Вы находитесь на странице: 1из 5

OBTURADOR O obturador um dispositivo mecnico que controla a quantidade de luz penetrante na cmera atravs de uma "cortina".

. Ao acionarmos o disparador, o obturador permite que a luz passe e seja captada pelo sensor digital ou pelo filme, por um tempo ajustvel. Quanto maior o tempo, mais luz alcanar o elemento sensvel. Este controle de tempo chamado de "Tempo de exposio" ou "Velocidade do obturador". Habitualmente, os tempos de exposio variam desde segundos a milsimos de segundos, representados por fraes. Os tempos mais usuais so: ...4, 2, 1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000... Os efeitos da exposio Em fotografias noturnas, possvel ver claramente a diferena entre os tempos de exposio escolhidos. Para este tipo de fotografia, longas exposies permitem fotos com muito mais qualidade. As seguintes fotos foram tiradas nas mesmas condies de luz: para a primeira, foi usada uma exposio de 1,6 segundos, enquanto na segunda foi utilizada uma exposio de 10 segundos, muito mais clara e detalhada.

Alm da qualidade de luz, possvel obter efeitos interessantes como o registro de diferentes posies de um objeto ou fontes de luz em uma mesma fotografia, utilizando apenas uma longa exposio.

DIAFRAGMA Diafragma o sistema que controla a abertura por onde entra a luz que vai impressionar o filme ou sensor da cmera para produzir a imagem. Essas aberturas tambm so chamadas de Nmeros F (NF). Quanto maior o NF mais luz entra, e quanto menor, menos luz. Da as lentes dotadas de grandes aberturas serem denominadas "lentes luminosas". Essas lentes favorecem quem se dedica a fotos em ambientes fechados, nem sempre claros o suficiente: elas permitem entrar o mximo possvel da pouca luz disponvel, evitando fotos escuras. Aberturas do diafragma- NF: 1,4 2 2,8 4 5,6 8 11 16 22

Neste caso, o nF 1,4 a abertura maior desta objetiva. importante saber que quanto maior o NF, menor a profundidade de campo. Ao tirar um retrato com o diafragma bem aberto, por exemplo, voc poder ter o plano de fundo e os objetos frente da pessoa fotografada desfocados, ou seja, apenas a pessoa e o que estiver na mesma distncia em que ela se encontra da lente sair ntido. Esse efeito interessante para dar destaque ao objeto em foco. Mas se a preferncia for que todos os planos da cena saiam ntidos, deve-se aplicar menores aberturas ao diafragma. Nas fotografias a seguir, o foco est no terceiro objeto (da esquerda para a direita). Nelas possvel perceber os efeitos de focagem nos demais objetos:

NF 6.6

NF 2.9 FOTMETRO Dispositivo interno que utiliza uma fotoclula para ler a luz da exposio e se manifesta atravs de ponteiros, luzes, sinais, conforme o modelo da mquina. Fazem a leitura da luz refletiva. preciso interpretar corretamente a resposta do fotmetro para evitar alguns erros de exposio (contra luz, fundo muito escuro, fundo muito claro, etc.).

O fotmetro da cmera mede a luz que entra pela objetiva fotogrfica para tentar determinar a correta exposio. No passado existiram cmeras cujo sistema de medio ficava do lado de fora do equipamento e que no levavam em considerao aquilo que estava sendo enquadrado pelo fotgrafo. Hoje praticamente todas as cmeras, de reflex digitais a compactas, utilizam-se da medio da luz que entra pelas lentes. Considerando que o sensor de medio de luz fica dentro da cmera, ele s pode mensurar a luz que reflete dos objetos e cenas fotografados. Uma quantidade de luz, como a emitida pelo sol, ilumina a cena e uma parte dessa luz refletida e captada pela cmera. O fotmetro da cmera no sabe a quantidade de luz que incide sobre um objeto ou cena, apenas a quantidade que reflete daquilo mensurada. OBJETIVAS Objetivas so conjuntos de lentes cuja finalidade organizar os raios de luz e gerar uma imagem para um determinado fim. Elas so acopladas ao corpo das cmeras. Acondicionam o diafragma, lentes de diversos formatos, dispositivos mveis mecnicos e eletrnicos. Centro ptico: Localizado no centro da objetiva onde acontece a inverso da imagem que vai at o filme ou sensor. Distncia Focal-DF: a medida compreendida entre o centro ptico da objetiva e o filme/sensor. As objetivas apresentam distanciais focais entre elas e a principal diferena notada no ngulo pelo qual vemos e fotografamos em cada D.F.

Conforme as suas distncias focais, as objetivas so classificadas em grupos: a) Objetivas NORMAIS: Tem distncias focais entre 45 e 55mm. Uma padro tem 50mm. Elas so as melhores para fotografar porque temos atravs delas uma viso parecida com o olhar humano. Elas no distorcem a imagem, nem a perspectiva e nem a profundidade. Apresentam boa luminncia (ex.: NF 1.4).

b) Objetivas GRANDE ANGULARES: Tem distncias focais menores que as normais. Os ngulos sob os quais vemos e fotografamos so mais abertos que o da normal. Isso possibilita fotografar uma poro maior da cena em distncia mais curta. Elas perdem em luminncia (ex.: NF 2.8) e aumenta a distncia entre os planos afastando os

elementos da cena. Uma 28mm padro. As grande angulares distorcem a imagem e a perspectiva.

c) TELEOBJETIVAS: Tem distancias focais maiores que as normais. Uma 200mm padro. Vemos e fotografamos sob ngulos mais fechados, o que permite buscar um assunto que esteja distante, aproximando dos nossos olhos/filme/sensor (funciona como um binculo). Existem as superteles. Elas perdem em luminncia (ex.: NF 3.5). As teles encurtam as distncias entre os planos, achatando a imagem.

d) Objetivas ZOOM: Versteis por possibilitarem a mudana da distncia focal (ex.: 18~155mm) o que altera os ngulos de viso e registro. O fotgrafo pode fazer vrios enquadramentos de uma mesma cena, se sair do lugar. Perdem luminncia e tem as caractersticas das grande angulares e teles.

e) Objetivas MACRO: Possibilitam fotografar com nitidez em curtssimas distncias. Existem uns tubos de extenso que colocados entre o corpo e a objetiva, transformam essa objetiva em macro ( um quebra galho).

Bibliografia http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/bobsturador.html http://www.cameraversuscamera.com.br/dic/abertura.htm Contedo dado no 2 semestre de 2011

Вам также может понравиться