Вы находитесь на странице: 1из 3

TCP 1. Principais caractersticas do protocolo TCP.

Transmitir dados de forma confivel, estabelece e encerra conexes,, controla o fluxo de dados,, verifica o recebimento pelo destinatrio, retransmite segmentos quando necessrio. 2. Defina portas, nmero ACK e flags: Portas: identificam os processos origem e destino. Nmero ACK: nmero do byte que esperado pelo destino. Flags: Sinalizaes sobre o tratamento dos pacotes. 3. Quais os componentes de um flag? URG: Prioridade (QoS); ACK: confirmao; PSH: enviar dados; RST: reseta conexo; SYN: abre conexo; FIN: encerra conexo. 4. O que three-way handshake? uma via de trs lados, onde primeiramente aberto uma conexo,onde um lado envia um flag de abertura de conexo, o outro lado confirma o recebimento especificando um nmero inicial. O lado A recebe com o bit ACK do campo flags setado.
5. O que Sliding Window?

Recurso pela qual, transmissor e receptor acertam entre si quantos pacotes podem ser enviados de uma vez para serem validados com um nico ACK. Se a comunicao estiver boa, o nmero de pacotes pode ser maior e, assim, a comunicao fica mais rpida pois perde-se menos tempo com ACKs. 6. O que Round Trip Time(RTT)? o tempo para enviar um pacote que vai do cliente para servidor e retornar. 7. O que so conexes embrinicas? So conexes que esto na fase de handshake entre dois endpoints A e B.

8. O que controle de fluxo? Uso do campo Windows do cabealho TCP, controle baseado na recepo de mensagens ICMP Source Quench, enviada por roteadores quando a rota est congestionada. O recebimento de Source Quench faz a janela ser dividida pela metade. 9. Como ocorre a retransmisso de segmentos? O TCP faz retransmisso quando ocorre um timeout para a recepo de um ACK. O valor do timeout dinmico, ajustando-se em funo das condies da conexo. 10. O que Maximum Segment Size(MSS)? Determina o tamanho mximo do campo de dados do segmento. Seu objetivo evitar a fragmentao de pacotes IP pois para cada segmento TCP gerado um IP do mesmo tamanho acrescido do cabealho IP. 11. O que Piggybacking? Tcnica que consiste em retransmitir um segmento de dados junto com um ACK referente confirmao de um segmento recebido anteriormente. 12. Resuma portas O TCP utiliza o conceito de conexo para identificar os dois pontos envolvidos na comunicao, vrias conexes podem ocorrer simultaneamente. A conexo identificada por um par de endpoints,um endpoint um par de inteiros no seguinte formato: endereo IP:Porta.

UDP

1. Principais caractersticas do UDP. Prprio para aplicaes que no precisam de entrega confivel bem mais rpido que o TCP, adequado para servios que envolvem a transmisso de pequenas quantidades de dados.

2. Cite algumas portas UDP: Porta 53: DNS Porta 69: TFTP

Porta 161: SNMP Porta 163: SMNP(trap) Porta 520: RIP. 3. Compare TCP com UDP TCP orientado a conexo, enderaamentos por conexo, tem garantia de entrega confivel e aplicao TX de arquivos. J o UDP no orientado, endereamento por destino, no tem garantia de entrega, rpido, aplicao TX de voz e vdeo. 4. Quem mais rpido o UDP ou TCP? Por no empregar confirmaes de recebimento o UDP muito mais rpido do que o TCP. 5. Como ocorre o chamamento do UDP? O UDP invocado automaticamente pelas aplicaes, em outras palavras seu uso depende do que o programador determinou na aplicao. 6. Em que camada se encontra o UDP? Camada de transporte. 7. Qual um exemplo prtico do uso do UDP? Videoconferncia.

Вам также может понравиться