Вы находитесь на странице: 1из 27

Secundria Dr.

Manuel Gomes de Almeida Sociologia 12 7

12 7
Sociedade de Consumo

Vanessa Barros Almeida


N 31 12 7

NDICE
Introduo...........................................................................................2 Sociedade de Consumo...........................................................................3 Conceito ..........................................................................................3 Caractersticas....................................................................................4 Sociedade de consumo - Jean Baudrillard ................................................6 Consumismo.........................................................................................7 Conceito...........................................................................................7 Consumidor consciente..........................................................................8 Consumidor compulsivo..........................................................................9 Os dez mandamentos do(a) consumidor(a) compulsivo(a):...............................11 Associaes de apoio ao consumidor.........................................................12 Padres de consumo.............................................................................14 Conceito..........................................................................................14 Rendimento dos consumidores................................................................16 Preo dos bens..................................................................................17 Inovao tecnolgica...........................................................................17 Idade..............................................................................................19 Sexo...............................................................................................20 Moda .............................................................................................21 Publicidade......................................................................................22 Localizao geogrfica.........................................................................23 Tradio..........................................................................................24 Concluso..........................................................................................26 Webgrafia..........................................................................................27

25

Introduo
O tema deste trabalho a Sociedade de Consumo, onde sero abordados alguns subtemas, tais como: o consumismo, associaes , padres de consumo e diferena entre consumo compulsivo versos consumismo consciente.

Para conseguir tirar melhor proveito deste trabalho achei por bem, utilizar no apenas a internet mas tambm um livro de Jean Baudrillard A Sociedade de Consumo.

25

Sociedade de Consumo
Conceito
Este termo usado para caracterizar a sociedade da poca contempornea que se designava pela era das massas. Aps primeira guerra Mundial os Estados Unidos foram o primeiro pais em que se

25

verificou essa sociedade de consumo, mas ficou muito marcante aps a segunda guerra mundial. As sociedades em vias de industrializao no modificavam o consumo nem o seu modo de vida, e durante um sculo deu-se a Revoluo industrial. Entre o fim do sculo XIX ao fim do sculo XX e nunca longe de guerras e crises , o consumo sofreu uma grande mudana. A economia teve um grande apoio do marketing onde esta definida pela produo e pelo consumo de massas. O consumo pessoal um papel importantssimo. O ordenado gasto em compras de bens e servios, mas nem sempre todos os bens e servios so necessrios, por vezes so apenas por gosto, lazer, outros so importantes x para a formao do ser humano educao, ter boa sade, etc. A publicidade cada vez mais assume um papel muito importante para uma sociedade de consumo, seno o papel principal: as imagens representam a poca em que vivemos mas por vezes com algumas excepes, a realidade mostrada sendo o reflexo dos indivduos. Sendo assim, a publicidade cria-lhes necessidades, apresentando coisas paradisacas, imaginrias e sonhadoras que levam a uma sociedade estereotipada. A publicidade chega a ponto de influenciar jovens e pais a comprarem produtos que muitas vezes no servem para nada simplesmente porque moda comprar, toda a gente tem eu tambm tenho de ter e compram o produto. A cultura do consumo recusa-se a ver a realidade e assim vive apenas de aparncias. Concluindo, a sociedade industrial criou este mundo de consumo sendo a principal responsvel pela desorganizao da sociedade separando-a, e pela desorganizao psicolgica e pessoal de muita gente que se deixa influenciar por tudo o que v nos anncios publicitrios, revistas, e jornais. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme liberalidade de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratgias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e s facilidades de crdito quer das empresas industriais e de distribuio, quer do sistema financeiro.

Caractersticas
As principais caractersticas da sociedade de consumo so as seguintes: Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratgias de

marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes esgotar a produo. A maioria dos produtos e servios esto normalizados, os seus mtodos de fabrico baseiam-se na produo em srie e recorre-se a estratgias de obsolescncia programada que permita o esgotamento permanente dos produtos e servios.

25

Os padres de consumo esto massificados e o consumo assume as caractersticas de consumo de massas, em que se consome o que est na moda apenas como forma de integrao social. Existe uma tendncia para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsvel e muitas vezes irracional).

Sociedade de consumo - Jean Baudrillard

25 Li um pouco do livro de Jean Baudrillard , li apenas as partes do livro que diziam respeito a este trabalho e tirei algumas concluses e at direi aqui uma parte que li e achei muito interessante. Segundo Jean sociedade de consumo contempornea, leva-nos por vezes a questionarmos a ns prprios como consumidores. A nossa atitude enquanto consumidores, de fazer reflectir s que simplesmente no pensamos , no reflectimos sobre as nossas atitudes nesse mbito de consumidores. Mostra como que nos levam ou como somos levados a consumir imensa coisa , que nos imposta pelos meios de comunicao, chamando assim a ateno das pessoas para que elas no comprem tudo o que vm em nncios pois por vezes, no necessitam dessas mesmas coisas. Segundo Jean quem procura a felicidade ou no a tem , este factor determinante para uma sociedade de consumo. Para que esta felicidade seja alcanada pelos elementos da sociedade, esta, necessita de bens materiais, de objectos. O autor diz : O crescimento a abundncia; a abundncia a democracia, ou seja, o crescimento implica a democratizao a longo prazo, mas a desigualdade foi o que desencadeou o processo de evoluo. Como disse o autor, se a igualdade existisse, era porque a riqueza deixou de ter importncia. Podese definir neste caso, riqueza no s atravs de bens materiais, mas em forma de cultura, educao, sabedoria. O crescimento da produo de bens de consumo, contribui para que a sociedade actual receba a alcunha de uma sociedade de produo de privilgios, enquanto numa utopia, ou seja, numa iluso sermos iguais deveria ser uma sociedade de abundncia, dividindo tudo com todos e usufruindo igualmente dos bens, como as sociedades primitivas. Concluindo O autor refere mesmo que o Homem nunca se sente realizado, e procura sempre algo que o sacie, que o deixe satisfeito.

Consumismo
Conceito
Caracteriza-se por uma procura e compra de objectos sem que exista mesmo a necessidade de os ter. Aps industrializao as mentalidades mudaram e quanto mais se consome mas se garantia de bem-estar, de prestigio e valor se tem , j que actualmente as pessoas so avaliadas pelo que vestem , tm , e no pelo que so verdadeiramente. Uma pessoa pode ser considerada consumista quando d imenso valor ao shopping do que a qualquer outro passeio, gastando imenso dinheiro, desprezando os seus valores e a sua situao financeira onde gastam todos os crditos que possuem, no usam os objectos comprados, no conseguem sair a algum lado sem comprar algo, e principalmente quando compram roupa e passado uma semana acha que est fora de moda e volta a comprar roupa nova . Isto no significa que todos os que consomem so consumistas Quando existe um bom poder financeiro e as suas economias so boas e estas pessoas no sacrificam as suas vidas para ir s compras , estas pessoas no so necessariamente consumistas compulsivas.

25

Consumidor consciente
No h consumo sem impacto sobre a sociedade, a economia, o meio ambiente e o prprio indivduo. Os actuais padres de consumo da humanidade aceleram a destruio dos recursos naturais norenovveis e o risco de um colapso em escala global. O consumo 25 consciente surge como resposta necessria e urgente para a defesa da vida e do uso sustentvel dos recursos. O consumidor, comprometido e ciente dos efeitos de seus actos de consumo, pode ter um papel protagonista. Uma boa tcnica para um consumismo consciente o do esquema que se segue:
Posso pagar o produto? No No compre

Inicio

Faz-me falta ou preciso?

Existe uma opo mais barata?

Tem alta qualidade?

Sim
No

Sim
No Considere a compra

Sim
No Qualidade importante?

No

Sim
Escolha a opo mais barata

Consumidor compulsivo

25

um fenmeno socialmente aceite, mas hoje em dia a medicina diz que isto uma doena oniomania ou consumo compulsivo. Mas como que se sabe se uma pessoa compradora compulsiva? Existem alguns comportamentos que do a entender que a pessoa precisa de ajuda especializada, para lidar com o problema. Essas so as pessoas que: No conseguem passar por uma loja, sem adquirir um produto, ficando hipnotizados e quase como colados vitrina.

A pessoa compra pelo impulso, por no resistir a uma liquidao ou saldos, mesmo que no precise do objecto que est a comprar. Quando no consegue organizar as suas contas, e vive sufocada pelas dvidas, recebe salrio no final do ms e gasta-o noutras coisas suprfluas.

25

O consumo compulsivo um assdio que leva a consumir para reduzir a angstia. No fazer compras, no realizar este comportamento gera ansiedade, que automaticamente vai aumentar a excitao da pessoa levando ao desconforto. A compulso pelas compras, muitas vezes est relacionada aos problemas que a pessoa tem psicolgicos que muitas vezes envolvem dificuldade de relacionamento com as outras pessoas. Existem vrias pesquisas e estudos que demonstram que o

consumo menos quando as relaes humanas so satisfatrias. Sendo assim o acto impulsivo de comprar comparado a uma droga leve que gera prazer e satisfao, que associada pela frustrao e tristeza da pessoa compulsiva. Esta dependncia no envolve o uso de substncias apesar de ser comparado como uma, este problema um problema psicolgico que destabiliza o emocional, social e econmico da pessoa. Como podemos ver na imagem a cima uma rapariga est cheia de coisas a sua volta, esta imagem pertence a um filme Confessions of a shopaholic by Becky Bloom. Neste filme esta rapariga chega ao seu fim, ou seja, os cartes de crditos esto esgotados e ela est acumulada de dividas. Ela no resiste e compra sempre coisas carissimas o que a vai levar a falnia. No filme tudo acaba bem mas nem sempre na vida real isto acontece.

25

Os

dez mandamentos compulsivo(a):

do(a)

consumidor(a)

1- Assuma sua fragilidade perante a doena, no tenha medo ou vergonha. Procure ajuda; 2- Pegue nos seus cartes de crdito e cheques especiais e cancele-os assim que possvel; 3- Tenha apenas um carto de crdito com limite mximo igual a 20% de sua renda lquida; 4- Valorize seu dinheiro. Pense em quanto tempo e quanto esforo necessrio para obter a quantia gasta. Obtenha descontos, s compre vista e em dinheiro. Visualizar as notas a sair da sua carteira "di" mais do que usar o carto de dbito; 5- No carregue carto de crdito/dbito ou talo de cheques na carteira;

6-Evite frequentar locais de aglomerao de lojas como shoppings, galerias, entre outros. Frequente cinema ou praa de alimentao de shoppings, no horrio em que as lojas estejam fechadas; 7- Preencha o vazio interno com o convvio familiar, praticando exerccios fsicos, estudando, lendo ou desenvolvendo uma nova 25 habilidade; 8- No v as compras quando estiver muito feliz, muito triste, muito sozinho(a); 9- Quando quiser comprar um mimo, saia de casa com a ideia do qu quer comprar, como, onde e quanto pode pagar. Leve exactamente o valor em dinheiro que poder dispor na compra. Seja objectivo(a), v directo ao ponto. Nada de ficar namorando vitrinas. 10- No compre no impulso, quando vir algo que queira comprar. V para casa, espere 2 ou 3 dias, reflicta, veja se realmente precisa e pode comprar aquilo.

Associaes de apoio ao consumidor


Existem associaes de apoio ao consumidor :

DECO Associao Portuguesa para a Defesa do Consumidor - a maior e mais antiga associao Portuguesa de Defesa do Consumidor e surgiu a 12 de Fevereiro de 1974, da Associao para o

Desenvolvimento Econmico e Social (SEDES). Actualmente tem mais de 380 mil associados.

25

ACPO- Associao de Consumidores de Portugal - uma associao de mbito nacional, sem fins lucrativos, que se vota defesa dos interesses dos seus associados. ACOP uma associao de carcter particular que tem como fim fornecer informao jurdica a associados ou a quem necessitar nica e exclusivamente de uma consulta e resolver extrajudicialmente os conflitos no mbito do Direito do Consumo

ANDAC Associao nacional de defesa e apoio ao consumidor - uma entidade sem fins econmicos e tm como premissa representar e atender a todos os cidados, nas esferas polticas e judicirias, facilitando o acesso dos mesmos a vrios benefcios. A associao vem desenvolvendo diversos trabalhos no sentido de fornecer um pleno atendimento de suas condies estatutrias,

auxiliando os cidados em geral que necessitam apoio e um suporte diferenciado. A associao tem diversificado suas actuaes, sempre atendendo aos preceitos estipulados em seu Estatuto Social e o pleno atendimento do pblico em geral. A ANDAC est presente em vrios pontos do pas, em expanso, procurando sempre diminuir as distncias para todos os cidados, no territrio nacional.

25

Padres de consumo
Conceito
Estes padres de consumo trata-se de modelos especficos aos quais o consumo obedece, consoante os factores condicionantes ou seja, consoante o tempo, espao rendimento e cultura. O consumo um comportamento humano que influenciado pelo tempo e espao geogrfico em que decorre. Este consumo decorre devido a factores econmicos e extraeconmicos influenciando a vida humana e a do nosso planeta.

Factores

25

Econmicos
Rendimento dos consumidores; Preo dos bens Inovao tecnolgica

Extra-econmicos
Idade; Sexo; Moda; Publicidade; Localizao geogrfica; Tradio

Factores Econmicos
Rendimento dos consumidores
O consumo a funo do rendimento. Se os rendimentos mudarem o consumo tambm muda, da tambm a crise, se as 25 pessoas recebem menos, gastam menos, no fazendo tanto consumo. Mas apesar disso existem bens e ser vios indispensveis ao ser humano e esses, eles tem mesmo de consumir. Conclumos ento que bens essenciais no so afectados pelos rendimentos, mas coisas suprfluas de lazer e prazer j so afectadas no existindo o consumismo activo nessas situaes. Temos uma tabela que nos poder esclarecer melhor.

Preo dos bens


Ligado ao consumo est o preo destes claro, pois o consumidor depende dele para adquirir ou no o produto. Se os preos sobem, existe menos compra, levando ao desequilbrio de produo e consumo . Os rendimentos tm de ser satisfatrios para as famlias terem poder de comprar. As famlias chegam muitas vezes a deixarem de utilizar produtos de melhor 25 qualidade procurando marcas brancas. Ns portugueses para contribuir para a nossa economia deveramos consumir produtos nacionais s que, esses nem sempre tm um preo acessvel em relao aos rendimentos das famlias, e a aparecem as marcas brancas muito mais baratas. Concluindo as famlias compram em menos quantidade, compram marcas brancas e vo mais vezes ao supermercado em vez de irem s de uma vez ao fim do ms, com o intuito de pouparem e no gastarem todos os seus rendimentos na alimentao por exemplo. Temos presentes duas frases Do Dirio Econmico

Inovao tecnolgica

um elemento essencial na produo industrial . Os novos bens, tecnologicamente mais sofisticados, apresentavelmente mais atractivos, levam a um aumento da capacidade aquisitiva dos consumidores. Produzindo novas maquinas e novas matrias primas permitindo assim obter custos baixssimos e maior quantidade, maior produtividade, , melhor qualidade, dando ao consumidor mais bens acessveis. Sendo assim estes tem efeitos 25 ao nvel da natureza dos bens, pois os bens so tecnologicamente sofisticados, para que tenha mais funes, nova apresentao, o que leva a um aumento do consumo. Dando a prioridade Inovao e Desenvolvimento. Para obter uma boa inovao investem numa boa investigao para que o sucesso de produo e venda , ou melhor, para que o consumo seja mais satisfatrio.

Factores extra-econmicos
Idade
A idade influenciada quanto ao consumo de vesturio, alimentao e lazer. Como poderemos verificar na tabela existe um maior consumo de bebidas no alcolicas e produtos 25 alimentares no grupo de pessoas com mais de 64 anos.

Sexo
O sexo masculino ou feminino afecta tambm no vesturio, lazer, e na alimentao. Como verificamos na tabela os homens muitas 25 vezes ligam muito mais ao atendimento, e qualidade dos produtos do que as mulheres.

Moda
A sua

25 influencia no mundo do consumo simplesmente o reflexo da publicidade no consumidor. A moda, publicidade e tcnicas de venda so factores da natureza sociocultural e contribuem para o consumo. Do a conhecer o produto e as suas qualidades e este, tem hiptese de escolha. Por vezes este factor torna-se demasiado valorizado pela sociedade, tornando-a por vezes ftil e superficial. Nas imagens a seguir temos a moda evidnciada, para um pblico muito particular, o pblico feminino.

Publicidade
A publicidade tem como objectivo estimular o receptor, tentando criar uma necessidade, levando-o assim a obter por vezes o produto. Muitas vezes no necessitam mas compram.

25

Consumidor

Anncio publicitrio

Criao de uma necessidade

Compra do produto

Localizao geogrfica
25 A vende de produtos varia conforme a zona onde vendido. O mesmo produto pode ser muito vendido numa zona urbana afectando assim a zona rural. No grfico verificmos que os restaurantes, hotis e cafs so mais utilizados pela zona predominantemente urbana do que a rural. Outro exemplo que no se apresenta no grfico por exemplo os produtos balneares so mais vendidos na zona Litoral do que no Interior do pais.

25

Tradio
um hbito adquirido de gerao em gerao, que no muda consoante a inovao, a modernidade, deixando prevalecer os mesmos costumes, mesmo vesturio e casas.

25

Concluso
Concluiu ento que o consumismo apesar de ser uma tendncia recente, veio dos estados unidos da Amrica mas muito rapidamente se propagou por toda a Europa e por todo o Mundo. Esta propaganda deveu-se publicidade, juntamente 25 com tcnicas de marketing. O consumismo mudou ento a sociedade ao longo dos tempos, definido mundialmente determinados comportamentos sociais, e modos de vida. Depois de realizar este trabalho fiquei com uma ideia do que realmente o consumismo e que hoje em dia est to presente nas nossas vidas que nem damos tanta importncia e, na minha opinio devamos dar no s pelas nossas economias mas tambm devido ao impacto da natureza que muitos produtos tm quando compramos. Penso que deveria de existir uma maneira de informar as pessoas desses mesmos produtos, porque podemos ser uma sociedade consumidora, mas tentar mudar esse consumismo sem prejudicar o nosso ambiente no acho algo impossvel. Basta querer, e querer poder!

25

Webgrafia
http://www.consumoresponsavel.com/wp-content/rncr_fichas/RNCR_Ficha_D3.pdf http://www.wikipdia.pt
Fonte: http://pt.shvoong.com/books/1625303-sobre-sociedade-consumo-na-%C3%B3tica/#ixzz1gR3gzgb7

http://blog.comunidades.net/consumismo/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo http://www.slideshare.net/joaocouto/sociedade-de-consumo-3020244

Bibliografia
Jean Baudrillard A Sociedade de Consumo

Вам также может понравиться