Вы находитесь на странице: 1из 8

WATSON INTELIGNCIA ARTIFICIAL

Adilson Massao Sone Gustavo Corado de Oliveira Letcia Nascimento Costa Logan Mantovani Baruch Nicolas Elviani Lemos de Almeida Stephanie Siqueira Vitor Sekassegawa

Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec Mogi das Cruzes)

RESUMO
O artigo apresentado trata de forma clara e objetiva a utilizao de tecnologia de inteligncia artificial na criao de um rob para simular o conhecimento humano. O rob Watson foi criado utilizando-se de redes neurais, que simulam o crebro humano, para que possa armazenar informaes e formular respostas a partir de seu banco de dados sem ajuda do meio externo. Inicialmente o rob s participaria do concurso de perguntas e respostas Jeopardy!, mas futuramente o uso do Watson ser ainda maior, como para armazenar informaes mdicas ou fazer anlises em casos jurdicos

Palavras-chave: IBM, Watson, Jeopardy!, David Ferrucci, tecnologia.

1. INTRODUO
Em 2007, David Ferrucci, diretor do Departamento de Anlise Semntica e Integrao na IBM, comeou a explorar a possibilidade de desenvolver um sistema que pudesse entender a linguagem humana. Ele e seu time de vinte e cinco pesquisadores, aps ganharem apoio, iniciaram o projeto Watson. O objetivo, inicialmente, era desenvolver uma mquina que pudesse entender e interpretar uma pergunta e dar uma resposta certa para que o mesmo participasse do programa Jeopardy!. Entretanto, com o avano do projeto verificou-se que essa uma tecnologia que poderia ser aproveitada para varias situaes da vida humana, tais como diagnosticar doenas, fazer anlises financeiras, auxiliar no julgamento de crimes, etc.. No artigo que se apresenta a seguir, ser possvel entender o funcionamento dessa extraordinria mquina e alguns exemplos de como ser aplicada essa tecnologia em nosso cotidiano.

2. METODOLOGIA
Inicialmente, para a confeco desde trabalho, buscamos informaes apenas referentes ao Rob Watson, e, ao nos deparamos com a grandiosidade desta mquina, vimos que no deveramos apenas citar alguns de seus componentes, mas sim explor-los de forma mais rdua e comeamos decidir quais seriam os tpicos principais do artigo. As referncias utilizadas estavam, em quase sua totalidade, em ingls e/ou em vdeos, o que demandou um tempo ainda maior para o entendimento de todo o grupo. Aps obtermos o conhecimento necessrio e alguns dos tpicos principais demos incio ao desenvolvimento dos mesmos, tendo, por produto final, o artigo apresentado.

3. A CIENCIA POR TRAS DA RESPOSTA


Quando perguntamos algo para uma pessoa, rapidamente, sem que se que perceba, o crebro fragmenta a frase e procura em seu espao de memria a informao pedida. Primeiramente feita a separao das palavras-chave e, a partir dessas palavras, feita a busca em todo o conhecimento sobre o assunto em questo. Dependendo do quanto a pessoa saiba sobre o assunto, obtemos uma resposta quase que imediatamente, em questo de frao de segundos. Watson, a mquina de respostas da IBM, tem o mesmo comportamento. Embora computadores s interpretem a famosa matemtica booleana (cdigos binrios), Watson foi projetado e programado para entender a linguagem humana. Sua rede neural funciona como um crebro. So dezenas de microprocessadores interconectados que exercem a funo de neurnios. Quando lhe feita uma pergunta, Watson interpreta, separa as palavras-chave e faz a busca em seu extenso banco de dados. Seu funcionamento muito parecido com o crebro humano, entretanto sua rede neural trabalha com algoritmos. Cada fragmento da frase guardado em uma varivel, ento comea a busca pela informao pedida. De acordo com os resultados obtidos, cada possvel resposta recebe uma classificao e excluda quando, caso quando comparadas com as outras palavras-chave, o resultado de equivalncia das informaes for negativo, obtendo-se assim um nico resultado. No inicio do desenvolvimento haviam muitos erros relacionados a esses algoritmos. Ao fazer uma pergunta a Watson ele retornava qualquer resposta, mesmo que no fosse referente ao assunto. Mas isso no desanimou a equipe de desenvolvimento. Pelo contrario. Serviu de grande estimulo para que continuassem. Aps muitos erros parecidos, chegou-se finalmente na verso de Watson que participou pela primeira vez do jogo da IBM Jeopardy!, onde Watson continha alguns erros ainda, mas nada comparado com sua primeira verso.

4. REDES NEURAIS
Uma rede neural consiste de um conjunto de clulas que tem a capacidade de processar. Cada clula conectada a outra por uma conexo de acordo com sua capacidade. A rede neural natural consiste de um conjunto de neurnios (clulas autnomas que tem a capacidade de processamento) ligados uns aos outros por conexes associadas a sua capacidade de processamento e fora de sada de informaes. Essas clulas, conforme o aprendizado do ser, estabelecem novas conexes para maior capacidade de processamento de informaes. Essas clulas tambm so responsveis por transmitir qualquer estimulo eletromagntico que venha do sistema nervoso para o crebro. Diferente da rede neural natural, uma rede artificial trabalha com algoritmos, analise combinatria, probabilidade e, ao invs de neurnios, so processadores que fazem todo o trabalho. Esses processadores recebem a informao e, assim como os neurnios, processa-as e envia o sinal de sada. As informaes que entram no sistema so todas em linguagem de mquina (cdigo binrio e assembly), ento feita a busca a partir de palavras-chave. Essas palavras so divididas em categorias (lugar, livro, autor, etc.) e pesquisadas em sub-tpicos que contm essas referncias. O resultado com maior porcentagem que o sistema verifica de igualdade entre o que foi pedido, as palavras-chave e os resultados dado como a resposta.

5. PERSPECTIVA DA INDSTRIA
Desde o incio do projeto, tinham-se grandes expectativas sobre at onde Watson iria. Aps ganhar o ltimo desafio do jogo de perguntas e respostas da IBM, Jeopardy!, foram estudadas vrias possibilidades diferentes sobre a aplicao dessa tecnologia no futuro da humanidade. Diagnsticos mdicos, auxlio no julgamento de crimes, disseminar o conhecimento unificado para todas as universidades do mundo simultaneamente. Hoje, a IBM interconectou Watson a vrios hospitais no mundo, em So Paulo, o Hospital das Clinicas o nico hospital brasileiro, onde todos os dias so fornecidos dados como sintomas, doenas, tratamentos, medicamentos e outros procedimentos, para que um diagnstico mais preciso seja dado por Watson. Hospitais onde o atendimento demorado, o atendimento de Watson seria muito bem-vindo. Segundo entrevista da IBM com profissionais da rea de sade, ter um auxiliar como Watson seria como ter formao acadmica em praticamente todas as reas da sade. Atender clientes, responder dvidas freqentes, agilizar o trabalho corriqueiro, acabar com filas de espera. Alem disso, est sendo estudada a possibilidade de Watson auxiliar em cirurgias mais simples, no tratamento fisioteraputico e qumico A tecnologia de Watson seria, tambm, muito apreciada para manipular dados financeiros, analisar estatsticas, apontar os melhores investimentos. Watson indicar todas as variaes da bolsa de valores, poder apontar para o investidor qual o melhor negcio a ser feito, fazer previso de negcios para o futuro. Esses e outros projetos nos levaro ao um futuro muito diferente do qual estamos, de certa forma, destinados. Inserir no banco de dados de Watson o mximo possvel de conhecimento e, a partir da anlise de Watson, mudar o rumo da histria.

6. CONCLUSO
O avano tecnolgico nos ltimos anos foi impressionante. Watson a prova desse avano. Entretanto, como um animal ambicioso, o homem quer ir mais alm: desenvolver um sistema que possa raciocinar, entender e interpretar, um sistema que possa aprender. No estamos muito longe desse futuro. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, nos ltimos cinco anos avanamos tecnologicamente vinte anos, o que significa que poderemos, em breve, viver um futuro muito diferente do qual esperamos e Watson o grande precursor desse avano.

7. REFERNCIAS
NOSOWITZ, DAN. Yale LAW JOURNAL PONDERS THE WISDOM OF IBM ROBOT WATSON AS A JUDGE. Disponvel em: http://io9.com/5838942/yale-law-journal-ponders-thewisdom-of-ibm-robot-watson-as-a-judge. Acesso em: 30/04/2012 DeepQA DEPARTMENT, IBM. INDUSTRY PERSPECTIVES: HEALTH, FINANCE, COSTUMER SERVICE. Disponvel em: http://www-03.ibm.com/innovation/us/watson/watsonfor-a-smarter-planet/industry-perspectives.html. Acesso em: 02/05/2012 DeepQA DEPARTMENT, IBM. BUILDING WATSON: HOW WATSON WORKS, WATSON SPARRING MATCHES, THE RESEARCH TEAM. Disponvel em: http://www03.ibm.com/innovation/us/watson/building-watson/index.html. Acesso em: 05/05/2012 DeepQA DEPARTMENT, IBM. WHAT IS WATSON?: THE GRAND CHALLENGE, WHY JEOPARDY!?, THE SCIENCE BEHIND AN ANSWER, A SYSTEM DISIGNED FOR ANSWERS, FINAL JEOPARDY! AND THE FUTURE OF WATSON. http://www03.ibm.com/innovation/us/watson/what-is-watson/index.html. Acesso em: 14/05/2012 BERTASI, DBORA. SIQUEIRA, MOZART LEMOS DE. RECONHECIMENTO DE CARACTERES UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. Disponvel em: http://www.inf.ufrgs.br/gppd/disc/cmp135/trabs/992/Recon/trab2.html. Acesso em: 20/05/2012 SMAAL, BEATRIZ. ROB DA IBM A PERSONALIDADE WEB DO ANO. Disponvel em: http://www.tecmundo.com.br/supercomputadores/10561-robo-da-ibm-e-a-personalidade-web-doano.htm. Acesso em: 23/05/2012

Вам также может понравиться