Вы находитесь на странице: 1из 4

O trabalho nas diferentes sociedades.

Em nossa sociedade, a produo de cada objeto envolve uma complexa rede de trabalho e de trabalhadores. Essa complexidade das tarefas relacionadas produo uma caracterstica da nossa sociedade. Outros tipos de sociedades, do presente e do passado, apresentam caractersticas bem diferentes.

A produo nas sociedades tribais.


As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mas podese dizer, em termos gerais, que no so estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho. Nelas todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas obteno do que as pessoas necessitam para se manter esto associadas aos ritos e todas as esferas da vida social. A organizao dessas atividades caracteriza-se pela diviso das tarefas por sexo e por idade. Vrios analistas, durante muito tempo, classificaram as sociedades tribais como de economia de subsistncia e de tcnica rudimentar, passando a idia de que elas viveram em estado de pobreza, o que um preconceito. Se hoje muitas delas enfrentam difceis condies de vida, em geral, antes do contato com o chamado mundo civilizado, a maioria vivia em reas abundantes em caa pesca e alimentos de vrios tipos. O fato de dedicar menos tempo a essas tarefas no significava, no entanto, ter uma vida de privaes. Ao contrario, as sociedades tribais viviam muito bem alimentadas. A explicao para o fato de os povos tribais trabalharem muito menos do que ns, est no modo como se relacionam com a natureza, tambm diferente do nosso. Por exemplo, para eles a terra o espao em que vivem e tem valor cultural, pois d aos humanos seus frutos. Integradas ao meio ambiente e a todas as demais atividades, as tarefas relacionadas produo no compem, assim, uma esfera especifica da vida, ou seja, no h um mundo do trabalho nas sociedades tribais.

Escravido e servido.
O termo trabalho pode ter nascido do vocbulo latino tripallium, que significa instrumento de tortura, e por muito tempo esteve associado idia de atividade penosa. Nas sociedades grega e romana era a mo de obra escrava que garantia a produo suficiente para suprir as necessidades da populao. No entanto, mesmo os trabalhadores livres eram explorados e oprimidos pelos senhores e proprietrios. Estes eram desobrigados de qualquer atividade, exceto discutir assuntos de cidade. Nas sociedades feudais, como no mundo greco-romano, havia tambm aqueles que trabalhavam e aqueles que viviam do trabalho dos outros. A terra era o principal meio

de produo, e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupao, mas nunca propriedade. Alm de cultivar as ters a ele destinadas, o servo era obrigado a trabalhar nas terras do senhor, bem como na construo e manuteno de estradas e pontes. Essa obrigao chamava-se corvia. Devia tambm ao senhor a talha, uma tava que se pagava sobre tudo o que se produzia na terra. Nas cidades, o artesanato tinha uma organizao rgida baseada nas corporaes de oficio. No topo havia um mestre que controlava o trabalho de todos e encarregava-se de pagar direitos ao rei ou ao senhor feudal. Abaixo dele vinha o oficial, que era responsvel por fixar a jornada de trabalho, remunerao e transmitir os ensinamentos do mestre aos aprendizes. O aprendiz ficava na base dessa hierarquia, devia ter entra 12 e 15 anos e era subordinado a um s mestre Nas sociedades deste tpico, percebe-se que as concepes de trabalho apresentam variaes, mas poucas alteraes. Sempre muito desvalorizado, o trabalho no era o elemento central, o ncleo, que orientava as relaes sociais.

Labor, poiesis e prxis.


Os gregos distinguiam claramente a atividade braal de quem cultiva a terra, a atividade manual de arteso e a atividade de cidado que discute a procura solues para os problemas da cidade. De acordo com a filosofa alem Hanna Arendt: O Labor o esforo fsico voltado para a sobrevivncia do corpo, sendo uma atividade passiva e submissa ao ritmo da natureza. Poiesis corresponde ao fazer, ao ato de fabricar, de criar algum produto mediante o uso de um instrumento ou mesmo das prprias mos. O trabalho do arteso ou do escultor se enquadraria nessa concepo A prxis a atividade que tem a palavra como principal instrumento, isto , utiliza o discurso como um meio para encontrar solues para o bem-estar dos cidados. o espao da poltica.

As bases do trabalho na sociedade moderna


Com o fim do perodo medieval e a emergncia do mercantilismo e do capitalismo, o trabalho mudou de figura. Se antes era visto como uma atividade penosa e torturante, passou aos poucos a ser considerado algo positivo. Isso aconteceu porque, no sendo mais possvel contar com os servios compulsrios, foi preciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era bom; dizia-se que s assim todos sairiam beneficiados. Essa transformao aconteceu por meio de dois processos de organizao de trabalho: a cooperao simples e a manufatura (ou cooperao avanada). Na cooperao simples, era mantida a hierarquia da produo artesanal entre o mestre e o aprendiz, e o arteso ainda desenvolvia, ele prprio, todo o processo produtivo. A diferena que ele estava a servio de quem lhe financiava e tambm definia o local e as horas a ser trabalhadas.

No processo de manufatura, o trabalhador at continuava a ser arteso, mas no fazia tudo, do comeo ao fim. O sapato, por exemplo, era feito a muitas mos, como numa linha de montagem. A manufatura foi segundo passo o surgimento do trabalhador coletivo, ou seja, o arteso tornou-se um trabalhador sem entendimento da totalidade do processo de trabalho e perdeu tambm seu controle. O produto tornou-se resultado das atividades de muitos trabalhadores. Surgiu uma terceira forma de trabalho: a maquinofatura. Com ela, o espao de trabalho, definitivamente, passou a ser fbrica, pois era l que estavam as maquinas que comandavam o processo de produo. A destreza manual foi substituda pela maquina. Com esse processo ocorreu o convencimento do trabalhador de que a situao presente era melhor que a do que a anterior. - As igrejas procuravam passar a idia de que o trabalho era bem divino e de que quem no trabalhasse no seria abenoado. - Os governantes passaram a criar uma srie de leis e decretos que penalizavam quem no trabalhasse. Os desempregados eram considerados vagabundos e podiam ir para a priso. - Os empresrios desenvolveram uma disciplina rgida no trabalho, com horrios de entrada e de sada dos estabelecimentos. - As escolas passaram, s crianas a idia deque o trabalho era fundamental para a sociedade. Na vida real, a histria era bem outra. Outra estava livre, quer dizer, no era mais escravo nem servo, mas trabalhava mais horas do que antes. No foi fcil submeter o trabalhador s longas jornadas de trabalho e aos rgidos horrios, pois a maioria no estava acostumada a isso. A maior parte da populao que foi para as cidades trabalhava anteriormente no campo onde o nico patro era o ritmo da natureza.

A santa segunda-feira.
Edward P. Thompson comenta um costume criado em vrios pases da Europa ds do sculo XVI: o de no trabalhar na chamada santa segunda-feira. No trabalhava nesse dia por varias razes, mas principalmente porque nos outros dias da semana a jornada era de 12 a 18 horas dirias. Assim, os trabalhadores procuravam compensar o excesso de horas trabalhadas. Havia ainda a dificuldade de executar o trabalho na segnda-feira por causa do abuso de bebidas alcolicas, comum nos fins de semana.

O trabalho e necessidades nas sociedades primitivas.


Sociedades como estas [primitivas] que estamos considerando no tem as nossas razes para trabalhar Trabalham para viver, para prover s festas, para presentear. Mas nunca mais que o estritamente necessrio: a labuta no um valor em si.

De vez em quando se trabalha um pouco mais que o necessrio satisfao do consumo regular. Mas com maior freqncia, dentro do tempo normal de trabalho, se produz algo com que transborde o necessrio.

Trabalho e cio no mundo greco-romano


Em Atenas, quando os poetas cmicos qualificavam um homem por seu oficio, no era precisamente para honr-los; s homem por inteiro quem vive cio. Segundo Plato, uma cidade bem-feita seria aquela na qual os cidados fossem alimentados pelo trabalho real de seus escravos e deixassem os ofcios para a gentalha. Para Aristteles, escravos, camponeses e negociantes no poderiam ter uma vida feliz, quer dizer, ao mesmo tempo prspera e cheia de nobreza: podem-no somente aqueles que tm os meios de organizar a prpria existncia e fixar para si mesmos um objetivo ideal.

Вам также может понравиться