Вы находитесь на странице: 1из 3

Proporo urea

A Razo urea representa a mais agradvel proporo entre dois segmentos ou duas medidas, uma procura constante da harmonia e da beleza que leva Piet Mondrian a encontrar a matemtica. Mondrian descobriu o famoso nmero de ouro e com ele chegou ao retngulo de ouro. Partilhou com Da Vinci a idia de que a arte deveria ser sinnimo de beleza e movimento contnuo, por isso ambos utilizaram o retngulo de ouro. A razo de ouro exprime movimento, pois mantmse em espiral at ao infinito, e o retngulo de ouro exprime a beleza, pois uma forma geomtrica agradvel vista. Assim, o retngulo de ouro passou a ser presena constante em suas pinturas. Perfeio e harmonia O nmero de ouro um valor numrico aproximado de 1,618. Este nmero irracional considerado por muitos o smbolo da harmonia. O nmero de ouro exatamente (1+raiz quadrada(5))/2, que aproximadamente 1,618033988749894848204... O nmero de ouro considerado como sendo a proporo divina e foi utilizado ao longo da histria, em variados contextos: Na Grande Pirmide de Giz, construda pelos egpcios, o quociente entre a altura de uma face pela metade do lado da base quase 1,618; A Fdias atribui-se a construo do Partenon Grego em Atenas, templo representativo do sculo de Pricles, usando o Retngulo de Ouro (a razo entre o comprimento e a largura o nmero de ouro) na sua base e fachada; Euclides, no seu livro Os Elementos, utilizou o nmero de ouro para construir o primeiro pentgono regular e os dois slidos regulares mais complexos, o dodecaedro (12 faces pentagonais) e o icosaedro (20 faces triangulares); Os Pitagricos usaram tambm a seo de ouro na construo da estrela pentagonal; A contribuio de Fibonacci ou Leonardo de Pisa para o nmero de ouro est relacionada com a soluo do problema dos coelhos publicado no seu livro Liber Abaci, que deu origem seqncia de nmeros de Fibonacci: as sucessivas razes entre um nmero e o que o antecede vo-se aproximando do nmero de ouro; Frei Luca Pacioli publicou em 1509 um livro com o titulo de De Divina Proportione, com ilustraes de slidos platnicos realizados pelo seu amigo Leonardo Da Vinci, no qual relaciona o nmero de ouro polgonos regulares e

slidos platnicos; Kepler baseou a sua teoria csmica nos cinco slidos platnicos e na sua relao com o nmero de ouro; Le Corbusier (arquiteto francs) e Salvador Dali so dois dos muitos artistas que utilizam o nmero de ouro nas suas obras. O nmero tambm utilizado para desenhar espirais semelhantes s que encontramos na Natureza, por exemplo, no centro dos girassis, nas pinhas e nos moluscos. Na atualidade algumas construes, como por exemplo, o edifcio das Naes Unidas, em Nova Iorque, e at objetos do dia a dia, como, por exemplo, o carto de crdito, esto ligados ao retngulo de ouro e desta forma esto ligados ao nmero de ouro. Retngulo de ouro Se desenharmos um retngulo cuja razo entre os comprimentos dos lados maior e menor igual ao nmero de ouro obtemos um retngulo de ouro. O retngulo de ouro um objeto matemtico que marca forte presena no domnio das artes, nomeadamente na arquitetura, na pintura, e at na publicidade. Este fato no uma simples coincidncia j que muitos testes psicolgicos demonstraram que o retngulo de ouro de todos os retngulos o mais agradvel vista. Construo de um retngulo de ouro Basta seguir as indicaes e ter mo uma folha de papel, um lpis, compasso e uma rgua ou esquadro. 1 Desenhar um quadrado qualquer na folha (o lado do quadrado ser a largura do retngulo de ouro); 2 Marcar os pontos mdios dos lados de cima e de baixo do quadrado; 3 Traar a reta que passa pelos pontos mdios (verificar que o quadrado ficou dividido em dois retngulos congruentes); 4 Num dos retngulos traar uma das suas diagonais. 5 Com o compasso desenhar a circunferncia que tem centro no ponto mdio de onde parte a diagonal, tendo como raio essa diagonal; 6 Prolongar o lado do quadrado at encontrar a circunferncia (este novo segmento o comprimento do retngulo de ouro)

Relativamente a esta diviso, o matemtico alemo Zeizing formulou, em 1855, o seguinte princpio: "Para que um todo dividido em duas partes desiguais parea belo do ponto de vista da forma, deve apresentar a parte menor e a maior a mesma relao que entre esta e o todo." A diviso de um segmento feita segundo essa proporo denomina-se diviso urea, a que Euclides chamou diviso em mdia e extrema razo, tambm conhecida por seco divina pelo matemtico Luca Pacioli ou seco urea segundo Leonardo da Vinci. O nmero de ouro representado pela letra, em homenagem a Fdias (Phideas), famoso escultor grego, por ter usado a proporo de ouro em muitos dos seus trabalhos. Espiral de ouro Um retngulo de ouro tem a interessante propriedade: se o dividirmos num quadrado e num retngulo, o novo retngulo tambm de ouro. Repetido este processo infinitamente e unidos os cantos dos quadrados gerados, obtm-se uma espiral a que se d o nome de espiral de ouro.

Вам также может понравиться