Вы находитесь на странице: 1из 29

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto Integrado Multidisciplinar IV PIM IV

UNIP Interativa Polo Conselheiro Lafaiete - MG 2011

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto Integrado Multidisciplinar IV PIM IV

Nome: RA: Curso: Semestre: 1

UNIP Interativa Polo Conselheiro Lafaiete - MG 2011

RESUMO

Neste foi desenvolvida uma soluo para uma rede do tipo WAN com o objetivo de inovao a partir da criao de uma experincia em Web 3.0 ir exigir que se molde uma nova forma de comunicabilidade para uma rede do tipo intranet, neste caso de nossa obrigao como consultoria da empresa UniPIM que tratemos de desenhar um modelo de telecomunicaes que apresente modelos de redes pr-estabelecidos de modo avanado, onde a diferenciao tcnica seja muito importante e tambm modelos de conectividade distinta a partir de uma concepo de adoo de uma nova era para os processos criados e processos a serem geridos e que possam atender a um novo tipo de experincia como a Web 3.0. Conjuntamente a isto deveremos realizar um trabalho que estude a arquitetura de uma rede de computador, a topologia melhor suportvel a um tipo de rede escolhida e que se alinha e intertextualmente influencia tal rede, tipo de protocolo de conexo, os tipos de estruturas de linguagem para camadas OSI, entre outros. Alm disto, teremos ainda que estudar as relaes e possibilidades que a modelagem de processos nos oferece atravs da adio de relacionamentos, integrao entre atores de processos, tipo de trocas formado entre outras possibilidades de aumentar extensivamente nosso conhecimento diante de uma metodologia cientifica.

Palavras Chave: Intranet, telecomunicaes, conectividade, arquitetura

ABSTRACT

In this a solution was developed for a net of the type WAN with the innovation objective starting from the creation of an experience in Web 3.0 it will demand that a new communication form is molded for a net of the type intranet, in this case it is of our obligation as consulting of the company UniPIM that draw a model of telecommunications that presents models of nets pr-established in an advanced way, where the technical differentiation is very important and also models of different connectivity starting from a conception of adoption of a new one were for the created processes and processes be managed her and that can assist to a new type of experience as the Web 3.0. Jointly to this we should accomplish a work that studies the architecture of a computer net, the bearable better topology to a type of chosen net and that joins and intertextually influences such net, type of connection protocol, the types of language structures for layers OSI, among others. Besides, we will have although he/she studies the relationships and possibilities that the modelling of processes offers us through the addition of relationships, integration among actors of processes, type of changes formed among other possibilities of increasing our extensively knowledge before a methodology it informs.

Keywords: Intranet, telecommunications, connectivity, architecture

SUMRIO

1. Introduo ....................................................................................................................... 5 2. Metodologia Cientifica ................................................................................................... 6 3. Modelagem de Processos ............................................................................................. 10 4. Rede de Computadores e Telecomunicao ................................................................. 15 5. Sistemas de Informao ................................................................................................ 25 6. Concluso ..................................................................................................................... 27 7. Referncias ................................................................................................................... 28

1. INTRODUO Para elaborar uma soluo para uma rede tipo WAN com o objetivo de inovao a comear de uma experincia em Web 3.0 ir precisar de uma forma de comunicabilidade para uma rede do tipo intranet, de obrigao nossa como consultoria da empresa UniPIM que tratemos de elaborar um modelo de telecomunicaes que apresente modelos de redes prestabelecidos de modo avanado, onde a diferenciao tcnica seja muito importante e tambm modelos de conectividade distinta a partir de uma concepo de adoo de uma era para os processos criados e processos a serem geridos e que possam atender a um novo tipo de experincia como a Web 3.0. O Protocolo padro de formatao do projeto vai girar em torno de criar estruturas, que obedeam as diagramaes tcnicas como os modelos de UML e hierarquizao sincrnica dos nveis OSI, responsveis pelas interconexes de um sistema que ir por meio de uma arquitetura WAN ou at LAN ou qualquer outra a funcionar de modo completo e compacto. A tecnologia a ser implantada vai ter como preocupao dividir os computadores da rede a ser montada, onde sero observadas as camadas de abstrao, cada parte do sistema ir desempenhar uma metodologia operacional-funcional distinta de fato, ou seja, cada parte do sistema responsvel por uma funo especfica.

2. Metodologia Cientifica De acordo com Rodrigues (2007), a metodologia cientifica um conjunto de abordagens, tcnicas e processos utilizados pela cincia para formular e resolver problemas de aquisio objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemtica. Qualquer trabalho a ser desenvolvido no campo cientifico exige mtodos adequados para facilitar a consecuo da seus objetivos, e sua comprovao cientifica (PARRA-FILHO e SANTOS, 1998). Dentro da Metodologia temos a Pesquisa Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagaes propostas. Pesquisa cientfica a realizao concreta de uma investigao planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela cincia. A pesquisa uma atividade voltada para a soluo de problemas, atravs do emprego de processos cientficos. Pesquisa cientfica um conjunto de procedimentos sistemticos, baseados no raciocnio lgico, que tem por objetivo encontrar solues para os problemas propostos mediante o emprego de mtodos cientficos. Finalidades Pesquisa pura (bsica): satisfao do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicao prtica prevista. Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos so utilizados para aplicao prtica voltada para a soluo de problemas concretos da vida moderna. Tipos de pesquisa, classificados segundo: A rea da cincia A natureza

Aos objetivos Aos procedimentos Ao objeto A forma de abordagem Mtodo Indutivo Processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, no contida nas partes examinadas. Exemplo Cobre conduz energia. Zinco conduz energia. Cobalto conduz energia. Ora, cobre, zinco e cobalto so metais. ______________________ Logo, (todo) metal conduz energia.

O mtodo indutivo realiza-se em trs etapas: Observao dos fenmenos Descoberta da relao entre eles Generalizao da relao Mtodo dedutivo a modalidade de raciocnio lgico que faz uso da deduo para obter uma concluso a respeito de determinada(s) premissa(s).

Essencialmente, os raciocnios dedutivos se caracterizam por apresentar concluses que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras. Exemplo Todo mamfero tem um corao. Ora, todos os ces so mamferos. ________________________ Logo, todos os ces tm um corao. DEDUTIVOS Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso deve ser verdadeira. Toda a informao ou contedo factual da concluso j estava, pelo menos

implicitamente, nas premissas. INDUTIVOS Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso provavelmente verdadeira,

mas no necessariamente verdadeira. premissas. Problemas de Pesquisa O conceito de problema de pesquisa pode ser entendido como uma questo que A concluso encerra informao que no estava, nem implicitamente, nas

desperta interesse e curiosidade cujas informaes parecem no ser suficientes para a soluo. preciso muita ateno e preciso na sua formulao.

Hipteses Entende-se como uma declarao que antecipa a relao entre duas ou mais variveis. Problema, pesquisa e hipteses esto intimamente ligados.

A hiptese uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da reviso bibliogrfica. Nos estudos quantitativos pode ser colocada prova para determinar sua validade. A hiptese conduz a uma verificao emprica e tornar-se importante para que a pesquisa apresente resultados teis. A formulao de hipteses deriva necessariamente do problema de pesquisa. Quando se tratar de estudos quantitativos, o pesquisador deve formular hipteses a serem comprovada via de testes estatsticos. Nos estudos qualitativos, a explicao da hiptese, segundo a compreenso de alguns autores, no obrigatria. Contudo, uma hiptese de pesquisa pode orientar a estruturar o trabalho.

10

3. Modelagem de Processos

A modelagem e orientao a objetos ser parte integrante de todo panorama lgico do projeto, isto , seria a criao da interface grfica para a rede intranet, estabelecendo assessoria a processos de decodificao das linguagens complexas em interfaces amigveis ao usurio final. Tendo a modelagem dos dados a capacidade de segmentar objetos da linguagem tcnico-informtica em classe de dados, onde estas so diagramados de diversas formas em canais de linguagem lgica interpretada e que cria links executveis e links conceituais, ou melhor, ser a leitura de objetos que so pequenos fragmentos de uma srie de informaes e as ligaes criadas no contexto da programao de uma rede de dados a ser criada e sua estrutura de execuo traduzida e decodificada para o usurio final ter acesso e manipular facilmente tais informaes. A UML como qualquer outra forma clssica de modelagem de dados/processos s existe pelo fato de haver necessidade de que as classes sejam elementos altamente dependentes uma das outras, atravs de processos de associao e agregao, isto , no que tange a grande seara de operaes de aglutinao terica de objetos e linguagens programadas que iro cuidar tais operaes dos to famosos pacotes de dados. 1- Associao: Representa uma dependncia estrutural entre os objetos representado por uma linha slida entre as classes. O fluxo de dados pode ser uni ou bidirecional atravs da conexo e entre duas classes pode existir mais de uma associao. 2- Agregao - Permite mostrar que uma classe composta por objetos de outra classe. representada por uma linha slida com um losango ligado a classe cliente. (BOOCH, 2005, p.412). Os componentes das UMLS geralmente so pacotes de dados que recebem classificaes de acordo com sua importncia tcnica ao processo: 1. gerada. Privado - S o pacote que define algumas classes de acesso a informao final

11

2.

Protegido - Sero pacotes de dados gerados a partir de um pacote acessvel a

todos os tipos de classes de um sistema. 3. Pblico - O contedo do pacote pode ser acessado por outros elementos

inclusos ou no em classe A, classe B, classe C, etc. 4. Implementao - Idntico a definio do pacote privado com algumas

restries para o uso dos elementos do pacote. O contexto de modelagem de processos em UML ir obedecer a dois pontos fundamentais para concretizar-se como um sistema de padronizao do desenho lgicogrfico de uma soluo a partir de como sero os seus relacionamentos e quais os diagramas e regras a serem disponibilizados para auxiliar na criao do software. O contexto de modelagem de processos em UML ir obedecer a dois pontos fundamentais para concretizar-se como um sistema de padronizao do desenho lgicogrfico de uma soluo a partir de como sero os seus relacionamentos e quais os diagramas e regras a serem disponibilizados para auxiliar na criao do software. O relacionamento, ou seja, as associaes j citadas podero criar no desenvolvimento de um projeto uma direo de generalizao e composio, notando a idia de que aps generalizar-se quais so estruturas, classes, objetos e componentes de colaborao e compondo estes como um nvel integrado de elementos para se ter um desenho completo de uma soluo, teremos que definir qual tipo de associao ir imperar, uma associao bidirecional ou unidirecional. No caso proposto os relacionamentos de associao podem ser classificados como bidirecionais, pois todos os comandos devem respeitar associaes entre dados e a linguagem deve ser escrita com valores algortmicos de valores nicos e os pacotes a serem lidos tenham classes e objetos, interfaces x componentes em consorte sem perderem o foco em suas respectivas ligaes. Desta maneira a viso estrutural e comportamental a ser adotada ser de um projeto ligado a uma diagramao que evolui em torno de pacotes serem diagramados entre si durante todo o processo, ou seja, um processo inicia-se leva a outro e outro, por assim vai todo o conjunto de interaes.

12

A diagramao de pacotes no nosso caso ajudar com que concentremos criao de mdulos e canais para rede intranet dependentes, onde nenhum se dispersa de outro e todos so executados ao mesmo tempo e com o mesmo ritmo de troca de dados. A questo da diagramao como comportamento e interao entre os dados a serem criados, devemos escolher as estruturas de diagramaes ligadas a um diagrama de elaborao de entidade de relacionamento para conexes e atividades da Web 3.0. que necessitem de mudanas em tempo real, ou seja, aplicao de exerccios interativos que podem ser corrigidos e mudados em tempo real, aplicaes de provas que precisam ser desconectadas da rede aps certo perodo de tempo, entre outras nesse caso o diagrama de transio de estados deve estar presente em situaes assim e ser programado sempre que surgirem situaes como tais a fim de mensurar mudanas e estabelecimento de regras para apresentao ou manipulao de certo tipo de aula ou atividade especial, deveremos programar instrues segmentadas do tipo comeo, meio e fim para que haja aleatoriedade e o sistema identifique os momentos de transio. Essa uma forma de manipulao de comportamento em estrutura UML, pois faz com que a plataforma de configurao e gerenciamento da diagramao do tipo colaborao e comunicao, sendo implantado em nosso projeto esta programao quando houver reas catalogados para situaes, onde um professor, por exemplo, precise revisar notas, acessar contedos pedaggicos exclusivos, gerenciar gabaritos, etc; sendo um mdulo s acessvel a ele ou em outros casos pode ser aberta ao pblico e se comunicar com outros professores que compartilhem de mesmas atividades, diretoria e consultores/tutores virtuais, etc; serve tambm para enviar mensagens privadas para alunos que tenham uma caixa de e-mail no sistema, sendo um mdulo de mobilidade restrita ao sistema, ou seja, toda vez que um usurio administrador precise parar a rede ou mesmo no a interrompendo ter acesso a um espao de programao diferenciado, assim sendo, possvel ainda gerao de relatrios ou requisies para outros superiores, contudo do outro lado h um espao tambm praticamente reservado aos alunos como reas de armazenamento de mensagens privadas, espao do aluno com certos contedos s acessveis a eles, etc; contudo tambm podem enviar mensagens privadas para outros administradores do sistema, mas no acessaro o contedo de suas reas. Neste caso a diagramao em voga funciona sob trs variveis: Objeto: Instncia da classe de dados a serem alocados.

13

Vnculo: Ligaes entre os objetos e atores. Mensagem: Mensagem a um mtodo determinado e troca de mensagens

identificadas ou restritivas. Aplicam-se neste caso algumas formas de restries de acesso para alguns pblicos, sendo estas dimensionadas e divididas em seguintes variveis: New: Ocorre quando um objeto ou ligao for criado durante uma interao

entre atores de um mesmo grupo identificado de atividades. Destroyed: Ocorre quando destrudo um objeto ou uma ligao durante uma

interao entre atores de um mesmo grupo identificado de atividades. Transient: Ocorre quando se criado um objeto ou qualquer formato de

ligao, depois disto, destrudo e ainda possa ser recriado em uma mesma interao entre atores de um mesmo grupo identificado de atividades. A diagramao relacionada a este tipo de relacionamento comunicacional sugere a uma srie de possibilidades de incluses e excluses de possibilidades de contatos entre atores, o que demonstra o como tal sistema dinmico e configurvel as necessidades de cada situao. Os atores de processos ainda podem neste tipo de diagramao configurar ou receber um sistema que tenha como especificaes operacionais montar relacionamentos de extenso (Quando uma tarefa ou opo de manipulao aumentada, um professor que emitia notas em outro dia pode ser incluso para ter acesso a documento de alunos para conferir sua situao de notas e evoluo destas junto diretoria, por exemplificao), relacionamentos de generalizao, ou seja, as atividades so relativamente disponibilizadas para grupos fechados, grupos abertos ou sistemas de grupos mistos. Poderemos dizer que os principais exemplos citados neste contexto iro remeter a um tipo de diagramao maior e mesmo esta estando solidamente invisvel o principal dos diagramas, ou seja, a diagramao de estrutura composta, esta formada pelos seguintes elementos que levam a um processo de integralizao de todas as operaes e principais tarefas de desenvolvimento:

14

Colaborao: Define um conjunto de regras e suas ligaes para ilustrar uma

funcionalidade especfica. Parte (Part): Representa as classes internas que compem uma classe

encapsuladora chamada Container. p.182). - Tarefas para cadastramento de todos os alunos matriculados no curso. Isto implica um servio do tipo incluso a novos alunos e administrao do banco de dados referente a alunos diversos. Este uso do sistema ser simbolizado por caso de uso Cadastrar Aluno. - Tarefa de cadastramento de todos os professores que ministram disciplinas no curso em questo, isto implicaria em um servio tambm de incluso a novos professores e para manuteno de dados a serem atualizados do banco de dados estendido aos professores. Este uso do sistema ser simbolizado por um caso de uso tipicamente nomeado assim: uso de Professor Cadastrado. - Tarefa de registro de todas as disciplinas que tiverem na grade do curso incluso ao registro de novas disciplinas e a manuteno da base de dados de disciplinas. Este servico ou uso do sistema ser representado pelo caso de uso Cadastramento de Disciplinas. - Tarefas de registro para matriculas de alunos em disciplinas nicas e exclusivas a semestres especficos. Este servio ser representado pelo caso de uso Registrar Matrcula Especial. Port: a interao entre uma classe e/ou objeto e sua interface. (BOOCH, 2005,

15

4. Redes de Computadores e Telecomunicao

Esta rea da informtica contempornea tem como conceito de criao de conhecimentos referentes a arquiteturas de redes de computadores e funcionamento de redes integradas em termos de disposio topolgica dos recursos ou como seria o encaminhamento de informaes em um sistema integrado de informaes. Hoje as principais arquiteturas existentes nesta realidade so: REDES WAN: De acordo com a analogia tcnica de Soares (2005), este tipo de rede geralmente composta por duas ou mais Redes do tipo LAN (local area network) atravs de conexes de alta velocidade (linha telefnica ou cabos dedicados). Sendo que dentro da entrada de cada uma destas LAN as mquinas tem um dispositivo chamado de gateways, gateway seria uma interface entre uma LAN e uma WAN. Eles so responsveis pela transferncia de dados da sub-rede (LAN) onde residem para o gateway de outra sub-rede. O encaminhamento de dados entre sub-redes denominado de roteamento. A descrio das rotas possveis entre as mquinas da prpria rede para outras redes fica armazenada em tabelas de roteamento no computador roteador. Os roteadores tambm tm a funo de encontrar rotas alternativas quando a rota habitual no funciona devido a um congestionamento ou problema de transmisso. Os gateways emitem constantemente sinais entre si para testar a qualidade e a velocidade de transmisso para "achar rotas trafegveis". (TANEMBAUM, 2003, p.60). Um gateway entre duas LAN funciona de modo semelhante e chamado tipicamente de processo bridge (ponte), onde estas seriam usadas para interligar estruturalmente e de maneira comunicacional duas LAN que usam o mesmo protocolo de comunicao para sincronizar a troca dos dados. As pontes nunca sero influenciadas por tal tipo de conexo fsica ao qual seja usada, mas pode ser a interface de qualquer LAN com cabos coaxiais do tipo tranados, ou mesmo uma de fibra tica. Contanto que o protocolo seja o mesmo, a ponte funciona corretamente e sem problemas de conectividade ou transmissibilidade.

16

Uma explicao mais avanada extrada da literatura de Coelho (2003) indica o seguinte: Se duas LANs pertencerem a uma mesma organizao e existir muito trfego entre elas, prefervel conect-las atravs de uma ponte. Desta forma evita-se o trfego do Backbone da WAN e melhora-se a desempenho da comunicao entre as LAN. Em servios como Telnet e FTP, a diferena de velocidade usando uma ponte ao invs de um Backbone sobrecarregado pode ser muito significativa. (COELHO, 2003, p.1). Sendo que neste contexto aparecem os roteadores como peas tambm chaves de tais estruturas, estes funcionam da seguinte forma: As LAN podem ser conectadas a uma WAN atravs de um gateway que gerencia a passagem de dados entre a LAN e o Backbone da WAN. Mesmo que a LAN e a WAN utilizem protocolos de comunicao diferentes, os roteadores conseguem estabelecer a conexo entre elas. Numa configurao simples, utilizase um roteador para executar esta tarefa. (KAUFFMAN, 1995, p.115). REDES LAN: So as redes chamadas de locais, funcionam estas da seguinte forma dispostas mquinas lado a lado, a partir de uma conectividade por meio de um tipo de rede de transmisso diferenciado, onde os dados sejam colocados em um espao de difuso horizontal de comunicao. Segundo a literatura de Stallings (1999), as redes LAN sero ditadas por quatro metodologias, s chamadas redes LAN ou modelos de redes LAN (Vide Quadro 01) - estas so: Rede bus a mais simples porque possui uma nica via principal de comunicao. Cada mquina da rede ligada ao cabo principal, chamado de bus ( o nibus mesmo, porque a via de transporte coletivo) atravs de um componente denominado transceptor ou caixa de juno. O bus tambm chamado de Backbone porque lembra a coluna vertebral humana com suas costelas. De cada transceptor sai um cabo, geralmente curto, que conectado ao adaptador de rede (placa de rede) de uma mquina. Uma das vantagens da rede bus que ela permite o uso de bus de alta velocidade quando se utiliza, por exemplo, um cabo de fibra tica para o Backbone e cabos menores e mais lentos entre os transceptores e as mquinas.

17

Outra vantagem que, geralmente, a rede continua funcionando mesmo que uma das placas de rede de uma das mquinas esteja com problemas. Isto ocorre porque o transceptor mantm o trfego atravs do Backbone mesmo que a mquina correspondente no esteja conectada. As duas extremidades do bus so bloqueadas com um bloco de resistores ou um componente eltrico semelhante para marcar eletricamente o fim do cabo. como se evitasse um "vazamento"... Cada mquina conectada via de comunicao tem um nmero identificador especial (ou endereo) para que possa receber a informao que trafega pelo bus. A mquina com endereo A "pega" apenas as informaes destinadas ao endereo A. A maioria das mquinas conectadas ao bus podem enviar e receber dados. Estas mensagens sempre contm o endereo do destinatrio. Rede peer-to-peer: variao da rede bus Muitas LANs de pequeno porte, onde so usados cabos coaxiais ou cabos de par tranado, tm uma topologia bus simplificada. O princpio o mesmo da rede bus, apenas no existem os transceptores. Estes so substitudos por conectores em forma de T. Cada mquina conectada diretamente ao cabo principal (bus) atravs do conector T (geralmente um conector BNC) e este conectado diretamente placa de rede da mquina. As duas mquinas que estiverem nas extremidades da rede recebem um resistor simples numa das pernas do T para marcar eletricamente o fim da rede e evitar "vazamentos". Esta rede mquina-a-mquina (peer-to-peer) no capaz de suportar as mesmas altas velocidades de uma rede bus com Backbone, principalmente devido ao tipo de cabo que utilizado. Os cabos coaxiais ou de par tranado so mais simples e mais baratos, porm mais lentos. Durante muito tempo, as redes peer-to-peer estavam limitadas a uma velocidade de transmisso de 10 Mbps (megabits por segundo). Hoje j possvel contar com transmisses de 100 Mbps com as placas de rede Fast Ethernet. Outra caracterstica dessa topologia que, quando uma mquina desconectada (a placa de rede "pifa" ou o cabo se desconecta do T), a rede toda para, pois o Backbone fica interrompido.

18

A vantagem de uma rede peer-to-peer sua simplicidade. Para adicionar novas mquinas rede, basta instalar uma placa de rede e conectar a nova mquina num ponto lgico do bus. Outra grande vantagem dessa topologia seu baixo custo - provavelmente a rede mais barata que existe. Topologia Ring Apesar do que o nome indica - Ring ou Anel - esta topologia no uma rede de topologia bus onde as extremidades se encontram para se fecharem em anel. O termo Anel gera confuso. Ring ou Anel se refere arquitetura da unidade central que controla as mensagens ou sinais da rede. Numa rede token ring, a unidade de controle central chamada de MAU (media access unit). A MAU tem um circuito em anel dentro dela - o que d o nome topologia da rede. este circuito que funciona como um bus. Topologia Hub Uma rede hub (ncleos) usa um cabo principal como a rede bus, o qual denominado de Dackplane. Desse Dackplane saem cabos que se conectam aos hubs. Um hub uma caixa contendo diversas portas nas quais as mquinas da rede sero ligadas. Os cabos que vo at os ncleos de conexo (hubs) so chamados de drops. As redes hub podem ser muito grandes, usando um Dackplane de fibra tica de alta velocidade e drops Ethernet ligeiramente mais lentos para conectar os hubs que habilitam grupos inteiros de mquinas. As redes hub tambm podem ser pequenas, com alguns hubs apoiando algumas mquinas conectadas entre si atravs de cabos Ethernet padro. As redes hub so as preferidas para instalaes de grande porte, em parte porque so fceis de instalar e manter. Tambm so os sistemas de menor custo quando se trata de redes grandes. O Backplane pode se estender por distncias considerveis, assim como nas redes bus, enquanto que as portas, ou pontos de conexo, geralmente esto agrupadas num conjunto localizado em caixas ou painis.

19

REDES MAN: So redes que peculiarmente apresentam a exclusividade de serem direcionadas para atender certos permetros e certas distncias, sendo limitado seu alcance de funcionamento e conectividade, mas so mais rpidas j que concentram restrio apenas na transmisso de dados, porm se houver no permetro instalado uma srie de computadores devidamente conectados em bairros diferentes, por exemplo, mas que dependendo da topologia e linha de acesso tais se conectaro sem problemas entre si. Sendo que ser um LAN geogrfico, pois sua premissa de operacionalidade citada em exemplo de literatura de Lemos (1995) expe a ideia de comunicao em mesma rede local sem ter que apresentar uma estrutura intermediadora como roteadores, por exemplo, isso pode ser mais bem entendido em citao abaixo que apesar de mais sinttico faz com que o leitor introduza-se nesta passagem que acabamos de afirmar: Assim, um MAN permite a dois ns distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local. Um MAN formado por computadores ou switches interligados por relaes de elevado dbito (em geral, em fibra ptica). (LEMOS, 1995, p.203). No nosso caso poderemos implantar uma rede MAN com estruturao provavelmente assinalada a rede LAN, a justificativa para esta escolha seria o fato de que o nosso projeto est em teste e ser em um ambiente restrito, ou seja, o campus de um polo da UNIP. Alm disto, pela transmisso de dados ser inicialmente baseada apenas em uma intranet este modelo j o melhor tipo de escolha para o teste. Alm disto, fato ainda que uma rede MAN deixar os dados o mais confidenciais possveis, pois s sero feitas as difuses de informaes entre topologias cclicas estruturalmente fsica como lgicas. Por ser instalada em uma sala fechada e os principais computadores do projeto estejam ali dispostos, agora deveremos mencionar e classificar esta situao do nosso projeto sob a nuana da forma de modelo de rede fsica a ser adotado, j que o bojo estrutural ser uma Rede MAN com suporte de Rede LAN. Os modelos de topologia de rede so um pouco diversificados, destacam-se na literatura especializada os seguintes modelos:

20

TOPOLOGIA ESTRELA: A topologia de rede designada como Rede Estrela constitui-se de toda forma de transmisso da informao por meio de uma estao central inteligente, fisicamente tal central ser conectiva sob a plataforma de que cada estao da rede e distribuir o trfego para que uma estao no receba, indevidamente, dados destinados s outras de acordo com o estudo explicativo de Comer (2007).

TOPOLOGIA BARRAMENTO: Esta difere da Topologia Estrela por utilizar um HUB, isto , uma espcie de concentrador de trfego ou roteador de trfego, onde este HUB recebe toda a transmisso dos dados sob uma porta especifica destinada a todas as outras portas segundo gravado pela literatura destinada a Garfinkel (1996).

TOPOLOGIA ANEL: A topologia conhecida como Anel oferece um encadeamento estrutural de computadores a partir de ligao entre computadores segmentados entre si, ou seja, cada um dos computadores ligados um aps outro, sob um formato muito similar a um desenho de anel, podendo esta topologia ser um barramento sem comeo ou fim, por isso estas redes so desenvolvidas a partir de um contexto desenhado ponto-a-ponto (as mquinas

21

comunicam-se

umas

com

as

outras,

sem

possuir

um

servidor

central).

Para o caso estudado o mais indicado seria usar o tipo padro, o tipo de topologia chamado de estrela, pois este tipo de topologia favorece em muito a esfera de camadas diversificadas do tipo OSI, que no nosso caso ser muito diversificada mesmo, pois alm de instrumentos novos a serem adaptados, iremos tambm lidar com uma distribuio massiva de dados que precisam de elementos comutadores e concentradores centralizados e que tenham capacidade de absorver e criar elos padres para que o trfego de informaes se torne no s o mais sincrnico possvel, mas tambm o mais dinmico tendo em vista que exigiria tal topologia uma padronizao de todos os computadores ligados rede, aquisio de adaptadores para cada tipo de camada OSI. Os requisitos do sistema em questo tambm influenciam todo nosso estudo e propostas para o projeto em questo, onde a grande promoo seria entender o protocolo IP V4, este protocolo ser um complemento importante a tudo aquilo que j fora falado. Este tipo de protocolo ir aprimorar a questo de rede privada, pois o projeto por ser um tipo de navegabilidade avanada e diferenciada com trs esferas de Web, que levar ao Web 3.0 conforme listagem abaixo extrada do manual: 1. Web 1.0: web unidirecional 2. Web 2.0: web bidirecional, 3. Web 3.0: web colaborativa em tempo real

22

Por sua vez este tipo de IP ir apresentar novos operadores e denominadores contextos tcnicos, assim sendo, em termos de rede de telecomunicaes iremos ter processos diferentes de difuso da informao e modelos de desenho de processos, ao qual, processos como os a seguir iremos utilizar e comparar com toda estrutura anterior para justificar a escolha de cada uma plataforma funcional, estrutural ou programtica. Hoje este tipo de protocolo tem como principais funes: - Encapsulamento de Protocolos de Internet, onde cada cliente pode usar e compartilhar seu IP com outros IPS de usurios tambm conectados a uma mesma que podem realizar o uso de uma mesma aplicao on-line sem perda de qualidade mesmo que o trfego esteja lotado. - Endereamento e Encaminhamento de Protocolos de Internet, onde h a definio de como os protocolos dos ns finais sejam atribudos e classificados e como as sub-redes de todos os endereos de IP dos ns so divididos e segmentados em algum grupo de dados de acesso. - Formao de campos de instrumentalizao e atribuio, entre os quais destacamos: * Flags - o campo de trs bits que segue usado para controlar ou identificar fragmentos. * Offset - o campo offset do fragmento tem treze bits, e permite que um receptor determine o local de um fragmento em particular no datagrama IP original. * Tempo de vida - um campo de oito bits, o TTL (time to live, ou seja, tempo para viver) ajuda a prevenir que os datagramas persistam (ex. andando aos crculos) numa rede. Historicamente, o campo TTL limita a vida de um datagrama em segundos, mas tornou-se num campo de contagem de ns caminhados. Cada comutador de pacotes que um datagrama atravessa decrementa o campo TTL em um valor. Quando o campo TTL chega zero, o pacote no seguido por um comutador de pacotes e descartado. * Protocolo - um campo de protocolo de oito bits segue-se, definindo o protocolo seguinte usado numa poro de dados de um datagrama IP. A Internet Assigned Numbers Authority mantm uma lista de nmeros de protocolos. Os protocolos comuns e os seus valores decimais incluem o ICMP (1), o TCP (6).

23

* Checksum - o campo seguinte um campo de verificao para o cabealho do datagrama IPv4. Um pacote em trnsito alterado por cada comutador que atravesse. Um desses comutadores pode comprometer o pacote, e a verificao uma forma simples de detectar a consistncia do cabealho. Este valor ajustado ao longo do caminho e verificado a cada novo n. Envolve apenas verificao do cabealho (no dos dados). Encapsulamento IP: O endereo de origem no cabealho IP indicar a quem dever ser enviada a resposta do protocolo encapsulado, neste caso o TCP. * Endereo de origem/destino - a seguir ao campo de verificao, seguem-se os endereo de origem e de destino, de 32 bits cada um. Note que os endereos IPv6 de origem e destino so de 128 bits cada. Opes - Campos do cabealho adicionais podem seguir o campo do endereo de destino, mas estes no so normalmente usados. Os campos de opo podem ser seguidos de um campo de caminho que assegura que os dados do utilizador so alinhados numa fronteira de palavras de 32 bits. (No IPv6, as opes movem-se fora do cabealho padro e so especificados pelo campo Next Protocol, semelhante funo do campo "Protocolo" no IPv4). A seguir, trs exemplos de opes que so implementadas e aceitas na maioria dos roteadores: Security (especifica o nvel de segurana do datagrama (usado em aplicaes militares), Timestamp (Faz com que cada roteador anexe seu endereo e sua marca temporal (32 bits), que serve para depurao de algoritmos de roteamento) e Record route (faz com que cada roteador anexe seu endereo). As camadas OSI sero divididas em: - Aplicaes; - Transmisso (Transporte); - Rede; - Fsico; - Enlace.

24

Sendo que no nosso projeto iremos escolher os instrumentos destas camadas seguindo a metodologia estrutural mais aproximada e mais necessria a seu funcionamento e preocupando-se com a compatibilidade na hora da programao dos modelos de desenho de processos.

25

5. Sistema de Informao Os sistemas da informao um tema recente no contexto acadmico, vendo que somente nos ltimos anos que sistemas de redes tem sido inseridos nas grades curriculares de grandes centro de estudo superior. Como grandes impactos gerados pelos sistemas de informao nesta realidade, poderemos destacar: -Mudana Radical na forma de difundir informaes, ou seja, dinamizao na difuso absoro de informao em redes de computao, por exemplo: -Estrategicamente possui o fado de manter o aumento da coerncia entre a organizao e o meio envolvente, que por sua vez traduz num aumento de eficcia em termos de cumprimento da misso organizacional; -Operacionalmente e Administrativamente ir sempre trazer efeitos endgenos, geralmente transcritos e quantificados no formato de aumento na eficincia organizacional da instituio, onde o sistema for instalado, abre novas opes estratgicas e ainda ajuda a impactar trs nveis simultneos de qualidade da informao no s em transmisso, mas tambm tratamento em esfera estratgica, ttica e operacional. Os tipos de sistemas de informao so os mais variados na atualidade, destacamos como principais sistemas como: - Sistemas de Processamento de Transaes; - Sistemas de Informao Operacional; - Sistemas de Informao Estratgica; - Sistemas de Informao Gerencial; No contexto acadmico predomina o sistema de processamento de transaes, onde aes so automatizadas e mutuamente manipuladas, modificadas, configuradas, atualizadas, excludas, etc; sendo possvel dentro de tal sistema empreender vrias atividades: consultar provas, consultar notas, realizar cadastros de alunos, etc.

26

E sistemas de informao gerenciais, onde a instituio de ensino administra inmeros tipos de tarefas de um campus e concentra toda alocao de recursos digitalizados em um mesmo sistema: currculo de funcionrios, notas de alunos, matriculas, documentos oficiais, lista de chamada em salas, checagem do andamento das mensalidades, etc. Os principais desafios da implantao de um sistema de informao so: - Obter a melhor combinao entre softwares de gesto, tipo de topologia e arquitetura de rede e modelagem de processos que juntos aprimorem de fato o contexto de trabalho do sistema de informao; - Ter confiabilidade, segurana, solidez e estabilidade no sistema sem precisar onerar os recursos ou ocupar muito espao fsico e espao virtual, estes podendo at atrapalhar o layout tcnico e operacional do sistema, por exemplo; - Conseguir estabelecer parmetros para ligar processos de interface grfica e manuteno de funcionamento amplo para cada caso de uso.

27

6. CONCLUSO Durante o desenvolvimento do presente trabalho adquirimos conhecimentos inmeros, isto importante, pois descrevermos alcance a estudar conceitos relacionados diretamente ou indiretamente nas mateiras deste mdulo, ajudando a entendermos melhor sobre os processos de redes, conhecimentos de transio terico-prtica em matrias como modelos de padronizao UML, esta foi a oportunidade de aquisio de conhecimentos direto sob um enfoque realista, isto , aquele conhecimento que sairia da mera teoria para conquistar uma prtica, conhecimento terico enriquecendo ainda mais os conhecimentos referentes a matria sob pesquisa qualitativa que envolve tal elaborao, isto , aquela que a reviso da literatura essencial para conhecer fenmenos projetivos expansivos sobre a realidade estudada e compartilhada por inmeras discusses anteriores sobre teorias de um tema exponencialmente atual. E concluindo, longe de explanar sobre um assunto to amplo, dentro de minhas limitaes, tendo a base terica, servido como parte maior do aprofundamento acadmico, o trabalho serviu para aumentar o meu conhecimento e desenvolvimento profissional e intelectual.

28

7. REFERNCIAS

COELHO, Paulo Eustquio: "Projeto de Redes Locais com Cabeamento Estruturado". Instituto Online (www.institutoonline.com.br), 2003. COMER, D.E. Redes de Computadores e Internet. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. GARFINKEL, Simson. Practical Unix and Internet Security. O'Reilly & Associates, 2nd Edition, 1996 KAUFMAN, Charlie. Network Security: Private Communication in a Public World. Prentice Hall, 1995. LEMOS, Guido. Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs s Redes ATM. Editora Campus, 2 edio, 1995. Rodrigues, W. Metodologia Cientfica, 2007. Fonte:

Http://www.ebras.bio.br/autor/aulas/metodologia_cientifica.pdf. Acesso em 25 de novembro de 2011. RUMBAUGH, James UML Guia do Usurio. Prentice Hall, 2005. SOARES, Luiz Fernando Gomes. Redes de Computadores: Das LANs, MANs e WANs, s Redes ATM. ltima edio. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2005. TANEMBAUM, Andrew: Redes de Computadores. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2003.

Вам также может понравиться