Вы находитесь на странице: 1из 14

Universidade do Minho

Trabalho realizado para a cadeira de Mtodos de Interveno Interveno no luto infantil:


Ajudar crianas a lidar com a dor e sofrimento resultantes da morte de algum significativo

Licenciatura em Psicologia
Ana Daniela dos Santos Cruzinha Soares da Silva N25136

Vanessa Peixoto Pereira N25110

Base generativa
Sinto-me como a ltima ptala que ficou numa flor e as outras ptalas esto a voar para longe...
Victoria Evans (6 anos)

A morte de uma pessoa importante , porventura, a mais delicada situao que temos de enfrentar na vida. O luto (mourning) que se segue morte de uma pessoa que nos estava prxima, independentemente da sua forma, no uma doena, mas sim um processo de adaptao que tem de seguir o seu curso. Ao longo do tempo o conceito de luto assumiu dois significados diferentes. O primeiro derivou da teoria psicanalitica e refere-se a uma predisposio ampla ou um processo inter-psiquico, consciente e inconsciente que nos prepara para perda (Bowlby, 1980 in Rando, T., 1984). O segundo significado diz respeito resposta cultural dor, sendo a reaco dor influenciada quer social quer culturalmente e como tal varivel de pessoa para pessoa. Distingue-se de grief (pesar) que diz respeito s experincias pessoais, pensamentos e sentimentos associados com a morte (Worden, J., 1996). O sofrimento da perda na infncia uma dor crua e penetrante que pode ser devastadora. Os adultos tem o benefcio da experincia e de conhecimentos passados, podem perspectivar a perda mas no esse o caso das crianas que no possuem este tipo de estratgias para a ultrapassar esta situao. A grande tenso que os pais sentem reflecte-se frequentemente na famlia e estes, apanhados como esto no turbilho das suas prprias emoes, tem dificuldade em lidar simultaneamente com as necessidades crescentes de crianas alquebradas e com a sua prpria perda (Mallon, B., 1998). Ao longo do processo de luto a criana precisa de saber que no est s e que os seus sentimentos so normais e fazem parte da vida; por isso um adulto que se preocupa com ela dever ser identificado como uma ancora, seja este um membro da famlia, um amigo, um professor ou um trabalhador social. As reaces morte so muito parecidas com as que ocorrem em outros momentos de perda e embora possam ser mais intensas, o que crtico a importncia dessa perda para o indivduo-criana. Cada criana reage perda com base no seu relacionamento com a pessoa ou coisa que foi perdida, dependendo das suas predisposies, personalidade, sensibilidade e todos os outros factores que contribuem para criar um indivduo nico.

Um estudo realizado em Boston por J. Worden com 125 crianas em situao de luto mostrou que durante os dois primeiros anos aps a morte, somente uma minoria significativa de crianas (33%) registou algum risco de desenvolver problemas emocionais ou comportamentais. Tal, indica que as crianas tem diferentes recursos de suporte e fora e diferentes reas de vulnerabilidade sendo a adaptao perda multideterminada. Embora a interaco entre estes determinantes seja complexa e ocorra de diferentes formas, possvel identificar seis categorias de mediadores que influenciam o curso da adaptao perda, sendo eles: a morte e os rituais subjacentes; as relaes da criana com os familiares mais prximos antes e depois da morte; o funcionamento dos familiares sobreviventes e a sua capacidade para apoiar a criana; influncias familiares como o tamanho, a solvncia, a estrutura, os estilos de coping, suporte e comunicao bem como stressores familiares e mudanas/disrupes no dia a dia da criana; suporte dos pares e outros fora da famlia; e as caractersticas da criana, incluindo a idade, o gnero, a auto-estima e a compreenso da morte. Variaes nestes factores mediadores significam variaes no processo de luto de cada criana e determinam a forma como a criana experencia a dor a seguir perda de uma pessoa significativa. A literatura indica trs estdios principais do luto (Mallon, B., 2001): Fase I Primeiro estdio: A fase do protesto Nesta fase as sensaes de choque, alarme, torpor e recusa so comuns. O choque inicial da separao e da perda revela-se tanto fsica como emocionalmente. Fase II Estdio Agudo: A fase da desorganizao A raiva vem superfcie neste estado agudo do luto em que a realidade da perda se abate sobre o indivduo. As crianas podem procurar outra pessoa- o mdico, um dos pais ou at o defunto. Pode ser muito difcil aguentar esses sentimentos to fortes, em especial se a criana utilizar os membros imediatos da famlia como objecto da sua intensa raiva. Fase III- Estdio da cedncia: A fase da reorganizao Neta fase final do luto, existe um conflito entre a necessidade de deixar andar num sentido emocional, e o desejo de se manter firme. Esta traco entre o passado conhecido e o futuro desconhecido a tnica dominante para a resoluo do luto. Este um momento muito importante onde se confirma que o luto no o esquecimento da pessoa amada mas uma nova maneira de se ligar a ela.

Estes estdios no so rgidos cada pessoa vive a dor sua maneira nica -, mas servem de guia para as reaces que podermos encontrar. Contudo uma criana pode parecer encontrar-se um dia num estdio e no dia seguinte passar para outro; por isso no podemos esperar observar uma progresso facilmente reconhecvel. O luto um processo e no um caminho linear e no h um padro fixo. Ao longo destes estdios que caracterizam o processo de luto a resposta de grief normalmente experienciada de 12 diferentes formas (Haasl & Marnocha, 1990):

Resposta grief

Descrio

A perda pode parecer irreal ou impossvel. A durao do Choque / Recusa / choque pode ocorrer s por breves momentos ou arrastar-se por Estupor muitos meses (a norma aponta para 6 a 8 semanas). Por vezes as crianas mostram-se indiferentes perda como forma de se defenderem. Contudo isto no revela ausncia de Indiferena sofrimento ou sentimentos em relao morte. Fadiga; dificuldade em dormir; perda ou aumento do apetite; dor de garganta; respirao lenta; tenso muscular; dores de Mudanas cabea e estmago; perda de energia; inpcia; precipitao ou impulsividade. fisiolgicas Estes sintomas podem levar as crianas a pensar que elas tambm vo morrer. A criana pode-se tornar mais dependente, dos adultos, exibir desejo de ser abraada, acarinhada e/ou dormir com os pais. Pode apresentar comportamentos prprios do estdio de Regresso desenvolvimento anterior como baby talk e ter problemas na relao com os pares. Podem querer ocupar o lugar da pessoa que morreu. No caso Actuar como um da morte do pai, por exemplo, o filho mais velho pode querer adulto assumir o papel do pai/marido na famlia. Os sentimentos podem estar desorganizados e interferir com Desorganizao e os procedimentos normais da criana. Podem estar assustadas com a intensidade e durao dos seus sentimentos e acreditar que pnico nada voltar ao normal outra vez. A criana atribui a culpa da morte da pessoa querida a ela Raiva e mesma ou aos outros manifestando comportamentos desafiadores comportamentos e provocantes como forma de se proteger de um novo abandono. agressivos

Culpa e autocensura

Medo Perda, vazio e tristeza Integrao

Se a criana alguma vez desejou a morte dessa pessoa, elas podem sentir-se culpadas; a criana pode ver o seu comportamento passado como responsvel da morte de algum querido. Pode demonstrar medo que outras pessoas morram e podem preocupar-se com o facto de no terem ningum para cuidar delas, isto pode levar a manifestar comportamentos de dependncia excessiva. Ocorre quando a criana se apercebe que a pessoa querida no volta mais. Isto ocorre quando essa pessoa no est em momentos especiais em que a famlia est toda junta. A aceitao o culminar do processo em que a criana se conforma com a realidade da perda e dos seus sentimentos sobre o que aconteceu.

Os sonhos tambm so uma componente importante na forma como a criana manifesta a sua dor podendo em alturas de perda ser especialmente perturbadores. Jonh Bowlby informou que cerca de 1/5 das crianas que estavam a fazer um luto tinham graves terrores nocturnos, enquanto que 1/4 insistia em dormir noite com um dos pais ou irmo (Bowlby, 1980). Os sonhos podem ser veculos de expresso dos medos pelo que ser til informar as crianas que dada a situao tensa em que se encontram normal que os pesadelos ocorram e que estes funcionem como uma vlvula de segurana que deixa sair alguma da presso, aliviando assim, alguma da ansiedade que os sonhos maus lhes provocam. As crianas passam pela mesma gama de emoes que os adultos apesar de as poderem expressar de maneiras diferentes. A idade da criana tambm influencia e determina a forma como integram e reagem morte (Mallon, 2001). As crianas muito jovens tem uma compreenso limitada da permanncia da morte, mas reconhecem-na como uma separao e podem reagir com uma profunda tristeza. Entre os cinco e os oito anos encontram-se no estdio do pensamento mgico pensando que basta formularem um desejo para que qualquer coisa acontea. Assim podem ficar horrorizadas com o seu aparente poder de fazerem com que qualquer coisa acontea especialmente se antes haviam desejado que isso acontecesse. A crena continuada neste poder mgico visvel no comportamento das crianas. As crianas com idades compreendidas entre os oito e os dez anos ficam frequentemente intrigadas com a morte. s vezes, a morte vista como uma pessoa que as vem buscar, por exemplo um fantasma, ou a morte uma consequncia, por exemplo de terem pensado ou feito algo mal. Por volta dos nove anos de idade, as crianas comeam a aperceber-se da permanncia da morte e a expressarem a sua dor pela perda, como os adultos. A criana precisa de tempo para fazer o seu luto; alguns especialistas dizem que so sete anos, porventura a vida inteira, se no tiverem uma ajuda nesse perodo de aprendizagem e de formao que a infncia. Embora no tenhamos encontrado muitos estudos nesta rea, parece ser importante a ajuda dos os profissionais, tanto para as crianas, como para as famlias, para que tenham tempo e espao para a dor, a aceitao e a renovao. Cada um de ns pode ajudar as crianas a enfrentar as dificuldades e todos os que desempenham um papel no acompanhamento das crianas, sejam eles professores, mdicos, psiclogos ou pessoal de enfermagem, podem fazer muito para ajudarem as crianas e as suas famlias a enfrentarem o impacto da perda. Se conseguir-mos reconhecer a tenso e aceitar a validade do falar da criana conseguiremos ento fazer alguma coisa para aliviar a dor. As

crianas expressam a sua angstia se os familiares, os amigos e os professores estiverem dispostos a ouvi-las, ou quando faltam as palavras, comunicam atravs da sua linguagem corporal ou exteriorizao do seu comportamento. Um programa de grupo com crianas em luto pode ser til, na medida em que pode ajudar as crianas a expressar abertamente os seus sentimentos de dor e a receber suporte de outros que se encontram na mesma situao mostrando-lhes que no esto sozinhas nos seus sentimentos. Mais especificamente, Linda Goldman (1996) refere algumas tcnicas que podem ser utilizadas para ajudar estas crianas:

Tcnica / Formas de ajuda Visualizao ou Imaginao guiada

Descrio
Ajuda a criana a criar imagens positivas, pensamentos saudveis e reduzir ansiedade.

Facilita a explorao e expresso dos sentimentos que a criana tem dificuldade em expressar como a raiva, medo... Os jogos, fantoches, histrias podem ajudar as crianas a Role-Playing projectarem os sentimentos no resolvidos de uma forma mais aberta. Atravs de desenhos ou narrao do sonho podemos aceder a Explorar os sonhos pensamentos e sentimentos mais profundos. Usar fotografias, artigos de jornais ou objectos associados Trabalhar pessoa que morreu podem ajudar a solidificar sentimentos. Fazer uma caixa/livro de memrias pode ajudar as crianas a iniciar memrias uma discusso e a partilhar as suas memrias. Os desenhos, brinquedos, contar histrias ajudam as crianas Projeco a projectarem os seus sentimentos. importante, que a criana aceite a morte como algo irreversvel mas para tal deve-se promover um clima de Teste da realidade estabilidade em que a criana perceba que a morte uma experincia comum e que poder voltar a ter uma vida normal. Isto pode-a ajudar a lidar com as suas preocupaes e medos.

A investigao parece indicar que no existem regras rgidas quanto maneira de ajudarmos todas as crianas, mas h linhas mestras que realam o que ajuda e o que atrasa o processo. Inicialmente essencial aceitar que as crianas fazem um luto e que isto lhes pode provocar grande tenso. Preciso de toda a nossa compreenso e apoio para conseguirem sair com xito das poderosa vagas de emoo que ameaam submergi-las.

Programa de Interveno
A nossa proposta de interveno consiste num programa de grupo para crianas, entre o seis e os dez anos, que esto a passar por uma situao de luto. Os grupos devem conter entre sete a oito elementos com experincias de luto diversificadas

(tipo de morte, ligao afectiva pessoa que morreu...). Este programa constitudo por seis sesses de periodicidade semanal com a durao de uma hora e meia cada sesso. Optamos por esta modalidade de interveno porque uma forma das crianas expressarem abertamente os seus sentimentos de dor e receberem suporte de outras crianas que se encontram na mesma situao. Alm disso, os familiares da criana, muitas vezes tem dificuldade em lidar com esta situao e falar abertamente com as crianas acerca dos seus sentimentos, sendo importante criar um espao seguro onde a criana se possa expressar. Adoptando uma perspectiva educativo-desenvolvimental, este programa pretende: ensinar as crianas a reconhecer e expressar sentimentos de tristeza, encorajando a comunicao aberta e descobrir concepes disfuncionais pouco saudveis que a criana possa apresentar; proporcionar s crianas uma oportunidade para experenciar o luto e aceit-lo num ambiente seguro e partilha-lo com outras crianas que tambm passaram por uma situao semelhante; dar s crianas informao sobre o luto para facilitar uma melhor expresso e compreenso dos seus sentimentos; e ajudar as crianas a reconhecer alternativas apropriadas para expressarem a sua dor. No planeamento da nossa interveno baseamo-nos no modelo de adaptao crise de Scholossberg, em que se presta ateno a interaco entre as caractersticas pessoais, ambientais e da crise em si. A considerao das caractersticas pessoais (idade, valores, estatuto socio-econmico, competncias psicossociais, ...) importante, por exemplo, na escolha das actividades a realizar e na forma de abordar as temticas, uma vez que estas devem estar adaptadas ao nvel de desenvolvimento das crianas e ao estdio de luto em que a criana se encontra. Tambm so um factor importante a considerar na seleco dos elementos de cada grupo, sendo que a este nvel importante uma certa diversidade ao nvel das experincias mantendo, no entanto, alguma homogeneidade para no haver uma discrepncia muito grande entre os elementos o que iria dificultar a partilha. As caractersticas dos ambientes pr e ps crise, como sejam contexto fsico, sistema de suporte interpessoal e o suporte institucional, so fundamentais numa interveno deste tipo tendo como objectivo manter uma certa continuidade entre estes ambientes, o que trar criana mais estabilidade e controlo sobre a situao. Neste mbito, tivemos a preocupao de abordar a temtica da mudana com relativa frequncia, procurando que a criana explorasse diferenas pr e ps a morte de algum significativo, assim como os pensamentos e sentimentos associados a essas

mudanas. Alm disso, pensamos tambm ser importante envolver a famlia da criana no programa, convidando-a a participar em alguns momentos das sesses, informando-a acerca do processo de grupo e tentando obter algum feedback. Por ltimo, as caractersticas especficas de uma situao de luto em particular (fonte externa, afecto negativo, implica perdas, tem caracter permanente) exigem da criana determinados recursos e competncias que tentamos levar em ateno na nossa interveno. Tratando-se de uma interveno em situaes de crise, as estratgias escolhidas procuram ir de encontro s necessidades criadas por estas situaes, em que parece ser importante, como foi referido na base generativa, que as crianas falem livre e abertamente sobre o que aconteceu, sobre os seus pensamentos e sobre as suas emoes sem julgamento ou crtica, seguindo uma orientao mais cognitivista. Desta forma, pensamos ser importante na aplicao do programa, reforar o positivo, de modo a que as crianas possam construir defesas; evitar reaces psicolgicas e emocionais excessivas; reforar comportamentos e comunicao apropriados; facilitar a manuteno de uma rede de suporte social; e promover o auto-conceito e a autoconfiana das crianas. Em sntese, esta interveno pretende ajudar as crianas a lidar com a situao de crise imediata, prevenir o desenvolvimento de sintomas graves, assim como avaliar necessidades de interveno posteriores.

Estrutura do programa
Sesso I: Introduo e Discusso da Morte/Grief
Objectivos
Familiarizar os participantes

Actividades
Introduzir as Apresentao sesses de grupo
dos facilitadores, dos objectivos do programa, das regras de funcionamento Breve descrio das sesses e informao geral acerca dos trabalhos de

com a experincia de luto dos membros do grupo Estabelecer regras de

casa.
Nota: Os pais/responsveis pelas crianas so convidados a participar nesta parte da sesso e eles podem fazer questes ou dar conselhos nesta altura.

funcionamento do grupo

Oferecer a cada participante Incio das actividades

Os

participantes

devem

realizar

uma

oportunidades para partilhar a sua experincia de morte/luto Ouvir a experincia de luto

actividade que favorea o conhecimento dos membros do grupo e que os faa sentir mais confortveis no seio do mesmo. Incentivar cada participante a partilhar

das outras crianas para que compreendam que no so as nicas que perderam algum querido

Partilhar a Morte

informao acerca da sua experincia com morte, quanto tempo ocorreu, e outra informao que eles desejem partilhar. Pedir s crianas para num lado da folha

experincia de a morte, incluindo, quem morreu, tipo de

Desenho da morte/vida

desenharem uma imagem que represente a morte e do outro lado uma que represente a vida. Discutir o desenho em grupo. Oportunidade de partilha informal entre as

Lanche

crianas

Sesso II: Discusso de Conceitos/Mudanas ligadas Morte


Objectivos
Explorar a percepo das crianas de morte/grief mostrando formas alternativas mais adaptativas Aprender conceitos bsicos sobre a morte Avaliar o entendimento da causa de Identificar crenas disfuncionais e morte aceitar a realidade de perda Discutir as mudanas/perdas pessoais Identificar maneiras de lidar com a

Actividades
Relembrar as temticas abordadas na Fazer desenhos e actividades sesso anterior relacionadas com o processo de luto de cada criana e partilh-los com o grupo Incentivar as crianas um sonho a que narrarem/desenharem grupo. Explorar as mudanas familiares que frases e discutindo-as em ocorreram com a morte da pessoa querida completando grupo

tenham tido e explorar o seu contedo em

mudana Discutir mudanas relacionadas com a morte

Sesso III: Sentimentos / Auto- estima


Objectivos 9 Actividades

Fornecer

informao

acerca

dos sentimentos associados com o processo de luto/grief Oferecer uma oportunidade s

Incio das actividades

Distribuir um carto a cada criana com um sentimento e estas devem indicar uma situao em que se sentiram assim. feita pelo grupo em conjunto escrevendo-se no quadro tendo em conta que:
No h sentimentos bons e maus Todos temos diferentes sentimentos em diferentes momentos Falar com algum acerca dos nossos sentimentos pode ser difcil s vezes estamos confusos e frustados quando estamos a passar por um luto, e O luto afecta a forma como nos sentimos connosco prprios

crianas de expressarem os seus sentimentos acerca da morte da pessoa significativa Assegurar a criana acerca da Listar Sentimentos

normalidade dos seus sentimentos Desenho dos Encorajar a aceitao e a sentimentos Actividade da partilha de sentimentos Identificar maneiras

Escolher um dos sentimentos da lista e desenh-lo. Partilhar o desenho e falar sobre ele aos outros membros do grupo De um lado, a criana desenha como se

sentia antes da morte e do outro de como de placa de papel se sente agora. Partilha com o grupo. Ler uma histria s crianas que aborde expressar sentimentos negativos Sentimentos esta temtica e discuti-la em grupo (E.g. O de culpa Fardo de Bracken de Brenda Mallon) Mostrar a relao entre grief e Oportunidade de partilha informal entre as auto-estima / autoconfiana Lanche crianas Levar na prxima sesso um objecto na Introduo da memria para partilhar com o grupo. Pode prxima sesso (TPC para prxima sesso) ser uma imagem, dom, comida, ou qualquer coisa que vos lembre a pessoa especial que perderam. Trazer tambm uma revista velha que possam cortar para fazer colagens.

Sesso IV: Memrias


Objectivos
Incio das Explorar e reforar o uso como vivenciam o actividades de memrias positivas na forma luto/grief Oferecer s crianas

Actividades
Pedir s crianas para pensarem e escreverem uma memria que gostem de recordar acerca da pessoa querida que morreu Pedir s crianas uma para pensarem que e escreverem memria queiram

esquecer acerca da pessoa querida que morreu Partilhar estas memrias com o grupo

oportunidade para partilhar

10

as suas memrias especiais durante a sesso. Discutir memrias

Partilhar memrias

Trazer para o grupo um objecto da pessoa que morreu, descrev-lo e dizer porque que o objecto importante para a criana. Procurar e cortar imagens numa revista que

dolorosas.

Colagem de memrias

lhe lembrem a pessoa que morreu (prato preferido, cores, passatempos, profisses, roupas, locais, ...) e fazer uma colagem com estas imagens. Oportunidade de partilha informal entre as crianas

Lanche

Sesso V: Processo de enterro (funeral)


Objectivos
Oferecer s crianas oportunidade para Torn-los aptos a explorarem o processo falarem sobre o funeral da pessoa querida

Actividades
Desenho do funeral Explicao do processo de funeral Sentir a prpria histria/experincia de Completar frases acerca de grief/ funeral Lanche

de funeral e fazerem questes acerca do funeral mesmo.

Sesso VI: Finalizao


Objectivos
Expressar a grief do de forma de alternativa Fornecer atravs uso acerca

Actividades
Actividade de fantoches Pedir aos membros do grupo que indiquem formas

fantoches ou de uma histria informao

construtivas de lidar com a dor resultante da perda, de escrev-las num quadro e discuti-las em grupo. Escrever uma carta acerca do que +/- gostarem no Convidar os pais a participarem nos ltimos 15 grupo, de como esta experincia os ajudou... minutos da sesso, onde os facilitadores podem rever com os pais o que ocorreu durante as sesses e elicitar da feedback dos pais acerca das suas interaces com as crianas durante o programa de grupo. a seus Lanche Dar uma lembrana da experincia de grupo a cada

formas construtivas de lidar com a morte/grief apoio... Rever o programa Iniciar Encorajar a o encerramento as crianas os Identificar/reconhecer sistemas de

experincia de grupo continuarem partilhar

sentimentos e memrias acerca da elemento para levarem para casa (e.g. Boneco de

11

pessoa querida que eles perderam

peluche, livrinho,...).

Avaliao
Para fazer uma avaliao formativa, consideramos pertinente no final de cada sesso os facilitadores reunirem e discutirem cada caso assim como o processo de grupo, analisando o material feito pelos elemento do grupo. Alm disso, consideramos fundamental, no final de cada sesso pedir feedback s crianas acerca da sesso (se gostaram, como se sentiram, o que gostariam de fazer, dvidas com que ficaram...). O momento do lanche tambm pode ser um momento importante para avaliar as crianas e a forma como estas esto a vivenciar a experincia de grupo. Para avaliar os resultados da interveno planeamos fazer uma avaliao imediatamente aps o trmino do programa pedindo s crianas para escrever uma carta sobre a experincia de grupo por que passaram, assim como, solicitando os pais/responsveis pela criana a participarem no final do programa, de forma a darem feedback sobre as alteraes verificadas na criana. Planeamos ainda, avaliaes mais espaadas no tempo, mantendo contactos peridicos (gradualmente mais espaados no tempo) com a famlia da criana para ver a necessidade de novas intervenes ou possvel ocorrncia de recadas.

Aspectos a considerar...
As principais dificuldades que antecipamos na aplicao deste programa prendem-se, por um lado, com a aceitao da implementao destes programas, uma vez que ainda h pouca sensibilizao para a problemtica do luto infantil especialmente no que concerne utilidade da interveno psicolgica a este nvel. Por outro lado, o envolvimento das famlias e das prprias crianas no programa tambm pode ser um obstculo dado situao difcil (luto) em que normalmente se encontram, no estando capazes de colaborar/participar da melhor forma. No que diz respeito s limitaes do programa de grupo, consideramos que talvez devesse ter uma maior interaco com outras reas da vida da criana, como o colgio ou a escola, uma vez que tambm so contextos de desenvolvimento importantes para a criana. Outra dificuldade por ns antecipada diz respeito ao facto desta ser simultaneamente uma interveno grupal e individual, exigindo por parte dos facilitadores uma articulao constante entre as questes temticas a desenvolver no programa e a ponderao dos processos de grupo. o que nem sempre fcil. Se estes

12

factores no forem levados em conta, podem ocorrer fenmenos sobre os quais os facilitadores no tem qualquer controle podendo as consequncias do programa no serem as mais desejadas. Neste sentido, consideramos pertinente que cada grupo tenha dois facilitadores, para que este controlo/monitorizao seja mais fcil. Outro aspecto que nos levantou algumas duvidas na execuo do programa prende-se com a deciso de fazer com que as crianas partilhem a sua experncia de luto logo na primeira sesso, j que, poder ser uma fase muito prematura ao nvel do desenvolvimento do grupo. No entanto, optamos por tom-la porque pensamos que poder facilitar a identificao dos elementos ao grupo promovendo o envolvimento futuro e coeso entre os membros. Contudo, dada a precocidade das relaes estabelecidas, consideramos que se deva deixar a criana falar somente aquilo que deseja acerca da morte e quando esta se sentir vontade para tal. Alm disso, o facilitador deve estar atento e verificar se o grupo se encontra apto a ouvir e saber respeitar as histrias dos outros, de forma a evitar que alguma criana experencie qualquer mal-estar que poderia comprometer a sua continuao no grupo. Em suma, esta fase inicial do programa pode apresentar alguns perigos, exigindo algumas decises importantes por parte dos facilitadores, sendo necessrio alguma flexibilidade na escolha das actividades a realizar de acordo com o grupo particular e o estado em que este se encontra. Outra dificuldade que pode surgir do programa prende-se com a excessiva dependncia dos elementos ao grupo, sendo necessrio trabalhar muito bem o encerramento do grupo de forma a que todos os elementos se encontrem aptos para o fazer, tendo interiorizado as temticas tratadas e estando capazes de as transportando para a vida do quotidiano (estdio de recordao e dissoluo).

Bibliografia

13

Goldman, L.(1996). Breaking the silence: a guide to help children with


complicated grief suicide, homicide, aids, violence and abuse. Bristol: Accelerated Development.

Grinberg, L. (2000). Culpa e Depresso. Lisboa: Climepsi editores. Haasl, B., Marnocha, J. (1990). Group Program for children. Bristol:
Accelerated Development.

Heegaard, M. (1998). Quando algum muito especial morre: As crianas


podem aprender a lidar com a tristeza. Porto Alegre: Artes mdicas.

Mallon, B. (2001). Ajudar as Crianas a Ultrapassar as Perdas: Estratgias de


renovao e crescimento. Porto: Ambar.

Marques, T. (1999). Como falar da morte a uma criana. Viver com Sade,
22, 32-39.

Rando, t. (1984). Grief, Dying, and Death: Clinical Interventions for


Caregivers.Illinois: Research Press Company.

Worden, J. (1996). Children and grief. New York: Guilford.

14

Вам также может понравиться