco do bulbo.


5. FISIOLOGIA DA RESPIRAO: 5.1. Mecanismo da Respirao: inspirao (ativa) e expirao

5.2. 5.3.

5.4. 5.5.

(passiva). Os movimentos respiratrios so provocados pelos msculos intercostais e o diafragma, que contrados provocam inspirao, e relaxados a expirao. Ventilao: volume respiratrio por minuto = 6 l/min; VC = 500 ml (por incurso); ritmo = 12 irpm Trocas Gasosas: por difuso: celular no mitocndria e sistmica com ambiente. 95% do O2 liberado para os tecidos carreado pela hemoglobina. Ritmo Respiratrio: a respirao rtmica depende do centro respiratrio no bulbo. Regulao da Ventilao: O bulbo sensvel concentrao de cido carbnico no sangue. Quando a acidez, aumenta devido ao excesso de CO2 no sangue, o bulbo promove aumento do ritmo respiratrio, incrementa a ventilao dos alvolos (reduzindo a acidez sangunea).

Вам также может понравиться