Вы находитесь на странице: 1из 24

WEBAULA DE METODOLOGIA DOS TRABALHOS ACADMICOS

GILBERTO DE MOURA SANTOS

ARACAJU 2010-2

SUMRIO

...............................................................................................................................................................4 FICHAMENTOS, RESUMOS, MAPAS CONCEITUAIS E RESENHAS......................................5 ARTIGOS, ENSAIOS, PROJETOS E MONOGRAFIAS.................................................................7 CULTIVANDO A IMAGINAO ..................................................................................................17 TCNICAS DE COMUNICAO CIENTFICA: UMA BREVE INCURSO NA ABNT.......19 REFERNCIAS.................................................................................................................................24

INTRODUO1

Gilberto de Moura Santos2


A Histria nos revela que o sucesso da cincia como modo de explicao da realidade no se deve exclusivamente aos rigores do mtodo, da forma, antes a imaginao criativa do investigador que tem feito o conhecimento cientfico apresentar novas respostas a problemas nem sempre inditos. O cientista algum que, antes de qualquer coisa, imagina. A cincia , nesta perspectiva, uma abstrao, um discurso sobre o mundo. Ela uma forma de ver o mundo, no obstante a utilizemos quase que irrestritamente para explic-lo. Se admitirmos o fato de que h diversos sistemas culturais, admitiremos tambm que h tantos outros modos de representar o mundo. H, portanto, outros sistemas que apontam vises de mundo distintas; alguns so tomados como inquestionavelmente verdadeiros, como o caso da religio. A representao cientfica, em virtude de sua natureza, impedida de arvorar este carter, o cientista e o filsofo sabem bem disso. Ou seja, se verdade que o mstico baseia-se em suas inquestionveis experincias de f e estas no carecem da legitimidade das provas cientficas tambm fato que as verdades cientficas so passageiras; seu prazo de validade esgota-se com as novas descobertas. De qualquer modo, no h uma hierarquia nas diferentes representaes, antes existem peculiaridades, a despeito da hegemonia da cincia. Talvez seja foroso reconhecer que, no campo acadmico, o modo de indagao racional, qual seja, a cincia, deva orientar os debates, as pesquisas acadmicas. Sendo assim, em que pese a existncia de outros saberes (to importantes quanto a cincia, diga-se de passagem), as nicas pesquisas que podero arvorar o status de acadmicas so aquelas que empreendem tal indagao racional. Aqui no se faz referncia aos motivos subjetivos que orientam o pesquisador, em outras palavras, a despeito das convices filosficas ou religiosas do investigador, suas hipteses, objetivos e metodologia de pesquisa devero prescindir, no que se refere construo destas etapas da pesquisa, dos possveis instrumentos no acadmicos de anlise e teste. Como desenvolver uma pesquisa cientfica? Como abandonar a doxa (a opinio, o achismo) e apropriar-se dos princpios de pesquisa cientfica? Estes so desafios hercleos, mas nenhum estudante deveria se esquivar deles. De qualquer modo, o que garantir o carter acadmico de qualquer trabalho menos a prova emprica produzida pelo pesquisador do que a construo de um problema que se preste anlise racional.
1 2

O texto uma compilao de aulas, artigos e outras comunicaes por mim empreendidas nos ltimos anos. Mestre em Sociologia, Bacharel e Licenciado em Cincias Sociais, Licenciando em Msica.

Uma pesquisa acadmica , portanto, um trabalho que: apresente um objeto pertinente; demonstre os meios pelos quais se pretende alcanar os objetivos previamente propostos; as hipteses que orientam a anlise; o referencial terico coerente com a discusso empreendida; os resultados obtidos. Em suma: uma pesquisa que enfrente um problema exeqvel. A cincia expressa a necessidade humana de compreender o mundo. Ser bom em cincia ser capaz enxergar os problemas e inventar solues. O conhecimento, alis, s ocorre em situaes-problema. Ver, dizer e enunciar com clareza significa indicar de que partes o problema se compe: em uma palavra, significa analisar. A cincia fracassa quando se descobrem solues perfeitas para problemas que no foram compreendidos. Situaes-problema, como posso super-las? Tomamos conscincia do problema; construmos um modelo ideal; elaboramos hipteses; testamos as hipteses. Deve haver alguma ordem escondida que possibilite hipteses. H realidades que a observao no pode alcanar, nestes casos fazemos uso da imaginao. A soluo alcanada na medida em que projetamos um caminho, comeando pelo fim (da a necessidade da imaginao). Seria incauto embrenhar-se nos ridos caminhos da cincia, do conhecimento do mundo, sem que se reflita sobre os pressupostos bsicos para essa empresa, o conhecimento de si. Em outras palavras, h uma exigncia primordial da qual o investigador no poder tergiversar: a maturidade. Sem ela o pesquisador nunca se tornar autnomo, tampouco um intelectual. O texto a seguir tratar deste tema.

FICHAMENTOS, RESUMOS, MAPAS CONCEITUAIS E RESENHAS. Produzir um trabalho cientfico no tarefa fcil. No se trata apenas de escolher um objeto de estudo e ir a campo. Os objetos de estudo cientficos so, por assim dizer, construdos pelo pesquisador, isto implica a necessidade de utilizao de teorias e mtodos capazes de lanar luz sobre o objeto. Nesta perspectiva, um conhecimento preliminar acerca das mais variadas correntes terico-metodolgicas, pelo menos daquelas que se relacionam com o objeto em questo, condio sine qua non. O fichamento e o resumo, portanto, constituemse como instrumentos indispensveis nesta empresa. Bons fichamentos ou resumos eximem o pesquisador de recorrer outra vez ao texto original pesquisado. O fichamento um texto que deve encerrar, de modo sumrio, sucinto, as teses fundamentais apresentadas pela autoria do trabalho estudado. A despeito da forma, sua finalidade no outra seno facilitar a pesquisa. Sendo assim, o fichamento deve ser o mais objetivo e unvoco quanto possvel; prendendo-se apenas s concluses da autoria. Geralmente estas concluses esto diludas no texto; elas devem ser captadas pelo investigador e expressas de modo claro e direto, ratifico. O resumo poder partir das teses apresentadas no fichamento, isto , resumir uma obra significa apresentar e desenvolver, de forma sucinta, as teses fundamentais de um texto. Dentre os textos que um investigador possa estudar alguns podero suscitar maior interesse, nestes casos, justificam-se fichamentos e resumos mais densos. De qualquer modo, o fichamento e o resumo devem ser capazes de cumprir uma exigncia bsica: substituir o texto original. Mapa conceitual ou esquema tambm uma ferramenta importante para o trabalho intelectual. O mapa expressa de modo relacional e esquemtica as teses do texto considerado. de grande utilidade para aqueles que desejam apresentar seminrios, palestras ou mesmo ministrar aulas. Com o esquema em mos dificilmente o palestrante esquecer de abordar as questes estudadas e de estabelecer as relaes necessrias para a compreenso do tema. A resenha destina-se tambm publicao. Neste tipo de trabalho imprescindvel que o investigador se exponha intelectualmente, isto , na resenha o investigador ultrapassa a obra estudada e questiona seus pressupostos tericos, a partir, claro, de outros (pressupostos tericos). Em outras palavras, na resenha empreende-se uma crtica que considera o lugar terico-metodolgico da autoria; o lugar de onde se parti, contudo, deve ser expressamente revelado. A seguir apresento um modelo de resenha que poder ser adotado no todo ou com algumas adaptaes:

Tabela 1
FACULDADE DE ADMINISTRAO E NEGCIOS DE SERGIPE - FANESE DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTFICA PROFESSOR: GILBERTO DE MOURA RESENHISTA: FORMULRIO DE RESENHA BIBLIOGRFICA I OBRA Autoria: Ttulo: Comunidade onde foi publicada: Firma publicadora: Ano: Nmero de pginas: II CREDENCIAIS DA AUTORIA (breve pesquisa biobibliogrfica). III - CONCLUSES DA AUTORIA (apresentao sumria das teses fundamentais do autor fichamento) IV DIGESTO (desenvolvimento das teses resumo). V METODOLOGIA DA AUTORIA (explicitao da metodologia utilizada pela autoria, justificando com o prprio texto estudado e/ou com o auxlio outras pesquisas). VI QUADRO DE REFERENCIAL DA AUTORIA (explicitao da corrente terica a qual a autoria est filiada). VII QUADRO DE REFERNCIA DO RESENHISTA (quadro terico utilizado pelo resenhista para a anlise da obra). VIII CRTICA DO RESENHISTA (a partir do quadro terico utilizado pelo resenhista). IX INDICAES DO RESENHISTA (potencial pblico alvo da obra). X APRESENTAO DA RESENHA Data e horrio: Disciplina: Centro de interesse: (campos do saber, disciplinas).

ARTIGOS, ENSAIOS, PROJETOS E MONOGRAFIAS. Qualquer trabalho cientfico implica uma construo, a saber: do objeto. O objeto de anlise do pesquisador uma construo racional, a despeito de ter sido inspirado pelo mundo da vida. na problematizao que o objeto (escolhido pelo investigador) ganha forma e definio; em outras palavras, passa a existir. Portanto, trabalhos como artigos, ensaios, projetos ou monografias possuem esta particularidade: a anlise de um objeto. H, com efeito, um fio condutor para est discusso, isto , o investigador motivado a dar, digamos, uma resposta; logo, imperativo que exista um problema (a ser investigado). Encontraremos incontveis pesquisas que se propem a estudar, grosso modo, o mesmo objeto, contudo, os problemas que animam estes trabalhos no costumam ser os mesmos. De qualquer modo, objeto e problematizao so construes empreendidas pelo investigador. Se isso verdade, os objetivos e as hipteses apresentadas pelo pesquisador constituem-se tambm como idealizaes do analista, no obstante as inevitveis influncias que acometem qualquer produo humana. Os objetivos so as metas especficas almejadas com a resposta ao problema. Hipteses so respostas a priori, fruto da imaginao ou de pesquisas exploratrias. O resultado da pesquisa ir demonstrar at que ponto as hipteses (iniciais) eram frutferas. Toda esta discusso fundada numa preocupao intelectual do investigador, contudo, no h trabalho cientfico que possa prescindir de uma slida base tericometodolgica. A teoria no a realidade, antes um par de culos que nos ajuda a compreendla. A utilizao de um referencial terico apropriado pesquisa em questo , portanto, condio essencial para a produo cientfica. O conceito de metodologia no unvoco, pode significar a viso epistemolgica que orienta o pesquisador (chegando inclusive ao nvel das tcnicas de investigao utilizadas na pesquisa), ou, por outro lado, apenas o procedimento e o conjunto de tcnicas levadas a cabo na pesquisa. Em ambas as alternativas se faz necessrio preservar uma coerncia interna no trabalho: objeto, problema e objetivos, hipteses, referencial terico e metodologia devem ser compatveis. Se a teoria que utilizo no me fornece um quadro satisfatrio para a compreenso de um aspecto da realidade (que me interessa) devo mudar a teoria, no a realidade. As tcnicas utilizadas na pesquisa no devem estar desconectadas das bases metodolgicas que informam a viso do acadmico. Nos ensaios o investigador no est obrigado a empreender uma pesquisa emprica

que justifique suas assertivas. Neste tipo de texto h maior liberdade especulativa, no entanto, certas exigncias devem ser observadas: a construo de um objeto e de uma problematizao; o rigor ao utilizar correntes tericas que possam lanar luz sobre o problema em questo. No que diz respeito aos artigos, a preocupao com a pesquisa (emprica ou terica) maior. Os artigos, geralmente, so fruto de pesquisas maiores (monografias, teses), por outro lado, podem tornar-se ponto de partida para aquelas. De qualquer modo, os artigos constituem-se atualmente na maior fonte de informao e pesquisa cientfica; compilaes destes trabalhos, no raro, transformamse em livros. A monografia exige uma pesquisa profunda a respeito de um aspecto do mundo. Uma vez que a problematizao, o objeto, o problema, etc. so construes do investigador, trata-se de um trabalho singular (mono). A monografia pode ser fundada numa pesquisa emprica ou bibliogrfica; sua relevncia no se observa necessariamente em sua utilidade prtica, afinal, cada campo do saber possui suas especificidades. O projeto o plano de estudos que orientar a realizao da pesquisa. Ou melhor, o projeto j pesquisa, melhor ainda: ao coletar dados, fazer fichamentos, etc., o pesquisador j est fazendo a pesquisa; a monografia o resultado (ainda que parcial) desta. Apresento, a seguir, um sumrio de nossas assertivas: ARTIGOS, PROJETOS, MONOGRAFIAS E ENSAIOS. 1. Tema o TTULO DO TRABALHO (que deve denunciar instigar - a discusso que se

pretende empreender iniciar).

Introduo
o PROBLEMATIZAO: momento em que se constri o objeto de estudo. Aqui se procura demonstrar sua relevncia e o enfoque que se pretende dar. No se trata apenas de uma justificativa, o investigador dever ser capaz de contextualizar e explicitar a discusso que pretende iniciar. recomendvel apresentar j na problematizao: O problema (que poder vir em forma de interrogao ou no); Os objetivos da pesquisa (aquilo que se almeja com a realizao da

investigao; a distino explcita entre objetivos gerais e especficos dispensvel).

As hipteses (respostas prvias ao problema proposto; as hipteses

orientam a anlise do pesquisador, mas no devem bloquear sua viso para novas possibilidades interpretativas).

2. Referencial terico e corpo do texto o Momento em que o pesquisador apresenta o aporte terico que orienta suas anlises.

O referencial no deve ser tomado como uma simples reviso bibliogrfica, antes deve estar articulado discusso realizada pelo pesquisador. Isto demanda um esforo por parte do investigador a fim de que seu objeto possa aparecer recorrentemente na discusso terica, e vice-versa. o Nesta perspectiva, admissvel (e at desejvel) diluir este referencial no corpo do

texto: no que se refere monografia e aos artigos, o referencial poder aparecer nos captulos (terico-metodolgicos) do trabalho. o O nmero de captulos varia de acordo com as especificidades do trabalho: a

abrangncia do tema, os objetivos propostos, etc. Caso o pesquisador considere conveniente, a seo que trata dos procedimentos metodolgicos poder vir depois, num captulo separado. o Quando o texto envolve uma pesquisa emprica conveniente que esta ocupe um

captulo separado (preferencialmente aps a seo sobre metodologia). Em alguns casos sero necessrios mais de um captulo para este fim.

3. Procedimentos Metodolgicos o Nesta seo o investigador dever revelar os procedimentos que pretende utilizar (no

caso do projeto) ou que utilizou durante a pesquisa (no caso do artigo ou monografia). Cumpri ao pesquisador explicitar desde a concepo epistemolgica j abordada, talvez, no referencial terico at o conjunto de tcnicas empregadas: entrevistas, questionrios, pesquisa material, terica, etc. necessrio justificar as escolhas a partir da corrente terico-metodolgica que informou estas prticas, em consonncia, claro, com o objeto e objetivos da pesquisa em questo.

4. Consideraes finais o Um trabalho cientfico no tem, necessariamente, um fim, isto , as assertivas

10

cientficas esto fadadas superao, de um modo ou de outro. Entretanto, ao fim de uma jornada, o investigador ter algo a dizer sobre suas reflexes e pesquisas. A esta seo costumo chamar de consideraes finais; termo que se esquiva da prepotncia, de um lado, e da evasiva, de outro. Esta seo ser bem vinda durante a produo do projeto caso j haja dados suficientemente relevantes.

5. Referncias bibliogrficas. o Lista completa das fontes utilizadas (livros, artigos, leis, etc.).

6. Cronograma, oramento (para projetos). o o Estimativa cronolgica para o cumprimento de tarefas previamente estabelecidas. Estimativa de custos envolvidos em cada fase da pesquisa.

7. Anexos o Listas, tabelas, fotografias e outros dados que podero ser consultados

posteriormente pelo leitor.

H algumas outras convenes a respeito da estrutura, da disposio das pginas que precedem o texto propriamente dito de uma monografia. Ainda que estas convenes no sejam to rgidas, apresento a seguir uma tendncia geral. De qualquer modo, no obstante se tratar de um modelo para textos cientficos, a esttica deve orientar a sintonia fina, o ajuste final:

SUMRIO LISTAS E S U MFOLHA DE APROVAOROSTO R DEDIC/AGRAD/EPGFOLHA DE C A P A O

11

CONSIDERAES FINAIS

ANLISE DOS RESULTADOS

METODOLOGIA

FUNDAMENTAO TERICA

INTRODUO

12

ANEXOS (Opcional)

APNDICES (Opcional)

GLOSSRIO (Opcional)

REFERNCIAS

(S constam autores, obras, fontes citadas no trabalho)

13

(MODELO)

FACULDADE DE ADMINISTRAO E NEGCIOS SERGIPE FANESE


CURSO DE ADMINISTRAO

CHRISTHIANO DELLANO SANTANA DO AMARAL


(a 10 cm da borda superior)

MOTIVAO DOS EMPREGADOS DO BANCO DO BRASIL: o caso da Agncia General Valado em Aracaju, Estado de Sergipe (Brasil) 16 (centralizado, no meio da folha)

ARACAJU-SE 2004-1

14

CHRISTHIANO DELLANO SANTANA DO AMARAL

MOTIVAO DOS EMPREGADOS DO BANCO DO BRASIL: o caso da Agncia General Valado em Aracaju, Estado de Sergipe (Brasil)

Monografia apresentada ao Departamento de Administrao da FANESE, como requisito parcial para obteno do grau de Bacharel em Administrao.
Orientador: Prof. Eduardo Ubirajara Coordenador: Prof. Paulo Carvalho

Aracaju Se 2004-1

15

CHRISTHIANO DELLANO SANTANA DO AMARAL

MOTIVAO DOS EMPREGADOS DO BANCO DO BRASIL: o caso da Agncia General Valado em Aracaju, Estado de Sergipe (Brasil)
Monografia apresentada banca examinadora da Faculdade de Administrao de Negcios de Sergipe FANESE, como requisito parcial para cumprimento do Estgio Curricular e elemento obrigatrio para a obteno do grau de bacharel em Administrao, no perodo de 2004.1.

_____________________________________________________ 1 Examinador (fonte 12)

_____________________________________________________ 2 Examinador

____________________________________________________ 3 Examinador

Aprovado (a) com mdia: _________________

Aracaju (SE), ____ de ___________ de 2004.

16

O sumrio dever ser produzido preferencialmente com os recursos do Word (editor de texto do Office), necessrio apenas selecionar os ttulos e abrir a funo inserir/ndices na barra de ferramentas do programa. Em lugar do tradicional abstract pode ser adotado um rsum, o que permitido em quase todos os programas de graduao e psgraduao. Epgrafe, dedicatrias e agradecimentos podem ocupar apenas uma pgina, o critrio do pesquisador. O artigo pode ser apresentado de uma forma muito mais direta:

Ttulo do artigo
Articulista* Resumo (com palavras-chave). Abstract (key words) Texto...

________________________
* breve currculo do articulista

guisa de concluso retomo uma questo inicial: o mtodo no garantia de quaisquer certezas, a cincia, alis, no pode ser tomada como fonte de verdades, seno circunstanciais. O que determina o uso deste ou daquele mtodo so as especificidades do objeto, uma vez que o objeto uma construo estamos s voltas novamente com a imaginao. A despeito disso, a cincia tem nos ajudado, e por esta faculdade que deveremos medi-la, isto porque
Podemos avaliar nossas teorias do ponto de vista da extenso em que lidam com sucesso com algum aspecto do mundo, mas no podemos ir mais alm e avali-las do ponto de vista da extenso em que descrevem o mundo como ele realmente , simplesmente porque no temos acesso ao mundo independente de nossas teorias, de maneira que nos capacite a avaliar a propriedade daquelas descries (CHALMERS, 2000, p. 208).

17

CULTIVANDO A IMAGINAO 3 Wright Mills, socilogo americano que sabe o que pesquisa e todas as suas agruras, fornece-nos uma receita, alis, algumas linhas gerais para o artesanato intelectual que uma produo acadmica exige. Considera o autor, com efeito, que: 1) Os maiores pensadores no separaram seu trabalho de suas vidas (uma enriquece a outra). Sem organizao a produo destes intelectuais seria muito menor e menos vigorosa. Sendo assim, a construo de um ARQUIVO de fundamental importncia. Ele poder ajudar a: articular as experincias pessoal e profissional; manter o mundo interior desperto; estimular a expanso das categorias que usa em seu raciocnio. 2) Este arquivo um armazenamento crescente de fatos e idias, desde as mais vagas at as mais precisas. A imaginao levada a reunir itens at ento isolados, descobrindo ligaes insuspeitas. necessrio cercar-se de pessoas que ouvem e falam, num ambiente que nos possa levar a pensar dentro das linhas de nosso trabalho. O bom trabalho compe-se de muitos bons estudos; necessrio empreender formulaes gerais hipotticas antes de decidir; qualquer exposio final deve cobrir, levar em considerao, os dados e as teorias existentes. 3) Nos cansamos dos livros; o que deve permanecer so nossas notas e resumos, assim como as idias para estudos empricos. O objetivo da pesquisa emprica solucionar desacordos e dvidas sobre fatos tornando mais FRUTFERAS as discusses (os fatos disciplinam a razo, mas a razo o fundamento de qualquer conhecimento). 4) Formas de estimular a imaginao: a) redisposio do arquivo; b) conhecer toda a extenso de conotaes das palavras e frases que empregamos; c) desenvolver o hbito de buscar denominadores comuns e fatores de diferenciao dentro e entre as classificaes existentes (e ultrapass-las); d) melhorar nossa percepo considerando o oposto daquilo que nos interessa diretamente, captar vrios pontos de vista; e) inverter deliberadamente o senso de proporo; f) obter uma percepo comparada do material; g) distinguir entre tpicos e temas. 5) Os trabalhos devem ser inteligveis, a despeito da mxima de nos diz, quem no complicado no inteligente. necessrio abandonar a pose. Usar uma linguagem tcnica no quer dizer ser indecifrvel. Temos que ter em mente o pblico alvo para o qual nos dirigimos. Em suma, o artesanato intelectual exige:
3

um trabalho solitrio, cuja trajetria construda a cada jornada;

MILLS, C. Wright. A imaginao sociolgica. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

18

a dispensa da verborragia; que examinemos os pequenos fatos, mas sem deixar de relacion-los totalidade da que estudemos as estruturas sociais nas quais os ambientes esto organizados, que

realidade histrica; escolhamos os ambientes que precisamos estudar e examinemos a influncia mtua entre eles e a estrutura; que utilizemos todo e qualquer estudo sensvel do homem e da sociedade, referente ao objeto que nos detivermos (a especializao deve ser tomada em face do objeto e no do departamento); que desenvolvamos e retomemos continuamente nossas opinies sobre problemas de histria, de biografia e de estrutura social, nos quais a biografia e a histria social se cruzam; que atentemos para o fato de que o homem agente histrico e social, sendo assim, as formas pelas quais sua variedade complexamente selecionada e formada pelas variedades de sociedade devem ser compreendidas; que no abramos mo de nossa autonomia moral e poltica outros no podem determinar os problemas que estudamos. A despeito da honestidade intelectual e da busca pela neutralidade, ningum deveria estudar um objeto que no seja fruto de uma sincera preocupao intelectual ou at existencial, acerca disso assevera Rubem Alves:
S pode escrever com objetividade sobre o Protestantismo quem nunca o amou e nunca o odiou. Concluso muito estranha. Levada at as suas ltimas conseqncias, ela implicaria que s podemos ser objetivos frente quilo que, para ns, destitudo de interesse. Se sou apaixonado por flores, tal paixo me impede de conhec-las cientificamente. Ser melhor dedicar-me s pedras. (...) No creio que uma cincia sem emoo seja possvel. (ALVES, 1978, p. 15).4

ALVES, Rubem. Protestantismo e represso. So Paulo: tica, 1978.

19

TCNICAS DE COMUNICAO CIENTFICA: uma breve incurso na ABNT CITAES Segundo a norma 10.520/92 da ABNT (Associao Brasileira de Normas e Tcnicas), a citao a meno, no texto, de uma informao colhida em outra parte. Pode ser uma transcrio ou parfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral. A transcrio uma reproduo das prprias palavras do texto citado, parfrase apenas a expresso da idia de outrem (com palavras prprias do autor do trabalho). Quando fiel fonte geralmente prefervel a uma longa citao direta. H vrias modalidades de citaes, a despeito da escolha, necessrio apresentar as REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS no final do texto conforme as normas da ABNT. Ou seja, indispensvel mencionar os dados necessrios identificao da fonte citada. A bibliografia dever obedecer a seguinte disposio: SOBRENOME, Nome. Ttulo. (Tradutor; coleo e edio, quando for necessrio). Local da publicao: Editora, ano da publicao; pginas, quando for o caso. Admite-se tambm citar o ano da publicao logo aps o nome do autor. Exemplo: DURKHEIM, mile. As formas elementares da Vida Religiosa. Trad. Paulo Neves. So Paulo: Martins Fontes, 1996. possvel fazer referncias de forma abreviada no corpo do texto, desde que no haja referncias intercaladas de outras obras do mesmo autor. Na indicao destas referncias seqentes podem ser adotadas as seguintes expresses: apud = citado por, conforme, segundo; ibidem ou ibid = na mesma obra; idem ou id = igual anterior; op. cit = obra citada. As transcries no texto devem aparecer entre aspas. A citao da citao a meno a um documento ao qual se tomou conhecimento apenas por citao em outro trabalho. A indicao feita pelo nome do autor original, seguido da expresso citado por ou apud e do nome do autor da obra consultada. Na lista final de referencias bibliogrficas somente o autor da obra consultada mencionado. A citao de at cinco linhas deve ser inserida no prprio pargrafo entre aspas, seguida da CITAO DE CHAMADA: (SOBRENOME, ano, pgina). A citao com mais de cinco linhas deve aparecer em pargrafo distinto, exemplo:
A comunho de interesses e propsitos entre (...) vivncia religiosa e cultura democrtica, quando se estabelece, no se d por mera confluncia ou converso. As articulaes em geral se do por referncia a adversrios ou conflitos/controvrsias que produzem polarizaes (parciais) no espao social, levando agregao de campos heterogneos. Assim a relao entre religio e

20

democracia [e poltica]. preciso sempre analis-la em contexto, pois ela no se presta a generalizaes estveis ou categricas (BURITY, 2002, p. 29-30).

As omisses em citaes (ou incluso de palavras) so permitidas quando o sentido do texto no se altera. As omisses so indicadas pelo uso de reticncias em colchetes ou parnteses. Quando se deseja enfatizar algo na citao usa-se o ponto de exclamao entre colchetes aps o que se deseja destacar; do mesmo modo, usa-se o ponto de interrogao aps as palavras que suscitaram dvidas. As incorrees e incoerncias no texto so indicadas pela expresso [sic], aps sua ocorrncia. A citao includa em nota de rodap deve vir sempre entre aspas independente de sua extenso. Quando se trata de dados obtidos por informao oral (palestras, debates), indicar entre parnteses a expresso (informao obtida verbalmente). Os textos em lngua estrangeira podem ser citados no original ou traduzidos. Neste ltimo caso, a expresso trad. por deve aparecer logo aps a citao. Se a citao for apresentada no idioma original, a traduo feita pelo autor do trabalho deve aparecer em nota de rodap. Se a citao for apresentada no idioma original, a traduo feita pelo autor do trabalho deve aparecer em nota. SISTEMA DE CHAMADA As citaes devem ser indicadas no texto por um sistema numrico ou um sistema de AUTOR/data; qualquer que seja o mtodo escolhido deve ser seguido ao longo de todo o texto. No sistema numrico as citaes devem ter numerao nica e consecutiva para todo o trabalho; a numerao pode por parnteses ou situada acima da linha do texto. No sistema AUTOR/data, j mencionado, no pode ser usadas as notas de referncia de rodap, EXEMPLO: num texto recente de BARBOSA (1980), Teorias que, primeira vista, parecem exclurem-se reciprocamente podem revelar um peculiar liame (MOURA, 2004, p. 35). Em ambos os casos, a referncia completa deve figurar em lista, no final do texto. Quando houver sobrenomes iguais (de autores diferentes) e datas iguais acrescentam-se as iniciais do prenome, exemplo: (BARBOSA, C., 1956). Quando o autor publicou mais de uma obra no mesmo ano, distinguimos a obra pelo acrscimo de letras minsculas aps a data (e sem espao). REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS LIVROS E FOLHETOS Autor (SOBRENOME, Nome). Ttulo: subttulo, edio. Local: editora, ano de publicao. n de volume e/ou total de pginas (se for o caso). ISBN (se for o caso).

21

LIVROS (CAPTULOS OU PARTE) AUTOR DO CAPTULO//Ttulo do captulo//In AUTOR DO LIVRO/ttulo do livro.//Local de publicao: editora, ano de publica.o//p. inicial-final. FERRARA, W. L. Funes administrativas servidas pela contabilidade. In: QUILICI, Frediano. (Coord.) Leituras em administrao contbil e financeira. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1973. Capo 2, p. 31-42. PERIDICOS NO TODO TTULO DO PERlDICO//Local de publicao, volume, n de fascculo, ms e ano de publicao//n de pginas do fascculo. Nmeros especiais e suplementos: acrescentar essa informao apenas no final. REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. Rio de Janeiro, V. 24, n 02, nov./dez. 1996, 82p. ARTIGOS DE PERIDICOS AUTOR/;Ttulo do artigo//Ttulo do peridico, volume, n do fascculo, pgina inicial-final, ms, ano de publicao. NASI, A. Carlos. A globalizao dos mercados e sua influncia nas normas de auditoria. REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, V. 24, n 02, p.42-51, nov./dez., 1996. ARTIGOS DE JORNAIS AUTOR/Ttulo do artigo//ttulo do jornal, local da publicao, dia, ms, ano//suplemento, pg. MATARAZZO, Dante C. Edisa eleva receitas em 120%. O Estado de So Paulo, So Paulo, 30 set. 1989, Economia e Negcios, p. 06. DISSERTAES E TESES AUTOR//Titulo da dissertao ou tese//Local, ano de publicao//n de volumes e/ou total de pginas// Dissertao/tese (grau) - Faculdade e/ou Universidade. BARBIERI, Geraldo. Fluxo de caixa: modelo para bancos mltiplos. So Paulo, 1995. 262p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo. EVENTOS NO TODO TTULO DO EVENTO, n, Local, ano da realizao//Ttulo da publicao//Local: Editora,ano da publicao//total de pginas. CONVENO DOS CONTABILISTAS DO ESTADO DE SO PAULO. 12. Santos, 1991. Contabilidade e os desafios da dcada. So Paulo: Conselho Regional de Contabilidade 1991, 116p. EVENTOS CONSIDERADOS EM PARTE AUTOR//Ttulo do trabalho apresentado//In: TTULO DO EVENTO, n, local, ano de realizao.//Ttulo da publicao//Local: Editora, ano da publicao/pginas inicial, final. FACCIONI, Vitor. Papel do contabilista na vida moderna. In: CONVENO DOS CONTABILISTAS DO ESTADO DE SO PAULO, 12, Santos, 1991. Contabilidade e os desafios da dcada. So Paulo: Conselho Regional de Contabilidade, 1991, p.57-65.

22

LEIS E DECRETOS LOCAL DA JURISDIO. Ttulo/ nmero da lei, data. Ementa. Referncia de publicao. BRASIL. Decreto-lei n 2423, de 07 de abril de 1988. Estabelece critrios para pagamento de gratificaes e vantagens pecunirias dos titulares de cargos e empregos na administrao direta e autarquias e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, v. 126, n 66, p. 6009, 8 abr., 1988. ENTIDADE COLETIVA NOME DA ENTIDADE. Ttulo. Local: Editora, ano, paginao. FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Trabalho no Brasil. Rio de Janeiro, 1993. 83p. GRAVAES EM VDEO TTULO. Diretor. Local: Produtora: Distribuidora, data. Nmero de unidades fsicas (durao em minutos): indicao de som, indicao de cor; largura em milmetros. Sistema de gravao. PERA DO MALANDRO. Ruy Guerra. RJ: Austin Cinema e Comunicao: Globo Vdeo, 1985, 1 videocassete (100 min.), son, color, 12 mm. VHS. EXEMPLOS DE REFERNCIAS EM DOCUMENTOS ELETRNICOS CD-ROM AUTOR Ttulo do artigo. Titulo do peridico, volume, n, pgina inicial-final, ano// Resumo em Ttulo do Cd-Rom, ano]. POLLACK, J. Huge promotions key as soft drinks enter summer. Adversiting Age, v. 68 n 19, p. 89, 1997. [Resumo em Proquest ABI Inform Global, 1996-97]. E-MAIL Remetente (Endereo eletrnico do remetente). "Assunto da mensagem" Destinatrio (Endereo eletrnico do destinatrio). Data da mensagem. Day, Martha (MDAY@sage.wm.edu). ''Review of film - Bad Liwtenant". E-mail to Xia Li (XLT@moose.wm.edu). 30 jul. 1995. ARTIGOS DE PERIDICOS "ON LINE" Autor. "Ttulo do artigo". Ttulo do peridico. Volume. Nmero (ano): nmero de pginas. Tipo de suporte. Disponibilidade e acesso. Data de acesso. TNADA, Kenneth. "A response to the nature ofhuman rights". Journal of Ethics, 2 (1995): 9 p. Online. Available: http: /www.cac.psu.edu/jbe/twoconthtml. 21 jun. 1996. LIVROS E TESES Autor/Editor. Ttulo do trabalho. Edio, Local de publicao: Editora, data. Tipo de suporte. Fornecedor. Disponibilidade e acesso. Data de acesso. Pritzker, Thomas. An early fragment from Nepal. S.n. Online. Ingress Communication. Available: http//www.ingress.comlastanartlpritzker.html

23

CASOS ESPECIAIS Trs ou mais autores: quando a obra tem at trs autores mencionam-se todos na entrada, na ordem em que aparecem na publicao e separados por vrgulas. Ex.: MAMEDE, Marli Villela, CARVALHO, Emlia Campos, CUNHA, Ana. Quando houver mais de trs autores, mencionam-se at os trs primeiros, separados por vrgula, seguidas da expresso latina et. al. Ex.: ALMEIDA, Jos da Costa et. al. ALMEIDA, Jos da Costa, V ARGAS, Feliciano et. al. ALMEIDA, Jos da Costa, V ARGAS, Feliciano, LOBATO, Maria et. aI. Caso o artigo de jornal no possua autoria, entra-se pelo ttulo, sendo que a primeira palavra do ttulo transcrita em maisculas. Ex.: Biblioteca climatiza seu acervo. O Globo, Rio de Janeiro, 4 mar. 1985. Usam-se as seguintes abreviaturas quando da ausncia de: local de publicao [s.l.]; data [s.d.]. No sendo possvel determinar a data de publicao, registrar a data aproximada entre colchetes: data provvel [1991 ?]; data aproximada [ca. 1980]; dcada certa [197-]; sculo certo [18-]; sculo provvel [18--?]. FONTES E ESPACEJAMENTO. Os novos programas de edio de texto j abrem com as margens no padro (margens esquerda e direta, 3 e 2 cm, respectivamente; margens superior e inferior, 3 e 2 cm). O espao sugerido para a maior parte dos trabalhos 1,5 (um e meio), as fontes Times New Roman (12) ou Arial (10).

24

REFERNCIAS ALVES, Rubem. Filosofia da Cincia. Introduo ao jogo e a suas regras. So Paulo: Loyola, 2001. ______________. Protestantismo e represso. So Paulo: tica, 1978. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Apresentao de citao em documentos: NBR 10520. Rio de Janeiro, 1992. BASTOS, Llia da Rocha, PAIXO, Fernandes. E. Delius. Manual para elaborao de projetos e relatrio da pesquisa. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. 96p. CHALMERS, A. F. O que cincia afinal? So Paulo: Brasiliense, 2000 CHAUI, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 1998. DEMO, Pedro. Introduo metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 1983. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 15 ed. So Paulo: editora Perspectiva, 1997. 170p. GRANJA, E.C.; KREMER, S. Citaes no texto e notas de rodap: manual de orientao. So Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 1987. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 1985. 238p. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 2000. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Atlas, 2001. MILLS, C. Wright. A imaginao sociolgica. Trad. Waltensir Dutra. 4 ed. Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1975. RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica. Guia para eficincia nos estudos. So Paulo: Atlas, 1982. 170p. SALVADOR, ngelo Domingues. Mtodo e tcnicas de pesquisa bibliogrfica. 10 ed. Ver amp. Porto Alegre: Sulina. 254p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 20 ed. So Paulo: Cortez: Autores Associados, 1996. 272p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas para apresentao de trabalhos. 5 ed. Curitiba: Editora da UFPR, 1995, 8 v.

Вам также может понравиться