Вы находитесь на странице: 1из 3

Processo de Seis Sigma e sobre como as ferramentas de gesto BSC e Seis Sigma esto relacionadas Gesto Estratgica e Gesto

to pela Qualidade O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na dcada de 80 e, atualmente, aplicado tanto em processos de negcios quanto em processos de manufatura, revolucionando o ambiente Seis Sigma um conjunto de ferramentas e tcnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negcio a proporcionar benefcios financeiros por meio de melhorias Tecnicamente, Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensuraes, onde a estatstica o principal meio utilizado para auxiliar tomada de deciso, e tem por objetivo aumentar o nvel de qualidade dos processos at atingirem o nvel Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas trs erros em um milhoQualidade e estratgia so dois assuntos que despertam o interesse dos gestores, porque podem auxiliar as empresas a estabelecerem formas de aumentar a competitividade em mercados to competitivos. Esses dois temas so amplamente discutidos nas empresas h pelo menos duas dcadas. Com a globalizao, as fronteiras no mundo dos negcios no existem mais; ento, estar bem posicionado no mercado pode representar um diferencial que define a sobrevivncia das empresas. Assim, os nveis de qualidade podem indicar onde as empresas precisam concentrar seus esforos para manter a melhoria contnua. O BSC uma ferramenta de gesto importante para auxiliar a tomada de deciso dos gestores preocupados em conduzir os negcios com vantagens competitivas. O BSC est diretamente ligado implementao da estratgia organizacional, ento deve considerar as declaraes de misso, princpios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas. Partindo da ideia de que os indicadores contbeis e financeiros so incapazes de orientar os negcios de modo sistmico, o Instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuies dos ativos intangveis nas estratgias organizacionais. Surgiu, ento, o conceito de BSC, definido como uma ferramenta de gesto que traduz a misso e as estratgias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensurao estratgica e um sistema de gesto eficiente com indicadores financeiros e no financeiros. A outra ferramenta de gesto: Seis Sigma. Ela tambm uma iniciativa capaz de auxiliar no processo de melhoria contnua dos nveis de qualidade. Entendida como uma ferramenta estratgica de gerenciamento de processos e produtos, possibilita combinar melhoria de qualidade e otimizao de resultados financeiros. A ferramenta de gesto Seis Sigma pode ser definida como uma estratgia gerencial de mudanas com enfoque na avaliao quantitativa de um processo em relao qualidade, por meio da variao do resultado perceptvel pelo consumidor. Assim como o BSC, a ferramenta Seis Sigma tambm serve ao processo de tomada de deciso organizacional. O propsito maior chegar a 3,4 defeitos por 1 milho de oportunidades, que representado pelo 6. Numa escala de 1 a 6, quanto mais prximo de 6, melhor o desempenho do processo.

So dois os mtodos utilizados pelo Seis Sigma. O DMAMC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), tambm conhecido como DMAIC, para melhoria de um processo j existente, e o DMEDI (Design, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar), para criao de um novo processo. A estatstica um instrumento bsico para a ferramenta Seis Sigma. Os mtodos estatsticos so os mesmos utilizados por programas de qualidade, mas em Seis Sigma so aplicados de modo sistemtico e ordenado para cada passo. Por fim, Seis Sigma pode proporcionar o sucesso sustentado, definir metas de desempenho comuns, identificar valor para os clientes, acelerar a melhoria, promover aprendizagem e executar mudanas estratgicas. Conceitos Fundamentais Balanced Scorecard (BSC) uma ferramenta de gesto que traduz a misso e as estratgias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensurao estratgica e um sistema de gesto eficiente com indicadores financeiros e no financeiros. Processo BSC Para as empresas colocarem em prtica o BSC, so necessrios quatro passos: (i) esclarecer e traduzir a viso e a estratgia da empresa; (ii) comunicar e criar vinculaes; (iii) planejar e estabelecer metas; e (iv) aprender e receber feedback estratgico. Ento, observe que a ferramenta tambm pode ser usada para promover a comunicao estratgica visando ao envolvimento amplo das pessoas da empresa. Perspectiva financeira Conjunto de indicadores financeiros que levam em conta os objetivos estratgicos econmicos. Perspectiva dos clientes Indicadores que permitem, dentro da empresa, identificao, avaliao e comunicao das propostas de valor em relao aos segmentos de clientes e mercados. Perspectiva dos processos internos Indicadores que esto direcionados para a elevao dos nveis internos de qualidade na busca pela excelncia. Perspectiva do aprendizado e crescimento Conjunto de indicadores que visa a dar suporte estrutura do BSCe motivar os funcionrios a participar das decises da empresa. Seis Sigma uma ferramenta estratgica de gerenciamento de processos e produtos, que possibilita combinar melhoria de qualidade e otimizao de resultados financeiros. uma iniciativa

tambm capaz de auxiliar no processo de melhoria contnua dos nveis de qualidade por meio da variao do resultado perceptvel pelo consumidor. Uma forma simples e eficiente de monitorar o desempenho da empresa em relao s exigncias de seus clientes. Estrutura de Seis Sigma Fazendo uma analogia s graduaes das artes marciais, composta de: champions (gestores e garantidores do Seis Sigma), master black belts (assessores e mentores), black belts (lderes de equipe), green belts (membros das equipes) e yellow belts (profissionais que operacionalizam o projeto de Seis Sigma).

Вам также может понравиться